ELEIÇÕES 2012
Confira as principais decisões da Corte no canal do TSE no YouTube
O  Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou processos importantes nesta  semana, que podem ser assistidos no canal do Tribunal no YouTube. Na  sessão plenária desta quinta-feira (13), os ministros do TSE aceitaram o  recurso especial eleitoral (Respe) 610553, apresentado por Alamir  Tubias Machado Calil e pelos servidores públicos municipais Helton Rosa  Machado e Eron Gomes Ferreira, e anulou a decisão regional (TRE-RS) que  havia aplicado multa individual no valor de R$ 5.320,00 a cada um por  prática de conduta vedada aos agentes públicos em campanhas eleitorais.
Pedido de vista da ministra Nancy Andrighi, do TSE, interrompeu,  também na quinta-feira, uma discussão para esclarecer se, cassado o  mandato de vice-prefeito, em decorrência da cassação do titular, o  vice-prefeito sofreria a inelegibilidade imposta ao prefeito no caso de  condenação eleitoral. Ao votar, o relator, ministro Arnaldo Versiani  disse entender que o deferimento do registro de Valkir ao cargo de  prefeito de Francisco Ayres-PI deve ser mantido.
Outro julgamento importante do TSE, ainda na sessão da quinta-feira,  foi de a obrigatoriedade da comprovação do domicílio eleitoral no  município onde pretende concorrer às eleições, pelo prazo mínimo de um  ano antes do pleito, também se aplica ao servidor público militar, mesmo  em caso de remoção ou transferência da localidade. 
A Corte também  manteve, na sessão plenária do dia 13 de setembro de 2012, cassação do  prefeito e vice de Bituruna-PR, Rodrigo Rossoni e João Vitório Nhoatto,  por abuso de poder econômico.
Já na sessão desta terça-feira (11), o ministro Marco Aurélio  interrompeu o julgamento do mandado de segurança (MS) 43803, em que  Eduardo Nunes Cordeiro pede que o Tribunal restabeleça sua filiação ao  Partido dos Trabalhadores (PT) no município de Carapebus, no Rio de  Janeiro. 
Ainda na sessão de terça-feira,  os ministros do TSE  determinaram que o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP)  julgue a Ação de Perda de Mandato Eletivo por Desfiliação Partidária  ajuizada contra o vereador Cristiano Pinto Ferreira, eleito em 2008 em  São José dos Campos-SP.
Assista aos vídeos dos principais julgamentos da Corte no canal do TSE no YouTube: 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário