Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 14 de abril de 2017

ALTO DO RODRIGUES - Aproveite as super ofertas do Supermercado Soberano para a Semana Santa

ALTO DO RODRIGUES - Eleição, anulação e posicionamento político na eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal

Vereadores: André Guedes, Batista de Zé de Cícero, Chico do Bode e Nixon Baracho

Desde a última quarta-feira, após o encerramento da sessão ordinária da Câmara Municipal, onde foi votado e aprovado a composição dos membros da nova Mesa Diretora para o biênio 2019/2020, nossa equipe foi entrevistar quatro personagens que marcaram a eleição. Os vereadores André, Batista, Chico do Bode e o atual presidente e reeleito para o próximo biênio Nixon Baracho concederam uma rápida entrevista para o blog para falar sobre a eleição da Mesa Diretora para o próximo biênio, confira os principais trechos 

"Acredito que a justiça irá se pronunciar sobre a legalidade da eleição do segundo biênio... Hoje estou tranquilo pois acredito que ainda terei muitas oportunidades de crescimento na política municipal"

Bagagem política o neófito vereador, tem e, de sobra, tem uma mãe que já foi vereadora, um avô  (materno) que já foi vereador, presidente da Câmara Municipal, prefeito e vice-prefeito. Depois de eleito vereador no pleito de 02 de outubro passado, André Guedes (PRB) já articulava ser candidato a presidente, mas não encontrou votos suficientes, o que levou a desistir da candidatura e na eleição da Mesa Diretora, se absteve de votar na chapa única, encabeçada por Nixon Baracho. Na última quarta-feira (12), seu nome figuravá como presidente da chapa 2. André Guedes, fala da eleição, de composição de votos da oposição, de uma possível anulação da sessão que elegeu nova Mesa Diretora, além de outros assuntos, confira os trechos mais importantes.
AN: Até que ponto complica para um vereador do sistema governista contar com votos de vereadores da oposição? 
AG: Na minha visão hoje não complica ter votos da oposição, pois o prefeito não quis fazer o presidente deixando assim todos livres pra procurar seus votos, sejam esses votos da oposição ou da situação, não fui atrás em nenhum momento da oposição e sim essa veio me oferecer a presidência em duas oportunidades. Se complicou não foi pra mim, continuo estou tranquilo com relação a meus eleitores, minhas bases e meus familiares.

AN: Por duas vezes, o nome do senhor foi constava como candidato a presidente da Mesa Diretora, o que deu errado?
AG: Na realidade só participei da eleição do segundo biênio, na primeira eleição teve chapa única a qual me abstive de votar. Essa eleição que foi realizada na última quarta-feira, foi toda errada e em total descordo com regimento interno da casa e cabe ainda a interferência do judiciário. Acredito que a justiça irá se pronunciar sobre a legalidade da eleição do segundo biênio. Hoje estou tranquilo pois acredito que ainda terei muitas oportunidades de crescimento na política municipal, digo hoje que estou apenas começando minha vida pública e tenho muito a contribuir com meu município

AN: Essa possível composição com vereadores da oposição, muda em quê, seu posicionamento diante do executivo?
AG: Irei deixar as coisas acontecerem naturalmente, mas o executivo precisa urgentemente alinhar a sua base que está toda solta.

AN: Mas o senhor está alinhado com o governo municipal?
AG: Sim, até segunda ordem de meus eleitores, estarei com o governo

AN: O senhor chegou a comentar que a eleição da Mesa Diretora pode não está resolvida, o senhor pretende provocar a justiça para anular a votação da última sessão ordinária?
AG: Eu provavelmente não irei provocar a justiça, mas não posso impedir de quem assim queira fazê-lo, Pois motivos não faltam, o regimento interno foi descumprido em vários aspectos. Assim como acredito que o partido PSD poderá  ir buscar explicações de seu edil sobre uma possível infidelidade partidária do mesmo. Coisa que será debatida e discutida entre seus filiados a nível Municipal e Estadual.

"Votei em Nixon e votaria quantas vezes for preciso... Se for preciso deixar o grupo que estou eu saio da política"

Ao vereador João Batista Fernandes de Carvalho (PSD), conhecido popularmente como Batista de Zé de Cícero, questionamos o edil quais foram os motivos que o levaram a votar na chapa 1, encabeçada pelo atual presidente Nixon Baracho. Batista também falou se recebeu pressão do partido por ter votado diferente da liderança do partido.

AN: Mesmo estando figurando na chapa 2, o que levou o senhor a votar na chapa 1, encabeçada por Nixon Baracho como candidato a presidente?
JB: O que me levou a escolher a chapa 1, foi uma pessoa que tem compromisso com a população, pessoa experiente na Câmara, amigo, parceiro, nós temos amizade desde criança. Eu já tinha 'cantado a bola da vez' antes de ser vereador. Eu me orgulhava do trabalho de Nixon Baracho como vereador. Eu estava nas duas chapas e tinha compromisso com meu líder de votar na outra chapa, mas eu acho que político tem que ser independente. tem que ter lado, eu estou do lado do ex-prefeito Eider, não abro dele ora nenhuma, mas eleição de Câmara é uma coisa. Meu compromisso com Eider é no palanque que tenho que subir e defender o nosso grupo, toda hora defendo nosso grupo. Mas eu não ia me sentir bem, por minha mãe ter pedido que eu estava votando do lado errado. Conversei com minha esposa, também, se não era pra eu me sentir bem, e lá frente me sentir culpado, então escolhi o melhor caminho, votei em Nixon, não me arrependo, votaria novamente. Se alguém diz que vai me julgar porque eu votei nele, se acontecer outra eleição. eu voto em Nixon de novo. Se alguém vai me julgar por eu ter votado nele, nenhum problema, se tiver julgamento, se tiver outra eleição, voto em Nixon novamente, não tem quem mude meu voto, sou independente, não dependo do prefeito, nem de 'A', nem de 'B', tenho um lado, tenho um partido, mas meu voto da Câmara foi decisão minha, conversei com minha esposa, minha mãe e resolvi votar em Nixon.

AN: A sua decisão é vista por alguns colegas da Casa como infidelidade partidária, o senhor concorda?
JB: Não concordo de forma nenhuma.

AN: O senhor não foi contra nenhum determinação do partido?
JB: Isso é conversa de quem perdeu a eleição, eu não traí meu grupo hora nenhuma. Opinião minha, eu disse que tinha a decisão do meu voto e tenho que ter que ter. E outra, eu estou até a onde meu grupo quiser me aceitar, se não me aceitar, eu sou independente, não dependo da política para viver, que eu fui criado trabalhando.

AN: E, não houve nenhuma retaliação do seu partido quanto à sua decisão?
JB: Hora nenhuma houve alguma retaliação, quando terminou a eleição os meus colegas (Renan e Magnus) ligaram pra mim, que não tinham nada contra mim, me apoiaram, entenderam que a decisão era minha, que eu era independente, poderiam fazer o quê?

AN: E a escolha da chapa 2 era compromisso de quem?
JB: Rapaz, esse compromisso que houve, e nós fomos levados para Natal para fechar compromisso, mas tem aquela velha história, eu não simpatizei com o menino (André), eu não tenho nada contra ele, ele é vereador igual a mim, eu não cheguei a acreditar no trabalho dele na Câmara. Então, eu já venho acompanhando o trabalho de Nixon e em time que está ganhando não se mexe. Não estou arrependido, se acontecer outra eleição eu vou votar de novo em Nixon.

AN: Então, o que aconteceu na eleição da Mesa Diretora não muda seu posicionamento?
JB? Estou no mesmo grupo, não saio hora nenhuma. Defendo a bandeira e o povo de Alto do Rodrigues. Eu acho que se  o meu grupo me  entender, não vai me julgar por um ato que fiz, se eu achei que Nixon era o melhor pra Câmara. Estou no grupo de Eider, de Jaqueline. Se for pra abandonar esse grupo, eu abandono a política e não subo no palanque do atual  prefeito.

AN: Mas algum comentário vereador?
JB: Eu queria só que o povo de Alto do Rodrigues possa confiar, que Batista de Zé de Cícero não vai mudar de lado

"Se André sair candidato a presidente, voto nele novamente...
disse a André, que nós temos que saber ganhar e perder. O rapaz ganhou legitimamente, obteve os cinco votos"
Surpresa na eleição municipal, Francisco Pereira Dantas (PP), popularmente conhecido como Chico do Bode, também falou sobre fatos novos da eleição da nova Mesa Diretora, confira os detalhes.

AN: A chapa 2 foi um pedido do ex-prefeito Eider?
CB: Não teve pedido diretamente de Eider, até porque ele está viajando.Se tivesse eu também diria, porque eu não tenho segredo. Acho que não presto para ser político, porque eu digo mesmo. Eu tinha prometido à André, primeiramente e, convoquei André. Na primeira eleição (pra presidente) fomos candidatos a pedido de Eider, lá, por motivo superiores, eles (vereadores da oposição) não votaram na gente. Agora nós estávamos na chapa com Nixon e eles (vereadores da oposição) vieram oferecer os votos a gente. Eu aprendi com o vereador Nixon que é 'dando têm que receber', eu só votei em André novamente, porque eu estava na chapa como vice-presidente, quem não queria de graça, um convite desse? Portanto, não tenho nada contra Nixon, quando ele ganhou ontem, deu os parabéns à ele, quero que ele seja feliz no mandato dele, igualmente aos demais, não quero o mal de ninguém. Fiz parte da chapa, onde André estiver estou com ele, não tenho nada contra ninguém. Eu não tenho pra que mentir pra agradar ninguém. Se André sair candidato, voto nele de novo.

AN: Conversa de bastidores, falam em anulação da eleição, o senhor sabe disso? 
CB: Rapaz, eu sou meio sincero, quando terminou a eleição, eu fui até o gabinete de André e disse à ele: André nós temos que saber ganhar e perder. O rapaz ganhou legitimamente, obteve os cinco votos, se a gente tivesse ganho ia anular? Não! Portanto, deixe Nixon fazer o trabalho dele junto com a gente. Se fosse pra ir buscar o outro voto, anulava no outro dia, mas, pra ficar só

AN: O vereador André nos falou que a eleição da Mesa pode não está definida?
CB: Eu disse à ele (André), que se ganhando não se mexe, queira ou não queira vai dá mais gasto. Cria um clima ruim, mas já disse que se for pra ser candidato contra Nixon, vou dez vezes, mas dentro da legalidade. Não tem pra quê derrubar uma chapa feita, onde vamos buscar esse outro voto? Jamais eu faço parte. Na próxima eleição, se for candidato, serei candidato novamente contra ele, agora mexer no que está feito, faço não. 

AN: Qual seu posicionamento com o prefeito Abelardo?
CB: Na quarta-feira à noite eu fui na casa do prefeito e disse que se nessa chapa tivesse um nome de traição, eu estava traindo Abelardo. Porque a chapa ia ser feita com os meninos (vereadores do governo), para votar em Nixon, só que quando veio o convite deles (oposição) com os 3 votos de graça, quem é que não queria? É por isso que fomos candidato novamente.

AN: A oposição foi quem ofereceu os votos à André?
CB: Perfeitamente.

AN: O senhor continua no governo do prefeito Abelardo?
CB: Continua, não tem mudança não. Fui na casa do prefeito Abelardo sem ele ter me chamado, fui me explicar e termino agradecendo pelo espaço, para que possamos esclarecer os fatos.

"Só quero agradecer e reitero meu compromisso de trabalhar com transparência, legalidade e harmonia na Câmara Municipal"
Reeleito presidente da Câmara Municipal para o proximo biênio, Nixon Baracho (DEM), não entrou na polêmica da votação, foi sucinto e defendeu metas para o mandato de presidente, ressaltando a harmonia como destaque, confira:
NB: omo presidente, não quero comentar as declarações dos colegas sobre a eleição da Mesa Diretora. Quero usar o espaço para agradecer pela confiança dos colegas, renovar meu compromisso de trabalhar com transparência, legalidade e harmonia na Câmara Municipal. Sobre a possível anulação da eleição da Mesa, estou muito tranquilo, por que todos os atos da eleição da Mesa Diretora foram todos legais. Só quero mais uma vez, agradecer aos meus colegas da Casa, a minha família, meus amigos e correligionários. Aqui, irei trabalhar incansavelmente em busca de melhorias para os altorodriguenses e desenvolver minha cidade.

quinta-feira, 13 de abril de 2017

BRASIL - Na TV, Rogério Marinho debate modernização das leis trabalhistas com presidente do TST

No dia em que apresentou o seu relatório na comissão especial que analisa a modernização das leis trabalhistas, ocorrido nesta quarta-feira (12), o deputado federal Rogério Marinho (PSDB-RN) participou do programa Alexandre Garcia, exibido pela Globo News. Na oportunidade, o parlamentar debateu o projeto com o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Ives Gandra Filho.

“O espírito do tempo não é o espírito da lei. Precisamos modernizar a lei para que as mudanças que o próprio tempo impôs possam ser agasalhadas na legislação”, disse Rogério Marinho. O tucano acredita que o projeto trará segurança jurídica para que o país volte a gerar emprego e a desenvolver a sua economia.

O ministro Ives Gandra Filho defendeu a aprovação do projeto e disse que o país precisa das novas leis. “Tivemos um avanço tecnológico expressivo, existem novas formas de contratação que não estão previstas na lei. A CLT precisa realmente receber um up grade”, disse o presidente do TST.

SOLIDARIEDADE - Lions Clube de Macau entrega mais de uma tonelada de peixes às famílias carentes

O governador (presidente) do distrito LA-5, Fábio Sá, fazendo sinal de positivo
A entrega do pescado foi feita na sede da entidade.

Entidade mundial que tem a solidariedade como meta principal, o Lions Clube, de Macau, distribuiu na manhã de hoje, uma tonelada (1.000 quilos) de peixe às famílias carentes. A entidade sempre realiza e participa de campanhas para ajudar ao próximo. 

Em Alto do Rodrigues, um grupo já se mobiliza para reativar o clube que funcionou e prestou relevantes serviços à comunidade nos anos 80 e 90.
Depois da boa ação, a satisfação de ter feito o bem a alguém, no caso, a muitas famílias

OPORTUNIDADE - Concurso TST 2017: edital sairá pela FCC

Já autorizado e com banca organizadora definida, sai nos próximos dias o edital de abertura do aguardado concurso público do Tribunal Superior do Trabalho (concurso TST 2017). Segundo o diretor de Gestão de Pessoas do Tribunal, José Railton Silva Rego, o projeto do concurso já está finalizado e a banca que coordenará as etapas do certame foi definida por meio de dispensa de licitação publicada no Diário Oficial da União de 13 de abril. A Fundação Carlos Chagas (FCC) foi escolhida.

Em dezembro do ano passado, o presidente do TST, ministro Ives Gandra Martins Filho, já havia anunciado a realização de novos concursos em 2017 para os cargos de Técnico e Analista Judiciário e o primeiro concurso nacional na magistratura trabalhista. De acordo com declaração feita por José Railton Silva Rego, a seleção de 2017 abrirá vagas nas funções de Técnico na área Administrativa, na área de Segurança Judiciária e na área de Programação; e para Analista nas áreas Judiciária, Administrativa, Contabilidade, Análise de Sistemas, Tecnologia da Informação e Taquigrafia.

O cargo de Técnico Judiciário exige formação de nível médio na área administrativa ou técnico nas demais especialidades e tem salário inicial fixado em R$ 6.180,00. O cargo de Analista é reservado a candidatos de escolaridade superior em diversas áreas de formação e tem salários iniciais de R$ 10 mil. A jornada de trabalho das funções é de 40 horas por semana. Até 2019, os servidores do judiciário terão reajustes escalonados que somarão 41%, conforme projeto já sancionado pelo Presidente Michel Temer.

O concurso da Magistratura para Juiz do Trabalho Substituto terá organização da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) e será composto por seis etapas: provas objetiva, discursiva e prática (sentença), de caráter classificatório e eliminatório; sindicância de vida pregressa, investigação social e exame de sanidade física e mental, eliminatórias; prova oral, classificatória e eliminatória; e avaliação de títulos, classificatória. O concurso irá reservar 20% das vagas a candidatos negros e 5% para pessoas com deficiência.

ALTO DO RODRIGUES - Aproveite as super ofertas de páscoa no Supermercado Soberano

ALTO DO RODRIGUES - Prefeitura também distribuiu o peixe da Semana Santa para comunidades e distritos

Depois do sucesso da distribuição do pescado na área urbana da cidade, na manhã de hoje, ação que aconteceu na entrada do estádio (O Abelardão) de futebol às famílias mais carentes, ficou sob o comando da secretaria municipal de Agricultura, Pesca, Pecuária e Desenvolvimento Rural, entregar o pescado nas comunidades e distritos. 

De acordo com o secretário da pasta, Francisco Paiva da Silva (Bão), toda a comunidade ficou satisfeita com o recebimento do peixe na Semana Santa, mantendo assim, uma tradição deste governo. “A única indagação da população era pra saber se o peixe era carregado (fazia mal)”, cita o secretário Bão. Todas as comunidades e distritos receberam o pescado e ao final o secretário de agricultura viu como muita positiva a ação do governo do prefeito Abelardo. 

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Pesca e Desenvolvimento Rural deu apoio nas ações de entrega do pescado realizado pela Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social.

TEMPO - EMPARN prevê boas chuvas durante a Semana Santa

A Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), com base em imagens do satélite meteorológico, mantém para os próximos dias a previsão de boas chuvas em várias regiões do Estado. Há uma probabilidade de pancadas de chuvas mais fortes no próximo sábado (15), segundo o meteorologista Gilmar Bristot.

As condições continuam favoráveis à ocorrência de chuvas durante a Semana Santa, com pancadas à noite e nas madrugadas, como já vem ocorrendo nos últimos dias, por conta da instabilidade elevada e de outros fatores, como a presença da Zona de Convergência Intertropical. A partir do domingo, 16 de abril, a previsão é que a intensidade diminua.

com informações ARAFRAN

ESPORTE - Tabu! ABC completa 30 jogos sem derrota no Frasqueirão

Depois da vitória na noite de ontem, diante do Alecrim, pelo Campeonato Potiguar, o ABC chegou a impressionante marca de 30 jogos no estádio Frasqueirão, sem ser derrotado. A última derrota sofrida pelo Mais Querido foi no ano passado, quando perdeu por 2 a 1 para o Salgueiro, em partida válida pela 5ª rodada da Copa do Nordeste. São 22 vitórias e 8 empates e um aproveitamento em mais de 82% dos pontos no período. Neste ano, o alvinegro venceu 8 dos 11 jogos que disputou no Frasqueirão. Com informações do Novo.

MUNDO - Estados Unidos lançam sua maior bomba não nuclear no Afeganistão

A bomba GBU-43B
Os Estados Unidos usaram sua maior bomba não nuclear em um ataque no Afeganistão nesta quinta-feira. Segundo a emissora americana CNN, o local bombardeado pelo governo de Donald Trump é uma área ocupada por terroristas do grupo Estado Islâmico. A bomba foi lançada no distrito de Achin, loocalizado na província de Nangarhar, no leste do país, por volta das 19h do horário local (11h30 em Brasília). O bombardeio foi realizado dois dias após um soldados das Forças Especiais do Exército dos Estados Unidos, conhecido como Green Beret, ser morto em confronto com os jihadistas do EI.

O Pentágono confirmou que o ataque foi realizado usando a arma GBU-43B, ou Massive Ordnance Air Blast Bomb (MOAB), que possui sistema de GPS e pesa 9.5 toneladas. Para efeito de comparação, cada missil Tomahawk usado na base aérea síria na semana passada tem por volta de 450 quilos. A arma, que foi testada pela primeira vez em 2003, mas nunca havia sido usada em um ataque oficial antes, é conhecida pela Força Aérea americana como a “mãe de todas as bombas” e tem poder de penetração suficiente para destruir instalações militares subterrâneas.

De acordo com fontes militares que participaram da missão, a bomba foi lançada de uma aeronave MC-13, operada pelo Comando de Operações Especiais da Força Aérea. Seu alvo era a província de Nangarhar, onde segundo os militares o EI tem túneis subterrâneos construídos. O exército americano ainda está avaliando os danos do ataque.

ESPORTE - América tem novo treinador

Leandro Campos (foto) é o novo treinador do América. A informação foi confirmada pelas redes sociais, pelo diretor de futebol do clube, Eduardo Rocha. Leandro desembarca em Natal no domingo à tarde (16). Segundo o diretor de futebol, ao contratação de Campos visa tão somente “levantar a autoestima do torcedor americano”.  

ECONOMIA - FGTS: Caixa liberou recursos de contas inativas a 8 milhões


A Caixa liberou até a última quarta-feira os recursos das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a 8 milhões de trabalhadores. O volume desses recursos foi de 12,3 bilhões de reais e engloba os saques feitos desde a primeira etapa dos pagamentos, iniciada em março.

O pagamento das contas inativas é feito com base em um calendário segundo a data de nascimento dos trabalhadoresEm todos os casos, a data limite para sacar os recursos é 31 de julho. O dinheiro que pode ser acessado é o que está em contas do FGTS que não receberam depósito desde 31 de dezembro de 2015. Da primeira etapa, cerca de 77% dos  trabalhadores nascidos entre janeiro e fevereiro (4,8 milhões de pessoas) já fizeram os saques de 88% dos recursos previstos para esta etapa (6,96 bilhões de reais).

No último sábado (7), o banco começou a fazer os pagamentos da segunda fase, que estava prevista para começar no dia 10. As agências foram abertas mais cedo desde segunda até esta esta quinta-feira, para atendimento relacionado às contas inativas. Destes trabalhadores, acessaram os recursos das contas inativas 56% das pessoas que têm direito nesta etapa (4,3 bilhões de reais), sacando 55% do total (6,2 bilhões de reais)

Segundo o banco, são 49,6 milhões de contas inativas que poderão ser sacadas em todas as fases, que acumulam um montante total de 43,6 bilhões de reais.

BRASIL - Sentimento reinante no PT é de que Lula será preso em breve

A revelação de que a Odebrecht matinha uma poupança milionária para Lula trouxe ao PT a mesma percepção de 9 em cada dez brasileiros: sem foro privilegiado e no alvo de Sérgio Moro, a prisão de ex-presidente virou uma questão de tempo. A cúpula do partido viu na divulgação dos vídeos um petardo na imagem de Lula, justamente no momento em que a Lava Jato partia com tudo para cima das traficâncias tucanas.

ALTO DO RODRIGUES - Prefeitura distribui 8000 quilos de pescados na Semana Santa

O gestão do prefeito Abelardo Rodrigues, por intermédio da Secretaria do Trabalho, Habitação e da Assistência Social (SEMTHAS), distribuiu durante a manhã desta quinta-feira, 8.000 quilos de pescado, mantendo a tradição nos últimos 5 anos da gestão do prefeito Abelardo Rodrigues. Uma equipe de servidores da SEMTHAS organizou a distribuição que aconteceu no estádio municipal Abelardo Rodrigues. 

ASSU - Convocados em seleção pública da Educação devem se apresentar a partir de hoje

A partir desta quinta-feira, dia 13, iniciou-se o prazo de apresentação dos candidatos contemplados no Processo Seletivo Simplificado da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, visando a contratação temporária imediata de professores para suprir a carência de docentes na rede pública de ensino do Assú. A apresentação, de 8 às 12 horas, ocorre na sede da pasta (Rua Bernardo Vieira, 22 Centro). A lista final do certame teve divulgação quarta-feira, dia 12, por meio do DOM-Diário Oficial do Município, expedida pela Comissão Especial de Avaliação.

Os aprovados para contratação temporária imediata têm prazo máximo de dois dias úteis contados a partir desta quinta-feira, para se apresentarem, munidos dos originais e cópias dos documentos pessoais, comprovante de residência e diploma de formação em nível de graduação da área, conforme estabelecido no Edital do Processo Seletivo Simplificado. A relação final está no DOM, no site www.assu.rn.gov.br. O não pronunciamento do convocado no prazo mencionado permite à Prefeitura Municipal de Assú convocar o próximo candidato habilitado.

Os documentos que comprovem os requisitos básicos para investidura no cargo serão exigidos por ocasião da apresentação do selecionado, reitera o Edital de Convocação contendo o resultado definitivo do procedimento seletivo, assinado pelo prefeito Gustavo Soares e pela secretária municipal de Educação e Cultura, Shirley Pinto. O Processo Seletivo Simplificado ofertou um total de 40 (quarenta) vagas para professores nas seguintes áreas de atuação profissional: Educação Física, Português, Artes, Inglês, Ciências, História, Matemática, Geografia e Educação Infantil (Séries Iniciais).

BRASIL - Em nota, defesa de Henrique Alves repudia afirmações de executivo da Odebrecht


NOTA A IMPRENSA

A defesa de Henrique Eduardo Alves repudia veementemente as afirmações feitas pelo executivo da Odebrescht Márcio Faria em delação premiada, na qual aponta a sua participação em reunião ocorrida no dia 15 de julho de 2010 no escritório político do presidente Michel Temer, em São Paulo, com a presença deste, do então deputado Eduardo Cunha e do delator, ocasião em que teria tratado do pagamento de propina decorrente de contrato com a Petrobras.

Conforme já afirmado pelo próprio presidente da República, o acusado não se fazia presente em dita reunião, jamais tratou do assunto mencionado e sequer conhece o indigitado delator. É inaceitável que seja dado crédito a afirmação realizada por pessoas envolvidas em ilícitos que se colocam na obrigação de acusar para gozar de benefícios legais. Todas as medidas serão tomadas para esclarecimento da verdade e a responsabilização cível e criminal do dito delator.

BRASIL - Delator afirma que Michel Temer, Cunha e Henrique Alves participaram de reunião sobre propina de 40 milhões de dólares

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Uma reunião realizada em São Paulo para discutir pagamentos em torno do bilionário contrato para adequar instalações da Petrobras no exterior às regras de segurança, meio ambiente e saúde (SMS). As instalações estavam espalhadas por nove países, entre eles Paraguai, Uruguai, Argentina, Equador, Chile, Colômbia, Bolívia, Japão e Estados Unidos. Em sua colaboração, Rogério Araújo, ex-diretor da Odebrecht Plantas Industriais, relata sobre uma reunião realizada em São Paulo no dia 15 de outubro de 2010 para tratar de pagamentos equivalentes a 5% de um contrato de US$ 800 milhões (o valor exato foi US$ 825,6 milhões) para a cúpula do PMDB.

Araújo descreve uma casa sem muro e nem identificação, que tinha um jardim na frente e sem sinalização onde chegou à reunião junto com Márcio Faria, ex-presidente da Odebrecht Industrial. Os dois executivos foram levados pelo motorista da empresa, Adélsio de Paula.“A gente entra na casa, o João Augusto já estava lá com Eduardo Cunha [ex-presidente da Câmara, preso em Curitiba]. Entramos e fomos para uma sala de reunião. E lá estava o [então] vice-presidente da República e presidente do PMDB, Michel Temer na cabeceira, e do lado dele sentou o Henrique Eduardo Alves e do mesmo lado Eduardo Cunha”, lembrou Araújo.

No vídeo de seu depoimento, o ex-executivo da Odebrecht diz que só ficou sabendo que o escritório era de Temer ao chegar ao local. Ele disse que chegaram a conversar amenidades e que ele chegou a perguntar a Temer como era lidar com Dilma Rousseff, pessoa considerada “complicada”. Segundo seu relato, Temer afirmou que qualquer problema com ela seria resolvido pelos “rapazes”, Eduardo Cunha e Henrique Alves.

quarta-feira, 12 de abril de 2017

AREIA BRANCA - Felipe Maia comemora liberação de R$ 7 Milhões para reforma de Terminal Salineiro

Nesta quarta-feira (12), o deputado federal Felipe Maia (DEM-RN) destacou na tribuna do Plenário da Câmara dos Deputados, que o Governo Federal irá liberar em maio R$ 7 milhões para a reparação do Terminal Salineiro de Areia Branca. O anúncio foi feito na tarde de ontem (11), pelo ministro dos Transportes, Maurício Quintella, durante uma audiência da bancada potiguar e representantes da Companhia Docas do RN (Codern).

De acordo com o parlamentar, a obra é urgente, pois há risco de desabamento do Terminal. "Após audiência com o ministro dos Transportes tivemos a certeza da garantia de liberação de recursos para a reforma do Terminal. A Codern alertou que a estrutura está cedendo, fazendo com que o sal volte para o mar. Queremos impedir isso", enfatizou o deputado.

Em seu discurso, Felipe Maia mencionou também a Medida Provisória (MPV) 762/2016, que prorroga a isenção de cobrança do tributo destinado à renovação da Marinha Mercante. O parlamentar, que é relator da Medida no Congresso Nacional, adiantou que o parecer está próximo de ser concluído. "O parecer da MP está prestes a ser concluído. Temos pressa para a apresentação desse relatório, já que a Medida favorece, sobretudo, o estado do Rio Grande Norte, que é responsável por mais de 95% da produção de sal no Brasil", lembrou.

PENDÊNCIAS - Confira onde serão os pontos da entrega dos peixes da semana santa.

Dando continuidade à tradição da entrega do peixe no período da semana santa, a prefeitura municipal através da Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social, fará a entrega das 7 toneladas de peixe, tipo Xaréu,  nesta quinta a partir das 05h da manhã

Confira onde serão os locais de entrega dos peixes

Escola municipal Adélia Gonzaga (Bairro das Rocas).

Escola municipal Maria Cleofas Moura da Rocha (Conjuntos Independência).

Escola municipal Padre José Luiz (Bairro do Massapê e Pendências de Cima).

Escola municipal Manoel Freires de Lemos (Bairro do Campo)

Secretaria de Obras (Centro).

ASSU - Distribuição gratuita de pescado beneficiará 3.000 mil famílias de todo o município

Tradição cristã resgatada pela administração do prefeito Gustavo Soares depois de vários anos, a doação de peixe durante o período da Semana Santa em Assú vai contemplar 3.000 famílias carentes das áreas urbana e rural do município. O dado foi revelado pela secretária municipal de Assistência Social, Trabalho, Cidadania e Habitação, Helenora Rocha. A distribuição está sendo iniciada nesta quarta-feira, dia 12, seguindo
o cronograma traçado pela pasta.

Os critérios para seleção dos beneficiários, por definição de prioridade, são: usuários acompanhados pelo CAPS-Centro de Atenção Psicossocial, com renda per capita de até meio salário mínimo; pessoas idosas cadastradas no SCFV-Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; e, em situação de extrema pobreza das comunidades rurais de Boa Vista, Patativa do Assaré, Nova Quixabeirinha, Trapiá, Nova Trapiá, Dona Madalena, Pau D’Arco, Simão, São Pedro, Bonita, Carne Gorda, Janduís, Talhado, Caboclos, Bela Vista Piató e Banguê.

Caso haja quantidade remanescente de pescado em decorrência do não recebimento pelos participantes acima identificados, poderão receber o benefício famílias inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal em situação de extrema pobreza. O pescado será, exclusivamente, ofertado ao responsável pela unidade familiar, titular do Cadastro, munido de algum documento válido de identificação com foto.

Helenora Rocha informou que, no setor urbano, o ponto de atendimento está instalado nas dependências da Loja Maçônica Fraternidade Assuense, a partir de 15 horas. No setor rural a entrega do produto é feita através de veículos da frota da Secretaria que se deslocam diretamente até as comunidades que foram selecionadas, obedecendo aos critérios definidos pela Secretaria. A distribuição totaliza 6.000 quilos de pescado, num investimento de R$ 63 mil, com recursos próprios do município.

ALTO DO RODRIGUES - Nixon Baracho é reeleito presidente da Câmara Municipal para o próximo biênio

Superior: Nixon (presidente) e Pedro Eugênio (Vice)
Inferior: Zé de Zeca (1º secretário) e Batista de Zé de Cícero (2º secretário)
Acabou a poucos tempo, a sessão ordinária da Câmara Municipal e o principal assunto da pauta foi a eleição da Mesa Diretora para o próximo biênio 2019/2020. Duas chapas foram registradas na secretaria da Casa.

Chapa 1
Presidente: Nixon Baracho (DEM)
Vice-Presidente: Pedro Eugênio (DEM)
Primeiro-secretário: Zé de Zeca (PMDB)
Segundo-secretário: Batista de Zé de Cícero (PSD)

Além dos quatro votos, o vereador Zé Pedro também votou na chapa 1, tornando-a vitoriosa e já estão definidos os membros da Mesa Diretora do próximo biênio 2019/2020

Chapa 2
Presidente: André Magela (PRB)
Vice-presidente: Chico do Bode (PP)
Primeiro-secretário: Renan Melo (PSD)
Segundo-secretário: Batista de Zé de Cícero (PSD)

A chapa 2 votaram: André, Chico do Bode, Magnus e Renan Melo. Mesmo estando na chapa 2 como segundo-secretário, Batista votou na chapa 1.

ALTO DO RODRIGUES - Governo municipal distribuirá 8 toneladas de peixe na Semana Santa

Mantendo a tradição religiosa e ao mesmo tempo celebrando a semana santa com os seus municípes, a gestão municipal fará pelo quinto ano consecutivo, a distribuição farta de 8 mil quilos de pescado, com as famílias de Alto do Rodrigues.

Uma equipe da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) percorreu as residências durante esta semana para fazer a entrega das senhas, que garantirá o recebimento do peixe.

Para a entrega, está sendo montada toda uma logística a fim de facilitar a distribuição, que está prevista para ocorrer nesta quinta feira (13), no período da manhã, no estádio municipal Abelardo Rodrigues, o "Abelardão".

BRASIL - Senado aprova criação de base de dados nacional para identificação de cidadãos

A Justiça Eleitoral organizará uma base de dados nacional com informações de identificação de todos os cidadãos, para uso de todos os órgãos governamentais. É o que determina o PLC 19/2017, aprovado pelo Plenário do Senado nesta terça-feira (11). Ele segue agora para a sanção presidencial.

O projeto também dispõe sobre a criação de um Documento de Identificação Nacional (DIN), a ser emitido com base nas informações compiladas. No entanto, o relator do texto, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), adiantou que o presidente Michel Temer vetará os artigos referentes ao documento.

A Identificação Civil Nacional (ICN) reunirá todas as informações de identificação do cidadão, como o Registro Geral (RG), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o título de eleitor. A nova base dados será gerida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que garantirá o acesso à União, aos estados, ao Distrito Federal, aos municípios e ao Poder Legislativo. A integração da ICN ocorrerá ainda com os registros biométricos das polícias Federal e Civil.

A proposta veda a comercialização, total ou parcial, da base de dados da ICN. O texto aprovado pelo Senado prevê pena de detenção de dois a quatro anos, além de multa, para esse ato, mas essa especificação também estará entre os trechos vetados pelo Executivo.

terça-feira, 11 de abril de 2017

GUAMARÉ - Ministério Público Federal nega pedido do prefeito em exercício


O Ministério Público Federal (MPF) pediu vista ao processo nº 125.53.2016.6.20.0030 que tramita no Tribunal Superior Eleitoral e emitiu Parecer à respeito do processo do registro de candidatura do prefeito interino Hélio Willame (PMDB)

Para o MPE “Não há como afastar o caráter definitividade do exercício do cargo de Prefeito por seu cunhado, por ter tomado posse. Ainda em 2009, em decorrência da cassação dos diplomas da chapa majoritária, especialmente por ter permanecido no cargo até a sua renúncia, havida seis meses antes do pleito de 2012”, diz o Parecer do Ministério Público Eleitoral. O voto do MPE é pelo não conhecimento ou, no mérito, pelo desprovimento (negando pedido pelo jurídico do prefeito em exercício) do recurso especial. 

Depois de ter emitido Parecer do MPE, o processo volta para a secretaria do Tribunal Superior Eleitoral e seguirá os trâmites do TSE até o julgamento do final.

ECONOMIA - Cosern dá dicas para diminuir o valor da conta de energia elétrica sem abrir mão do conforto

Quando se fala em eficiência energética, muita gente acredita que precisa abrir mão do conforto para economizar na conta de energia. A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, elaborou uma série de dicas para ajudar os consumidores potiguares a mudar alguns hábitos e atitudes do dia a dia, evitar o desperdício de energia elétrica e, claro, reduzir o valor da conta no final do mês. Confira:

1 - Adquira aparelhos elétricos eficientes (e use com eficiência)
Eletrodomésticos mais antigos costumam ser menos eficientes. Se puder, substitua-os por aparelhos mais novos e com selo PROCEL de eficiência energética. Isso irá ajudar muito na economia de energia e na redução das contas. Pesquise os modelos e funções para saber quais são mais eficientes. Na hora de usar, estude o manual para maximizar o uso e minimizar o gasto de energia.

2 - Desligue o computador se não for utilizá-lo dentro de uma hora
Algumas pessoas acham que deixar o computador ligado 24 horas consome menos energia do que ligá-lo e desligá-lo a cada uso, mas não funciona assim. Se as pausas entre os usos forem longas, de mais de uma hora, por exemplo, o ideal é desligar tudo. Se puder, opte por laptops, que costumam ser mais econômicos.

3 – Fique de olho no carregador de celular
Não deixe o carregador de celular na tomada sozinho ou depois que o aparelho estiver completamente carregado. Mesmo por poucos instantes, ele consome energia elétrica.

4 - Aproveite a luz natural
Além de ser confortável para os olhos, aproveitar a luz natural do dia ajuda a reduzir o desperdício de energia. Evite acender luzes em ambientes já naturalmente iluminados, dê preferência por lugares com janelas amplas e paredes claras.

5 - Evite usar a função stand-by dos aparelhos
Nunca deixe os aparelhos ligados na tomada em "stand-by", o famoso "modo espera" que permite ligar o equipamento diretamente. Não há necessidade de continuar consumindo energia se você não os está utilizando. Prefira tirar o eletrodoméstico da tomada quando não estiver em uso, mesmo que você não ache prático. Neste caso, a comodidade não compensa o desperdício.

6 - Escolha lâmpadas LED
Mesmo que as lâmpadas LED sejam mais caras, a economia de longo prazo compensa os custos iniciais porque elas duram mais. Dê preferência a lâmpadas LED para a cozinha, área de serviço e outros locais que fiquem com as luzes acesas mais de quatro horas por dia.

7 - Utilize a função “timer” das TVs
O televisor é responsável por cerca de 5% a 15% do consumo total de uma residência, por isso, evite dormir com televisores ligados. É um consumo de energia desnecessário. Se você já sabe que costuma pegar no sono assistindo à televisão, utilize a função “timer” ou “sleep”, presente na maioria dos modelos e programe o aparelho para que ele desligue sozinho.

8 - Estabilize a temperatura do ar condicionado
Para economizar energia, não é preciso sofrer e desligar o ar condicionado nesse calorão. Deixar o aparelho em uma temperatura estável refresca e ajuda a reduzir o valor das contas. Uma dica é regular o termostato para uma temperatura confortável, entre 23 e 25 graus.