Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

ALTO DO RODRIGUES - Moradores das comunidades contam com transporte público gratuito

Uma iniciativa inédita no município e na região. A Prefeitura de Alto do Rodrigues, através da secretaria municipal de Obras, Transporte e Infraestrutura, está disponibilizando transporte público gratuito, exclusivo para os moradores das comunidades da zona rural do município.

Com a ação da gestão municipal, as pessoas que moram na zona rural e que diariamente necessitam se deslocar até a sede do município para uma consulta médica ou resolver problemas de ordem pessoal, agora podem contar com o transporte público sem precisar esperar por carona ou ter que pagar para fazer o percurso.

A secretaria informa que o micro-ônibus sairá a partir das 7h30, retornando ao meio-dia, partindo da parada de Taboleiro Alto. Na parte da tarde, sairá às 14h30 e retornará às 17h30. O transporte publico gratuito funcionará de segunda a sexta-feira, iniciando a operação a partir desta quarta-feira (2).

O benefício ofertado pela prefeitura de Alto do Rodrigues atende a proposição do vereador Ivaltan Fernandes, aprovada pela Câmara Municipal de Alto do Rodrigues e executada na gestão do prefeito Nixon Baracho.

REGIONAL - PF resgata trabalhadores que foram recrutados no RN para trabalho análogo à escravidão

A PF (Polícia Federal), em ação conjunta com a Superintendência Regional do Trabalho em Sergipe e com o Ministério Público do Trabalho, resgatou 11 trabalhadores do Maranhão e do Piauí, submetidos à condição análoga de escravos.

Eles foram recrutados no Rio Grande do Norte para trabalhar no corte de cana-de-açúcar em Sergipe e tiveram restabelecidos os direitos trabalhistas, incluindo pagamento de verbas salariais, liberação do seguro-desemprego e custeio do retorno aos locais de origem.

“Foi constatado que os trabalhadores eram submetidos a jornadas exaustivas de trabalho, por mais de 12 horas diárias, eram alojados em condições degradantes (alojamentos com camas insuficientes, ventilação deficitária, sem água filtrada, ausência de utensílios de cozinha e alimentação adequada, em precárias condições de higiene)”, informou a Polícia Federal em nota hoje sobre a ação realizada nos dias 24 e 25 últimos.

Ainda segundo a PF, esses trabalhadores não tinham equipamentos de proteção individual em quantidade suficiente para todos, muitos deles, inclusive, danificados, não havia banheiro e eles comiam em espaço com inadequações térmicas e ergonômicas. Além disso, sofriam descontos salariais indevidos, que os impediam de retornar às suas casas, já que lhes sobrava menos que o valor para aquisição das passagens de retorno.

Por não se encontrar em Sergipe no momento das diligências, o responsável pela empresa que os contratou não foi preso em flagrante. Os nomes da empresa e do responsável por ela não foram divulgados.

“As provas colhidas subsidiarão o inquérito policial já existente, assim como um novo, em razão da prática, em tese, dos crimes de redução à condição análoga a de escravo e tráfico de pessoas, com previsão de penas restritivas de liberdade cumuladas de até 16 anos”, ressaltou a Polícia Federal.

Histórico

A Polícia Federal informou, ainda, que deflagrou, em 2021, 47 operações policiais especiais, representando aumento de 470% em comparação com o ano de 2020, bem como foi responsável pelo apoio de 57% das ações do Grupo Especial de Fiscalização Móvel, nas fiscalizações de trabalho escravo em todo o território nacional, tendo auxiliado no resgate de 764 trabalhadores ao longo de 2021.

Fonte: 98FM

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

DICAS DA CIOR - Dentes Sensíveis: Sensibilidade nos dentes

Idealmente, os dentes devem exercer a função de mastigação sem qualquer desconforto em toda a sua vida, mas, infelizmente, pode-se experimentar muitas condições que causam sensibilidade dos dentes. As causas da sensibilidade dos dentes podem incluir cárie, dentes quebrados, fraturados ou trincados, obturações e restaurações danificadas ou com infiltrações, retração gengival, apertamento dos dentes, efeitos da cirurgia periodontal ou raspagem dos dentes (que resulta na exposição das superfícies radiculares), e técnicas de escovação inadequadas que causam abrasão e desgaste da região cervical dos dentes e consequentemente, sensibilidade dos dentes.

Sintomas de sensibilidade dos dentes

O tipo de sensibilidade dos dentes pode variar desde uma dor aguda e rápida, até uma dor de dente crônica e persistente. A queixa de sensibilidade dos dentes devido à retração gengival é muito comum. Esse tipo de dor aguda e irritante é geralmente associada à retração gengival e exposição da superfície radicular dos dentes, área que não é recoberta pelo esmalte. Várias teorias têm sido desenvolvidas para explicar a sensibilidade dos dentes.

Causas a sensibilidade dos dentes

A teoria mais aceita é da teoria hidrodinâmica, que sugere que a sensibilidade dos dentes é causada pelo movimento de fluido nos túbulos dentinários, que estimula proprioceptores perto da pré dentina. Essa movimentação dos fluidos dentro dos túbulos da dentina é causada por mudanças de temperatura e de pressão.

Tratamento para a sensibilidade dos dentes

Portanto, o tratamento para a sensibilidade dos dentes deve ter como objetivo o vedamento parcial ou completo destes túbulos, impedindo a movimentação dos fluidos e reduzindo a sensibilidade nos dentes. Várias formas de tratamento para sensibilidade dos dentes têm sido usadas para proporcionar alívio, tal como a aplicação tópica de flúor, enxaguantes bucais fluoretados, uso de adesivos e selantes dentinários, aplicações de laser, dentifrícios de dessensibilização, recobrimento da área radicular exposta com restaurações em resina, enxerto de gengiva e tratamento de canal do dente. A escolha de um tratamento ideal para a sensibilidade dos dentes dependerá de uma correta avaliação do grau de exposição radicular, o nível de dor e desconforto relatado pelo paciente, e a sua resposta frente a procedimentos mais conservadores no tratamento de sensibilidade dos dentes.

ALTO DO RODRIGUES - Prefeito Nixon Baracho será homenageado entre os 20 maiores gestores do RN

A 8ª edição do Seminário de Marketing Político do Rio Grande do Norte, coordenada pelo publicitário Obedis Damásio, vai homenagear os nomes de maior expressão no Estado na atualidade, incluindo prefeitos e prefeitas com notório prestígio em seus municípios.

Um dos prefeitos que serão homenageados e teve seu nome credenciado entre os 20 maiores gestores do Rio Grande do Norte foi o chefe do executivo de Alto do Rodrigues, Nixon da Silva Baracho.

O 8º Seminário de Marketing Político, acontece no dia 26 de maio, em Parnamirim.

Com informações do blog de Jair Sampaio

ESTADO - Governo Estadual emite Nota de Esclarecimento sobre às declarações do senador Styvenson

NOTA

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte esclarece, a respeito das declarações repletas de desinformações e inverdades por parte do senador Styvenson Valentim, que para o Hospital Regional Dr. Tarcísio Maia, em Mossoró, foi destinada emenda datada do ano de 2020 com liberação em 2021.

No ano passado, a administração estadual contratou os projetos de engenharia, os quais as despesas não estavam contempladas pela emenda, e que foram aprovadas pela direção do Hospital e pelo setor de engenharia da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). Os projetos, hoje, estão sob análise da Vigilância Sanitária e, em seguida, irão para aprovação pela Caixa Econômica Federal. Após este trâmite, a Secretaria Estadual de Infraestrutura vai publicar os editais para contratação dos serviços de ampliação e melhorias. Todas estas etapas vêm sendo acompanhados pela assessora Carolina, a quem o senador poderia consultar, integrante do gabinete do senador em Brasília, que entende os trâmites normais aos quais esse tipo de processo está submetido.

Quanto à escola Escola Estadual Professora Maria Ilka de Moura, a Secretaria Estadual de Educação se deteve a resolver o problema da dominialidade do terreno. Somente no último mês de dezembro que foram liberados 10% do valor do orçamento para os custos iniciais do planejamento e projeto.

A obra está em fase de licenciamento ambiental, dentro do rito processual. Encerrado esse processo, a obra poderá ir para licitação.

No que se refere à afirmação dissimulada e inverídica por parte do Senador, de que os alunos da Escola Estadual Maria Ilka Moura estariam há dois anos sem aula, é necessário esclarecer que a unidade de ensino contou com aulas não presencias no período de 2020-2021 e integrou a retomada das aulas presenciais, realizada ano passado.

Natal (RN), 31 de janeiro de 2022.

ASSU - George Soares participa de assinatura de ordem de serviço para asfaltar ruas do Parati, em Assu

Na manhã desta segunda-feira (31), o deputado estadual George Soares participou ao lado do prefeito, Dr. Gustavo Soares, da senadora Zenaide Maia e do secretário de estado Jaime Calado, da assinatura de ordem de serviço de emenda federal da senadora, para asfaltar cinco ruas no conjunto Parati, na cidade de Assu.
"Esse é mais um sonho que vamos tornar realidade na Capital do Vale, através da união política que pregamos a favor do povo. O Parati vai ficar ainda mais estruturado," enfatizou George.
Assessoria

ESPORTE - "Em casa", ABC bate Santa Cruz de Natal e reassume liderança do estadual


O ABC reassumiu neste domingo a liderança do primeiro turno do Campeonato Potiguar. O Alvinegro bate o Santa Cruz de Natal por 3 a 1, com gols de Kelvin, Wallyson e Daniel Porozo.

O jogo foi realizado no Frasqueirão, estádio do ABC, mas com mando do Santa Cruz. O Alvinegro foi comandado mais uma vez pelo auxiliar Altair Coimbra - o técnico Moacir Júnior, mesmo testando negativo para Covid, segue afastado.

Com a quinta vitória na competição, o ABC chegou aos 15 pontos, dois a mais que o rival América-RN. O Santa Cruz segue com cinco pontos, mas caiu para a sétima posição.

A última rodada do turno está marcada para quarta-feira, com todos os jogos às 15h. O ABC encara o Assu no Edgarzão, na cidade de Assu. O Alvinegro depende das próprias forças para manter a ponta da tabela. O Santa Cruz enfrenta o Força e Luz no Nazarenão, em Goianinha, e ainda sonha com vaga nas semifinais - precisa vencer e torcer por combinação de resultados.

G1RN.COM

(IN)SEGURANÇA - Criminosos explodem cofre de posto de combustíveis durante a madrugada no interior do RN


Criminosos explodiram o cofre de um posto de combustíveis na madrugada desta segunda-feira (31) no município de Riachuelo, na região Agreste potiguar. Segundo a Polícia Militar, quatro criminosos chegaram ao local por volta de 1h e renderam 12 pessoas que estavam no estabelecimento.
A PM também informou que os bandidos estavam fortemente armados, com submetralhadora e outra arma longa calibre 12. Após fazer os reféns, os criminosos realizaram duas explosões para conseguir abrir o cofre e fugiram do local levando o dinheiro. Um carro de cor prata teria sido o usado por eles na fuga, no sentido a Lajes.

G1RN.COM

REGIONAL - Torre de energia eólica desaba e fica destruída no litoral do RN




Uma torre de produção de energia eólica desabou durante a tarde de domingo (30) em um parque eólico no município de Rio do Fogo, no Litoral Norte potiguar.

O caso aconteceu no parque eólico Arizona, que pertence à Neoenergia. A empresa confirmou o incidente ao g1 e afirmou que está apurando as causas do desabamento da torre.

Ainda segundo a companhia, o caso aconteceu por volta das 12h30 do domingo e não deixou feridos.

"A operação dos demais aerogeradores do parque está mantida. Todas as medidas de segurança foram implementadas e nenhum colaborador foi afetado pelo incidente", informou a empresa.

O Rio Grande do Norte é o maior produtor de energia eólica do Brasil e possui mais de 2,5 mil torres eólicas, segundo levantamento do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne) em setembro de 2021.

G1RN.COM

domingo, 30 de janeiro de 2022

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Vereador Chico do Bode

 
Hoje queremos parabenizar o vereador Francisco Pereira Dantas, conhecido como Chico do Bode que completa neste domingo (30), mais um ano de vida. Desejamos muita Saúde, Sabedoria, Sorte e Sucesso!