Memorial às vítimas de Covid

sábado, 6 de janeiro de 2024

OPORTUNIDADE - Governo do RN lança edital de processo seletivo para professores; ganhos de até R$ 4 mil

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer – SEEC/RN, publicou na edição da ultima sexta-feira (5), do Diário Oficial do Estado (DOE), o edital de abertura do Processo Seletivo Simplificado para composição de cadastro de reserva para contratação de Professor Temporário com Licenciatura, por tempo determinado.

Os professores irão ministrar aulas nas Etapas de Ensino Fundamental (1º e 2º segmentos) e Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos em espaço não escolar, atendendo também as modalidades da Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola, assim como na Educação Escolar para Privados de Liberdade do Sistema Prisional.

De acordo com o Governo do RN, a remuneração dos professores contratados para atuar nas etapas de Ensino Fundamental (1º e 2º segmentos) e Ensino Médio, nas modalidades de Educação de Jovens e Adultos em espaço não escolar, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola, Educação Escolar para privados de liberdade do Sistema Prisional, será igual ao valor da remuneração estabelecida para os professores do quadro do magistério público estadual em início de carreira (Professor Permanente Nível III – A) para o regime de trabalho de 30 (trinta) horas semanais, no valor de R$ 4.038,43 conforme disposto no art. 4º da Lei Estadual n.º 9.353/2010.

De acordo com o Governo do RN, o processo seletivo será realizado em uma única etapa: a de análise curricular de caráter eliminatório e classificatório. Os profissionais contratados estarão sujeitos à carga horária de 30 (trinta) horas semanais – sendo 20 (vinte) horas na sua jornada de trabalho em sala de aula e 10 (dez) horas exclusivamente para atividades extraclasse, conforme Portaria n° 731/2013-GS/SEEC, com a exigência de cumprimento de 100% (cem por cento) das atividades previstas no mês e atuarão no Programa, de segunda a sexta-feira, podendo ser encaminhados para desenvolver suas atividades laborais em mais de um espaço escolar ou não escolar, em um ou mais municípios, de acordo com a opção do segmento escolhido (Educação de Jovens e Adultos em espaço não escolar, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola, assim como na Educação Escolar para privados de liberdade do Sistema Prisional) e atendimento da demanda emergente, durante a vigência do contrato, para suprir as necessidades da contratante.

O candidato será classificado por DIREC a qual optou concorrer no ato da inscrição, de acordo com a área de conhecimento e opção escolhida (Educação de Jovens e Adultos em Espaço não Escolar, Educação do Campo, Educação Escolar indígena, Educação Escolar Quilombola e Educação para Privados de Liberdade no sistema Prisional).

Os atos oficiais relativos ao Processo Seletivo Público serão publicados no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte e no portal https://sigeduc.rn.gov.br, conforme a Lei Estadual nº 9.353, de 2010, e suas alterações posteriores.

De acordo com o Governo do RN, os recursos financeiros para honrar as despesas referentes ao presente edital serão oriundos da União, através de transferência de recursos financeiros aos estados, municípios e Distrito Federal, para manutenção de novas turmas de Educação de Jovens e Adultos.

O candidato deverá realizar sua inscrição, exclusivamente pela internet. Os candidatos poderão obter informações referentes ao Processo Seletivo, exclusivamente, através do portal https://sigeduc.rn.gov.br.

É de responsabilidade do candidato acompanhar quaisquer editais complementares que vierem a ser publicados, bem como comunicações, retificações e convocações referentes a este Processo Seletivo, através do DOE/RN e no portal https://sigeduc.rn.gov.br. Todas as questões referentes a este certame serão resolvidas, exclusivamente, pela Comissão do certame. Informações por meio dos seguintes e-mails: sueja@educar.rn.gov.br (SUEJA), ou mecseecnecad@gmail.com (NECAD).

Tribuna do Norte

LUTO NO ESPORTE - Aos 92 anos, morre tetracampeão mundial

Faleceu na noite desta sexta-feira (06), o tetracampeão Mario Jorge Lobo Zagallo. 

A lenda Mário Jorge Lobo Zagallo, o único tetracampeão mundial de futebol, morreu no Rio de Janeiro, aos 92 anos, nesta sexta-feira (5). A informação foi confirmada pela assessoria do ex-jogador. Zagallo é uma das maiores lendas do futebol.

Veja a seguir a nota de pesar publicada nas redes sociais do ex-jogador:

"É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagallo.

Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas.

Agradecemos a Deus pelo tempo que pudemos conviver com você e pedimos ao Pai que encontremos conforto nas boas lembranças e no grande exemplo que você nos deixa."

Carreira
Zagallo nasceu em Atalaia (AL) e foi para o Rio de Janeiro logo aos 8 meses de vida. Foi morar na Tijuca, bairro da Zona Norte com o qual desenvolveu uma relação próxima durante toda a vida.

Das peladas no Maracanã – antes mesmo da inauguração do estádio –, Zagallo passou pelas categorias de base do América, que tinha sede na Tijuca, antes de ir para o Flamengo.

Aos 18 anos, foi convocado para servir o Exército e deu início à sua relação com copas do mundo. Começou com um revés. Fez a segurança das arquibancadas do Maracanã na derrota do Brasil para o Uruguai na final da Copa de 1950. Foi testemunha, portanto, do fatídico Maracanazzo.

G1

sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

ELEIÇÕES 2024 - TSE define datas e novidades para eleições municipais de 2024

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou, nesta quinta-feira (4), as minutas de resoluções que estabelecem as regras para as eleições municipais deste ano. As minutas serão submetidas a audiências públicas nos dias 23, 24 e 25 de janeiro, com a presidência das sessões a cargo da ministra Cármen Lúcia, relatora do tema.

As regras discutidas nas audiências moldarão os procedimentos para os pleitos que ocorrerão em 5.568 municípios, envolvendo um total de 152,7 milhões de eleitores.

Confira o calendário oficial divulgado:
23 a 25 de janeiro: Audiências públicas e resoluções;
7 de março a 5 de abril: Janela partidária para troca de partido;
Até 6 de abril: Registro de estatutos de legendas e federações partidárias no TSE;
Até 6 de abril: Deferimento de filiação;
Até 8 de maio: Prazo para novos eleitores tirarem o título, transferência de domicílio eleitoral ou alteração do local de votação e regularização de pendências eleitorais;
15 a 17 de maio: Teste de Confirmação e Teste Público de Segurança da Urna;
15 de maio: Início da campanha de arrecadação prévia de recursos;
15 de agosto: Limite para registro de candidaturas;
16 de agosto: Início da propaganda eleitoral;
30 de agosto: Início da propaganda eleitoral em TV e rádio;
6 de outubro: 1º turno;
27 de outubro: 2º turno;
19 de dezembro: Fim do prazo para diplomação;
1º de janeiro de 2025: Posse de prefeitos.


GOLPE - Caern alerta clientes sobre tentativa de fraude em pagamento de contas online

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) emitiu um alerta aos seus clientes sobre uma página falsa que tem como objetivo clonar seu site oficial. A empresa, que opera exclusivamente através do site www.caern.com.br, recebeu relatos de uma página com endereço falso que busca enganar os clientes durante o processo de obtenção da segunda via de faturas pela Agência Virtual da Caern.

A orientação da Companhia é que os clientes adotem cautela ao acessar o site para gerar faturas online, verificando cuidadosamente se o agente arrecadador listado é, de fato, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte.

A Caern ainda informou que está trabalhando em conjunto com as autoridades para investigar o caso e tomar as medidas necessárias para proteger seus clientes. A empresa reforça que não solicita informações confidenciais, como senhas ou dados bancários, por e-mail ou através de ligações telefônicas.

Clientes que identificarem qualquer atividade suspeita ou tiverem dúvidas sobre a autenticidade do site são encorajados a entrar em contato imediatamente com a Caern através dos canais oficiais de atendimento ao cliente. Além disso, a Caern destaca que é possível realizar o pagamento de faturas também através do aplicativo Caern Mobile ou pelo WhatsApp, oferecendo aos clientes alternativas seguras para gerar a segunda via da fatura.

Opoti

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Multitalentoso Rejanilson Paiva

Hoje (05), parabenizamos o nosso amigo cantor e produtor musical, Rejanilson Paiva, que completa mais um ano de vida.

Desejamos muita Saúde, Sabedoria, Sorte e Sucesso.

CULTURA - Feira Internacional de Artesanato está com inscrições abertas

Entre os critérios para ser aprovado na Batalha de Breaking, estão técnica e musicalidade - Foto: Divulgação
A 29ª edição da Feira Internacional de Artesanato (Fiart) será realizada de 19 a 28 de janeiro, no Centro de Convenções, com sua habitual programação de negócios, gastronomia, música e dança. O segmento cultural do evento ainda está sendo configurado, com inscrições abertas para o Festival Parafolclore e a Batalha de Breaking, duas atrações bastante aguardadas que vão movimentar a feira deste ano.

Para os interessados na Batalha de Breaking, as inscrições seguem até o dia 20 de janeiro. Entre os critérios de avaliação, estão: técnica, musicalidade, criatividade, variedade de movimentos, grau de dificuldade, e estilo. O breaking é o segmento de dança do hip-hop, e em 2024 será uma das modalidades esportivas das Olimpíadas de Paris.

Para o Festival Parafolclore, estão habilitados a participar da disputa grupos que se autodeclararem “Grupos Parafolclóricos” com sede no nordeste brasileiro com mais de três anos de atuação comprovada. As inscrições dos interessados poderão ser efetuadas até 15 de janeiro. Entre os critérios estão figurino, originalidade, música, ritmo, destaques típicos, ritual e histórico.

Serviço:

Inscrições para a Fiart Cultural: até 20/01 para a Batalha de Breaking, e 15/10 no Festival Parafolclórico. Ver links no @feirafiart

Tribuna do Norte

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Francisco Fernandes

Hoje queremos parabenizar o nosso amigo, Francisco Fernandes, liderança forte de Tabatinga. Não sabe quem é? É o nosso amigo conhecido por Presente. Desejamos muita Saúde, Sabedoria, Sorte e Sucesso. 

terça-feira, 2 de janeiro de 2024

ALTO DO RODRIGUES - Ex-presidiário faz trabalho solidário e beneficia famílias do município


"É uma forma de retribuir tudo que Deus tem me dado até os dias de hoje", essa foi a frase dita pelo capelão Cícero Avelino que esteve privado de liberdade (preso) e vem realizando um excelente trabalho social junto aos mais carentes do município.

Entre as ações de solidariedade teve a doação de 52 cestas básicas, 480 lancheiras e dezenas de brinquedos para as crianças de diversos bairros da cidade. "É sempre bom ajudar às pessoas, levar um mínimo de dignidade para essas pessoas". disse o capelão da igreja Batista Nacional, de Alto do Rodrigues. A ação foi possível graças ao apoio de amigos e demais populares que contribuíram com o Natal solidário "tudo em prol do reino de Deus", finalizou Cícero Avelino.


EFEMÉRIDES - RN vai ter 11 feriados e 8 pontos facultativos em 2024; confira lista completa


O Rio Grande do Norte terá 11 feriados, entre nacionais e estaduais, e oito pontos facultativos ao longo do anos de 2024. O calendário foi definido por meio do decreto n° 33.302, publicado na última sexta-feira (30) no Diário Oficial do Estado (DOE). Confira lista completa abaixo:

Feriados no RN em 2024:
1º de Janeiro (segunda-feira), Dia da Confraternização Universal – feriado nacional;
29 de Março (Sexta-feira), Paixão de Cristo – feriado nacional;
21 de Abril (domingo), Tiradentes – feriado nacional;
1º de Maio (quarta-feira), Dia Mundial do Trabalho – feriado nacional;
7 de Setembro (sábado), Dia da Independência do Brasil – feriado nacional;
3 de outubro (quinta-feira), Dia Estadual à Memória dos Mártires de Uruaçu e Cunhaú – feriado estadual;
12 de outubro (sábado), Dia de Nossa Senhora Aparecida – feriado nacional;
2 de novembro (sábado), Dia de Finados – feriado nacional;
15 de novembro (sexta-feira), Dia da Proclamação da República – feriado nacional;
20 de Novembro (quarta-feira), Dia da Consciência Negra – feriado nacional;
25 de dezembro (quarta-feira) Natal – feriado nacional.

Com informações do Tribuna do Norte.

SAÚDE - Saiba se seu cartão de vacina está atualizado e conheça as imunizações do SUS

Em meio à preocupação constante com a disseminação de doenças evitáveis, especialistas e autoridades de saúde reforçam a importância de manter a caderneta de vacinação em dia. A imunização não apenas protege o indivíduo que recebe a vacina, mas também contribui para a defesa de grupos que não podem ser imunizados, criando uma barreira eficaz contra doenças graves ou fatais.

Diversas enfermidades, incluindo a Covid-19, poliomielite, febre amarela, tétano, hepatite, papilomavírus humano (HPV) e gripe, podem ser prevenidas por meio da vacinação. O Ministério da Saúde reforça que qualquer cidadão, desde a infância até a terceira idade, tem acesso gratuito à imunização em Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o país.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde é responsável por coordenar as campanhas anuais de vacinação. Este programa oferece 49 imunobiológicos de forma gratuita, contemplando 32 vacinas, 13 soros e quatro imunoglobulinas. Entre as vacinas rotineiramente oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estão BCG, Hepatite B, Penta, Pólio inativada, Rotavírus, Meningo C, Febre amarela, Tríplice viral, DTP, entre outras.

Para obter informações detalhadas sobre a vacinação em diferentes faixas etárias, os cidadãos podem acessar o site oficial do Ministério da Saúde.

opoti

ECONOMIA - Petrobras adere a produção de bioquerosene de aviação e diesel 100% renovável

 
A Petrobras assinou contratos para a aquisição de uma tecnologia conhecida como HEFA (Hydroprocessed Esters and Fat Acids). Com a nova tecnologia a multinacional poderá produzir diesel 100% renovável e bioquerosene de aviação a partir de correntes renováveis, como óleo de soja e sebo bovino.

A produção inédita será feita na Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão, no estado de São Paulo, com a previsão de capacidade de processar 2.700 m³/d de carga com proporção de 70% de óleo de soja e 30% de sebo bovino.

A nova aquisição da empresa é estratégica e deve agregar valor à refinaria pelo aprimoramento de processos mais modernos, eficientes e menos danosos ao meio ambiente, como explica Cesar Cunha, gerente executivo de Sistemas de Superfície, Refino, Gás e Energia. “O licenciamento desta tecnologia que será usada na unidade de Cubatão se soma a uma série de soluções que a Petrobras vem adotando para transformar seu parque de refino num parque industrial que concilia a produção de derivados de petróleo com menor pegada de carbono e a produção de combustíveis com conteúdo renovável”, conta.

OPOTI

domingo, 31 de dezembro de 2023

ECONOMIA - Bandeira tarifária de energia elétrica permanece verde em janeiro


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira tarifária vai continuar verde, em janeiro. Por tanto, sem cobrança extra nas contas de luz. Isso porque as condições de geração de energia, nas hidrelétricas estão em bons níveis.

Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Quando a conta de luz é calculada pelas bandeiras vermelha ou amarela, sofre acréscimos; mas quando é calculada pela bandeira verde, não há nenhum valor a mais na conta de luz.

Todos os meses, a Aneel monitora e faz projeções de acionamento das bandeiras, válidas para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional, que é a malha de linhas de transmissão de energia elétrica que conecta as usinas aos consumidores.

Algumas regiões estão fora do sistema, como partes de estados da Região Norte e de Mato Grosso, além de todo o estado de Roraima. Nesses locais, o consumo representa menos de 1% da carga total do país e a demanda por energia é suprida, principalmente, por térmicas a óleo diesel.

AGENCIABRASIL

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Vice-prefeito, Abelardo Neto.

Hoje (31), os vivas vai para o jornalista e vice-prefeito de Alto do Rodrigues: Abelardo Neto, que comemora entre a família e amigos, mais um natalício. Desejamos ao amigo, muita Saúde, Sabedoria, Sorte e Sucesso, hoje e sempre.