Memorial às vítimas de Covid

sábado, 3 de outubro de 2015

ALTO DO RODRIGUES - Família e amigos fazem festa surpresa para Titita e Claudinha

Depois da missa de hoje celebrada pelo padre Virgílio, familiares e amigos fizeram uma festa surpresa para as aniversariantes do dia, Titita e Claudia Leonez (Claudinha). Tudo aconteceu na residência de Titita e reuniu os amigos mais próximos e familiares de Titita.



ALTO DO RODRIGUES - Amanhã tem Rosário Bike


ALTO DO RODRIGUES - Flashs do Aulão Solidário preparatório para o ENEM 2015

E mais uma vez o AULÃO SOLIDÁRIO aconteceu neste sábado. . Hoje começou com a professora Iara empenada (história), Ricardo Cunha (química) e pra fechar o dia com chave de ouro Artur França (espanhol). Sala lotada mais uma vez com mais de 50 alunos se preparando e tirando suas dúvidas para o enem.

IPANGUAÇU - Forró na Chácara com três atrações

ALTO DO RODRIGUES - No próximo sábado, tem Circuito Musical e Swingada Forrozeira, compre seu acesso


confira trechos de shows das atrações do sábado na Tradicional Festa de Outubro, uma das maiores dos últimos tempos

CIRCUITO MUSICAL

SWINGADA FORROZEIRA

Saiba como e onde comprar seu ingresso:

ESPORTE - ABC perde para Macaé e atinge a marca de 18 jogos seguidos sem vitória

Fora de casa, o ABC perdeu para o Macaé-RJ, neste sábado (3), e chegou ao 18º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. A derrota por 3 a 1, pela 29ª rodada da competição, deixou o alvinegro a 11 pontos do primeiro time fora da zona de rebaixamento, o próprio adversário de hoje, que soma 34 pontos. 

Os gols da equipe fluminense foram marcados por Juninho, Pipico e Fernando Neto, todos no segundo tempo, aos 10, 29 e 32. O atacante Edno, de cabeça, havia dado esperanças ao torcedor abecedista no final da primeira etapa.

O resultado da partida realizada no Cláudio Moacyr, o Moacyrzão, em Macaé-RJ, representou a 14ª derrota do alvinegro na competição (11ª derrota da sequência de 18 jogos sem vitórias).

O ABC não vence na Série B desde o dia 7 de julho, quando bateu o Atlético Goianiense-GO, por 2 a 1, fora de casa, na 11ª rodada. 

O técnico Hélio dos Anjos ainda não sabe o que é conquistar três pontos em um jogo no comando abecedista. Em 10 partidas, foram quatro derrotas e seis empates.

O Mogi Mirim-SP, que enfrenta o América-MG, às 21h, ainda pode colocar o ABC na lanterna da competição, caso vença, em casa, a equipe mineira.

ESTADO - MPRN recomenda medidas para eleições do Conselho Tutelar em Mossoró e Serra do Mel

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), através da 12ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mossoró, emitiu recomendações aos prefeitos dos municípios de Mossoró e Serra do Mel, a fim de garantir que os integrantes da Comissão Especial Eleitoral do Comdica tenham o suporte de um assessor jurídico do município durante as eleições para os membros do Conselho Tutelar, que acontecem no dia 4 de outubro.

A Comissão Especial Eleitoral, de composição paritária entre representantes do governo e da sociedade civil, foi criada para a organização e condução do processo de escolha e, conforme o edital 01/2015 do Comdica, também deve analisar e decidir acerca de incidentes ocorridos na realização das eleições.

A recomendação considerou que é responsabilidade do Poder Executivo Municipal fornecer ao Comitê a assessoria técnica (inclusive jurídica) necessária ao regular desempenho de suas atribuições e que o fornecimento de assessoria jurídica ao Comdica nas eleições, além de diminuir eventuais riscos que atentem contra a transparência do pleito, trará maior segurança aos integrantes da Comissão durante o exercício da função.

Ficou recomendado que, durante as eleições unificadas, as Prefeituras disponibilizem o suporte de um assessor jurídico a fim de que os integrantes da Comissão Eleitoral do Comdica recebam o apoio necessário para tomar as decisões em torno das intercorrências e impugnações que possam surgir durante e após a votação.

Caso haja descumprimento injustificado do que ficou recomendado, o MPRN poderá tomar as medidas judiciais necessárias a assegurar o fiel cumprimento da recomendação e a regularidade do processo de escolha para membros do Conselho Tutelar.

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Titita

Festa na família Martins: Rita, a aniversariante do dia Titita e Dôra
Queremos parabenizar a nossa amiga e leitora assídua, Francisca das Chagas Martins, conhecida popularmente como Titita. Secretária municipal de administração do governo Construindo Um Novo Tempo, Titita recebe os cumprimentos pela data e nós lhe desejamos muita saúde, sorte e sucesso! Na foto, ladeada por duas das suas irmãs, Rita e Dôra

PENDÊNCIAS - Confira os locais de votação e os candidatos aptos na eleição do conselho tutelar 2015


No município são 14 candidatos e três escolas serão os locais de votação:

1.    Escola Estadual Luiz Gonzaga- Sede do Município
2.    Escola Municipal Sebastião Ferreira- Distrito do Porto do Carão
3.    Escola Municipal Manoel Alves Bezerra- Distrito de Mulungu

A eleição acontecerá no dia 04 de outubro do corrente ano, das 08 às 17h

A apuração dos votos será realizada após o término da votação no Fórum desse Município, com a presença do Promotor de Justiça dessa Comarca. Só será permitido está presente na apuração o candidato ou seu representante legal.


Confira os candidatos:
ELEIÇÃO CONSELHO TUTELAR 2015
PENDÊNCIAS
Nº da
Chapa
Nome do Candidato (a)
01
FÁBIO SOUZA
02
FRANCISCO ALBERTO
03
NILDELICE (ESCOTEIRA)
04
POLIANA SOARES
05
VANILDA
06
WILLYS (ESCOTEIRO)
07
CLESIANO LIMA
08
CAMILA (ESCOTEIRA)
09
NELLY THIANNE
10
MANOEL (CHEIRO)
11
VERÔNICA
12
ADRIANO PROFESSOR
13
APARECIDA (MOÇA)
14
ÁLIDA

ESPORTE - ABC pode ter novidades em partida contra o Macaé

O ABC já está no Rio de Janeiro, onde, amanhã, enfrenta o Macaé, pela 29ª rodada da série B do Brasileiro. E o técnico alvinegro, Hélio dos Anjos, teve motivos para comemorar. 

O atacante Bismark, que ficou de fora na derrota para o Náutico, se recuperou de lesão muscular e viajou com a equipe, assim como Rafael Silva, que chegou ao clube ainda em agosto, mas, se lesionou e ainda não fez sua estreia como  a camisa da equipe potiguar, o que pode acontecer amanhã, diante do Macaé. Mesmo recuperados, ambos devem ficar apenas como opção do treinador abecedista, para o decorrer da partida.

ESTADO - Repórter do Fantástico investiga desvio milionário no governo Rosalba Ciarlini

56i674i4
O repórter secreto do Fantástico, Eduardo Faustini, está no RN mergulhado no caso de desvio de R$ 19 milhões do IDEMA, denominado “Operação Candeeiro”. A investigação realizada pelo MP/RN durou oito meses. A notícia afeta diretamente a ex-governadora Rosalba Ciarlini (PP), porque aconteceu em seu governo. De acordo com o MP, os valores foram desviados dos cofres do Idema entre os anos de 2013 e 2014.

Segundo matéria do G1/RN, divulgada há um mês, o esquema contava com a participação de pessoas da Unidade Instrumental de Finanças e Contabilidade do Idema em comunhão com o então diretor administrativo e com auxílio de terceiros, estranhos ao órgão. O site disse ainda que já tinham sido identificadas sete empresas como beneficiárias do esquema ilícito de desvio de recursos públicos, todas vinculadas a pessoas da Unidade Instrumental de Finanças e Contabilidade.

Em outra matéria, o G1/RN apurou que o dinheiro supostamente desviado do Idema foi usado para comprar apartamentos de luxo, construir uma academia de alto padrão e reformar a loja de uma equipadora de veículos. Esta pode se transformar no mais novo pesadelo do governo da Rosa que já saiu do governo com reprovação de 95%. Atualmente, ela tenta se livrar de processos que a impedem de ser candidata nas próximas eleições.

O desvio de dinheiro do Idema, investigado pela Operação Candeeiro, do Ministério Público Estadual (MPE), era feito por meio de uma conta bancária oculta, sem conhecimento de órgãos de controle. A conta foi criada pelo departamento financeiro do Idema, que estava ligado à Gudson Johnson Giovany Reinaldo Bezerra, ex-diretor administrativo do Instituto, apontado como o idealizador do esquema.

De acordo com o Ministério Público Estadual, a partir dessa conta corrente, chamada de “conta mestre”, eram encaminhados recursos para a APA Bonfim, uma conta desconhecida de onde eram efetuados os pagamentos para as empresas envolvidas no esquema. Para que o dinheiro fosse liberado, Gutson e Clebson Bezerra, diretor financeiro do Idema, assinavam ofícios fantasmas para o Banco do Brasil.

As transferências não eram registradas no Sistema Integrado de Administração Financeira do RN (SIAF), uma vez que não havia ligação contratual entre o Idema e as empresas beneficiadas.

No total, R$ 19.321.726,13 foram desviados do órgão do Governo para sete empresas. Segundo as investigações o dinheiro foi destinado a diversos investimentos. As investigações apontaram que a academia Prime, no conjunto Cidade Satélite, foi construída com os recursos desviados. Além disso, dois ex-estagiários do Idema compraram uma equipadora localizada no Midway Mall (Toreto Equipadora).

ESTADO - Lançada chamada pública para fornecedores do Programa do Leite para agricultores familiares

O Governo do Estado, através da Emater-RN, lançou ontem, dia 02 de outubro, o edital da seleção pública para cadastramento dos agricultores familiares que tenham interesse em fornecer leite para o Programa Leite Potiguar, a partir de janeiro de 2016. O cadastro será realizado no período de 05 a 20 de outubro. Os agricultores interessados deverão procurar os escritórios locais ou regionais da Emater-RN para se cadastrarem portando apenas a cópia do CPF e a Proposta de Comercialização do Leite - PCL. Clique aqui para ter acesso ao edital da chamada pública.

De acordo com o Decreto, publicado no Diário Oficial no dia 19 de agosto, no PLP pelo menos 50% do leite adquirido será originário da agricultura familiar. A Emater-RN será responsável pelos recursos e pagamentos dos produtores e pela assistência técnica aos produtores da agricultura familiar. A Sethas será responsável pelo recadastramento, cadastramento e monitoramento dos beneficiários, com foco em pessoas em extrema pobreza. A implantação das novas regras serão acompanhadas pelo Comitê Gestor do Programa do Leite - formado pela Emater-RN, Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Sethas e Idiarn.

Durante esta semana, diretores e assessores estaduais de planejamento da Emater-RN foram a campo se reunir com os 10 escritórios regionais da instituição para informar e orientar como os técnicos locais devem proceder o cadastro dos agricultores em relação às novas regras dessa Chamada Pública.

Após a inscrição, os técnicos vão conferir se as condições dos produtores coincidem com as informações repassadas. Confirmados os dados, o produtor estará habilitado a participar do programa, em lista que será divulgada no Diário Oficial do Estado e no site da Emater-RN no dia 18 de novembro (confira o calendário das etapas abaixo). Somente após isso, o produtor assinará com a Emater-RN um termo de compromisso de compra e venda do leite.

À Emater-RN, caberá assessorar as famílias produtoras de leite no processo de produção, a fim de promover o desenvolvimento e a consolidação dos participantes em suas Unidades de Produção Familiar (UPFs).

O Plano de Ater do Programa do Leite se baseia em três eixos: produção e armazenamento de forragem; adoção de manejo sanitário e boas práticas de higiene na ordenha do leite; e promoção do melhoramento genético do rebanho.

CALENDÁRIO
Período de inscrição: 05 a 20 de outubro;
Análise das informações cadastrais pela comissão estadual: 21 de outubro a 06 de novembro;
Divulgação do resultado de habilitação dos agricultores (as): 09 de novembro;
Recepção de recurso administrativo: 10 a 12 de novembro;
Análise do resultado dos recursos administrativos: 13 a 16 de novembro;
Divulgação do resultado dos recursos administrativos: 17 de novembro;
Divulgação do resultado final da chamada pública: 18 de novembro;
Recepção de recursos administrativos contra o resultado final: 19 a 25 de novembro;
Análise do resultado dos recursos administrativos: 26 a 27 de novembro;
Divulgação do resultado dos recursos administrativos contra resultado final: 30 de novembro;
Assinatura do Termo de Compromisso de Compra e Venda: a partir do dia 01 de dezembro.

GUAMARÉ - Petrobras fecha unidade de produção de biodisel

Usina de biodiesel em Guamaré: Unidade deixa de participar de leilões e terá atividades exclusivamente de pesquisa e desenvolvimento tecnológico para a produção
A Petrobras Biocombustível no Rio Grande do Norte confirmou, ontem, o fim da operação comercial da Usina de Biodiesel de Guamaré, a 173 quilômetros a noroeste de Natal. Através de nota, a empresa informa que “o foco exclusivo da unidade voltará a ser a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico para a produção de biodiesel”.

A decisão, segundo a companhia, foi tomada após uma avaliação detalhada do desempenho da unidade desde que passou a operar comercialmente a partir de junho deste ano. Não foram divulgadas mais informações sobre esse desempenho. De acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP), a autorização para a entrada em operação da Usina de Biodiesel de Guamaré saiu no “Diário Oficial da União” (DOU) de 13 de fevereiro deste ano, enquanto a autorização para comercialização foi publicada em 13 de maio. 

O Boletim Mensal da ANP informa que a unidade estava autorizada a produzir 56 metros cúbicos de combustível por dia. 

Já em relação ao último leilão realizado pela ANP, o de número 44, a Petrobras  Biocombustível havia se habilitado a negociar 1.010 metros cúbicos de biocombustível, no valor total de R$ 2.526.000.


A usina de biodiesel de Guamaré foi construída em 2006, para o desenvolvimento de pesquisas voltadas para a produção de biodiesel, possuindo pequena capacidade de produção. “A unidade deixará de participar dos leilões da ANP, mas fará todas as entregas acordadas no último certame. A equipe de cinco empregados será alocada em outras unidades da companhia”, diz ainda a Petrobras, por meio de nota divulgada através da assessoria de imprensa.

Repúdio
O Sindicato dos Petroleiros no Rio Grande do Norte (Sindipetro-RN) manifestou “repúdio” à decisão da Petrobras de encerrar as atividades da usina. “Além de causar perplexidade e repulsa na sociedade, a determinação amplia ainda mais o sentimento de indignação da categoria petroleira norte-rio-grandense com a orientação gerencial que vem sendo imposta pelo atual Conselho de Administração da companhia, eleito em abril”, diz o Sindicato, em nota. 

Segundo o Sindicato dos Petroleiros, a usina de biodiesel atravessou longo período em fase experimental e, depois de realizar uma série de obras e adaptações que totalizaram investimentos estimados em pelo menos R$ 5,1 milhões, a unidade recebeu da ANP as autorizações para operar (fevereiro) e comercializar (maio) a produção. 

A partir de então, a planta de biodiesel começou a ter uma utilização mista, com foco no mercado, mas sem deixar de desenvolver pesquisas para o desenvolvimento tecnológico na área de biodiesel.

O Sindicato informou que a usina tinha capacidade para produzir 20,1 milhões de litros de biodiesel por ano, e até a quarta-feira (30), vinha operando  com óleo de algodão semirrefinado e óleo de soja refinado, adquiridos nos Estados do Ceará e da Bahia, já que a produção potiguar de mamona e girassol foi duramente afetada pela seca. 

A direção da Unidade, entretanto, mantinha entendimentos com o Governo do Estado do RN a fim de que fossem desenvolvidas, em âmbito local, cadeias de suprimento de oleaginosas para dar suporte às atividades produtivas.

- O que
O biodiesel é um combustível produzido a partir de óleos vegetais ou de gorduras animais. 

- Como
Dezenas de espécies vegetais no Brasil podem ser usadas na produção, entre elas soja, dendê, girassol, babaçu, amendoim, mamona e pinhão-manso. 

- Por que
Além de contribuir para a diminuição da dependência do diesel importado, o biodiesel traz outros efeitos benéficos o incremento a economias locais e regionais. Também tem efeito positivo para o meio ambiente, já que acarreta na diminuição das principais emissões de gases veiculares em comparação ao diesel derivado do petróleo.

Sindicato critica decisão e avalia efeito
Para o Sindipetro a decisão da Petrobras vai de encontro ao discurso da presidente Dilma Rousseff, que em Conferência da ONU para a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, em Nova York, anunciou que, até 2030, o Brasil pretende garantir um total de 45% de fontes renováveis em sua matriz energética, com a participação de 16% de etanol carburante e das demais biomassas, neste total. 

O Sindipetro avalia que sob o argumento da necessidade de redução do endividamento e de aumento da remuneração dos acionistas, vai se desenhando um modelo de empresa segmentada, focada na produção e exportação de óleo cru, “sem qualquer preocupação com a promoção e geração de mais empreendimentos e empregos de qualidade no País, fazendo com que economias locais em que a indústria do petróleo tenha peso significativo, como a do Rio Grande do Norte, sejam duramente atingidas”. 

Antes da decisão de fechamento, a Usina de Guamaré já processava 30 toneladas/dia de matéria prima e, pela capacidade instalada, teria potencial para aquisição de 20 mil toneladas/ano de óleo vegetal e gordura animal.

30 - Toneladas/dia de matéria-prima. É a capacidade instalada da usina.

ALTO DO RODRIGUES - Daqui a pouco tem a secretária de saúde do município, no programa de rádio

Dôra, mostrará os resultados das ações da saúde no município
Daqui a pouco, à 12h, na rádio "comunitária" local, será transmitido o programa Conversando Com o Seu Prefeito e a convidada deste sábado, será a competente secretária municipal de saúde, Dôra que irá falar sobre o "Outubro Rosa", campanha contra o câncer de mama que foi lançado na última quinta-feira, na programação sócio-religiosa da festa da Padroeira e que terá uma extensa programação durante todo este mês de outubro.

Dôra também irá abordar sobre a prestação de contas que foi apresentada na última segunda feira às autoridades do município, Conselho de Saúde e sociedade civil, durante audiência pública na Câmara Municipal. Além de tratar sobre outros assuntos relacionados à saúde e de interesse da comunidade.

O programa Conversando como seu prefeito vai ao ar todos os sábados ao meio-dia pela rádio "comunitária" local onde é apresentado pelo radialista Fran Seixas e conta com direção geral do secretário de comunicação, o jornalista, Abelardo Neto.

ALTO DO RODRIGUES - Confira os locais de votação neste domingo na eleição do conselho tutelar


Além da Escola Walfredo Gurgel que divulgamos ontem, mais duas Escolas na zona rural, será o local de  votação neste domingo, na eleição do conselho tutelar.

1 - Escola Walfredo Gurgel - local de votação para eleitores da zona urbana, da Escola Luiz Carlos e dos moradores do distrito de Tabatinga

2 - Escola Félix Antonio, no distrito de São José, será o local de votação para os eleitores do distrito de São José, Tabuleiro Alto I e II, Vila Mestre Severino, Estreito e Ponciana.

3 - Escola Manoel Venâncio, no distrito de Barrocas, será o local de votação dos eleitores de Barrocas, Listrada e Canafístula

A votação acontecerá neste domingo (4) no horário das 08 às 17h, podendo o eleitor votar em  no máximo 5 candidatos, com apuração, ainda no domingo, realizado pelo Fórum da Comarca de Pendências, confira os nomes e números, prepare sua "cola" e exerça sua cidadania. Na apuração, só será permitido a presença do candidato ou de representante do mesmo, confira os candidatos:


ALTO DO RODRIGUES - Juiz da Comarca de Pendências promove palestra com alunos do Ensino Médio

As dirigentes da educação local, Irani Cunha e Nalda Ambrósio, participaram na noite de ontem (28), no auditório da Escola Estadual Maria Rodrigues Gonçalves, de uma palestra com o Juiz da Comarca de Pendências Dr. Marcos Antônio Mendes Ribeiro. O magistrado falou aos alunos do 3º. ano do Ensino Médio sobre perspectivas,comprometimento e qualidade de vida na adolescência. O momento foi importante e prendeu a atenção dos alunos que demonstraram interesse pelo tema e tiveram oportunidade de esclarecer dúvidas e fazer comentários. Fonte: Educalto

ESTADO - Ministério Público denuncia 24 pessoas pelas operações Citronela e Novos Rumos

Policiais militares foram presos na última terça-feira (29)
Promotores do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ofereceram, na tarde desta sexta-feira (2), as denúncias dos investigados nas operações “Citronela” e “Novos Rumos”, deflagradas nos dias 25 e 29 de setembro, respectivamente. As duas operações tem relação entre si e apuram esquema de lavagem de dinheiro do tráfico, extorsão por parte de policiais militares, além de comércio de drogas apreendidas.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério Público, no total foram denunciadas 24 pessoas, sendo dez réus pela Operação Citronela pelos crimes de tráfico, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Já na Novos Rumos foram 14 denunciados, sendo dois policiais que não foram presos, pelos crimes de corrupção passiva, peculato-furto, receptação, prevaricação e violação de domicílio.

Por se tratar de policiais militares como réus, os crimes denunciados na Operação Novos Rumos estão previstos no código penal militar e são agravados por terem sido cometidos por violação de dever inerente ao cargo e estando em serviço no momento da ação.

Segundo o Ministério Público, as investigações da Operação Citronela comprovaram que o grupo liderado por Joel Rodrigues Silva, o “Joel do Mosquito”, promovia o tráfico de drogas com lavagem de dinheiro, onde as riquezas eram acumuladas em imóveis e joias. O denunciados gerenciavam um elevado patrimônio, avaliado em mais de um milhão de reais, composto por automóveis de luxo, apartamentos, terrenos em condomínios de praias e em outros locais de alta valorização imobiliária e uma empresa de construção civil. Além disso, a organização criminosa mantinha também dois salões de beleza e cafeteria em área nobre da capital.

BRASIL - Deputado quer regulamentar jogos de azar

O senador Benedito de Lira (PP/AL) pretende apresentar proposta para regulamentar os jogos de azar no Brasil. Segundo o senador é possível arrecadar cerca de R$ 20 bilhões anualmente com as apostas, que hoje são clandestinas.

INOVAÇÃO - Igreja Assembleia de Deus vai lançar operadora de celular

A Assembleia de Deus, igreja que tem uma rede de filiadas pelo Brasil e alcança cerca de 18 milhões de fiéis, deve lançar uma operadora de celular nessa quarta-feira, dia 01 de outubro. A "Mais AD", como deverá se chamar o serviço, vai utilizar a estrutura da Vivo para funcionar. 

"Mais AD" será a terceira operadora virtual de rede móvel do país, ou seja, prestará serviços de telefonia móvel através do uso da rede de uma operadora tradicional, sem precisar ter rede própria. A operação da rede virtual não interfere no serviço tradicional. Vodafone e Porto Seguro também correm na mesma esteira e lançaram recentemente serviços semelhantes.

Raul Aguirre, diretor-geral da companhia, afirma que o serviço será "voltado ao público cristão", com distribuição de conteúdos aprovados por líderes evangélicos. O valor do investimento não foi divulgado, mas tem como patrocinadores executivos que já foram ligados à Brasil Telecom.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

ALTO DO RODRIGUES - Falta uma semana para começar a maior festa dos últimos tempos, veja aí


confira trechos de shows das atrações da Tradicional Festa de Outubro, uma das maiores dos últimos tempos

CAVALO DE PAU

CIRCUITO MUSICAL

SWINGADA FORROZEIRA

Saiba como e onde comprar seu ingresso:

COLÍRIO - Quem souber a raça desta gata nos avise!

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Ex-vereador Nilo Bezerra

Nesta sexta, queremos parabenizar o nosso amigo e leitor, Nilo Bezerra que completa mais uma era neste dia 02. Ex-vereador, Nilo é um grande defensor do município e de suas potencialidades. Desejamos à ele, sorte, saúde e sucesso

BRASIL - Dilma anuncia corte de 8 ministérios e redução do salário dela, dos ministros

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta sexta-feira (2) o corte de oito ministérios e a redução em 10% do salário dos ministros. Dessa forma, 275 dias após ter sido eleita, a presidente mudou toda a configuração do governo na tentativa de melhorar sua governabilidade e evitar a abertura de um processo de impeachment contra seu mandato. Os salários da própria Dilma e do vice-presidente Michel Temer também serão reduzidos em 10%. Os vencimentos brutos passarão de R$ 30.934,70 para R$ 27.841,23.

Dilma defendeu a reforma como uma "ação legítima" a ser feita por um "governo de coalizão". "Os governos de coalizão, como é o caso do meu e de todos os governos depois da democratização, precisam de apoio no Congresso. Nós vivemos em uma democracia e temos que dialogar com o Congresso eleito pelo povo em favor da população".

A presidente anunciou ainda a criação de uma Comissão Permanente para a Reforma do Estado, que terá como objetivo "reorganizar a administração federal" e fiscalizar o cumprimento das metas propostas pelo governo.

A presidente suprimiu ainda 3.000 cargos comissionados e 30 secretarias ministeriais, fundindo algumas delas nos chamados "superministérios", como o da Previdência Social e Trabalho, que ficará sob o comando de Miguel Rossetto (PT). Para ela, a fusão dessas pastas tem o objetivo de "fortalecer e dar maior eficiência e foco às políticas públicas".

Dilma também anunciou a redução de 20% nos gastos de custeio e contratação de serviços nos ministérios, além da criação de metas para a redução nas contas de água e energia e nas despesas com telefone e passagens aéreas.

ALTO DO RODRIGUES - Neste sábado, 3, continua o 1º Aulão Solidário, confira a agenda deste sábado

Haverá aula com Ricardo Cunha, Iara Empenado e Artur França. Não esqueça, é a partir das 08:00 Horas da manha na Escola Estadual Maria Rodrigues de Melo. Se não fez a inscrição, Corra na loja Dupla Face e garanta sua vaga e se prepare para o ENEM, ajudando quem precisa.

Inscrição apenas 2kg de alimento.
Não fique de fora dessa!

Informações: 99667-0817 ou 99609-1190

Idealizadores: Vereador Pedro Eugênio / Ricardo Cunha
Apoio: PAPELARIA MASTER na pessoa de Rosileide Gomes

PENDÊNCIAS - Confira os locais de votação para eleição do Conselho Tutelar no município

Conselho Tutelar do Município de Pendências-RN, para o quadriênio 2016/2019, de acordo com o edital de convocação.

Confira os locais de votações da eleição de escolha para os membros do Conselho Tutelar do Município de Pendências/RN:

1. Escola Estadual Luiz Gonzaga- Sede do Município
2. Escola Municipal Sebastião Ferreira- Distrito do Porto do Carão
3. Escola Municipal Manoel Alves Bezerra- Distrito de Mulungu

A eleição acontecerá no dia 04 de outubro do corrente ano, das 08hs:00min ás 17hs:00min.

A apuração dos votos será realizada após o término da votação no Fórum desse Município, com a presença do Promotor de Justiça dessa Comarca. Só será permitido está presente na apuração o candidato ou seu representante legal.

com informações de Alex Escoteiro

ALTO DO RODRIGUES E PENDÊNCIAS - MP recomenda transporte público durante eleições do Conselho Tutelar

Os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdicas) e as prefeituras dos municípios de Pendências e Alto do Rodrigues receberam recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), através da Promotoria de Justiça da Comarca de Pendências, para que disponibilizem veículos dos municípios, a fim de que estes sejam utilizados no transporte público de eleitores da zona rural, durante a eleição para membros do Conselho Tutelar, a ser realizada no dia 4 de outubro deste ano.

Os Comdicas deverão solicitar, através de ofício enviado aos prefeitos, veículos pertencentes aos municípios, inclusive os utilizados no transporte escolar, para transportar gratuitamente os eleitores da zona rural até o local onde estarão instaladas os locais de votação do processo de escolha unificado dos membros do Conselho Tutelar.

Já aos prefeitos, foi recomendado que atendam à solicitação do Comdica, no sentido de ceder tais veículos, como forma de possibilitar que essa parcela da população participe do processo de escolha.

Os Conselhos também devem montar o quadro geral de percursos e horários programados para o transporte de eleitores, podendo, para tanto, ouvir sugestões dos candidatos. Além disso, deve ser realizada a devida divulgação para conhecimento geral dos eleitores, através de informes em rádios, carros de som, divulgação em sites das Prefeituras, blogs locais (se houver), e outros meios que forem necessários.

O MPRN orientou ainda que os Comdicas estejam atentos ao fato de que o transporte gratuito será apenas dentro dos limites desses municípios e beneficiará exclusivamente os eleitores da zona rural, sendo vedadas rotas dentro da zona urbana como, por exemplo, de um bairro para o outro.

Os Comdicas também devem providenciar que os veículos cedidos circulem no dia da eleição exibindo, de forma legível, rótulo com a frase: “A serviço do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Comdica”. A confecção e a colagem da faixa, que deve ter a assinatura do  respectivo presidente e membros da comissão eleitoral, é de responsabilidade do órgão.

As informações a respeito das providências adotadas, inclusive com a documentação que comprove seu cumprimento, devem ser comunicadas ao MPRN, no prazo de 10 dias a contar do recebimento das recomendações, e no caso dos prefeitos, a contar do recebimento da solicitação dos Comdicas.

Em caso de descumprimento injustificado, o Ministério Público adverte que adotará as medidas judiciais necessárias para assegurar o fiel cumprimento da Recomendação e a regularidade do processo de escolha unificado para membros do Conselho Tutelar, com a apuração de eventual responsabilidade dos agentes respectivos.

ELEIÇÕES - Atenção, o prazo termina hoje

Termina hoje (02), um ano antes das eleições 2016, o prazo para a criação de novos partidos políticos e mudança de domicílio eleitoral para candidatos ao pleito do próximo ano. A Lei nº 13.165, de 29 de setembro de 2015, que altera dispositivos das Leis nº 9.504, 9.096 e 4.737, modifica o prazo para deferimento de filiação partidária de um ano para seis meses antes do pleito, além de abrir uma “janela” para mudança de partido que passa a ser admitida como “justa causa” se efetuada trinta dias antes do prazo final de filiação exigido pela lei.

ALTO DO RODRIGUES - No rádio, a secretária de Saúde fará balanço das ações desenvolvidas no município

Dôra, mostrará os resultados das ações da saúde no município
A convidada do Programa Conversando com o seu Prefeito deste sábado (3) será a secretária de saúde Maria Auxiliadora Martins (Dôra), que irá falar sobre o "Outubro Rosa", campanha contra o câncer de mama que durante todo o mês de outubro terá uma extensa programação de eventos com atendimentos médicos, consultas, realização de exames, palestras, distribuição de brindes etc. 

Dôra também irá abordar sobre a prestação de contas que foi apresentada na última segunda feira às autoridades do município, Conselho de Saúde e sociedade civil, durante audiência pública na Câmara Municipal. Além de tratar sobre outros assuntos relacionados à saúde e de interesse da comunidade.

O programa Conversando como seu prefeito vai ao ar todos os sábados ao meio-dia pela rádio "comunitária" local onde é apresentado pelo radialista Fran Seixas e conta com direção geral do secretário de comunicação, o jornalista, Abelardo Neto.

BLOGDOBG - Ministério da Saúde lança para todo Brasil sistema desenvolvido no Onofre Lopes

O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) tem um de seus projetos tecnológicos, na área da informação digital, lançado para todo o Brasil nesta quinta-feira, 1º de outubro, pelo Ministério da Saúde. Trata-se do Sistema de Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (AMAQ).

Este projeto, desenvolvido integralmente pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) do HUOL, proporciona um sistema de informação em saúde que será utilizado por todos os municípios do Brasil, estando incluso nas ações estratégias do Ministério da Saúde, que avaliam as melhorias da qualidade da atenção básica no Sistema Único de Saúde (SUS). O lançamento é considerado como um marco importante para o Rio Grande do Norte, que se posiciona no Brasil como referência no desenvolvimento de tecnologia em saúde.

AMAQ
O Sistema de Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica é um instrumento de autoavaliação, que auxilia no planejamento de ações da equipe. Com ele podem ser identificados os pontos críticos a serem trabalhados, assim como as ações de intervenção que devem ser implementadas.

A autoavaliação é um procedimento basilar para o desenvolvimento das ações de melhoria e qualidade dos serviços, devendo ser entendido como um processo necessário e contínuo nas ações de monitoramento e acompanhamento pelos gestores, profissionais e equipes, conforme informações dos desenvolvedores do sistema AMAQ.

ESTADO - MPF denuncia ex-prefeito por improbidade

O Ministério Público Federal (MPF) em Pau dos Ferros apresentou uma denúncia e uma ação de improbidade contra o ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Nunes do Rêgo, por dispensar irregularmente licitação para aquisição de pneus destinados à manutenção de veículos da Prefeitura, utilizando recursos federais provenientes do Piso de Atenção Básica (PAB), no ano de 2005.

A ilegalidade, apontada nas ações assinadas pelo procurador da República Marcos de Jesus, foi identificada em fiscalização da Controladoria Geral da União (CGU). O valor de R$ 11.740 foi repassado diretamente à empresa L. D. Alinhamentos ME, de propriedade de Edmunda Alves da Silva, sem qualquer tipo de procedimento licitatório.

Além da falta de licitação, o MPF aponta uma quantidade excessiva de pneus adquiridos em um curto espaço de tempo. Para um único veículo do modelo Ducato, foram comprados 13 unidades em apenas três meses e seis dias. Para uma ambulância Kadett Ipanema, foram adquiridos oito pneus em menos de dois meses. Já para um Meriva, foram seis pneus em 2 meses e 13 dias.

O ex-prefeito poderá responder por causar prejuízo aos cofres públicos (artigo 10, inciso VIII, da Lei 8429/92) e por dispensa indevida de licitação (artigo 89 da Lei 8666/93). A ação penal foi protocolada na Justiça Federal sob o número 0000226-12.2015.4.05.8404 e a ação de improbidade sob o número 0800194-71.2015.4.05.8404.