Memorial às vítimas de Covid

sábado, 6 de dezembro de 2014

MUNDO - Brics cria grupo de trabalho para elaborar medidas de combate ao ebola

Reunião dos Ministros da Saúde do Brics. E/D: Dmitry Kostennikov (Rússia), Vishwa Mohan Katoch (Índia), Arthur Chioro (Brasil), Li Bin (China) e Pakishe Aaron Motsoaledi (África do Sul) (José Cruz/Agência Brasil)
A criação de um grupo de trabalho para desenvolver um plano conjunto de enfrentamento à epidemia de ebola foi acordada ontem (5) pelos ministros da Saúde do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), durante reunião em Brasília. “Sob hipótese alguma podemos ficar tranquilos com o ebola. Há necessidade de continuar vigilante. Cada país fará a lição de casa, trabalhando no controle de portos e aeroportos, informando a população”, disse o ministro Arthur Chioro após o encontro.

Na quarta-feira (3), o Ministério da Saúde anunciou a doação de R$ 25 milhões para o combate ao vírus do ebola nos países mais afetados pela doença. Desse total, 50% irão para a Organização Mundial da Saúde (OMS). O dinheiro deverá ser usado na atenção às populações infectadas e nas medidas de controle da doença.

Na reunião, os ministros também discutiram ações de combate à tuberculose e ao vírus da aids. “São cinco países extremamente populosos, em desenvolvimento, com papel estratégico hoje no mundo, e que se reúnem para discutir várias agendas. Na área da saúde, temos desafios comuns”, disse Chioro.

SEGURANÇA - Dois são presos ao tentar arrombar caixa eletrônico na Zona Sul de Natal

Dois homens foram presos na madrugada deste sábado (6) ao tentar arrombar um caixa eletrônico do Banco do Brasil dentro de um estabelecimento comercial na Avenida Engenheiro Roberto Freire, em Ponta Negra, na Zona Sul de Natal. Um terceiro suspeito conseguiu fugir e não foi localizado.

Os suspeitos chegaram a danificar o caixa eletrônico, porém não levaram o dinheiro. Um maçarico foi deixado no local do crime e uma pistola 380 foi apreendida pela Polícia Militar. A PM chegou ao local por volta das 2h após uma denúncia de que homens tentavam arrombar um caixa eletrônico. Os PMs cercaram o estabelecimento e conseguiram prender dois dos três suspeitos do crime.

De acordo com os policiais militares que atenderam a ocorrência, um vigilante foi rendido e amarrado pelos suspeitos. Dois dos homens estavam do lado de dentro do estabelecimento, enquanto outro fazia a comunicação do lado de fora por rádio. Um dos homens que estava dentro do local e o que estava na parte externa do estabelecimento foram detidos. A dupla foi levada para a Delegacia de Plantão da Zona Sul.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

ALTO DO RODRIGUES - Nos pênaltis, AFC conquista vaga para a final do Norte-rio-grandense de Futsal


Foi sofrida a vitória, foi uma das melhores partidas do campeonato Norte-rio-grandense de Futsal. AFC está na final da competição. No tempo normal, o AFC começou ganhando com um golaço de Dudinha. O AREC/Ceara-Mirim empatou o jogo. Na prorrogação  o AFC perdeu várias chances de gol e ainda teve um jogador expulso, mas conseguiu segurar o empate, levando a decisão para as penalidades. O AFC conquistou a vaga para a grande nos pênaltis pelo placar de 3 a 2. 

Depois da vitória, o coordenador de esporte Edenilson Melo comemorou a vaga dizendo que o resultado é fruto de um trabalho sério. A prefeitura municipal também está de parabéns por oferecer e atender as solicitações dos desportistas do município.

Agora o AFC espera o adversário para a final no confronto entre a AABB-Umarizal/Jandaíra e o Cruzeiro/Ulbra, jogo que acontece neste sábado (06), às 20h30 no Ginásio Francisco Martins de Melo, em Jandaíra. O campeão do Norte-rio-grandense de Futsal, será conhecido em dois jogos (ida e volta), nos dias 9 e 13 de dezembro.

A arbitragem da partida ficou sob o comando de José Edson da Silva (1º árbitro), João Batista Oliveira (2º árbitro) e Cícero Caetano (anotador), além da presença do delegado da partida, Carmésio.

ALTO DO RODRIGUES - AFC e AREC/Ceará-Mirim definem vaga na final, nesta sexta

O Campeonato Norte-rio-grandense de Futsal Adulto Masculino chega a reta decisiva e vai conhecer seus finalistas em dois jogos emocionantes. 

OAREC/Nossa Terra, de Ceará-Mirim, enfrenta Alto do Rodrigues (AFC) hoje, às 20h30, no ginásio Nélio Dias, na zona norte de Natal. O primeiro confronto acabou empatado em 3 a 3. O vencedor da partida se classifica. Se houver nova igualdade, o jogo segue para a prorrogação e, se persistir, a vaga será decidida nos pênaltis.

No sábado, no mesmo horário, a AABB-Umarizal/Jandaíra recebe oCruzeiro/Ulbra no Ginásio Francisco Martins de Melo, em Jandaíra. No jogo de ida, a AABB venceu por 3 a 1 e tem a vantagem do empate em casa. O Cruzeiro precisa de uma vitória para forçar a prorrogação. Informações por Canindé Tomaz

COLÍRIO - Papai Noel mandou presente para os tarados de plantão, em dose dupla


ALTO DO RODRIGUES - Secretária de Educação participa do Seminário do Programa Mais Educação

A dirigente da educação de Alto do Rodrigues Irani Cunha participou, junto com técnico-coordenadores da Secretaria de Educação, do Seminário de encerramento da formação de Escola de Tempo Integral, ontem (04), em Natal. O objetivo do encontro era debater a ampliação do tempo diário de permanência na escola dos alunos com atividades criativas e direcionadas.

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Romennigue Cabral


Nesta sexta, queremos parabenizar o nosso amigo Romennigue Cabral, que festeja idade nova e celebrou a primeira parte do aniversário, recebendo os cumprimentos dos colegas de trabalho da Central do Cidadão, onde gerencia o órgão. Desejamos boa sorte e sucesso nesta caminhada e que todos os desafios que se apresentem, tem uma solução rápida e eficiente, peculiar do competente Romennigue Cabral.

JANDUÍS - PM envolvido em crime de pistolagem, foi exonerado do comando da PM no município

O coronel Araújo disse que logo que foi confirmada a prisão do cabo Silva, ele foi exonerado do comando da PM de Janduís. "Já haviam indícios de desvio conduta e Polícia Civil cumpriu os mandados, constatando a infração. Se for comprovada a participação dele nos crimes dos quais é suspeito, o cabo vai responder por um processo na esfera civil e outro na esfera militar", contou ele. Caso fique detido após prestar depoimento, o cabo Silva deve ser trazido para a sede do Comando Geral da Polícia Militar, no bairro do Tirol, na Zona Leste de Natal.

JANDUÍS - Comandante da PM é preso suspeito de pistolagem

Operação cumpriu 12 mandados de busca e apreensão em Janduís, Almino Afonso e Frutuoso Gomes (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
Uma operação da Polícia Militar da Força Nacional prendeu sob a suspeita de crimes de pistolagem na madrugada desta sexta-feira (5) o comandante da PM do município de Janduís, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Segundo o coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, comandante geral da PM no estado, foram encontradas porções de drogas dentro do carro da polícia, que estava na casa do policial.

Além de Janduís, a operação cumpriu 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de Frutuoso Gomes e e Almino Afonso. De acordo com o delegado Sandro Régis, titular da Delegacia Regional de Patu e responsável área, a prisão do cabo Silva, comandante da PM de Janduís, aconteceu após a droga ser encontrada dentro da viatura. "Estávamos investigando homicídios e o tráfico de drogas na região e as denúncias levaram a vários nomes, dentre eles o do cabo Silva, que estaria encobertando crimes de pistolagem na região. Por enquanto, há apenas as denúncias, mas vamos investigar", explicou o delegado.

Na casa do delegado foram encontradas armas, que pertencem à corporação. "As armas já foram identificadas como sendo da PM. Agora ele vai prestar depoimento para esclarecer se a droga era dele ou não. A princípio, ele deve responder por posse de drogas",  disse Sandro. Ainda segundo o delegado, outras quatro pessoas foram presas durante a operação. "Duas foram presas por tráfico de drogas e outras duas por porte ilegal de arma", completou.

ELEIÇÕES - Cerimônia de diplomação dos eleitos será no dia 18

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) confirmou para o próximo dia 18 a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos no último pleito. O evento será realizado no auditório Governador Lavoisier Maia do Centro de Convenções de Natal.

Durante o evento, os eleitos aos cargos de governador, vice-governador, senador, suplentes de senador, deputados federais e estaduais, em sessão solene do pleno do TRE-RN, vão ser diplomados e, consequentemente, estarão aptos a tomarem posse nos respectivos cargos. Segundo o órgão, a diplomação é um ato formal que encerra o processo eleitoral. 

O diploma recebido é um documento indispensável para que o eleito tome posse no seu cargo. É a diplomação também que marca o início do prazo para dois tipos de ações judiciais: o recurso contra a expedição de diploma e a ação de impugnação de mandato eletivo.


TRÂNSITO - Veículos registrados a partir de 2016 terão placas no padrão Mercosul

Novas placas serão usadas em veículos registrados a partir de 2016
Os veículos registrados no Brasil a partir de janeiro de 2016 passarão a adotar placas no padrão Mercosul, com fundo branco, quatro letras e três números. O objetivo é facilitar a visualização e leitura das placas pela fiscalização eletrônica, além de dificultar, com a ajuda de alguns dispositivos de segurança, eventuais clonagens.

A nova placa terá margem azul superior, com o emblema do Mercosul à esquerda e o nome do país ao centro. A bandeira nacional ficará à direita da placa, que terá, ainda, linhas onduladas horizontais e marcas d’água com a logo do Mercosul, gravadas na película refletiva. Ela valerá para o Brasil, o Uruguai, o Paraguai, a Argentina e a Venezuela.

De acordo com o Ministério das Cidades, é alto o número de placas veiculares clonadas no Brasil. Segundo a pasta, normalmente a clonagem é feita por quadrilhas especializadas em roubo de veículos e muitos proprietários, para evitar multas, usam placas frias para driblar a fiscalização eletrônica.

Em nota, o ministério informou que, futuramente, será possível uma integração entre os dados dos países do Mercosul, o que permitirá controle mais rigoroso do transporte de cargas e de passageiros, além dos carros particulares. A resolução do Conselho Nacional de Trânsito, que estabelece o novo sistema de placas de identificação de veículos foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (4).

ALTO DO RODRIGUES - Secretaria de Educação prepara programação especial para o Natal das Crianças

Na manhã da última quarta-feira (03) equipes representando secretarias e departamentos da Prefeitura Municipal de Alto do Rodrigues se reuniram na sede da Secretaria de Educação para planejar a programação do “Natal das Crianças” 2014. 

A confraternização que tem como objetivo principal celebrar os festejos natalinos, integrando as crianças e seus familiares, contará com a presença do Papai Noel, da Mamãe Noel e de distribuição de presentes as crianças participantes.  Aguardem!

BENTO FERNANDES - Governadora assegura construção de mais 40 casas populares

Moradores do município de Bento Fernandes, na região do Mato Grande, receberam na tarde desta quinta-feira (4) a Governadora Rosalba Ciarlini, presente no município para formalizar a entrega de 40 casas do Minha Casa, Minha Vida. 

O programa é uma ação tripartite que envolve os governos federal, estadual, por meio da Companhia Estadual de Habitação, e municipal. Na ocasião da entrega, a chefe do Executivo Estadual anunciou a construção de mais 40 casas, ficando a cargo da prefeitura a apresentação de projetos a regularização do terreno, bem como escolha dos beneficiários.

Com as unidades habitacionais de hoje, o número de casas entregues até o momento chega a 1.610 divididas para famílias de 39 municípios potiguares. No entanto, diferente do projeto original, as casas têm um quarto a mais, passando a três dormitórios, por sugestão da Governadora Rosalba Ciarlini que garantiu a contrapartida referente à diferença de valores. 

Apenas em Bento Fernandes, as casas têm valor de R$ 1,1 milhão. Na região do Mato Grande, além de Bento Fernandes, Poço Branco e João Câmara estão com 50 e 40 casas em construção, respectivamente. 

CONHECIMENTO - Dicas de português com o professor Iran Padilha - 3 de 3

Professor Iran Padilha
FIGURAS DE LINGUAGEM
São recursos usados pelo falante para realçar a sua mensagem.

9) CATACRESE
A catacrese é o emprego impróprio de uma palavra ou expressão por esquecimento ou ignorância do seu real sentido.
Sentou-se no braço da poltrona para descansar.
A asa da xícara quebrou-se.
O pé da mesa estava quebrado.
Vou colocar um fio de azeite na sopa.

10) ANTÍTESE
Emprego de termos com sentidos opostos.
Ela se preocupa tanto com o passado que esquece o presente.
A guerra não leva a nada, devemos buscar a paz.

11) EUFEMISMO
Aquele rapaz não é legal, ele subtraiu dinheiro.
Acho que não fui feliz nos exames.
O intuito dessas orações foi abrandar a mensagem, ou seja, ser mais educado.
No exemplo 1 o verbo “roubar” foi substituído por uma expressão mais leve.
O mesmo ocorre com o exemplo 2 , “reprovado “ também foi substituído por uma expressão mais leve.

12) IRONIA
Que homem lindo! (quando se trata, na verdade, de um homem feio.)
Como você escreve bem, meu vizinho de 5 anos teria feito uma redação melhor!
Que bolsa barata, custou só mil reais!

13) HIPÉRBOLE
É o exagero na afirmação.
Já lhe disse isso um milhão de vezes.
Quando o filme começou, voei para casa.

14) PROSOPOPÉIA
Atribuição de qualidades e sentimentos humanos a seres irracionais e inanimados.
A formiga disse para a cigarra: ” Cantou...agora dança!

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

ALTO DO RODRIGUES - Podem acontecem outras condenações por teemr descumprido a decisão judicial?

Várias pessoas nos ligaram e relembrando que o processo nº 6244 do juiz eleitoral de 22 de outubro de 2014, determinava que, se por ventura, a decisão do juiz fosse descumprida, cada pessoa envolvida, pagaria uma multa de nada mais, nada menos que R$ 50 mil reais. A decisão foi descumprida, não só por Eider Medeiros, mas outras lideranças, políticos, vereadores, ex-vereadores que poderiam entrar nesse rol de condenados. Na decisão proferida hoje e publicada no Diário Oficial, o juiz condena apenas o ex-prefeito Eider Medeiros, do PMDB e não do PSD, mas a decisão envolve o PSD.

Então, podem acontecem outras condenações por terem descumprido a decisão judicial? Pode (ou não)! Só vai depender do magistrado analisar esse documento expedido pelo próprio juiz eleitoral da 47ª Zona Eleitoral (ZE).

MACAU - Mari Antunes cantora do Babado Novo, convida público para o reveillon na capital do sal


No primeiro dia de Carnaval, em cima do trio, tocando no bloco Bikoka, a nova atração da banda Babado Novo, Mari Antunes, convidou o público para curtir a virada do ano, na cidade de Macau. O prefeito Kerginaldo Pinto, acompanha no trio, todo o sucesso da banda Babado Novo, que vai fazer a festa no reveillon 2014.

BRASIL - Roseana Sarney anuncia renúncia do governo do Maranhão

Governadora deverá passar quatro meses no exterior após renúncia
A menos de um mês para a posse do novo governador eleito do Maranhão, a atual governadora Roseana Sarney comunicou que irá renunciar o cargo. O anúncio foi feito durante almoço nessa quarta-feira (3) com deputados da base aliada. Hoje, ela se despediu dos integrantes do Judiciário e Ministério Público.


Quem irá assumir o governo até o dia 1º de janeiro será o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB), já que o vice-governador, Washington Oliveira, renunciou o cargo para assumir uma vaga no TCE. De acordo com o deputado César Pires (DEM), Roseana não revelou os motivos da saída e deverá passar quatro meses descansando no exterior.

ALTO DO RODRIGUES - PSC local têm as contas aprovadas pelo juiz eleitoral da 47ª ZE


O juiz eleitoral Dr Marco Antonio Mendes Ribeiro, da 47ª Zona Eleitoral (ZE), declarou aprovadas as contas do Partido Social Cristão (PSC) do município, referente ao exercício financeiro de 2013. O Ministério Público Eleitoral (MPE) também opinou pela aprovação das contas do PSC municipal.

ALTO DO RODRIGUES - Município e outras 3 cidades incluídas no Projeto Jovem Aprendiz da Petrobrras

A Petrobras, através da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN), abre nesta segunda-feira (08/12), a partir das 10h, as inscrições para o processo seletivo da edição 2014 do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA) no Rio Grande do Norte. As inscrições seguem até às 22h de sexta-feira (12/12) e devem ser feitas exclusivamente no site www.funcern.br. O processo seletivo é composto por cinco etapas eliminatórias. Os que realizarem a primeira etapa (inscrição por meio do preenchimento de formulário eletrônico), passarão por uma prova escrita no dia 21/12.


Ao todo, serão oferecidas 120 vagas no estado, sendo 31 para Natal, 47 para Mossoró, 21 para Alto do Rodrigues e 21 para Guamaré. O programa terá duração de 24 meses e os selecionados receberão um salário mínimo vigente para jornada de trabalho de 20 horas semanais, além de vale-transporte ou transporte oferecido pelo Programa, vale-refeição ou alimentação oferecido pelo Programa, 13º salário, férias e FGTS.  
Os jovens concorrentes devem comprovar residência em um dos municípios onde as vagas estão sendo ofertadas. Os estudantes residentes em Guamaré e Mossoró devem ter de 17 anos e 6 meses a 21 anos e 06 meses até o último dia da inscrição, já a faixa etária dos que moram em Natal e Alto do Rodrigues deve ser entre 16 e 18 anos até o último dia da inscrição.

Os candidatos precisam ter concluído do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em escola da rede pública de ensino e estar cursando ou ter concluído o ensino médio em escola da rede pública de ensino. É necessário ainda possuir renda bruta familiar mensal de até meio salário mínimo em vigência no período da inscrição por pessoa. É exigido também não ter realizado qualquer tipo de estágio e não ter participado de qualquer programa de aprendizagem até a data de realização da inscrição. Todos os pré-requisitos e etapas do processo seletivo estão contidos no edital.

Após aprovados, os participantes do programa passarão por três etapas de formação. Na primeira delas, os alunos receberão aulas de formação básica com educadores da Funcern. Na segunda, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) oferecerá cursos de qualificação profissional aos aprendizes, já na terceira e última etapa, os jovens irão passar por um período de vivência profissional na Petrobras.

ESTADO - MP apela contra sentença que determina convocação de 824 aprovados em concurso da PM

O Ministério Público do Rio Grande do Norte interpôs apelação civil, na 4ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, contra sentença que determinou a convocação de 824 candidatos aprovados em concurso da Polícia Militar. O entendimento do MPRN no recurso interposto na Justiça na terça-feira (02) é de que o prazo de validade do concurso expirou em 21 de julho de 2010.

Para tanto, o MP requer que o Tribunal de Justiça conheça e dê provimento à apelação de modo que a sentença recorrida seja reformada. Assim, o pedido é de que seja reconhecida a inconstitucionalidade da Lei Estadual n° 9.356/2010 e seja declarado judicialmente que o concurso público para provimento dos cargos de soldados da PM teve sua vigência iniciada em 21 de julho de 2006 e o respectivo termo final quatro anos após, em 21 de julho de 2010.

Ainda na apelação, o MPRN pede a reforma ou anulação parcial da sentença no que se refere ao julgamento de procedência dos pedidos articulados pela Associação dos Praças da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte (ASPRA PM/RN) e a revogação da antecipação dos efeitos da tutela concedida pelo juízo de primeiro grau.

O concurso, disciplinado pelo edital n° 001/2005-CFSd/DP/PMRN, foi realizado em 2005. A sentença impugnada determinou o seguimento do certamente, com a convocação dos 824 candidatos remanescentes aprovados na 2ª etapa para participarem da 3ª fase, devendo ainda ser realizada a inscrição dos aprovados na etapa seguinte, correspondente ao Curso de Formação de Soldados, e, após colhidos os resultados, realizada a promoção dos aprovados ao cargo de Soldado PM/RN.

ALTO DO RODRIGUES - Secretaria de Educação realiza oficinas de Arte e Artesanato

A Prefeitura e Secretaria de Educação de Alto do Rodrigues continuam incentivando o trabalho de arte e artesanato. A professora arte-educadora Francisca Medeiros vem promovendo diversas oficinas, beneficiando pais, alunos e comunidade geral. Esta semana um grupo de senhoras participou de uma oficina sobre enfeites natalinos e alunos da rede pública participaram da oficina de confecção de chaveiros e peso de portas.


 

ELEIÇÕES - Robinson e Henrique receberam recursos de empresas investigadas na Operação Lava-jato

No Rio Grande do Norte, os dois principais candidatos ao Governo do Estado receberam recursos de empresas investigadas na Operação Lava Jato. O deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB) e o governador eleito Robinson Faria (PSD) tiveram doações dessas empresas.

A imprensa já tinha informado esse dado, depois de reveladas as prestações de contas de Henrique. Hoje, a Folha de São Paulo traz o nome de Robinson na lista de 19 governadores que receberam recursos dessas empresas. Essas mesmas empreiteiras doaram R$ 72,5 milhões para as campanhas presidenciais de Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB).


ALTO DO RODRIGUES - Supermercado Soberano premiará clientes com 2 motos e muitos prêmios


ESTADO - TCE aprova contas da gestão da governadora Rosalba Ciarlini com ressalvas

Em sessão especial de mais de 5 horas, realizada nesta quarta-feira, o Plenário do Tribunal de Contas do Estado, por maioria de 3 votos a 2, emitiu parecer prévio sugerindo à Assembleia Legislativa a aprovação, com ressalvas, das contas anuais da governadora Rosalba Ciarlini, relativas ao exercício de 2013.


O relator do processo, conselheiro Carlos Thompson Costa Fernandes, votou no sentido de emitir de parecer prévio pela desaprovação das contas, em vista das irregularidades por ele apontadas, dentre as quais, a abertura de créditos adicionais sem autorização legislativa e sem limites, a não aplicação do percentual mínimo de 25% da receita de impostos com investimentos em educação, a extrapolação do limite total de gastos com pessoal do Estado e o cancelamento de restos a pagar processados, impropriedades consideradas graves pelo relator.

ELEIÇÕES - Eleitores têm até esta quinta-feira (4) para justificar ausência no 1º turno

Os eleitores que não votaram e nem justificaram a ausência à urna no primeiro turno das Eleições de 2014, realizado no dia 5 de outubro, têm até esta quinta-feira (4) para apresentar a justificativa ao juiz em qualquer cartório eleitoral. A Justiça Eleitoral considera cada turno de votação de um pleito uma eleição autônoma. Justificativa Para justificar a ausência, o eleitor deve se dirigir a qualquer cartório eleitoral , apresentar o requerimento de justificativa e a documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito, para que o juiz eleitoral a examine.

Impedimentos
Sem o comprovante de votação, ou de quitação de suas obrigações eleitorais, o eleitor fica impedido de exercer alguns direitos, tais como: inscrever-se em concurso público; ser empossado em cargo público; obter carteira de identidade ou passaporte; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial; obter empréstimos em bancos oficiais; e participar de concorrência pública ou administrativa.

Caso não votem nem justifiquem a ausência, os servidores públicos ficam sem receber seus vencimentos até regularizarem a situação junto à Justiça Eleitoral. Quem não votar em três eleições consecutivas - considerando cada turno uma eleição - e não justificar sua ausência terá sua inscrição eleitoral cancelada.

Essa regra não se aplica aos eleitores para quem o voto é facultativo - analfabetos, os que têm 16 e 17 anos, e os maiores de 70 anos - e aos portadores de deficiência física ou mental cujo cumprimento das obrigações eleitorais seja impossível ou demasiadamente oneroso.

Eleitor no exterior
O brasileiro que estava no exterior no dia do pleito, e não se cadastrou para votar no país onde se encontra, tem até 30 dias contados de seu retorno ao Brasil para justificar a ausência no cartório eleitoral.

ECONOMIA - Aproveite as super ofertas de fim de ano das lojas Pedrinho Eletromóveis

ESTADO - Kátia Pinto tem indicação para a ARSEP aprovada pelos deputados da CCJ

Os deputados da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovaram a indicação, pelo governo, do nome da atual secretária de Infraestrutura, engenheira Kátia Pinto, para presidir a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Rio Grande do Norte (Arsep-RN).

Agora a indicação segue para ser apreciada em plenário. O mandato na presidência da Arsep tem duração de quatro anos. Na sabatina a que foi submetida pelos parlamentares esta manhã (4), a engenheira afirmou que pretende incluir os serviços de água e esgoto no rol de fiscalização pela autarquia, que atualmente cuida da parte de energia e gás.

Presidente da CCJ, o deputado Hermano Morais disse que a secretária já tem uma atuação e competência reconhecidas: “Seu nome foi apreciado e tivemos a oportunidade de ouvi-la, agora segue para o plenário apreciar”, disse.

ALTO DO RODRIGUES - Justiça Eleitoral manda arquivar processo por compra de voto contra Abelardo


O PSD municipal tinha feito denúncia na justiça eleitoral acusando o prefeito Abelardo Rodrigues pelo crime de compra de voto. De acordo com a decisão do magistrado.

"os fatos apontados na peça vestibular não se confirmaram nas diligências feita pela Autoridade Policial, razão pela qual o Ministério Público Eleitoral (MPE) requereu a improcedência do feito com o respectivo arquivamento. Portanto, não há o que se falar em prática de ilícito por parte do representado (prefeito Abelardo)", diz o magistrado em sua decisão.

ELEIÇÕES - Eleitores do RN têm até esta quinta para justificar ausências no 1º turno

Os eleitores do Rio Grande do Norte têm até esta quinta-feira (4) para justificar a ausência às urnas no primeiro turno das eleições. Já o prazo limite para justificar as ausências às urnas relativas ao segundo turno é 26 de dezembro. Desde a última quinta (26), o processo de justificativa pode ser feito pela internet, no sistema informatizado Justifica, que pode ser acessado AQUI.

Serão solicitados ao eleitor os dados de número da inscrição eleitoral;  nome do eleitor; data de nascimento; endereço de e-mail; telefone – informação facultativa; eleição a que se refere o requerimento; declaração, por escrito, do motivo de ausência às urnas; documentação que evidencie a justificativa, a ser digitalizada e anexada no requerimento cadastrado, conforme especificações técnicas do sistema.

Registrado o requerimento no sistema, o eleitor receberá um código de protocolo para acompanhamento. Após análise dos dados e da documentação exigida, o eleitor receberá, automaticamente, a decisão da autoridade judiciária registrada no sistema. O sistema Justifica também está disponível na página internet do TRE/RN no menu Eleitor – Justificativa Eleitoral.

ALTO DO RODRIGUES - Eider e o PSD são condenados a pagar R$ 50 mil por descumprir ordem judicial

O juiz da 47ª Zona Eleitoral, Dr Marco Antonio Mendes Ribeiro condenou o PSD municipal e o ex-prefeito Eider Medeiros ao pagamento de multa no valor de R$ 50 mil (cada), por ter descumprido ordem judicial.

A arbitrariedade praticada por integrantes do PSD (partido do governador Robinson Faria) no Alto do Rodrigues, incluem-se o ex-prefeito Eider Medeiros aconteceu no dia do último comício (vigilia) do segundo turno das eleições (23 de outubro), onde ficou determinado pelo juiz eleitoral que, de acordo com o oficio entregue à autoridade policial local para a realização do último comício.

De acordo com a entrega de ofícios, a agremiação política do PSD municicpal, não poderia realizar movimentação política no mesmo roteiro e horário da coligação adversária. Mesmo assim, o PSD municipal descumpriu a ordem judicial..

"Conforme ofício oriundo da Autoridade Policial de Alto do Rodrigues às fls. 27, o senhor Eider Medeiros descumpriu a decisão judicial incitando militantes a ultrapassar o bloqueio policial montado para não haver confronto nas manifestações", diz o magistrado em sua sentença. O Ministério Público também opinou pela condenação de Eider Medeiros por ter descumprido A decisão do juiz já está publicado no Diário Oficial

HOMENAGEM - Deputado Ricardo Motta recebe título de cidadão de Santo Antônio

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado estadual Ricardo Motta, recebeu título de cidadão santo-antoniense, em sessão solene promovida pela Câmara Municipal de Santo Antônio na noite desta quarta-feira (03). A homenagem foi entregue pelo propositor, o vereador Gesiel Gomes. O prefeito de Santo Antônio, Lula Ribeiro, prestigiou a solenidade.

O vereador destacou as ações do deputado em favor do município do Agreste. “O deputado tem feito muitas coisas em favor do nosso município. Colaborou com o Hospital Regional, destinou emendas ao orçamento do Estado, dentre tantas outras ações”, afirmou Gesiel Gomes.

O vereador Nélio de Araújo acrescentou que a aprovação dos títulos de cidadão era “o reconhecimento do trabalho e da contribuição dos homenageados para o crescimento do município. A nossa casa não faz mais do que a obrigação de aprovar o título de cidadão santo-antoniense”.

Ricardo Motta agradeceu a honraria e destacou que se sente motivado, agora na condição de filho legítimo, a trabalhar ainda mais por Santo Antônio. “Agradeço o gesto dos vereadores me comprometendo a ajudar cada vez mais a cidade de Santo Antônio que me adota, nesta noite, como seu filho, através da Casa do Povo que é a Câmara Municipal”, disse o deputado.

MACAU: Imagem da padroeira recebe nova iluminação na entrada da cidade

Cartão postal da capital do sal, o monumento que eleva a imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Macau, localizado na entrada da cidade foi revitalizado pela prefeitura e recebeu também uma iluminação projetada pelo conceituado iluminador macauense, Castelo Casado.

A nova iluminação corrige uma falha que era visível no antigo projeto, valorizando a imagem da padroeira, trazendo para o centro das atenções, seja durante o dia ou à noite, graças também a uma película espelhada que foi aplicada na base de sustentação da Santa. As pétalas metálicas receberam a cor branca, que lembra as alvas pirâmides de sal.
  
A iluminação foi acesa no início da noite desta quarta-feira, 3, na presença do prefeito Kerginaldo Pinto. Vereadores, secretários e assessores da prefeitura, religiosos e o padre Lenilson Chagas prestigiaram o momento solene, que foi incluído na peregrinação da imagem da padroeira, que deixou em procissão a base da Guarda Municipal, seguindo até a igreja matriz, onde foi celebrada mais uma novena, dentro dos festejos que terminam na segunda-feira, 08 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, feriado municipal.
assessoria, celso amancio

CONHECIMENTO - Dicas de português com o professor Iran Padilha - 2 de 3

Professor Iran Padilha
FIGURAS DE LINGUAGEM
São recursos usados pelo falante para realçar a sua mensagem.

5) SILEPSE
É a concordância com a ideia e não com a palavra dita.
Pode ser: de gênero, número ou pessoa.

SILEPSE DE GÊNERO (masc./fem.)Vossa Excelência está admirado do fato?
O pronome de tratamento “Vossa Excelência” é feminino, mas o adjetivo “admirado” está no masculino. Ou seja, concordou com a pessoa a quem se referia (no caso, um homem).
Aqui temos o feminino e o masculino, logo, silepse de gênero.

SILEPSE DE NÚMERO (singular/plural)
Aquela multidão gritavam diante do ídolo.
Multidão está no singular, mas o verbo está no plural.
“Gritavam” concorda com a ideia de plural que está em “multidão”.

Mais exemplos.
A maior parte fizeram a prova.
A grande maioria estudam uma língua.

SILEPSE DE PESSOA
Todos estávamos nervosos.
Esta frase levaria o verbo normalmente para a 3ª pessoa (estavam - eles) mas a concordância foi feita com a 1ª pessoa(nós).
Temos aqui 2 pessoas ( eles e nós ) logo, silepse de pessoa.

Mais exemplos:
As duas comemos muita pizza.(elas – nós)
Todos compramos chocolates e balas.(eles – nós)
Os brasileiros sois um povo solidário. (eles – vós)
Os cariocas somos muito solidários.(eles – nós)

6) METÁFORA – COMPARAÇÃO
1-Aquele homem é um leão.
Estamos comparando um homem com um leão, pois esse homem é forte e corajoso como um leão.
2-A vida vem em ondas como o mar.
Aqui também existe uma comparação, só que desta vez é usado o conectivo comparativo: como.
O exemplo 1 é uma metáfora e o exemplo 2 é uma comparação.
Exemplos de metáfora.
Ele é um anjo.
Ela uma flor.

Exemplos de comparação.
A chuva cai como lágrimas.
A mocidade é como uma flor.

Metáfora: sem o conectivo comparativo.
Comparação: com o conectivo (como, tal como, assim como)

7) METONÍMIA
Aqui também existe a comparação, só que desta vez ela é mais objetiva.
Ele gosta de ler Agatha Christie.
Ele comeu uma caixa de chocolate.
(Ele comeu o que estava dentro da caixa)
A velhice deve ser respeitada.
Pão para quem tem fome.(“Pão” no lugar de “alimento”)
Não tinha teto em que se abrigasse.(“Teto” em lugar de “casa”)

8) PERÍFRASE - ANTONOMÁSIA
A Cidade Maravilhosa recebe muitos turistas durante o carnaval.
O Rei das Selvas está bravo.
A Dama do Suspense escreveu livros ótimos.
O Mestre do Suspense dirigiu grandes clássicos do cinema.

Nos exemplos acima notamos que usamos expressões especiais para falar de alguém ou de algum lugar.
Cidade Maravilhosa: Rio de Janeiro
Rei das Selvas: Leão
A Dama do Suspense: Agatha Christie
O Mestre do Suspense: Alfred Hitchcock

Quando usamos esse recurso estamos empregando a perífrase ou antonomásia.
Perífrase, quando se tratar de lugares ou animais.
Antonomásia, quando forem pessoas

ALTO DO RODRIGUES - Sem sessão, servidores do município fazem manifesto na calçada da Câmara



Um grande número de servidores municipais filiados ao Sindicato dos Servidores Municipais de Alto do Rodrigues (SINDISERPAR), estiveram nesta quarta-feira (03), pela manhã, para assistir à penúltima sessão ordinária da Câmara Municipal, mas ficaram frustados, a sessão não aconteceu e segundo a própria presidente do sindicato tomou conhecimento, a presidente tinha ido à Mossoró/RN, com problemas de saúde.

O interesse dos servidores era tentar alterar o que foi votado pelos vereadores, na sessão do dia 19, onde por unanimidade, foram aprovados dois projetos, um tratava da revogação da licença-prêmio e o outro, da redução do tempo de licença-maternidade. Os servidores queriam uma explicação dos vereadores sobre os motivos da aprovação dos projetos. Três vereadores conversaram com os servidores do município e com integrantes do sindicato que representa a classe, para Zé Pedro, "ninguém votou enganado ou sem saber o que estava votando", disse. 

O vereador Pedro Eugênio disse aos servidores que na terça à noite, quatro dos nove vereadores  (Nixon, Zé Pedro, Pedro Eugênio e Zé de Zeca), estiveram reunidos com o prefeito Abelardo Rodrigues que afirmou aos edis, vetar o projeto que trata da licença-prêmio, "quanto ao Projeto de Lei que trata da licença-maternidade não pode ser mais alterado, devido ter vencido o prazo regimental que determina a Lei", lamentou Pedro Eugênio.

Nixon, disse que todos os vereadores era pra se fazer presente e dar satisfação ao povo. O vereador reiterou o que disse o colega Pedro Eugênio, quando se reuniram com o prefeito Abelardo na terça e ficou decidido, o veto por parte do prefeito, como medida de não prejudicar os servidores.


A presidente do SINDISERPAR, professora Dalvanira Morais, utilizou o microfone de um carro de som na frente da Câmara, para que a população pudesse ficar sabendo da luta do sindicato em prol dos servidores. 
A presidente lamenta que os vereadores tenham aprovado um Projeto que envolve os servidores do município, sem ao menos, ter consultado o sindicato  ou ao menos, pedir a presença de uma comissão. "vamos (se precisar) acionar á justiça, para que os direitos dos servidores sejam mantidos", comentou a presidente dos sindicato.

Em nome dos vereadores, Zé Pedro discursou e lamentou a não realização da sessão e garantiu que o prefeito vai vetar o projeto "os vereadores de oposição deveriam estar presentes para se explicar perante todos. Mas, os vereadores da oposição só está preocupada com os cargos na Câmara Municipal", disparou 

Houve bate-boca entre o vereador Zé Pedro entre alguns integrantes, entre elas, com a ex-secretária de educação Raquel Viana. Zé Pedro rebateu críticas dizendo que ela (Raquel) quando era secretária de educação, os alunos e servidores sofriam com a falta de estrutura e apoio da educação, pasta sob o comando da própria.

A presidente do Sindicato afirmou que vai mobilizar os sindicalizados para participar da última sessão da Câmara Municipal na próxima quarta-feira, dia 10 para cobrar explicações e pedir solução para que não venha prejudicar os direitos adquiridos dos servidores.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

BRASILIA - Delegados da PF homenageiam Henrique Alves com Medalha do Mérito Tiradentes

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves,  recebeu nesta quarta-feira (3), em Brasília, a Medalha do Mérito Tiradentes, concedida pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF). A homenagem é a mais alta distinção concedida pela entidade como reconhecimento por serviços prestados à classe policial em geral.

Os delegados explicaram que a medalha é uma forma de agradecimento pelo apoio do presidente da Câmara dos Deputados a reivindicações da categoria. Os representantes da ADPF lembraram o empenho de Henrique Alves, nos dois últimos anos, nas negociações para a votação de propostas de interesse da Polícia Federal.

Eles citaram como exemplo a Medida Provisória 657/14,  que torna o cargo de diretor-geral da Polícia Federal privativo de delegado da classe especial. A MP também estabelece que o cargo de delegado da PF só poderá ser exercido por bacharel em Direito que tenha pelo menos três anos de atividade jurídica ou policial, a serem comprovados no ato da posse.

Alves destacou que “todas os pedidos apresentados pela categoria eram justos” e que não mediu esforços para apresentar as reivindicações aos demais deputados da Casa.

HUMOR - Black Friday com desconto de 90% em um bordel provoca fila gigantesca e tumulto

Um bordel do interior de Minas Gerais aderiu ao Black Friday com descontos de até 90%. A promoção ocasionou uma fila gigantesca na frente ao estabelecimento. Muitos quiseram aproveitar a oportunidade. É o caso de Seu Joaquim, que nunca frequentou um lugar do tipo por falta de dinheiro, mas com a Black Friday seu sonho se realizou. “Era 200 reais, mas hoje está por 20 contos, hoje dá para eu pagar”, disse. 

O problema, segundo a gerência do estabelecimento, é a demanda de clientes para ser atendidos. Aumentou em 669%. “Tá uma situação complicada aqui dentro”, disse o gerente – por telefone – para o nosso repórter.

essa noticia não deve ser usada como fonte de informação, servindo apenas para o entretenimento do leitor.

HOMENAGEM PÓSTUMA - Barragem de Oiticica terá nome de "Governador Iberê Ferreira de Souza"

Os deputados estaduais aprovaram, na sessão de hoje (3), o projeto de lei de autoria do deputado Tomba (PSB) que intitula a barragem de Oiticica, localizada no município de Jucurutu, com o nome do ex-governador Iberê Ferreira de Souza.


ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Gerânia Souza


Nesta quarta-feira, queremos parabenizar a nossa amiga, Gerânia Souza, dedicada ao trabalho e às ações educacionais e culturais do município, a morena recebe hoje os muitos cumprimentos por mais esse ano de vida. Desejamos vida longa!

PENDÊNCIAS - Valdemar segue na preferência para presidir Câmara Municipal no próximo biênio

Vereador Valdemar Bezerra, segue na preferência para presidir Câmara Municipal
O vereador Valdemar Bezerra segue na preferência da maioria dos edis, para presidir a Câmara Municipal para os próximos dois anos. Depois de receber apoio do vereador Teté, agora, oficialmente, a vereadora Zilda da Costa, declarou preferência por Valdemar para presidente da Casa. 

Mesmo não querendo interferir na eleição da Casa, amigos do gestor, afirmar que o prefeito Ivan Padilha "vê com bons olhos", a candidatura espontânea do aliado governista "Valdemar é um homem compromissado com as ações do governo e com o desenvolvimento da cidade", garantiu o amigo do prefeito Ivan Padilha.

A vereadora Zilda Costa também já declarou apoio à candidatura de Valdemar, por se tratar de um homem cumpridor dos compromissos e que tem prestigio junto ao governo municipal. 

O vereador Teté, disse que além dessas virtudes, Valdemar se mostra um político habilidoso e articulado, tendo boa ligação tanto com a oposição e os vereadores da situação "Valdemar reúne as melhores condições para presidir a Câmara Municipal", afirmou o vereador Francisco Nunes, conhecido como Teté Locutor. Com tantas qualidades, Valdemar segue na dianteira para presidir a Câmara Municipal e ao que tudo indica, receberá os votos dos demais vereadores do bloco governista. 

A última sessão ordinária deste ano, acontecerá no dia 09 de dezembro e segundo o Regimento da Casa, a chapa precisa está registrada até a próxima sexta-feira, 05 e a eleição acontecerá na última sessão ordinária no horário regimental, marcado para às 20h30min.

BRASIL - Oposição quer encerrar votação, mas presidente do Congresso nega pedido

O líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), cobra o encerramento da votação do requerimento que pede o fim da discussão dos vetos. O quórum de deputados, até agora, é de cerca de 201 deputados - são necessários 257 votos no mínimo. O presidente do Congresso, Renan Calheiros, negou o pedido e disse que o Regimento prevê um tempo para que os deputados venham ao Plenário. "Eu não vou atropelar absolutamente nada. Quem tem de se expressar em Plenário é a maioria", disse.

Governistas criticaram o pedido do líder do DEM. O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) disse que a oposição quer "interditar a sessão de todas as formas". Já o deputado Sílvio Costa (PSC-PE), disse que Mendonça "está se especializando em arengar e brigar", disse.


ESTADO - Deputados aprovam lei que autoriza Estado a fazer empréstimo de R$ 850 milhões

Foi aprovado, durante sessão plenária desta quarta-feira (03), o Projeto de Lei que autoriza o Governo do Estado a contratar um empréstimo de R$ 850 milhões com o Banco do Brasil. Os deputados apresentaram emendas ao projeto original, exigindo a criação de um Plano de Aplicação dos recursos e solicitando que o Executivo proponha modificações orçamentárias necessárias para o cumprimento da Lei.

No que se refere ao Plano de Aplicação dos recursos, os deputados sugerem que o Governo use o dinheiro em contrapartidas para convênios, contratos de repasse, operação de crédito ou outro instrumento semelhante. Além disso, solicitam que parte do valor do empréstimo seja utilizado em obras de infraestrutura para a dinamização da economia, garantindo sustentabilidade e geração de emprego e renda.

Tais obras, segundo o Projeto, podem ser viabilizadas através dos recursos do Fundo Estadual de Apoio a Modernização da Infraestrutura dos Municípios do RN (FUNDAM-INFRA/RN), que deverá ser instituído por meio de lei estadual.  

Outra forma de aplicar o dinheiro, sugerida pelos deputados, é para permitir a realização de investimentos voltados à modernização administrativa do Poder Legislativo, do Poder Judiciário e do Ministério Público Estadual, no importe de até 10% do valor contratado, distribuído entre eles na proporção de seus respectivos orçamentos. 

ESTADO - Produtores afirmam que Governo Rosalba Ciarlini quebrou bacia leiteira do Estado

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) deverá receber o título de pessoa não grata à pecuária leiteira do Rio Grande do Norte. Responsável pelo Programa do Leite, a governadora tem sido insensível aos apelos feitos pelo setor, com vistas à utilização da máquina pública como fomentadora de um segmento que produz. Com isso, nos últimos dez anos, a bacia leiteira do Estado tem definhado, está desestruturada e, hoje, corre o sério risco de se desintegrar, beneficiando indústrias de outros estados que estão mais organizadas e ávidas por invadir o RN. Para o setor, Rosalba já quebrou a bacia leiteira do Estado.

Depois de passar por um período de crescimento, “há pelo menos uma década o Programa do Leite passou a se constituir num agente desestabilizador da bacia leiteira do Rio Grande do Norte, por forçar, na condição de maior comprador do produto, o mercado a manter o preço do leite ‘in natura’ em valor insuficiente para cobrir os custos de produção e por consolidar a prática dos atrasos no pagamento das faturas emitidas pelos fornecedores”, afirma o jornalista Marcos Aurélio de Sá, em análise publicada na coluna “Hoje na Economia”, na edição de ontem de O Jornal de Hoje.

Nesta terça, confirmando a avaliação do jornalista, o presidente do Núcleo dos Criadores das Raças Produtoras de Leite do RN (NULEITE), filiado à Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores (ANORC), o agropecuarista Manoel Montenegro, disse que, de fato, a federação potiguar, por obra e graça de seu governante de plantão, se consolida cada vez mais como sendo o estado onde se gasta 200 para alguém não ganhar 20 e como terra dos piotários. “No RN se gasta 200 para alguém não ganhar 20. E, por outro lado, aqui é o estado dos piotários, ou seja, somos pioneiros no Programa do Leite no Nordeste e no Brasil, e hoje estamos sendo os otários em estarmos nos acabando em virtude do Programa do Leite”.

O problema é que, nos últimos quatro anos, Rosalba conseguiu desmantelar por completo a cadeia produtora e obrigar a quase totalidade dos agropecuaristas, que ainda teimavam em preservar suas vacarias, a desativá-las. “Por um mistério insondável, que até aqui ninguém conseguiu decifrar, quanto mais os produtores rurais do Rio Grande do Norte sofrem com os efeitos de três anos consecutivos de seca, mais leite entra nos laticínios e usinas de pasteurização, a ponto deles se negarem a receber o produto de fornecedores tradicionais sob a desculpa de que estão com excesso de oferta”, analisa Marcos Aurélio de Sá.

OPERAÇÃO ALCATRAZ - Interceptações telefônicas revelam elo entre facções de presos do RN e PR

Duas mil interceptações telefônicas, resultado de dez meses de investigações, contêm conversas que comprovam a existência de duas facções que ditam as regras e comandam crimes dentro e fora dos presídios do Rio Grande do Norte. As gravações também confirmam a existência de um elo entre mais de 150 presos encarcerados no sistema penitenciário potiguar e detentos do estado do Paraná. As informações são do juiz Henrique Baltazar, titular da vara de Execuções Penais do Rio Grande do Norte.

O magistrado, juntamente com juízes das comarcas de Caicó e Currais Novos, ambas no Seridó potiguar, foi um dos responsáveis por autorizar as escutas que fazem parte das investigações da Operação Alcatraz, deflagrada na manhã desta terça-feira (2) em 15 cidades do RN e que também cumpriu mandados nos estados de São Paulo, Paraná e Paraíba.


A operação foi batizada de Alcatraz em alusão ao nome da penitenciária americana instalada na ilha de Alcatraz, que no início do século XX recebia os chamados chefões do crime organizado. Ao todo, foram expedidos 223 mandados de prisão e 97 de busca e apreensão. 

A operação conjunta envolveu Ministério Público, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal. No RN, os mandados foram cumpridos em NatalParnamirimSão Gonçalo do AmaranteCurrais NovosCaicóAssuParelhasLajesJucurutuJardim do SeridóJardim de PiranhasSão VicenteAcariCruzeta e Santa Cruz. G1RN

ESTADO - Governadora recebe delegação potiguar que participou das Paralimpíadas Escolares 2014

No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a Governadora Rosalba Ciarlini recebeu a delegação potiguar que participou das Paralimpíadas Escolares 2014, realizada em São Paulo, entre os dias 24 e 29 de novembro. Estavam presentes o Secretário Estadual de Esporte e Lazer, Joacy Batos, o Secretário Estadual Adjunto, Rommel Rodrigues, o Chefe da Delegação, Ecildo Oliveira, o representante da Sociedade de Amigos dos Deficientes (SADEF), Técio Barreto,o Presidente da Associação Paradesportiva do Rio Grande do Norte, Matheus Dantas, a Diretora de Esporte da Fundação Miriam da Câmara Leite, Wilma Fakart, o Presidente do Clube de Basquete Paraolímpico American Tigres, Eduardo Gomes, e familiares dos paratletas.

O Rio Grande do Norte conquistou 25 medalhas durante a competição, sendo 11 de ouro, 8 de prata e 6 de bronze, nas modalidades de atletismo, judô, natação e bocha. A competição reuniu cerca de 600 atletas de 24 Estados. “Levamos 23 atletas para competição e trouxemos o 8º lugar na classificação geral, um ótimo resultado que demonstra a capacidade dessa equipe”, disse o Chefe de Delegação, Ecildo Oliveira.

NATAL - Sílvio Pedroza é parcialmente interditada e deixa trânsito lento

Sílvio Pedroza é parcialmente interditada e deixa trânsito lento
As chuvas da madrugada de hoje (03) causaram novos deslocamentos de parte do material da cratera de Mãe Luiza e geraram transtornos àqueles que trafegam pela avenida Sílvio Pedroza, em Areia Preta, durante a manhã desta quarta-feira.

Em razão dos deslocamento de terra, uma das faixa foi interditada pela Defesa Civil e pela a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) pois parte do material da cratera obstruiu parcialmente a via, o que deixou o trânsito lento para quem seguia no sentido Centro. 

Memória
A cratera em Mãe Luíza abriu no dia 13 de junho deste ano, após um deslizamento de terra entre a Rua Guanabara e a avenida Sílvio Pedroza, em Areia Preta. No dia seguinte, um novo deslizamento atingiu casas da Guanabara, causando a interdição de 60, número que evoluiu até alcançar 136 imóveis. Após a colocação da lona plástica, esse foi o segundo deslizamento. 

SEQUUESTRO - Justiça condena cinco acusados de sequestrar Popó Porcino no RN

A Justiça do Rio Grande do Norte condenou cinco dos nove acusados de envolvimento no sequestro do empresário mossoroense Porcino Fernandes Segundo, o Popó Porcino, de 20 anos. Três pessoas foram absolvidas e uma foi excluída do processo por estar foragida. O jovem, que passou 37 dias em cativeiro – o mais longo sequestro da história do estado – foi  levado por homens armados de um parque de vaquejadas na cidade de Ceará-Mirim, na Grande Natal, no dia 17 de junho de 2012, sendo libertado pela polícia em 24 de julho.

A sentença da juíza Valentina Maria Helena de Lima Damasceno foi proferida nesta terça-feira (2) no Fórum Desembargador Virgílio Dantas, em Ceará-Mirim, cidade onde aconteceu o sequestro. Os acusados foram condenados pelos crimes de extorsão mediante sequestro, formação de quadrilha, roubo majorado e porte ilegal de arma de fogo. No total as penas somam 107 anos e nove meses de prisão, a serem cumpridos em regime fechado em todos os cinco casos.

ESTADO - Governo eleito quer evitar exigência para empréstimo

Ao assumir o Executivo do Estado, o governador eleito Robinson Faria (PSD) já enfrenta a primeira batalha no âmbito da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). O projeto de lei que autoriza o Governo a contrair empréstimo de R$ 850 milhões com o Banco do Brasil será votado hoje (3) no Plenário da Casa. No entanto, há divergências em pelo menos um ponto do projeto. Emenda do deputado estadual Kelps Lima (SD) condiciona a aprovação do empréstimo a um plano de aplicação dos recursos que deve ser criado pela próxima administração. O vice-governador eleito e atual deputado estadual Fábio Dantas (PCdoB) vai tentar derrubar a condicionante. “É perda de tempo”, avaliou.


O projeto de lei chega ao Plenário um dia após a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) aprová-lo com a fixação de algumas emendas. Além deste projeto, a CCJ aprovou ontem (2) a criação do Fundo Estadual de Apoio a Modernização da Infraestrutura dos Municípios do Rio Grande do Norte (Fundam-Infra-RN).Os pareceres de ambos projetos foram lidos na sessão realizada na última quarta-feira (26). Na reunião de ontem, o presidente da CCJ, deputado estadual Hermano Morais (PMDB), solicitou um breve relato dos casos antes de deliberar a votação.

O projeto de Lei que trata sobre o empréstimo de R$ 850 milhões rendeu mais tempo de debate. O relator da matéria, Kelps Lima (SD) apresentou alguns emendas que modificaram a mensagem do Executivo. As principais alterações determinam limites no uso da verba. Caso aprovado, o empréstimo só será aplicado em projetos que tenham como objetivo fomentar a economia do Estado. Para assegurar essa norma, o empréstimo depende de uma lei específica que fixe um “plano de aplicação” dos recursos. 


A ideia do deputado oposicionista foi criticada pelo vice-governador eleito Fábio Dantas. Ontem à tarde, antes de participar de mais uma reunião da equipe de transição, ele afirmou à reportagem que irá tentar aprovar emenda que derrube a condicionante aprovada na CCJ. “Com essa condicionante, vamos perder tempo. O Tesouro Nacional não vai aprovar. Vou apresentar emenda para derrubar a proposta desse plano de aplicação do recurso”, avisou. 

O parlamentar afirmou ainda que é a favor das demais emendas que foram fixadas no projeto encaminhado pela atual gestão. “Concordo com Kelps com relação ao destino dos recursos. O dinheiro tem de ser investido para movimentar a economia do Estado”, ponderou. 

Por fim, o deputado não demonstrou muito entusiasmo com a matéria que será votada pelos seus pares logo mais, a partir das 10h. Para ele, o empréstimo  de R$ 850 milhões não se configura como a tábua de salvação das finanças do Rio Grande do Norte. “Esse empréstimo não resolve os problemas do Estado. Os juros são altos”, analisou. 


Critérios

ALTO DO RODRIGUES - Câmara Municipal realiza penúltima sessão ordinária de 2014

A Câmara Municipal de Alto do Rodrigues inicia nesta quarta-feira, (03), o último período de sessões ordinárias referente ao calendário de 2014. Até o dia 10 deste mês a casa pretende realizar duas reuniões com os vereadores, encerrando as atividades legislativas do ano em curso, em conformidade com o Regimento Interno da Casa. Essas serão as derradeiras reuniões ordinárias do Legislativo municipal do ano em curso.

Depois da sessão desta quarta-feira os edis voltarão a se reunir no dia 10 encerrando os trabalhos referente a 2014. Com o fechamento do calendário ordinário os vereadores só voltarão a se reunir, em plenário, se houver convocação extraordinária por parte do Executivo municipal.

Isso ocorre, geralmente, quando há matéria de interesse que exige tramitação em regime de urgência urgentíssima. As sessões na Câmara Municipal de Alto do Rodrigues são realizadas as quartas-feiras, no horário regimental das 10h. texto: blog luciano seixas

ECONOMIA - Aproveite as super ofertas do Natal nas lojas Pedrinho Eletromóveis

BRASIL - Suspensa sessão que abriria caminho para alterar meta de superávit

Após duas horas e meia de uma sessão conturbada, o Congresso Nacional suspendeu nesta terça-feira (2) a votação de dois vetos presidenciais que impediam a votação do projeto (PLN 36/2014) que flexibiliza a meta do superávit primário do governo federal deste ano. A sessão continuará nesta quarta-feira (3), às 10 horas.

A suspensão da sessão se deu após a tentativa de retirada de manifestantes das galerias. Eles protestavam contra a alteração da meta de superávit com gritos, palmas e canto. Como o regimento não permite manifestações nas galerias durante as votações, o presidente do Senado, Renan Calheiros, acionou a Polícia Legislativa para tentar continuar a sessão.

— Isso demonstra a absoluta responsabilidade que a oposição tem com o fato. Vinte e seis pessoas assalariadas, presumivelmente, paralisam o Congresso Nacional. Que democracia é essa?  — questionou o presidente, que criticou a “partidarização das galerias”.

A decisão de Renan foi motivada por manifestação da líder do PCdoB na Câmara, deputada Jandira Feghali (RJ). Ela pediu a desocupação das galerias, acusando manifestantes de terem xingado a senadora Vanessa Graziottin (PCdoB-AM) enquanto ela discursava.

— Numa sessão em que se debate política, não se admite que uma parlamentar seja chamada de vagabunda —  disse Jandira.

O mérito dos vetos nem chegou a ser discutido na sessão. As questões regimentais dominaram o debate. A oposição questionou a sessão realizada na semana passada e cobrou discussão individual dos itens. Parlamentares oposicionistas também fizeram grande pressão para que fosse autorizado o acesso às galerias de pessoas que desejavam acompanhar a sessão. Na presidência da sessão, Renan disse que o acesso foi liberado mediante entrega de senhas às bancadas partidárias, em número proporcional ao tamanho de cada uma delas. O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) não aceitou a explicação, alegando que as galerias se encontravam vazias.