Memorial às vítimas de Covid

sábado, 6 de dezembro de 2014

MUNDO - Brics cria grupo de trabalho para elaborar medidas de combate ao ebola

Reunião dos Ministros da Saúde do Brics. E/D: Dmitry Kostennikov (Rússia), Vishwa Mohan Katoch (Índia), Arthur Chioro (Brasil), Li Bin (China) e Pakishe Aaron Motsoaledi (África do Sul) (José Cruz/Agência Brasil)
A criação de um grupo de trabalho para desenvolver um plano conjunto de enfrentamento à epidemia de ebola foi acordada ontem (5) pelos ministros da Saúde do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), durante reunião em Brasília. “Sob hipótese alguma podemos ficar tranquilos com o ebola. Há necessidade de continuar vigilante. Cada país fará a lição de casa, trabalhando no controle de portos e aeroportos, informando a população”, disse o ministro Arthur Chioro após o encontro.

Na quarta-feira (3), o Ministério da Saúde anunciou a doação de R$ 25 milhões para o combate ao vírus do ebola nos países mais afetados pela doença. Desse total, 50% irão para a Organização Mundial da Saúde (OMS). O dinheiro deverá ser usado na atenção às populações infectadas e nas medidas de controle da doença.

Na reunião, os ministros também discutiram ações de combate à tuberculose e ao vírus da aids. “São cinco países extremamente populosos, em desenvolvimento, com papel estratégico hoje no mundo, e que se reúnem para discutir várias agendas. Na área da saúde, temos desafios comuns”, disse Chioro.

Nenhum comentário: