Memorial às vítimas de Covid

sábado, 21 de março de 2020

PANDEMIA - Sesap confirma três novos casos de coronavírus no RN; entre eles, o primeiro em Mossoró

A Secretaria de Estado e Saúde Pública divulgou novo boletim sobre os casos de coronavírus no Rio Grande do Norte.

Três novos casos foram confirmados, todos através de contato com indivíduos já infectados.

Além do registro do primeiro caso em Mossoró, um homem de 55 anos de idade, uma mulher de 28, em Parnamirim e outra, de 41 anos, em Natal.

Importante ressaltar que após reunião de análise técnica realizada na tarde deste sábado (21), a Sesap permanecerá coletando as amostras dos pacientes que se enquadrarem na definição de caso suspeito, conforme os critérios abaixo definidos em nota técnica:

blogdobg

CAMPO GRANDE - Município registra primeiro caso suspeito do novo coronavirus, Prefeitura se pronuncia

A Secretaria Municipal de Saúde junto a Prefeitura Municipal de Campo Grande, passou a monitorar, neste sábado (21/03), um caso suspeito de coronavírus, notificado à Vigilância em Saúde de conformidade com o último Informe Epidemiológico do Governo do Estado.

A prefeitura esclarece que trata-se de um paciente que esteve no Estado de São Paulo, retornando a Campo Grande. O paciente apresentou tosse, dor de garganta, coriza e febre e sendo atendido pela equipe de vigilância epidemiológica e pela equipe de saúde do município. Ainda no mesmo dia, o paciente passou a isolamento preconizado, ou seja, domiciliar, e seguirá em monitoramento na casa onde reside.

O município aguarda o kit para coleta de amostra, que no momento, não encontra-se disponível no LAREM- LABORATÓRIO REGIONAL DE MOSSORÓ , para que tenhamos a confirmação ou não do diagnóstico.

Os contatantes dos pacientes serão monitorados pela Vigilância em Saúde do Município. Pedimos, mais uma vez, que continuem em suas casas e colaborem com os devidos cuidados. Atualizações serão feitas por meio deste canal

Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde/ Secretaria Municipal de Saúde/
Prefeitura Municipal de Campo Grande

SAÚDE - Ministério da Saúde decreta Transmissão Comunitária do COVID-19

A transmissão comunitária é uma modalidade de circulação na qual as autoridades de saúde não conseguem mais rastrear o primeiro paciente que originou as cadeias de infecção, ou quando esta já relaciona mais de cinco gerações de pessoas.

É por isso que o envolvimento de todos é importante no controle do #coronavírus. É fundamental seguir as orientações para isolamento, sobretudo idosos e pessoas com sintomas de gripe.

EXEMPLO - Dois empresários se unem em ação para doar álcool 70% em comunidades carentes do RN

O empresário Marcelo Alecrim lançou iniciativa para doar álcool de farmácia para pessoas de baixa renda do Rio Grande do Norte. A ação se dará em parceria com a empresa STERBOM que se encarregará da embalagem e distribuição do produto nas diversas regiões do estado.

O uso do álcool a 70% na desinfecção das mãos e de objetos é uma das medidas mais recomendadas pelo ministério da saúde para conter o avanço do coronavírus. O seu uso tem sido intenso e atualmente é produto escasso no comércio com preço inflacionado pela grande procura.

A pandemia do Coronavírus começou atingindo as classes média e alta. O grande temor agora é com sua chegada às comunidades carentes onde faltam meios para práticas básicas de prevenção devido à falta de dinheiro inclusive para comprar álcool.

A iniciativa de Marcelo Alecrim, do grupo Ale Combustíveis, e da Sterbom, é uma primeira ação voltada para essas comunidades que vivem em difíceis condições sanitárias, de moradia e de renda.

Segundo dados do cadastro único dos programas sociais do Governo Federal, o RN tem cerca de 340 mil famílias abaixo da linha de pobreza. Marcelo e Toinho esperam contar com a participação de outros empresários que possam ampliar a sua iniciativa chegando ao máximo de pessoas nessa condição de renda, com a maior brevidade possível.

A logística de distribuição do álcool doado pelos empresários se dará através da rede de unidades básicas e de agentes comunitários de saúde já que não poderá ocorrer entrega massiva com aglomeração de pessoas. Os agentes de saúde estão presentes em todos os municípios e nos bairros mais carentes da capital.

ALTO DO RODRIGUES - Pedro Eugênio convida parlamentares e o prefeito para definir Ações de Urgência contra o Covid-19


Resultado de imagem para vereador pedro eugenio alto do rodigues
Vereador Pedro Eugênio, mandato de atitude em prol da coletividade

O presidente da Câmara de vereadores, Pedro Eugênio (DEM), tomou a iniciativa de convidar os colegas parlamentares e o prefeito Nixon Baracho (DEM) para uma reunião em caráter de emergência com o objetivo de definir Ações de Urgência preventiva para combater o avanço da doença. Ainda no comunidade, Pedro Eugênio salienta que o município não registra nenhum caso confirmado, "porém é importante investir em medidas preventivas e traçar um plano de ação para que a cidade esteja preparada para possíveis casos", disse o comunidade.



ALTO DO RODRIGUES - Não haverá feira livre neste domingo, garante Subtenente Da Costa

Resultado de imagem para sargento da costa
Subtenente Da Costa

Tendo em vista o decreto n° 29.541 publicado pela governadora Fátima Bezerra, o Destacamento Policial Militar do Alto do Rodrigues estará fazendo fiscalização em toda a circunscrição com a finalidade de fazer cumprir o decreto em tela.

O Comandante do Destacamento da Policia Militar alerta para que a feira livre não aconteça neste domingo (22), para que ninguém não descumpra a Lei Federal e o Decreto do Governo do Estado e, ainda seja condenado a pagar uma multa de R$ 50 mil (por pessoa)

"Recomendo ainda aos donos de bares e restaurantes que mantenha os locais fechados mas fazendo atendimento nas residências ou local de trabalho com a finalidade de evitar a aglomeração", disse o Subtenente Da Costa.

Att ST da Costa.

Confira Decreto: AQUI

sexta-feira, 20 de março de 2020

ALTO DO RODRIGUES - Dicas do Supermercado Soberano para combater o novo Coronavirus

A pandemia de Coronavírus (COVID-19) é uma grande preocupação para você e sua família e o Supermercado Soberano, deseja que você saiba que o bem-estar de nossos valiosos clientes, parceiros de negócios e funcionários é uma das preocupações mais profundas para nós. Com isso em mente, já adotamos e continuaremos a tomar medidas para proteger todas as partes com as quais estamos em contato. O nosso objetivo é garantir que continuemos a fornecer um alto nível de serviço durante esse período incerto.

quinta-feira, 19 de março de 2020

PENDENCIAS - Prefeito Flaudivan Martins cada vez mais forte

O grupo político do prefeito Flaudivan Martins está ainda mais fortalecido. Com uma proposta de diálogo e mostrando capacidade de articulação política, Flaudivan Martins consegue unidade do seu partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e forma chapa proporcional única para às próximas eleições.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A base aliada é formada pela maioria dos vereadores do Legislativo Municipal de Pendências – seis edis - e importantes lideranças políticas, demonstrando o ótimo papel desempenhando pelo prefeito no andamento das demandas do município

PANDEMIA - RN registra 108 casos suspeitos do novo coronavírus

Até ontem, eram 72 casos suspeitos. Agora são 108 pessoas com suspeita de terem sido infectadas pelo novo coronavírus no Rio Grande do Norte. Os dados dão do Ministério da Saúde. Os registros são conforme levantamento feito pela Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde, até as 20h desta quarta-feira (18).

Foram descartados 22 casos que estavam sendo investigados. Até agora, há apenas um caso diagnosticado no RN. Foi ainda no dia 12 deste mês e a paciente já não apresenta mais sintomas

ALTO DO RODRIGUES - Definida nova data do alto folia

Após se reunir na tarde de ontem, quarta-feira (18), com representantes dos Blocos: Os Safadões, Pode Mangar Deu e Nem Nós Aguenta Nós, o prefeito Nixon Baracho decidiu que o Alto Folia, acontecerá nos dias 05 e 06 de setembro, após ser suspenso em virtude da pandemia do Covid-19. A micareta aconteceria no fim de março.

O retorno do Alto Folia, considerado a maior micareta do interior do Estado, será realizado graças à união dos blocos em parceria com a Prefeitura de Alto do Rodrigues, que oferecerá todo apoio necessário com a logística do evento.

quarta-feira, 18 de março de 2020

PENDÊNCIAS - Câmara de vereadores autoriza e prefeito Flaudivan Martins concede reajuste salarial aos professores do município

Em sessão ordinária realizada pela Câmara de vereadores, na noite desta terça-feira (17), foi aprovado o Projeto de Lei (PL nº 01/2020) do prefeito Flaudivan Martins (MDB), que autoriza o município a conceder reajuste salarial aos professores do município. A Lei aprovada na noite de ontem por todos os parlamentares presentes, têm seus efeitos retroativos a 1º de janeiro.

"Mesmo diante das dificuldades financeiras, o prefeito Flaudivan cumpre mais uma vez um compromisso de campanha reajustando o Piso Salarial dos Professores da Rede Municipal de Pendências. Isso significa compromisso da gestão com a valorização dos professores municipais", comentou o professor e vereador Isac Carlos (PT).

PANDEMIA - Presidente do TRE-RN admite a possibilidade de não ter eleições neste ano

Durante sessão administrativa do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) desta quarta-feira, 18, o presidente da corte desembargador Glauber Rego admitiu a possibilidade de não ter eleições em 2020 em virtude da pandemia de Coronavírus.

Ele fundamentou a avaliação usando o exemplo do Estado do Mato Grosso que adiou eleição suplementar para escolha de senador. “No Estado do Mato Grosso tem uma eleição suplementar agendada para escolha de um senador da República e a eleição lá foi suspenda. Eu chego a imaginar não como absurdo, mas como uma possibilidade não termos a eleição em 2020 com o Congresso Nacional prorrogando o prazo dos atuais mandatários. É uma opinião pessoal”, frisou.

O presidente do TRE/RN informou que serão tomadas medidas restritivas de prevenção ao Coronavírus que vão comprometer o calendário eleitoral. “Digo isso com a preocupação de dirigente de um tribunal que no dia de hoje vai se submeter a corte (TSE) submeter medidas que limitam a nossa a nossa força de trabalha em razão de se resguardar os nossos servidores, os nossos magistrados e o cidadão que nos demanda”, declarou.

Ele resgatou a rigidez dos prazos da Justiça Eleitoral para lembrar que a suspensão de serviços compromete a continuidade dos trabalhos. “A Justiça Eleitoral diferentemente da Justiça Estadual e Federal em que eventuais acúmulos de serviços o atraso com o tempo se resolve. Estamos em um ano que temos programada uma eleição municipal programada para 4 de outubro que é um marco do calendário eleitoral. Os atropelos desse calendário eleitoral podem comprometer a realização da eleição municipal”, analisou.

As medidas anunciadas irão suspender os serviços de alistamento eleitoral transferência de títulos cujos prazos são até 6 de maio. Além da restrição de acesso à sede do TRE

SAÚDE - Covid- 19 : Saiba a diferença entre quarentena e isolamento

Em meio à pandemia do novo coronavírus pelo mundo, uma das grandes dúvidas está na diferença entre quarentena e isolamento. De acordo com a portaria nº 356/3020 do Ministério da Saúde, a quarentena tem como objetivo garantir a manutenção dos serviços de saúde em local certo ou determinado. 

A medida é um ato administrativo, estabelecido pelas secretarias de saúde dos estados e municípios ou do ministro da Saúde e quem determina o tempo são essas autoridades. “A medida é adotada pelo prazo de até 40 dias, podendo se estender pelo tempo necessário”, diz o documento.
Isolamento

Já o isolamento, serve para separar pessoas sintomáticas ou assintomáticas, em investigação clínica e laboratorial, de maneira a evitar a propagação da infecção e transmissão. Neste caso, é utilizado o isolamento em ambiente domiciliar, podendo ser feito em hospitais públicos ou privados.

Ainda segundo a norma do Ministério da Saúde, o isolamento é feito por um prazo de 14 dias – tempo em que o vírus leva para se manifestar no corpo - podendo ser estendido, dependendo do resultado dos exames laboratoriais.

Casos suspeitos que estão sendo investigados também devem ficar em isolamento. Se o exame der negativo, a pessoa é liberada da precaução.

“O isolamento não é obrigatório, não vai ter ninguém controlando as ações das pessoas. Ele é um ato de civilidade para a proteção das outras pessoas”, orientou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira. Já a quarentena, segundo o Ministério da Saúde, é uma medida obrigatória, restritiva para o trânsito de pessoas, que busca diminuir a velocidade de transmissão do novo coronavírus. Ambas são medidas de saúde pública consideradas fundamentais para o enfrentamento da pandemia e Covid-19.
Viagem
Álcool gel
Desde de 13 de março, o Ministério da Saúde incluiu todos os viajantes internacionais na lista de pessoas que devem ficar isoladas. Ao retornarem, eles precisam permanecer em casa por sete dias. Se febre com tosse e falta de ar surgirem, a recomendação é procurar uma unidade de saúde. Manifestar apenas tosse, ou coriza, ou mal-estar, ou febre, uma opção é ligar para o 136 para que uma equipe de saúde passe as devidas orientações.

Antes mesmo dessa determinação do Ministério da Saúde, a servidora da Câmara dos Deputados, Keila Santana, foi orientada a trabalhar de casa depois de que, no último dia 10, chegou de Portugal com os dois filhos de 5 e 8 anos. “Fui informada pelo meu chefe sobre o ato do presidente da Câmara dos Deputados que, entre outras medidas, determinou o isolamento por 14 dias de pessoas que chegam de viagens ao exterior. Só no meu setor, somos cinco nessa situação”, disse.
Higiene

Para evitar a disseminação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas. Lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo.

terça-feira, 17 de março de 2020

CAMPO REDONDO - Prefeito confirma o cancelamento da festa de Emancipação Política do município

O prefeito de Campo Redondo, Alessandru Alves (PROS), participou na tarde de segunda-feira (16) em Natal, na Escola de Governo, de uma reunião para discutir ações de prevenção e combate ao novo coronavírus no Rio Grande do Norte. A governadora Fátima Bezerra conduziu o encontro, ao lado de secretários e representantes de todos os poderes. Alessandru, falou em nome dos prefeitos do Trairi e contou da preocupação de todos os gestores, com relação à propagação do vírus.

Ainda na sua fala, Alessandru disse que iria atender ao pedido dos órgãos competentes que indicam o adiamento das festas com grandes aglomerações de pessoas. O prefeito explicou que Campo Redondo iria realizar a sua festa de Emancipação Política, mas que por precaução e seguindo uma orientação estava cancelando o evento.

“Estou convencido que temos que adiar a festa. Sei que pode ser uma decepção para alguns, mas decepção muito maior será a gente contribuir para que este vírus se propague mais. Saio daqui com esta convicção: que todos os municípios têm que oferecer esta ajuda ao governo. Precisamos dar as mãos”.

Nesta terça-feira (17) o prefeito Alessandru, gravou um vídeo e oficializou o cancelamento da programação de Emancipação Política aos 57 anos de Campo Redondo.

Os municípios foram representados pelos prefeitos Rosano Taveira (Parnamirim), Fernando Cunha (Macaíba), Paulinho Emídio (São Gonçalo do Amarante), Sally (Cruzeta), Chilon Batista (Timbaúba dos Batistas), Alessandru Alves (Campo Redondo), João Gomes (Brejinho), Modesto Macedo (Tibau do Sul), Joaz Oliveira (Extremoz) e Amarildo Filho (Caiçara do Norte) e o vice-prefeito de São José de Mipibu, José Figueiredo. Também fizeram parte do encontro, o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) Alexandre Soares, a vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal de Natal Nina Souza, a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN) e secretária de saúde de Doutor Severiano Maria Eliza Soares, a presidente do Conselho Estadual de Saúde do RN (CES-RN) Geolípia Jacinto e o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do RN (Fetarn) Manoel Cândido.

REGIONAL - MPRN recomenda comprovação de residência para cadastro no SUS em 4 municípios

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou que os secretários municipais de Saúde de São Paulo do Potengi, Riachuelo, Santa Maria e São Pedro se abstenham de realizar atualizações, cadastros ou emissões do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), sem que o respectivo requerente apresente, além dos documentos de praxe, documentos comprobatórios de residência. A recomendação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (13).

O tema é objeto de Procedimento Administrativo instaurado para acompanhar o cumprimento da recomendação que objetiva disciplinar o meio de atualização, emissão ou transferência do cartão SUS, a fim de combate possível fraude eleitoral.

Na recomendação, de autoria da Promotoria de Justiça de São Paulo do Potengi, o MPRN explica que para realizar o cadastramento no SUS, o usuário deve apresentar documento de identificação com foto (RG, CNH, passaporte etc.), certidão de nascimento ou casamento, CPF e comprovante de residência.

No que pertine ao comprovante de residência, este deverá estar em nome do paciente a ser cadastrado no SUS, podendo ser aceitos como comprovantes de endereço, por exemplo o recibo de água, gás, energia elétrica ou telefone (fixo ou móvel), ou comprovante de residência em nome do pai ou da mãe para menores de 18 anos.

Os gestores municipais têm 10 dias para remeter ao MPRN informações sobre as providências adotadas para o cumprimento da recomendação.

PANDEMIA - Coronavírus eleva números de atendimentos em unidades de saúde de Natal.


Com a pandemia do novo coronavírus, muitos potiguares buscaram Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Natal em busca de atendimento respiratório, nesta última semana. A informação é do secretário municipal de Saúde, George Antunes.

Segundo George, o levantamento dos números de atendimento está em execução, mas já é possível afirmar o aumento na procura. "Recentemente, muitas informações confiáveis foram divulgadas sobre o Covid-19 na imprensa, mas também tivemos o compartilhamento de notícias falsas na internet. Isso faz com que a preocupação da população aumente", comenta.

A previsão é que março registre o maior volume de atendimentos respiratórios no primeiro trimestre de 2020.

O atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) na capital é realizado através de um protocolo clínico, que analisa os sintomas dos pacientes e determina se o atendimento é de emergência e urgência. Um desses atendimentos foi realizado nesta segunda-feira (16) quando um homem teve contato com uma pessoa doente vinda de Miami, nos Estados Unidos, procurou a UPA Cidade da Esperança.

Segundo relato divulgado em um portal de notícias local, a biomédica responsável pela coleta de sangue do paciente se negou a fazer a testagem com medo de ser infectado pelo vírus.

O secretário informou que já tem conhecimento do caso e que a direção da unidade verifica a denuncia. "Isso é uma falha. Para diagnosticar o vírus por exame é necessário a coleta de secreções e não de sangue, que é usado para hemogramas, por exemplo", explica

Sobre as estratégias de enfrentamento ao Covid-19, George informou que precisa da ajuda dos veículos de comunicação no processo de divulgação das notícias para que as pessoas saibam que o momento não é pânico, mas de prevenção.

O secretário comenta que mais de mil de mil profissionais da saúde do município foram capacitados sobre o novo coronavírus com o objetivo de seguir todas as orientações da vigilância epidemiológica estadual. "Reestruturamos o processo de atendimento nas UBS's e UPA's para não sobrecarregar os hospitais de referências, como o Hospital Giselda Trigueiro, que é recomendado em casos de internação", enfatiza.

Agora RN

PANDEMIA - Planalto fará reuniões por videoconferência e balanço diário da crise

O porta-voz da Presidência da República, general Otávio Rêgo Barros , fala à imprensa, no Palácio do Planalto.
O porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, informou nesta terça-feira (17) que o Comitê Interministerial criado para lidar com a crise no novo coronavírus (Covid-19) fará reuniões diárias, por videoconferência, para adoção de medidas que ajudem a controlar o avanço da doença no país.

A primeira reunião, ainda presencial, foi realizada esta manhã. O comitê, que passou a funcionar oficialmente nesta semana, é composto por diferentes ministérios e órgãos federais, incluindo bancos públicos, e coordenado pela Casa Civil.

"Essas reuniões serão realizadas preferencialmente de forma não presencial. O foco do governo é dar rápida resposta aos problemas decorrentes da pandemia do coronavírus", disse o porta-voz.

Após cada reunião, o porta-voz fará uma declaração e atenderá aos jornalistas. A ideia é que essa coletiva diária de imprensa também seja realizada de forma virtual, para evitar a aglomeração de pessoas na sede do Poder Executivo federal.

"Vamos implementar o briefing digital, de forma que não seja necessário o compartilhamento desse ambiente, ainda que haja espaço, de modo a protegê-los igualmente. Assim como a reunião capitaneada pela Casa Civil, hoje (17), foi presencial, a partir de amanhã (18) será por meio de videoconferência", ressaltou. "A intenção é manter essa reunião, como já vos adiantei, todos os dias, às 10h, com previsão de fala do porta-voz após a mesma. No final da tarde, ocorrerá um comunicado diário para atualização da sociedade", acrescentou.

Internação compulsória

Sem entrar em detalhes, Rêgo Barros informou sobre algumas medidas que estão sendo tomadas pelo governo federal em meio à pandemia do Covid-19. Uma delas é uma portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública que deverá regulamentar quarentena à revelia do paciente, a chamada internação compulsória.

O Ministério da Saúde também trabalha para acelerar a aquisição de kits de laboratório para testes do Covid-19. Da parte do Ministério de Relações Exteriores, o porta-voz destacou que a pasta está acompanhando a situação de brasileiros no exterior que estão retidos por causa do cancelamento de voos e fechamento de fronteira adotados por diversos países. Ainda segundo ele, não foi discutida, durante a reunião, a possibilidade do governo brasileiro também fechar as suas fronteiras terrestre, marítima e para voos internacionais.

ALTO DO RODRIGUES - Prefeitura decide suspender aulas nas escolas públicas e privadas do município

Resultado de imagem para aulas suspensas
A prefeitura municipal informou que suspendeu, já a partir desta quarta (18), as aulas de todas as Escolas públicas e privadas por uma período de 15 dias


ELEIÇÕES - Dr. Caio comenta: Novo coronavírus vai adiar as eleições?

SAÚDE - Novo coronavírus: paralisação da Copa do Nordeste é formalizada por Liga que organiza o torneio

Foto: Reprodução/Twitter
O que já era esperado, foi formalizado. Por causa do novo coronavírus, a Copa do Nordeste está paralisada por tempo indeterminado. A oficialização saiu na manhã desta terça-feira, nas redes sociais da competição.

De acordo com a nota, a competição será retomada “com a última rodada da fase de grupos e fase final”.

A princípio, a ideia era de que a última rodada da primeira fase fosse disputada de portões fechados ao público. Mas conforme esta segunda-feira passou, houve pressão por parte de alguns clubes, conforme apurou o GloboEsporte.com, principalmente por conta das viagens de avião.

A Copa do Nordeste tem oito partidas previstas para acontecer na última rodada da primeira fase. Todas elas ainda estão marcadas para as 16h do próximo sábado, dia 21 de março. As novas datas não devem ser definidas neste primeiro momento. Neste cenário, Confiança-SE, CSA-AL, Imperatriz-MA, Ceará, Náutico, América-RN, Vitória e Santa Cruz viajariam para jogar fora do estado de origem.

Globo Esporte / BG

ALTO DO RODRIGUES - Sem a presença da torcida no ginásio, times decidem suspender jogos da Copa Alto Folia de Futsal

Ao tomarem conhecimento do Decreto da prefeitura que instituiu medidas de combate ao novo Corona Virus, decidiu suspender o Alto Folia, manteve os jogos da Copa Alto Folia de Futsal, mas sem a presença da torcida em quadra. Os dirigentes dos clubes decidiram suspender os jogos até que a situação seja normalizada e a torcida possa assistir aos jogos.

SAÚDE - Conmebol adia Copa América para 2021 por causa da pandemia de Covid-19

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) anunciou na manhã desta terça-feira (17) o adiamento da 47ª edição da Copa América para 2021. Inicialmente a competição estava prevista para ser realizada no período de 12 de junho a 12 de julho na Argentina e na Colômbia. A nova data do torneio já foi definida: acontecerá entre 11 de junho a 11 de julho de 2021.

A decisão foi tomada por conta do avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) por países da América do Sul nos últimos dias.

“Um evento desta magnitude merece que toda a atenção e esforço sejam concentrados em sua organização, uma prioridade que hoje fica em segundo plano para proteger a saúde e a segurança das seleções nacionais, torcedores, mídia e cidades-sede”, afirmou a organização em comunicado.
Presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, durante sorteio da Copa América

PENDÊNCIAS - Prefeito Flaudivan Martins formaliza convênio para regularizar o programa Fundiário Urbano

O prefeito Flaudivan Martins acompanhado dos secretários municipais de Administração e Meio Ambiente, Ubiratan Bezerra e Ezequias Florêncio, respectivamente, formalizaram convênio com a Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano (CEHAB) para o Programa de Regularização Fundiária Urbana.

A regularização fundiária consiste no conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam à regularização de assentamentos irregulares e à titulação de seus ocupantes, de modo a garantir o direito social à moradia, o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana e o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.

segunda-feira, 16 de março de 2020

ALTO DO RODRIGUES - Confira os jogos de hoje pela Copa Alto Folia de Futsal, saiba mais sobre presença de torcida

Hoje a noite, o ginásio poliesportivo Ivanildo Bezerra da Silva sedia mais jogos pela Copa Alto Folia. A primeira partida será entre Uz Estourados x Oz Alucinados. O segundo jogo será entre Listrada x Carcará.

Nos jogos de hoje ainda terá torcida e paga do ingresso único a R$3 e a casadinha por R$ 5,00

Hoje a noite, a prefeitura publicou um Decreto sobre formas de combater a pandemia do Corona Vírus. A Copa Alto Folia está mantida, mas sem a presença de torcidas. 

O Decreto só passará a valer, a partir de amanhã, quando será publicado no Diário Oficial do Município.

ALTO DO RODRIGUES - Por causa do Corona Vírus, prefeitura decide suspender o alto folia. Confira outras determinações

Em decreto publicado no início da noite desta segunda (16), a prefeitura informa medidas de combate a pandemia que assola pessoas em todos os lugares, o Corona Vírus.

Entre elas, está suapenso por prazo indeterminado, o alto folia, um dos maiores carnavais fora de época do época do Estado e que seria retornado este ano. 

No Decreto, os jogos da Copa Alto Folia estão mantidos, mas sem a presença da torcida. Confira o Decreto!

OPORTUNIDADE - CEDUCAT apresenta a agenda de cursos desta semana, confira ai

PENDÊNCIAS - Ex-vereador Teté Locutor decide concorrer ao legislativo, nas eleições deste ano

O ex-vereador Francisco das Chagas Nunes dos Santos, conhecido na cidade Teté Locutor, decidiu concorrer a uma vaga na Câmara de vereadores, na eleição deste ano. 

De acordo com Teté, depois de ouvir as pessoas mais próximas e sua base eleitoral, o locutor das multidões, vai colocar seu nome a disposição do seu partido (PV) e do seu líder, o prefeito Flaudivan Martins para apreciação popular.

Como parlamentar, Teté fez um trabalho diferenciado que lhe credencia "as pessoas me agradeceram pelo que fizemos, mas só fiz meu papel de vereador", comentou o pré-candidato.

No papel de vereador, Teté disse que dos requerimentos que foram aprovados, destaca o Projeto Cultural Domingo na Praça que o principal objetivo era descobrir talentos, além de aquecer a economia  do município. A iluminação e duplicação da estrada do sal além de ruas calçadas foram solicitações de Teté que já beneficiam a população pendenciense.

*Aprendi muito e estou preparado, com novos projetos e solicitações, agora mais experiente para lutar pela cidade e por melhorias para o povo pendenciense", finaliza o pré-candidato a vereador

ESTADO - Fátima Bezerra restringe participação de representantes em reunião sobre coronavírus

A governadora Fátima Bezerra convocou para a tarde de segunda-feira (16) uma reunião especial para tratar das medidas do Governo do Estado sobre a pandemia do novo coronavírus.

Seguindo a recomendação da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) e para garantir o processo de prevenção e controle, o encontro que antes teria a participação de representantes das mais variadas instituições do Rio Grande do Norte, será restrito a um grupo menor. A reunião será realizada às 15h na Escola de Governo.

Foram convidados pela chefe do Executivo os chefes do Tribunal de Justiça, da Assembleia Legislativa, do Ministério Público, do Tribunal de Contas do Estado e da Defensoria Pública do Estado, junto aos secretários de Estado envolvidos no trabalho do Governo no combate ao vírus.

Também estarão presentes a Federação dos Municípios do RN (FEMURN), presidida pelo prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho, as quatro associações de municípios do estado – Associação dos Municípios do Seridó Oriental (AMSO), Associação de Municípios do Seridó (AMS), Associação de Municípios do Litoral Agreste Potiguar (AMLAP) e a Associação de Municípios do Oeste do RN (AMORN) –, prefeitos de Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-Mirim e Macaíba e a representação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (COSEMS-RN).

O encontro encabeçado pela governadora Fátima Bezerra servirá para o grupo discutir as medidas necessárias para dirimir os efeitos da contaminação do novo coronavírus, que teve seu primeiro caso confirmado no RN na noite do dia 13 de março. Após a confirmação, o Governo, por meio da SESAP, atualizou o Plano de Contingência Estadual e seus protocolos clínicos para o novo estágio epidemiológico.

A reunião é mais um reforço na articulação que o Governo do Estado vem fazendo junto aos municípios desde janeiro, quando reativou o Comitê de Emergências em Saúde Pública e iniciou a confecção do primeiro plano de contingência. Desde então, a gestão estadual vem seguindo as orientações e protocolos estipulados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.

ESPORTE - COPA DO NORDESTE: ABC vence o Imperatriz e entra no G4, América perde para o Bahia e é eliminado

O ABC conquistou um importante resultado na Copa do Nordeste 2020. Jogando na noite do último sábado (14), no Estádio Frei Epifânio, na cidade de Imperatriz (MA), o Alvinegro fez um grande jogo diante do Imperatriz/MA e venceu o adversário por 4 a 3. Paulo Sérgio (2), Jailson e Bruno Souza fizeram os gols abecedistas, enquanto Matheus João, Cesinha e William Amaral marcaram para os maranhenses.

Com o resultado, o Clube do Povo chegou aos nove pontos e subiu para a 4ª colocação na classificação do Grupo A. A próxima partida está marcada para o sábado (21), contra o CSA/AL, às 16h, no Estádio Frasqueirão.

AMÉRICA

Ainda não foi dessa vez que o América irá romper a barreira da primeira fase da reformulada Copa do Nordeste. Desde que a competição alterou a fórmula de disputa, o Alvirrubro ainda não conseguiu chegar à segunda fase e, com a derrota sofrida para o Bahia, por 2 a 0, na Arena das Dunas o representante potiguar está eliminado da luta pela classificação. Os gols da partida foram marcados por Elber e Juninho Capixaba, que garantiram a liderança do grupo A e a classificação tricolor na competição regional.

PENDÊNCIAS - Exames descartam existência do Coronavírus no município

A Secretaria Municipal de Saúde realizou a coleta de uma paciente que tinha suspeita do coronavírus. A amostra foi encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (LACEN – RN), onde a suspeita foi descartada. 

Pendências segue sem registro do novo Covid-19, mas não podemos deixar a nossa responsabilidade: lavar sempre as mãos, pessoas gripadas evitar o contato com outras maiores de 60 anos e/ou com imunodeficiência e, em caso de suspeita, procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de você!