Memorial às vítimas de Covid

sábado, 25 de abril de 2020

ALTO DO RODRIGUES - Tudo pronto para a live Solidária da banda Forró de Rico


Recebemos a imagem do local da transmissão onde acontecerá logo mais, às 20h, pelo facebook a live solidária da banda Forró de Rico. O objetivo da live é arrecadar alimentos para os músicos da cidade e seus familiares que estão passando dificuldade. De acordo com o idealizador da ação, Iale, as pessoas e empresas já estão ajudando antes mesmo da live começar "isso me deixa muito feliz", disse o produtor da banda Forró de Rico.

Quem quiser doar, entre em contato pelo telefone (84) 99699-6809. Para Iale, o importante é participar, doando um pouco para ajudar quem não tem nada para comer.

sexta-feira, 24 de abril de 2020

ALTO DO RODRIGUES - Empresas doam para a campanha de arrecadação de alimentos, promovida pela banda Forró de Rico

E neste sábado, 25, a live da banda Forró de Rico, que vai arrecadar alimentos para músicos da cidade e seus parentes. Desde do anúncio feito pela mídia, o produtor e idealizador da iniciativa, Iale, já começou a receber donativos.  Ajude, tem gente precisando de sua doação.

ALTO DO RODRIGUES - SMS publica Nota de Esclarecimento sobre morte por covid-19 no município e reforça medidas de higiene pessoal

NOTA DE ESCLARECIMENTO 

Diante da atual situação epidemiológica em nosso município referente ao COVID-19, informamos a população sobre mais um caso suspeito notificado na data de 23 de abril de 2020, tratava-se de um senhor do sexo masculino, 62 anos de idade. 

O mesmo foi atendido inicialmente por umas das unidades da atenção básica do nosso município e posteriormente foi encaminhado para o Hospital Maternidade Maria Rodrigues de Melo, que por sua vez tomou todas as medidas cabíveis para melhor atende-lo. O paciente tinha histórico de problemas cardiológicos e chegou apresentando sintomas gripais além de um quadro de diabetes descompensada, hipertensão arterial e dispneia, foi realizado exames de urgência como ECG, Hemograma Completo, Dosagens de Enzimas e Glicemia. 

Com base na sintomatologia apresentada, foi realizado também a notificação para COVID-19 e realizado dois exames para sua identificação, o primeiro foi o teste rápido no qual o resultado para IgG e IgM tiveram o resultado reagente, o segundo exame foi o RT-PCR, o qual foi coletado e enviado ao laboratório estadual LACEN para análise das amostras. Infelizmente o mesmo apresentou agravamento do seu estado clínico no qual foi preciso regular para os hospitais de referências estaduais destinados ao atendimento de COVID-19, informamos ainda que todas as tentativas de regulação foram rejeitadas por motivo de superlotação das mesmas, desta forma, mesmo com todos esforços da equipe e o agravamento dos sintomas apresentado, o paciente veio a óbito por volta das 16:30 horas. 

Ressaltamos ainda a população sobre a recomendação do Ministério da Saúde, a qual nos orienta a permanecer em quarentena, reforçando as medidas de higiene pessoal. Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde está empenhada no combate ao COVID-19, intensificando as medidas de conscientização da população e investigação dos novos casos suspeitos, bem como, o acompanhamento dos casos já notificados. 

Alto do Rodrigues/RN, 24 de abril de 2020. 

Maria Leoneide Dantas 
Secretária Municipal de Saúde

POLÍTICA - Ala militar se vê traída e discute se segue com Bolsonaro

A ala militar do governo Jair Bolsonaro entrou em crise com a bombástica saída de Sergio Moro do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A retirada do apoio ao presidente é uma das hipóteses na mesa que, se concretizada, pode levar a uma renúncia.

Dois fatos contrariaram os militares e fizeram elevar a pressão de setores importantes da cúpula da ativa sobre seus enviados ao governo.

Primeiro, a publicação no Diário Oficial da exoneração do diretor da Polícia Federal, Maurício Valeixo, sem consulta aos fardados. Os generais palacianos passaram a quinta (23) tentando costurar uma forma de Moro permanecer no governo, e se viram traídos pelo modus operandi do presidente.

Segundo, o pronunciamento explosivo de Moro em sua saída. Um interlocutor direto da ala militar afirmou que os generais ficaram chocados com a acusação explícita de interferência na Polícia Federal.

Como diz esse oficial-general, não se trata de achar que Bolsonaro não desejaria fazer isso, dado seu histórico de proteção aos interesses de sua família. Mesmo a mudança de Valeixo estava no preço. Mas o pedido explícito e, claro, a exposição pública da situação, foram vistos como injustificáveis.

Na avaliação os militares, o presidente isolou-se de vez com os fatos desta sexta. Nas conversas sobre tentativas de manter a governabilidade, os militares defenderam que o próximo ministro da Justiça fosse um jurista de reputação ilibada, sem conexões políticas. Inicialmente, Bolsonaro rejeita a hipótese.

O presidente quer o chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, no lugar de Moro. O ministro, contudo, não aceitou inicialmente a proposta. Outro nome é o de André Mendonça (Advocacia-Geral da União).

Além da pressão interna, os militares do governo estão vendo subir a insatisfação do serviço ativo com a condução da crise do coronavírus. Segundo relatos vindos da ativa, o comandante do Exército, general Edson Pujol, está cada vez falando menos a mesma língua que a do ministro da Defesa, general Fernando Azevedo.

Já o entorno do ministro nega tal versão, afirmando que eles estão alinhados e que não há divergências. Como em questão estão princípios hierárquicos, e Azevedo é o chefe de Pujol, não haverá transbordo público caso elas existam.

Com informações da Folha de S. Paulo



Fonte: Portal Grande Ponto

POLÍTICA - Moro diz que Bolsonaro tinha preocupação com inquéritos em curso no STF

Em sua despedida do governo, Sergio Moro revelou que Jair Bolsonaro estava preocupado com inquéritos em andamento no STF. 

“O presidente também me informou que tinha preocupação com inquéritos em curso no STF. Também não é uma razão que justifique a substituição [do diretor-geral da PF]. É até algo que gera uma grande preocupação”, afirmou Moro. 

“Por todos esses motivos, entendi que eu não podia deixar de lado meu compromisso com o estado de Direito", completou o ex-juiz.  Sergio Moro disse ainda que não assinou a exoneração de Maurício Valeixo da PF, medida que foi publicada nesta sexta-feira (24) com sua assinatura.




POLITICA - Presidente Bolsonaro marca coletiva para explicar exonerações de Moro e de Valeixo

Em suas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro, disse que concederá entrevista coletiva às 17h e disse que restabelecerá a verdade sobre a demissão a pedido do Sr Valeixo e do ex-ministro Sérgio Moro.

POLÍTICA - Possível destino de Moro, o Podemos publica nota de apoio ao ex-ministro da Justiça

POLÍTICA - Escândalo: Bolsonaro quer acesso a relatórios de inteligência da PF, diz Moro


O agora ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, disse em seu pronunciamento de despedida do cargo que o presidente Jair Bolsonaro insistiu na mudança do comando da Polícia Federal porque queria ter acesso aos relatórios de inteligência da PF e informações sobre as investigações em andamento. 

Sergio Moro afirmou ainda que Jair Bolsonaro queria na direção-geral da PF “alguém para quem ele pudesse ligar”.

quinta-feira, 23 de abril de 2020

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Mackson Thiago

 
Hoje é dia de celebrar mais um ano de vida de nosso amigo, Mackson Thiago. Que neste dia 23 de abril, Deus continue lhe concedendo muita Saúde, Sabedoria, Sorte e Sucesso.

PANDEMIA - CoronoJato na área

A Polícia Federal cumpre na manhã desta quinta-feira mandados de busca e apreensão na Prefeitura de Aroeiras, no interior da Paraíba, e em um empresa da cidade. O objetivo da ação é investigar o desvio de recursos do Fundo Nacional de Saúde destinado ao combate à pandemia de coronavírus.

Na segunda-feira(20), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, já tinha dado o recado: “Determinei à Polícia Federal a abertura de investigações para apurar de forma implacável qualquer desvio de verba federal destinada ao combate do novo coronavírus, em qualquer lugar que isso ocorra. Trabalharemos juntos com a CGU”.

O Antagonista, com Crusoé

ALTO DO RODRIGUES - DEMOCRATAS continua sendo o maior e mais representativo partido político do município


Não somente de tradição e de um número expressivo de filiados, demonstram a força, e o vigor, de uma agremiação política. Em Alto do Rodrigues, o Partido Democratas, que tem à frente no seu comando há quase 4 décadas, a liderança inconteste do ex-prefeito Abelardo Rodrigues, continua esbanjando vitalidade, e parti, rumo à disputa sucessória de 2020, como a principal agremiação no tabuleiro político local.

Além da liderança do ex-prefeito Abelardo Rodrigues, figuram nos quadros de seus filiados, o atual prefeito da cidade Nixon Baracho, a vice-prefeita Emília Patrícia, quatro vereadores, que são eles: José Itamar dos Santos, José Ivanaldo Pinheiro, Pedro Eugênio Martins e Jocitan Ribeiro. E ainda, suplentes de vereadores e lideranças comunitárias.

NOMINATA

Para a disputa do pleito municipal de 2020, o partido sob a presidência de Abelardo Neto, caminhará para homologar na Convenção Municipal, a ser realizada no mês de agosto, o nome do prefeito Nixon Baracho, candidato à reeleição, assim como, à nominata formada para a disputa ao legislativo.

Dos 14 pretensos a alcançar uma cadeira na Câmara Municipal à partir de 2021, estarão além dos quatro vereadores já citados na matéria, o ex-vereador Antônio Olegário Leonez (Toinho Olegário), Ivan Montenegro Filho, Geraldo Magela de Melo Júnior, Francisco Antônio P. de Souza (Chipita), Lucicarlos Paiva Barbosa, Emília Patrícia de Souza, Cristiana dos Santos Nogueira (Janoca), Eliane Pinto de Moura e Rachel Lima.

O Democratas de Alto do Rodrigues caminhará em faixa própria sem a formação de coligação, tendo em vista a PEC 33/2017, convertida na EC 97/2017, que veda as coligações partidárias nas eleições proporcionais, e estabelece condições para o acesso aos recursos do fundo partidário, e à propaganda gratuita, em rádio e televisão.

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Mossoró: MPT e MP-RN recomendam que agências bancárias ampliem atendimento e controlem filas para evitar contágio pela Covid-19

A Procuradoria do Trabalho no Município (PTM) de Mossoró, em conjunto com as promotorias do Consumidor e do Idoso do MP-RN no município, emitiu recomendação a todas as agências e correspondentes bancários de Mossoró, com medidas a serem adotadas para a proteção trabalhadores idosos e outros grupos vulneráveis ao contágio pelo novo coronavírus nas filas de banco. A recomendação, que também visa a proteção dos bancários, foi enviada nesta terça-feira (21), e os bancos têm o prazo de 5 dias para remeter ao Ministério Público as medidas adotadas para cumprimento da recomendação.

O documento do MPT-RN e do MP do estado recomenda que as agências e correpondentes bancários adotem medidas para atender especificamente os idosos e pessoas que fazem parte de grupos de risco para Covid-19, como horário especial de atendimento e pessoal treinado para atendê-los, em condições de segurança e em espaços adquados, respeitando a distância mínima de 1,5 metro entre cada pessoa e a confidencialidade das informações.

As instituições também recomendam que os bancos reforcem ações de comunicação, com avisos com horários de antendimento, serviços pretados na agência e por outros canais, como telefone ou internet, e contatos (telefones, site, chats) para esclarecimento de dúvidas. Também deve haver ampla comunicação quanto à disponibilização de dias e horários diferenciados para atendimento a idosos e outros grupos de risco.

As medidas previstas na recomendação devem ser atendidas considerando, especialmente, a excepcional presença de beneficiários para saque do auxílio emergencial pago pelo Governo Federal. “Grande parte da fila é de trabalhadores em estado de desemprego ou falta de condições de prestação de seus serviços. Pequenos negócios, feirantes, entregadores. É preciso criar mecanismos para ptroteger esses trabalhadores do contágio com a Covid-19, assim como os trabalhadores dos bancos, que estão atuando sob altíssima exposição”, explica o procurador do MPT em Mossoró Gleydson Gadelha.

Os trabalhadores dos bancos também devem ser protegidos, com garantia de todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários, como máscaras, luvas e álcool em gel. A recomendação conjunta sugere ainda a instalação de anteparos de proteção nos balcões de atendimento e nos caixas eletrônicos, e que seja mantido um número suficiente de trabalhadores para cumprimento dos requisitos das filas externa e interna, com distanciamento de 1,5 metros entre cada pessoa.

O MPT-RN e o MP-RN recomendam, ainda, que os bancos utilizem um plano estratégico com ações efetivas e adequadas para o controle de filas, com ajuda do poder público na elaboração e o apoio, na execução, da Polícia Militar, da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros.

Anna Ruth

PANDEMIA - Aulas em escolas públicas e privadas estão suspensas, confira o período

Durante todo o mes de maio, as aulas nas redes pública e privadas estão suspensas.

PANDEMIA - RN soma 4 óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas

Também confirmamos que há mais três óbitos em investigação que deverão ter os resultados divulgados na manhã desta quinta (23).

Um dos 4 óbitos já foi confirmado pela secretaria de Saúde, que foi o de um homem da cidade de Ipanguaçu. Outro destes quatro óbitos foi confirmado há pouco pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal, SMS-NATAL. Trata-se de uma paciente, do sexo feminino, 58 anos, portadora de comorbidades, câncer em metástase considerável, que buscou o serviço de saúde no dia 13/04, onde ficou internada e iniciou sintomas respiratórios no 20/04 evoluindo para óbito no dia 22/04.

Com estas 4 mortes confirmadas nessa quarta-feira, atingimos 33 no RN

blog do bg

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Rafael Davince

Hoje (17), vamos comemorar mais um aniversário, do amigo, parceiro e empreendedor Rafael Davince. Desejamos a este jovem que um longo futuro pela frente, muita Saúde, Sabedoria, Sorte e Sucesso!

PENDÊNCIAS - Aniversariante do dia: Ex-prefeito Fernandinho Medeiros

Fernandinho com seus amores, a família

Hoje (22) é dia de festa para o ex-prefeito do município Fernando Antonio de Medeiros. e comemora ao lado da esposa Sonia, dos filhos Fernando Junior, Marilia, Marcele, Adolfo e Mona Lisa, além da nora Mabel, do genro Elpidio Junior. Presentes na festa, os netos: Maria Eduarda, Guilherme, Felipe, Otávio e Marina que também faz aniversário no mesmo dia do avô.

Grande ser humano, Fernandinho é uma pessoa pública popular e tem o carinho da população pendenciense, foi vereador por vários mandatos e assumiu a presidência da Câmara de vereadores em outras oportunidades. Atualmente, o filho Fernando Junior representa o pai na Câmara de vereadores do município.
Marcele, uma das filhas de Fernandinho, fazendo a selfie

ALTO DO RODRIGUES - SMS planeja novas ações e estratégias para o enfrentamento ao coronavírus no município

Preocupada em conter o avanço da epidemia do novo Coronavírus (COVID-19) no município, a secretária municipal de Saúde, Leoneide Dantas, participou de uma reunião ontem (21), para discutir e planejar novas ações e estratégias de enfrentamento e combate a doença, em parceria com a secretaria de Assistência Social, pasta que tem como titular a secretária Gerlane Baracho.

Além da secretária Leoneide, o encontro contou com a presença de profissionais ligados ao setor de epidemiologia e o comandante do Destacamento local da Polícia Militar em Alto do Rodrigues, o subtenente Da Costa.

As ações visam entre outras, buscar meios de evitar aglomerações no comércio e instituições bancárias, casa lotérica, atendendo assim, as recomendações das autoridades sanitárias e de saúde pública.

PENDENCIAS - Prefeitura através da secretaria de obras faz serviço de manutenção nas estradas da cidade.

Visando melhorar o trafego da população na área urbana do município, a prefeitura municipal de Pendências por meio da secretaria de obras e serviços, da continuidade nos serviços de manutenção das estradas no loteamento Cariri, conjunto Independência 2 e no bairro cidade nova.
Fonte: Pendencias Hoje

ELEIÇÕES - TRE já dispõe de atendimento virtual para tirar e transferir título de eleitor

Começou nesta quarta-feira, 22, no TRE/RN o atendimento remoto para alistamento de novos eleitores, transferência de domicílio eleitoral, alteração de dados pessoais, alteração de local de votação por justificada necessidade ou revisão para a regularização de inscrição cancelada.

A medida foi aprovada pela Corte Regional na quinta-feira (16) e garante o direito de participação no processo eleitoral de todos os cidadãos, mesmo durante a pandemia. Para solicitar o acesso remoto é só acessar o site (tre-rn.jus.br), encaminhar um requerimento por meio do formulário eletrônico no sistema Título Net, na aba atendimento remoto. E para validar o requerimento, os interessados devem anexar os seguintes documentos:

1 – Imagem da frente e do verso do documento oficial de identificação com foto;

2 – Imagem do comprovante de residência;

3 – Certificado de quitação do serviço militar (para homens entre 18 e 45 anos que forem tirar o primeiro título);

4 – Uma foto selfie do requerente mostrando o documento de identificação ao lado do rosto.

As imagens anexadas devem estar nítidas e em formato PNG, PDF ou JPG.

Além disso, o requerente não deve usar acessórios que impossibilitem a visão do rosto como óculos, bonés, gorros, O cidadão tem até 23h59 do dia 6 de maio para solicitar o serviço.

Fonte: Celso Amancio

PANDEMIA - Fisioterapeuta de Tibau é mais um a ser curado da COVID-19

O fisioterapeuta Richard Ramon de Medeiros, do município de Tibau, que foi o segundo caso a ser confirmado com a Covid-19, está curado. Ele recebeu a confirmação nesta quarta-feira, 22, após realizar novos exames. Os primeiros sintomas sugestivos para Covid-19 apresentados em Ramon foram no dia 27 de março, quando de imediato já iniciou o isolamento domiciliar, afastando-se de suas atividades profissionais, assim como de seu convívio familiar e social.

No dia 3 de abril foi realizado o teste Swab, que são os métodos laboratoriais para diagnóstico da Covid-19, sendo confirmado positivo no dia 13 de abril, razão que continuou em isolamento, seguindo todas as medidas, mesmo já estando com ausência dos sintomas.

Hoje, 22, após receber a confirmação da cura gravou vídeo agradecendo a todos e externou sua gratidão a quem lhe apoiou e demonstrou sua felicidade em está recuperado. Mesmo diante do atual quadro da pandemia, o fisioterapeuta disse para a população de Tibau manter o isolamento social e ficar tranquila quanto a capacidade dos profissionais da saúde do município.

“Em momentos como esse é quase impossível manter a calma, mas é quase, não é impossível. A gente precisa manter essa calma para que vejamos a situação com mais clareza. Que a gente consiga passar juntos por toda essa situação”. Com a cura de Ramon, o município de Tibau, que tinha dois casos confirmados, agora não tem mais nenhum, tendo em vista que o primeiro caso confirmado e curado foi do enfermeiro José Lucas, curado na semana passada.

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante Thiago Marques

Nenhuma descrição de foto disponível.
Amanhã, dia 23, parabenizamos de forma muito especial, nosso amigo-irmão Thiago Marques, que completa mais um ano de vida. Nós sabemos de como és um grande homem, divertido, sincero, amigo e irmão mais que tudo. Desejo muita Saúde, Sabedoria, Sorte e Sucesso!

ECONOMIA - Secretário confirma: RN terá queda de R$ 80 milhões na arrecadação de abril e maio será ainda pior

O secretário estadual de Tributação do RN, Carlos Eduardo Xavier, confirmou nesta quarta-feira (22) que a queda de arrecadação de ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, principal tributo do Estado, será de R$ 80 milhões no mês de abril.

“Estávamos trabalhando com uma projeção de R$ 120 a R$ 130 milhões e está se confirmando R$ 80 milhões de queda, quase 20% do total da arrecadação”, explicou o secretário durante entrevista ao programa 12 em Ponto 98, na rádio 98 FM.

Para maio, a projeção é ainda pior: “os números de maio assustam muito. A atividade econômica de abril se reduziu mais ainda, até em razão dos decretos do governo. Então a perspectiva de maio é de uma queda ainda maior”, avaliou Cadu Xavier, destacando que a arrecadação é intimamente ligada à atividade econômica, sendo o Estado uma espécie de sócio do setor produtivo.

Em razão dessa queda, o Governo já se preocupa com os riscos de não conseguir cumprir suas obrigações, entre elas o pagamento da folha de servidores. Para evitar isso, já tomou algumas providências: redução de duodécimos para os demais poderes (18%), suspensão de pagamento de dívidas com os bancos públicos e com a União, e redução de custeio (despesas), exceto na saúde onde o investimento nesse período vai crescer.

PANDEMIA - Brasil tem 25,3 mil recuperados da Covid-19; número de mortes ultrapassa 2,9 mil

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quarta-feira (22), dados atualizados da Covid-19. Durante a primeira coletiva de imprensa concedida como ministro, Nelson Teich confirmou a informação de que 25,3 mil brasileiros conseguiram se recuperar da doença. 

Ainda de acordo com os dados da pasta, o número de mortos em razão da pandemia chegou a 2.906 no Brasil, 165 a mais que no dia anterior. Isso corresponde a um aumento de 6% no período de um dia. Já o número de casos confirmados subiu para 45.757, mais de 2 mil confirmações a mais em 24 horas, representando um crescimento de 6,2%. Quanto ao índice de letalidade, ele ficou em 6,4%.

São Paulo concentra o maior número de óbitos (1.134), quase três vezes o número do segundo colocado, Rio de Janeiro (490). Os estados são seguidos por Pernambuco (282), Ceará (233) e Amazonas (207). Além disso, foram registradas mortes no Maranhão (66), Paraná (57), Bahia (50), Minas Gerais (47), Pará (43), Paraíba (39), Santa Catarina (37), Espírito Santo (34), Rio Grande do Norte (29), Rio Grande do Sul (27), Distrito Federal (25), Goiás (21), Alagoas (20), Piauí (15), Amapá (14), Acre (8), Sergipe (7), Mato Grosso (6), Mato Grosso do Sul (6), Rondônia (5), Roraima (3) e Tocantins (1).

ESTADO - Justiça nega afastamento do prefeito de Encanto que contraiu Covid-19, mas mantém obrigação de isolamento social

Reprodução

O juiz Rivaldo Pereira Neto, Juiz da 3a. Vara da Fazenda Pública de Pau dos Ferros, negou o pedido do Ministério Público para afastar do cargo o prefeito do município de Encanto, Atevaldo Nazário da Silva, que contraiu COVID-19, mas segundo o MP não estaria cumprindo o isolamento social.

Na decisão, o magistrado determinou que o prefeito “permaneça em isolamento social, respeitando as regras de quarentena impostas pelas autoridades sanitárias, por prazo não inferior a 14 dias, sob pena de fixação de multa de R$ 1.000,00 por cada ato de descumprimento. Tal medida se mostra, a meu ver, mais eficaz, adequada e proporcional aos fins pretendidos, que é resguardar neste momento, a saúde da população local e adjacente”.

Ainda segundo o juiz, o prefeito pode exercer regularmente suas atividades funcionais, desde que de sua residência, remotamente pelos meios tecnológicos disponíveis, e mediante adoção de todos os protocolos de saúde recomendados

justiça potiguar

POLÍTICA - Advogado potiguar entra com mandado de segurança no STF para afastar Rodrigo Maia e investigar suposto plano contra Bolsonaro

O advogado potiguar Agacy Vieira de Melo Júnior ingressou com mandado de segurança junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) na última segunda-feira, 20, contra o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, solicitando que a Procuradoria Geral da República investigue as denúncias feitas pela deputada Carla Zambelli e pelo ex-deputado, Roberto Jeferson sobre suposto complô contra o presidente Jair Bolsonaro para derrubar medidas provisórias.
Reprodução/Metro

A peça foi direcionada ao presidente do STF, Dias Toffoli, onde também foi pedida uma liminar para afastar Maia da presidência da Câmara durante as investigações, de forma que ele não possa conduzir a pauta de medidas provisórias do Governo na Casa. O advogado potiguar utilizou os argumentos do ex-parlamentar que citou possível encontro entre Maia, Alcolumbre e Gilmar Mendes em possível trama contra o presidente Bolsonaro.

GUAMARÉ - Ministério Público apura suposta falta de fornecimento de merenda escolar para alunos rede municipal de ensino

PORTARIA DE INSTAURAÇÃO Nº 2020/0000130664
Inquérito Civil Nº 113.2019.000669
O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, por sua 2a Promotoria de Justiça da Comarca de Macau/RN, no uso de suas atribuições constitucionais e legais, na forma dos artigos 127, caput, e 129, incisos II, da Constituição Federal, e dos arts. 7º e 20 da Resolução nº 012/2018- CPJ, considerando os fatos relatados na Notícia de Fato em epígrafe, acerca da suposta falta de fornecimento de merenda escolar para os estudantes da rede pública municipal de ensino, mesmo antes da pandemia do Sars-Covid-19,
RESOLVE instaurar INQUÉRITO CIVIL nos seguintes termos:
OBJETO: apurar suposta falta de fornecimento de merenda escolar para os estudantes da rede pública municipal de ensino de Guamaré, em descumprimento à Lei Municipal nº 443/2019.
FUNDAMENTAÇÃO: arts. 127, caput, e 129, III, da Constituição Federal; art. 32, II, da Lei 8.625/1993 e arts. 7º e 20 da Resolução n° 012/2018-CPJ/RN.
RECLAMANTES: Lindembergue de Miranda Teixeira e Laíse de Souza Martins.
PESSOA JURÍDICA A QUEM O FATO É ATRIBUÍDO: Município de Guamaré.
DILIGÊNCIAS INICIAIS:
1) ciência ao Caop Cidadania;
2) publique-se no DOE/RN;
3) notifiquem-se os reclamantes para que apresentem informações atualizadas sobre o caso, com as provas que tiverem a respeito, no prazo de 10 dias úteis;
4) independentemente do item 3, oficie-se desde logo ao Exmo. Sr. Prefeito do Município de Guamaré requisitando informações sobre os fatos noticiados em dez dias úteis, devendo ser remetida cópia integral dos autos ao destinatário. Com a resposta, o Município deve encaminhar cópia da lei municipal atualmente em vigor sobre a distribuição de merenda escolar no âmbito do Município de Guamaré;
5) solicitem-se ao Caop Cidadania informações sobre as providências que outras comarcas vêm adotando quanto ao fornecimento de merenda escolar durante o período de suspensão das aulas em função da pandemia do Covid-19.
Cumpra-se com urgência.
Macau/RN, 17 de abril de 2020
Mac Lennon Lira dos Santos Leite
Promotor de Justiça

NOVIDADE - IBGE faz pesquisa por telefone para averiguar realidade econômica do RN

O IBGE passou a realizar a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, por telefone, para evitar a disseminação da covid-19 na coleta de casa em casa. Com o objetivo de oferecer mais segurança às famílias pesquisadas, o Instituto enviará, a partir de hoje (22), cartas com o nome do entrevistador(a), o número de telefone de contato e mensagem explicativa ao(a) morador(a) responsável pela residência selecionada.

Presente em 94 municípios potiguares, a PNAD Contínua é o principal termômetro do trabalho formal e informal no Brasil. Além disso, o questionário envolve aspectos como renda, condições de moradia e educação. A carta comunicará também como o morador(a) poderá marcar dia e horário da entrevista. Mesmo se o morador(a) não fizer o agendamento, ele(a) receberá a ligação do entrevistador(a), inclusive nos fins de semana e feriados.
Pesquisadores do IBGE fazem contatos por telefone (Foto: cedida)

Ainda assim, “se o morador se recusar a responder, outras pessoas, que não o entrevistador, ligarão para saber o porquê da recusa e perguntar sobre a abordagem”, explicou Pablo Carlos, coordenador estadual da PNAD Contínua no RN. Em março, quando houve a suspensão da coleta presencial, mais pessoas se recusaram a responder à pesquisa e outras barreiras à coleta de informações (ligação telefônica não completada por exemplo) aumentaram. Se a situação permanecer inalterada, os resultados da pesquisa podem ser prejudicados. O novo modelo de abordagem visa dar segurança aos entrevistados e reduzir a recusa por medo de fornecer informação.

Pesquisas econômicas
Embora as pesquisas econômicas do IBGE sejam feitas há anos por telefone, a pandemia de covid-19 têm dificultado esse grupo. As demissões e as mudanças para o regime de teletrabalho são alguns dos possíveis motivos da pouca atenção das empresas à coleta. A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), Pesquisa Mensal dos Serviços (PMS) e Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), por exemplo, dependem do fornecimento de informações para traçar um panorama da economia do Rio Grande do Norte e do Brasil, sobretudo depois dos impactos da covid-19.

Importância
As pesquisas do IBGE são uns dos mais importantes instrumentos para guiar as políticas públicas no Brasil. São elas que mostram os 635 mil trabalhadores informais no mercado potiguar, a taxa de desocupação de 12,3% no último trimestre de 2019 e o crescimento de 4,6% no volume dos serviços do RN em fevereiro de 2020 frente a fevereiro de 2019. Vale lembrar que por força de lei (5.534/68), toda pessoa física e jurídica deve prestar informações ao IBGE se solicitadas. Também por garantia legal, as informações individualizadas permanecem sob sigilo.

Covid-19: ações do IBGEO IBGE reuniu iniciativas contra a covid-19 no site covid19.ibge.gov.br. Nele é possível encontrar um mapa interativo com os casos de covid19, resultados preliminares do deslocamento da população em busca de serviços de saúde (Regic 2018) e registros de óbitos de 2019. Em breve, haverá um espaço destinado à PNAD-COVID, que monitorará a doença no Brasil.

Como saber se uma ligação é do IBGE?– Verificar se o número do telefone que fez a ligação pertence a entrevistador do IBGE e sua identidade por meio da central de atendimento 0800 e site do IBGE.

– Acessar o site www.respondendo.ibge.gov.br e inserir dados do entrevistador(a), como o nome completo, na área de busca.

– Ligar para o 0800 721 8181 e checar se quem está ligando para você realmente trabalha no IBGE. Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira – das 8h às 18h. Sábados, domingos e feriados – das 10h às 14h.

segunda-feira, 20 de abril de 2020

MACAU - Pré-candidato, Dr Zé Antônio mostra força e incomoda adversários

O crescimento da popularidade do médico-amigo das mães macauenses começa a despertar incômodo nos seus futuros adversários. A verdade é que a biografia e o legado do ex-prefeito Dr Zé Antônio já começa a atormentar os simpatizantes de outras vertentes. Com as diversas manifestações nas ruas e nas redes sociais em prol da candidatura de Zé, os tumultuadores das redes sociais já começam a enxergar no médico amigo um oponente muito forte para o pleito deste ano.

Dizer que Zé Antônio não deixou sua marca positiva em sua administração... afirmar que durante este período atual o médico amigo foi omisso com o sofrimento do povo da terra das salinas, é caminhar na contramão da verdade. Dr Zé sempre comenta que lhe causa orgulho quando os servidores da Prefeitura relembram da sua administração e reconhecem que foi um período em que realmente eles foram valorizados. “Sinto-me honrado e feliz quando caminho pelas ruas da minha cidade e quando as pessoas me relatam que as obras que concluímos e inauguramos foram de grande serventia para a nossa população.”

Dr Zé relembra ainda que, além da valorização de todos os servidores municipais e tantas outras obras e ações desenvolvidas na sua gestão, o mesmo orgulha-se de ter reconstruído o mini campo Tatazão, uma das principais praças esportivas da nossa cidade, a revitalização, paisagismo, ampliação de espaços e a construção de uma quadra na Praça Das Mães, oferecendo aos jovens e desportistas uma opção de lazer para todas as famílias macauenses, investimento e valorização da nossa gloriosa Filarmônica Monsenhor Honório.

Na opinião do ex-prefeito “uma administração tem que ter por princípio zelar pelas pessoas com planejamento para edificar obras, estar presente na sede e em todos distritos, assentamentos e demais áreas rurais, além de respeitar e valorizar o servidor público. Preparado e com experiência, bom discurso e de fácil trato político, o médico possui as credenciais que podem levá-lo pela terceira vez ao Palácio João Melo. Talvez seja por isso que os adversários começam a estrebuchar e atacar com factoides e sarcasmo.