quinta-feira, 8 de julho de 2021

REGIONAL - Inmet emite alerta de acumulado de chuvas para 57 cidades do RN


Alto do Rodrigues, entre as cidades com alerta emitido pelo INMET

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial de acumulado de chuva para 57 cidades do Rio Grande do Norte. O alerta vale até as 10h desta sexta-feira (9).

Para as cidades sob alerta de chuvas, há o risco de precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora ou 50 milímetros por dia. Nestas cidades, há baixos riscos de alagamentos e deslizamentos.

As instruções gerais para a população, ainda de acordo com o instituto, envolvem, evitar enfrentar o mau tempo, observar alteração nas encostas, evitar uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada e, em caso de urgência, acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Cidades com alerta de acumulado de chuvas:

Afonso Bezerra
Alto Do Rodrigues
Angicos
Areia Branca
Arês
Baraúna
Baía Formosa
Bento Fernandes
Brejinho
Caiçara Do Norte
Canguaretama 
Carnaubais 
Ceará-Mirim 
Espírito Santo 
Extremoz 
Galinhos 
Goianinha 
Grossos 
Guamaré 
Ielmo Marinho 
Ipanguaçu 
Jandaíra 
Jardim De Angicos 
João Câmara 
Jundiá 
Lajes 
Macau 
Macaíba 
Maxaranguape 
Monte Alegre 
Mossoró 
Natal 
Nísia Floresta 
Parazinho 
Parnamirim 
Pedra Grande 
Pedra Preta 
Pedro Avelino 
Pedro Velho 
Pendências 
Porto Do Mangue 
Poço Branco 
Pureza 
Rio Do Fogo 
Senador Georgino Avelino 
Serra Do Mel 
São Bento Do Norte 
São Gonçalo Do Amarante 
São José De Mipibu 
São Miguel Do Gostoso 
Taipu 
Tibau 
Tibau Do Sul 
Touros 
Vera Cruz 
Vila Flor 
Açu 

ACIDENTE - Tragédia: ônibus com time de futsal tomba no PR e duas pessoas morrem

Um trágico acidente foi registrado na manhã desta quinta-feira (08), no Km 667 da BR-376, em Guaratuba (PR), sentido a Santa Catarina. Um ônibus que transportava atletas da equipe masculina do Umuarama Futsal acabou tombando na rodovia. Duas pessoas morreram e outras dez ficaram feridas.

Segundo a Arteris, concessionária responsável pela manutenção e controle da rodovia, as duas vítimas fatais estavam no ônibus, que tombou perto da entrada da área de escape na descida da Serra do Mar. Além do ônibus que transportava os jogadores, uma carreta e um veículo de passeio se envolveram no acidente, no entanto, nenhum dos ocupantes se feriu.

A delegação de futsal saiu de Coritiba com destino final a cidade da Jaraguá do Sul, onde os jogadores do Umuarama fariam um jogo nesta sexta-feira (09), diante do Jaraguá, em confronto válido pelas quartes de final da Copa do Brasil. De acordo com a assessoria da Arteris, 22 passageiros estavam no ônibus.

segunda-feira, 5 de julho de 2021

TECNOLOGIA - Chamadas gratuitas para grupos no Google Meet passam a ter limite de tempo


Chamadas gratuitas, realizadas entre três ou mais usuários, agora terão limite de tempo no Google Meet. 

A mudança já está em vigor e, a partir deste mês, as reuniões feitas pela plataforma passam a durar até 60 minutos.

Para as videochamadas individuais, o limite continua sendo de até 24 horas.

domingo, 4 de julho de 2021

RAFAEL FERNANDES - Padre interrompe missa, chama a polícia e vai até bar reclamar de som alto, veja vídeo

O Padre Wescley, da Paróquia de Martins/RN, que estava pregando na Igreja de Santa Luzia, em Rafael Fernandes/RN, teve que interromper a missa para pedir ao dono de um bar que diminuísse o volume da música. A missa acontecia na noite deste domingo (04), quando precisou ser suspensa por conta do barulho que invadia a igreja.

SOLIDARIEDADE - Casa Durval Paiva completa 26 anos de amor ao próximo

No dicionário, DOAR significa “transferir gratuitamente a outra pessoa, de forma legal, um bem, quantia, imóvel ou vantagens, que antes era de sua posse”. Contudo, doar é muito mais do que isso. Doar, literalmente, nos faz sentir bem. O ato de doar contribui efetivamente com a transformação para o melhor da sociedade, das instituições e, principalmente, das pessoas. A doação pode ser com dinheiro, tempo, talento, roupa, brinquedo, comida ou o que você quiser. É um ato de desprendimento, renúncia, entrega e amor ao próximo.

Ao longo dos seus 26 anos de existência, a Casa Durval Paiva vem mostrando como essa pequena palavra conseguiu transformar a vida de milhares de famílias. Em 2020, através da sua equipe multidisciplinar, composta por assistente social, dentista, fisioterapeuta, psicóloga, nutricionista, terapeuta ocupacional, pedagoga, farmacêutica e setor de diagnóstico precoce, foram realizados mais de 10.000 atendimentos.

Aliado a isso, a instituição ofereceu aos seus acolhidos mais de 28 mil refeições e 4 mil hospedagens, com traslado para consultas, exames e cuidados médicos. Como forma de ajudar na nutrição dos pacientes e seus familiares, a Casa Durval Paiva distribuiu cerca de 2 mil cestas básicas completas. Tudo isso, graças às doações recebidas, financeiras ou não financeiras.

Em conjunto ao atendimento direto, prestado aos pacientes, a instituição também preza e pensa no futuro dos acompanhantes, através da realização de cursos profissionalizantes, por meio da Casa dos Ofícios, onde eles aprendem uma profissão e podem constituir uma fonte de renda para toda a família. Além disso, todos os acompanhantes têm direito a consultas com a equipe técnica, durante sua estadia na Casa Durval Paiva.

Como sua vertente de apoio social, a Casa Durval Paiva promove, há 23 anos, o “Projeto Vida”, que já garantiu acesso a uma habitação segura e saudável, para mais de 230 famílias, com a reforma ou construção de novas moradias. Contribuindo para a qualidade de vida de crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer e doenças hematológicas crônicas, bem como, para os seus familiares.

A luta contra o câncer infantojuvenil continua sendo a bandeira da Casa, através de palestras, entrevistas, busdoor, outdoor, spots, VTs, mobiliário urbano e mídias sociais, divulgando os principais sinais de alerta do câncer, buscando assim conscientizar a sociedade, para maiores chances de cura, quando o diagnóstico da doença é feito precocemente.

TURISMO - Expectativa é de aquecimento para o turismo potiguar nesse segundo semestre

É com cautela que o setor se turismo potiguar entra neste novo semestre de 2021, mesmo com a perspectiva de controle da pandemia da covid-19, responsável por, na visão dos próprios representantes do setor, ter levado o segmento praticamente à falência. O anunciado aumento do número de voos para o Rio Grande do Norte, que deve chegar a mais de 98% do que era em 2019, e o avanço da vacinação para o controle da pandemia, são os principais fatores que trazem boas perspectivas, mas a recuperação só deve ganhar fôlego a partir de 2023. A expectativa da Secretaria Estadual de Turismo (Setur/RN) é de que o fluxo de turistas este ano chegue a 70% do fluxo de 2019.

As companhias aumentaram frequência e destinos importantes como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, além de Recife e Fortaleza

Com base nas buscas por pacotes de viagens no portal Decolar, Natal está entre os três destinos mais procurados no Nordeste pelos brasileiros para as férias de julho deste ano. Dos 15 destinos citados, aqueles de praia são predominantes no levantamento, com Rio de Janeiro, Maceió, Natal, Porto Seguro, Fortaleza, Porto de Galinhas, Salvador, Recife, Florianópolis, Maragogi, João Pessoa e Jericoacoara. “Compreendemos que esse é um momento essencial, por isso estamos realizando muitas ações de promoção do destino e esse é um dos resultados que irá colaborar com a retomada do turismo no RN”, pontuou Bruno Reis, diretor da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emportur).

No último verão, quando a situação da pandemia da covid-19 se assemelhava ao momento atual e sem o atenuante da vacinação, a Pesquisa de Sondagem Empresarial, do Ministério do Turismo, feita com agências e organizações de viagens com base em clientes que procuraram por pacotes, apontou a capital do Rio Grande do Norte como destino mais procurado por pessoas que desejavam viajar, seguida por Foz do Iguaçu, no Paraná, e Fortaleza, no Ceará.

“As agências estão sentindo o crescimento. O melhor mês de vendas é este, julho, desde o início da pandemia. Hoje estão sendo oferecidas muitas oportunidades de preços e as pessoas estão querendo viajar. O turismo regional continua forte, dentro do estado e para estados vizinhos, mas cresceu o nacional também. Com isso, acreditamos que avançamos uma etapa”, avaliou a presidente da Agência Brasileira de Agências de Viagens, seccional do Rio Grande do Norte (ABAV- RN), Michelle Pereira.

Por Tribuna do Norte

ESTADO - Detran retoma atendimento presencial em 8 unidades do interior do RN nesta segunda (5)

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) vai reabrir oito unidades de atendimento presencial no interior do estado a partir da próxima segunda-feira (5).

As unidades são as que funcionam dentro das Centrais do Cidadão nos municípios de Alexandria, Assú, Santa Cruz, Nova Cruz, Macaíba, Apodi, João Câmara e Patu, além da unidade de Zona Norte de Natal.

Há ainda a previsão do início dos exames médico e psicológico em Parelhas, a partir do dia 14 deste mês.

Outras unidades em Natal, Ceará-Mirim; Parnamirim; São Gonçalo do Amarante; São José de Mipibu; Currais Novos; Caicó; São Paulo do Potengi foram autorizadas a abrir ainda em junho.

Segundo o órgão, os atendimentos presenciais serão controlados com um número fixo de agendamento diário para cada serviço oferecido no posto do Detran, para manter o controle do fluxo de pessoas e evitar aglomerações no interior das instalações.

Para ter acesso ao prédio é preciso que o usuário faça seu agendamento antecipado pelo site do Detran e, na ocasião do serviço, apresente a guia de agendamento para entrar na unidade, como também fazer uso de máscara de proteção facial.

Neste primeiro momento, os serviços presenciais liberados contemplam os relacionados a registro de condutores (habilitação), registro de veículos e atendimento clínico.

Cada repartição do Detran no interior contará com serviços específicos na sua lista de atendimento e o usuário poderá conferir cada um no momento em que for realizar o agendamento, pois o sistema de dados mostra o município, tipo de serviço, data e hora disponíveis para agendar.

O horário de atendimento das unidades do Detran que reabrem na segunda-feira (5) e estão localizadas nas centrais do cidadão do interior do Rio Grande do Norte é de 7h às 13h.

Já na zona Norte de Natal, onde vai reabrir o setor de registro de veículo, o horário nesse setor é de 9h às 13h.