Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

HOMENAGEM - Renomado jurista, Dr Caio Barbosa será homenageado pela Assembleia Legislativa do RN

Dr Caio Victor Barbosa, será um dos homenageados

Na próxima segunda-feira (12), por iniciativa do deputado estadual Kelps Lima, a Assembleia Legislativa do RN fará uma Sessão Solene, alusiva ao Dia do Advogado. Dentre muitos bons nomes do Estado, apenas 13 advogados representarão a classe, entre eles, Dr Caio Victor Barbosa.  

Especialista em Direito Eleitoral, Dr Caio tem ganho notoriedade e Vitória para seus clientes, um deles, o prefeito de Alto do Rodrigues, Abelardo Rodrigues Filho.  

Dr Caio já assumiu a presidência da Comissão Eleitoral da OAB/RN

A homenagem da Assembleia Legislativa aos advogados é válida e entre os homenageados o nome de Dr Caio Barbosa é mais que justa. 

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

REGIONAL - CEDUCAT CURSOS inova mais uma vez, trazendo curso inédito no Vale do Açu, confira e faça sua inscrição

Seguindo as tendências do mercado de trabalho, a CEDUCAT trás para o Vale do Assu o primeiro curso de INSTALADOR DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS! 

Sua chance de se capacitar para o mercado que mais cresce nos últimos tempos.

Veja as vantagens de ser CEDUCAT:

✅ AULAS PRÁTICAS
✅ EQUIPE DE INSTRUTORES QUALIFICADOS
✅ VALOR ESPECIAL
✅ CERTIFICADO AO FINAL DO CURSO.

Não deixe para depois, entre em contato agora pois as vagas são limitadas. 

CEDUCAT - A que mais emprega!

terça-feira, 6 de agosto de 2019

ALTO DO RODRIGUES - Próximo sábado tem mais uma edição do Tributo a Raul Seixas


Ja está confirmada a participação de atrações tais como a banda Taxímetro, Vitoriano Roberto e Taildo Barros, dentre outros músicos e grupos convidados, será realizada dia 10 de agosto, sábado próximo, no Narciso Casa Show, em Alto do Rodrigues, a 27ª edição do Tributo a Raul Seixas.

À frente da organização, mais uma vez, está o grande abnegado raulseixista Rivaldan Oliveira.
O ingresso custa somente R$ 10,00 e as apresentações começarão a partir de 22h.

Idealizado como forma de manter viva a memória e a obra do saudoso músico baiano, considerado o Pai do Rock Brasileiro, o Tributo tem como única exigência que o repertório se limite a canções do homenageado, cujo acervo musical é composto por 17 discos lançados em seus 26 anos de carreira.

O Tributo em Alto do Rodrigues realiza-se sempre em agosto, coincidindo com o mês em que Raul Seixas faleceu.

O artista baiano nasceu em Salvador no dia 28 de junho de 1945 e morreu em São Paulo no dia 21 de agosto de 1989.

ESTADO - Especialista nega riscos de tsunamis no RN após tremores na costa




Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) negou o rumor de que um tremor de terra, que foi registrado na segunda-feira, 5, na costa do Nordeste, poderia causar tsunamis no litoral potiguar e dos estados vizinhos.

O geofísico Eduardo Menezes, que faz parte da equipe do laboratório sismológico, explicou por que o risco não é real. Segundo Eduardo, o tipo de movimento das placas tectônicas foi o responsável por não criar qualquer risco. “Para que um tremor aconteça, seria necessário um movimento de subducção, onde uma placa tectônica se infiltra debaixo da outra. O movimento que ocorreu é transcorrente, onde os limites das placas tectônicas apenas deslizam”, afirmou o geofísico.

Além da movimentação tectônica, Eduardo Menezes contou que a magnitude do tremor, apesar de alta (5,8 graus na escala Richter), não seria suficiente para que um tsunami fosse formado. “A magnitude teria que ser de no mínimo 7,5 a 8 graus”, concluiu.

O LabSis/UFRN registrou, na última segunda-feira, 5, um tremor de 5,8 graus de magnitude na escala Richter na costa do estado. De acordo com o laboratório, o epicentro foi a 740 km de distância de Fernando de Noronha, 1.100 km de distância do litoral Potiguar e 100 km à Leste do Arquipélago de São Pedro e São Paulo.

QUALIFICAÇÃO - CEDUCAT CURSOS mostra a importância do curso de Primeiros Socorros, confira


Qualquer pessoa pode eventualmente passar por situações de emergência por motivos de lesões, acidentes, ou condições de saúde, seja em casa, no trabalho ou no trânsito. É nesse momento que entra a importância de ter um certo conhecimento em Primeiros Socorros.

E a CEDUCAT CURSOS oferece essa grande oportunidade para você saber bem mais, podendo inclusive, usar o curso para ampliar seus conhecimentos e quem sabe entrar no mercado de trabalho.

O curso é ministrado por professores qualificados, competentes e com larga experiência. Ao final do curso o aluno/concluinte recebe o certificado reconhecido pelos principais órgãos reguladores.

O preço é outro diferencial da CEDUCAT CURSOS, além de oferecer várias opções de pagamento e com certeza, uma delas cabe no seu orçamento, afinal, se qualificar não é custo é investimento com retorno garantido.

Entre em contato e faça já sua matrícula 

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

ALTO DO RODRIGUES - Equipe do NASF realiza ação do projeto ‘Saúde na Praça – Zumba, corpo em movimento’


A Equipe do NASF realiza ação do projeto ‘Saúde na Praça – Zumba, corpo em movimento’ 5 de agosto de 2019 A gestão municipal, por intermédio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), realizou neste sábado (3), o 1º Encontro das Comunidades de Zumba. 

Um movimento inciado em Alto do Rodrigues com o apoio da secretaria municipal de Saúde, e a participação de várias secretarias municipais, visando melhorar a qualidade de vida dos munícipes, tirando-os do sedentarismo e prevenindo contra doenças. 


A exemplo do que acontece durante as atividades semanais, o evento contou com um público significativo neste sábado, na praça Joaquim Rodrigues, um sinal de que o movimento está em alta e crescendo no município de Alto do Rodrigues, com boa aceitação da comunidade. 


Denominado Zumba Colors Fest, o evento faz parte do projeto Saúde na Praça – Zumba, corpo em movimento, desenvolvido pela secretaria de Saúde, através da equipe de profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) Parte da equipe do NASF compareceu ao Programa Ação & Transparência, no último sábado (03), para divulgar o evento e falar sobre as ações do grupo de apoio no município.


MÚSICA - Cantora evangélica abandona música gospel

A cantora gospel Damares Brandão é mais uma das cantoras que desiste do gospel para cantar música secular, e reacende o debate de até onde os cantores evangélicos são adoradores.

Damares Brandão, Baiana de Feira de Santana, irmã do pastor e líder do Ministério Cristianismo sem Frenteiras até que tentou reconstruir sua carreira, mas cada caso é um caso, e dependendo do caso, fica difícil alcançar o mesmo patamar que um dia esteve.

Recentemente o Obuxixo anunciou que uma cantora do meio evangélico estava saindo para o secular e um CD já estava sendo preparado  em parceria com cantores de prestigio e fama da Bahia. Segundo informações seguras as parcerias estavam sendo distribuídas com o cantor de Arrocha Pablo, também Baiano,  Naldinho e Léo Rios.

Relembre o caso que foi culminante para  o declínio da carreira gospel da cantora

Segundo suposta  mulher traída  a cantora Damares Brandão, estaria curtindo as fotos do marido dela no Instagram e a partir de lá,  Damares  chamou o homem para sair. A artista que na época era  casada com o Pastor Leonio Amorim . Na  ocasião a situação  levou muita dor de cabeça para a igreja evangélica, que não soube  como lidar com o fato. Na gravação do telefonema, as duas mulheres praticamente brigavam pelo homem. A que seria a suposta amante dele, Damares, diz que iria processar a mulher traída, que estaria postando inverdades na internet.

Depois de um tempo de ¨ banco¨, Damares começou a congregar com seu irmão pastor, mas nada significativo aconteceu artisticamente. Contudo, nada foi provado em relação a traição, bem como  o motivo da saída do gospel para o secular, seria  escândalo de acusação de adultério. Fica a duvida ainda se seria o fato de não ter conseguido recuperar o prestigio. Aguardemos o CD.

EDUCAÇÃO - Enem terá aplicação digital em 2020 em fase piloto

O Ministério da Educação anunciou hoje (3), em Brasília, que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai se tornar digital. A proposta é de uma implementação progressiva. Em 2020, a versão digital será aplicada em fase piloto.

A previsão do governo é abandonar as versões impressas em 2026. Nada irá mudar para os participantes inscritos em 2019.

BRASIL - Pan: Brasil conquista quatro ouros em dia de mais de 10 medalhas

Este domingo foi bastante positivo para o Brasil no Panamericano deste ano, disputado em Lima, no Peru. Os atletas conseguiram garantir mais de 10 medalhas em diversas categorias, do atletismo ao surf, passando pela canoagem. Até o começo da noite deste domingo (4), os triunfos do dia haviam contabilizado quatro medalhas de ouro, duas de prata e cinco de bronze.

Com isso, a representação verde e amarela consolidou a segunda colocação na classificação geral, com 21 ouros, 16 pratas e 32 bronzes. O país fica atrás apenas dos Estados Unidos, com 52 ouros. Nas posições seguintes do ranking estão México (19 ouros), Canadá (17), Colômbia (14), Cuba (14) e Argentina (12).

Na canoagem slalom, o Brasil subiu duas vezes ao posto mais alto do pódio: com Ana Sátila na canoa feminina e com Pedro “Pepê” Gonçalves no Caiaque masculino. Com isso Sátila conquistou o bi-campeonato, já que havia vencido também no Pan de Toronto, em 2015.

Além deles, Felipe Borges chegou em terceiro e obteve o bronze na prova de canoa masculina. Na canoa feminina, Omira Estácia fez tempo para a prata, mas foi requalificada e não alcançou o pódio.

A nadadora Ana Marcela subiu no topo do pódio na prova de maratona aquática feminina, de 10 quilômetros. Nesta categoria, Viviane Jungblut chegou em terceiro e garantiu o bronze. Ainda nas águas, Chloé Calmon também subiu mais alto, mas no longboard. Já Nicole Pacelli foi a terceira na categoria de Stand Up Paddle (SUP) feminino.

Caio Bonfim (Brasil) é medalha de prata nos 20km da marcha atlética nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. - Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br
No atletismo, Caio Bonfim ficou com a prata na marcha de 20 quilômetros masculina e Érica Rocha de Sena levou o bronze na mesma categoria, mas no feminino.

Já no hipismo, o Brasil conquistou a prata na disputa por equipes e assegurou o bronze na categoria individual com Carlos Parro.

BRASIL - Plenário pode votar reforma da Previdência em 2º turno na terça



A Câmara dos Deputados pode votar a partir desta terça-feira, 6, em segundo turno, a proposta de reforma da Previdência (PEC 6/19). O texto aumenta o tempo para se aposentar, limita o benefício à média de todos os salários, eleva as alíquotas de contribuição para quem ganha acima do teto do INSS e estabelece regras de transição para os atuais assalariados.

Da mesma forma que o primeiro turno, a proposta precisa do voto de um mínimo de 308 deputados para ser aprovada e então enviada ao Senado, onde também passará por dois turnos de votação.

Nessa fase de tramitação, os partidos podem apresentar apenas destaques supressivos, ou seja, para excluir algum trecho do texto aprovado em primeiro turno.

Em relação ao texto aprovado pela comissão especial, de autoria do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), foram três as principais mudanças na primeira votação em Plenário. Uma delas é a redução da idade exigida do professor de ensino infantil e básico para se aposentar com pedágio de 100% do tempo de contribuição que faltar para cumprir o requisito na data de publicação da futura emenda constitucional. A idade passou de 55 anos se mulher e 58 anos se homem para 52 anos se mulher e 55 anos se homem.

Na regra de transição de aposentadoria por idade, os deputados também diminuíram de 20 anos para 15 anos o tempo mínimo de contribuição exigido para se aposentar pelo INSS.

Para a mulher, no cálculo do salário pela média, ela receberá 60% do calculado por 15 anos de contribuição e 2% a mais dessa média por cada ano que passar disso.

Com as mudanças, a perspectiva de economia do governo passou de cerca de R$ 1 trilhão em dez anos para cerca de R$ 900 milhões no mesmo período.

As sessões de votação da reforma começam na terça-feira à tarde. Até lá, deve ser cumprido o prazo regimental de cinco sessões do Plenário entre as votações em primeiro e em segundo turnos.

Agência Câmara Notícias

domingo, 4 de agosto de 2019

ECONOMIA - Corte de luz por falta de pagamento na conta é proibido e todo o país, determina Aneel


O consumidor que não pagou uma conta de luz há mais de 90 dias não pode mais ter a eletricidade cortada – desde que as faturas posteriores à conta atrasada estejam quitadas. Essa é a nova determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para proteger o fiel pagador que, eventualmente, esqueceu de pagar uma fatura – que é antiga demais ou pode não ter sido enviada pela concessionária. 

A regra está prevista na Resolução 414/2010, que foi publicada no dia 15 de março, editada para evitar confusões. Isso porque, às vezes, um morador tinha a luz cortada por causa do atraso no pagamento de um boleto em atraso há anos – em muitos casos quem deixou de pagar nem é mais o morador do imóvel. 

Em caso de corte, o consumidor pode ingressar na Justiça e o advogado apresentar essa resolução da Aneel para o tribunal. “Não se pode penalizar o consumidor que por acaso esqueceu ou falhou no pagamento – e a concessionária teve 90 dias para lembrá-lo e não o fez. A distribuidora não pode cortar com base numa conta que ficou esquecida lá atrás, sendo que o consumidor fez os pagamentos posteriores. 

É para evitar esse tipo de situação”, diz Romeu Donizete Rufino, diretor da Aneel. A mesma norma ainda prevê que a suspensão de fornecimento por falta de pagamento da conta de energia só poderá ser feita em dias úteis da semana e durante o horário comercial (8h às 18h), e não mais a qualquer momento como era possível antes. 

Isso porque, segundo Rufino, não é o corte que interessa ao consumidor e à concessionária, mas sim um serviço de boa qualidade e o pagamento em dia da fatura. “Se houver um corte de energia no final do dia da sexta-feira, por exemplo, o consumidor poderia eventualmente pagar, quitar e só teria a energia de volta na segunda-feira. 

O propósito não é esse, não é deixá-lo sem energia. Essa medida vem para protegê-lo e não deixá-lo sem o serviço essencial no final de semana”, completa Rufino. Nação Jurídica