Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 23 de julho de 2021

ALTO DO RODRIGUES - Município participa de seminário sobre políticas públicas sociais na Paraíba


Com apoio da prefeitura, uma equipe de representantes do município de Alto Rodrigues desembarcou esta semana na capital paraibana, onde participa até esta sexta-feira, 23, do I Seminário de Política Públicas Sociais, Orçamentárias e do Sistema de Direitos e a Articulação entre o poder executivo, legislativo, CMDCA's, Conselhos Tutelares, Educação, SUAS e SUS.

O evento aberto na última quarta-feira (21), traz como tema: "Como o poder executivo, legislativo e os Conselhos podem contribuir para o fortalecimento das políticas de garantias de direitos da criança e do adolescente".


O município enviou quatro servidores vinculados a pasta da Assistência Social, sob a gestão secretária, Gerlane Baracho. Representaram o Alto do Rodrigues no evento, Divana Carla Simões (Assistente Social - equipe técnica do Cras), Francisco de Assis de Souza Júnior (membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDA); Maria Leonor Dantas (Coordenadora do Programa Bolsa Família/CadÚnico) e Wellington de Oliveira (Conselheiro tutelar, representando o conselho tutelar do Alto do Rodrigues).

Ainda no seminário, foram tratados outros assuntos relevantes como: "Preconceito e violências as pessoas LGBTQI+ e o papel do poder público e da população no enfrentamento às violações de direitos e garantia da cidadania" e a lei 10.639 /03 na educação básica", apresentado por Raphaella Ribeiro.

O painel "Instrumentais para os Conselhos Tutelares e a importância organizacional dos documentos", pelos palestrantes Maria Rufino e Fernando Bezerra marcou o último dia do evento, nesta sexta-feira.

PENDÊNCIAS - Município recebe Raio-x digital, resultado da emenda indicada pelo deputado estadual George Soares

A notícia foi dada pelo presidente da Câmara municipal, Xandal: "Venho trazer uma notícia que não é um #tbt, é mais uma emenda paga, indicada pelo deputado estadual George Soares, no valor de R$ 200 mil, que foi destinado para a compra de raio-x digital", disse o presidente da Câmara municipal.

De acordo com o parlamentar pendenciense, em menos de trinta dias foram pagos 350 mil reais ao município de nossa Cidade. "Isso é zelo e compromisso com o povo", frisou o presidente da Câmara municipal de Pendências.

Em nome dos pendenciense, Xandal, agradece ao deputado estadual George Soares: "Essas ações de George em benefício de Pendências só tem resultado positivo para o desenvolvimento da cidade. Vamos à luta que teremos muito mais a alcançar", finalizou o presidente da Câmara municipal, Alexandre Montenegro, Xandal.

quinta-feira, 22 de julho de 2021

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Emidio publicidade

Hoje queremos parabenizar o nosso amigo e colaborador Emidio, que completa mais um ano de vida.

Na foto, com a esposa Cristina e a filha Gabrielly, Emidio comemora mais um aniversário.

Desejamos muita Saúde, Sabedoria, Sorte e Sucesso à este grande amigo e colaborador nas publicidades.

ALTO DO RODRIGUES - Mais segurança e tranquilidade nas escolas municipais em tempo de pandemia


São muitas as ações da Prefeitura de Alto do Rodrigues em tempos de pandemia. Através da Secretaria Municipal de Educação foi firmada a parceria com o SEBRAE e o SESI/RN para execução do Programa de Bio Prevenção nas escolas municipais.

A parceria tem como objetivo oferecer consultoria e auxiliar à execução do protocolo, observando o retorno das atividades escolares, objetivando a certificação do Selo de Bio Prevenção, com comprovação de práticas higiênicas e sanitárias, como medidas de prevenção e combate ao Covid-19.

Consta no projeto, a realização de visitas presenciais às unidades escolares e formação dos servidores e funcionários municipais. No final do convênio, se for constatado que a escola cumpre todos os protocolos de segurança sanitária, será entregue um Certificado e o Selo de Bioprevenção.

quarta-feira, 21 de julho de 2021

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Comunicador Anderson França

Os vivas de hoje vai para o grande comunicador Anderson França, que completa mais um ano de vida. Desejamos ao jovem profissional, referência nas mídias sociais, muita saúde, sabedoria, sorte e sucesso!

ALTO DO RODRIGUES - Prefeitura realiza ação de saúde e entrega 600 kits na escola municipal Luiz Moreira


Sob a coordenação da cirurgiã dentista Anelly Mayara, uma equipe de profissionais da secretaria municipal de Saúde esteve na escola municipal Luiz Moreira da Silva, para prestar orientações de saúde e higiene aos alunos daquele estabelecimento de ensino.

A ação preventiva de saúde bucal foi desenvolvida pela equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) nesta terça-feira (20/7) e contou com a participação da dentista Bárbara, que na ocasião fez a aplicação do flúor, um processo simples que ajuda a prevenir as cáries.

Na oportunidade também foi feita a distribuição de 600 kits, compostos por materiais de higiene bucal que serão utilizados pelas crianças, seguindo às orientações expostas pelo profissionais da atenção básica de saúde no município de Alto do Rodrigues.

segunda-feira, 19 de julho de 2021

EDUCAÇÃO - Prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2021 termina nesta segunda-feira


Termina nesta segunda-feira (19) o prazo para pagamento, via GRU Cobrança, da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) edição 2021. O valor da taxa é de R$ 85 e deve ser paga até o fim do dia.

“O participante deve se atentar ao horário estabelecido pela sua instituição financeira para realização de pagamentos on-line”, alerta o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova. A inscrição para o exame só será confirmada após a realização do pagamento da taxa de inscrição.

De acordo com o instituto, 4.004.764 pessoas estão inscritas para a edição 2021 do Enem – número que corresponde às duas versões do exame (impressa e digital).

Provas
As provas do Enem 2021 serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro – tanto a versão digital quanto a impressa. As duas versões também terão a mesma estrutura de prova: quatro cadernos de questões e a redação.

Cada prova terá 45 questões de múltipla escolha, que, no caso do Enem Digital, serão apresentadas na tela do computador. Já a redação será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel. Os participantes receberão folhas de rascunho nos dois dias.

No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens; códigos e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. A aplicação regular terá cinco horas e 30 minutos de duração. No segundo dia, as provas serão de ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Nesse caso, a aplicação regular terá cinco horas de duração.

SAÚDE - Confira essas dicas sobre saúde bucal

Anota aí essas 7 dicas de cuidados com a saúde bucal:

- Escove bem os dentes antes de dormir;
- Faça um bochecho antes da escovação
- Não esqueça de escovar a língua!;
- Tenha uma alimentação saudável;
- Nada de deixar o fio dental de lado;
- Cuide da gengiva;
-Visite o dentista periodicamente.

ESPORTE - Diretoria do Palmeiras torce para não receber proposta irrecusável por titular absoluto


O Palmeiras ainda não recebeu nenhuma proposta oficial pelo zagueiro Gustavo Gómez, apesar de algumas especulações da imprensa paraguaia colocar o defensor próximo de ser anunciado por um clube francês. A torcida da diretoria Alviverde, inclusive, é para que uma eventual proposta pelo jogador de 28 não não chegue. A informação é do ‘Nosso Palestra’.

De acordo com a publicação, a diretoria palmeirense entende que perder Gustavo Gómez seria a perda mais dolorida e difícil de repor por ser visto, entre outras coisas, como um atleta absolutamente acima da média e de personalidade junto a torcida e comissão técnica. Por esse motivo, a opção da direção é sequer responder sondagens pelo zagueiro.

A saída de Gómez só será possível caso o Palmeiras receba uma proposta irrecusável, e ainda sim, nas sondagens que já recebeu pelo jogador, o clube informou que não abriria negócios por valores considerados até acima do praticado pelo mercado.

ALTO DO RODRIGUES - Prefeitura começa a entrega de kits de alimentação e higiene referente ao mês de julho


O governo municipal iniciou nesta segunda-feira, (19), a entrega de kits Alimentação e Higiene, distribuídos pela gestão do prefeito Nixon Baracho, beneficiando famílias em vulnerabilidade social no município de Alto do Rodrigues, em razão da pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19).

A entrega está sendo feita por ordem alfabética, obedecendo critérios pré-estabelecidos pelo município, com a finalidade de cumprir com as determinações e/ou protocolos de segurança e higiene sanitária, recomendados pelas autoridades de saúde.


Nesta segunda-feira, recebem os beneficiários que estão no grupo corresponde entre as letras "A" a "F". Estes deverão se dirigir ao local de entrega (Prédio por trás da Caern - proximidades da Praça Joaquim Rodrigues - Centro), para receber o benefício, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17 horas.

Amanhã (20/7), recebem os beneficiários que estão no grupo correspondente entre as letras "G a M". Concluindo, na quarta-feira (21/7), quando recebem o público que está no grupo entre as letras "N e Z".

ESPORTES - Potiguar Italo Ferreira chega a Tóquio para disputar Olimpíada


O potiguar Italo Ferreira chegou a Tóquio para a disputa das Olimpíadas trazendo na bagagem um histórico vitorioso nas ondas do Japão. Em evento teste realizado em 2019 no Japão, o ISA Games, em Miyazaki, Italo se sagrou campeão.

“Pela experiência que eu passei em 2019, nos dois primeiros dias de evento, as ondas estavam bem pequenas e no último dia entrou uma tempestade, com vento, e aí as ondas ficaram com 1,5m. A gente tá sabendo dessa possibilidade. É um lugar realmente famoso por ter ondas pequenas, mas aí pode ter a possibilidade de ter ondas maiores. Independente do tamanho da onda, eu vou estar preparado”, explicou Italo.

Apesar de receber ondas pequenas nessa época do ano, a Praia de Tsurigasaki, onde vai ser disputada a prova olímpica de surfe, pode receber ondas grandes durante a janela de disputa, que abre no próximo dia 25. A previsão da formação de um tufão pode gerar ondas de mais de 3m de altura já no primeiro dia de competição. Algo bem parecido com o que aconteceu em Miyazaki em 2019.

Italo terá agora uma semana para se preparar para a estreia no dia 25. A janela do surfe vai até o dia 28, mas pode ser estendida até o dia 1 de agosto se as condições do mar não possibilitarem a conclusão da prova.

Italo será o cabeça de chave número 1 no masculino e está escalado para a 1ª bateria, contra o italiano Leonardo Fioravanti, o japonês Hiroto Ohhara e o argentino Leandro Usuna.

“Eu acho que essa é uma oportunidade incrível, não só pros atletas brasileiros que vão competir, que tão classificado, mas para os amantes do esporte. Quem sonhava em um dia ver o surfe nas Olimpíadas. Eu acho que isso já é uma conquista incrível. Não só o surfe, mas o skate também que que entrou e vai estrear nas Olimpíadas”, comemorou Italo.

ALTO DO RODRIGUES - Laboratório do hospital municipal passa a funcionar 24 horas para atender urgências


O prefeito Nixon Baracho vem investindo pesado no projeto de ampliação e estruturação dos serviços do sistema municipal de saúde, no município de Alto do Rodrigues.

Visando melhorar a qualidade no serviço público de saúde, o chefe do executivo altorodriguense autorizou a expansão de funcionamento do laboratório clínico municipal (integrado ao Hospital Maternidade Maria Rodrigues), ampliando o atendimento para 24 horas para atender os casos de urgências.

“O laboratório funcionando 24 horas, além de agilizar o processo de atendimento e diagnóstico, possibilita segurança aos profissionais de saúde e pacientes, evitando viagens durante à noite e madrugada para Assú ou Mossoró como sempre foi, evitando o risco de acidentes nas estradas”, destacou Antônio Flavio, secretário municipal de Saúde

Além do laboratório clínico, também foi ampliado o horário de atendimento do serviço de nutrição, que agora funciona 12 horas por dia, todos os dias da semana, permitindo um melhor acompanhamento nutricional aos pacientes que estiverem internados.

O serviço social, também passa a ter atendimento 24 horas por dia, garantindo suporte a toda equipe de urgência, e entregando aos cidadãos altorodriguenses um serviço público de saúde mais humanizado.

ALTO DO RODRIGUES - Com apoio da prefeitura, atletas do município se destacam em competição no agreste potiguar


Uma delegação de atletas altorodriguenses desembarcou neste final de semana no agreste potiguar, onde disputou mais uma competição representando o município de Alto do Rodrigues.

A 3ª corrida de Trailrun do Agreste, foi disputada neste domingo (18/7) na cidade de Nova Cruz e reuniu atletas de Alto do Rodrigues, que se destacaram no evento, graças também ao apoio da Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Esportes.


Na bagagem de volta para casa, a equipe de Alto do Rodrigues trouxe troféus e medalhas, com o sentimento de gratidão pelo apoio recebido da gestão do prefeito Nixon Baracho.

domingo, 18 de julho de 2021

JANDUIS - Aniversariante do dia: Rogério Silva

Hoje quero parabenizar o meu amigo Rogério Silva, grande comunicador, produtor cultural, que comemora mais um aniversário.

Desejo muito saúde, sabedoria, sorte e sucesso!

ALTO DO RODRIGUES - Entrevista exclusiva com o vice-prefeito e jornalista Abelardo Neto


Abelardo Rodrigues Neto, filiado ao DEM, formado em jornalismo, atual vice-prefeito de Alto do Rodrigues, cidade que já foi governada por seu pai Abelardo Filho em seis oportunidades, se constituindo na liderança política mais respeitada da cidade e região.

Para começar nosso bate-papo, desde a posse em 1º de janeiro, você vinha sendo um ‘vice com função’, atuando como jornalista à frente da comunicação. Recentemente, você renunciou ao cargo de secretário. O que o levou a tomar essa decisão?

ABELARDO NETO
Como é de conhecimento público, eu já ocupava a função de secretário de Comunicação desde 2013. Me desincompatibilizei ano passado para ser candidato - mas logo em seguida a eleição - retornei ao cargo. E na verdade, não estava mais me sentindo confortável nessa posição. Com isso, preferi entregar a Secom, para de agora em diante, se chamado, contribuir com a gestão de outra forma.

Nosso vale sofre sem representação na câmara dos deputados, ficando sem uma voz genuína em Brasília. Como ver essa falta de nomes de peso em nossa região?

ABELARDO NETO
Infelizmente, essa é uma lacuna que está aberta, e sinceramente, não vejo como mudar essa realidade enquanto não for adotado o voto distrital. Existem promessas por parte do Congresso Nacional, que após o recesso parlamentar de julho, uma mudança na legislação eleitoral seja feita, e com isso, o distritão será adotado já em 2022. Se isso ocorrer, naturalmente, surgirão nomes no tabuleiro político regional para encampar essa luta, do contrário, continuará tudo como sempre esteve.

Como vê a polarização da política nacional, cada vez mais radical, entre direita e esquerda, leia-se Bolsonaro X Lula.

ABELARDO NETO
Não acho que seja saudável considerar apenas os dois polos extremos, que atualmente polarizam as discussões políticas no país, como sendo as únicas opções de governo. Torço, e ainda acredito, que surgirão novos nomes no debate nacional para compor a disputa presidencial, e com isso, venhamos a ter mais opções de escolhas. Caso não seja possível, não restará outra saída, se não, votar mais uma vez no presidente Lula.

Como filho de ex-prefeito e já trilhando a carreira política, carregando o sobrenome da família mais tradicional do município, inevitavelmente você é visto como provável candidato a chefe do executivo. Isso poderá se concretizar nas próximas eleições?

ABELARDO NETO
Tudo é possível. Só não considero oportuno antecipar um tema ainda tão longe a ser discutido. Ainda temos a eleição do próximo ano (2022), e ainda que pese, o fato que estamos há apenas 6 meses exercendo a função que o povo escolheu em 2020. Além de ser precoce falar em eleição municipal, tem o fato não menos relevante, de estarmos enfrentando uma pandemia, que aflige a vida de todos, e em consequência disso, tem contribuído inclusive, para aumentar o desemprego, e até mesmo, em algumas situações, a falta do básico no cotidiano das pessoas. O momento é de trabalhar e cumprir os compromissos feitos ao povo, em praça pública. Faço parte de um grupo político vitorioso, liderado pelo ex-prefeito Abelardo Rodrigues, que conta com o apoio do prefeito Nixon Baracho, uma bancada com 9 vereadores, uma dezena de suplentes, lideranças políticas, e no momento certo, após a confirmação de todos os compromissos feitos e cumpridos junto a população, é que iremos pensar em sucessão municipal. Até lá, muito trabalho pela frente.

Como jornalista, como ver o papel das redes sociais? Você acha que as gestões públicas estão fazendo bom uso das novas mídias digitais?

ABELARDO NETO
As redes sociais são instrumentos não apenas de entretenimento, mas principalmente tem sido uma ferramenta importantíssima na vida das pessoas. Até mesmo aqueles mais desavisados, que não acompanham o noticiário através dos veículos de comunicação tradicionais, em algum momento, através das redes sociais, recebem informação de utilidade pública, bem como, assuntos importantes nas mais diversas áreas da economia, saúde, educação, cultura, segurança, comportamento etc... Acredito que os governos e gestores, em todas as esferas, devem continuar utilizando-as, mas no futuro próximo, precisará de regulamentação para coibir, e até mesmo punir, quem de má fé utiliza essas plataformas para espalhar Fake News.