Memorial às vítimas de Covid

sábado, 5 de setembro de 2015

ESPORTE - América enfrenta o líder Fortaleza, na Arena das Dunas Marinho Chagas

Com narração de Carlos Borges e apresentação de Paulo Garritano, a partir das 18h30,  a TV Brasil transmite o duelo entre o líder Fortaleza-CE contra o anfitrião América de Natal. A partida acontece, na Arena das Dunas Marinho Chagas, e mexe com a ponta de cima do Grupo A. O América está em terceiro lugar, com 24 pontos. Na  última rodada, venceu de virada o Vila Nova-GO por 2 a 1 e chegou ao G4. O ataque rubro é a maior aposta para superar o tricolor cearense. Liderando com 30 pontos, o Fortaleza vem embalado, após golear o Salgueiro-PE, por 4 a 2, no Castelão.


BRASIL - Incidência de raios no Brasil já pode ser prevista com 24 horas de antecedência

Incidência de raios (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Um serviço inédito de previsão de raios foi lançado  ontem (4) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos, São Paulo, durante cerimônia de comemoração dos 54 anos do Intituto. O sistema permite prever a incidência de descargas atmosféricas com 24 horas de antecedência.  De acordo com o INPE, a partir do próximo verão as informações do sistema estarão disponíveis para os veículos de comunicação, como já ocorre com a previsão do tempo.

“Hoje temos cerca de 120 mortes por ano e 500 pessoas feridas, ou seja, 620 pessoas são atingidas por ano no Brasil. A proposta é que a divulgação da previsão permita que as pessoas se organizem para evitar acidentes.” O Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo. “São entre 50 e 60 milhões de descargas por ano, com maior volume no verão”, disse Osmar. Segundo ele, todas as regiões do país têm áreas com alta incidência de raios, como a parte oeste dos estados da Região Sul e a área da Grande São Paulo, no Sudeste, e o estado do Piauí, no Nordeste.

O coordenador do ELAT acrescentou que a previsão funciona a partir de programas de computador que medem dados que indicam o comportamento atmosférico. “É um processo parecido com o da previsão do tempo. Nesse caso, identificamos as variáveis que influenciam a formação dos raios.”

Para saber onde ocorrerão raios, o sistema compara informações da Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas sobre vento, temperatura, umidade e concentração de gelo em diferentes alturas na atmosfera, dentro das nuvens e no solo.

ALTO DO RODRIGUES - Supermercado Soberano informa aos seus clientes

Em virtude do feriado nacional, comemorado nesta segunda-feira, 07 de setembro (Dia da Independência) a diretoria do supermercado informa que a loja estará fechada, reabrindo, nesta terça-feira, 08, em seu horário habitual.

REGIONAL - Presidente da Embratur volta atrás sobre ‘torcida’ por hub em Natal

O presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, afirmou à Folha de São Paulo que torce igualmente pelas três capitais nordestinas que disputam o centro de conexões de voos (hub) da Latam (união das aéreas TAM e LAN). A declaração foi dada um dia após o presidente da estatal dizer, em entrevista a uma rede de TV do Rio Grande do Norte, que estava “torcendo” pela capital potiguar na disputa pelo centro logístico.

“Vai ser um ganho para o Nordeste qualquer que seja a cidade, mas em especial para Natal, se for em Natal, porque já tem um grande aeroporto”, disse, na entevista. Fortaleza e Recife também almejam a instalação do hub, um investimento estimado em R$ 3 bilhões.

“Não há preferência da Embratur, nós estamos torcendo pelo Nordeste. Até porque as cidades que não forem escolhidas também terão um impacto significativo com esse investimento”, afirmou Lummertz nesta sexta (4). “Se estivesse em Fortaleza ou no Recife, também falaria que torço por elas”, disse o presidente da estatal, ligada ao Ministério do Turismo.

Procurada, a TAM informou que a escolha do local do hub seguirá critérios estritamente técnicos. Serão avaliadas a localização geográfica, a infraestrutura aeroportuária e o potencial de desenvolvimento de cada um dos três aeroportos.


ALTO DO RODRIGUES - 1º Bate e fica dos amigos amantes de motocicletas

A cidade de Alto do Rodrigues viverá um grande evento no dia 19 de setembro, o 1º Bate e fica dos Amigos. A programação do evento promete uma calorosa recepção aos motociclistas na entrada da cidade, uma grande confraternização entre amantes de motos com apresentação de wheeling com David Silva, além de feijoada e música ao vivo na Churrascaria do Mano, tudo grátis. A organização é do nosso amigo Richard Italo, e conta com o apoio da Churrascaria do Mano, Supermercado Soberano e Pousada Central.

ALTO DO RODRIGUES - Daqui a pouco Darlos Aquino, no programa de rádio Conversando Com o Seu Prefeito

Darlos Aquino, fará um balanço das ações do governo municipal
Daqui a pouco (às 12h) na rádio "comunitária" local, será transmitido o programa Conversando Com o Seu Prefeito, tendo como convidado especial, o chefe de gabinete da secretaria municipal de Agricultura, Pesca e Desenvolvimento.

Darlos Aquino, vai abordar entre outros, assuntos relacionados ao matadouro, usina de leite, convênios, ações nas vias vicinais, prestação de contas do uso das máquinas do PAC, incentivo do prefeito Abelardo Rodrigues ao homem do campo e dos , corte de terra contínuo.

O programa Conversando Com o Seu Prefeito é uma produção da secretaria municipal de comunicação sob o comando de Abelardo Neto e apresentação do locutor sem medo, Fran Seixas.

CURRAIS NOVOS - Prefeitura decreta situação de calamidade

Reservatórios do Seridó estão com água chegando ao fim
Situação do município de Currais Novos é crítica - fotos: Junior Santos
A Prefeitura Municipal de Currais Novos/RN decretou ontem estado de calamidade pública em todo o território municipal acarretado pela seca que coloca em risco o abastecimento de água para consumo humano. O decreto de número 4.385 foi publicado no Diário Oficial do Município. Com base no que prevê a Lei Orgânica do Município e da legislação federal, o prefeito  Vilton Cunha, assinou o decreto. Não há inverno regular no Rio Grande do Norte  desde 2011. A estiagem prolongada provocou danos ao abastecimento humano e animal, além das atividades comerciais, industriais e de serviços. O relatório de situação de desastre foi elaborado pelo “Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil”, formado por Daniel Batista , Francisco Genilson, Maria do Céu Aprígio e Ailton Gomes.

O decreto autoriza a mobilização prioritária e emergencial de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação de um conselho criado pra isso nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário atual. Autoriza também a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade e ao terceiro setor, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre

A partir da homologação do ato, ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir da caracterização do desastre. TN

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

ESPORTE - ABC joga hoje contra o Santa Cruz na Arena das Dunas Marinho Chagas

Buscando uma mudança de ares na Série B, o ABC trocou de casa para a sequência do Campeonato Brasileiro. 

Pior mandante da competição e ainda sem vencer diante da sua torcida, o alvinegro deixou o Frasqueirão pela Arena das Dunas Marinho Chagas e volta ao estádio que recebeu quatro jogos da Copa do Mundo nesta sexta-feira, 4, para encarar o Santa Cruz, em partida válida pela 23º rodada da segundona, às 19h.

A última vez que o ABC mandou uma partida na Arena foi há oito meses e meio, quando o clube derrotou o Ceará por 1 a 0, pela Série B do ano passado. 

Para repetir a dose e conquistar os primeiros três pontos como mandante, o técnico Hélio dos Anjos terá o reforço de três jogadores para o confronto contra o tricolor pernambucano.

COLÍRIO - Se tiver defeito é nesta faixa preta. concordam?

ESPORTE - Segunda divisão do Campeonato Italiano terá uso de cartão verde

333333333
A segunda divisão do Campeonato Italiano ganhará uma novidade. Os árbitros terão a sua disposição um cartão na cor verde. Diferente dos tradicionais amarelo e vermelho, o novo não tem como objetivo punir o atleta e sim recompensar. A informação é do jornal “La Stampa”

O cartão verde será aplicado aos jogadores que forem pegos em atitudes de Fair Play como jogar a bola para fora para a realização do atendimento médico, entre muitos outros.

– O cartão verde é uma recompensa para todos os atletas que se evidenciem por atitudes de Fair Play, tanto em benefício do jogo como de desporto em geral – disse Andrea Abodi, presidente da Série B do Italiano. A partir da adoção dos cartões verdes, um ranking será criado. Ao fim da competição, o jogador mais premiado com o cartão receberá um prêmio, ainda não definido.
Lance

BRASIL - "No Orçamento cortamos tudo que poderia ser cortado", afirma Dilma

"No Orçamento cortamos tudo que poderia ser cortado", afirmou a presidente Dilma
A presidente Dilma Rousseff afirmou na manhã desta sexta-feira, 4, que o governo optou por "um caminho de transparência e verdade" ao enviar o Orçamento 2016 ao Congresso Nacional com a previsão de déficit de mais de R$ 30,5 bilhões. "Poderíamos mandar receitas de tributos junto, mas não mandamos porque preferimos deixar que o Congresso possa debater o problema da queda nas receitas", disse em entrevista à Campina FM e a às emissoras do Sistema Correio de Comunicação. "No Orçamento cortamos tudo que poderia ser cortado", frisou.


Dilma citou que o governo não cortou programas sociais, como o Minha Casa Minha Vida e o Mais o Médicos, "porque quando você está passando dificuldades, você precisa preservar que quando a dificuldade passar, você possa avançar". Dilma considerou os gastos sociais como essenciais e considerou um retrocesso a redução dos investimentos nesse setor.

A presidente repetiu, na entrevista, discurso do governo que o Brasil gasta a maior parte do Orçamento com Previdência, benefícios com assistência, gastos com pessoal, e despesas obrigatórias, que consomem 88% do R$ 1,31 trilhão da receita. "O que faz com que o Orçamento se desequilibre são os gastos obrigatórios", emendou.

ALTO DO RODRIGUES - Tradicional festa de outubro tem essa banda, tocando esse e outros super sucessos

ALTO DO RODRIGUES – Programação cívica da Semana da Pátria, começa hoje pelos distritos

A secretaria de Educação de Alto do Rodrigues, considerando a Semana da Pátria, período onde se comemora a Independência do Brasil, organizou junto com os responsáveis pelas unidades de ensino da rede municipal, uma programação cívica que se estende durante quatro dias. 

As comemorações marcadas por solenidade pública incluem desfiles e espetáculos musicais com apresentação de Bandas locais e da região. 

O ponto alto da programação será a parada cívica de 7 de setembro, um dos feriados nacionais mais importantes do país. 

Confira toda programação:

Dia 04/09/2015 – E.M. Manoel Venâncio Filho – localizada no Distrito de Barrocas
Dia 05/09/2015 – E.M. Arlindo Martins – localizada no Sítio Tabatinga
Dia 06/09/2015 – E.M. Félix Antônio – localizada no Sítio São José
Dia 07/09/2015 – No centro da cidade com as demais escola


PENDÊNCIAS - Prefeitura divulga programação de jogos da Independência para Mulungu

Conheça a programação oficial do governo Ivan Padilha para o Dia da Independência, comemorado na próxima segunda-feira, no distrito de Mulungu

Dia 07 de setembro Segunda Feira.

08:00 Corrida de Pedestre
09:00 Corrida de Bicicleta
09:30 Corrida de Jumento
10:00 Pau no sebo
10:30 Corrida de Saco
11:00 Gato no Pote
11:30 Apresentação do Piloto Profissional de Stunt David Silva que Bicampeão Brasileiro de Stunt Wheeling, e o piloto Paulo de Berg.

TRIBUNA DO NORTE - RN: 47 cidades em colapso ou rodízio

Estiagem severa mudou cenário do açude Gargalheiras, em Acari, que tem menos de 0,2% de água
O agravamento da crise na oferta de água em função da estiagem afeta um em cada quatro municípios do Rio Grande do Norte, de acordo com o levantamento feito pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Dos 167 municípios potiguares, já estão em situação crítica 47 municípios (28%), dos quais 35 enfrentam rodízio de abastecimento de água e 12 estão em em situação de colapso no sistema de abastecimento. Desses, 11 são atendidos  pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e um – Alexandria, pelo Sistema Autônomo de Águas e Esgotos (SAEE).

Em função do estágio atual da crise hídrica, a chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, reuniu-se, no começo da tarde de ontem, com titulares das pastas e órgãos envolvidos no enfrentamento dos efeitos da estiagem, na região semiárida do Estado. Na ocasião, foi decidido que na terça-feira (8), vai se reativar o Comitê Gestor de Combate à Seca, bem como será apresentado um plano de trabalho para a distribuição de águas por caminhões pipas, que inicialmente só tinha prevista a liberação de R$ 2,9 milhões para a contratação de “pipeiros”.

O secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Mairton de França, reconheceu, mais uma vez, que esse volume de recursos, “está muito aquém das necessidades do Estado em face desse novo quadro  que se apresenta em relação à oferta de água”. França explicou que em fevereiro, quando havia uma previsão de que a escassez de água poderia afetar mais de 40 municípios, a necessidade de recursos para abastecer as áreas urbanas por carros-pipa girava em torno de R$ 34 milhões.

ALTO DO RODRIGUES - Darlos Aquino, o entrevistado deste sábado do Conversando Com o Seu Prefeito

Darlos Aquino, abordará assuntos relacionados ao homem de campo no programa de rádio
O convidado especial do programa Conversando Com o Seu Prefeito deste sábado, 05, será o chefe de gabinete da secretaria municipal de Agricultura, Pesca e Desenvolvimento.

Darlos Aquino, vai abordar entre outros, assuntos relacionados ao matadouro, usina de leite, convênios, ações nas vias vicinais, prestação de contas do uso das máquinas do PAC, incentivo do prefeito Abelardo Rodrigues ao homem do campo e dos , corte de terra contínuo.

O programa Conversando Com o Seu Prefeito é transmitido pela FM "comunitária" local das 12 às 13 com produção da secretaria municipal de comunicação sob o comando de Abelardo Neto e apresentação do locutor sem medo, Fran Seixas.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Eliane Moura

Na foto, a nora Kaliane, a aniversariante Eliane com netas, o padre e um dos filhos, Epitácio Neto
Nesta quinta, queremos parabenizar a nossa amiga e leitora diária, Eliane Moura que completa mais um ano de vida, que os anos vindouros sejam repletos de saúde e muitas realizações, este é o nosso desejo para esta grande mulher e empresária

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

ESPORTE - Kayke, ex-ABC, comanda vitória do Flamengo sobre o Avai

Kayke faz o seu primeiro gol com a camisa do flamengo - foto Junior Santos

Com três gols, dois deles do ídolo do ABC, Kayke, o flamengo venceu a equipe do Avai, em partida válida pelo campeonato brasileiro da série A. O terceiro gol do fla, foi uma pintura do atacante.
O jogo do flamengo ainda bateu novo recorde, o de renda, ficando atrás apenas para os jogos da copa do mundo.

Muitos torcedores do flamengo que moram da região do vale do açu, prestigiaram o jogo com vitória fácil do flamengo sobre a equipe do Avai.

Mais fotos em nas próximas horas 

MANDATO - Rafael Motta pleiteia liberação de emendas ao ministro do Planejamento

Em reunião na tarde desta terça-feira (1°) com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, o deputado federal Rafael Motta (PROS) pleiteou a liberação das emendas parlamentares do ano de 2015. O parlamentar solicitou ainda ao ministro que o corte das emendas dos novatos não atinja mais de 50% da cota, objeto de uma emenda do orçamento deste ano.

Durante o encontro que ocorreu na Câmara dos Deputados e discutiu o Orçamento da União do ano de 2016 junto com deputados do PROS e PCdoB, Rafael Motta disse ao ministro que vários municípios potiguares dependem das emendas para realizarem obras de infraestrutura, e que a população não pode ser prejudicada. “As emendas parlamentares representam a tábua de salvação para os municípios do Rio Grande do Norte, pois são com esses recursos que os gestores constroem postos de saúde, escolas, casas populares e realizam outras grandes obras importantes para a infraestrutura da cidade”, disse Rafael Motta.

Os outros deputados que estavam presentes na reunião fizeram questão de reforçar o pleito de Rafael Motta ao ministro Nelson Barbosa. O titular da pasta de Planejamento afirmou aos parlamentares que irá analisar a solicitação.

ALTO DO RODRIGUES - Em outubro tem a melhor festa de todos os tempos


ESPORTE - Flashs do treino do flamengo sob as lentes de Nuno Guimarães

Um dos grandes nomes da fotografia da agência de notícias Gazeta Press, Nuno Guimarães, nos enviou com exclusividade, as fotos do treino do flamengo, na tarde/noite desta terça, no Arena das Dunas Marinho Chagas. O flamengo enfrenta nesta quarta, o Avaí, partida válida pelo campeonato brasileiro










ALTO DO RODRIGUES - Darlos Aquino será o convidado especial do programa de rádio deste sábado, 05

Darlos Aquino, abordará assuntos relacionados ao homem de campo, neste sábado
O convidado especial do programa Conversando Com o Seu Prefeito deste sábado, 05, será o chefe de gabinete da secretaria municipal de Agricultura, Pesca e Desenvolvimento.

Darlos Aquino vai abordar assuntos sobre o matadouro, usina de leite, convênios, ações nas vias vicinais, prestação de contas do uso das máquinas do PAC, incentivo do prefeito Abelardo Rodrigues ao homem do campo e dos , corte de terra contínuo.

O programa Conversando Com o Seu Prefeito é transmitido pela FM "comunitária" local das 12 às 13 com produção da secretaria municipal de comunicação sob o comando de Abelardo Neto e apresentação do locutor sem medo, Fran Seixas.

ALTO DO RODRIGUES - Em outubro tem a melhor festa de todos os tempos

terça-feira, 1 de setembro de 2015

PENDÊNCIAS - Bairro Rocas, recebe hoje a Câmara Itinerante

No bairro Massapê, vereadores sob o comando do presidente Valdemar, edis realizaram a sessão itinerante
O bairro Rocas, recebe nesta noite, na Escola do bairro, mais uma edição da Câmara Itinerante, onde a população acompanha de perto o trabalho do legislativo pendenciense. Esta será a última edição nos bairros. A sessão terá início às 20h30 e deverá contar com a participação popular.


BRASIL - Projeto de Lei Orçamentária prevê salário mínimo de R$ 865,50 para o próximo ano

O Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2016 prevê um salário mínimo de R$ 865,50 para 2016. As projeções para 2017 indicam que o salário mínimo será de R$ 910,40; para 2018 a intenção é de que feche em R$ 957,8; e para 2019, em R$ 1.020,80.

Ainda segundo a PLOA, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) será de 0,2% no ano que vem. O boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (31), pelo Banco Central, mostra uma expectativa de queda de 0,40% em 2016.

Para 2017, a expectativa do governo federal é de que o crescimento real seja de 1,7%. Em 2018 e 2019, as previsões mostram um crescimento de 2% e de 2,5%, respectivamente. Para este ano, a expectativa do Ministério do Planejamento é uma queda de 1,8%.

A expectativa do Planejamento para a inflação do próximo ano é de 5,40%, um pouco abaixo do que indica o boletim Focus, que prevê uma inflação de 5,51%. Enquanto isso, o Banco Central promete levar a inflação para 4,5%. O governo federal espera que a inflação atinja o centro da meta só a partir de 2017 e que apresente o mesmo comportamento em 2018 e 2019.

ESPORTE - Mais de 16 mil ingressos já foram vendidos para Fla x Avaí em Natal

Mapa de ingressos para Flamengo x Avaí na Arena das Dunas, em Natal (Foto: Reprodução)
Mais de 16 mil ingressos já foram vendidos para o jogo entre Flamengo e Avaí, marcado para quarta-feira, na Arena das Dunas, em Natal. A partida é válida pela 22ª rodada da Série A do Brasileirão. O 1º Anel Leste do estádio já está esgotado. 

Outros dois setores, o Norte e o Sul, estão com os bilhetes praticamente vendidos em sua totalidade. Os números foram repassados pela assessoria de imprensa do consórcio que administra o estádio, no início da noite desta segunda-feira. Até a próxima quarta-feira, dia do jogo, a expectativa é de que esse número possa ultrapassar a barreira dos 20 mil ingressos vendidos. Torcedores de todo o Rio Grande do Norte e de outros estados nordestinos estão se organizando em caravanas para comparecer ao jogo entre Flamengo e Avaí.

As vendas acontecem no site da Arena das Dunas; nas lojas Sport Master do shopping Cidade Jardim, Partage Norte Shopping e Midway Mall; e na Central do Carnatal, que fica no Natal Shopping.

ECONOMIA - Petrogás, esta empresa é a maior limpeza


ALTO DO RODRIGUES – Vereadores Zé de Zeca e Ina Mulatinho estão de malas para prontas

Zé de Zeca e Ina Mulatinho, deixarão o PROS
Ainda esta semana, será definido os destinos partidários dos vereadores Zé de Zeca e Ina Mulatinho, ambos filiados ao PROS.  Zé de Zeca foi eleito pelo PSD e Ina Mulatinho pelo PMDB e, de acordo com os juristas, os dois estão livres para ir para qualquer partido. Zé de Zeca ainda está analisando para onde vai, mas ao que tudo indica, poderá voltar para o DEM, partido ao qual foi eleito no seu primeiro mandato como vereador. A vereadora Ina Mulatinho, já arrumou as malas e vai desembarcar no PMDB, partido pela qual foi eleita vereadora, 2012.

ECONOMIA - Compre celular e acessórios no melhor lugar da cidade


PENDÊNCIAS - Luiz do Porto, vai e volta!


Está marcado para esta noite, a partir das 20h30 mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal. Um dos assuntos a serem abordados será o retorno para às atividades parlamentares do vereador licenciado Luiz Antonio Rodrigues, o popular, Luiz do Porto. Mas, Luiz, não deve ficar na cadeira de vereador, mas como pediu para voltar à Câmara, Luiz deverá cumprir o Regimento Interno e voltar para a Câmara, em seguida, pedirá novo licenciamento por um período indeterminado para reassumir a secretaria municipal de turismo, deixando a vaga da vereança para atual suplente Ezequias Florêncio. 

De acordo com um amigo próximo, o vereador licenciado tinha a intenção de participar das sessões itinerantes nos distritos, principalmente na comunidade onde mora, no Porto do Carão, mas foram suspensas pela Mesa Diretora da Casa Legislativa pendenciense, até o momento!

ECONOMIA - Faça suas compras no melhor lugar com comodidade, variedade e preços baixos


PORTO DO MANGUE - Testes do pezinho devem ser agilizados

O Prefeito e o secretário municipal de Saúde de Porto do Mangue devem disciplinar e estabelecer protocolos administrativos para promoção da assistência estabelecida no Programa de Triagem Neonatal em suas equipes do Estratégia Saúde da Família para que seja garantida a coleta e envio das amostras do teste do pezinho para o Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (Lacen/RN) em tempo hábil.

A medida está prevista na recomendação emitida pelo Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça de Assu, que estabelece também que as amostras dos testes do pezinho sejam apanhadas e transportadas da Unidade Básica de Saúde para o Lacen/RN, de forma que seja estabelecido um fluxo contínuo de coleta e transporte do material bem como retorno dos resultados dos exames para a unidade de saúde.

Outras providências a serem tomadas dizem respeito à garantia do fornecimento do material necessário para a coleta do teste do pezinho e à capacitação de profissionais para realização da triagem neonatal já que, segundo a Política Nacional da Atenção Básica, cabe ao profissional de enfermagem a assistência à saúde dos indivíduos e famílias cadastradas nas equipes, em todas as fases do desenvolvimento humano. 

Conforme o ofício nº. 33/2015 DG, expedido pelo Lacen/RN, vários municípios têm atrasado a entrega de amostras dos testes do pezinho comprometendo a efetividade da Política de Triagem Neonatal no Estado cujo objetivo principal é o desenvolvimento de ações em fase pré-sintomática devendo ocorrer o acompanhamento e tratamento de doenças congênitas detectadas em todos os nascidos vivos preservado o acesso, o incremento da qualidade e da capacidade instalada dos laboratórios especializados e serviços de atendimento.

A Promotoria de Justiça de Assu estabeleceu o prazo de 30 dias para que as autoridades de Porto do Mangue informem as providências tomadas em cumprimento à recomendação remetendo a documentação comprobatória correlata sob pena de adoção das medidas judiciais cabíveis.

ECONOMIA - Qualificação profissional tem nome e endereço certo


ELEIÇÕES - Pedido de vista suspende julgamento do registro do Partido da Mulher Brasileira

Pedido de vista do ministro Gilmar Mendes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), suspendeu, na sessão plenária na quinta-feira (27), o pedido de registro do Partido da Mulher Brasileira (PMB) nacional. O relator, ministro Luiz Fux, votou no sentido de deferir o registro.

De acordo com o relator, foram juntadas as assinaturas verificadas pelos cartórios eleitorais, somadas 71.252 certidões consolidadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais, além de 231 mil certidões expedidas pelos cartórios eleitorais juntadas na inicial, ultrapassando o montante de assinaturas de apoiamento necessárias ao registro.

Os requisitos, disse Luiz Fux, atendem o artigo 19 da Resolução 23.282 do TSE, que trata das exigências necessárias ao registro do estatuto e do órgão de direção nacional do partido no TSE.


domingo, 30 de agosto de 2015

ESPORTE - CBF pretende acabar com jogos às 22h em dias de semana em 2016

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deve acabar com a realização de jogos no horário das 22h em dias de semana. Segundo informações do site espn.com.br, o presidente da entidade, Marco Polo Del Nero, pretende indicar o horário das 21h40 para a Rede Globo, que já estaria ciente da situação e não teria problemas com a mudança.

Segundo a matéria, a revelação sobre o novo horário foi feita em reunião do mandatário da CBF com dirigentes, onde se explicou que o objetivo maior era não ter partidas encerradas próximo à meia-noite.

A principal reclamação em relação aos jogos às 22h parte dos times, que tem um menor apelo nas bilheterias por conta do horário e a dificuldade dos torcedores em retornar para casa. Já a Globo também aceita a mudança por conta da queda de audiência na faixa de horário.

ESPORTE - Fla vence Sport, quebra tabu e ganha quatro posições no Brasileiro

veja o gol:

O Flamengo conseguiu importante vitória neste domingo, ao bater o Sport por 1 a 0, na Arena Pernambuco – gol de Everton. A partida correspondeu às expectativas e o Flamengo ainda quebrou um tabu, há 30 partidas que o Sport não perdia uma partida como mandante. Com apenas 14min de jogo, Samuel Xavier recebeu cartão vermelho após entrada em Alan Patrick. Diego Souza não gostou e reclamou bastante no intervalo dando a entender que a arbitragem é benevolente com o time carioca.

Com o resultado, o Flamengo chegou aos 29 pontos e deu grande salto na tabela. Saiu da 13ª para a 9ª posição. O Sport, por sua vez, se mantém com 31 na 7ª colocação. Os cariocas voltam a campo na quarta-feira, quando receberão o Avaí, na Arena Dunas Marinho Chagas, em Natal/RN. Já os pernambucanos visitam o Coritiba, no Couto Pereira.

ESPORTE - Oswaldo confirma Kayke, ex-ABC, no lugar de Guerrero no Flamengo

O atacante Kayke, ex-ABC, será o substituto de Guerrero na partida contra o Sport
O técnico Oswaldo de Oliveira confirmou, no treino deste sábado (29), a escalação do atacante Kayke, ex-ABC, no lugar do machucado Paolo Guerrero na partida contra o Sport, domingo (30), na Arena Pernambuco. Alan Patrick será o substituto de Ederson, outro desfalque da equipe por conta de problema físico.

Os dois se machucaram no clássico com o Vasco, na quarta-feira (26), em partida que decretou a eliminação do Flamengo na Copa do Brasil. O atacante sofreu uma entorse no tornozelo direito, enquanto o meia se recupera de um estiramento na coxa esquerda.

Neste sábado (29), Oswaldo não fez mistério durante o treino que definiu os substitutos. Na atividade, ele deu foco total aos lances de bola parada: escanteios, cruzamentos e cobranças de falta na área. O treinador está preocupado com o desempenho do time no fundamento. Levou sete gols nos últimos sete jogos em lances de bola aérea.

Após dar ênfase ao trabalho aéreo, Oswaldo praticamente confirmou o Flamengo com Paulo Victor; Pará, César Martins, Samir e Jorge; Márcio Araújo, Canteros, Alan Patrick e Everton; Emerson e Kayke.

ALTO DO RODRIGUES - Dôra e Wilson ganham festa surpresa bancada pela família e pelos amigos

Na última quinta-feira (27), os aniversariantes do dia, Dôra e Wilson foram pegos de surpresa com a comemoração dos seus aniversários. Wilson teve que viajar e não pôde participar, mas Dôra ficou e temos uma certeza, ela (Dôra) não tem problemas cardíacos. Pela quantidade de depoimentos e homenagens temos a certeza que Dôra não tem problemas cardíacos, além de ter ficado claro o carinho das pessoas e familiares com a secretária de saúde. A festa foi surpresa e bancada pelo amigos e familia. Dôra acreditava que seria apenas uma simples comemoração na casa da irmã, mas não esperava tanta homenagens, que foram divididas para ela e o sobrinho Wilson Rodrigues. Depois de tantas homenagens, muito som de todos os ritmos com a banda que Dôra é fã, Itanildo Show. Sem esquecer que o buffet estava impecável.

O evento começou com um momento ecumênico com músicas cristãs gospel e católicas.

As homenagens apresentadas em um telão, fizeram Dôra volta no tempo e lembrar da infância e juventude e de suas vitoriosas passagens pela Câmara Municipal, onde foi vereadora por 3 mandatos e como diretora do bloco Alto Astral, sem esquecer da saudade eterna da mãe Joana Martins, uma de suas grandes inspirações.

Em seguida foi a fez de Graciliano Sena  com quem tem 2 filhos.

Depois foi a vez dos filhos, João e Pedro Eugênio

Pra terminar, todos cantaram parabéns ao som de Itanildo Show

Veja outros flashs

ESTADO - Em convenção no Oeste potiguar, Felipe Maia destaca nova fase do Democratas

Em Mossoró
Em Baraúnas
Dando continuidade ao projeto de renovação e reestruturação dos diretórios do partido Democratas no Rio Grande do Norte que os municípios de Mossoró e Baraúna, localizados no Oeste potiguar, promoveram suas convenções na sexta-feira (28). Os eventos foram prestigiados pelo presidente nacional da legenda, senador José Agripino, o deputado federal Felipe Maia e o deputado estadual Getúlio Rêgo.

Em Mossoró, a sede do partido recebeu durante todo o dia cerca de 200 novas filiações. O diretório municipal passa a ser presidido pela ex-prefeita da cidade, Cláudia Regina. Já em Baraúna, o ex-vereador João Saldanha assumiu o comando da sigla. A cerimônia ocorreu na Câmara Municipal e reuniu os correligionários e lideranças da agremiação no município.

“O Democratas está reescrevendo uma nova página tanto em Mossoró quanto em Baraúna. Desejo aos mais novos presidentes dos diretórios muito êxito na condução dos trabalhos e juntos vamos fortalecer o partido em todos os municípios do Rio Grande do Norte”, comentou Felipe Maia.

SAÚDE - Jovem morre em lipoaspiração e marido só fica sabendo 4 horas depois

Uma mulher de 26 anos morreu ao ser submetida a uma lipoaspiração em uma clínica de estética do Rio de Janeiro. O marido da vítima diz que só soube da morte quatro horas depois. Bonita e vaidosa, Edicleia Aparecida Gonçalves sonhava em ter o corpo perfeito.

CARNAUBAIS - Prefeito Junior e ex-prefeito Luizinho, participam de Encontro do PSB em João Câmara

Ex-prefeito Luizinho (2º esq p dir), prefeito Junior Benevides (4º) e demais lideranças no Encontro do PSB
Na tarde deste sábado, o prefeito Junior Benevides e o ex-prefeito Luizinho Cavalcante prestigiaram o I Encontro do PSB na região do Mato Grande. O evento reuniu 17 diretórios municipais do PSB/RN, e contou com a presença da presidente estadual da sigla, a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, Ainda estiveram presentes a deputada estadual, Márcia Maia, o secretário do partido, Allan Castilho, os prefeitos, Vavá e seu vice Josafá (João Câmara), Waldemir (Pedra Grande), Júnior Benevides (Carnaubais), Ailton (João Câmara), e Marquinhos (Parazinho), que apesar de ser do PR, participou do evento e destacou sua admiração ao PSB; além dos ex-prefeitos Fátima, Bastinho, e vereadores e lideranças dos municípios da região do Mato Grande. 




Na ocasião, a presidente do partido no Rio Grande do Norte destacou a importância da participação popular no fortalecimento do PSB e clamou responsabilidade na escolha dos seus políticos. “A população precisa escolher pessoas sérias e dignas; e o nosso partido tem políticos com essas qualidades para fazer um futuro melhor”, declarou Wilma.

A vice-prefeita da cidade do Natal explanou sua história política construída a base de muitos desafios, os quais, segundo ela, a tornaram essa “mulher guerreira, que luta incansavelmente pelo bem do seu Estado”. Ainda relembrou os clamores do seu líder maior, o saudoso presidente Eduardo Campos, “que brigava por um país mais justo e honesto”.

“Os empresários estão reclamando da situação que o país atualmente enfrenta, mas quem está sofrendo mesmo é o pobre, os que mais precisam de uma boa administração do governo federal”, observou a peessebista que continuou: “precisamos estar preparados e unidos para ir às ruas mostrar as melhores propostas. Vamos capacitar politicamente, ainda mais, nossos candidatos”.

A ex-governadora também ressaltou o respeito e admiração que os governantes têm com o PSB. “ Não estamos no Governo Federal e nem no Estadual, mas somos respeitados pela nossa história. Nosso partido está vivo e forte”. E pediu: “Meus caros presidentes de partidos, prefeitos, vereadores e lideranças, não vamos esquecer o homem do campo. Esse trabalhador que está sendo tão prejudicado por esses anos de seca”.

com informações da assessoria