Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 4 de abril de 2024

PENDÊNCIAS - MPRN recomenda suspensão da prova em concurso e reabertura de inscrições


O MPRN emitiu uma recomendação destinada à Associação dos Municípios da Região Central e Vale do Açu Potiguar (AMCEVALE) para que suspenda, imediatamente, provas de um concurso público destinado à contratação de professores de ciências e profissionais de suporte pedagógico para o município de Pendências.

⚠️ O órgão orienta ainda que seja reaberto o prazo de inscrição com aplicação das provas em data posterior. O prazo para adoção das medidas é de 24h, tendo em vista a proximidade da data de aplicação das provas.

📌 Segundo a recomendação, foi constatado que a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern), contratada para realização do concurso público destinado ao preenchimento de vagas do quadro pessoal de servidores do Município de Pendências, realizou retificações no edital após o período de inscrições.

📌 O Edital da seleção previa, quando publicado, a exigência de “especialização em área da educação que possibilite atuação na Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos” para o cargo nº 134 “suporte pedagógico”. No entanto, essa exigência foi retirada em retificação feita cinco dias após o encerramento do período de inscrições.

✍️ A recomendação leva em consideração “o evidente prejuízo aos pretensos candidatos, uma vez que a alteração de requisitos para tais cargos foi realizada após o prazo de inscrição”.

De acordo com recomendação, as provas para o concurso estão previstas para acontecer no domingo (7), “não havendo tempo hábil para a reabertura de inscrição, ainda que por um prazo breve, visando atrair novos candidatos que se enquadrem nos requisitos retificados”. Por isso, o órgão recomendou a suspensão da aplicação das provas para os cargos retificados com a devida reabertura do prazo de inscrição para os mesmos.

A recomendação registra que o não cumprimento terá como consequência a adoção de medidas judiciais cabíveis.

Assessoria

terça-feira, 2 de abril de 2024

ESTADO - Governo Federal decreta emergência para auxílio ao RN


Em diálogo com a governadora Fátima Bezerra, na tarde desta segunda-feira (1), o ministro dos Transportes Renan Filho afirmou que o presidente Lula autorizou a viabilidade dos recursos para a reconstrução da ponte na BR 304, em Lajes. E, além disso, foi decretado estado de emergência em apoio ao Rio Grande do Norte.

A governadora Fátima Bezerra ressaltou a agilidade nas ações e no acionamento do Gabinete de Gestão Integrada e do Comitê Permanente de Acompanhamento das Chuvas, para garantir integralmente o apoio aos municípios afetados pelas fortes chuvas nas últimas horas.

“Quero agradecer o empenho do Ministério dos Transportes através do ministro Renan Filho. Estamos de prontidão. Desde ontem que através do Comitê Estadual de Acompanhamento às Chuvas estamos envidando todos os esforços. A primeira iniciativa foi fazer o primeiro contato local com o Dnit, unir todos os entes e agora temos a notícia da pronta reconstrução da ponte. Fica aqui nosso reconhecimento e gratidão pela sensibilidade e determinação contando com o apoio do Ministério dos Transportes”, disse a governadora Fátima Bezerra.

PLANO DE ENFRENTAMENTO

Após a mobilização do Governo do Estado através do Gabinete de Gestão Integrada e do Comitê Permanente de Acompanhamento das Chuvas, representantes dos órgãos estaduais que compõem o Sistema Semarh — Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos — estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (1) para deliberar um plano de ação diante das ocorrências causadas pelas fortes precipitações especialmente no interior do Rio Grande do Norte.

A reunião foi comandada pelo secretário Paulo Varella (Semarh), que após diálogo com os prefeitos Felipe Menezes, de Lajes, e Reno Fonseca, de Ipanguaçu, determinou, em conjunto com os demais integrantes do sistema, enviar equipes técnicas para inspecionar os principais pontos atingidos.

96FM.COM.BR