Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

LUTO NA MÚSICA - Elza Soares morreu no mesmo dia de Garrincha, quase 40 anos depois



A morte da cantora Elza Soares nesta quinta-feira (20), aos 91 anos, acontece no mesmo dia da de Garrincha, com quem teve um relacionamento por 17 anos. O craque do Botafogo e bicampeão mundial pela seleção brasileira também morreu no dia 20 de janeiro, mas quase 40 anos antes: em 1983.

O relacionamento com o craque, que era casado, foi julgado pela sociedade. A cantora foi apontada como a responsável pela separação do jogador.

Também no programa, ela disse que Garrincha prometeu a ela o título da Copa de 1962. Na época, Pelé era o craque do time, mas acabou se contundindo — e quem brilhou foi o "marido de Elza", como ela mesma se referiu.

"Ele me prometeu e disse: 'Olha criola, essa Copa eu vou dar pra você, vou fazer gol pra você (...) Eu nunca gostei de ser mulher de fulano. Eu sou eu. Não era preciso ser mulher do Garrincha pra ser a Elza Soares. O Garrincha era marido da Elza Soares."

Elza e Garrincha tiveram um filho em 9 de julho de 1976: Manoel Francisco dos Santos Júnior, o Garrinchinha. Aos 9 anos, a criança morreu em um acidente de carro.

A informação da morte da cantora no Rio de Janeiro foi confirmada pela assessoria de imprensa de Elza.

"É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais", diz o comunicado enviado pela assessoria da cantora.

A carreira
Elza Gomes da Conceição é considerada uma das maiores cantoras da música brasileira, com carreira no samba que começou no final dos anos 50. O início veio como parte da cena do sambalanço com "Se Acaso Você Chegasse", em 1959.

Nos 34 discos lançados, ela se aproximou do samba, do jazz, da música eletrônica, do hip hop, do funk e diz que a mistura é proposital. O último disco lançado foi "Planeta Fome" em 2019.

"Eu sempre quis fazer coisa diferente, não suporto rótulo, não sou refrigerante", comparava Elza. "Eu acompanho o tempo, eu não estou quadrada, não tem essa de ficar paradinha aqui não. O negócio é caminhar. Eu caminho sempre junto com o tempo."

Desde que lançou o álbum "A mulher do fim do mundo" em 2015, a cantora viveu mais uma fase de renascimento artístico que. “Me deixem cantar até o fim”, pediu Elza em verso da música que batiza o álbum.

    g1.com

    quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

    POLÍTICA - Ex-deputado lança pré-candidatura e diz que quer ser julgado pelo povo


    Em entrevista no sábado (15), em Caicó, o ex-deputado e ex-ministro Henrique Alves anunciou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições de 2022. Disse que está percorrendo o estado para ouvir dos amigos e correligionários e em todos os lugares que vai, tem as pessoas lhe recebido de portas abertas.

    Falou da emoção de voltar a São João do Sabugi, onde foi recebido pelos prefeitos Anibal Pereira e Galego Paiva de Ipueira, recordou a data do dia 15, na única cidade que Ulisses Guimarães venceu como candidato a presidente e a lembrança dos 10 anos da morte do ex-prefeito de Caicó e ex-deputado Manoel Torres, seu leal aliado como de seu pai, o ex-governador Aluizio Alves.

    Em Caicó, Henrique disse que passou 328 dias em prisão preventiva, que na sua opinião “foi uma coisa absurda, injustificada, sem ter nenhuma sentença contra o mesmo”. No final de 2021, foi absorvido pela justiça. Henrique disse que na prisão injusta, passou por momentos difíceis, mas o cárcere fez ele aumentar a fé em Deus.

    Ainda na entrevista, Henrique disse que após absolvido, quer ser julgado pelo povo, pelos seus serviços prestados ao Rio Grande do Norte, pelos seus 11 anos de mandato. Sobre as divergências com o comando do MDB local, Henrique disse que ninguém espere dele uma briga com seu primo Garibaldi Filho ou uma palavra contra a conduta do ex-senador.

    Ao fim disse que o que quer somente é o julgamento do povo, e espera que tenha legenda do partido para sua candidatura, pois segundo Henrique Alves, “o MDB é minha casa, minha história e minha vida”.

    Fonte: Blog do FM

    terça-feira, 18 de janeiro de 2022

    ALTO DO RODRIGUES - Secretaria de Saúde começa a vacinar crianças com comorbidades a partir de quarta-feira (19)


    A Prefeitura Municipal de Alto do Rodrigues, através da secretaria de Saúde, inicia na próxima quarta-feira (19) a vacinação de crianças com comorbidades na faixa etária de 5 a 11 anos de idade, no horário das 8h às 16h, na Unidade Básica de Saúde 3 - Niete de Lima Barbosa (Postinho da Guarita).

    Serão vacinadas as crianças que comparecem ao local de vacinação acompanhada de pais ou responsáveis munida da carteira de vacinação, e que são portadoras das seguintes comorbidades: asma; cardiopatia crônica; diabetes mellitus; doença hematológica crônica, imunodepressivos; obesidade; Pneumopatia Crônica; Síndrome de Down e deficiência permanente.

    domingo, 16 de janeiro de 2022

    REGIONAL - Sesap e SEAD exigem comprovante vacinal para ter acesso às dependências dos órgãos da Administração Pública Direta e Indireta do RN


    Foi publicada sábado (15) de janeiro no Diário Oficial do Estado a Portaria Conjunta número 01/2022 assinada pelo Secretário de Estado da Saúde Pública e pela Secretária de Estado da Administração.

    Pelo artigo 1º da Portaria fica estabelecido como requisito para acesso às dependências dos órgãos da Administração Pública Direta e Indireta do Estado do Rio Grande do Norte a obrigatoriedade de comprovação do esquema vacinal em conformidade ao calendário de imunização.

    Estão excetuados de aqueles que, por atestado médico ou que, nos termos do Plano Nacional de Imunização (PNI) não integrem, temporária ou permanentemente, grupo elegível para recebimento do imunizante, mediante apresentação do documento comprobatório.

    Os servidores públicos, empregados públicos, bolsistas e estagiários dos órgãos da Administração Pública Direta e Indireta do Estado do Rio Grande do Norte, deverão comprovar o esquema vacinal, nos termos do Decreto nº 31.022, de 26 de outubro de 2021.

    A apresentação do comprovante de vacinação poderá ser realizada por meio de qualquer dos seguintes documentos oficiais:

    I – aplicativo RN Mais Vacina;

    II – certificado de vacinas digital, disponível na plataforma do Sistema Único de Saúde – ConectaSUS;

    III – comprovante/caderneta/cartão de vacinação impresso em papel timbrado, emitido no momento da vacinação pelas Secretarias de Saúde, estadual ou municipal, institutos de pesquisa clínica ou outras instituições governamentais, nacionais ou estrangeiras.

    A Portaria foi assinada pelo Secretário de Estado da Saúde Pública (Sesap), Cipriano Maia de Vasconcelos e pela Secretária de Estado da Administração (SEAD), Maria Virgínia Ferreira Lopes.

    Abdias Duque de Abrantes
    Assessor de Comunicação Social II URSAP