Memorial às vítimas de Covid

sábado, 17 de agosto de 2019

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Fran Seixas

Ainda em tempo de parabenizar o nosso amigo, colega de profissão, radialista, o locutor das multidões, Fran Seixas pela passagem do seu natalício, neste sábado. 

Queremos desejar a este grande homem e camarada, muita Saúde, Sabedoria, Sorte e Sucesso! 

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

ESTADO - RN é o maior produtor de energia eólica do Brasi


O Rio Grande do Norte é o maior produtor de energia eólica do Brasil. A capacidade instalada é para a produção de 4 gigawatts (GW), o que representa 28% da geração deste tipo de energia no Brasil, com 14,8 GW. São 151 parques instalados e mais de 1,5 mil aerogeradores em operação em cerca de 30 municípios potiguares. Os investimentos no setor movimentaram aproximadamente R$15 bilhões ao longo dos últimos 10 anos.

“Em torno de 30% de toda a contratação de mão de obra e serviços é feita na localidade de instalação do parque. Acrescenta-se que o ISS é substancial no período de construção dos parques eólicos, trazendo volume considerável de recurso ao município”, relata Darlan Santos.

Ainda segundo ele, o setor eólico fomentou um novo mercado de negócios no Rio Grande Norte, com empresas locais que surgiram ou se adequaram para prestar serviços e capacitar mão de obra para atuarem nos parques. “O Rio Grande do Norte é um dos mais atrativos para esse tipo de financiamento e há a continuidade da implantação de projetos para o estado para os próximos anos. Atento que se tratando de renováveis, o estado está apenas iniciando os projetos de geração fotovoltaica centralizada, o que vai contribuir de maneira significativa para todos os pontos listados acima”, encerra Darlan Santos.

Projetos para disputar leilão

Anunciado pelo Ministério de Minas e Energia, o resultado do cadastramento de projetos a participarem do Leilão de Energia Nova A-6 de 2019, previsto para ser realizado em 17 de outubro, habilitou 329 projetos com oferta de 11.748 MW, apenas no Rio Grande do Norte. O Estado foi o segundo colocado em números de projetos e capacidade, e quem liderou foi a Bahia. No total, foram cadastrados 1.829 projetos, somando 100.874 MW de capacidade instalada.

O Leilão é destinado a empreendimentos de fontes eólica, solar fotovoltaica, termelétrica a biomassa, carvão mineral nacional e gás natural e hidrelétrica com capacidade instalada de 1 a 50 MW. Para o Leilão, destaca-se a grande quantidade de projetos cadastrados, a maior já registrada para os leilões de energia, com uma oferta de mais de 100 GW, sendo cerca de 41,7 GW de empreendimentos termelétricos a gás natural, 29,7 GW de empreendimentos fotovoltaicos e 25,1 GW de empreendimentos eólicos.

BRASIL - Luciano Huck dispara: ‘Vivemos o último capítulo do que não deu certo’


Luciano Huck durante palestra em Vila Velha (ES); apresentador é apontado como ‘presidenciável’ para 2022 Foto: LEONARDO DUARTE

Para uma plateia de cerca de 300 jovens, nesta quarta-feira, 14, em Vila Velha (ES), o empresário e apresentador Luciano Huck procurou dissociar o governo do presidente Jair Bolsonaro de qualquer processo de renovação da política no Brasil. Sempre apontado como um possível nome na disputa presidencial de 2022, Huck aproveitou o evento para reforçar um discurso centrado na prioridade da educação de qualidade e no combate à pobreza – desafios do País, que, segundo ele, devem ser enfrentados por sua “geração”.

“A gente precisa de gente nova na política, com todo respeito a esse governo. Esse governo foi eleito de maneira democrática. Foi eleito em uma eleição aberta e justa”, observou o apresentador durante o debate “Futuro do Brasil”, no centro de convenções da cidade. “Mas eu não acredito que a gente está vivendo o primeiro capítulo da renovação. Para mim, estamos vivendo o último capítulo do que não deu certo.”

Do evento participaram também o ex-governador do Espírito Santo Paulo Hartung e empresário e fundador do RenovaBR, Eduardo Mufarej. Hartung é conselheiro do grupo de renovação política e um dos principais articuladores de um movimento para que Huck fosse um candidato “outsider” na eleição presidencial do ano passado. O ex-governador chegou a ser cotado como vice numa possível chapa, mas o apresentador declinou e não concorreu.

Atualmente, o plano de uma nova candidatura é tratado com discrição estratégica pelos apoiadores de Huck. A avaliação é DE que ainda não é o momento de ele se mostrar como um futuro nome para a disputa pelo Planalto.

Huck deu pistas do cálculo político ao afirmar nesta quarta que considera Hartung seu “mestre Miyagi”, em referência ao personagem do filme Karatê Kid, dos anos 1980. Para o apresentador, o ex-governador tem calma nos movimentos e é estratégico.

Mas, em eventos como o desta quarta, Huck não perde a oportunidade de se oferecer como um contraponto ao atual presidente. “Tem gente que diz que não se passa fome no Brasil. Não está vendo”, disse.

Em julho, Bolsonaro afirmou a jornalistas estrangeiros que é uma “grande mentira”que existam pessoas passando fome no Brasil – depois se corrigiu, afirmando que “o brasileiro come mal” e “alguns passam fome.

O apresentador também ressaltou a aposta na educação, área de conflito no governo Bolsonaro. “Educação tem que ser prioridade número 1 desse país. Não podemos falar de meritocracia no Brasil se as opções são tão diversas. Não precisa ter piscina olímpica em escola. Mas precisa ter professor, ensino de qualidade. A mobilidade social no Brasil é ridícula. É isso que a nossa geração tem que mudar. Nossa elite é muito passiva. Se não colocarmos a mão na massa, as coisas não vão se resolver por geração espontânea.”

Huck citou uma viagem à Coreia do Sul, feita para seu programa, na qual levou uma professora para conhecer o sistema de ensino do país, para justificar mais investimentos em educação.

Já Mufarej defendeu a participação cidadã em prol da democracia. “Existe um movimento da sociedade civil de ocupar os espaços.” O empresário comparou o jogo de rúgbi com a existência de boas práticas políticas. “Ética e transparência é muito difícil na sociedade brasileira. Política é uma missão, e não um negócio.”

Hartung elogiou movimentos de renovação política e formação de lideranças como o RenovaBR. Para ele, é prioridade a criação de políticas públicas, especialmente em educação e infraestrutura. “Precisamos de gente, as máquinas não nos substituem.”

Em 2018, o RenovaBR elegeu nove deputados e um senador, entre eles Tabata Amaral (PDT-SP), Felipe Rigoni (PSB-ES) e Marcelo Calero (Cidadania-RJ).

Também participou do evento desta quarta a fundadora do movimento Vila Nova e aluna do RenovaBR Tayana Dantas. Alinhada com o reduto político de Hartung, a jovem é cotada para ser candidata à prefeitura de Vila Velha. O movimento Vila Nova visa identificar os principais problemas da cidade capixaba e indicar soluções locais. “Se a gente não se dedicar às pessoas que mais precisam, de que vai ter valido a vida?”, ponderou Tayana, que mediou o evento.

Nesta quinta-feira, 15, Tabata, Rigoni e o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e o coordenador do Transparência Partidária, Marcelo Issa, apresentam na Câmara um projeto de lei de reforma dos partidos políticos e lançam o “Manifesto pela Renovação dos Partidos”, liderado pelos movimentos Acredito e Transparência Partidária.

ESTADÃO CONTEÚDO

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

ALTO DO RODRIGUES - Edital de convocação para a eleição do Conselho Municipal de Saúde


A Comissão para Eleição do Conselho Municipal de Saúde torna público edital com o objetivo de regulamentar e promover a eleição da representação das entidades e dos movimentos sociais dos usuários do Sistema Único da Saúde, das entidades de profissionais e trabalhadores de saúde, bem como a indicação dos representantes do governo e das entidades prestadoras de serviços de saúde no Conselho Municipal de Saúde de Alto do Rodrigues, nos termos da Resolução 453/12, do Conselho Nacional de Saúde e na Lei Municipal n. 157/1991.

Confira o edital na íntegra:

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE ALTO DO RODRIGUES-RN

 A Comissão para Eleição do Conselho Municipal de Saúde torna público o presente EDITAL com o objetivo de regulamentar e promover a eleição da representação das entidades e dos movimentos sociais dos usuários do Sistema Único da Saúde, das entidades de profissionais e trabalhadores de saúde, bem como a indicação dos representantes do governo e das entidades prestadoras de serviços de saúde no Conselho Municipal de Saúde de Alto do Rodrigues, nos termos da Resolução 453/12, do Conselho Nacional de Saúde e na Lei Municipal n. 157/1991.

DOS OBJETIVOS

Art. 1°. Regulamentar o processo eleitoral para a recomposição do Conselho Municipal de Saúde para biênio 2019 a 2021. A partir da data desde edital

Art. 2°. A função de Conselheiro Municipal de Saúde não é remunerada, sendo considerada de relevante interesse público.

DA REPRESENTAÇÂO

Art. 3º. A representação nos segmentos deve ser distinta e autônoma em relação aos demais segmentos que compõem o Conselho, por isso, um profissional com cargo de direção ou de confiança na gestão do SUS, ou como prestador de serviços de saúde não pode ser representante dos (as) usuários (as) ou de trabalhadores (as).

DOS ELEGÍVEIS

Art. 4°. Serão elegíveis:

Representantes de Entidades de Usuários legalmente constituídas, comprovada essa condição por meio do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ;
Trabalhadores no Serviço de Saúde Pública do Município, com vínculo ativo;
DAS VAGAS

Art. 5°. As vagas serão distribuídas da seguinte forma:

06 (seis) representantes de entidades de usuários do SUS;
03 (três) representantes dos trabalhadores no Serviço Municipal de Saúde Pública;
03 (três) vagas distribuídas entre o Poder Executivo,
DAS INSCRIÇÕES DE ENTIDADES DE USUÁRIOS:

Art. 6°. Serão convocadas todas as entidades do município, a entidade que interessar participar do processo eletivo deverá protocolar junto ao setor de protocolo do CMS de Alto do Rodrigues, localizado na Rua José Xavier, centro – CEP: 59.507-000. Com a indicação de um candidato titular e seu respectivo suplente.

1º. O período de inscrição dos candidatos será de 15 a 21 de agosto do corrente ano, no horário das 8h às 13h, de segunda a quinta-feira, com a isenção do recolhimento de qualquer taxa. Entregar somente no setor de protocolo do CMS.
2º. Somente poderão indicar representantes para compor o CMS instituições ou entidades constituídas há, pelo menos, 01(um) ano.
3º. O ofício da entidade/representação deverá conter timbre, O ofício ainda deverá conter como anexo o comprovante de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), com situação cadastral ativa e regularizada.
4º No caso de ter interesse de mais de 06 (seis) entidades de usuários, os titulares indicados por cada entidade votarão entre si para a escolha dos 06 (seis) representantes que comporão o CMS.
DAS INSCRIÇÕES DOS REPRESENTANTES DOS TRABALHADORES:

Art. 7°. Todos os profissionais, de todas as categorias profissionais de saúde do município deverão ser convocados por meio ofício, divulgados nos órgãos públicos de saúde do município com pelo menos 07 (sete) dias de antecedência da assembleia de escolha.

1º Para a seleção de escolha dos 03 (três) representantes dos trabalhadores de Saúde Pública no município, deverá haver uma convocação de todas as categorias em um único dia e local, e ter reunião por cada categoria de classe dos interessados em participar como conselheiros do CMS em locais separados, no qual cada categoria indicará 01 (um) titular e 01 (um) suplente;
3º No caso do interesse de mais de 03 (três) categorias de classe em compor o CMS, os titulares indicados votarão entre si para a escolha dos 03 (três) trabalhadores que comporão o CMS.
DA APRESENTAÇÃO, ASSEMBLEIA E ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE:

Art. 9. A apresentação dos conselheiros indicados por suas respectivas entidades, assembleia para escolha dos trabalhadores de saúde e eleição para presidente, serão realizadas no dia 30 de agosto terça feira do corrente ano, no período das 09h às 13h, nas dependências do auditório da Câmara Municipal, Rua Álvaro Rodrigues. Centro, CEP: 59.507-000 – Alto do Rodrigues/RN.

Art. 10. A votação para presidente será por aclamação dos conselheiros titulares, ou na ausência dos titulares, seus respectivos suplentes.

Art. 11. Após o encerramento da votação, o secretário da Comissão Eleitoral deverá lavrar a Ata da Eleição que constará as ocorrências do dia.

Parágrafo Único. A Ata da Eleição, uma vez lavrada, lida e aprovada, será assinada pelo Coordenador da Mesa e pelo Secretário.

Art. 12. Caso não haja qualquer tipo de impugnação no período supracitado, a Comissão Eleitoral encaminhará por escrito, ao chefe do Executivo, os nomes dos representantes eleitos para Conselheiros e os nomes dos seus respectivos suplentes para a nomeação dos conselheiros eleitos, por meio de ato formal.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 13. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Eleitoral.

Alto do Rodrigues 02 de agosto de 2019

Maria de Fátima Miguel

Presidente do Conselho Municipal de Saúde