Memorial às vítimas de Covid

sábado, 4 de abril de 2020

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Vaninha Fernandes

A imagem pode conter: Raimundo Rodrigues e Vaninha Fernandes, pessoas sorrindo, close-up e área interna
Queremos parabenizar a nossa amiga, Vaninha Fernandes que comemora com o maridão (Raimundo de Barrela) mais um ano de vida. Nós, lhe desejamos muita Saúde, Sabedoria, Sorte e Sucesso!

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Sandro Bahia

A imagem pode conter: Sandro Bahia, óculos de sol e texto
Queremos parabenizar o nosso amigo, cantor dos bons e leitor do blog, Sandro Bahia, que comemora com a família, amigos e os muitos fãs, mais um ano de vida. Desejamos a este grande nome da música do axé, muita Saúde, Sabedoria, Sorte e Sucesso!

sexta-feira, 3 de abril de 2020

ESTADO - Deputado estadual George Soares propõe título de cidadania potiguar ao ministro da saúde, Henrique Mandetta

Deputado Estadual George Soares: Apresentamos, esta semana, projeto de lei na Assembleia Legislativa do RN concedendo título de cidadão potiguar ao ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Mandetta tem sido um dos auxiliares mais eficientes do governo federal, principalmente na luta pelo combate do Corona vírus no Brasil e no RN. Ele foi deputado federal por dois mandatos até ser indicado para o cargo atual, apresentando fluxo de decisões e medidas rápidas, buscando de todas as formas diligências para que os Estados e municípios estejam dotados de recursos nessa verdadeira crise de saúde pública nacional. Por isso, reconhecendo seu esforço, apresentamos essa importante proposta

PENDÊNCIAS - Prefeitura divulga planta-baixa de como será o funcionamento da feira livre, neste sábado

quinta-feira, 2 de abril de 2020

ALTO DO RODRIGUES- Aniversariante do dia: Jutair Medeiros

A imagem pode conter: 1 pessoa
Queremos parabenizar o nosso amigo e leitor, Jutair Medeiros, que completa nesta quinta, mais um ano de vida. Desejamos muita Saúde, Sabedoria, Sorte e Sucesso!

quarta-feira, 1 de abril de 2020

ALTO DO RODRIGUES - Dos sete casos suspeitos no município, um já foi descartado

Dos sete casos suspeitos do coronavirus no município, um já está descartado. Para esclarecer a verdade, nem todos os demais suspeitos são feitos exames, mas ficam sendo acompanhados pela secretaria municipal de saúde e, se fazem exames quando os sintomas aparecem. Apenas dois casos foram feitos exames, um que já está descartado e outro está que o resultado do exame está sendo aguardado.

PANDEMIA - Aplicativo da UFRN oferece dicas para quem está em isolamento domiciliar


Um grupo de pesquisa formado por enfermeiros, professores, estudantes de graduação e pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desenvolveu um aplicativo que oferece uma série de dicas para quem está em isolamento domiciliar em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Sugestões de filmes, livros, visitas a museus e acesso a bibliotecas com acervo gratuito são algumas das funcionalidades. Além disso, o App disponibiliza um diário e alguns testes de rastreamento sobre estados depressivos, estresse e autoestima. A ferramenta está disponível neste link.

Para ter acesso às informações é necessário fazer uma inscrição simples e definir uma senha. Depois disso, é só navegar na interface simplificada e descobrir as diversas opções disponíveis. Além de links, a proposta oferece uma lista com 50 filmes fáceis de encontrar e que ajudam a relaxar nesses momentos de tensão.

De acordo com o professor Arnoldo Miranda, do Departamento de Enfermagem, o aplicativo pode ser acessado por toda a população de língua portuguesa, não apenas brasileiros. “As informações são simples e objetivas, baseadas em evidências científicas e da larga experiência em pesquisas, ensino, extensão e vivência nos níveis de complexidade dos serviços de saúde. O aplicativo atende aos preceitos éticos e humanitários baseados nos princípios das declarações que protegem e promovem a segurança das pessoas neste momento de crise”, explicou.

ECONOMIA - Desemprego no Brasil sobe para 11,6% e atinge 12,3 milhões de pessoas, segundo IBGE

A taxa de desemprego no país subiu para 11,6% no trimestre encerrado em fevereiro, atingindo 12,3 milhões de pessoas. O aumento, na comparação com o trimestre terminado em novembro (11,2%), interrompeu dois trimestres seguidos de quedas estatisticamente significativas no desemprego. Por outro lado, o desemprego apresentou queda na comparação com o trimestre encerrado em fevereiro de 2019, quando ficou em 12,4%.

Os dados fazem parte da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, divulgada hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A pesquisa não usa só os trimestres tradicionais, mas períodos móveis (como fevereiro, março e abril; março, abril e maio etc.). “É normal que no início do ano ocorra essa interrupção, porque já vínhamos numa trajetória de taxas declinantes no fim do ano. Não tínhamos visto essa reversão em janeiro, no entanto, ela veio agora no mês de fevereiro, provocada por uma queda na quantidade de pessoas ocupadas e um aumento na procura por trabalho”, disse a analista da pesquisa, Adriana Beringuy.

A analista aponta que o aumento na desocupação não veio do comércio, setor que, tradicionalmente, costuma demitir no início do ano os profissionais contratados temporariamente para o Natal. Desta vez, a alta na taxa foi puxada pelos setores de construção (-4,4%), administração pública (-2,3%) e serviços domésticos (-2,4%).

A taxa de informalidade caiu de 41,1% no trimestre de setembro a novembro de 2019 para 40,6% no trimestre encerrado em fevereiro deste ano. Apesar da queda, há ainda um total de 38 milhões de informais no país. Nesse grupo estão os trabalhadores sem carteira, trabalhadores domésticos sem carteira, empregadores sem CNPJ, os que atuam por conta própria sem CNPJ e trabalhadores familiares auxiliares.

De acordo com o IBGE, a queda da informalidade foi influenciada pela redução no contingentes de trabalhadores por conta própria sem CNPJ e também de trabalhadores empregados sem carteira. Outro reflexo da queda da informalidade foi o aumento no rendimento, que subiu para R$ 2.375, alta de 1,8% no trimestre encerrado fevereiro, frente ao trimestre anterior.

Fonte: UOL

PANDEMIA - RN registra segundo óbito por COVID-19

A Secretaria de Estado da Saúde Pública e a Secretaria Municipal de Saúde de Natal lamentam a morte de um jovem de 23 anos por Covid-19 na noite desta terça-feira (31). Esse é o segundo óbito confirmado pelo novo coronavírus no Rio Grande do Norte.
O paciente, com quadro de obesidade, deu entrada em hospital privado, no dia 24 de março, onde foi examinado e retornou para a residência para continuidade de medicações prescritas. Manteve-se isolado por dois dias, não apresentando melhora procurou o serviço público de saúde no dia 27 de março onde foi atendido e realizou o teste para a doença, sendo regulado para o serviço privado em seguida. O resultado do exame foi liberado na noite desta terça-feira (31), positivo para Covid-19. O Governo do RN e a Prefeitura de Natal se solidarizam à família e amigos neste difícil momento.
Novamente, ressaltamos: é extremamente importante que a população potiguar siga todas as orientações recomendadas diariamente e que fique em casa se não precisar realizar alguma atividade essencial.

terça-feira, 31 de março de 2020

MOSSORÓ - Prefeitura prorroga decreto de fechamento do comércio e antecipação de férias escolares, confira

ALTO DO RODRIGUES - Gilvaneide Guariento

A imagem pode conter: Marcos Guariento Kinho e Gilvaneide Guariento
Parabenizamos hoje a nossa amiga Gilvaneide Guariento, que festeja mais um ano de vida e nós lhe desejamos muita Saúde, Sabedoria, Sorte e Sucesso!

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: João Eugênio

A imagem pode conter: João Eugênio, sorrindo, selfie
Parabenizamos hoje o nosso amigo João Eugênio que comemora mais um ano de vida e nós lhe desejamos muita Saúde, Sabedoria, Sorte e Sucesso!

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Daniel Baracho

A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Daniel Baracho
Queremos parabenizar o nosso amigo Daniel Baracho que festeja com amigos e familiares, mais um ano de vida. Desejamos muita Saúde, Sabedoria, Sorte e Sucesso!

COMUNICAÇÃO - Aniversariante do dia: Hyuri Queiroz

A imagem pode conter: 1 pessoa, óculos de sol e barba
Queremos parabenizar o parceiro da comunicação, Hyuri Queiroz, que comemora mais um ano de vida. Desejamos ao amigo muita Saúde, Sabedoria, Sorte e Sucesso!

BOA NOTÍCIA - Pesquisadores começam a decifrar identidade do novo coronavírus no Brasil


Um grupo de cientistas brasileiros fez o sequenciamento genético do novo coronavírus que circula pelo Brasil, o que permite abrir um banco com informações sobre a identidade que o microrganismo está ganhando desde que desembarcou por aqui. Segundo os pesquisadores, o vírus já está em mutação, ganhando características próprias enquanto se espalha pela região.

O resultado do trabalho indica também que o vírus chegou ao Brasil vindo, principalmente, da Europa --poucos casos chegaram importados da Ásia. “O estudo confirma que a transmissão comunitária é real ao identificar agrupamentos de vírus muito parecidos entre si”, diz Ana Tereza Vasconcelos, coordenadora do Laboratório de Bioinformática do LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica).

O LNCC participou da iniciativa com a UFRJ e a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Pesquisadores do Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da USP e da Universidade de Oxford colaboraram no projeto. A equipe fez 19 sequenciamentos de vírus que infectaram pacientes da Covid-19 no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul, com amostras cedidas pelos laboratórios Hermes Pardini e Simile Medicina Diagnóstica, de Belo Horizonte, e pelo Hospital Universitário da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Com o apoio de estudantes de pós-graduação, os resultados ficaram prontos dentro de um final de semana, nos dias 21 e 22 de março. Conhecer as características genéticas do vírus é essencial para a elaboração de novos testes de diagnóstico e também para a produção da vacina contra a Covid-19.

Os pesquisadores destacam que o estudo não indica que o vírus esteja ficando mais letal ou agressivo. A ideia dos cientistas agora é contar com mais grupos de pesquisa pelo país que vão formar uma rede para rastrear os passos do coronavírus e seguir catalogando as mutações. 

PENDÊNCIAS - Pra defender sua classe e os mais carentes, Renato decide concorrer uma vaga no Legislativo

Já está decidido. Depois de acompanhar de perto os cenários políticos do municípios, o mototaxista Renato Albuquerque, resolveu concorrer a uma vaga na Câmara de vereadores, com o objetivo de defender a classe dos mototaxistas e os mais carentes. "Tá na hora do povo ser representado de verdade e estou aqui como opção para lutar por melhorias em várias áreas e setores do nosso município", disse o pré-candidato bacurau.

Filiado ao MDB e aliado do prefeito Flaudivan Martins, Renato estar surpresos com os sinceros apoios que vêm recebendo de diversas pessoas em várias partes dos município "fico grato pelo apoio sincero, são pessoas simples, que assim como eu, querem um representante na Câmara Municipal", afirmou  Renato Albuquerque

segunda-feira, 30 de março de 2020

PANDEMIA - Voluntários no Recife montam 'fábrica' de jalecos em TNT para suprir faltas

Voluntários em Pernambuco confeccionam jalecos impermeáveis feitos com TNT para profissionais de saúde sem EPI - Arquivo pessoal
Em Pernambuco, um grupo de voluntários montou uma pequena linha de produção para confeccionar jalecos impermeáveis com TNT (material semelhante a tecido, de aspecto emborrachado). As peças são distribuídas para profissionais de saúde que já enfrentam falta de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para atendimentos de casos suspeitos de covid-19.

PENDÊNCIAS - Aniversariante do dia: Fyamma Guilherme

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo
Queremos parabenizar a nossa amiga e leitora Fyamma Guilherme, por completar mais um ano de vida. E nós, lhe desejamos muita Saúde, Sabedoria, Sorte e Sucesso!

domingo, 29 de março de 2020

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Ivaltan Fernandes

Neste domingo, queremos parabenizar o nosso amigo, parceiro Ivaltan Fernandes que comemora mais um ano de vida. Em contato com o blog, perguntamos ao aniversariante do dia, qual presente gostaria de ganhar. De pronto, Ivaltan disse que o melhor presente é ter saúde, família e amigos para vivenciar cada momento que Deus nos proporciona. Ivaltan também disse da alegria de poder ajudar pessoas "eu fui ajudado e minha missão é ajudar no que eu poder para que as pessoas possam ter sua dignidade, seu trabalho, seu sustento, manter suas famílias. Eu vou continuar meu trabalho de ajudar a todos", disse o aniversariante do dia. Nós, lhe desejamos muita Saúde, Sabedoria, Sorte e Sucesso!

PANDEMIA - RN registra primeiro óbito por Coronavirus

A Secretaria de Estado da Saúde Pública e a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró acabam de confirmar, na noite deste sábado (28), o primeiro óbito pelo novo coronavírus no Rio Grande do Norte. A vítima é um homem de 61 anos, com histórico de diabetes, e que teve contato com caso suspeito. 

O paciente deu entrada em hospital privado na cidade de Mossoró no dia 21 de março, na última sexta-feira (27) teve a confirmação que estava com a Covid-19, indo a óbito na noite deste sábado. O Governo do RN e a Prefeitura de Mossoró se solidarizam com a família e desejam força para superar esse difícil momento. 

A morte de um potiguar por Covid-19 reforça o que tem sido recomendado diariamente: a população que pode, deve ficar em casa, e todos devem seguir as orientações das autoridades sanitárias. Esse período exige de cada um de nós consciência e responsabilidade.