Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 11 de junho de 2021

MANDATO - Associação de Palheiros, recebe emenda de George Soares


Acompanhado do vereador Tê, o deputado estadual George Soares (PL) ainda entregou emenda, nesta sexta (11), para a presidente Anilzia Fernandes da Associação dos Pequenos Agricultores de Palheiros 1, na zona rural de Assu.

"No valor de 30 mil reais, nossa emenda terá por finalidade a aquisição de equipamentos para agricultura familiar. Nossa luta pelo homem do campo, demonstrada em iniciativas diretas como esta!" Lembrou George Soares.

#emenda #Palheiros #homemdocampo #agriculturafamiliar #associação #trabalhandopravaler

terça-feira, 8 de junho de 2021

ALTO DO RODRIGUES - COMUNICADO IMPORTANTE PARA JOVENS E ADULTOS QUE DESEJAM RETOMAR OS ESTUDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Jovens e adultos, a partir dos 15 anos de idade, que não estejam matriculados em nenhuma escola no ano de 2021. Estão abertas as matriculas para novas turmas de alfabetização de Educação de Jovens e Adultos – EJA, nas zonas urbana e rural. As turmas serão formadas nas escolas Francisco de Oliveira Melo (zona urbana), Arlindo Martins, Chapeuzinho Vermelho, Félix Antonio e Manoel Venâncio (zona rural).
Quem tiver interesse, procurar as escolas citadas, no horário das 7h ás 17h e efetuar a matrícula.

A Educação de Jovens e Adultos não é apenas um direito para quem não concluiu o ensino básico, é mais do que alfabetizar, a EJA é dar às pessoas, independentemente da idade, a oportunidade de desenvolver seu potencial.

É tornar mais próximo da realidade da sociedade os valores de igualdade e liberdade.

ESTADO - Governo do RN irá prorrogar atual decreto por mais duas semanas

A governadora Fátima Bezerra confirmou, por meio de uma rede social, que vai manter no próximo decreto de combate à Covid-19 as mesmas medidas sanitárias que constam no atual decreto, que vale até esta quarta-feira (9)

Com isso, está mantido o toque de recolher noturno, das 22h às 5h, e segue autorizada a venda de bebidas alcóolicas em bares e restaurantes. Também seguem liberados, dentre outras coisas, os esportes coletivos, o funcionamento de parques públicos e as atividades escolares de forma híbrida.

Fonte: Portal Grande Ponto

BRASIL - Governo Federal libera R$ 26,3 milhões para segurança do RN

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o desbloqueio de R$ 103.027.454,00 para investimento nas forças de segurança pública locais dos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Maranhão. Os valores são oriundos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e referentes aos eixos de Enfrentamento à Criminalidade Violenta e Valorização dos Profissionais de Segurança Pública. “Valorizar a segurança pública do nosso país é compromisso do governo do presidente Jair Bolsonaro. Esses recursos são de fundamental importância para modernizar as corporações e capacitar os agentes”, destaca o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.


O repasse do recurso é efetivado a partir de critérios que deverão ser cumpridos pelos Estados e o Distrito Federal, como por exemplo, ter dados integrados ao Sinesp, plano de carreira de servidores, possuir Fundo e Conselho estadual instituídos e em funcionamento, além de garantir que somente até 3% do efetivo atue fora de suas respectivas corporações.

Os desbloqueios aconteceram após análise e aprovação dos Planos de Aplicação entregues pelos entes federados. Neste ano, o Ministério está trabalhando em conjunto com os secretários de Segurança Pública na atualização dos eixos de financiamento e critérios de rateio dos recursos do FNSP. Todas as ações fazem parte das estratégias do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) de fortalecimento do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

ESTADO - Governo libera vaquejadas no RN; confira as regras

O Governo do RN liberou o funcionamento das vaquejadas no Estado. Uma portaria foi publicada no Diário Oficial de ontem (07) estabelecendo as regras para as atividades, mas falta ainda uma lista que será divulgada pelo Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN) com a relação dos municípios autorizados a realizar os eventos. Essa lista será renovada todas as terças-feiras.De acordo com a portaria conjunta Nº 001/2021, editada pelo Gabinete Civil, SESAP e IDIARN, as vaquejadas serão restritas aos organizadores e competidores, sem presença de público, observados os protocolos sanitários estabelecidos nas Portarias Conjuntas GAC/SESAP/SEDEC nº 002, de 02 de março de 2021 e nº 016, de 30 de julho de 2020.

A realização das vaquejadas também fica restrita aos municípios cujo indicador composto encontre-se classificado nas cores verde ou amarela (Níveis 1 a 3), sem prejuízo do disposto nos Decretos Estaduais que estabeleçam medidas específicas para a região.

A lista dos municípios autorizados a realizar vaquejada será veiculada semanalmente pelo Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN), sempre após a divulgação do indicador composto pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP).

Ainda de acordo com o documento, os competidores residentes nos municípios com indicador composto classificado nas cores laranja e vermelho (Níveis 4 e 5) não poderão ser inscritos ou participar das competições, independentemente do local de sua realização.

A autorização para realização da vaquejada restringe-se à atividade esportiva e seus competidores, proibida, em qualquer caso, a realização de festas ou eventos de massa.

Os competidores residentes em outra Unidade da Federação deverão comprovar, no momento da inscrição, a situação epidemiológica atualizada do município de origem, mediante parâmetros equivalentes de classificação.

A portaria do Governo já está em vigor desde a data de sua publicação, produzindo efeitos a partir do ato do IDIARN com a lista dos municípios autorizados a realizar vaquejada.

Confira o documento na íntegra:

Gabinete Civil da Governadora do Estado

PORTARIA CONJUNTA Nº 001/2021-GAC/SESAP/IDIARN, DE 07 DE JUNHO DE 2021.

Estabelece as regras para funcionamento das vaquejadas.

O SECRETÁRIO-CHEFE DO GABINETE CIVIL DA GOVERNADORA DO

ESTADO, O SECRETÁRIO DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA, O

SECRETÁRIO DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA

SOCIAL E O DIRETOR-GERAL DO INSTITUTO DE DEFESA E INSPEÇÃO

AGROPECUÁRIA DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso das atribuições que lhe

confere o art. 64, V e VII, da Constituição Estadual, no uso das atribuições que lhes

confere o art. 54, XIII, da Lei Complementar Estadual nº 163, de 5 de fevereiro de

1999, e com fundamento no art. 20 do Decreto Estadual nº 30.562, de 11 de maio

de 2021,

Considerando que o cenário epidemiológico decorrente da pandemia da COVID-19

ainda preocupa e inspira cuidados, a exigir prudência no processo de retomada das

atividades socioeconômicas;

Considerando a importância de um planejamento responsável nas ações de combate

à pandemia, definindo parâmetros e protocolos sanitários que, de um lado, assegurem a proteção à saúde e, de outro, permitam resgatar a atividade econômica no

Estado, fundamental para a preservação dos empregos e da renda da população, afetados pelas necessárias restrições de funcionamento;

R E S O L V E M:

Art. 1º Esta Portaria estabelece as regras para realização de vaquejadas, restrito aos

organizadores e competidores, sem presença de público, observados os protocolos

sanitários estabelecidos nas Portarias Conjuntas GAC/SESAP/SEDEC nº 002, de

02 de março de 2021 e nº 016, de 30 de julho de 2020.

Art. 2º A realização das vaquejadas fica restrita aos municípios cujo indicador composto encontre-se classificado nas cores verde ou amarela (Níveis 1 a 3), sem prejuízo do disposto nos Decretos Estaduais que estabeleçam medidas específicas para

a região.

Art. 3º A lista dos municípios autorizados a realizar vaquejada será veiculada semanalmente pelo Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do

Norte (IDIARN), sempre após a divulgação do indicador composto pela Secretaria

de Estado da Saúde Pública (SESAP).

Art. 4º Sem prejuízo do disposto no art. 1º desta Portaria, a realização das vaquejadas fica condicionada à observância das seguintes medidas:

I – os competidores residentes nos municípios com indicador composto classificado

nas cores laranja e vermelho (Níveis 4 e 5) não poderão ser inscritos ou participar

das competições, independentemente do local de sua realização;

II – a autorização para realização da vaquejada restringe-se à atividade esportiva e

seus competidores, proibida, em qualquer caso, a realização de festas ou eventos de

massa.

§ 1º Os organizadores do evento se responsabilizarão pela observância de todos os

protocolos sanitários estabelecidos, bem como das regras de funcionamento dispostas nesta Portaria.

§ 2º A autorização de participante residente em desconformidade com o disposto no

art. 4º, inciso I, desta Portaria, será punida com a suspensão automática da autorização da modalidade esportiva, sem prejuízo da aplicação de multa pecuniária aos

organizadores.

§ 3º Os competidores residentes em outra Unidade da Federação deverão comprovar, no momento da inscrição, a situação epidemiológica atualizada do município

de origem, mediante parâmetros equivalentes de classificação.

Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, produzindo efeitos a

partir do ato do IDIARN com a lista dos municípios autorizados a realizar vaquejada.

Centro Administrativo do Estado, em Natal/RN, 07 de junho de 2021, 200º da

Independência e 133º da República.

Raimundo Alves Júnior

Secretário-Chefe do Gabinete Civil

Cipriano Maia de Vasconcelos

Secretário de Estado da Saúde Pública

Francisco Canindé de Araújo Silva

Secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social

Mário Victor Freire Manso

Diretor-Geral do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN

Fonte: Portal Grande Ponto

segunda-feira, 7 de junho de 2021

OPORTUNIDADE - Inscrições para concursos do Itep e UFRN acabam hoje; salários de até R$ 7 mil

Dois dos principais concursos públicos aprazados para 2021 no Rio Grande do Norte estão com inscrições próximas de se esgotar. Os certames para provimento de 22 vagas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e outras 276 no Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN) tem inscrições válidas até as 23h59 desta segunda-feira com oportunidades para os níveis médio, técnico e superior. Em ambos os casos, as inscrições são feitas de forma remota.

Das 276 vagas abertas para o concurso do Itep, 16 são destinadas às PcD (Pessoas com Deficiência). Os aprovados atuarão em quatro municípios: Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros. As remunerações partem dos R$ 2.807,36 e podem chegar até R$ 7.440. A seleção deve preencher vagas de Perito Criminal (área geral e específica), Perito Médico Legista, Perito Médico Legista na área de Psiquiatria, Perito Odontolegista, Assistente Técnico Forense, Agente Técnico Forense e Agente de Necropsia, sendo os dois últimos destinados aos profissionais de nível Médio.

De acordo com o edital, as provas objetivas e discursivas estão previstas para o dia 25 de julho, e deverão ser aplicadas em Natal, com possibilidade de serem aplicadas, também, em cidades vizinhas, caso o número de inscritos exceda a capacidade de alocação do município. As inscrições devem ser realizadas pelo site do Instituto AOCP, instituição organizadora do certame, pelo endereço eletrônico: www.institutoaocp.org.br. Para os cargos de Nível Médio, a taxa de inscrição é R$ 90; Assistente Técnico Forense, R$ 110, e os demais cargos de Nível Superior, R$ 130.

UFRN
Já em relação ao concurso da UFRN, são 22 vagas para os níveis médio e superior em alocação nos campi de Natal, Macaíba, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz. Os salários chegam a R$ 4,1 mil mensais. De acordo com o edital, os cargos de nível superior contemplados são: Odontólogo, Enfermeiro, Médico/Área Psiquiatria, Médico/Área Ortopedia, Médico/Área Pediatria, Médico/Área Anestesiologia, Médico/Área Cirurgia Geral, Contador e Pedagogo. Para o nível médio, as vagas são para: Técnico em Contabilidade, Técnico de Laboratório/Área Biotério, Técnico em Laboratório/Área Química, Técnico em Tecnologia da Informação e Assistente em Administração.

Para inscrever-se o candidato deve acessar o portal do Núcleo de Concurso da Universidade (COMPERVE) e preencher o formulário online. A inscrição será confirmada mediante o pagamento das taxas de R$ 60 (nível médio ou técnico) e R$ 80 (nível superior). Candidatos que comprovarem ser doadores de medula óssea ou pertencerem a famílias de baixa renda registradas no CadÚnico poderão solicitar isenção de taxa.

As remunerações são de R$ R$ 2.446,96 para os cargos de nível técnico (40h semanais); R$ 3.666,54 para os cargos de médico (20h semanais); e de R$ 4.180,66 para os demais cargos de nível sueprior (40h semanais). Em todos os casos, será acrescido R$ 458 em auxílio alimentação.

As provas estão previstas para o dia 4 de julho nos municípios de Natal, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz. A seleção terá provas de conhecimentos básicos e específicos (Língua Portuguesa, Legislação e Conhecimentos Específicos de cada área), mediante aplicação de provas objetivas e discursiva (redação), de caráter eliminatório e classificatório.

Fonte: Tribuna do Norte

domingo, 6 de junho de 2021

MÚSICA - Cantora mossoroense é destaque no The Voice Kids

Cantora mossoroense é destaque no The Voice Kids
O The Voice Kids estreou com tudo neste domingo (6) e, pela primeira vez, conta com a participação de uma mossoroense.

No próximo domingo (13), a mossoroense Bia Gurgel, de 14 anos, vai apresentar seu talento na edição 2021 do programa. Essa será primeira vez que uma participante de Mossoró chega as audições às cegas do programa.

Os técnicos Gaby Amarantos, Carlinhos Brown e Michel Teló puderam acompanhar de perto as audições e tiveram a difícil missão de escolher os primeiros talentos de seus times.

A nova temporada terá seis etapas e será dividida da seguinte forma: Audições às Cegas, Batalhas, Tira-teima, Quartas de final, Semifinal e Final.