Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

ESPORTE - Brasil vence a Sérvia na estreia da Copa do mundo 2022

A Seleção Brasileira venceu a Sérvia, por 2 a 0, nesta quinta-feira (24), no estádio Lusail, em sua estreia pelo grupo G da Copa do Mundo do Catar.

Aos 13 minutos, Neymar Jr. teve a primeira boa chance brasileira. Cobrando escanteio, chutou direto no gol. A bola acabou sendo defendida pelo goleiro Milinković-Savić.

Casemiro arriscou de fora da área, aos 20 minutos, em um chute forte colocado de perna direita. Entretanto, parou no defensor sérvio.

Os sérvios chegaram ao ataque com um cruzamento de Tadić para Mitrović, que foi interceptado pelo goleiro Alisson, aos 24 minutos.

Em um lançamento forte de Thiago Silva para Vinícius Jr., aos 26 minutos, Milinković-Savić chegou antes e impediu o chute do brasileiro. Posteriormente, Raphinha recebeu de Lucas Paquetá e chutou cruzado no canto esquerdo. Entretanto, a bola saiu com pouca velocidade e facilitou para a defesa adversária.

Em um ótimo contra-ataque, aos 40 minutos, Vinícius Jr. ganhou do defensor Milenković, mas foi atrapalhado na hora da finalização e a bola acabou saindo pela linha de fundo.

Segundo tempo

Em uma subida de Neymar Jr., aos 3 minutos da segunda etapa, o meio-campo Gudelj foi advertido com cartão amarelo por uma falta dura no jogador do Brasil. Na cobrança, o atacante chutou na barreira e a bola saiu pela linha de fundo.

Alex Sandro protagonizou a melhor chance até então, em um forte chute na trave, aos 14 minutos.

Richarlison abriu o placar, aos 17 minutos, aproveitando uma sobra da defesa do goleiro após chute de Vinícius Jr, em uma jogada iniciada por Neymar Jr.

Momentos depois, Lukić tomou cartão amarelo por reclamar de uma entrada de Thiago Silva em Tadić.

Em um golaço, Richarlison ampliou o placar, de voleio, depois de dominar o passe de Vinícius Jr, aos 28 minutos.

Neymar Jr. foi substituído aos 34 minutos, e saiu de campo chorando. Logo depois, passou por um tratamento com gelo no tornozelo. As informações são da CNN.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF.
Gustavo Negreiros 

ALTO DO RODRIGUES - Conselheiros Tutelares participaram de capacitação para implantação do sistema SIPIA no município

Wellington, Neta Borges, Mariana Cunha,  Antônio Rinaldo (coord. Técnico Estadual do SIPIA CT/RN), Rosineide Gomes e Fábia Cristina.

O Conselho Tutelar de Alto do Rodrigues vai implantar no município, um sistema  nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. 

E, ontem o colegiado do Conselho Tutelar de Alto do Rodrigues participou em Mossoró/RN, do treinamento de Operacionalização do sistema. Para o conselheiro Wellington Souza (o Amigão), a implantação de um sistema que vai qualificar a execução, o monitoramento  e avaliação de políticas públicas em defesa dos direitos da criança e do adolescente em nível local, será um marco da atual gestão.

SISTEMA SIPIA

O SIPIA é um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. O SIPIA tem uma saída de dados agregados em nível municipal, estadual e nacional e se constitui em uma base única nacional para formulação de políticas públicas no setor.

SIPIA-CT Web a base do sistema é o Conselho Tutelar, para o qual se dirigem de imediato as demandas sobre a violação ou o não atendimento aos direitos assegurados da criança e do adolescente.

O Sistema opera sobre uma base comum de dados, definida como Núcleo Básico Brasil (NBB) colhidos e agrupados homogeneamente nas diferentes Unidades Federadas, através de instrumento único de registro.

O NBB permite que o sistema processe um núcleo de dados em torno do qual se constrói um conjunto, também comum, de informações agregadas que fluem do nível municipal para o estadual e do estadual para o federal.

Os Conselhos Tutelares são responsáveis por receber e apurar denúncias sobre violações dos direitos da criança e do adolescente - que incluem maus-tratos, crianças fora da escola, trabalho e prostituição infantil ou do adolescente.

ALTO DO RODRIGUES - Moradores da Rua Pedro Justino entram no clima da Copa 2022

Moradores da Rua Pedro Justino, no centro de Alto do Rodrigues, se reuniram e contribuíram para a ornamentação da via, entrando no clima da Copa do mundo 2022. "Agora é aguardar o início da partida pra animação ser geral", disse uma das moradoras.

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

ALTO DO RODRIGUES - Vereador Zé Pedro se associa a Nota de Repúdio do Grêmio Estudantil do CEEP

Vereador Zé Pedro apoia Nota de Repúdio

Ao tomar conhecimento pela imprensa local do caos e abandono  do Centro Estadual de Educação Profissional Maria Rodrigues Gonçalves (CEEP), o vereador Zé Pedro, se associou a Nota de Repúdio do Grêmio Estudantil Milena Medeiros, publicada pela nas redes sociais.

O parlamentar disse ainda que a prefeitura municipal, através de determinação do prefeito Nixon Baracho, faz benefícios para a Escola, para que os alunos do unidade de ensino não sejam prejudicados.

"É imoral o Governo do Estado não tomar providências no CEEP. Será que vai precisar acontecer um sinistro grave, para que a governadora Fátima Bezerra resolva?", questiona o presidente da Câmara Municipal do próximo biênio, José Itamar dos Santos, conhecido como Zé Pedro.

ALTO DO RODRIGUES - Grêmio estudantil do CEEP, publica Nota de Repúdio pelo abandono da Escola CEEP

 
O Grêmio Estudantil Milena Medeiros, do Centro Estadual de Educação Profissional Professora Maria Rodrigues Gonçalves (CEEP),  publicou Nota de Repúdio, solicitando providências urgentes ao Governo do Estado, para a situação da unidade de ensino ara a estrutura da unidade de ensino.






segunda-feira, 21 de novembro de 2022

ESPORTE - Catar se torna primeiro país-sede da Copa do Mundo a perder o jogo de estreia

Após perder para o Equador no jogo de estreia da Copa do Mundo 2022, realizado neste domingo, 20, o Catar se tornou a primeira seleção a sediar a competição e perder na partida inicial. Em todas as edições, foram 15 vitórias e sete empates protagonizados pelo país-sede.  

Mesmo em 2002, quando tanto Coreia do Sul como Japão foram anfitriões, as duas seleções não perderam na primeira partida, protagonizando uma vitória e um empate, respectivamente. 

O primeiro empate da história ocorreu em em 1966, quando a anfitriã Inglaterra ficou no 0 a 0 com o Uruguai. Nas duas vezes em que sediou os jogos, o Brasil venceu no jogo inaugural. O técnico do time do Catar, Félix Sánchez, falou sobre a derrota após a partida. 

“Não foi o jogo sonhado. Temos que esquecer a partida de hoje, tirar conclusões do porquê das coisas e pensar na seguinte, que será mais exigente, porque os adversários precisarão dos pontos. O Equador foi um justo vencedor. Temos margem de melhora, não mostramos nosso nível máximo. A responsabilidade, os nervos, pesaram para nós. Começamos mal e isso condiciona o jogo. Para o futuro, devemos deixar a pressão e enfrentá-lo de maneira mais competitiva. Esperamos que as pessoas, no próximo jogo, possam se sentir orgulhosas. Estou certo que vão nos apoiar até o fim do torneio”, afirmou.

Jpnews

domingo, 20 de novembro de 2022

ALTO DO RODRIGUES - ALTO BIKE TEAM realiza com sucesso passeio alusivo ao 1º aniversário de atividade do grupo

Com a participação de ciclistas de várias cidades, o grupo Alto Bike Team, realizou na manhã deste domingo (20), passeio comemorativo alusivo ao primeiro ano de atividade do grupo.

Com a participação de mais de 100 ciclistas das cidades de Alto do Rodrigues, João Câmara, Assu, São Rafael,  Itaja,  Ipanguaçu, Macau, Alto, Carnaubais, Guamaré, o pedal percorreu 50 km pelas principais trilhas do município. 
De acordo com Ruan, um dos organizadores do evento, a participação de outros ciclistas, superou expectativas e o grupo também tem associados que participam de competições em diversos campeonatos.

Ainda de acordo com Ruan, o Alto do Rodrigues tem 4 grupos de ciclistas e, vai sugerir uma reunião com todos para a realização de um evento nas comemorações dos 60 anos do município, em 2023.

Os organizadores agradecem a presenças dos ciclistas, o apoio dos patrocinadores e da prefeitura municipal de Alto do Rodrigues.

Segurança, motivação, diversão e amizade estão entre alguns dos benefícios de participar de grupos de ciclismo.

ECONOMIA - Com dois anos de existência, Pix acelera democratização de serviços financeiros e aumenta competitividade do Brasil


Criado pelo Banco Central para desburocratizar as transições bancárias, o Pix completou dois anos nesta semana e se consolidou como o meio de pagamento eletrônico mais usado no país. A adoção da ferramenta gerou um movimento de ruptura no sistema bancário brasileiro, retirando a oligarquia e o controle de grandes instituições financeiras sobre o sistema, ampliando a competitividade do mercado financeiro brasileiro, democratizando o acesso da população a serviços bancários, girando a economia e impulsionando a arrecadação de recursos. 

De acordo com o Banco Central, as transações com Pix ultrapassam a marca de R$ 2 bilhões mensais, sendo utilizado por mais de 130 milhões de pessoas e 11 milhões de empresas. Até outubro deste ano, o serviço movimentou aproximadamente R$ 14 trilhões e realiza mais de 100 transações anuais por habitantes, marca superior a de outros países com ferramentas similares. “O Banco Central do Brasil, na figura do Roberto Campos Neto, tem feito esforços no sentido de modernizar o sistema financeiro e bancário nacional. A iniciativa mais notável dos últimos anos foi a implementação do Pix. 

A principal inovação do Pix foi a simplificação do processo de autenticação das transações. Ao criar uma chave, o usuário acaba com a necessidade de registrar a solicitação no banco de origem. Dessa forma, a transação é validada diretamente no Banco Central, tornando o processo mais ágil. Isso torna viável transações em situações e horários em que os modelos conhecidos de transferências são limitados. 

A ideia central dessas iniciativas do Banco Central do Brasil é desconcentrar e democratizar o acesso ao sistema bancário. O próprio órgão mostra que essa iniciativa tem o potencial de aumentar a competitividade e eficiência do mercado, baixar custo, aumentar a segurança das transferências, incentivar a digitalização da economia e promover inclusão financeira para a camada popular historicamente excluída do sistema bancário”, indica o economista e assessor de investimentos Mikael Neres.

JPNEWS

ECONOMIA - Cerca de 80% dos golpes da Black Friday podem ser evitados pelos consumidores; veja como não cair em fraudes online


A Black Friday é um período do ano marcado por promoções de grandes empresas que procuraram um aumento nas vendas, mas, ao mesmo tempo, por um crescimento da possibilidade de fraudes e golpes por parte de pessoas mal-intencionadas que desejam se aproveitar de consumidores. Um levantamento realizado pela empresa anti-fraude ClearSale encontrou um aumento de mais de 131% nas tentativas de fraude em compras online durante a Black Friday brasileira de 2021, em comparação ao ano anterior. Contudo, especialistas afirmam que grande parte dos casos poderiam ter sido evitados pelos consumidores.

Por isso, usuários devem redobrar a atenção para não se tornarem vítimas de golpes e aproveitarem as ofertas durante o período. Perito em crimes digitais e CEO da Enetsec, Wanderson Castilho afirma que épocas festivas são os momentos em que os criminosos mais agem. Mas, segundo ele, 80% dos casos podem ser evitados com busca e pesquisa. 

“É importante que quem for comprar na Black Friday tenha em mente os 3P’s: pare, pense e pesquise. É justamente isso que o criminoso não quer. A internet proporciona coisas interessantes, mas não faz milagre. O comportamento do golpista online é sempre aguçar seu anseio de compra com descontos excepcionais, prazo de entrega melhor que qualquer um ou preço imbatível. São todos elementos que chamam atenção. 

O golpista promete tudo isso porque não vai entregar nada. A ferramenta mais importante é o usuário estar informado, não fazer compra por impulso e pesquisar bastante. É preferível deixar de comprar do que perder por um golpe. A ansiedade pela compra, para pegar aquele produto por aquele preço, é o grande fator da maioria das vítimas terem caído no golpe. Principalmente por falta de pesquisa. Pesquise tudo o que for possível sobre a empresa e, se for preciso, peça ajuda”, indica.

O especialista ainda aponta que as principais táticas utilizadas para enganar consumidores são o phishing, links enviados por WhatsApp, promoções irreais, site falsos ou com pouca segurança e transações pelas redes sociais. Para evitar se tornar uma vítima, o especialista recomenda sempre pesquisar o nome da loja na internet junto aos termos “fraude”, “reclame aqui” e frases do gênero — principalmente quando o usuário não conhecer o estabelecimento ou ele for novo. 
“Se já tiver algum tipo de golpe relacionado ao lugar, vai ter pessoas reclamando online. Também é importante checar o tempo de abertura da empresa”, recomenda. 

Alguns golpes comuns podem ainda induzir as pessoas o erro. Castilho cita que algumas companhias podem enviar um produto com o preço mais baixo para cem pessoas e fraudar outras mil que compraram. “Por isso, o recomendado é comprar de lojas já conhecidas. Outra recomendação é nunca clicar em links recebidos com promoção. O ideal é sempre digitar na barra de endereço em vez de clicar. Também é importante checar se o link possui o https com o cadeado, o que significa que as informações estão criptografas. Os hackers não costumam colocar essa criptografação. 

Além disso, tomar cuidado com sites falsos e com a compra de produtos em redes sociais porque eles não contam com garantia alguma. Não existe uma comprovação de que aquele perfil é realmente da pessoa, apenas se for um perfil verificado, com juridicamente alguém se responsabilizando por aquilo. Se quiser, marque um local físico, aberto e com pessoas para trocar lá o produto pelo dinheiro. 

Essa é a maior garantia que você pode ter porque rede social não é garantia em transação. Além disso, guarde sempre todas as informações como chats, e-mails, etc e não saia de uma plataforma com a promessa de preço menor em outra rede”, pondera. O perito ainda recomenda a utilização de aplicativos de seguranças nos dispositivos eletrônicos como anti-spywares e anti-phishing.

Diretora da Auditoria Russell Bedford, Rosangela Peixoto recomenda que os consumidores sempre desconfiem quando uma oferta for boa demais para ser verdade. Ela afirma que os principais cuidados e medidas de segurança que devem ser tomadas pelos compradores são os mesmos que devem ser adotados em qualquer compra online. “Primeiro de tudo: verificar se o site é seguro, checando a qualidade da página e se existem reclamações contra a empresa na internet. Outra questão é não deixar informações de cartões salva na página de compra para evitar a exposição de dados. No caso de compras presenciais, não deixar passar o cartão fora do seu campo de visão, nem emprestá-lo.

Independentemente do meio de pagamento, sempre conferir os dados para ter certeza de que o dinheiro está indo para um conta ligada à empresa da qual se está comprando. Isso vale em especial para o Pix, a chave precisa estar no nome da companhia”, orienta. E, caso seja vítima de um golpe online, a indicação é que o usuário faça um boletim de ocorrência e busque auxílio jurídico. 

Dependendo do tipo de ação utilizada pelos criminosos, o banco tem responsabilidade sobre as transações e pode ajudar no processo. Para aqueles que buscam assistência gratuita, a Associação Nacional das Vítimas de Internet (ANVInt) oferece atendimento jurídico, acolhimento e orientação a vítimas de golpes cibernéticos.

JPNEWS

ALTO DO RODRIGUES - Empresa altorodriguense ganha título do BNB


A empresa SAMRO ENGENHARIA recebeu do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), o título de cliente Destaque 2022, pela sua contribuição para o desenvolvimento da região. Diretor da empresa, Samuel Rodrigues, disse que esse destaque é resultado do trabalho constante da empresa, sempre primando pela qualidade do serviço e sempre de alguma forma contribuindo com o desenvolvimento da região.

ESPORTE - Seleção brasileira chega ao Catar para disputa da Copa do Mundo


A seleção brasileira chegou a Doha, no Catar, por volta das 17h (horário de Brasília) para sua 22ª participação na Copa do Mundo da Fifa. Os jogadores e a comissão técnica embarcaram no fim da manhã em Turim, na Itália, onde passaram a última semana se preparando no centro de treinamento da Juventus.

O Brasil é o único pentacampeão mundial e busca, portanto, seu sexto título na competição. A última conquista do país foi há exatos 20 anos, na Copa de 2002, realizada conjuntamente por Japão e Coreia do Sul.

O primeiro treino da seleção está marcado para este domingo (20), no estádio Grand Hamad. É ele que a equipe usará como campo de preparação para os jogos da competição.

O técnico Tite comanda 26 jogadores na disputa pelo hexa. Para o gol, foram convocados Alisson, Weverton e Ederson. Na defesa e nas laterais, jogam Danilo, Thiago Silva, Marquinhos, Alex Sandro, Dani Alves, Eder Militão, Alex Telles e Bremer.

Os meio-campistas são Casemiro, Lucas Paquetá, Fred, Fabinho, Bruno Guimarães e Everton Ribeiro. Já no ataque, o Brasil contará com Richarlison, Neymar, Raphinha, Gabriel Jesus, Antony, Vinícius Jr., Rodrygo, Pedro e Gabriel Martinelli.

A Copa será aberta neste domingo, com um jogo entre o anfitrião e o Equador, mas a seleção só entra em campo oficialmente na próxima quinta-feira (24), para enfrentar a Sérvia. Os outros dois jogos da primeira fase são contra a Suíça, no dia 28, e Camarões, no dia 2 de dezembro.

agencia brasil