Memorial às vítimas de Covid

sábado, 1 de fevereiro de 2014

FISCALIZAÇÃO - Avaliação de direção veicular é realizada em 21 cidades do interior

Cerca de 21 municípios do interior do Estado começaram a partir do dia 03/02 a receber a equipe técnica de peritos examinadores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que serão responsáveis pela aplicação de cerca de 4 mil testes de direção veicular durante os 21 dias úteis do mês de fevereiro. O cronograma com as cidades contempladas foi divulgado no dia (31/01) pela Controladoria Geral de Trânsito do Órgão.

O ciclo de avaliações inicia pela região Agreste contemplando o município de São Paulo do Potengi e finaliza no dia 28 de fevereiro na região Oeste, aonde vão ser realizados testes na cidade de Pau dos Ferros. Trinta centros de formação de condutores espalhados por todas as regiões do interior do RN terão os candidatos que almejam adquirir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) avaliados. Os municípios de Currais Novos, Caicó e Pau dos Ferros vão receber os examinadores em dois momentos distintos. A iniciativa foi tomada após a constatação de que nessas localidades existe um número maior de usuários que precisam se submeter aos testes de volante. 

Equipes de examinadores serão distribuídas também para atuar simultaneamente em até duas cidades de regiões distintas. O cronograma de exame de direção veicular foi planejado observando a necessidade de abranger os principais municípios do RN, que também devem receber usuários de localidades circunvizinhas. O processo contínuo de avaliações efetivadas nas cidades interioranas já é responsável por equalizar a demanda exigida pela realização do teste, o que configura em um tempo de espera menor por parte dos candidatos a conseguir a CNH.

Outro ponto favorável é no tocante a divulgação dos resultados das avaliações das provas de volante, que passou a ser mais ágil, sendo disponibilizados no sistema do Detran/RN no dia útil seguinte a aplicação da prova. Além do cronograma de testes de direção veicular direcionado as cidades do interior do RN, o Detran/RN realiza um processo diário de avaliações com equipes de examinadores fixas nos municípios de Natal, Mossoró e Parnamirim. Todos os candidatos avaliados no teste de volante já passaram pelas avaliações médica e psicológica, sendo considerados aptos em ambas.

Cronograma:  

03/02 – São Paulo do Potengi; 
04/02 – Jardim do Seridó; 
05/02 – Parelhas; 
06/02 – Currais Novos; 
07/02 – Currais Novos; 
08/02 – Rio do Fogo e Jaçanã; 
10/02 – Ceará Mirim; 
11/02 – Passa e Fica; 
12/02 – Goianinha; 
13/02 – Caicó;  
14/02 – Caicó; 
17/02 – Nísia Floresta; 
18/02 – Canguaretama; 
19/02 – Nova Cruz; 
20/02 – Santa Cruz;  
21/02 – Jucurutu; 
24/02 – João Câmara e Macau; 
25/02 – Apodi;  
26/02 – Caraúbas; 
27/02 – Pau dos Ferros e São Miguel; 
28/02 – Pau dos Ferros.

CURIOSIDADE - Como e quando surgiu a comida enlatada?

Ela foi criada no século XIX para atender a uma necessidade militar básica: conservar alimentos para exércitos em campanha. O processo que evita que a comida estrague, preservando-a em recipientes fechados e esterilizados por aquecimento, começou a ser desenvolvido na França pelo cozinheiro Nicolas Appert, em 1795. 

Sua maior motivação foi a recompensa oferecida pelo governo francês a quem desenvolvesse um método que impedisse a deterioração do alimentos para consumo das tropas do país. Appert usou jarros de vidro tampados com rolhas e selados com cera, mantidos em água fervente para preservar, entre outras coisas, sopas, sucos, laticínios e doces. 

O resultado dessa experiência foi publicado num livro que chegou às mãos do comerciante inglês Peter Durand. Em 1810, Durand patenteou o uso de recipientes revestidos com estanho, a futura lata, além dos vasilhames de vidro empregados por Appert. Em 1815, os soldados franceses e britânicos já se alimentavam com enlatados.

Em 1830, esses produtos deixaram de ser, na Europa, exclusividade militar, mas a procura por sopas, sardinhas, ervilhas e tomates vendidos no novo tipo de embalagem era fraca por causa do preço alto. 

Mesmo assim, a novidade chegou aos Estados Unidos, onde, em 1926, a companhia texana Hormel lançou um produto que faria muito sucesso: a presuntada em lata da famosa marca Spam (cujo nome - abreviação de spiced ham, "presunto picante" - curiosamente virou sinônimo de e-mail indesejado!). 

A partir da década de 30, os enlatados se tornaram populares em todo o planeta e hoje cerca de 200 bilhões de latas de comida são produzidas anualmente.

ALTO DO RODRIGUES - Educação na pauta do programa "Conversando Com o Seu Prefeito", deste sábado

Daqui a 10 minutos, a secretária Municipal de Educação, Irani Cunha, concederá entrevista, na rádio "Comunitária" FM Ouro Negro de Alto do Rodrigues, no Programa "Conversando Com o Seu Prefeito" que vai ao ar das 12 às 13 horas.

A entrevista abordará temas e desafios importantes da política educacional do município como: Educação, a semana Pedagógica que terminou ontem, estrutura física e pedagógica, alimentação escolar, alunos, professores, programas, projetos e ações da gestão educacional do município.

O programa Conversando com o seu prefeito, é uma produção exclusiva da Secretaria Municipal de Comunicação, apresentado pelo comunicador Giovani Filho, sob a direção do secretário Municipal de Comunicação Abelardo Neto. 


ALTO DO RODRIGUES - Acácio vem aí


sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

ALTO DO RODRIGUES - Mais dois jogos na super rodada do campeonato deacesso à Copa Alto Folia 2014

Grande   público garantido todas as noites nos jogos.

Dois super jogos na rodada de hoje do campeonato de acesso à Copa Alto Folia 2014. O primeiro jogo entre SEU CUCA X KOME QUETO terminou empatado pelo placar de 2 a 2.

Neste momento estão  em quadra SÓ SE FOR ATRÁS X JOVEM APRENDIZ. Expectativa de uma grande partida, como foi o primeiro jogo.

Em quadra, juntes buscam bons resultados

Jogo disputado minuto a minuto

Turma da charanga anima os jogos todas sa noites.

Parceiros nota 10 - Compre ou utilize os produtos e serviços dos nossos parceiros


ANIVERSARIANTE DO DIA: Blogueiro Toni Martins


Hoje, queremos parabenizar o nosso colega de trabalho, Toni Martins, que festeja idade nova nesta sexta-feira. Desejamos todo sucesso do mundo para esse cidadão e pai de família, Toni Martins

NATAL - Wilma visita Feira de Artesanato. Antes, presidente do PSB/RN conversou com evangélicos

A presidente do PSB/RN, vice-prefeita de Natal Wilma de Faria, visitou a 19ª edição da Feira Internacional do Artesanato do Rio Grande do Norte (Fiart), no Centro de Convenções, na noite desta quinta-feira (30).

Ao lado da deputada estadual Márcia Maia, do organizador, o diretor da Espacial Eventos, Neiwaldo Guedes, e da produtora Katia Colier, a ex-governadora percorreu alguns estandes e conversou com artesãos e expositores, ouvindo de vários que queriam seu retorno ao Governo para ajudar mais o setor, já que recebeu muitos investimentos em sua gestão.

REUNIÃO
Antes de ir à Feira, Wilma recebeu, na sede do PSB, um grupo do segmento evangélico do estado, disposto a contribuir com um projeto de resgate do Rio Grande do Norte e que vê na ex-governadora Wilma de Faria o nome capaz de fazer isso, diante do histórico reconhecido pela população e especialmente pelos evangélicos.






quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

ALTO DO RODRIGUES - Dois jogos movimentam o campeonato de acesso à Copa Alto Folia 2014


Dois jogos preenchem as atividades esportivas no Ginásio Poliesportivo Ivanildo Bezerra de Souza.

O primeiro jogo terminou a pouco tempo. A partida entre CARCARÁ X OS SAFADÕES, terminou e o CARCARÁ  saiu com a vitória pelo placar de 3 a 2. Neste momento acontece a segunda partida entre os times OS REBELDES X PALMEIRINHA.

Na primeira Partida arbitragem teve um pouco de trabalho, mas aí final, deu tudo certo

ALTO DO RODRI - Equipe do NASF ministram cursos para merendeiras na 25ªJornada Pedagógica

Três profissionais do Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF), ministrarão municipais direcionadas para as merendeiras da rede municipal de educação. O ciclo de palestras fazem parte da programação oficial da 25ª Jornada Pedagógica que começou dia 27 e termina amanhã.

"Boas práticas em manutenção de alimentos", será o tema central do minicurso, dividido em três subtemas.

A fisioterapeuta Lillian de Souza, ministra curso de ergonomia no trabalho das merendeiras. Já a nutricionista Ana Paula Gomes Freitas. E, a psicóloga Thatiane Reche Rosa, conclui os minicursos, promovidos pela 25ª Jornada Pedagógica.

Hoje e amanhã, os educadores trabalham o planejamento pedagógico das Escolas com suas equipes.



quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

PENDÊNCIAS - Aniversariante do dia: Telmo Marcelino


Queremos nesta data especial parabenizar um de nossos leitores assíduos do município. Telmo Marcelino, recebe hoje, os cumprimentos pelo seu aniversário e nós queremos lhe desejar toda sorte do mundo.

ALTO DO RODRIGUES - Continua ciclo de palestra para os professores na 25ª Jornada Pedagógica


Durante todo esse dia os educadores do município que estão na 25ª Jornada Pedagógica, participam de quatro oficinas. 

A primeira oficina é com a professora Salizete Freire Soares que é especialista em Formação de Leitores pela Universidade Estadual do RN, que trabalhará com os educadores o tema "A Leitura como Eixo Integrador dos Conteúdos nos Currículos". A oficina é direcionada para os professores da sala de leitura e biblioteca.

Direcionada para professores da Educação Infantil, a segunda oficina, será ministrada pela professora Gilka Katia de Cunha Simões, especializando em psicopedagoga pela FAIBRA/Faculdade Integrada do Brasil. 

A professora Maria do Socorro Rodrigues que é especialista em Metodologia do Ensino Superior da Pesquisa Científica pela Universidade Estadual do RN, ministrará a palestra "Currículo e a prática Educariva nos Anos Iniciais" voltada para professores dos anos iniciais.

A quarta e última palestra do dia acontecerá com o professor Francisco Canindé da Silva. O público alvo dessa oficina é voltada para secretários (as) das Escolas e auxiliares de secretarias do município.

O ciclo de palestra vai até às 17h e a prefeitura está dando total apoio às ações da Secretaria de Educação.


CARNAUBAIS - Encontro de notáveis demonstra unidade e coesão do bloco político vencedor no município


O PSB Municipal presidido por Luizinho Cavalcante encerrou ontem um ciclo de palestras com seus membros filiados ou simpatizantes. 
 
Após ter conversado com toda sua militancia partidária agregada nos núcleos de base, arco de aliança politica com siglas aliadas e a presença do voluntrismo existente no grupo denominado de notáveis. 
 
 Luizinho conversou ontem expondo toda a realidade que vive Carnaubais nesta travessia que o sistema governista vem enfrentando pra prevalecer o que o povo em sua maioria decidiu na eleição passada.
 
A reunião de ontem serviu para a consagração do espirito de unidade e coesão politica do bloco vencedor em Carnaubais, estando todos dispostos a continuar a jornada de luta na trincheira da democracia.
 
 O desejo de todos é permanecer dando continuidade ao projeto do governo "Mais Desenvolvimento", tendo o retorno de Luizinho ou permanência de Júnior Benevides como objetivo de solidariedade dos que desejam sempre o melhor para o município até que o TSE dê um ponto final na celeuma que culminou com o afastamento do gestor eleito.

Aluizio Lacerda

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

ALTO DO RODRIGUES - Primeira-dama, Secretária e adjunta da SEMTHAS visitam stand do município na 19ª Feira Internacional de Artesanato (FIART)

Nesta tarde, a primeira-dama Rita Martins, a secretária e adjunta da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Francleide e Gerlane, respectivamente, visitaram o stand do município, que está montado  na 19ª edição da Feira Internacional de Artesanato (FIART), que está sendo realizada no Pavilhão das Dunas, no centro de convenções, em Natal/RN.

O stand do município é um dos 385 presentes na feira que conta,  também, com expositores nacionais e internacionais. Muita criatividade nas peças e obras de arte expostas no stand, dentre as quais se destacam uma réplica de um "cavalinho de petróleo", marca maior da produção petrolífera no município. A obra de arte foi idealizada por um morador  do distrito de Tabatinga, que é portador de necessidades especiais. A engenhoca funciona como se fosse uma original e é feita com material reciclado e utiliza bateria de celular para se movimentar.

Também estão expostos quadros com belas pinturas, trabalhos em crochê, palha da carnaúba transformado em diversos objetos domésticos.

A primeira-dama ficou encantada com tanta coisa bonita, idealizada e produzida pelos artistas locais. A secretária Francleide disse à Rita que além de atrair a atenção dos visitantes, as peças expostas estão sendo vendidas, gerando lucro para o artesão e maior visibilidade para as obras dos artistas altorodriguenses.

Para Rita Martins, foi muito importante o município ter participado da Feira que além de mostrar a arte dos nossos. Artesãos, "gera lucro e conhecimento, pois os muitos artesãos, sempre trocam informações", comentou a primeira-dama do município Rita Martins.

A. Feira Internacional de Artesanato (FIART) vai até o dia 2 de fevereiro, a entrada custa apenas cinco reais. Além das exposições, os milhares de visitantes que prestigiam o evento, podem aproveitar uma extensa programação cultural com apresentações e música ao vivo.





Primeira-dama aproveitou o momento para conhecer demais stands da FIART








ALTO DO RODRIGUES - Campeonato de Acesso a Copa Alto Folia de Futsal começa hoje

Começa nesta terça-feira (28), o Campeonato de Acesso que classifica equipes para disputar a Copa Alto Folia de Futsal 2014.

Este ano o campeonato contará com 16 equipes, 4 a mais em comparação ao ano passado. O evento tem data de encerramento previsto para o dia 22 de fevereiro e os jogos serão disputados no ginásio poliesportivo Ivanildo Bezerra.

A partir das 20h, o Soberano na Folia enfrenta Intrometidos, logo após, às 21h, a equipe Pode Mangar Deu joga contra EPM na Folia.

veja tabela completa

panorama do alto

ESTADO - Professores da rede estadual entram em greve a partir de amanhã

O filme se repete. No dia em que deveriam começar as aulas da rede estadual de Educação, os professores, em assembleia, decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir de amanhã (29). Profissionais cobram cumprimento de acordos entre a categoria e o Governo do Estado.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Rio Grande do Norte (Sinte/RN), dois acordos entre os profissionais e o Governo foram firmados em 2013. 

O Sinte afirmou que o Executivo não pagou o abono prometido aos funcionários das escolas e da Secretaria de Educação, assim como não teria procedido o aumento de 5% na chamada "letra", que é o reajuste salarial concedido aos professores, de acordo com novas qualificações e tempo de serviço, para progressão horizontal.

Além disso, os professores também afirmam que as horas extras referentes aos trabalhos entre abril e dezembro de 2013 não foram pagas. A categoria cobra que o Executivo proceda o pagamento já na folha de pagamento do mês de fevereiro, além do reajuste da letra e dos abonos aos servidores. Segundo a presidente do Sinte/RN, Fátima Cardoso, a cobrança é feita para a próxima folha porque "a secretaria não disse que não tinha dinheiro".


Para encerrar a greve, os professores exigem ainda que o Executivo encaminhe à Assembleia Legislativa quatro projetos de lei que tratam sobre benefícios e a carreira dos professores. O conteúdo das propostas, das quais três estariam prontas desde 2010, não foi revelado pelos professores.


Aulas
Ao contrário do que estava programado, várias escolas não iniciaram o ano letivo nesta terça-feira. O Atheneu foi uma das instituições que permaneceu fechada e definiu a próxima segunda-feira (3) para o início das atividades devido a uma reforma no banheiro da ala 1. O início das atividades, no entanto, ainda vai depender das negociações sobre a greve.

PORTALJH - Henrique Alves paga quase R$ 120 mil à agência de sócio do sogro

O presidente da Câmara Federal, o deputado federal potiguar Henrique Eduardo Alves, voltou a ser notícia nacional. Desta vez, os motivos não foram às especulações que ligam o nome dele a candidatura que o PMDB vai lançar ao Governo do Estado. A notícia envolveu, novamente, polêmicos gastos de recursos públicos: o pagamento de R$ 116,4 mil a uma agência de publicidade para a gravação dos dois pronunciamentos em cadeia nacional feitos pelo presidente em outubro e dezembro do ano passado. O detalhe é que essa verba pública foi para as mãos de um marketeiro, sócio do atual sogro de Henrique.

A informação está na edição de hoje da coluna Painel, da Folha de São Paulo. É logo a primeira nota da coluna, assinada pelo jornalista Bernardo Mello Franco. “O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), repassou R$ 116.420 de sua cota parlamentar a um sócio do sogro e do cunhado. A verba pública foi para a Assaf e Sousa Comunicação, que gravou seus dois pronunciamentos em cadeia nacional de TV em outubro e dezembro de 2013. A produtora pertence a Adriano de Sousa e foi contratada sem licitação. Sousa é sócio em outra empresa de Cassiano Arruda e Arturo Arruda – pai e irmão da mulher de Alves (a jornalista Laurita Arruda)”, revelou o colunista.

Os vídeos com duração de alguns minutos mostram o presidente da Câmara Federal falando e, também, algumas imagens de trabalhos legislativos acompanhados de narração. “A assessoria de Alves diz que ele usou sua cota individual, e não a verba da presidência da Câmara, para não ter que fazer licitação. Sua equipe afirma ainda que Sousa foi escolhido porque o deputado já o conhecia e confiava em seu trabalho”, acrescentou o colunista.

Realmente, o valor foi pago com a cota indenizatória. Inclusive, em outubro, O Jornal de Hoje já, inclusive, havia registrado essa “elevação” nos baixos gastos de Henrique Alves com essa verba pública – paga pela Câmara, em caráter indenizatório, para que o deputado desenvolva seu trabalho parlamentar. A notícia foi publicada em novembro, tão logo o valor foi divulgado no site da Câmara Federal.

Para se ter uma ideia do que representa o valor de R$ 116 mil, ele é maior do que tudo o que Henrique Alves gastou durante o ano da cota indenizatória – somando telefonia, despesas com deslocamento, viagens aéreas e publicidade. Todos esses gastos foram inferiores aos R$ 85 mil em 2013.

OUTRAS POLÊMICAS
Apesar de ser econômico nas despesas da cota indenizatória, vale lembrar que essa não é a primeira vez que a utilização de verba pública por Henrique chamou a atenção. Em junho de 2013 (quatro meses depois de assumir a presidência da Câmara), ganhou notoriedade nas páginas dos jornais os gastos dele com decoração da residência oficial. A Casa reservou R$ 8,2 mil para o fornecimento e instalação de 43 m² de cortinas e forros na casa. O tecido das cortinas era linho.

“Fora da residência oficial, a Câmara resolveu renovar as louças e talheres. Serão adquiridas 2.472 xícaras com pires em porcelana para café, por R$ 12,4 mil e 912 para chá, por R$ 8,7 mil. As louças serão da marca Yazi. Mais R$ 10,6 mil foram reservados para a compra de 200 colheres de pau, 912 colheres para café, 1.128 colheres para chá, 3.762 copos de vidro para água e 25 bandejas.

As colheres de pau serão da marca Stolf e as demais da Tramontina. Os copos são da Cisper e as bandejas da Brinox”, narrou a matéria do site Contas Abertas, repercutida e repetida em vários outros jornais e blogs do Rio Grande do Norte, de São Paulo e Brasília.

A família de Henrique Eduardo Alves também foi destacada no mesmo período em 2013, com a divulgação do vôo do presidente da Câmara levando a noiva, o cunhado e outros convidados de Natal para o Rio de Janeiro, para assistir a final da Copa das Confederações. O deputado disse, por meio da assessoria, que “solicitou” o avião porque tinha encontro com o prefeito Eduardo Paes (PMDB) no sábado. “Como havia disponibilidade de espaço na aeronave, familiares acompanharam o presidente em seu deslocamento”, informou.

Em julho, outra polêmica: o interesse de Henrique de contratar carros utilitários esportivos exclusivamente a disposição dele em Natal – um deles até blindado. O custo anual seria de R$ 222 mil. Sete dias depois do lançamento do edital, com a repercussão negativa, o presidente determinou ao diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio, que cancelasse a licitação.

portaljh

CARNAUBAIS - Prefeitura começar a pagar servidores do município

O Governo Mais Desenvolvimento começou nesta terça-feira dia 28 a efetuar o pagamento dos funcionários lotados na secretária de administração, segundo Claelma Mancio os valores já estão disponíveis nas contas dos servidores.

LEITORES - Prestigie nossos parceiros


PENDÊNCIAS - Prefeito Ivan Padilha, vereadores e autoridades na abertura da Semana Pedagógica

A Prefeitura Municipal de Pendências, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na noite desta segunda-feira (27), na quadra  da Escola Estadual  Monsenhor Honório, a solenidade de abertura da Semana Pedagógica 2014, com o tema "Excelência na Prática Pedagógica Criatividade Compromisso e Qualidade" a qual será promovida até o dia 29 de janeiro. O público alvo do evento é formado por Diretores, Coordenadores e Professores das escolas da rede Municipal e  Estadual de ensino.

Os mestres cerimonias Bruna e Kássio Wagner deram inicio ao evento as 20hmim, houve a execução dos Hinos Municipal e Nacional  em seguida o Ilmo Sr Prefeito Ivan Padilha fez seus pronunciamentos, que Sempre exaltou as Qualidades dos professores, e lembrou aos mesmo que sente-se  feliz  ao ver  o Município sempre  em destaques na área da Educação, que são os professores os verdadeiros  responsáveis  por forma  Cidadão de bem.

Em pronunciamento o Prefeito Ivan Padilha relatou que a gestão municipal está fazendo sua parte com ações administrativas visando uma educação de qualidade e eficiente. Sabemos que precisamos fazer ainda mais, mas acreditamos que unidos desenvolveremos políticas públicas de educação voltadas para todos. Estou confiante que com a união dos nossos educadores e do poder público municipal produziremos resultados positivos” Falou o Prefeito Ivan Padilha.

Estiveram presentes o Presidente Câmara Municipal vereador Fernando Antônio (Fernandinho) os atuantes  Vereadores Gilberto e Valdemar, os Secretários Flaudivan Martins Sec. de Agricultura, Welinton Jacaré Sec. de Esportes, Vicente Romualdo Sec. de Educação e José Adailton Sec. de Obras, os  Secretários Adjunto Tavares e Rozinelio. 



ALTO DO RODRIGUES - Palestras para os professores que participam da 25ª Jornada Pedagógica

Nesta tarde acontecerá no auditório da Escola Francisco de Oliveira, um ciclo de palestras para os professores que participam da 25ª Jornada Pedagógica. 

Às 14h com o tema Curriculo e as mídias na prática educativa com a professora Kátia Cilene da Silva (Mestre em educação matemática e tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE), 

ÀS 15h30 será abordado o tema: "A Leitura como Eixo Integrador dos Conteúdos", com a professora Salizete Freire Soares (Especialista em Formação de Leitores pela Universidade Federal do RN/UFRN.

Ás 16h30 acontecerá o encerramentos das atividades de hoje.

G1RN - Homem canta durante assalto a depósito na zona Leste de Natal

Uma distribuidora de produtos foi assaltada na noite desta segunda-feira (27) no bairro de Lagoa Seca, na zona Leste de Natal. De acordo com a Polícia Militar, os suspeitos levaram cerca de 120 mil cigarros e R$ 4 mil. Um deles teria anunciado o assalto cantando, enquanto rendia os funcionários.

De acordo com a PM, os suspeitos abordaram uma das funcionárias da loja e anunciaram o assalto. Ela relatou à polícia que o suspeito cantava tranquilamente antes de anunciar o assalto. "Ele batia no peito e cantava quando chegou no depósito", disse a mulher, que não quis se identificar.

Ao todo, cinco funcionários da empresa foram rendidos e trancados no banheiro do depósito. Um dos suspeitos ficou do lado de fora do imóvel, enquanto o outro recolhia as caixas de cigarro. Ao todo, foram levadas 12 caixas, além de R$ 4 mil.

Os suspeitos fugiram em Gol preto com placas de Canguaretama, município da região Leste do estado, que foi encontrado por um funcionário da empresa no bairro Barro Vermelho, também na zona Leste da capital potiguar. No veículo foram encontradas cinco das 12 caixas de cigarro roubadas pelos suspeitos.

A polícia foi acionada, mas ninguém foi preso. Ainda não há informações sobre o paradeiro dos suspeitos.

INVASÃO - Aplicativos como Angry Birds podem servir para espionar usuários, diz Snowden

Como um aparentemente e inofensivo jogo de crianças, o Angry Birds, pode ser tão perigoso a ponto de coletar dados pessoais daqueles que baixaram em seus smartfones o aplicativo para jogar com seus filhos?Realmente, essa informação pegou a todos de surpresa.

A Agência Nacional de Segurança e do seu homólogo britânico GCHQ desenvolveram habilidades de tirar proveito dos aplicativos de smartphones, que transmitem informações privadas dos usuários através da Internet, de acordo com documentos secretos.

A denúncia foi feita por Edward Snowden, ex-CIA, e relatada em parceria com o New York Times e ProPublica. Os dados captados nas redes de comunicação da nova geração de iPhone e Android varia de dados pessoais como idade, sexo e localização a informações mais sensíveis dos usuários, tais como orientação sexual. Tudo sem o consentimento dos usuários de telefones.

Para se ter uma ideia da dimensão, o aplicativo Angry Birds foi baixado 1,7 bilhão de vezes.

TRAGÉDIA - Passarela cai e mata pelo menos quatro no Rio de Janeiro

Um acidente terminou em tragédia na Linha Amarela, no Rio de Janeiro. Na manhã desta terça-feira (28), um caminhão atingiu uma passarela próximo ao bairro de Pilares, derrubando o equipamento e provocando a morte de pelo menos quatro pessoas. O trânsito foi bloqueado e há mais feridos.

De acordo com informações do site do jornal O Globo, pelo menos três carros e uma moto foram esmagados pela passarela. Não informações sobre quais as circunstâncias do acidente e como o caminhão atingiu a passarela. Também não se sabe qual o estado de saúde do motorista do veículo.

O Corpo de Bombeiros trabalha no socorro às vítimas e para retirar a estrutura da via. Até as 9h30 desta terça-feira, o trânsito estava bloqueado nos dois sentidos da Linha Amarela.

É LEI - Senador terá um suplente e não poderá escolher parentes para o cargo

O Plenário do Senado aprovou no último dia 10 mudanças nas regras para escolha do suplente de senador. Com a aprovação de um substitutivo do senador Francisco Dornelles (PP-RJ) à Proposta de Emenda à Constituição 11/2003, os senadores reduziram de dois para um o número de suplentes e proibiram a eleição para o cargo de cônjuge ou parente consanguíneo, até segundo grau ou por adoção, do titular do mandato. O texto segue para análise da Câmara dos Deputados.


A proposta – aprovada com 64 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção – surgiu de um acordo firmado em reunião de líderes durante a tarde, convocada pelo presidente Renan Calheiros. No dia 9, depois de mais de quatro horas de discussão em Plenario, os senadores rejeitaram a PEC 37/2011, que também tratava do assunto, por não terem conseguido chegar a um consenso sobre quais deveriam ser as novas regras.

Os suplentes em exercício do mandato na Casa criticaram o trecho do projeto que transformava o suplente em um substituto temporário do titular, sem direito a ocupar definitivamente o mandato em caso de vacância.
Os senadores concordaram em retirar esse ponto do texto, mantendo a regra atual que possibilita ao suplente assumir o mandato definitivamente em casos como morte ou renúncia do titular. Foram mudados somente o número de suplentes, que caiu de dois para um, e a proibição de eleição de parentes em até segundo grau, por consanguinidade ou por afinidade.

Com a alteração, não poderão ser escolhidos para suplente na chapa do candidato a senador pais, cônjuges, filhos, irmãos, sogros, genros, noras e cunhados (as) do titular. As mudanças não valem para senadores e suplentes eleitos em 2006 e 2010.

O relator da matéria em Plenário, Francisco Dornelles (PP-RJ), ressaltou que o Senado mostrou à opinião pública que concorda com a redução dos suplentes e com as restrições a familiares para a vaga. Para o presidente da Casa, Renan Calheiros, com o acordo e a aprovação da PEC, o Senado atendeu a mais um clamor da sociedade.

- Essa foi uma importante resposta do Senado que, na continuidade da apreciação dessa matéria, deliberou como cobrado pelas manifestações populares acontecidas em todo o Brasil – comemorou.

O líder do DEM, José Agripino (RN), explicou que a intenção do projeto não é acabar com a figura do suplente de senador. Até porque, se o suplente for extinto, os senadores, que são, em sua maioria, políticos preparados e com experiência pública, ficariam impedidos de assumir qualquer outra missão que não a de atuar no Senado.

- Esta matéria é a solução para que se tenha um suplente, um sucessor natural do senador, mas passado em um filtro. Um suplente livre, que tenha preparo político eleitoral para exercer a função e não tenha conotação de ordem pessoal com o titular – argumentou.

Já para o líder do PSOL, senador Randolfe Rodrigues (AP), a medida não foi a melhor que poderia ter sido votada no Senado, mas diante da tensão da sessão anterior em que se tentou votar a matéria, foi “a possível”.

EXMPLO - Morre de câncer no pulmão ex-cowboy da Marlboro

Morreu aos 72 anos de câncer pulmonar Eric Lawson, notório por ser garoto propaganda da Marlboro nos anos 1970. Lawson ficou conhecido por ser um dos "Marlboro Man", nome dado aos atores que participavam das campanhas de publicidade da Marlboro. Nas propagandas ele interpretava um vigoroso cowboy, que acendia um cigarro enquanto cavalgava um cavalo. 

Ele não foi o primeiro "Marlboro Man" a morrer em decorrência do cigarro. Na verdade foi o terceiro: David Millar, Wayne McLaren e David McLean morreram de doenças relacionadas ao fumo. (ANSA)

ECONOMIA - Floricultura brasileira faturou R$ 5,2 bilhões no ano passado

A produção de flores no Brasil movimentou R$ 5,2 bilhões no ano passado, com aumento de 13% em relação a 2012, disse o presidente do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), Kees Schoenmaker. 

Ele salientou que o valor se refere ao faturamento dos atacadistas e varejistas de flores. Para os produtores, a atividade gerou receita entre R$ 1,2 bilhão e R$ 1,3 bilhão. “O atacadista sempre dobra [o preço da produção]”. Observou, também, que sobre o valor é acrescida a parte do varejista, o que acaba resultando nos R$ 5,2 bilhões de faturamento em 2013.

São Paulo é o mais importante estado produtor, apresentando faturamento de R$ 1,8 bilhão em 2013. Em seguida, aparece o Rio de Janeiro, que movimentou R$ 576 milhões, com aumento de 23% em comparação ao valor registrado no ano anterior, de acordo com informação da Secretaria Estadual de Agricultura. O secretário Christino Áureo acredita que a expansão é resultado da profissionalização da atividade nos últimos anos, da diversificação da produção e da oferta de crédito para investimento e custeio.


segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

ALTO DO RODRIGUES - Aberta oficialmente a 25ª Jornada Pedagógica do município


Com a maioria dos educadores do município presentes, a Secretaria Municipal de Educação abriu oficialmente a 25ª Jornada Pedagógica, evento que está sendo realizado nesta noite no Ginásio Poliesportivo Ivanildo Bezerra da Silva.

Além dos educadores, o evento foi prestigiado, pela secretária e adjunta da pasta, Irani Cunha e Nalda Ambrósio, respectivamente, além do secretário de Governo Wilson Rodrigues, dos vereadores Zé Pedro, Pedro Eugênio, Ina Mulatinho(presidente da Câmara Municipal), Zé de Zeca e Renan Melo.  A presidente do Sindicato dos Servidores do Município professora Dalvanira Morais.

Terminada a cerimônia de abertura, acontece agora agora a palestra com o professor Francisco Canindé da Silva(Doutorando em Currículo pela UERJ (Universidade do Rip de Janeiro), com o tema, "Currículo, desafio da educação na contemporaneidade".

Depois da palestra haverá o lançamento e noite de autógrafos do livro do autor e padre Antônio Murilo de Paiva. Fechando a noite com chave de ouro, haverá momento cultural com show de Taildo Barros & a Cama de Gato. 

Amanhã, a programação é voltada para os professores e educadores, no auditório da Escola Francisco de Oliveira Melo.

IPANGUAÇU - Prefeitura inicia racionamento de água em todo município

O Rio Grande do Norte entre outros municípios do nordeste brasileiro vem enfrentando o processo de longa estiagem. Na região do Vale do Açu onde se concentra a maior barragem de água doce do estado, a Armando Ribeiro Gonçalves, está com menor nível dos últimos 30 anos. Segundo dados da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) a água do reservatório está com pouco mais de 30% da capacidade máxima. 

O município de Ipanguaçu, banhado pelos rios Pataxó e Piranhas Açu vem sofrendo com está situação. O Açude de Pataxó, localizada na comunidade do mesmo nome, está com 30,99 % segundo dados do Sistema de Informações de Situação Volumétrica - Bacia Piranhas/Assú disponível no site da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH). O Açude tem a capacidade de 24.500.000m³ de água, apresentando hoje pouco mais de 7.591.494 m³.

Hoje a Prefeitura conta com 34 motores que abastecem 28 comunidades rurais e assentamentos a custo zero. Segundo a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, muitos moradores ainda insistem em utilizar a água para o cultivo de plantas, sendo elas disponível para consumo humano. A Secretaria estima um desperdício de mais de 60% da água, que é desviada para outros fins. 

Visto isso, a Prefeitura através da Secretaria tomou a medida de racionar água em todo território municipal, a água será disponibilizada em uma escala semanal, e os moradores deverão ficar atentos.


DELÍCIA - Nesta bela noite, nada melhor do que se deliciar com um saboroso Açaí. Segue sugestão nossa