Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 23 de abril de 2010


GUAMARÉ

SESSÃO NÃO ACONTECEU.
Na sessão desta sexta-feira (23), só compareceram, o vereador-presidente, Gustavo Henrique, Lizete Negreiros, Valdir e Miranda Júnior e por falta de quórum, o presidente declarou encerrada a sessão marcando a próxima para o dia 30 de abril.

TV
ENTREVISTADOS DE HOJE DO PROGRAMA DO JÔ

Marco Ricca - ele está na direção da comédia dramática "A Grande Volta", que estréia dia 22 de abril em São Paulo. "A Grande Volta" foi a última peça traduzida por Paulo Autran, e traz no elenco Fúlvio Stefanini e Rodrigo Lombardi interpretando pai e filho.

Osmar Wang - ele é administrador da "comunidade cornolandia" que tem como membros pessoas que praticam o wifesharing, a nobre arte de compartilhar esposas. A Cornolandia é uma Comunidade que conta com mais de vinte e três mil associados de todo o Brasil e de várias partes do mundo.






quinta-feira, 22 de abril de 2010

ALTO DO RODRIGUES
 
SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL
Sete vereadores compareceram à sessão da Câmara Municipal, mas como não tinha matéria a ser discutida e como nenhum vereador quis se pronunciar, o presidente da Casa, vereador Antonio José, declarou encerrada a sessão, marcando a próxima para o dia 28 deste.

80 ANOS DE LUIZ BENTO.
Acontecerá amanhã no ginásio de esportes, Ivanildo Bezerra, com início previsto às 20h, a festa em comemoração aos 80 anos de Luiz Francisco dos Santos (Luiz Bento), religioso, dos quadros da Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Alto do Rodrigues. A festa também comemora os 57 anos de ministério do irmão Luiz Bento. Caravana de várias cidades já confirmaram presença, além de 09 pastores de outras igrejas.

GUAMARÉ
Está marcada para amanhã, ás 15h, mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal.


IPANGUAÇU
 
SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER CONCLUI RELATÓRIO DO I FÓRUM MUNICIPAL
Nesta última semana a Secretaria de Esporte e Lazer concluiu o relatório onde conta às atividades que aconteceram no fórum. O Fórum aconteceu no último dia 29 de março de 2010, nas dependências da Câmara Municipal de Ipanguaçu, por volta das 15 horas teve inicio o I Fórum Municipal de Esportes e Lazer de Ipanguaçu, esteve presente 105 esportistas. Quem fez uso da palavra autoridade presentes o Secretario de esportes e lazer o senhor João Luis Oliveira e o prefeito Municipal de Ipanguaçu o senhor Leonardo da Silva Oliveira, que fizeram um relato expondo as dificuldades encontradas junto ao município com relação aos esportes e lazer, em seguida começaram as palestras com senhora Silvana Silveira Fonseca que falou sobre política públicas Municipais de Esportes e Lazer, logo em seguida foi aberto para o debate dos participantes presentes, em seguida a Doutora Valeria Silva Cunha, que falou sobre a importância da alimentação na a saúde física também aberto para debate dos participantes presentes, em seguida fez uso da palavra o Doutor Marcio Gomes Ribeiro que falou sobre a importância da pratica do exercício físico para a saúde, em seguida foi aberto o debate junto aos participantes, logo depois das palestras foram formados quatro grupos de esportistas para discutir as necessidades dos esportes na sede do município e nas localidades.
Segundo o secretário João Luiz, o fórum foi muito importante para a criação de novos projetos e como devem ser implantados no município. A secretaria está procurando em cada parte do município ver as necessidades e como chegar até elas. 


MAIS DE 3MIL PESSOAS JÁ FORAM VACINADAS CONTRA A INFLUENZA H1N1 EM IPANGUAÇU
As informações são de Maria Sulinete Silvino responsável pela sala de imunização da saúde do município de Ipanguaçu. Segundo Sulinete mais de 3.000 mil pessoas já foram vacinadas contra a Influenza H1N1 diante do calendário posto pelo Ministério da Saúde. A procura pela vacinação pode ser considerada como razoável no municipio, a procura maior foi da facha etária de 20 a 29 anos.  Se você está dentro da facha etária procure o Centro de Saúde Tiburcio Freire da Silveira ou o PSF de sua comunidade, a vacinação vai até 21 de maio. Ainda com informações sobre vacinação, o Ministério da Saúde abriu o calendário para 1 de maio com uma nova vacina contra Pneumonia. Poderão ser vacinadas crianças de 2 meses a 1 ano e 3 meses.   

Também cumprindo o calendário do ministério a vacina influenza “A” estará sendo feitas nos posto de saúde do município para os idosos com idade a partir de 60 anos. A vacinação acontecerá de 08 a 21 de Maio


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZARÁ CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES DO MUNICÍPIO

Nesta sexta (23), acontecerá na Escola Municipal Francisco Soares da Costa na comunidade de Pedrinhas um encontro de formação para professores da rede municipal, estadual e privada. O encontro está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Ipanguaçu. Segundo a Secretária de educação Geane Dantas, o evento será para capacitar os profissionais da área da educação através do projeto PROLER (O Programa Nacional de Incentivo à Leitura), que capacitará os profissionais. Nesta sexta a oficina será A ARTE EM DIÁLOGO COM A LEITURA: RELEITURA DAS OBRAS DE GRANDES PINTORES com a Professora Maria Geruza Câmara, graduada em letras pela UFRN, arte-educadora, geógrafa; Especialista em arte visuais e museologia. No sábado (24) o encontro continua com as oficinas que acontecem das 8:00hs às 16h30min, as oficinas são:


- LITERATURA INFANTIL: UMA VIAGEM AO MUNDO DA IMAGINAÇÃO.
Responsável Maria Lúcia de Fátima Dias.
Voltado aos Professores de educação infantil e Ensino médio.

- ARTE DE LER, CANTAR E DANÇAR.
Responsável Professora Silvana Amália Carvalho Araújo.

Voltado aos Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

- LEITURA E ESCRITA: UMA ABORDAGEM LÚDICA.
Responsável Professor Rômulo Augusto Soares Gurgel.

Destinado aos educadores do ensino Fundamental e Médio.

- POESIA E AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DE LEITURA.
Responsável Professora Maria Magna Costa Fernandes.
Público alvo serão os Professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio.

- TEATRO E DANÇA NA ESCOLA.
Responsável Professor Claudio de Almeida Cavalcante.
A oficina se voltará para Professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio.

- AMPLIANDO SABERES COM A LEITURA E A ESCRITA.
Sob a responsabilidade da Professora Rosinete Marinho.
Para os Professores do Ensino Fundamental e Médio.

- A RELEVÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM.
Professora Sayonara Fontes.
Público alvo serão os Gestores, Articuladores Pedagógicos e membros dos Conselhos Escolares das Escolas.



PREFEITURA E SEBRAE PROMOVERÃO PALESTRA PARA EMPREENDERORES

A Prefeitura de Ipanguaçu e o SEBRAE promovem juntos nesta sexta-feira (23), uma palestra sobre “Empreendedor Individual”.  A palestra acontecerá ás 8:00hs na Câmara Municipal e será conduzida pela analista técnica Sandra Murielle.
A palestra é aberta para o publico que quer abrir sua empresa e para os empreendedores que atual e não são legalizadas. 


COORDENADORA DE PROJETO DA UFRN SE REÚNE COM FUNCIONARIOS DA PREFEITURA DE IPANGUAÇU

Aconteceu nesta tarde de quita-feira (22) ás 14h um encontro com a coordenadora geral do programa “Trilhas Potiguares” junto da secretária de educação e outros profissionais da prefeitura de Ipanguaçu. Segundo Eriama de Araújo Hackradt, coordenadora do projeto, o programa Trilhas Potiguares foi criado, na UFRN, em 1996 e tem como objetivo propor novas formas de aplicação de conhecimentos voltados para o desenvolvimento das comunidades, buscando a construção solidária do saber. O programa é norteado pelo principio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, utilizando metodologias que contenham a participação dos diversos atores sociais, a potencialização do patrimônio institucional e a valorização de elementos culturais e sócio-espaciais do lugar.

No mês de Julho o município receberá cerca de 22 estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) de diversas áreas,  que capacitará diversas pessoas do município. A parceria da Prefeitura e a UFRN estará sendo oficializado dia 22 de maio junto ao reitor da universidade.

CARNAUBAIS
A Câmara Municipal de Carnaubais realizou na manhã desta quinta-feira (22) mais uma sessão ordinária. Na pauta, o principal problema em discussão foi a ação do prefeito Luizinho Cavalcante (PSB), em solicitar a Cosern o desligamento da bomba que leva água do poço bandeirantes I. Os vereadores da situação fizeram seu pronunciamento falando que o prefeito tomou uma decisão responsável. Mensalmente a prefeitura iria desembolsar R$ 50 mil, por mês só com a Cosern. Prefeito já falou com a Petrobras, que se comprometeu em trocar uma peça (que custa R$ 100 mil), para uma, que venha consumir menos energia. Mesmo com o cancelamento  da bomba, a prefeitura vem disponibilizando carros-pipa para abastecer a comunidade. "Isso é que um prefeito responsável", disse o vereador Marcos. 

ENCONTRO DO PSB
Será realizado nos dias 24 e 25 desse mês, o 12º Encontro dos Núcleos de Base do Partido Socialista Brasileiro. O evento acontecerá no clube da Fazenda Olho D´água, em Ipanguaçu. Muitas autoridades foram convidadas e deverão marcar presença.

ALTO DO RODRIGUES
A sessão da Câmara que habitualmente é realizada na quarta-feira, mas em virtude do feriado de ontem, a sessão será realizada hoje à noite, às 20h

PEDRINHO ELETROMÓVEIS
A propaganda é alma do negócio e, cada vez mais se afirma essas palavras. Na cidade de Assu, por onde andamos, vemos muitas propagandas da loja Pedrinho Eletromóveis. Esse empresário (Pedrinho) investe pesado em divulgação e já prepara mais uma grande loja, dessa vez no Alto do Rodrigues. Com inauguração prevista para o dia 03 de maio, a loja já está levando a concorrência a repensar novas promoções e as melhores formas de anunciar os seus produtos. O preço e o prazo é o carro-chefe de Pedrinho Eletromóveis.

ASSU
O presidente da CDL de Assu, Wild Diniz acredita que até o final do mês de agosto, será realizada a Feira de Negócios do Vale.


IPANGUAÇU


PROFESSORES PARTICIPAM DE OFICINA EM PEDRINHAS
Neste Sábado, cerca de 200 Professores da rede municipal estarão reunidos na Escola Francisco Soares nas Pedrinhas, onde participarão de oito oficinas incluindo Dança e Teatro. Uma iniciativa do Projeto PROLER em parceria com o poder executivo local.


HISTÓRICO
No Rio Grande do Norte, o PROLER vem desenvolvendo ações de incentivo à leitura desde 1994, quando participou do Encontro de Dirigentes de Bibliotecas Públicas com representantes dos municípios do Estado. Em 1995 o Encontro de Mobilização do PROLER/RN firmou parcerias com instituições culturais e educacionais da esfera pública e privada. Concretizou sua implantação no Estado em 1996 com a realização do MÓDULO 0, cujo tema “LEITURA, LINGUAGEM, SOCIEDADE E CIDADANIA” envolveu abordagens de textos de diferentes linguagens e campos do conhecimento, tais como: teatro, imagens, literatura, contação de histórias e biblioteca que objetivaram levar o prazer e a convivência com a leitura além dos bancos escolares e fornecer a retro-alimentação permanente com a informação necessária para participação crítica do indivíduo na sociedade.
O Comitê PROLER/RN é constituído por representantes de instituições governamentais e não-governamentais, que através das parcerias garantem a infra-estrutura necessária à realização de eventos relacionados ao estímulo à leitura. Conta atualmente com a participação de 2 órgãos que, conscientes do papel que a leitura pode exercer no desenvolvimento econômico e social do país, fomenta e estimula sua utilização como instrumento de formação da cidadania plena; onde o indivíduo de posse da capacidade de ler o contexto como texto, para a interagir com ele, a refletir e a participar dele, qualificando-se para práticas sociais mais conscientes e valorizadoras de sua condição de cidadão.

quarta-feira, 21 de abril de 2010


RESENHA DA CÂMARA DE PENDÊNCIAS – 20 de abril de 2010


Os vereadores da Câmara Municipal realizaram mais uma sessão ordinária, no Plenário Alba de Miranda Pinheiro, onde só faltou o vereador Egrinaldo Leonez (PV).
Principais trechos:
A VEREADORA DRA TÁCIA (PRB) defendeu o requerimento de sua propositura que homenageia os vereadores da décima legislatura, época em que os vereadores não recebiam nenhum tipo de verba para exercer a função do legislador. A iniciativa da vereadora foi apoiada pelos demais colegas, como Janúncio Freitas (PSB) “é uma ótima iniciativa, tenho que parabenizar”, disse.




FRANKLIN (PPS) perguntou ao presidente da Casa, vereador Carlos da Fonseca Montenegro (PSDB) sobre a Audiência Pública de Segurança Pública, já que no durante o dia houve tiros de policiais nos bandidos. “Afinal, presidente o senhor está de qual lado mesmo?”, indagou Franklin à Carlinhos. “Por que na rua o que se fala é que o senhor está na oposição, para completar, vi uma matéria divulgada em algum jornal da região que diz que a ida de Isac, a oposição agora conta com 4 vereadores. Egrinaldo, Januncio, Isac e o presidente da Casa. É verdade ou mentira”, indagou Franklin.


CARLINHOS (PSDB) Pelas palavras do presidente Carlinhos, ainda continua na base do governo, “Tenho compromisso com Ivan se ele tiver compromisso com a cidade de Pendências, não sou homem de mandar recado, eu venho aqui e digo a minha opinião e que lado estou”, respondeu Carlinhos à Franklin. O Presidente da Casa apresentou um documento de compra do terreno onde será instalado uma Creche (aquela da discórdia com o Partido dos Trabalhadores), no valor de mais de R$ 1.200 reais.

ISAC CARLOS (PT) O mais novo integrante da bancada oposicionista, Isac Carlos, começou seu pronunciamento com uma moção de pesar, pelo falecimento do ex-prefeito, Jonas Fonseca, “solicito que seja votado com urgência e conto com a aprovação de todos os vereadores, para esse homem íntegro e que fez muito por Pendências”, ressaltou Isac.
Mirando a prefeitura, Isac solicitou do Chefe do Executivo a lista completa de todos os cargos comissionados. O vereador Luiz do Porto (PMDB), parabenizou  a idéia do colega pedir a lista completa, “o senhor deveria ter pedido essa lista o ano passado, pois tinha 45 pessoas do Partido. Agora o governo de Ivan Padilha vai governar sem fechadura”, rebateu o edil governista. Isac disse ao colega Luiz do Porto que apenas quer saber quem é parente de quem. E para os filiados infiéis um aviso: Quem for do PT que estiver no governo de Ivan Padilha, terá que escolher Ivan Padilha ou o PT. “Respeito todos os meus colegas, mas tomaremos as medidas cabíveis”, disparou Isac Carlos no seu pronunciamento.
JANÚNCIO FREITAS (PSB) – O edil da oposição, disse que a saída de Isac Carlos já mostrou resultado. “Com a sua saída do governo nobre colega, o prefeito já comprou o terreno para construir a creche que o senhor tanto cobrava dele”, frisou Januncio. Fiz uma análise de gestões e, comparei a gestão passada que não tinha esses dinheiros todo e estava bagunçada, agora, com tanto dinheiro a coisa ficou pior. Direcionando para Isac, o vereador Januncio disse que é oposição juntamente com Isac, mas em posição diferente, “não quero olhar para o passado, o presente é ruim, mas estou de olho no futuro d nossa cidade”, lembrou o edil.

FERNANDINHO (PR) O edil levantou a questão do terreno que fica próximo ao campo de vaquejada “Esse terreno deveria ser cedido para prática de esportes de areia, como futebol e voley de praia”.

LUIZ DO PORTO (PMDB) – No seu pronunciamento o vereador ressaltou a importância da prefeitura não escolher “a” ou “b” para ganhar as licitações. “Para se ter uma idéia do que estou dizendo, de várias licitações que houve a empresa de Paulo Barreto (presidente do PT, agora oposição), ganhou duas licitações. Isso mostra a transparência do governo Ivan Padilha com as verbas públicas”. O vereador da situação frisou que a oposição só fala nos royalties que Pendências recebe e o Alto do Rodrigues não recebe o mesmo valor. Lá (Alto do Rodrigues), os royalties podem não ser os mesmos pagos aqui, mas em compensação o ICMS é muito alto, mensalmente a cidade vizinha recebe R$ 1,4 milhão. O dinheiro dos royalties está sendo investido na cidade, como doação de material esportivo, parte dos remédios, recuperação de estradas, transporte para as comunidades.
Veja outras fotos da criação da Pároquia de Nossa Senhora de Lourdes, em Ipanguaçu e primeiro pároco da comunidade, no nosso orkut.

www.orkut.com.br/Main#Album?uid=7822114047980552966&aid=1271833058

SONHO REALIZADO

MILHARES DE PESSOAS ESTIVERAM PRESENTES NA CERIMÔNIA QUE OFICIALIZOU À PARÓQUIA DE IPANGUAÇU
Nesta noite de segunda-feira (19), a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes completou 9 anos de sua queda, em 19 de abril de 2001 a igreja da virgem de Lourdes vinha ao chão. Mais nesta data a partir de hoje não deverá ser lembrada como um dia de sua queda, mais sim, de sua elevação a Paróquia.
Na noite de segunda-feira, milhares de fieis de todas as partes do RN participaram da cerimônia que oficializou a Igreja católica de Ipanguaçu em Paróquia. No início das comemorações foi recepcionado pela a população o Pe. Irineu, onde foi formado um corredor humano no centro da cidade, ao som da Banda Marcial do Alto do Rodrigues, o Pe. José Irineu chegou acompanhado do excelentíssimo Senhor Prefeito do Município de Ipanguaçu, Leonardo da Silva Oliveira junto de sua esposa e Primeira dama do município, Cristina Oliveira. Ao chegar à Igreja o Padre foi recepcionado pelo Sr. Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Matias Patrício de Macedo ao som do Coral Sacramento. Ao falar ainda do lado de fora da Igreja o Prefeito Leonardo agradeceu a presença do arcebispo Dom Matias e deu as boas vindas ao novo padre.
Já no inicio da cerimônia oficial no interior da matriz o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Matias conduziu a missa solene que oficializou a Paróquia, cerca de vinte e oito padres participaram da celebração. Ao falar o bispo pediu que o povo fizesse da Paróquia a casa e escola das missões. Já próximo ao final Genilo Rodrigues representante da comunidade católica falou sobre a importância e que há décadas que a comunidade ansiava por essa conquista, Genilo falou também da importância dos Padres e leigos que passaram pela comunidade deixando sua contribuição missionária.
Ao concluir o Prefeito Leonardo Oliveira ao lado da primeira dama Cristina Oliveira, fez o encerramento, agradecendo ao Bispo, Padres e pela comunidade que estiveram presentes na celebração, e agradeceu também pelo esforço de cada padre que deixou o trabalho na comunidade, e que a comunidade católico de Ipanguaçu recebe de braços abertos o novo administrador paroquial, PE. Irineu.   
Após as palavras do prefeito foi dada a benção final e descerrada a placa da Paróquia, pelo Arcebispo Dom Matias junto do Prefeito Leonardo Oliveira e o PE. José Irineu. 





terça-feira, 20 de abril de 2010

Ainda hoje muitas novidades de Ipanguaçu, Alto do Rodrigues, Pendências, Carnaubais, Macau, Assu, entre outros assuntos.

segunda-feira, 19 de abril de 2010


IPANGUAÇU

Comunidade católica se prepara para os festejos de criação da Pároquia de Nossa Senhora de Lourdes. O padre Valtair de Lira Lucas já está na cidade, onde na residência do prefeito Leonardo Oliveira(PT) almoça juntamente com lideranças eclesiásticas e assessores do gestor municipal.

PREFEITO E PRIMEIRA DAMA CONVIDAM TODA COMUNIDADE
O Prefeito Leonardo Oliveira juntamente com a Primeira Dama Cristina Oliveira convidam toda a comunidade católica para a celebração que firmará Oficialmente a elevação da Área Pastoral de Nossa Senhora de Lourdes em Paróquia.  A missa acontecerá ás 19hs na Matriz de Nossa Senhora de Lourdes no centro de Ipanguaçu, onde contará com a presença do Sr. Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Matias Patrício de Macedo  e outros Padres que ajudaram nessa conquista.  Ainda na celebração tomará posse como primeiro administrador da Paróquia de Ipanguaçu, o Reverendíssimo Sr. Padre José Irineu da Silva. Desde já o Prefeito Leonardo Oliveira e sua Digníssima Primeira Dama Cristina Oliveira agradecem a todos que estiverem presentes.


PREFEITURA REALIZA “CINEMA NAS COMUNIDADES” JUNTO A ESTUDANTE DA UERN
A prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretária de Cultura e Turismo está realizando o Projeto “CINEMA NAS COMUNIDADES”.
            Segundo o Secretário Fernando Neto, a ação cultural já foi realizada nas comunidades de Picada, Porto e percorrerá todo o município, e tem o objetivo de despertar o interesse da população pela sétima arte.
O projeto é uma parceria da Prefeitura de Ipanguaçu, coordenado por Paulo Márcio, aluno do curso de História da UERN.

FIEIS CAMINHAM 16,5KM EM AÇÃO DE GRAÇAS
Neste último domingo (18), fieis fizeram uma caminhada de 16,5KM. Com partida do retorno que da acesso a entrada da cidade de Ipanguaçu, centenas de católicos incluindo crianças, jovens, adultos, e idosos participaram deste momento de fé. A caminha saiu do retorno as 04h30min da manhã com destino a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, durante o percurso houve paradas nas comunidades de Pedrinhas, Baldum, Base Física e Olho D’água, nas paradas houve a mensagem de Dom Helder Câmara onde a cada palavra dava mais forças a caminhar rumo a Igreja.
A caminhada foi em ação de graças pela conquista de Área Pastoral ter se elevado a Paróquia, a promessa foi feita pelo o Grupo de Oração Santa Teresinha e a Infância Adolescência e Juventude Missionária.  Onde outros grupos se uniram rumo à fé.
Ao chegar a Igreja todos agradeceram de joelhos a Deus, a Santa Teresinha e a Nossa Senhora de Lourdes pela graça alcançada e o esforço das pessoas que conseguiram chegar até a matriz, após a oração final todos foram acolhidos pelo um delicioso café da manhã.