Memorial às vítimas de Covid

sábado, 27 de novembro de 2010

 PENDÊNCIAS

IVAN RESISTE AOS PROCESSOS NA CÂMARA SEM COMPARECER AS AUDIÊNCIAS COM AS TESTEMUNHAS

Ivan comemora o arquivamento de mais um processo pela justiça, segundo Ivan a justiça arquivou outro processo aberto pela Câmara, segundo o prefeito é o destino do único que resta, já que são todos armados para tomar seu mandato, já que não existe nada contra sua administração, e que não vai ceder a jogo de vereadores.
Já da parte dos vereadores, eles alegam que a comissão apura o não atendimento de pedidos do poder legislativo de informações de licitações e contatos, e alegam que o prefeito pagou aumento de professores sem lei que autorizasse.
Os vereadores ainda afirmaram que os arquivamentos se deram pela participação da vereadora Zilda na sessão de abertura quando ainda era secretária do prefeito, e no outro as manobras do executivo levaram ao arquivamento pelo tempo de mais de 90(noventa) dias.
De todas essas informações parecer que tudo vai terminar mesmo na justiça, segundo podemos apurar o prefeito Ivan já ingressou com mais de 10(dez) ações na justiça para parar os processos, e vem obtendo êxito, além do tempo, caso continue sem comparecer e as testemunhas a Câmara é fadada a ter que arquivar igualmente o processo que ainda tramita. 

 Daqui a pouco falaremos sobre outrossss assuntos e entre a peleja de Ivan Padilha e a Câmara Municipal.
Acidente no final da tarde de ontem entre moto e carro.
        

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

E AINDA HOJE

Noticias e novidades sexuais, festa do forró do mano e muito maissssssssss. Veja primeira parte da matéria da Audiência Pública realizada, ontem, pela Câmara Municipal.
ALTO DO RODRIGUES

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATEU DESCASO NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL.


O descaso da secretaria de educação municipal como a falta de transporte para os alunos se deslocarem para as unidades de Ensino em Angicos, Macau e Assu, foram tema de uma audiência pública, realizada, ontem, pela Câmara Municipal, através da aprovação de um requerimento de autoria do vereador de Alto do Rodrigues, Zé Pedro (DEM).

Mesmo com a ausência do prefeito Eider Medeiros, da secretária de Educação, Raquel Vianna, dos diretores e supervisores das Escolas Municipais, do juiz da Comarca, da Promotoria Pública (que justificou a ausência), a audiência pública aconteceu e a população aprovou a iniciativa dos edis da Casa Legislativa.

A audiência pública é um instrumento democrático onde a população pode expor os problemas e escutar das autoridades competentes as possíveis soluções.

Marcaram presença os vereadores Antonio José, Cabral, Nixon, Dôra, Zé pedro e Zé de Zeca, além dos representantes, da UFERSA em Angicos, Professora Rita e Eder Jofre  Marinho Araújo, coordenador estudantil. O trabalho de Eder é justamente para tratar das questões dos alunos quanto à transporte, moradia, alimentação, bolsa-creche, bolsa didático-pedagógico, esporte.

FALTA SENSIBILIDADE DOS GESTORES

Para o representante da UFERSA (Angicos), o problema com a falta de ônibus não é só de Alto do Rodrigues, mas de quase todas as cidades do Vale, mas pontua que falta sensibilidade dos gestores em visualizar que só a educação pode mudar o mundo e as pessoas.

Proposta do prefeito Eider Medeiros em trazer a UFERSA para o município, não é de conhecimento do coordenador "pelo que sei e até onde sei, só tem perspectiva para três campi (Angicos, Pau dos Ferros e Caraúbas).

E AINDA:

DIRETOR DA IFRN (CAMPUS MACAU), LIZNANDO FERNANDES,  AFIRMA QUE POR FALTA DE COMPROMISSO DO PREFEITO EIDER MEDEIROS, O PROGRAMA JOVEM APRENDIZ NÃO FUNCIONA MAIS NO MUNICIPIO.

Liznando Fernandes (à direita)  lamenta falta de compromisso do prefeito Eider com a educação.

 “A CONTRA-PARTIDA DA PREFEITURA ERA SÓ AS INSTALAÇÕES FÍSICAS”, INFORMOU LAMENTANDO LIZNANDO FERNANDES.

PREFEITO CORTA PARCERIA DEPOIS DAS ELEIÇÕES.
A PROFESSORA DA UFERSA (CAMPUS ANGICOS), DISSE QUE EXISTIA UMA PARCERIA ENTRE A ENTIDADE E A PREFEITURA, PARA FORMAR CURSINHO DE PRÉ-VESTIBULAR, MAS OS ALUNOS QUE ESTAVAM DANDO AS AULAS, DISSE QUE DEPOIS DAS ELEIÇÕES, O PREFEITO EIDER MEDEIROS MANDOU CORTAR A PARCERIA. VISTO QUE A PARTICIPAÇÃO DA PREFEITURA ERA DAR UMA AJUDA DE CUSTO E O TRANSPORTE. “NÃO VAMOS MAIS DAR AULAS, O PREFEITO SÓ QUER PAGAR A METADE E AINDA NÃO DÁ MAIS O TRANSPORTE”, DISSE UM DOS ALUNOS À PROFESSORA RITA.

Discursos de Zé Pedro, Dôra, Nixon e Cabral e a opinião do presidente da Câmara Municipal eos principais trechos da fala de Leo, Iranir e Carlinhos de São José, pessoas inscritas para falar sobre os descasos da educação do município.

RESULTADO.
O presidente da Casa Legislativa disse que o objetivo foi alcançado, mesmo com a ausência das principais autoridades envolvidas no caso, o prefeito, a secretária, o juiz e a promotoria pública, Antonio José garantiu que irá conversar com os colegas para formar uma comissão e marcar reunião com a secretária de educação, Raquel Soares Vianna. Caso o problema não seja resolvido, essa mesma comissão dos vereadores irá até o prefeito Eider Medeiros.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

ALTO DO RODRIGUES

Audiência Pública acontecerá daqui a pouco.

Para discutir os muitossss problemas da educação pública municipal, transtornos nos transportes que estão levando  a maioria dos alunos do município perderem aulas e até provas nas Escolas, como IFRN (Macau e Ipanguaçu), Campus da UFERSA, em Assu e Angicos.

Para atender as muitas reclamações da população, o vereador Zé Pedro(DEM), resolver enviar requerimento para Aprovação dos colegas, para tentar sanar os problemas de transporte e de educação que o município passa com uma gestão desastrosa, chefiada por um prefeito incompetente.

Foram convidados para participar da Audiência Pública, o prefeito municipal, Eider Medeiros, a secretária de Educação, Raquel Viana, todos os diretores das Escolas Públicas, diretores das Escolas do IFRN (Macau e Ipanguaçu), Campus da UFERSA (Assu e Angicos), além de todos os vereadores e, a população que terá oportunidade de expressar como está a situação dos transportes e da educação no município.

A audiência terá início às 19h30, na quadra da Escola Walfredo Gurgel. Maiores detalhes, a qualquer momento.

importância do Twitter para o jornalismo moderno

Para que serve o Twitter?

Com a palavra o editor chefe do "The Guardian", um dos mais conceituados jornais do mundo, com sede na Inglaterra.
Durante palestra no Royal Symposium o editor-chefe do The Guardian, Alan Rusbridger, elencou 15 razões que explicam a importância do Twitter para o jornalismo, a saber:

1. É uma forma incrível de distribuição - Não se distraia com a limitação dos 140 caracteres, os melhores tweets oferecem links para o conteúdo. O Twitter é uma ferramenta de distribuição instantânea, um meio onde podemos divulgar a informação de forma rápida.

2. É onde as coisas acontecem primeiro - As chances dos leitores saberem de uma notícia primeiro no Twitter é grande, isso porque o compartilhamento, a filtragem ocorre de forma colaborativo e por milhares de pessoas.

3. É um motor de busca, rival do Google - Em alguns aspectos é melhor utilizar o Twitter para descobrir as coisas do que o Google, isso porque o Google é baseado em algoritimos e o Twitter nas pessoas

4. O Twitter agrega - Rusbridger brinca e diz que o Twitter não é apenas busca (conforme item acima) ele pode ser também o seu feed de notícias personalizadas. "Você pode sentar e deixar que outras pessoas, que você admira ou respeita, encontre conteúdo relevante para você", pontua.

5. É uma grande ferramenta de comunicação - A sabedoria da multidão pode ajudar os jornalistas no processo de elaboração de suas materias. "Eles sabem mais do que nós", diz.

6. É uma forma fantástica de marketing - Se as pessoas gostarem do que leem, veem ou sentem irão repassar a informação para suas redes. Rusbridger não cita o termo "viralização" mas destaca esse aspecto, focando no poder do Retweet e ampliação do alcance de determinada informação.

7. É uma série de conversas - O Twitter possibilita uma reação imediata aos seus comentários. O mais importante não é a transmissão, e sim, a comunicação.

8. Diversidade - O Twitter dá "voz" a qualquer pessoa, enquanto a mídia tradicional a poucas.

9. Muda o tom da escrita - A plataforma fortalece o tom pessoal das conversas, mais humor, mistura-se o comentário analítico com o fato.

10. Igualdade - O Twitter tem a capacidade de reunir em torno de pessoas "desconhecidas" uma legião de seguidores. Um nome reconhecido pode atrair, inicialmente, muitos seguidores. Porém, uma pessoa "desconhecida", a depender da qualidade e tema dos seus tweets pode atrair "iguais".

11. A valoração de notícias é diferente - As escolhas dos jornalistas nem sempre refletem o interesse do público, e este, a depender da sua movimentação no Twitter pode pautar o mainstream midiático ou demandar dos jornalistas mais dedicação a determinado assunto.

12. Alarga a atenção - O Twitter não é apenas um fluxo efêmero de informação. Ao usuário escolher uma determinada hashtag, por exemplo, indica aos jornais a escassez de informação que possuem sobre determinado tema.

13. Cria comunidades - Ou melhor, comunidades se constituem em torno de questões específicas. Podem ser comunidades fortes e/ou fracas, temporárias ou duradora.

14.Muda a noção de autoridade - Os usuários "aceitam" informações não apenas das autoridades - nós, os jornalistas - mas, sobretudo, daqueles que elas julgam confiavéis e importantes para elas.

15. É um agente de mudança - O Twitter é uma síntese de como a mídia colaborativa mudou as rotinas das empresas e a relação com o público. "Fechar os olhos para essa 'mídia livre' é um erro muito grave", finaliza.

Com informações do Blog de Luís Nassif.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

ALTO DO RODRIGUES

Principais trechos dos discursos dos vereadores da Câmara Municipal.

Veja os principais pontos dos discursos dos vereadores, vamos começar por Dôra. Daqui a pouco um bate-boca entre Nixon e Fernandinho. Zé Pedro desafia o secretário de comunicação. 
O vereador Nixon apresentou requerimento e foi aprovado por maioria, onde o edil solicita do prefeito Eider a relação de todos os funcionários efetivos, comissionados e contratados da prefeitura. Ainda tem uma conversa que Nixon teve com o prefeito Eider Medeiros em uma festa, onde o edil questiona sobre a forma de trabalhar "vereador não estou precisando de voto agora não, quando eu precisar eu sei pedir voto. Eu entro na cozinha da velhinha, dou um cheirinho da cabeça e pronto", disse o vereador Nixon na sessão de hoje.

Para Dôra, a falta de iluminação pública é vergonhoso, maioria das ruas está às escuras. Convênio da prefeitura com os Correios está cortado havia três meses. “Até os Correios o prefeito ta enganando. De palmo em palmo, o prefeito engana os comércios”, disse  a edil. 

Dôra, também lembrou que está trabalhando em favor do povo, do contrário do que falam nas ruas, dizendo que os vereadores não deixam o prefeito trabalhar “O prefeito ta trabalhando, pra  ele e pra família dele”, ressaltou.
“Eu tenho coragem de lavar o chão que os meus eleitores pisam, mas eu não me calo diante desse prefeito que aí está”

Dôra disse que não se preocupa se perder a próxima eleição, em virtude de terem dito em rádio “comunitária”, que os vereadores irão pagar um preço caro daqui a dois anos. 

Dôra falou em seu discurso que não deixará de defender o povo de Alto do Rodrigues. “Se tiver que perder a eleição eu perco, mas eu tenho coragem de trabalhar, mas não me curvo e nem me calo”, disse a representante do PP.
ALTO DO RODRIGUES

Prefeito diz que carro de luxo que anda, ainda é sucata pra ele


Eu sou o prefeito, eu sou o prefeito, eu não posso morrer, esse carro que eu ando, essa porqueira, dessa sucata, hillus SW4, ainda ta pouco pra mim. É obrigação eu andar no carro bom com freio ABS”.

Segundo dizem o carro é alugado e a prefeitura paga cerca de R$ 8 mil mensais.

Essas foram as palavras ditas pelo prefeito Eider ao vereador Nixon em uma reunião "Eu não estava só, o secretário de obras, Wilson Cunha estava na sala e escutou essa barbaridade", disse o vereador em seu discurso na última sessão.

HOJE TEM SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL A PARTIR DAS 20H. A PAUTA A SER DISCUTIDA SERÁ IMPORTANTE, COMPAREÇA.


ALTO DO RODRIGUES

Enquanto isso...

Enquanto o município sofre com a falta de compromisso do prefeito Eider,
Enquanto a cidade sofre com o caos administrativo,
Enquanto os alunos perdem aulas com a falta de transporte
Enquanto a saúde está na UTI com a falta de remédios
Enquanto os funcionários comissionados são obrigados a trabalhar sem receber até essa data.
Enquanto o prefeito disse gastar muitooooo dinheiro na Avenida Angelo Varela
Enquanto alunos não tem transporte, existe carro novo com ar condicionado para privilegiados para a Escola.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

I MOSTRA LITERÁRIA DO COLÉGIO ARCA DE NOÉ FOI SUCESSO 


Ontem e hoje os alunos do Colégio Arca de Noé abriram suas portas para a literatura. Com uma programação voltada ao incentivo à leitura, foram feitas várias apresentações culturais, contando histórias, cine-literário, minicursos, recanto literário, venda de livros e o lançamento dos livros "Uma História Puxa Outra" (turma do 5º ano) e "Contos de Fadas Modernos" (Turma 6º ano), que foi orientados pelos professores e criado pelos próprios alunos.










Temos que agradecer ao corpo diretivo do Colégio Arca de Noé, na pessa da diretora Ilnara pelo promoção das ações que visam desenvolver a inteligência dos alunos. Os professores também merecem uma menção especial pela luta incessante na busca por uma educação digna para os alunos.

 
 P E N D Ê N C I A S

Resumo da sessão ordinária, realizada no dia 17 deste mês.

EGRINALDO LEONEZ
O vereador pevista solicitou dos colegas que vote contra quebre o veto do prefeito enviado, “se nós aprovarmos da forma que o prefeito está mandando, estamos incorrendo no mesmo erro dele”. Disse Egrinaldo Leonez. O edil falava sobre o veto que retroage o pagamento dos professores de outubro para março. “o prefeito quer tornar lícito o que é ilícito”, disse Egrinaldo Leonez.

VEREADORES A FAVOR DOS EDUCADORES DE PENDÊNCIAS
Pelas informações do vereador do PV, os vereadores da Câmara Municipal não estão contra nenhum educador, muito pelo contrário, está lutando para defender um direito, além de não compactuar com os erros do chefe do executivo. “Esta Casa não está contra o educador, porque não esta retirando nenhum parágrafo que beneficia o profissional da educação. Está tirando o parágrafo onde o prefeito pretende que a os vereadores compactuem com o erro do chefe do executivo”, comentou o edil em seu pronunciamento.

VEREADORES QUEREM CUMPRIMENTO DA LEI
Baseados na Lei Federal, o vereador disse que o papel de fiscalizar e acompanhar as ações do chefe do executivo municipal. De acordo com o Decreto Lei 201|67, no artigo I, parágrafo V:  São Crimes de responsabilidade do prefeito municipal, sujeito ao poder judiciário, independente do poder legislativo. No parágrafo V, diz que ordenar ou efetuar não autorizada por lei ou realizar em desacordo com as normas que não sejam pertinentes.

QUEBRA DO VETO
A emenda não retira nenhum direito conquistado pela categoria, nem  aumenta ou diminui o salário dos educadores. Apenas não dá poder ao executivo de retroagir a 01 de janeiro de 2010.

PROCESSOS CONTRA O PREFEITO IVAN PADILHA
Um dos processos que corre na Casa Legislativa, que fala sobre o depoimento do enfermeiro Clivanaldo à Polícia Federal, onde o mesmo afirma que dava dinheiro à então secretária (irmão do prefeito), na sala de parto, do hospital.
Empresas e certidões fantasmas que foram usadas para beneficiar empresas e empresários que o ajudaram na campanha.
Obras superfaturadas, como o muro de arrimo (a divulgação da obra foi retroagida à março)
Aluguel dos transportes (Há carro que trabalha no Alto do Rodrigues e em Pendências, no mesmo horário)
Quanto aos requerimentos que são aprovados na Câmara, o edil disse que igualmente aos demais processos, não atende os requerimentos, também é um crime e o prefeito vai ter que pagar por isso. “Ele acha que é o dono do mundo”, frisa o edil.

ISAC ESTÁ SENDO INJUSTIÇADO
Pelas palavras do vereador Franklin, o vereador Isac Carlos está sendo injustiçado, pois segundo o edil, participou de todas as negociações do prefeito, os sete vereadores que estavam no sistema governista e “se tem um vereador que estava pelos professores e o prefeito não queria dar o aumento que os professores queriam, esse vereador é Isac Carlos dos Santos”, afirmou Franklin Teixeira.
Isac junto com os vereadores conseguiram alguns benefícios para os professores. "O prefeito chegou até xingar com coisas e palavras que não quero nem falar aqui, eu tenho até vergonha de falar nisso", disse o edil do PPS. 

"OS PROFESSORES DEVIAM SER BANCADOS PELO VEREADOR ISAC E POR MAGNÓLIA"
Sem querer falar muito no assunto da gravação, o vereador disse apenas que o prefeito disse que os professores deveriam ser bancados pelo vereador Isac e pela ex-secretária de educação, Magnólia Morais.

MUITAS COBRANÇAS MOTIVARAM O PREFEITO IVAN ROMPER COM O PT
Pelas palavras do edil, as muitas cobranças (justas, diga-se de passagem) em favor dos professores, motivaram 25 dias depois do prefeito dar (sem querer) o aumento dos professores, a saída do Partido dos Trabalhadores do sistema governista.

VEREADORES NÃO DARAM CHEQUE EM BRANCO
Pelas palavras do vereador do PPS, os vereadores não darão cheque em branco para que o prefeito e o irmão (Dr. Iran) para fazerem atrocidades, garante Franklin.

VETO DA CASA, NÃO TIRA SALÁRIO DE NINGUÉM.
Diferentemente do que havia divulgado o chefe do executivo, que se não fosse aprovado o veto, iria descontar no salário dos professores, a atitude dos vereadores em quebra esse veto, é justamente para não compactuar com os erros do prefeito, disse Isac ao iniciar sua fala.

CONSTITUIÇÃO PROÍBE REDUÇÃO DE SALÁRIO.
O edil também mostrou que segunda a Constituição Federal, Artigo 7º, inciso VI, ninguém pode reduzir salário de ninguém. “Não há problema algum quanto a esse assunto, já tomamos as devidas providências junto à assessoria jurídica e se por ventura, algo dessa natureza venha a acontecer, iremos agir dentro da lei”,

É MELHOR FICAR A FAVOR DO SINDICATO.
Pela experiência de vida, o edil petista vê que os servidores deveria ficar do lado do Sindicato, pois prefeito passa “eu já vi passar muitos. A história dirá quem está com a verdade”, afirma Isac Carlos dos Santos.

ATÉ AGORA PROMESSAS DE IVAN NÃO FORAM CUMPRIDAS.
Abertura do Centro de Saúde de Pendências de Cima, que serve como casa de morada, o campo de futebol de Pendências de Cima além do matadouro público, onde o trabalho está sendo realizado na cidade de Alto do Rodrigues.

PREFEITO DEVIA FAZER MUITO MAIS PELO MUNICIPIO.
Se todas as Casas Legislativas tivessem essa posição de cobrar do prefeito, os chefes do executivo estariam trabalhando pelo município. O prefeito municipal só começou a trabalhar depois que os vereadores se uniram para fiscalizar e cobrar ações para melhorar a vida do povo. “Até junho desse ano, o prefeito Ivan Padilha não tinha realizado nenhuma obra, mas quando viu que os vereadores estavam unidos, resolveu trabalhar. Mas, ainda é muito pouco o que está sendo feito, visto que já entrou de recursos no município.


 
 O U T R A S

Hoje tem sessão da Câmara de Pendências a partir das 20h, no sede do Poder Legislativo.

 
Amanhã tem audiência de instrução da Comissão Processante nº 03, onde foram feito denúncias sobre empresas fantasmas, empresas criadas por parentes, entre outros. Essa audiência já foi remarcada, pelo menos, duas vezes. Teve início no dia 17, mas como o advogado do prefeito e das testemunhas não prestaram depoimento, foi marcada para a sexta-feira (19). Novamente aprazada para esta quarta-feira (24). Para os vereadores o prefeito e as testemunhas estão perdendo uma ótima oportunidade para se defender das acusãções. "Quem não deve, não teme", frisou o edil, Isac Carlos, que é membro da CP 03.
 
SINDICATO DOS SERVIDORES DE PENDÊNCIAS COMPLETA 10 ANOS DE LUTA.
O Sindicato dos Servidores Públicos de Pendências completou dez anos de intensa atividade, no último dia 19. E festeja juntamente com todos os servidores as melhoras que foi conseguido, como 03 concursos públicos, ganho em gestões beneficiando os servidores, melhoria salarial e aprovação do Plano de Carreiras e Cargos, além do piso salarial nacional.
O primeiro presidente da entidade foi o ex-vereador João Alves Ramos, atualmente o Sindicato é presidido pelo professor e vereador Isac Carlos dos Santos, tendo como vice-presidente Damiana; A secretária é Francisca das Chagas (Senhora) e o tesoureiro é João Batista da Silva.

FESTA
No próximo sábado, a quadra da Maçonaria será palco de mais um grande evento, que tem a assinatura de Junior de Lulu. A festa com as discotecas Discovery e A Favorita tem tudo pra ser um grande evento. Sempre bem organizada, as festas de Junior vem mostrando como se faz um grande evento na cidade.

BLOG
Um dos grandes promoters de festas, agora está na rede mundial de computadores. Teté Locutor, suplente de vereador está na net, através do seu blog (http://www.tetelocutor.blogspot.com/) onde mostra as principais baladas, os eventos e as notícias da prefeitura, onde está lotado na secretaria de comunicação. Parabéns e sucesso nessa nova empreitada.

ILUMINAÇÃO NATALINA ACANHADA
Mesmo com tantos recursos, a prefeitura de Pendências colocou esse ano uma iluminação natalina muito acanhada na cidade. No ano passado, o prefeito estava de parabéns, mas já esse ano está deixando a desejar.

ABSURDO
Amantes do esporte de lutas marciais, reclamam que perderam competições, porque o prefeito não deu o ônibus para as delegações "era apenas o transporte para a cidade de Parnamirim, onde iríamos competir e levar o nome de Pendências", garante professor indignado.

VERSÃO
De acordo com o professor, que recebeu um NÃO como resposta, avisado ainda que, a prefeitura não tinha condições de mandar o tal ônibus para Parnamirim. Que pena.

VERSÃO
Estamos à disposição para escutar e divulgar a versão por parte da prefeitura. Favor enviar para o nosso email: altonoticias@yahoo.com.br

COMPARANDO
Enquanto o prefeito gastou mais de R$ 230 mil só no muro de arrimo, o muro do hospital, está caindo aos pedaços, fato que para o presidente da Câmara, Carlos Montenegro, demonstra a falta de compromisso com o município.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

AINDA HOJE:

NOTÍCIAS DE PENDÊNCIAS, ALTO DO RODRIGUES, IPANGUAÇU, CARNAUBAIS.

DEU NO AILTONMEDEIROS.COM.BR


MICHEL TEMER E HENRIQUINHO ALVES

ELES TÊM FOME DE QUE?

henriquetemer

A manobra do deputado federal Henriquinho Alves para criar um superbloco partidário com o objetivo de fortalecer sua candidatura à presidência da Câmara saiu pela culatra.

Em editorial, a “Folha” critica a iniciativa do deputado potiguar a quem acusa de colocar o “bode na sala”, uma “imagem popular de quem cria dificuldades para vender facilidades”. Confiram:

O PT e a presidente eleita, Dilma Rousseff, não esconderam sua contrariedade diante do anúncio do “blocão”. É como está sendo chamado o agrupamento partidário, na Câmara, articulado pelo PMDB com PP, PR, PTB e PSC.

Juntas, as cinco legendas de centro-direita formariam uma bancada com 202 parlamentares na próxima legislatura.O PT elegeu 87 deputados, contra 79 do PMDB. Se vingar, o “blocão” será a maior força da Casa, o que obrigaria Dilma a negociar projetos de interesse do governo e eventuais emendas constitucionais com esse conglomerado.

Convém lembrar, antes de tudo, que a maior concentração de poder está nas mãos da chefe do Poder Executivo, sobretudo agora, que acaba de ser eleita. A pressão que o PMDB, associado ao “blocão” fisiológico, poderá exercer sobre Dilma precisa ser relativizada à luz do poder maior da cadeira e da caneta presidenciais.

A movimentação, como não poderia deixar de ser, foi recebida por petistas como um “golpe” do PMDB. Não podem dizer, porém, que tenham sido apanhados de surpresa pelo aliado, como deram a entender. Na quinta-feira da semana passada, a Folha noticiou a articulação. A reportagem apontava duas ordens de interesses na origem do “blocão”.

Primeiro, trata-se de usar a força parlamentar para ganhar terreno na composição do futuro governo. O PP e o PR, que hoje controlam dois dos ministérios mais visados (Cidades e Transportes), ganhariam musculatura para preservar sua cota do assédio petista. O mesmo vale para o PMDB, que hoje controla seis pastas e não está disposto a perdê-las.

Segundo, o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves, pretende que o “blocão” seja um instrumento de sua candidatura à presidência da Câmara -contra as intenções do PT de indicar o nome por ter eleito a maior bancada. Depois de manifestar descontentamento com especulações sobre nomes de outras legendas cogitados para ministérios hoje ocupados pelo PMDB, o deputado potiguar explicou: “Só mexem com os nossos. Queremos evitar problemas para Dilma”.

Não se sabe, ainda, qual será o destino do “blocão” nem qual o desfecho das negociações partidárias pelo rateio dos ministérios e pelo comando da Câmara. Sabe-se, isso sim, que o PMDB colocou o “bode na sala” -para usar a imagem popular de quem cria dificuldades para vender facilidades.O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), classificou a iniciativa de “deselegante” e advertiu: “Não existe hipótese de a presidente ser tutelada por qualquer bloco”.

Apesar dos esforços, ao longo do dia de ontem, para aparar arestas, o anúncio do “blocão” explicitou o clima azedo que envolve as relações entre os dois maiores partidos da base governista. A disputa saiu dos gabinetes.O PMDB fez um gesto para enfrentar o PT e mandou um aviso. O que está em jogo é a capacidade de Dilma Rousseff de resistir a pressões e ao mesmo tempo acomodar tantos interesses.
PENDÊNCIAS

Prefeitura divulga atrações do 57º aniversário de emancipação política.