Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 2 de outubro de 2018

ALTO DO RODRIGUES - Terça de grandes ofertas para você economizar de verdade no Soberano


POLÍTICA | Pesquisa Perfil indica segundo turno para governador

Pela pesquisa do Instituto Perfil divulgada hoje (02) dá segundo turno nas eleições para o governo do Rio Grande do Norte entre Fátima Bezerra e Carlos Eduardo Alves. Fátima tem 33,71% contra 23,43% de Carlos Eduardo Alves.

Robinson Faria tem 8,64% . Brenno Queiroga1,29%; Carlos Alberto Medeiros 1,07%; Freitas Júnior 0,36%; Dário Barbosa 0,21%; e Heró Bezerra 0,07%. A soma dos adversários de Fátima totaliza 35,07%. Logo, está dando segundo turno

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

POLÍTICA | Bolsonaro e Haddad lideram pesquisa Ibope

Nova pesquisa do Ibope, encomendada pelaTV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, registra que Jair Bolsonaro (PSL) tem 31% das intenções de voto; Fernando Haddad (PT), 21%; e Ciro Gomes (PDT), 11%. Geraldo Alckmin (PSDB) foi citado por 8% dos entrevistados, Marina Silva (Rede) por 4% e João Amoêdo (Novo) por 3%.

Alvaro Dias (Podemos) e Henrique Meirelles (MDB), ambos, têm 2% das intenções de voto. Cabo Daciolo (Patriota) foi citado por 1%. Guilherme Boulos (PSOL), Vera Lúcia (PSTU) e Eymael (DC) não pontuaram. João Goulart Filho (PPL) não foi citado em nenhuma resposta.

Doze por cento dos eleitores entrevistados declararam votar em branco ou nulo; e 5% declarou não saber em quem votar ou recusou responder.



A pesquisa do Ibope foi feita de sábado (29) a domingo (30), com 3.010 eleitores, em 208 municípios. Conforme o instituto, o nível de confiança é de 95%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos . O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (BR-08650/2018).

Comparação

Conforme o Ibope, Jair Bolsonaro cresceu quatro pontos percentuais nas intenções de voto entre o levantamento de 26 de setembro (27%) e a pesquisa divulgada hoje. Fernando Haddad manteve-se com 21% das intenções de voto e Ciro Gomes oscilou de 12% para 11%. Geraldo Alckmin permaneceu com 8%.

Marina Silva oscilou negativamente dois pontos percentuais entre as duas pesquisas. João Amoêdo (3%), Alvaro Dias (2%) e Henrique Meirelles (2%) receberam as mesmas proporções de intenções de voto.

Cabo Daciolo oscilou positivamente um ponto percentual; e Guillherme Boulos oscilou negativamente também um ponto percentual. Vera Lúcia e Eymael mantiveram-se nas duas pesquisas com 0% das intenções de voto.

A proporção de eleitores que indicaram votar em branco ou nulo oscilou de 11% para 12%. Quanto aos entrevistados que não sabem ou não quiseram responder, o percentual oscilou de 7% a 5%.

Rejeição

Entre os entrevistados que declararam votar de “jeito nenhum” nos candidatos, Jair Bolsonaro manteve a rejeição em 44% e Fernando Haddad atingiu 38%, 11 pontos percentuais acima do observado na pesquisa divulgada em 26 de setembro. A rejeição de Marina Silva oscilou de 27% para 25%; Geraldo Alckmin manteve 19% e Ciro Gomes oscilou de 16% para 18%.

Henrique Meilrelles, Cabo Daciolo, Eymael e Guilherme Boulos têm, cada um, 10% das rejeições. Nove por cento declararam não votar de jeito nenhum em Vera Lúcia, o mesmo percentual de rejeição de Alvaro Dias. João Amoêdo é rejeitado por 8% e João Goulart Filho por 7%. Dois por cento dos entrevistados admitiram poder “votar em todos” e 6% não sabem ou não quiseram responder. Os percentuais da rejeição não são exclusivos, pode ser indicado mais de um candidato.

2º turno

Como nas pesquisas anteriores, o Ibope ainda fez simulações de cenários no 2º turno. Na disputa entre Fernando Haddad e Jair Bolsonaro, ambos atingiriam, empatados, 42% das intenções de voto. Nesse cenário, 14% dos votos seriam em branco e nulo; e 3% declaram não saber.

Na eventual disputa entre Ciro Gomes e Jair Bolsonaro, o ex-ministro teria 45% dos votos e o deputado teria 39%. Nesse cenário, votos brancos e nulos somam 13% e 3% declaram não saber.

Em um confronto entre Geraldo Alckmin e Jair Bolsonaro, o tucano teria 42% e o candidato do PSL, 39% – resultado considerado empate técnico na margem de erro. Nesse cenário, 14% dos votos seriam em branco e nulo; e 3% declaram não saber.

Se o 2º turno fosse entre Bolsonaro e Marina, o deputado teria 43% e a ex-ministra, 38%. Nesse cenário, 17% de votos seriam em branco e nulo; e 2% declaram não saber.

ALTO DO RODRIGUES | Supermercado Soberano avisa aos clientes e amigos


ALTO DO RODRIGUES - Comece a semana economizando de verdade com as ofertas do Supermercado Soberano


ELEIÇÕES | Mais de 216 mil títulos foram cancelados por falta de biometria no RN

O cancelamento de título de eleitores que não realizaram o cadastramento biométrico obrigatório foi mantido pelo Supremo Tribunal Federal em votação realizada na última quarta-feira, 26. No Rio Grande do Norte, 216.615 títulos foram cancelados.

Sete ministros se posicionaram contra o pedido formulado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), que alegava que o cancelamento de títulos viola princípios como a democracia, a cidadania, a soberania popular e o direito ao voto. No total, com a decisão, 3,3 milhões de brasileiros deixarão de votar nessas eleições.

De acordo com o TRE-RN, nas eleições de 2018, o Rio Grande do Norte vai contar com 2.373.619 eleitores, divididos em 60 Zonas Eleitorais e 7.791 seções. Foram instaladas 7.390 urnas – contando com as urnas de reserva, o número chega a 9.240 e só na capital serão 1.351 máquinas.

No dia da eleição, 29.698 pessoas atuarão como mesários em 1.551 locais de votação. O primeiro turno da eleição vai acontecer no dia 7 de outubro. Caso os candidatos à presidência e ao governo dos estados não obtenham mais de 50% dos votos válidos, o segundo turno será realizado no dia 28 de outubro.

SAÚDE | Brasil pode perder certificado de eliminação do sarampo, alerta Opas

Da Agência Brasil - O Brasil tem até fevereiro de 2019 para reverter os surtos de sarampo registrados em diversas áreas do país – sob pena de perder o certificado de eliminação da doença, concedido pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) em 2016. O alerta foi feito pela assessora regional de Imunizações da entidade, Lúcia Helena de Oliveira, durante a 20ª Jornada Nacional de Imunizações, no Rio de Janeiro.
Dados do Ministério da Saúde mostram que, até 24 de setembro, foram confirmados 1.766 casos de sarampo, dos quais 1.367 no Amazonas e 325 em Roraima.

Há ainda, segundo a pasta, quase 8 mil casos em investigação em ambos os estados, além de casos isolados em São Paulo (3), no Rio de Janeiro (18), no Rio Grande do Sul (29), em Rondônia (2), em Pernambuco (4), no Pará (14) e em Sergipe (4).
Lúcia Helena de Oliveira lembrou que a Venezuela, de onde veio a cepa de sarampo identificada no Brasil, perdeu seu certificado de eliminação em junho deste ano.

POLÍTICA | Felipe Maia leva nome de José Agripino para três municípios neste final de semana

O deputado federal Felipe Maia cumpriu agenda na região Central e Leste potiguar neste final de semana. No sábado (29), o parlamentar foi ao município de Pedro Avelino, onde acompanhou ao lado da ex-primeira-dama do estado, Anita Catalão Maia, da ex-prefeita Neide Suely a movimentação do candidato a deputado estadual Gustavo Costa. Na ocasião, Felipe Maia levou à população, a prestação de contas do mandato de José Agripino em prol do Rio Grande do Norte.

No domingo (30), foi a vez dos municípios de Afonso Bezerra e Pureza receberem Felipe Maia que levou sua mensagem em nome do candidato a deputado federal José Agripino. No assentamento Paraíso, em Afonso Bezerra, Felipe Maia foi recepcionado pela liderança Tico Aquino e, em Pureza, o parlamentar participou de carreata seguida de comício acompanhado do prefeito Neto Moura. “Quem tem serviços prestados a favor dos municípios do RN merece ser reconhecido para continuar lutando pelas causas e população potiguar. José Agripino na Câmara Federal vai defender o nosso estado com o mesmo empenho com que ajudou no Senado”, comentou Felipe Maia.

domingo, 30 de setembro de 2018

POLITICA | José Agripino marca presença na “Passeata das Crianças” em Santa Cruz, e Tomba alerta eleitor sobre compra de votos

"A parceria que eu tenho com Tomba e Fernanda me deixa muito feliz e descontraído toda a vez eu venho à linda cidade de santa Cruz. Essa é a campanha que diz que não junta gente, imaginem se juntasse… Agora, junta gente quem o povo confia, junta gente quem tem palavra, e aqui eu estou ao lado de um casal que tem palavra”. A declaração é do senador e candidato a deputado federal, José Agripino Maia (DEM), que participou no final de tarde deste domingo, 30, ao lado do deputado estadual Tomba Farias (PSDB) e da prefeita Fernanda Costa, da “Passeata das Crianças”, uma dos mais tradicionais eventos da campanha política que reuniu milhares de crianças acompanhadas pelos pais.

O deputado Tomba Farias, por sua vez, agradeceu o apoio que Agripino tem dado a Santa Cruz ao longo dos seus mandatos, e convocou à população a ficar atenta no dia da eleição. Ele alertou que é preciso fiscalizar a ocorrência de compra de votos, “por aqueles que nunca fizeram nada por Santa Cruz, recebem o voto e dão às costa para o povo”.

Lembrando que Santa Cruz perdeu as duas últimas eleições para governador, quando disputaram o cargo o falecido ex-governador Iberê Ferreira de Souza e, depois, o ex-deputado federal Henrique Alves (MDB), Tomba disse ser de fundamental importância para a região do Trairi a eleição de Carlos Eduardo Alves (PDT) como governador do Rio Grande do Norte.

POLÍTICA | CARLOS EDUARDO E RECEBIDO COM FESTA EM JARDIM DO SERIDÓ

O povão espera Carlos Eduardo em Grande concentração na cidade de jardim do Seridó ao lado do padre jocimar e vereadores lideranças