segunda-feira, 17 de novembro de 2025
SAÚDE - Diabetes causa mais de 2,5 mil amputações no RN e acende alerta.
Mais de 2,5 mil potiguares passaram por amputações nos últimos três anos devido a complicações do diabetes. Os dados são da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Rio Grande do Norte e foram divulgados nesta sexta-feira (14), no Dia Mundial do Diabetes. As informações são da Tribuna do Norte
O diabetes atinge mais de 16 milhões de brasileiros. Em Natal, 11,8% dos adultos têm a doença, a maior taxa do Nordeste e a quarta maior do país, segundo o Vigitel 2023.
De acordo com a endocrinologista Anna Karina Medeiros, presidente da SBEM-RN, o excesso de glicose danifica órgãos e tecidos ao longo do tempo, o que pode levar a complicações graves. Ela destaca que o diagnóstico precoce é essencial para evitar amputações. “A glicose alta é como um veneno no organismo”, afirma.
Entre 2022 e 2025, o RN registrou 2.509 amputações relacionadas ao diabetes, sendo 1.168 de dedo, 928 de membros inferiores e 408 de pé e tarso, segundo a Sesap. A médica explica que esses casos refletem anos de falta de acompanhamento e longas filas no SUS. “Para acontecer uma amputação, o paciente já tem de 10 a 20 anos de descontrole glicêmico”, diz.
A doença também está associada ao excesso de peso. Em 2024, 74,2% da população adulta do RN estava acima do peso, segundo o Sisvan.
O diagnóstico pode ser feito com exame simples de glicose em jejum disponível na rede pública. O tratamento no SUS inclui metformina, glibenclamida e insulina, mas a especialista reforça que a glibenclamida pode causar hipoglicemia, especialmente em idosos.
A orientação é que o paciente procure a Unidade Básica de Saúde para iniciar o acompanhamento. “Não existe chá que cure diabetes. O tratamento exige cuidado diário e orientação médica”, destaca a endocrinologista.
EDUCAÇÃO - Enem 2025: cerca de 70% dos inscritos fizeram segunda dia de provas.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou que a presença nos dois domingos de provas (9 e 16 de novembro), do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025, foi de aproximadamente de 70% dos mais de 4,81 milhões de inscritos confirmados.


Considerando somente a abstenção no primeiro dia do Enem 2025, no último domingo (9), o índice foi de 27%.
Em entrevista coletiva à imprensa, o ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou que as presenças nos dois domingos de provas de 2025, se assemelha aos resultados dos anos anteriores.
O balanço é preliminar. Os dados definitivos serão divulgados junto ao resultado do exame, em janeiro de 2026. O ministro anunciou que o gabarito oficial do segundo dia de provas do Enem será divulgado na próxima quinta-feira (20).
Novidades em 2026
O titular da pasta também anunciou que o governo irá utilizar o Enem para fins de avaliação do ensino médio, a partir de 2026. Essa mudança, segundo o ministro, ocorre devido à desmotivação dos estudantes em se dedicar à prova do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), já que o foco e a dedicação máxima deles estão no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como principal meio de acesso à universidade.
Segundo o ministro, a estratégia trará, anualmente, um resultado mais eficiente e fidedigno sobre o desempenho desses alunos, pois refletirá a prova à qual eles dedicam mais esforço. O Inep já realizou os estudos e padrões necessários para implementar essa nova forma de avaliação.
O titular da pasta também anunciou que o governo irá utilizar o Enem para fins de avaliação do ensino médio, a partir de 2026. Essa mudança, segundo o ministro, ocorre devido à desmotivação dos estudantes em se dedicar à prova do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), já que o foco e a dedicação máxima deles estão no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como principal meio de acesso à universidade.
Segundo o ministro, a estratégia trará, anualmente, um resultado mais eficiente e fidedigno sobre o desempenho desses alunos, pois refletirá a prova à qual eles dedicam mais esforço. O Inep já realizou os estudos e padrões necessários para implementar essa nova forma de avaliação.
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