Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

PENDÊNCIAS - Fechada a chapa para a Mesa Diretora da Câmara Municipal para o próximo biênio

Josenir, Nanan, Tâmara, Jorge de Mulungu, Xandal e Isac do PT

Como o blog já tinha adiantado, é mesmo prego batido e ponta virada, a composição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal para o próximo biênio, com total aval do prefeito Flaudivan Martins. Em composição eclética, prestigiando representantes de três partidos, a chapa que deverá ser registrada já na próxima segunda-feira (28).


MESA DIRETORA BIÊNIO 2021-2022

Presidente: Alexandre Montenegro, (MDB),

Vice-Presidente: Jorge de Mulungu, (PC do B),

1° Secretário: Isac Carlos (PT),

2° Secretária: Tâmara Galvão (MDB),

MEMBROS:

Nanan Olegário (MDB) e

Josenir Oliveira (MDB)

ALTO DO RODRIGUES - O Natal do vereador-padeiro, Zé Pedro

 

ALTO DO RODRIGUES - O Natal da Nativa Bordados

 

ALTO DO RODRIGUES - O Natal da Academia André Fitness

 

ALTO DO RODRIGUES - O Natal do Boutique do Espetinho

 

ALTO DO RODRIGUES - O Natal do presidente da Câmara municipal, Pedro Eugênio


Que neste Natal, o melhor presente seja o AGORA, renovando o valor da gratidão pela vida e da esperança no futuro que construiremos juntos. Desejo um feliz natal a todos os altorodriguense. ✨🤝

Vereador Pedro Eugênio e família

PENDÊNCIAS - O Natal do presidente da Câmara municipal, Xandal

 

O NATAL DA PECOM

 

ALTO DO RODRIGUES - O Natal da prefeitura municipal de Alto do Rodrigues

 

ALTO DO RODRIGUES - O Natal da Petrogás

 

ALTO DO RODRIGUES - O Natal do prefeito Nixon Baracho

 

ALTO DO RODRIGUES - O Natal do Supermercado Soberano

 Esta é a grande notícia do 🌟Natal: o Soberano veio até nós e ofertou-se a si mesmo em nosso favor!


Desejamos a você e toda a sua família a alegria que vem desta certeza!

Um Feliz Natal para você e para os seus!!! 

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

AFONSO BEZERRA - Aniversariante do dia: Val Filho

Hoje é dia de festejar mais um ano de vida de um grande jovem, filho do casal Valdecino e Elza. Desejamos muita Saúde, Sabedoria, Sorte e Sucesso para este jovem que tem um futuro promissor na política em Afonso Bezerra. 

MENSAGEM NATALINA - O Natal do vereador altorodriguense, Batista de Zé de Cícero

 

MENSAGEM NATALINA - O Natal do Salinas Contabilidade

 

MENSAGEM NATALINA - O Natal de Célia Refeições

 

MENSAGEM NATALINA - O Natal do vereador pendenciense Isac do PT

 

MENSAGEM NATALINA - O Natal de Tetê de Celina

 

MENSAGEM NATALINA - O Natal do vereador eleito Ivaltan Fernandes

 

NOVIDADE - Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital


Os cartórios brasileiros já podem autenticar documentos por meio eletrônico. O novo serviço possibilitará a certificação de cópias de forma online pelo site.

A novidade vem para complementar a digitalização de outros serviços que já estavam sendo prestados na plataforma de atos notoriais eletrônicos chamada e-Notoriado. Entre eles, assinaturas digitais de escrituras, procurações por videoconferência, atas notariais e testamentos, bem como separações e divórcios extrajudiciais.

Segundo o Colégio Notarial do Brasil (CNB), órgão responsável por gerir o módulo da Central Notarial de Autenticação Digital (Cenad), o novo recurso permite “a materialização e a desmaterialização” de autenticações em diferentes cartórios. Dessa forma, torna mais rápido o envio do documento certificado para pessoas ou órgãos, além de verificar de forma segura a autenticidade do arquivo digital.

A Cenad foi é o único meio nacional válido para a autenticação digital de documentos. Para tanto, será necessária a apresentação de um documento originalmente físico, junto a algum cartório de notas, para que ele seja digitalizado para, então, ser enviado para autenticação.

Segundo a presidente do CNB, Giselle Oliveira de Barros, o novo procedimento permite ao usuário trabalhar com o documento eletrônico, mas com segurança jurídica.

“Após o documento ser autenticado pela Cenad, ele pode ser enviado eletronicamente (email, whatsapp ou qualquer outra ferramenta) a órgãos públicos ou pessoas físicas e jurídicas para a concretização de negócios, tendo o mesmo valor que o documento original, físico ou digital, apresentado pelo cidadão”, informou.

Como acessar o serviço

Para acessar esse serviço, “o usuário deve solicitar a autenticação digital a um tabelionato de notas de sua preferência e enviar o documento por e-mail, caso o original seja digital. Se o documento a ser autenticado for físico, é necessário levar o impresso ao cartório para digitalização e autenticação.

Ao receber o documento por meio da plataforma, que segue as normas de territorialidade para distribuição dos serviços, o tabelião verifica a autenticidade e a integridade do documento”, informa o CNB.

MENSAGEM NATALINA - O Natal do Dr Assis e Família


 

NOVIDADE - FGTS poderá ser recolhido com Pix a partir de janeiro


A partir de janeiro, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderá ser recolhido por meio do Pix, anunciou hoje (22) o diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central (BC), João Manoel Pinho de Mello. Na abertura da 11ª reunião plenária do Fórum Pix, ele declarou que o BC fechou um acordo de cooperação técnica com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho para permitir o recolhimento por meio do novo sistema de pagamentos instantâneo.

Segundo Pinho, a novidade está prevista para entrar em funcionamento em janeiro e será lançada junto com o FGTS Digital. A nova plataforma pretende centralizar a apuração, a cobrança, o recolhimento e o lançamento das contribuições para o Fundo de Garantia.

Segundo a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, o novo sistema reduzirá custos para as empresas. Isso porque os empregadores deixarão de emitir cerca de 70 milhões de guias de recolhimento por ano e poderão acompanhar digitalmente o pagamento e a destinação das contribuições.

Durante o evento, o diretor do Banco Central acrescentou que a utilização do Pix para recolher o FGTS aumenta a concorrência entre as instituições financeiras. Segundo Mello, não será necessário estabelecer convênios entre a empresa e um banco, como ocorre hoje.

Expansão

O recolhimento de obrigações tributárias e trabalhistas e o pagamento de impostos estão sendo gradualmente transferidos para o novo modelo. Em novembro, o Tesouro Nacional lançou o PagTesouro, plataforma digital de pagamentos integrada ao Pix.

No início de dezembro, a Receita Federal e o Banco do Brasil fecharam um convênio que permite a algumas empresas pagar tributos com um código QR (versão avançada do código de barras) para o sistema Pix. A novidade foi lançada para as companhias obrigadas a entregar a Declaração de Débitos e de Créditos Tributários Federais, Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb).

Com o código QR, bastará o contribuinte abrir o aplicativo do banco, ativar o Pix e apontar o celular para o código, que será lido pela câmera do celular. No início do próximo ano, a Receita Federal pretende estender a opção às guias de recolhimento do eSocial de empregadores domésticos e microempreendedores e de pagamento do Simples Nacional. Ao longo de 2021, o Fisco quer incluir o código QR em todos os documentos de arrecadação, por meio dos quais são feitos 320 milhões de pagamentos de tributos por ano.

Fonte: Agência Brasil

ALTO DO RODRIGUES - Prefeito Nixon termina primeiro ano de mandato, pagando salário dos servidores de forma antecipada

⚠️ Atenção, Servidor! O financeiro mandou avisar que o salário de dezembro já está na conta. E não é somente o Servidor que pode ficar feliz com o pagamento, os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Comunitários de Endemias também tiveram o Incentivo Financeiro pago!

💰 A gestão do prefeito Nixon Baracho fecha o 1º mandato cumprindo rigorosamente com o pagamento do funcionalismo de forma antecipada. “Esse compromisso nosso de efetuar o pagamento todo mês de forma antecipada aos nossos colaboradores municipais, só mostra o quanto respeitamos quem tanto se doa diariamente pra fazer com que tenhamos uma cidade cada vez melhor. Esse é o nosso propósito de trabalho. E pode ter certeza, vamos continuar trabalhando assim, respeitando sempre os servidores e os fornecedores do município.” disse o prefeito Nixon.

🤝 Alto. Aqui tem trabalho!

#PrefdoAlto #AquiTemTrabalho #AltoDoRodrigues #RN #DinheiroNaconta

MENSAGEM NATALINA - O Natal do Posto Frei Damião



MENSAGEM NATALINA - O Natal do Jornalista Abelardo Neto

 
Veja a mensagem do jornalista e vice-prefeito de Alto do Rodrigues, diplomado para o mandato de 2021 a 2024, Abelardo Neto.

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

PENDÊNCIAS - Prego batido, ponta virada: Confira a composição da Mesa Diretora para o próximo biênio

Xandal (à esq), Jorge de Mulungu, Isac do PT e Tamara, forma a Mesa Diretora para o próximo biênio

Em reunião realizada na noite desta terça-feira em Mulugu, ficou fechado a chapa para o primeiro biênio, confira a composição da Mesa Diretora: 

Presidente - Xandal

Vice-presidente: Jorge de Mulungu

Primeiro Secretário: Isac do PT

Segunda Secretária: Tâmara Galvão

Ainda votam nesta nesta composição, a vereadora Joseny e o vereador Nanan.

A chapa será registrada na Secretaria da Câmara Municipal já na próxima segunda-feira, dia 28.

Joseny e Nanam apoiam esta chapa que também recebe o aval do prefeito Flaudivan Martins

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

ASTRONOMIA - Hemisfério Sul tem hoje o solstício, dia mais longo do ano; entenda!


Você sabia que existe um dia específico do ano mais longo que os demais? Esta segunda-feira (21) será o dia do solstício de verão no Hemisfério Sul. O fenômeno é o momento em que um dos hemisférios está mais voltado para o sol. Dessa forma, ele fica mais iluminado e por mais tempo, fazendo esse dia alcançar o pico de duração em todo o ano.

Isso acontece porque a linha do Equador, eixo de rotação da Terra que divide os hemisférios Norte e Sul, não está alinhada perfeitamente com o sol. Pense na famosa Torre de Pisa, na Itália. É como a Terra se parece em relação ao sol, um pouco inclinada. Por isso, os movimentos de rotação (movimento em torno do próprio eixo e que dura 24 horas) e translação (movimento em torno do sol e que dura 365 dias) do planeta provocam fenômenos como dias mais longos e dias mais curtos.

“À medida que o ano passa, um lado da Terra estará mais iluminado. Então, o solstício de verão acontece quando o Hemisfério Sul está no máximo de iluminação, quando o lado do Hemisfério Sul está mais voltado para o sol”, explica Thiago Signorini Gonçalves, astrônomo da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador de Comunicação da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).

A rigor, o solstício é um momento muito específico do dia, quando o hemisfério está no pico de iluminação. Nesse caso, será às 10h. As cidades localizadas abaixo do Trópico de Capricórnio estarão um pouquinho mais próximas do sol do que aquelas acima do trópico. Por isso, o dia nos estados da Região Sul e em parte do estado de São Paulo, incluindo a capital, será um pouco mais longos do que nos demais estados do país.

No entanto, não faça planos pensando em aproveitar algumas horas a mais de sol na praia ou no parque. O dia será cerca de um minuto mais longo, sobretudo se comparado ao dia anterior. Trata-se de um fenômeno astronômico, reflexo de uma série de outros fenômenos, como a rotação e translação, por exemplo.

Solstício de inverno e equinócio

Da mesma forma, o Hemisfério Norte experimentará o solstício de inverno, quando a luz solar está no ponto mais distante do ano. A situação se inverte em junho, quando o Hemisfério Sul terá um dia mais distante da luz solar, enquanto o Hemisfério Norte estará no máximo de iluminação.

Existe ainda o equinócio, o ponto intermediário dos dois solstícios. No equinócio, os dois hemisférios da Terra estão igualmente iluminados. Ele ocorre no início oficial do outono no Hemisfério Sul e da primavera no Hemisfério Norte. O próximo equinócio será em 20 de março. Mas o solstício e equinócio não são apenas fatos curiosos sobre o nosso planeta. Eles influenciam diretamente a nossa vida. 

Fonte: Agência Brasil