sábado, 5 de julho de 2025
PARNAMIRIM - Prefeitura resgata Forró dos Idosos.
Com o objetivo de promover momentos de lazer, integração e valorização da terceira idade, a Prefeitura de Parnamirim realizou neste sábado (5), no Parque Aristófanes Fernandes, a abertura do tradicional Forró dos Idosos, que contou com a animação do sanfoneiro Ismael.
A iniciativa atende a um pedido recorrente dos próprios idosos atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), que guardam com carinho as lembranças dessa programação festiva, anteriormente parte fixa das atividades dos grupos da terceira idade.
Cerca de 180 idosos, oriundos dos Centros de Convivência, Centro Dia e dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), participaram da celebração junina, marcada por música, dança e muita alegria. A prefeita Nilda Cruz destacou a importância do momento: “Sou grata a Deus por podermos resgatar uma atividade tão especial, que significa tanto para os nossos idosos. Momento de muita alegria e socialização”.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Fativan Alves, a proposta é transformar o evento em uma ação contínua. “Nossa intenção é realizar o Forró dos Idosos uma vez por mês. Já estamos organizando tudo e, em breve, divulgaremos a data e o local da próxima edição”, afirmou.
PARNAMIRIM - Prefeitura realiza premiação do Festival de Quadrilhas Juninas.
A Prefeitura de Parnamirim realizou, nesta sexta-feira (4), no gabinete da prefeita Nilda Cruz, a premiação das campeãs do Festival de Quadrilhas Juninas do município.
O evento marcou a retomada de um dos mais importantes festejos culturais da cidade, que não há cerca de 21 anos não contemplava um grande festival de quadrilhas juninas. A iniciativa resgata a tradição nordestina e valoriza a cultura popular local.
Na solenidade, a quadrilha junina Coração Nordestino conquistou o primeiro lugar na categoria estilizada, enquanto o Arraiá Padre Piná foi o grande vencedor da categoria tradicional. O festival foi promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (SEMUC), em parceria com a Liga de Quadrilhas Juninas do Rio Grande do Norte (Liquajutern).
O Arraiá Padre Piná foi premiado com R$ 12 mil e se classificou para representar o Rio Grande do Norte no Festival Nacional de Quadrilhas Juninas, que acontecerá na cidade de Canaã dos Carajás, no Pará.
Na ocasião, a prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz, ressaltou a importância da iniciativa para a cultura local. “Estou muito feliz por proporcionar esse momento tão significativo para a cultura do nosso povo. Parabéns a todas as quadrilhas pelas lindas apresentações”, declarou.
sexta-feira, 4 de julho de 2025
PARNAMIRIM - Alunos da Escola Eva Lúcia participam de ação educativa sobre trânsito com a PRF.
Os alunos da Escola Municipal Eva Lúcia participaram nesta sexta-feira (4) de uma atividade de educação para o trânsito. A ação faz parte do Projeto Educar PRF, uma iniciativa realizada através da parceria da Prefeitura de Parnamirim com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Com o objetivo de promover desde cedo a conscientização sobre a importância de atitudes responsáveis no trânsito, a iniciativa reuniu mais de 70 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. De forma lúdica e adaptada à faixa etária dos estudantes, os agentes da PRF abordaram temas como regras de circulação, respeito à sinalização e o papel de cada um na construção de um trânsito mais seguro.
O momento mais empolgante para as crianças foi a entrada de uma moto especializada utilizada em operações de trânsito, que despertou a curiosidade e encantou os pequenos.
A iniciativa integra um conjunto de ações que está sendo desenvolvido em 12 unidades da rede municipal de ensino, incluindo escolas, CMEIs e turmas da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI).
ALTO DO RODRIGUES - Alunas da Escola Félix Antônio avançam à etapa estadual da Conferência pelo Meio Ambiente.
Duas jovens promessas da educação de Alto do Rodrigues estão levando o nome do município ainda mais longe. As alunas Vanuza e Sádyja, da Escola Félix Antônio, localizada na comunidade de São José, foram selecionadas para representar a região na etapa estadual da VI Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. O feito é motivo de orgulho para a escola e para toda a cidade, que celebra não apenas a conquista, mas o compromisso com a formação de cidadãos conscientes e engajados nas causas ambientais.
A conquista das estudantes reflete também o trabalho incansável dos educadores que as acompanham. O professor Neto Barbosa, conhecido por sua dedicação e paixão pelo ensino, foi fundamental na preparação das alunas. Para ele, o caminho até aqui já é motivo de comemoração, mas há grandes chances de as meninas irem ainda mais longe, representando o estado na etapa nacional, em Brasília. “Temos muito talento em nossa escola, e essa conquista só confirma isso”, destaca o professor.
A cerimônia da etapa regional foi realizada na Escola Sonho Vivo, em Macau, e mais uma vez a Escola Félix Antônio mostrou sua força. Com histórico de excelentes desempenhos no IDEB e projetos de destaque, a instituição reafirma seu papel transformador na comunidade. Agora, com os olhos voltados para Natal, Vanuza e Sádyja seguem inspirando outros jovens e mostrando que, com dedicação e apoio, é possível ir além e fazer a diferença.
CIDADES - Escola de Parnamirim recebe Projeto Trilhando Saúde.
Os alunos e profissionais da Escola Municipal Joana Alves, em Cajupiranga, receberam nesta sexta-feira (4) o Projeto Trilhando Saúde, realizado através da parceria da Prefeitura de Parnamirim com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
A iniciativa tem como objetivo realizar ações de saúde e bem-estar para as comunidades, sendo executado com a participação dos estudantes dos cursos de saúde da UFRN. Na ocasião, houve palestras sobre saúde mental, abordando o tema depressão e ansiedade; sessões de meditação e aromaterapia; orientação teórica e atividades práticas de educação física, incluindo jogos com bola.
Também ocorreu palestra e atendimentos de fonoaudiologia; orientações de saúde bucal; testes de Infecções Sexualmente transmissíveis (ISTs); orientação nutricional.
PARNAMIRIM - Teste do Pezinho ‒ Rede municipal de saúde realiza teste em recém-nascidos.
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad), reforça à população a importância da realização do Teste do Pezinho, exame essencial e obrigatório que deve ser feito entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê.
Além de ser gratuito, o Teste do Pezinho detecta de forma precoce diversas doenças genéticas, metabólicas e infecciosas, como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, anemia falciforme, entre outras. O diagnóstico precoce permite o início imediato do tratamento, garantindo melhor qualidade de vida e evitando sequelas graves.
O Teste é um exame simples pode ser realizado a partir das 72h de vida do bebê, preferencialmente entre o 3º e 5º dia de vida, Os pais ou responsáveis podem realizar o exame nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Hospital Maternidade Divino Amor do município.
Confira abaixo todas as informações:
Documentação necessária:
✔ Caderneta de vacina;
✔ Documento de identidade da mãe;
✔ Cartão SUS da mãe e do bebê;
✔ Certidão de Nascimento ou DNV (Declaração de Nascido Vivo emitido pela maternidade no qual constam a hora do nascimento e o peso do recém-nascido);
✔ Comprovante de residência.
Dias: Segunda, Terça, Quarta e Sexta;
Locais: Hospital Maternidade Divino Amor; UBS Pium; UBS Cajupiranga; UBS Liberdade; UBS Jardim Planalto; UBS Monte Castelo; UBS Passagem de Areia I; UBS Passagem de Areia II; UBS Rosa dos Ventos; UBS Nova Esperança I; UBS Emaús; UBS João Dias.
A saúde do seu filho começa nos primeiros dias de vida. Faça o Teste do Pezinho e proteja o futuro do seu bebê! Para mais informações, procure a UBS mais próxima ou entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde.
NOTÍCIA CHEGANDO - Urgente: Amistoso em Natal entre Vasco x Montevideo Wanderers é cancelado.
O esperado amistoso entre Vasco e Montevideo Wanderers foi cancelado. A partida deste sábado (4), na Casa de Apostas Arena das Dunas, em Natal, está inviabilizado por problemas de logística.
Segundo informações, o time Uruguaio não conseguiu embarcar rumo a Natal e só chegaria à cidade amanhã de manhã, no meio da manhã. Diante desse problema, a diretoria do Montevideo Wanderers resolveu não entrar em campo.
NOTA DA ARENA DAS DUNAS
Informamos que o amistoso entre Vasco da Gama e Montevideo Wanderers, válido pela Vitória Cup e previsto para o próximo sábado (05/07), foi cancelado por motivos de logística internacional.
Agradecemos a compreensão dos torcedores e parceiros que estiveram conosco na expectativa por esse grande encontro.
- Os ingressos adquiridos online (via débito, crédito ou pix) serão reembolsados automaticamente no prazo de até 72 horas úteis.
- Da mesma forma, os ingressos adquiridos nos pontos físicos (via débito, crédito ou pix) também serão reembolsados automaticamente em até 72 horas úteis.
- Os ingressos adquiridos e pagos em dinheiro, o reembolso será de segunda a sexta (07 a 11/07), de 10:00 às 17:00 na bilheteria 1 da Arena.
Reforçamos nosso compromisso em continuar recebendo grandes jogos e eventos, com a qualidade, conforto e segurança de sempre.
Para mais informações, envie um e-mail para contato@ingresse.com.br
96fm
CIDADES - Parnamirim retomará atendimento psiquiátrico no município.
A prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz, assinou na manhã desta sexta-feira (4) o contrato que viabiliza o retorno dos atendimentos psiquiátricos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município, dando continuidade a um serviço de grande importância que ficou interrompido por aproximadamente um ano.
“É com grande satisfação que anunciamos a retomada dos atendimentos psiquiátricos no nosso CAPS. Sabemos da importância desse serviço para tantas famílias que enfrentam, no dia a dia, os desafios da saúde mental, pois o tema é uma das prioridades da nossa gestão”, disse Nilda.
O retorno do atendimento acontecerá a partir do próximo dia 9 de julho, e é essencial para garantir o cuidado contínuo de pessoas com transtornos mentais, melhorando a qualidade de vida dos usuários da rede pública de saúde e seus familiares.
CIDADES - Projeto Educar PRF contempla alunos do EJAI de Parnamirim.
%20(81).png)
Com o objetivo de promover a educação para o trânsito, reduzir a violência nas vias e formar cidadãos mais conscientes e responsáveis, a Prefeitura de Parnamirim está implementando o projeto Educar PRF com os alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI).
A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e contempla todos os estudantes da EJAI da Escola Municipal Émerito Nestor Lima, em Passagem de Areia. A unidade é a primeira do município a aderir ao projeto voltado especificamente para esse público. No estado, Parnamirim é um dos dois municípios pioneiros na aplicação do programa junto à EJAI.
Ao todo, 185 alunos da escola estão participando das atividades, que abordam temas como a história e o papel da PRF; Introdução e objetivos do projeto; comportamento de motoristas e pedestres, além de orientações sobre regras e atitudes para um trânsito mais seguro.
O projeto Educar PRF já é desenvolvido no município desde 2022 com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em 2025, a ação foi ampliada, passando a incluir também dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e, agora, os estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos.
A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e contempla todos os estudantes da EJAI da Escola Municipal Émerito Nestor Lima, em Passagem de Areia. A unidade é a primeira do município a aderir ao projeto voltado especificamente para esse público. No estado, Parnamirim é um dos dois municípios pioneiros na aplicação do programa junto à EJAI.
Ao todo, 185 alunos da escola estão participando das atividades, que abordam temas como a história e o papel da PRF; Introdução e objetivos do projeto; comportamento de motoristas e pedestres, além de orientações sobre regras e atitudes para um trânsito mais seguro.
O projeto Educar PRF já é desenvolvido no município desde 2022 com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em 2025, a ação foi ampliada, passando a incluir também dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e, agora, os estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos.
MOSSORÓ - MPRN obtém condenação de Prefeitura de Pedro Velho e da Caern por poluição do rio Curimataú.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve a condenação do Município de Pedro Velho e da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) pela poluição do rio Curimataú e do solo por esgoto no município.
A decisão determina que Município e Caern realizem as reformas necessárias nas estações de tratamento, a fim de regularizá-las e evitar o despejo inadequado de resíduos sólidos e efluentes. O Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Idema) também foi condenado a fiscalizar e acompanhar as medidas de regularização do saneamento.
A ação civil pública (ACP) movida pelo MPRN teve início com um inquérito civil instaurado em 2004, motivado por denúncia anônima sobre uma fossa comunitária que extravasava dejetos. Uma vistoria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realizada no mesmo ano, já havia apontado irregularidades no Sistema de Tratamento de Esgotos da cidade.
Ao longo de todos esses anos, foram realizadas diversas tentativas de regularização, incluindo a assinatura de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs), que não foram integralmente cumpridos. Investigações e vistorias técnicas subsequentes, realizadas pelo Idema e pelo Ministério Público, continuaram a identificar problemas, como a operação de estações sem licenciamento ambiental e falhas estruturais.
Segundo a sentença, o Município de Pedro Velho e a Caern devem tomar uma série de providências como: instalar motobomba reserva e gerador de emergência na Estação Elevatória de Esgotos (EEE); apresentar plano de mitigação de odor; armazenar e dispor adequadamente os resíduos da Unidade de Tratamento Preliminar (UTP) da EEE,; reestruturar a EEE e a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) e implantar UTP e leito de secagem, entre outras.
Já a Caern, terá que comprovar a regularização do licenciamento junto ao Idema e elaborar o Plano de Controle Ambiental (PCA) e o Plano de Emergência e Contingência (PEC). Ao Idema, foi determinado que apresente um relatório sobre a situação do licenciamento das unidades operadas pela Caern, indicando as medidas pendentes e estimando um prazo para a conclusão da análise.
A sentença estabelece um prazo de 60 dias para o cumprimento das determinações.
MOSSORÓ - MPRN recomenda funcionamento ininterrupto do Conselho Tutelar no município.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou aos conselheiros tutelares de Mossoró que garantam o funcionamento ininterrupto do Conselho Tutelar em dias úteis com ponto facultativo decretado pelo Município, em feriados e em finais de semana. A intenção é que haja o atendimento contínuo à população por meio de regime de plantão ou sobreaviso dos conselheiros, conforme determina a legislação municipal.
A recomendação prevê a possibilidade de elaboração de escalas de rodízio para essas situações, com o conselheiro responsável pelo plantão permanecendo disponível para diligências e atendimentos.
À Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Juventude de Mossoró, órgão ao qual o Conselho Tutelar é administrativamente vinculado, o MPRN recomendou a fiscalização. Neste caso, deve ser observado se as diretrizes legais e do Conanda, referentes ao atendimento ininterrupto do Conselho Tutelar, estão sendo cumpridas. A Secretaria também foi orientada a garantir o exercício do atendimento ininterrupto pelo Conselho Tutelar em dias de ponto facultativo, feriados e finais de semana, verificando a escala apresentada pelos conselheiros e os registros na folha de ponto manual.
O MPRN requisitou informações detalhadas sobre o cumprimento da recomendação em um prazo de 15 dias, incluindo as providências tomadas e a documentação comprobatória pertinente, preferencialmente por meio eletrônico. O não atendimento da recomendação pode resultar na propositura de ação civil pública e outras medidas judiciais e extrajudiciais.
Leia a recomendação na íntegra.
quinta-feira, 3 de julho de 2025
CIDADES - Parnamirim encerra programação de plenárias do PPA.
A Prefeitura de Parnamirim encerrou nesta terça-feira (3), no Hotel Village do Sol, em Pirangi do Norte, a programação das plenárias para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029, que teve como tema “Construindo a cidade que o povo quer”.
As plenárias foram realizadas em diversos bairros do município, com o objetivo de ampliar a participação social no processo de construção do plano. Durante os encontros, os participantes se dividiram em grupos temáticos e puderam apresentar propostas para diversas áreas como saúde, educação, transporte, infraestrutura, assistência social entre outras.
O PPA é um instrumento fundamental de planejamento estratégico que orienta as políticas públicas do município pelos próximos quatro anos. Por meio dele, a gestão municipal define objetivos, diretrizes, programas, ações e metas, com base nas demandas e necessidades apontadas pela própria população.
Agora, as equipes da Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças (SEPLAF) vão reunir e analisar todas as sugestões coletadas. As propostas serão avaliadas e inseridas à elaboração do PPA, garantindo que as decisões da administração municipal reflitam as reais prioridades da população parnamirinense.
PARNAMIRIM - Prefeitura avança com revitalização de praças.
A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), iniciou os trabalhos de revitalização da Praça da Bonor, localizada no bairro de Rosa dos Ventos. A ação faz parte do compromisso da gestão municipal em promover melhorias nos espaços públicos e oferecer mais qualidade de vida à população.
Entre os serviços realizados estão a recuperação do piso, instalação de novos bancos, pintura, onde a proposta é transformar a praça em um espaço mais seguro, acolhedor e funcional para o lazer e convivência da comunidade.
A Prefeitura segue investindo na requalificação de áreas públicas, com foco na valorização dos bairros e no bem-estar dos cidadãos.
CIDADES - Prefeitura retoma obras em escolas e CMEIS de Parnamirim.
As aulas na rede municipal de ensino de Parnamirim foram retomadas nesta quarta-feira (3), com mais de 24 mil alunos matriculados e 1.600 professores atuando em 67 unidades escolares. Para garantir um ambiente mais acolhedor, seguro e adequado ao processo de ensino e aprendizagem, a Prefeitura está realizando uma série de serviços de reforma e manutenção nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
Entre as melhorias executadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) estão obras de retelhamento, recuperação e impermeabilização de paredes e lajes para combater infiltrações, além da substituição e manutenção das redes elétrica e hidráulica.
Também estão sendo implementadas medidas de segurança, como o aumento da altura de muros e a instalação de concertinas em algumas unidades. Outros serviços incluem o tratamento de corrosão em estruturas metálicas e a substituição de peças danificadas em banheiros e demais espaços.
Nesta semana, os trabalhos estão sendo realizados nos CMEIs Maria do Socorro, em Passagem de Areia, e Lúcia Maria, em Nova Parnamirim, além das Escolas Municipais Maria do Céu, em Santos Reis, e Doutor Sadi Mendes, em Nova Parnamirim.
Recentemente, já foram entregues as reformas dos CMEIs Eugênia Palhares, em Passagem de Areia, e Ivone Maria dos Santos, no Centro. Outras unidades também passaram por reparos, como as Escolas Municipais Cícero Melo, Irene Soares, Brigadeiro Eduardo Gomes, Antônio Basílio Filho, Eva Lúcia e Francisca Bezerra, além dos CMEIs Vionete Sabino e Maria Leonor.
A iniciativa mostra o compromisso da gestão municipal em oferecer um ambiente escolar de qualidade, confortável e seguro, contribuindo para o bom desempenho pedagógico dos estudantes.
PARNAMIRIM - Prefeita e Governadora se reúnem para tratar sobre melhorias de obras e infraestrutura do município.
A prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz, se reuniu na manhã desta quarta-feira (2) com a Governadora do Estado, Fátima Bezerra, para dialogar sobre ações prioritárias voltadas à melhoria da infraestrutura da Avenida Olavo Lacerda Montenegro, Estrada de Japecanga, Parque das Árvores e Avenida Maria Lacerda Montenegro.
A reunião, que ocorreu no prédio da Governadoria, reforçou o compromisso das duas gestões em promover intervenções essenciais para o bem-estar da população, onde foram tratados temas como a execução de serviços de drenagem para combater problemas decorrentes da chuvas, pavimentação, sinalização vertical e horizontal, passagens elevadas ou lombadas eletrônicas para fiscalização de velocidade, além de outras medidas emergenciais que visam garantir maior segurança e qualidade de vida aos moradores que trafegam pelo local.
Entre as demandas apresentadas, se destacam a obra de drenagem e pavimentação do Parque das Árvores, Avenida Olavo Lacerda Montenegro e a RN 316 (Estrada de Japecanga), que em caráter emergencial necessitam dos recursos para que a melhoria seja realizada. Embora o serviço de drenagem da rodovia seja responsabilidade do estado, a contribuição municipal é de suma importância, dessa maneira, a parceria entre o município e o governo estadual é fundamental para a obtenção de recursos e a realização dessas obras que vão beneficiar diretamente a comunidade.
Foi uma reunião com bastante diálogo sobre as necessidades de Parnamirim, onde contou ainda com a presença do Deputado Estadual, Kleber Rodrigues; do Secretário Estadual de Obras, Gustavo Coelho; da Diretora Geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Natécia Nunes; do Secretário Municipal de Obras, Alexandre Guinho; do Secretário Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Givanildo Gomes e do Secretário Municipal de Planejamento e Finanças, Kelps Lima.
Com o alinhamento das ações, o município segue avançando em projetos que buscam promover segurança, mobilidade e qualidade de vida para todos. Novas etapas das obras serão divulgadas em breve, mantendo a população informada sobre o andamento dos investimentos.
quarta-feira, 2 de julho de 2025
PARNAMIRIM - Prefeitura estabelece prazo pra conclusão da Praça de Pium.
%20(74).png)
A prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz, visitou nesta quarta-feira (2) as obras da nova Praça de Pium, que está sendo construída no local onde funcionava a antiga Feirinha de Pium. A visita teve como objetivo fiscalizar o andamento dos serviços e avaliar medidas para agilizar a conclusão da obra.
Durante a visita, Nilda ouviu representantes da empresa responsável e cobrou a retomada imediata dos trabalhos, estabelecendo o prazo de até 40 dias para a entrega da praça. “Nos comprometemos a entregar esse espaço de lazer para a população e queremos cumpri nosso compromisso dentro do prazo ideal”, afirmou a prefeita.
O projeto da nova praça prevê paisagismo, parquinho infantil, vagas de estacionamento e acessibilidade. O espaço vai oferecer mais lazer para os moradores e também impulsionar o comércio local, dando mais visibilidade aos restaurantes e estabelecimentos que antes ficavam escondidos atrás da antiga feirinha, hoje localizada a poucos metros do local.
Durante a visita, Nilda ouviu representantes da empresa responsável e cobrou a retomada imediata dos trabalhos, estabelecendo o prazo de até 40 dias para a entrega da praça. “Nos comprometemos a entregar esse espaço de lazer para a população e queremos cumpri nosso compromisso dentro do prazo ideal”, afirmou a prefeita.
O projeto da nova praça prevê paisagismo, parquinho infantil, vagas de estacionamento e acessibilidade. O espaço vai oferecer mais lazer para os moradores e também impulsionar o comércio local, dando mais visibilidade aos restaurantes e estabelecimentos que antes ficavam escondidos atrás da antiga feirinha, hoje localizada a poucos metros do local.
CIDADES - Morador será indenizado após ficar dias sem água por falha da Caern em Macaíba.
A Justiça condenou a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) a pagar R$ 2 mil por danos morais a um morador de Macaíba que ficou dias sem água após o rompimento de uma tubulação próximo à sua casa. A decisão é da juíza Josane Peixoto Noronha, do Juizado Especial Cível da cidade.
O problema começou em 22 de março, quando uma equipe da Caern foi à residência trocar o hidrômetro e, durante o serviço, uma tubulação da rua foi rompida sem que os técnicos percebessem. Com a força da água, o vazamento acabou atingindo o imóvel do morador.
Sem saber que o problema era externo, o morador chegou a quebrar o piso da casa achando que o vazamento vinha de dentro. Ele procurou a empresa no dia 26 de março e foi informado que uma equipe resolveria a situação em três dias, o que não aconteceu. O reparo só foi feito no dia 5 de abril, após nova ida do morador ao escritório da companhia.
Durante esse período, ele ficou sem abastecimento e teve que comprar água mineral para uso básico. A Caern alegou que agiu rapidamente após ser informada, mas não contestou o tempo em que o consumidor ficou sem o serviço.
Para a juíza, a falta de resposta da empresa sobre esse ponto confirma o transtorno enfrentado. “Ficou evidente a falha na prestação do serviço, que ultrapassou o mero aborrecimento cotidiano”, destacou.
O problema começou em 22 de março, quando uma equipe da Caern foi à residência trocar o hidrômetro e, durante o serviço, uma tubulação da rua foi rompida sem que os técnicos percebessem. Com a força da água, o vazamento acabou atingindo o imóvel do morador.
Sem saber que o problema era externo, o morador chegou a quebrar o piso da casa achando que o vazamento vinha de dentro. Ele procurou a empresa no dia 26 de março e foi informado que uma equipe resolveria a situação em três dias, o que não aconteceu. O reparo só foi feito no dia 5 de abril, após nova ida do morador ao escritório da companhia.
Durante esse período, ele ficou sem abastecimento e teve que comprar água mineral para uso básico. A Caern alegou que agiu rapidamente após ser informada, mas não contestou o tempo em que o consumidor ficou sem o serviço.
Para a juíza, a falta de resposta da empresa sobre esse ponto confirma o transtorno enfrentado. “Ficou evidente a falha na prestação do serviço, que ultrapassou o mero aborrecimento cotidiano”, destacou.
96fm
PARNAMIRIM - Município está concluindo nova Praça de Cidade Verde.
Prefeitura de Parnamirim está concluindo as obras da nova praça de Cidade Verde, localizada na Avenida Gastão Mariz. A previsão é que o espaço seja entregue à população ainda para este mês de julho.
.jpeg)
A prefeita Nilda Cruz, acompanhada do secretário de Obras Públicas, Alexandre Guinho, visitou o local nesta quarta-feira (2) e destacou o compromisso da gestão com o município. “Essa é mais uma obra que recebemos inacabada da gestão passada e estamos resolvendo. Isso representa nosso compromisso e respeito com o povo, e o bom uso do dinheiro público”, afirmou.
A nova praça foi planejada para oferecer lazer, esporte e acessibilidade. A estrutura conta com academia ao ar livre, playground, duas quadras de areia para vôlei e futebol, caminhódromo com mais de 400 metros, além de mais de 30 vagas de estacionamento, incluindo vagas preferenciais e para motos.
O espaço vai beneficiar diretamente os moradores de Cidade Verde e regiões vizinhas, promovendo o lazer e qualidade de vida pra população.
ESTADO - RN Governo autoriza repasse de R$ 475 mil em emendas para saúde de cidades do RN; confira quais.
O Governo do Rio Grande do Norte autorizou, nesta quarta-feira (2), o repasse de R$ 475 mil em emendas parlamentares para três cidades do interior do estado. Os valores serão transferidos do Fundo Estadual de Saúde para os fundos municipais de saúde. As informações foram publicadas por meio de portarias no Diário Oficial do Estado (DOE).
Entre as cidades beneficiadas estão São Vicente, Senador Eloi de Souza e João Câmara. Destas, apenas São Vicente recebeu mais de uma emenda, enquanto João Câmara foi contemplada com o maior valor, totalizando R$ 300 mil.
De acordo com as portarias, os recursos serão repassados em parcela única para os municípios. A prestação de contas sobre a aplicação dos valores deverá ser realizada por meio do Relatório Anual de Gestão (RAG) de cada município beneficiado.
Lista de cidades:São Vicente – R$ 60 mil
São Vicente – R$ 40 mil
Senador Eloi de Souza – R$ 75 mil
João Câmara – R$ 300 mil
tribnadonorte
PARNAMIRIM - Escola Municipal de Esporte - Prefeitura realiza entrega do material para alunos.
A Prefeitura de Parnamirim por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, realizou na tarde desta terça-feira (01) a entrega dos materiais esportivos para os alunos matriculados na Escola Municipal de Esporte (EMEP), que aconteceu na Arena Parnamirim (Arena Mamão).
Cada aluno recebeu um kit completo contendo colete, chuteira, bola e carteirinha de identificação da EMEP. Os materiais serão utilizados durante as aulas e treinos ao longo do ano, garantindo mais conforto, segurança e identidade aos participantes.
A prefeita Nilda Cruz destacou a importância de investir no futuro das novas gerações por meio de políticas públicas eficazes. “Estamos destravando a aquisição desse material, pois sabemos de sua importância, então acreditem na capacidade de vocês, crianças! Continuem acreditando, participando, pois sabemos que o esporte traz qualidade de vida”, disse.
A Escola Municipal de Esporte de Parnamirim atende alunos em diversas modalidades como futebol, futsal, vôlei de quadra e de praia, basquete, handebol, basquete, atletismo, capoeira, taekwondo, entre outras, e a entrega dos materiais representa mais um passo importante na consolidação do projeto.
“É uma oportunidade das crianças saírem das ruas, pois a escolinha de futebol vai proporcionar um futuro melhor para as crianças, confio que daqui sairão bons atletas”, relatou Alcione, moradora do bairro Nova Esperança e mãe de Vitor Lucas, aluno da EMEP.
A iniciativa contou ainda com a presença dos pais e responsáveis, equipe da Secretaria de Esporte e Lazer (Sel), e do vereador Irani Guedes (que destinou emenda parlamentar para o projeto), e reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização do esporte como ferramenta de inclusão social, disciplina e desenvolvimento das crianças e adolescentes do município.
ECONOMIA - Mudanças entram em vigor novas regras de segurança para chaves pix.
Os bancos devem verificar com a Receita Federal as informações vinculadas ao Pix para evitar fraudes, como inclusão de pessoas mortas em chaves de terceiros. As medidas de segurança entraram em vigor nesta terça-feira (1º).
Segundo o próprio Banco Central, criador e administrador do sistema Pix, o principal objetivo da mudança é evitar que fraudadores insiram um nome diferente numa chave Pix do nome registrado na base de dados da Receita Federal. Essa situação, que ocorre por erro das instituições financeiras, tem sido usada por criminosos para dificultar o rastreamento.
A mudança afetará apenas 1% das chaves Pix cadastradas. Código identificador de uma conta, a chave Pix permite registrar a origem e a destinação no sistema de transferências instantâneas. Ela pode estar vinculada a um CPF, CNPJ, número de telefone, e-mail ou um código aleatório composto por letras e números.
Na época do anúncio, em março, as medidas foram alvo de fake news. Entre as mentiras difundidas, estão a de que quem deve impostos ou está com o nome sujo terá a chave bloqueada. Na verdade, as mudanças abrangem poucos usuários e buscam evitar golpes financeiros.
Tire as principais dúvidas sobre as novas regras do Pix:
De quem foi a decisão? Da Receita Federal ou do Banco Central?
O reforço na segurança do Pix foi decidido pelo Banco Central, que criou e administra o sistema de transferências instantâneas.
Quem terá a chave excluída?
Entre as pessoas físicas, as chaves CPF na seguinte situação (1% do total):
4,5 milhões: grafia inconsistente
3,5 milhões: falecidos
30 mil: CPF suspenso (cadastro com informações incorretas ou incompletas)
20 mil: CPF cancelado (CPF suspenso há mais de cinco anos, com duplicidade de inscrição ou cancelado por decisão administrativa da Receita ou decisão judicial)
100: CPF nulo (com fraude ou erro grave no cadastro).
Entre as pessoas jurídicas, as chaves CNPJ na seguinte situação
3,5 milhões: falecidos
30 mil: CPF suspenso (cadastro com informações incorretas ou incompletas)
20 mil: CPF cancelado (CPF suspenso há mais de cinco anos, com duplicidade de inscrição ou cancelado por decisão administrativa da Receita ou decisão judicial)
100: CPF nulo (com fraude ou erro grave no cadastro).
Entre as pessoas jurídicas, as chaves CNPJ na seguinte situação
984.981 com CNPJ inapto (empresa que não apresentou demonstração financeira e contábil por dois anos)
651.023 com CNPJ baixado (empresa oficialmente encerrada)
33.386 com CNPJ suspenso (empresa punida por descumprir obrigações legais)
Banco Central não informou a quantidade de CNPJ nulos (sem validade)
Quando as chaves serão excluídas?
Segundo o BC, a exclusão está prevista a partir de julho.
Como se dará a exclusão?
As instituições financeiras e de pagamento deverão verificar o cadastro sempre que houver um procedimento relacionado a chaves Pix, como registro, mudança de informações, pedido de portabilidade ou reivindicação de posse. Caso seja constatada alguma das irregularidades acima, a chave deverá ser excluída.
Quem deve impostos terá chave excluída?
Não. O BC esclareceu que a inconformidade de dados cadastrais de CPF e de CNPJ não tem relação com o pagamento de tributos, apenas com a identificação cadastral do titular do registro na Receita Federal.
Quem está com o nome sujo deixará de fazer Pix?
Não. Esta é uma fake news que passou a ser espalhada nos últimos dias. As medidas só abrangem quem tem problemas cadastrais na Receita Federal.
O que mudará nas chaves aleatórias?
Pessoas e empresas que usam chaves aleatórias (combinação de letras e números) não poderão mais alterar informações vinculadas a essa chave. Agora, o usuário precisará excluir a chave aleatória e criar uma nova, com as informações atualizadas.
O que mudará nas chaves vinculadas a e-mails?
A partir de abril, a chave do tipo e-mail não poderá mais mudar de titular. Não será mais possível migrar a chave de um dono para outro.
Haverá mudanças nas chaves vinculadas a número de celular?
Não. As chaves do tipo celular poderão mudar de titular e de conta. Segundo o BC, a possibilidade de alteração foi mantida por causa da troca frequente de números de telefone, principalmente de donos de linhas pré-pagas.
Qual o principal objetivo das medidas?
Aumentar a segurança no Pix, ao inibir o uso de chaves com nomes diferentes da base de dados da Receita Federal, no caso do CPF e do CNPJ e impedir a transferência de chaves para terceiros, no caso de chaves aleatórias e de e-mails.
Devolução de qualquer valor dos dispositivos não cadastrados
Desde novembro de 2024, caso uma conta transferisse para uma outra conta existente sem chave Pix criada, a devolução seria limitada a R$ 200. BC retornou a norma antiga e retirou o limite para esse tipo de transação.
É possível verificar se o CPF está em situação regular?
Sim. A consulta pode ser feita na página da Receita Federal, na aba “Comprovante de situação cadastral”.
É possível regularizar o CPF?
Sim, mas apenas por quem está com o CPF suspenso. A regularização pode ser feita na página da Receita Federal, preenchendo um formulário. A Agência Brasil publicou um passo a passo para consultar e resolver pendências no CPF.
651.023 com CNPJ baixado (empresa oficialmente encerrada)
33.386 com CNPJ suspenso (empresa punida por descumprir obrigações legais)
Banco Central não informou a quantidade de CNPJ nulos (sem validade)
Quando as chaves serão excluídas?
Segundo o BC, a exclusão está prevista a partir de julho.
Como se dará a exclusão?
As instituições financeiras e de pagamento deverão verificar o cadastro sempre que houver um procedimento relacionado a chaves Pix, como registro, mudança de informações, pedido de portabilidade ou reivindicação de posse. Caso seja constatada alguma das irregularidades acima, a chave deverá ser excluída.
Quem deve impostos terá chave excluída?
Não. O BC esclareceu que a inconformidade de dados cadastrais de CPF e de CNPJ não tem relação com o pagamento de tributos, apenas com a identificação cadastral do titular do registro na Receita Federal.
Quem está com o nome sujo deixará de fazer Pix?
Não. Esta é uma fake news que passou a ser espalhada nos últimos dias. As medidas só abrangem quem tem problemas cadastrais na Receita Federal.
O que mudará nas chaves aleatórias?
Pessoas e empresas que usam chaves aleatórias (combinação de letras e números) não poderão mais alterar informações vinculadas a essa chave. Agora, o usuário precisará excluir a chave aleatória e criar uma nova, com as informações atualizadas.
O que mudará nas chaves vinculadas a e-mails?
A partir de abril, a chave do tipo e-mail não poderá mais mudar de titular. Não será mais possível migrar a chave de um dono para outro.
Haverá mudanças nas chaves vinculadas a número de celular?
Não. As chaves do tipo celular poderão mudar de titular e de conta. Segundo o BC, a possibilidade de alteração foi mantida por causa da troca frequente de números de telefone, principalmente de donos de linhas pré-pagas.
Qual o principal objetivo das medidas?
Aumentar a segurança no Pix, ao inibir o uso de chaves com nomes diferentes da base de dados da Receita Federal, no caso do CPF e do CNPJ e impedir a transferência de chaves para terceiros, no caso de chaves aleatórias e de e-mails.
Devolução de qualquer valor dos dispositivos não cadastrados
Desde novembro de 2024, caso uma conta transferisse para uma outra conta existente sem chave Pix criada, a devolução seria limitada a R$ 200. BC retornou a norma antiga e retirou o limite para esse tipo de transação.
É possível verificar se o CPF está em situação regular?
Sim. A consulta pode ser feita na página da Receita Federal, na aba “Comprovante de situação cadastral”.
É possível regularizar o CPF?
Sim, mas apenas por quem está com o CPF suspenso. A regularização pode ser feita na página da Receita Federal, preenchendo um formulário. A Agência Brasil publicou um passo a passo para consultar e resolver pendências no CPF.
SORTE - Aposta de Goiânia ganha prêmio de mais de R$ 50 milhões da Mega-Sena.
Uma aposta de Goiânia acerta as seis dezenas do concurso 2.882 e o ganhador ou ganhadora vai levar o prêmio de R$ 50.722.168,24. O jogo vencedor foi feito na cidade de Goiânia. A aposta simples, de R$ 5, foi realizada na Loterias Nova Vila.


Os números foram sorteados na noite dessa terça-feira (1º), no Espaço da Sorte, em São Paulo. As dezenas vencedoras: 11 – 15 – 19 – 23 – 49 – 51.
A quina teve 97 apostas ganhadoras, cada uma vai pagar R$ 33.594,47. Já a quadra registrou 5.365 apostas vencedoras. Cada ganhador vai receber um prêmio de R$ 867,70.
O próximo concurso da Mega-Sena será realizado nesta quinta-feira (3). O prêmio da faixa principal está estimado em R$ 3,5 milhões. As apostas já podem ser feitas nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa e também pela internet no site da Loterias Caixa.
agencia brasil
PARNAMIRIM realiza 2ª edição da Jornada Pedagógica 2025.
Com o objetivo de promover a reflexão, fortalecer as práticas pedagógicas e orientar o planejamento estratégico para todo o ano letivo, a Prefeitura de Parnamirim está realizando, nesta terça-feira (1º), a segunda edição da Jornada Pedagógica 2025.
Com o tema “Avaliação e resultados educacionais: transformando indicadores em estratégias pedagógicas para as aprendizagens”, o evento acontece durante todo o dia em cinco polos distintos, envolvendo professores, coordenadores e gestores de todas as unidades de ensino do município. A programação inclui palestras e oficinas voltadas à construção de elementos de avaliação.
Presente na programação, a prefeita Nilda Cruz destacou a importância do momento, a valorização dos profissionais da educação e anunciou melhorias significativas para a rede municipal.

“Fui servidora da educação pública por 36 anos, conheço de perto as dificuldades e os desafios enfrentados no dia a dia das escolas. Estamos empenhados em resolver diversos problemas deixados desde a gestão anterior”, afirmou.
Entre as ações anunciadas pela gestora estão o planejamento para convocação de mais estagiários que atuem no apoio a alunos com deficiência, além da continuidade das reformas nas unidades escolares. A prefeita ressaltou que, somente nos primeiros seis meses de gestão, já foram convocados mais de 500 estagiários e mais de 30 professores por meio de processo seletivo. Também foram entregues as reformas de três Centros Infantis, e novas escolas estão passando por obras de reestruturação.
Além disso, a Prefeitura já garantiu o pagamento do piso nacional do magistério e está organizando o pagamento do retroativo. Outro destaque é a destinação do Recurso Orçamentário Municipal (ROM) às unidades educacionais, dando autonomia e permitindo a realização de pequenos reparos e melhorias em escolas e centros infantis.
Assinar:
Postagens (Atom)