Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

REGIONAL - Ezequiel alerta sobre celeridade em obra de açude em Ipanguaçu


As chuvas que têm caído no Rio Grande do Norte nestes primeiros dias de 2022 começam a causar preocupação entre os moradores de Ipanguaçu, região do Vale do Açu. Segundo relatos, a parede do Açude Pataxó corre risco de romper a qualquer momento, o que causaria a inundação de boa parte da cidade.

Diante disso, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), espera celeridade do Governo do Estado na busca por uma solução para o problema, assim como que sejam adotadas medidas como forma de prevenir uma tragédia que acabe colocando a vida de potiguares em risco. O deputado faz um apelo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) para discutir a situação.

"É urgente a necessidade de adoção de iniciativas para que algo pior não aconteça. Esta barragem é de grande importância para a região e a precariedade do local já estava sendo apontada há algum tempo pelos seus representantes. Agora é trabalhar para evitar qualquer problema", alertou Ezequiel Ferreira.

Com a possibilidade do rompimento da barrragem, um grupo de populares está se mobilizando para cobrar do Governo do RN a reforma do Açude Pataxó. Já existe um projeto de recuperação na Semarh, que estaria se arrastando há mais de dois anos.

A barragem pública do Pataxó tem capacidade para 15 milhões de metros cúbicos de água e foi construída pelo DNOCS em 1953. O projeto de recuperação da barragem foi elaborado em 2014.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

DICAS DA CIOR - CONHEÇA OS POSSÍVEIS TRATAMENTOS PARA OS DENTES "DENTE ENCAVALADO"


Você já escutou a expressão popular “dente encavalado”? O nome designa a condição ortodôntica conhecida como o dentes apinhados, que caracteriza o desalinhamento da arcada dentária.

Muitas pessoas buscam tratamentos para alinhar os dentes, não só por fatores estéticos e para melhorar sua autoestima, como também, porque podem recuperar funções essenciais, por exemplo a dicção, mastigação e respiração.

Motivos que podem causar dentes encavalados

O dente encavalado ou apinhado pode ter diversas causas e cada paciente carrega as suas particularidades quanto ao grau dessa condição. Geralmente, os principais motivos para dentes tortos são as seguintes:

hereditárias
O apinhamento dentário pode ocorrer devido ao mau posicionamento de seus dentes definido por fatores genéticos. Afinal, a hereditariedade pode determinar traços como espaço na boca, tamanho dos dentes, proporção dos ossos do maxilar e até malformações faciais;

hábitos adquiridos

mesmo que a sua genética seja favorável para dentes alinhados, alguns hábitos podem contribuir para o desalinhamento dos dentes, como: chupar o dedo, morder objetos, roer as unhas, pressionar a língua constantemente contra os dentes e o uso prolongado de chupetas em bebês;

traumas

apesar de ocorrerem com menos frequência, é possível desalinhar os dentes com traumas, lesões ou pancadas na região.

Tratamentos para o apinhamento dental

A ortodontia é a especialidade que trata o problema de desalinhamento dos dentes. O tratamento escolhido pelo dentista vai levar em conta diversos fatores específicos do paciente como idade, objetivos estéticos e grau de apinhamento dos dentes.

Por isso, o tempo de tratamento ortodôntico e até o tipo de aparelho variam devido às particularidades de cada pessoa.

As principais formas de correção de dentes encavalados são os aparelhos dentários. Além da correção de problemas na arcada dentária, e do alinhamento, o aparelho também pode fazer com que o resultado final do sorriso fique mais harmônico com as proporções da face.

Os aparelhos ortodônticos podem ser divididos em duas categorias:

Aparelhos fixos
Os aparelhos fixos são constituídos por bráquetes de metal ou cerâmicos, que podem, ou não, ser ligados por um fio metálico. A correção é feita pela força mecânica aplicada para o alinhamento do dente encavalado.

Atualmente, há modelos bem discretos que podem ser feitos com materiais diferentes, como a porcelana, o que pode oferecer mais conforto estético ao paciente.

Na modalidade fixa — que não é possível de retirar — há também a opção lingual, em que os braquetes ficam na parte interna dos dentes, e por isso, ficam ocultos para quem observa o sorriso do paciente.

Aparelhos móveis
São mais recomendados para crianças, por sua eficiência em tratar os problemas nas primeiras fases da vida. Pode ser utilizado após o tratamento com os aparelhos fixos para manter o alinhamento proporcionado.