Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

NATAL - Vem bailar com ele

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, terno, texto que diz "Bailando com DON CARDOSO e seus metais 08 FEVEREIRO SÁBADO 21 horas AABB DON CARDOSO Carvalho Atila NATAL E SEUS METAIS SHOW INFORMAÇÕES: 99695-4789 ATÉ DIA 07 FEV MESA R$ 120,00"

EDUCAÇÃO - Mais de 1,5 milhão de estudantes já se inscreveram no Sisu

Em balanço divulgado na manhã desta sexta-feira (24) pelo Ministério da Educação (MEC), 1.561.692 estudantes fizeram 2.990.812 inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos têm até o domingo (26) para concorrer às vagas do programa, e cada participante pode optar por até dois cursos.

O Sisu é a principal forma de acessar o ensino superior público com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vai distribuir no primeiro semestre do ano 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país. A inscrição é gratuita e deve ser feita na página do programa na internet.

O sistema seleciona os mais bem classificados em cada curso, e, caso o desempenho do candidato permita o ingresso nos dois cursos, prevalecerá a primeira opção, com apenas uma chamada para matrícula.

Inicialmente, a data final de inscrições seria nesta sexta-feira (24), mas, em decorrência das inconsistências na correção das provas do Enem, o Ministério da Educação decidiu prorrogar até domingo (26), para evitar prejuízos.

Os resultados das inscrições serão divulgados no dia 28 de janeiro.

A partir do resultado, a matrícula ou o registro acadêmico nas instituições participantes devem ser feitos até o dia 4 de fevereiro. O lançamento da ocupação nas vagas pelas instituições participantes será até 7 de fevereiro, e a manifestação de interesse para constar na lista de espera é até as 23h59 de 4 de fevereiro.

GESTÃO - Conquista Municipalista: prazo para Planos Municipais de Saneamento será dezembro de 2022

Mais uma grande conquista aos governos locais se concretizou, nesta quinta-feira, 22 de janeiro, com a publicação do Decreto 10.203/2020 do Poder Executivo. Resultado da atuação da Confederação Nacional de Municípios (CNM), agora, o prazo final para elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) será dezembro de 2022. A decisão do governo promove alteração no Decreto 7.217/2010, que regulamentou a Lei 11.445/2007 do Saneamento Básico.

"É uma notícia muito boa para os prefeitos. Os gestores que, por diversos motivos, ainda não conseguiram desenvolver o plano ficariam sem acesso a recursos federais para qualquer área de saneamento", explica o presidente da CNM, Glademir Aroldi. Vale lembrar que o setor contempla abastecimento de água potável; esgotamento sanitário; manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

Aroldi tem apresentado os desafios relacionados à elaboração do PMSB a integrantes do Parlamento e do governo federal. Tal obrigatoriedade foi imposta dentre as diretrizes nacionais para o saneamento básico, sancionada 2007, e deve contemplar um conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de saneamento. Nesse aspecto, a CNM alerta que o poder público municipal é o titular do serviço.

Dados publicados pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) em 2018 mostraram que aproximadamente 37% dos Municípios possuem o PMSB elaborado. Segundo a área técnica da Saneamento da entidade, o baixo índice demonstra a necessidade de disponibilizar recursos técnicos e financeiros para garantir o cumprimento na norma pelos 5.568 Municípios brasileiros.

Destaca-se ainda que o PMSB deve apresentar os problemas locais e também estabelecer as possíveis soluções técnicas, financeiras e sociais relacionados ao saneamento. Além disso, conforme explica a área técnica da CNM, é imprescindível ao Plano ser baseado no conceito de Saneamento Ambiental – serviços e práticas que visam a promover qualidade e melhoria do meio ambiente, contribuindo para a saúde pública e o bem-estar da população.

O plano municipal deve ter interfaces com políticas de Saúde, Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Desenvolvimento Urbano e Rural. Para auxiliar os gestores locais com a demanda, a CNM elaborou a cartilha Planos Municipais de Saneamento Básico: Orientações para Elaboração. A publicação tem a finalidade de explicar e orientar o Município acerca dos procedimentos necessários para a elaboração e revisão do Plano.

Ainda assim, a CNM chama a atenção dos gestores para o Decreto 8.211/2014 que veda o acesso aos recursos federais ou aos geridos ou administrados por órgão ou entidade da União, quando destinados a serviços de saneamento básico, àqueles titulares de serviços públicos de saneamento básico que não instituírem, por meio de legislação específica, o controle social realizado por órgão colegiado. A CNM também publicou nota técnica acerca desse assunto.

Da Agência CNM de Notícias.

OPORTUNIDADE - CEDUCAT oferece o curso NR 35 com poucas vagas disponíveis, confira a importância dele e de outros cursos


Com o objetivo de oferecer um dos cursos mais requisitados do atual mercado de trabalho, a CEDUCAT disponibiliza aos seus alunos o curso NR 35 (Trabalho em Altura). 

Por que a NR 35 é tão importante?

Mais do que garantir a execução segura de uma atividade, a NR 35 ainda se preocupa que os funcionários operantes em altura se mantenham saudáveis.

Por esse motivo, dependendo das circunstâncias, ela também exige o cumprimento de normas acessórias. A NR 7 por exemplo, é uma das aliadas. Ela maximiza os cuidados com a saúde e a segurança do trabalho.

O conhecimento da NR 35 é essencial tanto aos profissionais que executam as tarefas de risco — pois os capacita para preservar suas vidas — como para os empresários, que terão uma melhor visão de como oferecer o ambiente mais adequado e seguro, com reflexos diretos na produtividade da sua empresa.

O Curso de NR35 começa amanhã e você ainda pode fazer parte deste seleto grupo de pessoas qualificadas.

Amanhã ainda tem os seguintes cursos, confira aí:


quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

NASCEU...

Nasceu no último dia 20, em Natal, Pedro, segundo filho do casal Fernando e Iara. O pequeno chegou ao mundo, cheia de saúde, pesando 3.530kg e medindo 48cm. O irmão, Felipe Cabral, tá feliz demais com a chegada do irmãozinho para felicidade geral da familia Cabral Araújo. Desejamos Saúde, Sabedoria, Sorte e Sucesso à toda família.

Fernando Araújo é competente contabilista, do conceituado escritório Salinas Contabilidade com sede em Macau e filial em Alto do Rodrigues/RN
Pai Fernando, Iara a mãe e o pequeno Pedro, felicidades mil para a família

ESTADO - Pendências e mais 31 cidades do RN têm saldo zero no FPM

O ano de 2020 começou com dificuldades financeiras para os municípios do Rio Grande do Norte. O primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do mês de janeiro, ocorrido na última sexta-feira, dia 10 de janeiro, teve redução de 10,74%, em comparação com os valores transferidos em 2019. Ao aplicar a inflação, o impacto negativo chega a 13,16%. Além disso, 32 municípios potiguares tiveram o saldo zerado na primeira cota do fundo neste mês.

Na avaliação do Presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – Femurn e Prefeito de São Paulo do Potengi, José Leonardo Cassimiro de Araújo (Naldinho), a queda representa um forte impacto negativo para os municípios, que perderam 10% das receitas previstas em relação à primeira parcela de janeiro do ano passado: “Tivemos um repasse frustrante neste primeiro pagamento de janeiro, uma vez que em todos os meses de 2019 os municípios estavam recebendo uma cota sempre superior ao mesmo mês do ano anterior (2018)”, afirmou Naldinho.

Segundo o Presidente da Federação, a expectativa dos gestores é que ocorra reação já nos próximos repasses do Tesouro Nacional ainda em janeiro, a serem pagos nos dias 20 e 30 deste mês: “Esperamos reação do FPM já agora, na segunda e terceira cota de janeiro, para que a gente possa ficar superior a janeiro de 2019 e a ausência dos valores do fundo não afete ainda mais a crise financeira nos nossos municípios”, alertou.

A queda no repasse do FPM prejudica as finanças das prefeituras e inviabiliza investimentos, fazendo com que os gestores precisem readequar o planejamento financeiro dos municípios para 2020, amenizando os efeitos da redução desta transferência de recursos.

MUNICÍPIOS COM OS FPM ZERADOS NA PRIMEIRA COTA DE JANEIRO/2020:

AFONSO BEZERRA, ANGICOS, BARAÚNA, BREJINHO, CARNAUBAIS, EQUADOR, FLORÂNIA, GALINHOS, GOV. DIX-SEPT ROSADO, GROSSOS,  IELMO MARINHO, JANDAÍRA, JOÃO CÂMARA, LAGOA D'ANTA, MOSSORÓ, PASSAGEM, PEDRA GRANDE, PEDRO AVELINO, PEDRO VELHO, PENDÊNCIAS, PORTO DO MANGUE, PUREZA, RIO DO FOGO, SANTANA DO MATOS, SANTO ANTÔNIO, SíO BENTO DO NORTE, SÃO JOSÉ DE MIPIBU,SÃO PEDRO, SENADOR GEORGINO AVELINO, TENENTE LAURENTINO, TOUROS E VILA FLOR

ESPORTE - Em coletiva de apresentação, técnico Barata pretende indicar jogadores para o Potiguar

Barata disse que "a mudança de treinador é sempre natural você sempre indicar alguns nomes". Foto: Yhan Victor

O técnico João Menezes falou com repórteres em sua apresentação ao Potiguar na manhã desta terça-feira, 21. Barata, como é mais conhecido no meio do futebol, deixou a entender que indicará jogadores para a sequência do Campeonato Estadual.

“A mudança de treinador é sempre natural você sempre indicar alguns nomes. A gente percebe que o plantel do Potiguar é pequeno, reduzido e alguns jogadores na minha chegada já saíram, não por ordem minha ou algo parecido e a diretoria já tinha... a decisão já tava tomada e agora é ir para esse jogo, perceber as carências da equipe para consequentemente a gente conseguir os reforços que venham para ajudar. Os reforços não podem chegar ao Potiguar por chegar. Ele tem que vir pra descer do ônibus, do avião e para jogar de imediato”.

Indagado sobre sua rápida passagem pelo Palmeira no início do Estadual, Barata foi rápido na resposta aos repórteres. “Foi resultado né, cara. Não conseguimos os resultados.”, limitou-se a dizer para depois comemorar sua vinda para o clube mossoroense

“Acredito que é uma porta excelente ter vindo aqui para o Potiguar, já tinha conversado antes com o presidente em outras oportunidades, mas infelizmente a gente não tinha chegado a um acordo e agora estou encantado de ter vindo agora e abraçar esse projeto. Espero que a gente consiga coisas interessantes”.

Barata substitui o técnico Luciano Quadros desligado da equipe na semana passada. O treinador carioca alegou problemas pessoais para deixar o time mossoroense.

A estreia de João Menezes no comando da equipe alvirrubra será nesta quarta-feira, 22. Pela sexta rodada, o Potiguar recebe o Palmeira, justamente a última equipe de Barata, às 20 horas, no Estádio Nogueirão, em Mossoró. O Time Macho ocupa a quarta posição, com cinco pontos ganhos e cumpre apenas tabela nesta Copa Cidade do Natal, equivalente ao primeiro turno do Campeonato Estadual.

ESTADO - MPRN convoca aprovados em processo seletivo para estágio em Direito

Ao todo, foram convocados mais 22 aprovados para os polos Assu, Caicó, Macaíba, Mossoró, Natal e Parnamirim. Aprovados têm 5 dias para efetuar credenciamento

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) convocou candidatos aprovados em processo seletivo para estágio do curso de Direito na instituição. Ao todo, foram convocados 22 aprovados para preenchimento de vagas nos polos Assu, Caicó, Macaíba, Mossoró, Natal e Parnamirim. O edital de convocação foi publicado na edição desta terça-feira (21) do Diário Oficial do Estado (DOE). Para ver a lista dos candidatos convocados, clique AQUI.

Os candidatos aprovados têm prazo de 5 dias úteis para efetuar o credenciamento junto ao MPRN. Para esse credenciamento, é necessário apresentar duas fotos 3x4; cópia e originais de RG e CPF; cópia e original do comprovante de residência; cópia e original de comprovante de estar em dia com o serviço militar; cópia e originais do título eleitoral e comprovante de estar em dia com as obrigações eleitorais; atestado médico que comprove estar o candidato apto ao exercício das funções de estagiário; certidão onde conste o horário das disciplinas que está cursando e período em que está matriculado; declaração indicando a atividade pública ou privada que exerce, com menção de local e horário de trabalho; certidões negativas de antecedentes criminais expedidas pelos cartórios de distribuição da Justiça Federal, Estadual, Eleitoral e Polícia Federal onde tenha residido nos últimos 5 anos; certidões de adimplência expedida pelos Tribunais de Contas da União e do Estado onde tenha residido nos últimos 5 anos; e declaração de não ter cometido crime contra a Administração Pública nos últimos 5 anos.

Para o polo Assu, foi convocada Virginia Davila Cavalcante Fonseca. Para Caicó, Maria Teresa Renata Fernandes da Costa. Em Macaíba, deve se credenciar Irthyane Wanderley Vale. Para Mossoró, foram convocados: Crispiano Erickson Vinicius de Oliveira Linhares, João Batista dos Santos Alves, Maria Júlia Costa Leite e Sousa, Laura Gabrielle de Souza, Bárbara Letícia Gomes da Silva, Lucas Vinícius Roseno Martins e Paulo Zamarley Dantas de Oliveira Sousa.

ENERGIA - Queda de 8 torres de transmissão no RN causou “semiapagão” em 3 estados, diz ONS

A queda de 8 torres de transmissão no município potiguar de João Câmara, na região do Mato Grande potiguar, causou a interrupção do fornecimento de energia entre a noite da terça-feira (21) e madrugada desta quarta-feira (22), segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O problema no sistema elétrico afetou diversas cidade do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, que é responsável por coordenar as operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica em todo o Brasil, as 8 torres destruídas fazem parte da linha de transmissão 500 kilowatt (kV) Açu III, da Subestação João Câmara III, na cidade de João Câmara, a 74 quilômetros de Natal.

A queda das torres, explica o ONS, provocou a interrupção de 15 megawatts (MW) em Natal e 15 MW na cidade do Recife (PE). O problema foi registrado às 23h57 da terça-feira (21).

Em nota oficial, o órgão afirma que todas as cargas já foram recompostas.
Ainda de acordo com o ONS, o incidente provocou ainda a rejeição natural de 700 MW de carga nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, devido às fortes oscilações de tensão.

O NOS diz, ainda, que a linha de transmissão Açu III continua indisponível. As causas da queda das torres estão sendo investigadas.

Nota da ONS

“A queda de oito torres da linha de transmissão 500 kV Açu III – João Câmara III, no Rio Grande do Norte, provocou a interrupção de 15 MW na cidade de Natal (RN) e de 15 MW na cidade de Recife (PE) às 23h57 da última terça-feira, 21 de janeiro. No momento, todas as cargas já foram recompostas. O incidente provocou ainda a rejeição natural de 700 MW de carga nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, devido às fortes oscilações de tensão. A linha de transmissão Açu III – João Câmara III continua indisponível. As causas da queda das torres estão sendo investigadas”.

AGORARN

ALTO DO RODRIGUES - CEDUCAT oferece curso de NR20 com poucas vagas disponíveis

A CEDUCAT realiza nesta quinta-feira, a partir das 19h, o curso de NR20 com condições especiais, o curso é um dos mais requisitados no atual mercado de trabalho.

A Norma Regulamentadora nº 20, NR 20, tem como título “Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis”. Esta norma aplica-se aos estabelecimentos que trabalham com atividades que envolvam líquidos inflamáveis, como processos de: Extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação. Seu objetivo é estabelecer os requisitos mínimos que proporcionem segurança e saúde às pessoas envolvidas nestas atividades com inflamáveis e combustíveis.
Resultado de imagem para nr 20

Para assegurar o cumprimento da NR 20 nas empresas, um dos equipamentos indicados é o Pallet de Contenção, este produto destina-se a contenção de derramamentos por líquidos químicos e inflamáveis em indústrias e empresas de diversos segmentos. Evitando contaminações e acidentes de trabalho, o pallet de contenção, garante maior segurança aos colaboradores e ao meio ambiente, e reduz perda, permitindo que, em alguns casos, seja possível o reuso do material.

Ligue (84) 99858 0649 e faça sua inscrição, restam pouquissimas vagas.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

CELEBRIDADE - Sheila Mello posta fotos de biquíni durante passeio em Natal


Sheila Mello aproveitou o dia de folga para pegar uma praia com amigos. A dançarina, ex-loira do Tchan, postou fotos no Instagram de um passeio em Natal (RN) e disse que, finalmente, pode aproveitar a cidade sem ter de pensar em trabalho.

“Merecemos a felicidade, não é mesmo?! Um dia de folga bem aproveitado! Obrigada, Maria Avelino e Robson Paiva por me proporcionarem o primeiro passeio em Natal”, escreveu.

“Às vezes me pergunto por que não fizemos isso antes? Há 20 anos, venho para este lugar maravilhoso, mas só me preocupava em trabalhar. Foi especial demais”.

A dançarina parece estar de bem com a vida. A loira, que na última semana passeou pelas praias de Aquiraz (CE), está vivendo um affair com o tenista João Souza, o Feijão.

“A gente está saindo, estamos nos conhecendo. Saímos para jantar juntos, mas não é namoro”, disse o atleta, em entrevista recente à revista “Quem”.

UOL

EDUCAÇÃO - MEC divulga reajuste do piso salarial de professores da educação básica para 2020

 

O piso salarial dos profissionais da rede pública da educação básica em início de carreira foi reajustado em 12,84% para 2020, passando de R$ 2.557,74 para R$ 2.886,24.

O reajuste foi anunciado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, em transmissão ao vivo pela internet, na noite desta quinta-feira, 16 de janeiro.

O acréscimo está previsto na chamada Lei do Piso (Lei 11.738), de 2008. O texto estabeleceu que o piso salarial dos professores do magistério é atualizado, anualmente, no mês de janeiro. A regra está em vigor desde 2009, ano em que o valor de R$ 950,00 foi o ponto de partida para o reajuste anual.

Cálculo - O Ministério da Educação (MEC) utiliza o crescimento do valor anual mínimo por aluno como base para o reajuste do piso dos professores. Dessa forma, é utilizada a variação observada nos dois exercícios imediatamente anteriores à data em que a atualização deve ocorrer.

O valor mínimo por aluno é estipulado com base em estimativas anuais das receitas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Para 2019, o valor chegou a R$ 3.440,29, contra R$ 3.048,73 em 2018.