Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 2 de julho de 2020

PANDEMIA - RN ultrapassa meta nacional de vacinação contra gripe, e imuniza 93,65% do público-alvo

Os dados da cobertura da campanha de vacinação contra a influenza em 2020 por estado revelam que o Rio Grande do Norte superou a meta de vacinação, alcançando 93,65% da população e aparece entre os sete primeiros do país e entre os três primeiros do Nordeste, sendo superado apenas pelo Maranhão e a Paraíba.

A Campanha de Influenza 2020, que teve início no dia 23 de março e terminou dia 30 de junho, tinha como meta vacinar no mínimo 90% dos grupos elegíveis. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), das 8 regiões de saúde do estado, 6 alcançaram a meta e 2 estão entre 85,14 e 89,12%. Quanto a cobertura dos municípios, 127 (76,04%) estão com meta acima de 90%.

A Sesap, por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (SUVIGE), informou, ainda, que as pessoas que não pertencem aos grupos elegíveis e desejam se vacinar, devem procurar uma unidade de saúde próxima para conferir a disponibilidade das vacinas.

O Ministério da Saúde informou que distribuiu para todos os estados do país, um total de 79,9 milhões de unidades de doses da vacina. Um investimento de R$ 1,1 bilhão. A vacina da gripe protege contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

ALTO DO RODRIGUES - Projeto Dendi Casa acontece nesta quinta-feira (2) com transmissão pela Internet



Uma iniciativa da secretaria municipal de Cultura e Turismo de Alto do Rodrigues, pasta que tem a frente a secretária Jully Baracho, realiza nesta quinta-feira (2) o Projeto Dendi Casa - Alto, aqui tem cultura, onde reunirá músicos e artistas locais para uma live, respeitando as regras de segurança sanitária.

Na abertura do evento serão convidados Júnior Dantas e Cinária. Acompanhe as apresentações com Arraiá Pé de Serra do Alto, Forró Baú das Antigas, entre outras atrações, através do canal oficial da Prefeitura de Alto do Rodrigues pelo YouTube.

PANDEMIA - CNI promove na tarde desta quinta (2) live sobre o futuro da educação

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) realiza, nesta quinta-feira (2), a live “Repensando o futuro da Educação. Que escolha faremos?”. Um encontro online para discutir opções e estratégias da educação pós-pandemia.

O debate ao vivo acontece, às 17h, com a presença do diretor-Geral do SENAI, Rafael Lucchesi, da diretora do FGV EBAPE/CEIPE, Cláudia Costin, e do diretor de Articulação e Mobilização do Instituto Ayrton Senna, Mozart Ramos. E será transmitido pelo Instagram da CNI. SENAI e SESI e pelo canal do SESI no YouTube.

quarta-feira, 1 de julho de 2020

ALTO DO RODRIGUES - Secretaria de Educação do município adere ao I Simpósio online promovido pelo IFRN - Campus Ipanguaçu

A Secretaria Municipal de Educação de Alto do Rodrigues, prezando pela transformação e contribuição do conhecimento, convida todos os profissionais da educação para participar, no período de 01 a 03 de julho de 2020, do “I SIMPÓSIO ONLINE DE EDUCAÇÃO - Diálogos sobre a garantia do direito à educação e novos cenários pedagógicos”.

O evento tem como objetivo proporcionar reflexões sobre o atual panorama da educação brasileira, com temáticas que envolvem ensino/aprendizagem, habilidades socioemocionais e o fortalecimento de vínculos durante o isolamento social. A programação terá um ciclo de palestras em formato de lives e contará com a participação de palestrantes renomados nacionalmente:

 Prof. Celso Antunes, membro da Associação Internacional pelos Direitos da Criança Brincar (UNESCO) e autor de mais de 180 livros sobre educação;

 Viviane Mosé, autora de diversos livros, dentre os quais a obra: “A escola e os desafios contemporâneos;

 Prof. Daniel Cara, da Universidade de São Paulo (USP), atualmente coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação;

 Prof. Fernando Cássio, da Universidade Federal do ABC (UFABC), que recentemente publicou o livro “Educação contra a Barbárie: Por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar”. O I Simpósio Online de Educação será transmitido ao vivo pelo Youtube, de forma gratuita e será aberto a todos os interessados, com possibilidade de interação do público através do chat. Não haverá inscrições prévia para o evento. As inscrições serão feitas diariamente por atividade, por meio de um link disponibilizado durante a transmissão.

Porém, será preciso que o participante faça seu cadastro prévio através da plataforma www.even3.com.br. Para ter acesso no dia do evento, basta acessar Youtube (bit.ly/2NnenNS). Na ocasião, também será disponibilizado um formulário de inscrição para emissão de certificado

segunda-feira, 29 de junho de 2020

ALTO DO RODRIGUES - Prefeito reúne secretários para planejar o orçamento geral do município


Imagens: Reprodução

O prefeito de Alto do Rodrigues, Nixon Baracho (DEM), iniciou o dia de hoje cumprindo agenda administrativa na sede do município. Ainda pela manhã, o prefeito participou de uma reunião com os secretários municipais a fim de planejar o Orçamento Geral do Município (OGM) para o exercício 2021, seguindo os critérios de segurança sanitária, usando equipamentos como máscaras e álcool em gel e observando o distanciamento social, em razão da pandemia do Coronavírus (COVID-19).

Além dos secretários, participaram do encontro os responsáveis pela pasta da Controladoria e do setor Contábil da atual gestão. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Alto do Rodrigues, plenário João Fernandes de Medeiros.

ORÇAMENTO GERAL DO MUNICÍPIO.

O orçamento concede prévia autorização ao ente da Federação para que este realize receitas e despesas em um determinado período. Por meio do orçamento pode-se verificar a real situação econômica do órgão governamental, avaliando o comportamento de sua arrecadação, das suas eventuais operações de crédito e dos gastos com saúde, educação, saneamento, obras públicas e outras ações executadas pelos governos e ainda conhecer o que ainda pode ser realizado.

SAÚDE - Planos de saúde devem cobrir testes para Covid-19, determina ANS


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu incluir, no rol de procedimentos obrigatórios a serem atendidos por planos de saúde, os testes para confirmação da Covid-19. A Resolução Normativa 458, de 2020, que inclui os exames laboratoriais, foi publicada nesta segunda-feira (29) no Diário Oficial da União.

As pesquisas de anticorpos IgA, IgC ou IgM serão obrigatórias para os planos de saúde nas segmentações ambulatorial, hospitalar (com ou sem obstetrícia) e referência, nos casos em que o paciente apresente ou tenha apresentado alguns quadros clínicos.

Entre esses quadros clínicos está a gripe com quadro respiratório agudo com sintomas como febre, tosse, dor de garanta, coriza ou dificuldade respiratória, e a síndrome respiratória aguda grave, com sintomas como dificuldade para respirar, pressão persistente no tórax, saturação de oxigênio menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada nos lábios e rosto.

A inclusão dos exames no rol de procedimentos obrigatórios para planos de saúde foi tomada em reunião colegiada da ANS na semana passada, em cumprimento a uma decisão judicial.

*Com informações da Agência Brasil