Memorial às vítimas de Covid

sábado, 15 de julho de 2017

ALTO DO RODRIGUES - Cras inicia novo calendário de ações nas escolas da rede municipal

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Alto do Rodrigues, iniciou na última quarta-feira (12), um programa de atividades que contempla visitas, as escolas da rede de ensino em Alto do Rodrigues.

São as chamadas intervenções, promovidas pela equipe de profissionais do Cras – no âmbito escolar, que tem por finalidade orientar e levar informações sobre o programa Bolsa Família, tema explorado no primeiro dia de atividades.

Segundo informações repassadas pela equipe do Cras, a ação faz parte do novo calendário do Centro de Referência, que é vinculado a secretaria municipal de Assistência Social e, inicialmente, a programação contemplou as escolas municipais Luiz Moreira, Walfredo Gurgel, Francisco de Oliveira e Professor Luiz Carlos (estadual), abordando o tema sobre Bolsa Famiíia.

Ainda de acordo com a equipe, a intenção é desenvolver as mesmas atividades nas escolas da zona rural do município, sempre tratando de assuntos interessantes como: “desigualdade de gênero”, “violência contra mulher”, entre outros.

ALTO DO RODRIGUES -Programa Ação & Transparência abordou o tema Saúde

O programa Ação & Transparência deste sábado (15), teve a participação especial de parte, dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF. Uma equipe composta por especialistas em diferentes áreas de conhecimento, que atuam de maneira integrada e, apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, Equipes de Atenção Básica, que juntos, compartilham as práticas e saberes em saúde, nos territórios, sob a responsabilidade destas equipes.

Criado com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade, o NASF, busca contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS, auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos, quanto sanitários e ambientais dentro dos territórios.

A fisioterapeuta Maria do Socorro e integrante do grupo no município, falou da importância dos profissionais do NASF em atender os pacientes em suas residências.

O Atendimento Domiciliar é um serviço oferecido aos pacientes que apresentam dificuldades para realizar o seu tratamento fisioterápico nos postinhos de saúde, seja por motivos de condições físicas, transporte ou entre outros.

O profissional fisioterapeuta atende, trata e reabilita na casa do paciente, de acordo com suas necessidades, sejam elas funções ortopédicas (fraturas, entorses, contusões) ou respiratórias (Asma, DPOC, Bronquite).
A assistente social Tatiane Fonseca falou da importância dos seis profissionais do NASF em atender os pacientes que necessitam de um cuidado especial.

Este trabalho propõe sistematizar os objetivos da atuação do Assistente Social.

O Serviço Social é uma profissão interventiva, que tem como objetivo a busca para diminuir as disparidades sociais, através de pesquisas e análises de realidade social, buscando a preservação, a defesa e a assistência aos indivíduos desassistidos, através de políticas públicas, de forma planejada e organizada, trabalhando no enfrentamento de problemas, das injustiças que podem afetar os desfavorecidos socialmente.

AFONSO BEZERRA - Confira a programação de mais uma edição da Caprifeira

MUNDO - Iceberg maior que o Distrito Federal se descola da Antártida

O bloco gigante de gelo tem 6 mil km², uma área maior que a do Distrito Federal. O novo iceberg provavelmente está entre os dez maiores já registrados por um satélite. Um satélite americano observou o iceberg na quarta-feira enquanto passava por uma região chamada de plataforma de gelo Larsen C, na Antártida.

Os cientistas já esperavam pelo acontecimento, já que eles monitoravam o avanço de uma enorme fenda na plataforma há mais de uma década.

Em maio, os satélites Sentinel-1 da União Europeia haviam registrado uma curva na fenda da Larsen C, indicando uma possível mudança de direção.

Agora que se desprendeu, o enorme bloco deve se afastar gradualmente da plataforma de gelo.

"Isso não deve acontecer rapidamente porque o Mar de Wedell é repleto de gelo, mas tenho certeza de que será mais rápido do que todo o processo de ruptura dos últimos meses. Tudo dependerá das correntes e dos ventos", explica Adrian Luckman, professor da Universidade de Swansea, no Reino Unido.

A Larsen C é a maior plataforma de gelo no norte da Antártida. As plataformas de gelo são as porções da Antártida onde a camada de gelo está sobre o oceano e não sobre a terra.

Segundo cientistas, o descolamento do iceberg pode deixar toda a plataforma Larsen C vulnerável a uma ruptura futura
A plataforma tem espessura de 350 m e está localizada na ponta oeste da Antártida.

Os pesquisadores vinham acompanhando a rachadura na Larsen C há muitos anos. Recentemente, porém, eles passaram a observá-la mais atentamente por causa de rupturas das plataformas de gelo Larsen A, em 1995, e Larsen B, em 2002.

No ano passado, cientistas afirmaram que a rachadura na Larsen C estava aumentando rapidamente. Mas, em dezembro, o ritmo aumentou a patamares nunca antes vistos, avançando 18 km em duas semanas.

Fonte: Globo.com

AFONSO BEZERRA - Decisão judicial determina intervenção do município no hospital Dr. Teódolo Avelino

Nesta sexta (14), o juiz da comarca de Afonso Bezerra, Dr. Mark Clark Santiago Andrade, concedeu medida liminar determinado a intervenção judicial do município de Afonso Bezerra na Sociedade de Assistência Mídico Social de Afonso Bezerra (Hospital Maternidade Doutor Teódulo Avelino) - APAMI, objetivando garantir a gerência, administração do imóvel e de seus equipamentos, a fim de evitar a paralisação da prestação de serviços de saúde pelo hospital aos usuários do SUS, sob pena de multa diária no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais), em caso de descumprimento da APAMI.

O município foi obrigado a ajuizar uma Ação Civil Pública com pedido liminar para que a direção do hospital e da APAMI fosse impedida de encerrar as atividades da entidade, tendo em vista a importância da instituição e o suporte prestado pela prefeitura municipal.

No dia 10, o secretário de saúde (Tico Aquino) e o prefeito (Chico Bertuleza -PMDB), foram informados através de ofício enviado pela diretora da APAMI anunciando o fechamento da unidade. A diretoria alegava a falta de parceria da prefeitura com o hospital. E não houve outra saúde a não ser, acionar a Justiça.

Na decisão, o magistrado destaca o fato da unidade hospitalar ser a única do município de Afonso Bezerra, razão pela qual seu fechamento não traria apenas desconforto ao  usuário, mas verdadeiro risco à vida e à  saúde de dependentes dos serviços médicos e hospitalares daquela entidade filantrópica.

sexta-feira, 14 de julho de 2017

NATAL - Polícia confirma assalto a sorveteria, mas nega situação com reféns

Um assalto foi registrado no início da tarde desta sexta-feira (14), em uma sorveteria localizada na Rua Olinto Meira, no Bairro Vermelho, Zona Leste de Natal. Após a ocorrência, surgiram boatos nas redes sociais que diziam haver uma situação com reféns no local. Fotos de uma viatura policial isolando o local passaram a circular, sobretudo, no Whatsapp.

Mas a Polícia Militar negou a informação. Segundo explicou o oficial de serviço do 1º Batalhão da PM, tenente Crisanto da Silva, que patrulha a região, uma ocorrência de assalto foi sim atendida por volta das 14h, mas não houve reféns.

_"Um homem roubou os celulares e pertences dos clientes que estavam na sorveteria e fugiu em seguida. Estamos em diligências para prende-lo"_, afirmou o PM.

ALTO DO RODRIGUES - Vem ai

ESTADO - Governador garante aos prefeitos que não fechará hospitais regionais

No final da manhã desta sexta-feira (14), o governador Robinson Faria recebeu os prefeitos de Severiano Melo (Dr. Dagoberto Bessa Cavalcante) e da cidade de Caraúbas (Juninho Alves), para reafirmar que não fechará nenhum hospital do Rio Grande Norte, já que ambos estavam apreensivos com essa possibilidade

POLÍCIA - BPChoque apreende material explosivo e prende dois na zona Norte Policiais prendem duas pessoas e

O Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) realizou uma operação nesta sexta-feira (14), na Baixa da Coruja, na zona Norte de Natal e duas pessoas foram presas e material explosivo apreendido.

A operação aconteceu no fim da manhã após investigação dos policiais que os levou ate a residência, onde foram encontrados explosivos e cordéis detonantes, além de dinheiro fracionado e celulares.

O material seria utilizado para explodir caixas eletrônicos. Os policias continuam em diligências na região.

Mais explosivos encontrados em casas aparentemente abandonadas servindo só para armazenar as explosivos dos criminosos.

ESTADO - Nem cabaré escapa

A violência que assola o Rio Grande do Norte não poupou o Cabaré Minhoquinha, no Conjunto Primavera, entre Nísia Floresta e São José de Mipibu. Na noite dessa quarta-feira, 12, o bordel foi alvejado por bandidos.

Os criminosos levaram pertences dos frequentadores do prostíbulo, as bebidas do bar e até o ‘apurado’ pelas funcionárias. Na saída, tomaram uma caminhonete tipo Amarok. O veículo é do pai de um rapaz que estava no cabaré e que se preocupou com a possibilidade do genitor saber da presença dele na casa de tolerância.

Uma funcionária chegou a dizer à Polícia Militar que “a pessoa quer trabalhar direito, mas sempre vem um diabo para tirar o sossego

quinta-feira, 13 de julho de 2017

TELEVISÃO - Bailarina plus size de Anitta posa de biquíni

A bailarina Thais Carla, que passou a integrar o time de bailarinas de Anitta após a música Paradinha estourar nas paradas de sucesso, acaba de estrelar uma campanha de moda praia para a grife Cor de Jambo.

A carioca de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, posou em um ensaio fotografado por seu marido, Israel Reis, na praia da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. Nos cliques, ela aparece com um biquíni azul fio-dental e esbanja sensualidade diante da câmera.

Aos 25 anos e pesando 140 kg, Thais tem hoje mais de 116 mil seguidores só no Instagram.

Ela, que é mãe de uma menininha de 7 meses, ficou conhecida em 2009, depois de vencer o quadro Se Vira nos 30, do Domingão do Faustão, em 2009 quando se apresentou dançando. Na época, a carioca levou para casa R$ 15 mil.

Depois disso, a jovem também trabalhou como bailarina do programa Legendários, de Marcos Mion, por quatro anos.

ECONOMIA - Lá vem aumento, meu povo!

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira uma redução de 0,9 por cento nos preços do diesel e uma alta de 1,7 por cento nos preços da gasolina nas refinarias, e os reajustes são efetivos a partir da sexta-feira, segundo informações publicadas no site da companhia.

O movimento é o oitavo reajuste dos combustíveis em julho, e o quarto dia consecutivo com mudanças de preços.

A Petrobras anunciou recentemente uma mudança em sua política, que agora prevê reajustes até diários das cotações, com o objetivo de evitar perda de participação no mercado.

TELEVISÃO - Saiba os motivos que levaram o SBT a afastar apresentadora

Eliana, que ficou internada por 20 dias em junho por conta de um descolamento na placenta, recebeu alta para passar cerca de duas semanas na casa da mãe em total repouso. Aos 43 anos de idade ela está grávida da pequena Manuela.

O fato é que a expectativa era que a apresentadora voltasse a ser internada e seguisse em total estado de observação no hospital até o momento mais adequado para o parto. No entanto, segundo informações obtidas pelo TV Foco, a apresentadora do SBT segue na casa da mãe em repouso absoluto, sem previsão alguma de retorno para o hospital.

Atualmente no sexto mês de gestação, Eliana parece ter conseguido melhorar o quadro de saúde e segue sendo acompanhada de perto pela médica dela, que por sinal mora praticamente ao lado da apresentadora. Que notícia boa, não é mesmo?

ALTO DO RODRIGUES - Equipe do NASF promove encontro para acompanhamento de gestantes

A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, realizou na última terça-feira (11), uma programação com gestantes, referente ao primeiro encontro com o grupo Gerando Amor.

O evento ocorreu no mini auditório da unidade Estratégia Saúde da Família (ESF-3), na rua José Xavier, e contemplou palestras, abordando temas específicos de orientação as participantes do grupo. O encontro foi uma ação de política pública voltada para o acompanhamento das gestantes do município.

De acordo com a equipe do Nasf, os encontros irão ocorrer durante os próximos meses, até o dia 12 de setembro, com ações alternadas nas unidades do ESF-3 e 5, nos turnos matutino e vespertino, respectivamente

quarta-feira, 12 de julho de 2017

ESTADO - RN tem 296 pacientes na lista de espera por transplante de órgãos

O Rio Grande do Norte tem 296 pacientes na lista de espera por um transplante. Desse total, 151 aguardam por novos rins. Os dados foram divulgados pela coordenadora da Central de Transplantes do Estado, Raissa de Medeiros Marques, durante uma audiência pública realizada nesta terça-feira (11), na Assembleia Legislativa.

terça-feira, 11 de julho de 2017

CULTURA - Ingressos para show de Carlinhos Maia em Natal estão à venda

Carlinhos Maia traz a Natal o seu show “Encontro com Carlinhos”, no dia 04 de agosto, às 19h, no Vila Hall, espaço de eventos do hotel Vila do Mar, na Via Costeira. Maia é conhecido por fazer vídeos hilários sobre sua humilde rotina numa cidade do interior de Alagoas.

Os ingressos antecipados estão à venda na Ônix Semijoias (Natal Shopping e Midway Mall). Em Natal, Carlinhos se apresentará juntamente com sua mãe, uma das marcas do sucesso do youtuber.

Com apenas 24 anos de idade, o alagoano de Penedo estourou nas redes sociais com seus vídeos bastante humorados sobre situações cotidianas e impressões pessoais sobre assuntos que estão em voga.

Em seis meses ele conquistou mais de 1 milhão de seguidores em sua fanpage no Facebook, além de milhares de seguidores e inscritos no Instagram, Snapchat e Youtube. Da rotina humilde na cidade ribeirinha à Miami, ele conquistou o coração de um público fiel e ávido por compartilhar seus vídeos cheios de sacadas geniais sobre temas da vida real.

ESTADO - Shows de “É o Tchan” e Jonas Esticado são investigados pelo MP em Apodi

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP-RN), através da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Apodi, cidade distante 342km da capital Natal, abriu inquérito civil para apurar supostas irregularidades identificadas nas contratações dos shows da banda “É O Tchan” e do cantor “Jonas Esticado”, realizados durante o Carnaval de 2017 na cidade.

A denúncia foi feita ao órgão fiscalizador por uma pessoa não-identificada e tem a Prefeitura Municipal de Apodi como alvo. Na Portaria Nº 0027/2017, a 2ª Promotoria de Justiça de Apodi atribui as explicações das denúncias de irregularidades ao prefeito da cidade, Alan Silveira, que cumpre mandato desde o início deste ano.

Como medidas iniciais, o Ministério Público pediu que a Prefeitura apresente cópia do procedimento licitatório (ou termo de dispensa de licitação) utilizado para contratar as bandas, dos contratos e dos processos administrativos de empenho, liquidação e pagamento emitidos em favor dos artistas mencionados. Foi dado um prazo máximo de 10 dias para a apresentação dos documentos.

A informação da abertura do inquérito civil foi publicada na edição desta terça-feira 11 do Diário Oficial do Estado (DOE).

AGRICULTURA - Novo levantamento da Conab aponta supersafra ainda maior este ano

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou hoje (11), em Brasília, as estimativas do décimo levantamento da safra correspondente ao período 2016/17. A pesquisa foi realizada de 18 a 24 de julho em todas as regiões produtoras do país, através de diversas instituições e informantes cadastrados.

Diferentemente dos dados divulgados em maio, que previa uma supersafra de 232 milhões de toneladas de grãos, a Conab informou que o número pode chegar a 237,2 milhões de toneladas. Uma produção recorde, com crescimento de 27,1% com relação ao período anterior.

ESPORTE - Atacante do Flamengo perto de assinar com time de Portugal

Emprestado pelo Flamengo ao Atlético-GO, o atacante Daniel dos Anjos, de 21 anos, conseguiu liberação do time rubro-negro e está próximo de assinar com o Benfica. O jovem atleta, que já está em Portugal, vai passar por um período de testes com os Encarnados. Se for aprovado, o jogador será comprado em definitivo pelo time de Lisboa.

POLÍTICA - Reforma trabalhista chega à etapa final no Senado

O plenário do Senado decide nesta terça-feira, 11, se aprova ou rejeita o projeto que altera mais de 100 pontos da CLT; projeto precisa da maioria simples do votos para ir à sanção presidencial.

Elaborada pela equipe econômica do presidente Michel Temer, a reforma trabalhista altera as relações de trabalho entre patrão e empregado. Entre as principais mudanças, está o fortalecimento dos acordos fechados diretamente entre as partes, que passam a ter prevalência sobre as determinações previstas na lei.

ESTADO - Kelps solicita Audiência Pública e cobra explicações do Governo sobre fechamento de hospitais do RN

O deputado estadual Kelps Lima vai protocolar nesta terça-feira, 11 de julho, na Assembleia Legislativa, pedido de audiência pública para que seja amplamente debatido o anúncio do Governo do Estado do fechamento de hospitais no interior do Rio Grande do Norte.

“É preciso muita luz sobre este assunto. São as vidas das pessoas que estão em risco. Não dá para decidir algo tão grave sem um amplo debate com a sociedade e apenas na base da caneta esferográfica”, desabafa Kelps, conhecedor do problema dos hospitais por já ter ido pessoalmente a vários deles em muitos municípios do Estado.

“Os cidadãos de Acari, Angicos, Apodi, Canguaretama, Caraúbas, João Câmara e São Paulo do Potengi estão revoltados e precisam ser ouvidos”. disse

BRASIL -Futura chefe do MPF, Raquel Dodge se prepara para sabatina no Senado

A sabatina de Raquel Dodge, indicada pelo presidente Michel Temer ao cargo de procuradora-geral da República, terá participação popular por meio do Portal e-Cidadania. A reunião ocorre nesta quarta-feira (12), às 10hs, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ).

Raquel Dodge foi a segunda mais votada em lista tríplice eleita pelos procuradores em 27 de junho. Ela teve 587 votos. O primeiro colocado, Nicolao Dino, recebeu 621 votos; e Mário Bonsaglia, 564.

A Constituição dá a prerrogativa ao Poder Executivo de escolher qualquer membro do Ministério Público Federal (MPF) que tiver mais de 10 anos de exercício. Essa é a primeira vez em 14 anos que um presidente da República não escolhe o primeiro da lista tríplice.

O procurador-geral da República é o chefe do MPF e exerce suas funções junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Se aprovada em plenário, Raquel será a primeira mulher a ocupar o cargo de Procuradora-Geral da República, substituindo Rodrigo Janot cujo mandato se encerra em 17 de setembro. A procuradora deverá atuar em processos contra autoridades com foro privilegiado (deputados e senadores), que correm no STF. Também poderá representar o MP em denúncia contra o próprio Michel Temer.

No STF, cabe ao procurador-geral propor ações diretas de inconstitucionalidade, representação para intervenção federal nos estados e no DF, além de propor ações penais públicas e cíveis. No STJ, pode propor a federalização de crimes contra os direitos humanos.

Interatividade

A sabatina de Alexandre de Morais, indicado ao STF em 21 de fevereiro de 2017, é o evento interativo com recorde de participação popular — foram mais de 1.600 manifestações. Algumas foram lidas durante a audiência e respondidas pelo sabatinado.

As perguntas e comentários para a sabatina de Raquel Dodge já podem ser enviadas pelo Portal e-Cidadania ou por meio do Alô Senado, no telefone 0800 61 22 11.

Fonte: agencia senado

POLÍTICA - Fátima Bezerra defende rejeição à reforma trabalhista

Em discurso no Plenário nesta terça-feira (11), a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) defendeu a rejeição do PLC 38/2017, que altera diversos dispositivos da legislação trabalhista.

- Não à reforma trabalhista! – disse Fátima Bezerra ao final de seu pronunciamento.

A senadora leu o artigo intitulado “Destruir a CLT, a obra final do finado governo Temer”, de autoria do jornalista Fernando Brito, do blog Tijolaço. No texto, o jornalista afirma que a reforma trabalhista é uma “obra de demolição”, que vai atingir “a golpes de marreta” a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

“O trabalho é um valor, não uma tortura, não uma galé onde se chicoteia seres humanos para que remem mais e mais e mais. O Brasil, ao que tudo indica, cruzará uma ponte para o passado, aos anos 20. Não 2020. 1920, mesmo”, leu Fátima Bezerra.

A senadora disse que o artigo reflete a “indignação e revolta” de todos que resistem à reforma trabalhista. Para ela, as mudanças na CLT vão fazer o Brasil retroceder “aos tempos da República Velha, da escravidão, da casa grande e senzala”.

Ela afirmou ainda que o PLC 38/2017 traz alterações que desrespeitam inúmeros acordos e convenções internacionais da Organização Internacional do Trabalho (OIT) assinados pelo Brasil.

BRASIL - Comissão aprova projeto que cria regras para funcionamento de lan houses e cybercafés

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços aprovou na quarta-feira proposta que cria regras para o funcionamento de estabelecimentos comerciais que prestam serviços de acesso à internet, tais como lan houses, cybercafés e cyber offices.

Pelas novas regras, os estabelecimentos ficam obrigados a criar e manter cadastro atualizado de seus usuários, contendo: nome completo, data de nascimento e número de documento de identidade. Ao analisar o projeto, Sampaio optou por excluir do texto a necessidade de o cadastro conter endereço completo e telefone do usuário. 

Foi mantido, no entanto, o dispositivo que obriga o cliente-usuário a apresentar documento de identidade sempre que utilizar o computador com acesso à internet.

No caso dos estabelecimentos, o texto aprovado obriga o registro da hora de início e dim de cada acesso, com a identificação do usuário e do equipamento por ele utilizado. Essas informações deverão ser mantidas em meio eletrônico por, no mínimo, dois anos, sendo o acesso a elas condicionado a ordem judicial ou expressa autorização do usuário.

Menores de idade
O texto aprovado proíbe a entrada de adolescentes de 12 a 16 anos sem autorização por escrito de um dos pais ou responsável legal; mantendo a proibição do ingresso de menores de 12 anos.

Ainda em relação a menores de idade, o texto determina que os estabelecimentos deverão tomar as medidas para impedir que o uso contínuo dos equipamentos por mais de duas horas, devendo haver um intervalo mínimo de 30 minutos entre os períodos de uso.

Por fim, a deputada ampliou para 180 dias o prazo para que as novas regras passem a valer após serem aprovadas. O projeto determinava a entrada em vigor na data da publicação.

Os estabelecimentos que desrespeitarem as regras ficarão sujeitos a penalidades que vão de advertência e multa até o cancelamento do alvará de localização e funcionamento.

Tramitação
O projeto será ainda analisado conclusivamente pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania

agencia

AFONSO BEZERRA - Prefeitura entrega fardamento e kit para os agentes de endemias do municipio

O prefeito Chico Bertuleza (PMDB)  juntamente com o secretário municipal de saúde, Tico Aquino,  fizeram a entrega de fardamento acompanhado de bolsas, protetores solares (e labial) como também de todos materiais utilizados no trabalho dos agentes de saúde. Com investimento de R$ 20 mil reais, todo o kit (fardamento, protetores e materiais) servirá para os profissionais de endemias, agentes de saúde e vigilância sanitária.

Em nome de todos os Agentes de Saúde, João Maria agradeceu e disse que a gestão está de parabéns por investir em  melhorias, tanto na saúde do municipio como em estimular os servidores a realizar um bom trabalho, "investimento no profissional tambem é importante  para que ele possa  desempenhar bons serviços à população", disse o agente.

Prefeito e auxiliares da administração na solenidade de entrega 
Secretário de saúde,  Tico Aquino,  faz entrega de material a servidora 

OPORTUNIDADE - Abertas as inscrições para o TCE com salários de até R$ 18 mil

Estão abertas as inscrições para o concurso público para o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco com oferta de vagas em cargos efetivos de nível superior do Grupo Ocupacional de Controle Externo e do Grupo de Apoio ao Controle Externo. O edital foi lançado no último dia 30 e oferece 36 vagas com vencimentos de até R$ 18 mil.

Para o cargo de Auditor de Controle Externo área de Contas Públicas, e também para os cargos de Analista de Controle Externo e Analista de Gestão, é preciso tergraduação em nível superior em qualquer área de formação.

Para o cargo de Auditor de Controle Externo na área de Obras Públicas, é preciso ter graduação em nível superior nos cursos de Arquitetura ou em Engenharia.

As vagas exigem diploma em qualquer área de formação, ou em Arquitetura ou em Engenharia para o cargo de Auditor de Controle Externo – Área: Auditoria de Obras Públicas.

Os vencimentos variam de acordo com o posto escolhido: para Auditor de Controle Externo o vencimento é de R$ 18.477,13, já para Analista de Controle Externo é de R$ 15.841,17 e para Analista de Gestão, R$ 11.606,55. A jornada de trabalho é de 30 horas semanais, para todas as oportunidades.

O período de inscrições será entre 11 e 31 de julho, pelo site as taxas de inscrição variam de R$ 150,00 a R$ 200,00, a depender do cargo.
Todos os candidatos serão avaliados,primeiramente, por meio de provas objetivas, previstas para 17 ou 24 de setembro, de acordo com cada cargo, conforme o edital da seleção.

As fases do certame e a perícia médica daqueles que se declararem com deficiência ocorrerão em Recife (PE).

SERVIÇO
Concurso: Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE)
Cargos: Auditor de Controle Externo, Analista de Controle Externo e Analista de Gestão

Vagas: 36

Vencimentos: entre R$ 11.606,55 e R$ 18.477,13, a depender do cargo
Inscrições: de 11 a 31 de julho

Taxas: entre R$ 150,00 e R$ 200,00, a depender do cargo

Provas objetivas: 17 ou 24 de setembro, a depender do cargo

MÚSICA - 'Despacito' é eleito hit do 1º semestre pelos leitores do G1; Simone & Simaria e Anitta são 2º lugar Lista dos 5

Não tem um estilo musical repetido no top 5 dos maiores hits de 2017 até agora, segundo os leitores do G1. Tem funk paulista, sertanejo da Bahia com pop carioca, folk paranense, pop-rock inglês e reggaeton de Porto Rico entre os cinco primeiros colocados da enquete feita na segunda-feira (10).

O campeão, de lavada, foi "Despacito", de Luis Fonsi e Daddy Yankee, cuja versão mais popular tem participação de Justin Bieber. O segundo lugar ficou com Anitta, Simone & Simaria, com "Loka".

Conheça os oito primeiros da lista neste semestre

APODI - Moradores e funcionários farão protesto contra fechamento do Hospital Regional

Esta programado a partir das 09h desta terça, um protesto organizado pela sociedade civil de Apodi, contra o fechamento do Hospital Regional Hélio Morais Marinho. Além de moradores, funcionários da unidade hospitar também estarão em frente a unidade lutando contra o fechamento do Hospital de Apodi.

"O objetivo do movimento é de chamar a atenção do Governo do Estado, com faixas, roupas brancas e palavras de ordem. "Vamos lutar pelo nosso hospital até o fim", disse uma funcionária.

Foram convidados autoridades e políticos da região para apoiar o protesto contra o fechamento da unidade hospitalar que atende usuários de toda a região do Alto Oeste.

ALTO DO RODRIGUES - Saúde realiza o primeiro encontro do Amor

segunda-feira, 10 de julho de 2017

POLÍTICA - Estado’ lança placar da denúncia contra Temer: 163 a favor e 57 contra.

O Estado entrou em contato com os 513 deputados federais, por telefone, e-mail, mensagem ou pessoalmente. A atualização ocorre em tempo real. Os parlamentares podem entrar em contato para manifestar seu posicionamento. De acordo com o placar, 163 deputados são favoráveis à admissibilidade da denúncia por corrupção passiva contra o presidente Michel Temer e 57 são contrários. A maioria informou que não vai manifestar seu voto ou se declarou indecisa: 293.

Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa – o parecer do relator Sergio Zveiter (PMDB-RJ) deve ser divulgado nesta semana – o placar mostra que, dos 66 parlamentares do colegiado, 19 são favoráveis à aceitação da denúncia, 7 são contrários, 32 não responderam e 8 se declaram indecisos.

Para que o Supremo Tribunal Federal julgue a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra Temer, a Câmara deve, antes, dar aval. O processo é analisado na CCJ, que emite um parecer contrário ou favorável ao processo. Independentemente do resultado na CCJ, o caso é votado no plenário. Para que seja encaminhada ao STF, a denúncia precisa do apoio de dois terços da casa (342 votos).

Fonte:  O Estado de S.Paulo

ESPORTE - Inscrições para a Meia Maratona do Sol estão abertas

Os atletas de todo o Brasil já podem garantir vaga na Meia Maratona do Sol, que está na quarta edição e será realizada em Natal no dia 11 de novembro. As inscrições começaram oficialmente na última sexta-feira 30 e, como sempre, serão feitas exclusivamente de forma online no site www.meiadosol.com.br. A Meia Maratona do Sol já faz parte do calendário esportivo não apenas do Rio Grande do Norte, mas de todo o país. Com um percurso muito elogiado pelas belezas naturais e pelos desafios que oferece aos competidores, a corrida mantém a tradição com sua largada na Arena das Dunas, passando por grandes avenidas como a Salgado Filho e a Engenheiro Roberto Freire, e por pontos que são verdadeiros cartões postais da cidade, como o Morro do Careca e a Via Costeira. Com provas de 21km, 10km e 5km, a Meia do Sol espera inscrever seis mil atletas para esta edição – o mesmo de 2016 – sendo que 50% deste total devem ser garantidos pelos chamados “maraturistas”, atletas que viajam o Brasil para participar de corridas de rua. O número é considerado o ideal para a estrutura e o percurso da competição. Justamente pela presença maciça de tantas pessoas de outros estados é que o corredor potiguar deve se apressar para garantir sua vaga na corrida. “Quem viaja para correr se prepara com antecedência, até para poder comprar passagem, garantir hospedagem e organizar toda a logística para participar da prova. Então é hora de ‘correr’ sim, mas para se inscrever no site o mais rápido possível e tentar não deixar para a última hora”, reforça Gabriel Negreiros, um dos organizadores. Em apenas cinco dias de inscrições abertas, o evento já contabilizou mais de mil atletas inscritos de pelo menos 15 estados do Brasil, o que reforça sua tradição no calendário brasileiro.

ALTO DO RODRIGUES - Prefeitura recupera sistema de abastecimento de água em Tabatinga

Com a finalidade de manter o abastecimento d’água dos moradores e principalmente a qualidade, a prefeitura através da secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Desenvolvimento Rural, priorizou a recuperação do dessalinizador localizado na comunidade rural de Tabatinga

Segundo informações do secretário da pasta, Francisco Paiva, o sistema apresentou problemas devido a alta concentração de calcário na água, o que acabou causando a paralisação do sistema.

Ainda de acordo com o secretário, além da recuperação do aparelho, o governo municipal incluiu alguns reparos na estrutura física interna e externa do local, adequando o ambiente e facilitando o serviço de atendimento aos moradores da comunidade.

O serviço já foi concluído e o sistema voltou a funcionar normalmente nesta segunda-feira, dia 10 de julho.

ESTADO - Fechamento de 7 hospitais pelo Governo do Estado, preocupa vice-prefeito de Natal

Em seu perfil no Twitter, o vice-prefeito de Natal, Álvaro Dias (PMDB), começou a semana falando sobre o fechamento de 7  hospitais no Estado. "Começando a semana com a preocupante notícia de que sete hospitais serão fechados pelo Governo do Estado", disse Álvaro Dias.

De acordo com o médico e vice-prefeito,  serão fechadas pelo Governo do Estado as unidades hospitalares de Acari, Angicos, Apodi, Canguaretama, Caraúbas, João Câmara e São Paulo do Potengi.

"Atualmente a Saúde já está um caos no RN, pior será com o fechamento dessas unidades hospitalares", comentou Álvaro Dias. E sobre a situação do hospital Walfredo Gurgel (o maior do Estado) o que mais preocupa Álvaro é saber onde serão atendidas as pessoas desses sete municípios que terão as unidades fechadas pelo Governo do Estado. 

E cobra do governador Robinson Faria (PSD) promessa feita na campanha eleitoral "Ao invés de construir o prometido Hospital de Trauma, o Governo do Estado fecha sete hospitais".

SAÚDE - Pesquisa da UFRN usa semente da caatinga para combate o Aedes

A ocorrência do casos de zika, dengue e chikungunya no país e de modo particular no Rio Grande do Norte, levou pesquisadores do Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) a buscarem alternativas para minimizar os problemas causados pelo Aedes aegypti.

Como proposta, o grupo analisará as relações entre o inseto, ambiente, o vírus e humanos, além de testar extratos de plantas na mortalidade do inseto e, também, discutirá ações educativas voltadas ao esclarecimento da população.

O projeto Culicídeos e vírus Zika: Bioecologia, prevenção e controle do Aedes aegypti no Rio Grande do Norte – Ações integradas de pesquisa, ensino e extensão está entre os selecionados pelo Ministério da Saúde, na chamada pública para apoiar projetos de pesquisa no combate ao vírus Zika e no combate ao mosquito Aedes aegypti. Todos os trabalhos selecionados receberão investimento específico do Governo Federal.

POLÍCIA - Com fim de semana violento, RN registra 1.259 homicídios em 2017

Apenas neste fim de semana, 08 e 09, cerca de 19 homicídios foram registrados no estado do Rio Grande do Norte. No total, são cerca de 1.259 assassinatos apenas neste ano de 2017.

Segundo dados divulgados pelo Observatório da Violência Letal Intencional, OBVIO, número é 22,6% maior do que o registrado no mesmo período do ano anterior. Das 19 vítimas, 18 eram homens e uma era mulher.

ALTO DO RODRIGUES - II Campeonato Regional movimenta o futebol no Estádio ‘Abelardão’

Está em curso a segunda edição do Campeonato Regional de Futebol “Luiz Barroso de Oliveira”, disputado no estádio Abelardo Rodrigues, “Abelardão” – em Alto do Rodrigues.

A competição conta com o apoio da Prefeitura Municipal, que disponibilizou o estádio para a realização do evento e a colaboração do coordenador municipal de Esportes, o professor Edenilson Melo.

ALTO DO RODRIGUES - Exames de prevenção contra o câncer estão sendo realizados

O governo municipal, através da secretaria de Saúde, deu início nesta segunda-feira (10), uma nova etapa de exames de mamografia, tendo como público alvo, mulheres de 49 a 69 anos.

Os exames estão sendo realizados por uma equipe de profissionais especializados, que começou desde às 8h, em frente ao Hospital Maria Rodrigues de Melo, na Avenida Ângelo Varela, no centro de Alto do Rodrigues.

Conforme o calendário elaborado pela secretaria municipal de Saúde, o antendimento prossegue até esta terça-feirra, dia 11 de julho.

A ação do executivo municipal faz parte do programa de prevenção contra o câncer de mama denominado "Mamamiga", que este ano iniciou com sua primeira etapa no mês de fevereiro.

domingo, 9 de julho de 2017

ESPORTE - Resumo da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B

OPORTUNIDADE - AERONÁUTICA ANUNCIA CONCURSO PARA 288 VAGAS

Aeronáutica divulgou as primeiras informações sobre o concurso público para o Curso de Formação de Sargentos, do segundo semestre de 2018. Serão 288 vagas para candidatos de ambos os sexos com ensino médio completo, até a data da concentração final .
O curso tem duração aproximada de dois anos, e os alunos receberão remuneração de R$ 1.010 por mês, em 2018, além de alimentação, alojamento, fardamento e assistência médico-hospitalar e dentária. Após a conclusão com aproveitamento, o estudante será promovido à graduação de Terceiro-Sargento Especialista da Aeronáutica, cargo que terá salário de R$ 3.584, em 2018.
A primeira fase do concurso será a aplicação de provas escritas (língua portuguesa, língua inglesa, matemática e física), marcada para o dia 29 de outubro. Depois disso, haverá inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e validação documental.
Os aprovados em todas as etapas do processo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA) deverão se apresentar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), no dia 1º de julho de 2018.
As inscrições para o exame de admissão estarão abertas de 21 de julho a 14 de agosto, pelo site www.fab.mil.br . A taxa é de R$ 60. Os interessados não podem ter menos de 17 anos e nem completar 25 anos de idade até 31 de dezembro de 2018.

Fonte: globo.com

POLÍCIA - PF prende 17 pessoas que aplicavam golpe para sacar FGTS de contas inativas

A Polícia Federal desarticulou no último dia (8) um esquema criminoso que visava realizar saques fraudulentos em contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Dezessete pessoas foram presas em flagrante quando faziam saques em agências da Caixa Econômica Federal no Rio de Janeiro. Cerca de 160 policiais federais participantes da ação, batizada de Operação Pescaria, em conjunto com a Gerência de Segurança da Caixa.

As investigações indicam que os criminosos se dirigiam diretamente aos caixas de autoatendimento e confirmavam os dados necessários para os saques, se passando pelos reais beneficiários. Para prender os criminosos, os policiais monitoraram 65 agências em vários municípios do estado do Rio de Janeiro. A operação visou frustrar especialmente os saques irregulares até o limite de R$1,5 mil, que podem ser realizados nos caixas eletrônicos sem necessidade de utilização do Cartão Cidadão, apenas com a senha. Os criminosos conseguiam o código por meio de e-mails, aplicativos e postagens em redes sociais com vírus que capturavam informações dos beneficiários.

Em seguida, realizavam os saques normalmente nas contas dos trabalhadores com direito a resgatar o FGTS inativo. “Não era uma quadrilha só. Eram vários grupos separados que usavam a estratégia de phishing, usando alertas falsos de internet para capturar dados. Uma parte dela veio de São Paulo e eles fizeram um site falso da Caixa Econômica Federal. Você clicava em alertas como 'consulte aqui o seu saldo do FGTS' e isso levava para um site falso da Caixa, onde digitava os dados”, explicou o delegado federal Erick Blatt, chefe do Grupo de Repressão a Crimes Cibernéticos. Com os presos, foram apreendidos R$ 160 mil.

No penúltimo lote de trabalhadores beneficiados com o FGTS inativo, as fraudes levaram a prejuízo de R$ 4 milhões, em todo o país. O último lote de saques de contas inativas do FGTS, para trabalhadores nascidos em dezembro, foi liberado hoje. Os recursos devem ser sacados até o dia 31 deste mês. Mais de 2,5 milhões de trabalhadores têm direito ao saque. O valor total disponível ultrapassa R$ 3,5 bilhões e equivale a aproximadamente 8% do total disponível. “A gente prevê que neste último lote o prejuízo seria de R$ 700 mil a R$ 1 milhão, só no Rio de Janeiro.

Em torno de R$ 8 milhões no país todo”, disse o delegado. Depois de ouvidos na sede regional da PF, na Praça Mauá, os presos foram levados para fazer exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) e depois seguirão para o sistema prisional. De acordo com o delegado, os trabalhadores que foram vítimas dos criminosos poderão reaver as quantias junto à Caixa.

Fonte: agencia brasil

POLÍTICA - “Eu estou doido para consertar o Brasil”, afirma ex-presidente Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse em entrevista ao jornalista Water Santos, da Revista Nordeste, que está “doido para consertar o Brasil” e questionou o preconceito existente com os mais pobres e o Nordeste do país.

Ao iniciar a conversa, Lula lembrou que o atual prefeito de São Paulo João Doria (PSDB), quando dirigia a Embratur, chegou a propor que a seca do nordeste e a miséria fosse transformada num ponto de atração turística.

O ex-presidente falou sobre a discriminação com os mais pobres. “Eles não aceitam que as pessoas do andar de baixo, subam para o andar de cima”.

“O que mais me assusta em todo esse processo de pobres e ricos, de nordeste e sudeste, é o preconceito que está estabelecido culturalmente na cabeça das pessoas. Ou seja, as pessoas não aceitam que as pessoas do andar de baixo subam um degrau. É porque tem um setor da classe media que pensa como se fosse rico. Isso é equívoco da classe média”, afirmou o ex-presidente.

Além disso, o petista comentou sobre os seus anos à frente da presidência do Brasil. “Não conheço ninguém que tratou todo mundo com igualdade de condições como eu tratei. (…) Foram 22 milhões de emprego criados em 12 anos do governo PT. Foi a maior política de inclusão social da história do país”, lembrou Lula.

O ex-presidente não garantiu se irá concorrer nas eleições de 2018, mas ressaltou: “Eu tô doido pra consertar o país”.

“Eu tenho a certeza absoluta que é possível consertar o Brasil e fazer esse país voltar a ser alegre”. “Não é possível que esse país esteja vivendo o que está vivendo. Não é possível a gente ver crianças pedindo esmola na janela de carro. Não é possível ter em dois anos 15 milhões de desempregados”, destacou Lula.

Fonte: dercio.com.br