Memorial às vítimas de Covid

sábado, 6 de abril de 2013

ECONOMIA


Ligações de fixo para celular ficam mais baratas a partir de hoje

Começa a valer hoje (6) a redução de 8,77% nas tarifas das ligações feitas de telefones fixos para celulares. Os novos valores, determinados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), serão aplicados pelas concessionárias de telefonia fixa Oi (na área da antiga Brasil Telecom), Telefônica (São Paulo), CTBC Telecom, Sercomtel e Embratel.

Para a concessionária Telemar Norte Leste, haverá redução de 18,6%, porque, no ano passado, a diminuição tarifária não foi aplicada pela Anatel para essa operadora por causa de determinações judiciais. As demais empresas aplicaram uma redução de 10,7% no ano passado.

ALTO DO RODRIGUES

Corpo de bombeiros interdita trio do bloco Kissarro



Os diretores do bloco Kissarro foram pegos de surpresa na manhã deste sábado (6).  Agentes do corpo de bombeiros que encontra-se na cidade realizando vitorias na estrutura do evento, encontrou irregularidades e interditou o trio Oxigênio, que iria puxar o bloco na noite de sábado no Alto Folia.


O bloco, que não saiu no primeiro dia do evento, agora corre o sério risco de deixar os seus foliões na mão também no segundo dia do evento.

Fonte: panorama do alto
ALTO DO RODRIGUES

Mela-mela com Ricardo Chaves poderá ser transmitido ao vivo

Eita, que essa notícia é das boas mesmo, a nossa equipe poderá transmitir ao vivo o mela-mela com Ricardo Chaves. Vamos aguardar, o sinal verde será dado depois que a equipe técnica terminar as avaliações da internet, localização, enfim, toda a parte técnica.

Fiquem ligados!!!
ALTO DO RODRIGUES

Bloco Alto Astral reúne uma multidão e diretoria comemora sucesso nos seus 18 anos


Presente em todas as edições do maior carnaval fora de época do Vale, o Alto Astral edição 2013 reuniu na primeira noite, uma multidão na Avenida Angelo Varela. 

Inovando a cada edição, esse ano o bloco saiu na sexta-feira com a banda Grafith hoje, o bloco está apostando em uma das melhores bandas de swing  e axé da Bahia, O Saiddy Bamba.

Não é de hoje que o Alto Astral aposta em bandas que são sucesso na Avenida. Em edições anteriores, Os Bambas, Som de BR e por último, Ed City que conseguiu ser melhor do que Asa de Águia, reunindo milhares de foliões. Agora será a vez de Sayddy Bamba fazer bonito na Avenida

Mesmo com todas as dificuldades, o bloco liderado por Pedro Eugenio e companhia conseguiram ultrapassar grandes barreiras e hoje comemoram o sucesso do bloco na avenida e todas as expectativas foram superadas.

A noite de ontem foi de realização de sonhos. Primeiro da banda Grafith que desejava tocar no bloco que reúne o maior número de foliões e tem mais gente bonita por metro quadrado. Em Segundo lugar, dos foliões.

Quem ainda quiser brincar no melhor bloco do Alto Folia, deve procurar o mais rápido possível a sede do bloco na Rua São João (em frente aos Correios) ou pode ligar (84) 3523 2203

Veja aí alguns flashs da noite de ontem


PRESTÍGIO I


Presidente da Assembleia Legislativa prestigia Copa Alto Folia ao lado do prefeito Abelardo Rodrigues
Ao lado do amigo e prefeito Abelardo Rodrigues, Ricardo Motta assiste a final com entre Alto Astral x Os Descarados

Ontem, 05, ao lado do prefeito de Alto do Rodrigues, Abelardo Rodrigues, o presidente da Assembleia Legislativa Ricardo Motta prestigiou a Copa Alto Folia e o maior carnaval fora de época do Vale do Açu, o Alto Folia

Altorodriguense de coração, Ricardo Motta assistiu a final do campeonato e entregou a premiação aos melhores da competição. 

Ricardo Motta entregando premiação ao atleta
É HOJE

Mela-mela orgulhosamente apresenta: Ricardo Chaves, o melhor puxador de trios do Brasil


PRESTÍGIO

Felipe Maia prestigia carnaval fora de época em Alto do Rodrigues

O deputado Felipe Maia, a vice Emília, o prefeito Abelardo e a primeira-dama Rita Martins.


O deputado federal Felipe Maia prestigiou na sexta-feira (05), a noite de abertura do Alto Folia, carnaval fora de época do município de Alto do Rodrigues. Ao lado do prefeito da cidade Abelardo Rodrigues e da vice-prefeita Emília Patrícia, o parlamentar acompanhou as movimentações do bloco Alto Astral animado pela banda potiguar Grafith.

“Sempre que posso participo do Alto Folia. E pude perceber que a festa só tem crescido e movimentado a economia da cidade, pois os outros municípios da região do Vale do Açu também participam deste grande carnaval fora de época”, comentou Felipe Maia.

Felipe, Abelardo e Rita

Neste sábado (06), os blocos tradicionais e o “Mela Mela” puxado pelo cantor Ricardo Chaves são as atrações. Já no domingo (07), a programação é encerrada com o arrastão da banda Chicabana na Avenida Ângelo Varela.

 Felipe Maia, Abelardo Rodrigues e a turma do Alto Astral no camarote

A neta Nathalie, Rita, Junior Grafith, Felipe, Cacá, Abelardo e o vereador Zé Pedro
ALTO DO RODRIGUES

Major Fernandes afirma que mais de 200 homens da PM farão a segurança dos foliões no Alto Folia

Conversamos a pouco tempo com o Major Fernandes, responsável pelo policiamento na região e Fernandes nos afirmou que mais de 200 homens farão a segurança dos foliões, da população e de toda a cidade. 

De acordo com o Major, foi montado um plano estratégico e será aplicado nos três dias de folia.
ALTO DO RODRIGUES

Veja como foi a festa dos "jovens" da Terceira Idade nesta sexta-feira, 05



ALTO DO RODRIGUES

Advinha qual música a banda Grafith iniciou o show? O Papai chegou!

Neste momento, a banda Grafith começa a fazer um verdadeiro arrastão pela Avenida Angelo Varela e o primeiro sucesso é a uma das músicas que marcou a campanha do prefeito Abelardo Rodrigues.

Já em frente ao camarote, a banda agradece à todos e levantou a galera tocando o sucesso "O papai chegou".
ALTO DO RODRIGUES

Deputado federal Felipe Maia prestigia o Alto Folia no camarote do prefeito Abelardo Rodrigues

Amigo do povo e do prefeito Abelardo Rodrigues, o deputado federal Felipe Maia já está no camarote do prefeito, abraçando amigos e correligionários.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

ALTO DO RODRIGUES

Sem as licenças Corpo de Bombeiros interdita camarote irregular na Avenida Angelo Varela

Corpo de Bombeiros interdita camarote irregular montado às pressas na Avenida da folia.

Nesta noite, enquanto o bloco dos idosos desfilava pela Avenida Angelo Varela, um camarote começou a ser instalado nas proximidades da Escola Luiz Moreira. Ao saber da montagem a equipe dos Bombeiros, imediatamente pediu aos proprietários, todas as licenças para a instalação, mas não foram apresentadas.



Além da licença dos bombeiros, o camarote não tinha as licenças do município, da secretaria de tributação e da secretaria de obras e, portanto não poderia funcionar.

O camarote irregular também descumpre o Decreto da prefeitura que determina no seu artigo 6º que proibi a montagem de estruturas de camarotes, mesmo em propriedades particulares, sem a autorização da Secretaria de Tributação, Secretaria de Obras, do CREA e do Corpo de Bombeiros, diz o artigo VI do Decreto nº 05.

Em virtude de todas essas irregularidades, o Corpo de Bombeiros decidiu interditar o camarote irregular.

O(s) proprietário(s) foi chamado para retirar toda a estrutura montada às pressas, mas se negou. A providência a ser tomada é que a estrutura será removida para a secretaria de obras e ficará à disposição dos proprietários, depois de ser paga a multa e o trabalho dos funcionários envolvidos na remoção do camarote irregular.

Esse artigo é de um decreto de 2012 e foi mantido para manter a ordem na cidade e na avenida da folia.


Decreto expedido pelo Poder Municipal


ALTO DO RODRIGUES

Daqui a pouco, Corpo de Bombeiros interdita camarote irregular
COLÍRIO DO FDS

Veja aí o colírio do Final De Semana


ALTO DO RODRIGUES

Alto Astral abre oficialmente o Alto Folia com a banda Grafith


PENDÊNCIAS

Como perguntar não paga imposto, o  povo de Pendências quer saber do prefeito Ivan Padilha:

. Qual o cargo que Dr Rogério Padilha assume na prefeitura?
. Quando ele foi nomeado?
. Quanto ele ganha?
. Quem paga o salário dele?

As pessoas ainda nos informaram que o citado irmão do gestor despacha na cadeira do prefeito (o que é um absurdo). 

Ainda de acordo com o anonimo, o problema é que lá dentro da prefeitura ninguém sabe de nada a respeito da função dele e quem paga seu salário.

E o anônimo termina perguntando se o dr Rogério Padilha  trabalha por amor ao irmão ou a causa pública? 

o nosso email para comentários ou resposta das questões acima é: altonoticias@yahoo.com.br

ESTADO

Vereador Rafael Motta assume presidência estadual do PP

RAFA1


Rafael Motta e Sérgio Andrade: mudança de comando

Troca de comando no Partido Progressista no Rio Grande do Norte: o vereador Rafael Motta, de Natal, assumiu no final da manhã desta quinta-feira (4) a presidência da Comissão Executiva Estadual do PP, em substituição ao ex-vereador Sérgio Andrade, de Parnamirim, que renunciou ao cargo. Motta anunciou que a meta principal da legenda é conquistar, nas eleições do próximo ano, representação na Assembleia Legislativa e também no Congresso Nacional.

O anúncio da troca de comando do PP estadual foi feito na sede do diretório, no bairro de Lagoa Nova, zona sul de Natal e contou com a presença de prefeitos, ex-prefeitos, deputados estaduais e vereadores do PP e de outros partidos. Juntos, Sérgio Andrade, Rafael Motta e Paulinho Freire falaram com os jornalistas e procuraram demonstrar que a transição foi consensual.

“O PP é maior que todos nós. Não houve desavenças”, garantiu Sérgio Andrade, acrescentando que não criou obstáculos à indicação de Rafael Motta para presidente. Andrade disse que cumpriu sua missão, deixando o PP mais forte e com a maior bancada na Câmara Municipal de Natal. “Com Rafael Motta, o PP está em boas mãos”, completou.

Rafael Motta devolveu as gentilezas dizendo que Sérgio Andrade cumpriu sua missão e teve gesto nobre ao garantir uma transição tranquila. Motta anunciou que seu compromisso é fazer o PP crescer com qualidade e coerência e à base de diálogo. “Queremos transferir para o Rio Grande do Norte o que o PP é no Brasil, com uma bancada de seis senadores e 40 deputados federais”.

Além da presidência, agora a cargo de Rafael Motta, a Comissão Executiva Estadual do Partido Progressista terá apenas outra mudança: o prefeito Ivanildo Fernandes, de Bento Fernandes, assume a Tesouraria.

O PP promoverá em data a ser definida um grande encontro  estadual que, segundo Rafael Motta, deverá contar com a presença de dirigentes nacionais, senadores e deputados federais do partido. “Faremos um chamamento às bases do interior para que possamos conversar”, anunciou o novo presidente. O PP tem 107 vereadores, oito prefeitos e sete vice-prefeitos em todo o Estado.

Na coletiva à imprensa, Rafael Motta disse que o partido precisa resgatar o lugar ocupado pelo deputado Nélio Dias, seu maior dirigente (já falecido) e valorizar a memória e o trabalho de outros ex-dirigentes como Sérgio Andrade e Benes Leocádio, prefeito de Lajes e presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn).

Fonte: Jornal de Fato

quinta-feira, 4 de abril de 2013

MÚSICA

RPM no Teatral Riachuelo


Fazia 23 anos que o RPM não gravava um álbum em estúdio. Fazia 23 anos que o RPM não soava tão....RPM. Por mais que o jogo de palavras pareça proposital para uma abertura estilosa sobre o disco Elektra, a afirmação é totalmente verdadeira. Se o RPM criou um estilo dentro do incensado BRock dos anos 1980, com este disco o grupo mostra que criou realmente uma grife.

Você ouve cinco segundos de qualquer das 12 faixas inéditas e mesmo antes da assinatura de voz de Paulo Ricardo, que não deixa qualquer dúvida, você sabe que estão ali Fernando Deluqui (guitarra), P.A. (bateria) e Luiz Schiavon (teclados e programação). Você sabe que o RPM está lá, na íntegra. E na melhor forma.

Faça o teste. Ouça o começo de “2 Olhos Verdes”, que já é o segundo rock mais tocado nas rádios do país. É o pós-punk da época em que o grupo nasceu, com sonoridade encharcada de Gang of Four, estalando de modernidade e energia.

“Penso que a maior influência do RPM é o próprio RPM. Temos marcas próprias, estilo próprio, uma maneira de compor e tocar que são particulares e valorizamos muito isso”, confirma Schiavon.
“(Elektra) É o conceito de um RPM update, de identificar e desenvolver nosso estilo, nossa marca, uma banda de tecnopop, um rock dançante, eletrônico, com letras instigantes. Uma banda que se orgulha de sua história, mas que olha pra frente”, completa Paulo Ricardo.

O grupo já havia se reunido há 10 anos. Mas em condições específicas, para um projeto ao vivo da MTV. “Aquele foi um projeto com começo, meio e fim. Hoje retomamos a carreira pensando em material totalmente inédito, shows com a banda em sua formação clássica de quarteto, sem participações. Voltamos ao bom e velho rock e a volta é definitiva”, diz o tecladista.

O desenho do retorno começou a se desenhar em 2008, quando foi lançado o box comemorativo de 25 anos de carreira. A Rede Globo resolveu homenageá-los no programa “Por Toda a Minha Vida”, e dali para conversas sérias sobre a volta foi um pulo. “Ficamos muito emocionados com a homenagem e vimos o carinho que as pessoas tem pela banda. E em novembro de 2010 começamos a compor as músicas do novo álbum”, conta Paulo Ricardo.

Em abril do ano passado fizeram alguns shows para esquentar. E finalizaram o ano com 70 apresentações pelo país, mirando nos três digitos de shows em 2012 e um DVD do registro da turnê para o segundo semestre. A promessa do baixista/vocalista é de “superprodução que demonstra mais uma vez que o RPM não deve nada às bandas lá de fora. Projeções, laser, elevadores, figurino, enfim, um show como os fãs esperam que seja: mega”.

Enquanto você não assiste o show (ao vivo ou em DVD), há material de sobra em Elektra para se deliciar.

Há power baladas de piano como “Problema Seu” e “Vidro e Cola”. Paulo Ricardo domina com uma linha de baixo matadora “Muito Tudo”, disco-house-electro com energia no talo.

O rock é a especialidade do quarteto, e vem na sequência com “Pessoa X”, em clima mezzo orgânico, mezzo eletrônico. “Cassino Royale” segue a mesma toada, de rockão para se ouvir pulando junto.

“Deusa das Águas” é uma balada chilli pepperiana com acento forte de sintetizador. Instrumento que domina também a música que batiza o album, a funkeada “Elektra”.

Há um house rock no miolo da obra, “Crepúsculo”, e a sequência final com “Ela é Demais (Para Mim)”, “Ninfa” e “Santo Graal” coloca-os na trilha de rock com sintetizador e astral batendo no teto.

Pergunto qual é o segredo. “Endurecer sem perder a ternura. Evoluir sem perder o estilo. Ousar, inovar, lançando um cd duplo, cheio de remixes”, diz Paulo Ricardo.

“Creio que hoje tenhamos retomado exatamente a mecânica dos anos 80. Essa é a forma com que a banda tem melhor desempenho e com essa visão distanciada 28 anos no tempo isso se tornou muito claro para nós. É claro que houve um tremendo avanço tecnológico e incorporamos isso no dia-a-dia da banda, mas a essência do método de trabalho é exatamente a mesma dos 80”, complementa Schiavon.

RPM estará com "Elektra" dia 05 de abril, às 21h no Teatro Riachuelo. Simplesmente imperdível!
ALTO DO RODRIGUES

No alto folia 2013 vai ter muito "buxixo" 

Isso mesmo galera, no alto folia vai ter o jornalzinho que faz sucesso, contando as histórias, falando das beldades, mostrando as lindas e os belos do maior carnaval fora de época do Vale do Açu.

A organização do jornal é do competente Aldinho Queiroz. No sábado, o exemplar ja está nas mãos dos leitores. Entre as novidades está a escolha dos "mais mais do alto folia" e tantas outras coisas fashions que só Aldinho Queiroz sabe fazer. Vamos aguardar!
ALTO DO RODRIGUES

Chegou a novidade mais gostosa e saborosa da cidade: Fartot Grill Pousada e Restaurante

Com uma administração voltada para o grande público que deseja uma alimentação de qualidade, chegou na cidade a Fartot Grill Pousada e Restaurante.

Antigo Restaurante do Galego, agora sob nova administração, a Fartot Grill vem ganhando a atenção de todos pela sabor das refeições, atendimento ao público diferenciado e preços atrativos.

A Fartot oferece café da manhã, almoço, janta e lanchonete. Na parte superior o grupo oferece apartamentos climatizados com TV e toda estrutura de pousada de alto nível.

Como já estamos no horário do almoço, se você quiser comprovar o que estamos dizendo é só ir ao restaurante que fica na Avenida Angelo Varela, 266 ou ligue (84) 3523 2499 para saber maiores informações ou até mesmo reservar seu apê para curtir o Alto Folia em um ponto estratégico.

A organização do restaurante e pousada é do jovem empreendedor e talente Samuel e conta com o apoio da mãe Dalva, parentes e profissionais qualificados para melhor lhe atender.

Vem aí as novidades de Clarissa Estúdio 


ALTO DO RODRIGUES

Parque de Vaquejada passará a se chamar Parque Vereador Edivan Olegário Mulatinho


A aprovação da mudança do nome do parque de vaquejada aconteceu ontem, 03, na sessão plenária da Câmara Municipal, onde por unanimidade, foi aprovado o Projeto de Lei 09/13 de autoria do vereador Zé Pedro.

De acordo com o propositor, Edivan (in memorian) prestou um grande serviço ao município, tanto como cidadão, como sendo vereador. Apaixonado por vaquejada, Edivan também prestou um serviço de relevância que o vereador Zé Pedro não esquece até hoje. Foi o projeto do então vereador Edivan que teve a iniciativa de criar uma mini-barragem para represar a água e assim beneficiar a população de Alto do Rodrigues.

A presidente da Câmara vereadora Ina Mulatinho que é filha do saudoso Edivan Mulatinho, agradeceu à Zé Pedro pela homenagem ao pai que foi exemplo de homem público, pai exemplar e amigos de todos.

O vereador Nixon Baracho pediu que fosse dispensada todas as comissões desse projeto tão importante. Todos os vereadores aprovaram tanto a dispensa das comissões como o projeto no geral.

Atualmente, o parque de vaquejada recebe o nome de Parque 7 de outubro, mas devido a aprovação de ontem, será chamado de Parque Vereador Edivan Olegário Mulatinho.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

ALTO DO RODRIGUES

Neste momento está sendo lida a ata da sessão anterior

Depois da leitura da ata da sessão anterior, publicaremos a pauta do dia e os principais trechos dos discursos dos vereadores
ALTO DO RODRIGUES

Lobão é o único vereador que não está presente na Câmara

Apenas o vereador Lobão levou falta na sessão de hoje. Plenário está quase lotado.Daqui a pouco mais notícias.
AOS LEITORES,

Nossa equipe já está nas dependências da Câmara Municipal

Nossa equipe já se encontra no plenário da Câmara Municipal, mas infelizmente, a transmissão ao vivo, não poderá acontecer, devido a problemas técnicos..

Mas faremos a cobertura através do nosso blog

ALTO DO RODRIGUES

Presidente da Câmara Ina Mulatinho prestigia reunião dos produtores da Usina de Leite 


A presidente da Câmara Municipal, vereadora Ina Mulatinho prestigiou na manhã desta quarta-feira, a reunião dos produtores de leite juntamente com o prefeito, secretários. O objetivo da reunião é colocar em funcionamento a Usina de Beneficiamento de Leite. A reunião aconteceu no auditório (inacabado) da Usina, no distrito de Tabatinga.

Em seu discurso, a representante feminina disse que o início das atividades da Usina irá gerar muito emprego e renda para o município. 

Ina que também é neta de Cândido Mulatinho é um dos grandes produtores de leite disse que sabe das dificuldades e enalteceu o prefeito Abelardo Rodrigues pelo compromisso de contribuir com o início da Usina e por estar valorizando os pequenos e grandes pecuaristas do município. 

Como vereadora, Ina disse que os produtores podem contar com o apoio da Câmara para dar andamento e tornar realidade esse sonho.

E terminou seu discurso parabenizando a todos pela iniciativa e espera ver realizado esse sonho de todos os produtores que irá beneficiar toda a cidade, além de gerar emprego e renda.
CARNAUBAIS

Prefeitura realiza Sexta Cultural


O governo de Luizinho Cavalcante como sempre investe em ações no município, realizará na próxima sexta-feira, 05, mais um evento importante: A Sexta Cultural.


JUSTIÇA


Falhas no sistema e-SAJ, leva a Corregedoria da PGE a pedir socorro urgente ao Tribunal de Justiça

Esta semana, o Procurador Corregedor Geral da Procuradoria Geral do Estado ,Adalberto Targino, acompanhado das procuradoras Magna Letícia (Procuradora Geral  do Estado Adjunta) e Fabiana Pinheiro (Procuradora Corregedora Substituta), reuniu-se com o  Corregedor de Justiça, desembargador  Vivaldo Pinheiro (TJRN). 

A reunião teve por objetivo pedir apoio jurídico operacional, a fim de  celebrar parceria informal entre os dois órgãos, visando uma maior celeridade processual, através de um melhor funcionamento do sistema e-SAJ, no portal do Tribunal de Justiça, que está gerando  problemas aos procuradores, no que diz respeito ao processo eletrônico, chegando a represar até 1.700 processos no mês passado. Por esta razão, a PGE encaminhou  ofício ao desembargador Vivaldo Pinheiro, ressaltando a necessidade urgente de ser criado um mecanismo online de fornecimento ao advogado, no momento em que ocorrer falhas no e-SAJ, para atestar a impossibilidade de remessa da petição, como acontece com o PROJUDI, adotado pelo Conselho Nacional de Justiça-CNJ.

Esta falha no sistema, segundo Adalberto Targino, vem trazendo prejuízos e perda de prazos por parte de alguns procuradores, que, ao acessarem o sistema online do TJRN, muitas vezes ficam várias horas sem receber um retorno a respeito das petições urgentes, destinadas ao Tribunal de Justiça, suas Varas e Comarcas. Os transtornos  à defesa do Estado são imensos.

“O mais grave de tudo isso é que, ante a escassez no número de procuradores (estamos sem concurso há mais de 10 anos), agravado pelo crescimento vegetativo dos processos e a quase duplicação das Varas da capital, há uma distribuição de mais de 60 processos diários, com prazos para serem entregues a cada procurador, sem falar no espaço físico da PGE, que não comporta metade de seus diversos órgãos”, destaca o corregedor Targino.

Para se ter uma idéia, são remetidos, diariamente, à PGE, processos de quatro Varas de Sucessões, cinco Varas da Fazenda e dois Juizados. O fato mais grave e que impede hoje o bom funcionamento da Procuradoria é a não certificação imediata no momento em que o sistema está inoperante, deixando o Procurador com prazos comprometidos.

Na visita ao Corregedor Geral de Justiça, os procuradores participaram, por alguns momentos, de uma reunião com a juíza corregedora auxiliar Patrícia Gondim, onde se discutiam  os problemas com o portal e-SAJ. Na reunião, estavam presentes o procurador fiscal do município Thiago Caetano, a defensora pública Fabíola Gaudêncio, a diretora de secretaria da PGE, Ângela Oliveira e os diretores das varas da fazenda pública, que ali representavam  a Direção do Fórum Miguel Seabra Fagundes.

A comitiva da PGE  ressaltou a importância dessa discussão e aguarda posicionamento do Tribunal de Justiça para uma melhor prestação jurisdicional.

MÚSICA

RPM no Teatral Riachuelo


Fazia 23 anos que o RPM não gravava um álbum em estúdio. Fazia 23 anos que o RPM não soava tão....RPM. Por mais que o jogo de palavras pareça proposital para uma abertura estilosa sobre o disco Elektra, a afirmação é totalmente verdadeira. Se o RPM criou um estilo dentro do incensado BRock dos anos 1980, com este disco o grupo mostra que criou realmente uma grife.

Você ouve cinco segundos de qualquer das 12 faixas inéditas e mesmo antes da assinatura de voz de Paulo Ricardo, que não deixa qualquer dúvida, você sabe que estão ali Fernando Deluqui (guitarra), P.A. (bateria) e Luiz Schiavon (teclados e programação). Você sabe que o RPM está lá, na íntegra. E na melhor forma.

Faça o teste. Ouça o começo de “2 Olhos Verdes”, que já é o segundo rock mais tocado nas rádios do país. É o pós-punk da época em que o grupo nasceu, com sonoridade encharcada de Gang of Four, estalando de modernidade e energia.

“Penso que a maior influência do RPM é o próprio RPM. Temos marcas próprias, estilo próprio, uma maneira de compor e tocar que são particulares e valorizamos muito isso”, confirma Schiavon.
“(Elektra) É o conceito de um RPM update, de identificar e desenvolver nosso estilo, nossa marca, uma banda de tecnopop, um rock dançante, eletrônico, com letras instigantes. Uma banda que se orgulha de sua história, mas que olha pra frente”, completa Paulo Ricardo.

O grupo já havia se reunido há 10 anos. Mas em condições específicas, para um projeto ao vivo da MTV. “Aquele foi um projeto com começo, meio e fim. Hoje retomamos a carreira pensando em material totalmente inédito, shows com a banda em sua formação clássica de quarteto, sem participações. Voltamos ao bom e velho rock e a volta é definitiva”, diz o tecladista.

O desenho do retorno começou a se desenhar em 2008, quando foi lançado o box comemorativo de 25 anos de carreira. A Rede Globo resolveu homenageá-los no programa “Por Toda a Minha Vida”, e dali para conversas sérias sobre a volta foi um pulo. “Ficamos muito emocionados com a homenagem e vimos o carinho que as pessoas tem pela banda. E em novembro de 2010 começamos a compor as músicas do novo álbum”, conta Paulo Ricardo.

Em abril do ano passado fizeram alguns shows para esquentar. E finalizaram o ano com 70 apresentações pelo país, mirando nos três digitos de shows em 2012 e um DVD do registro da turnê para o segundo semestre. A promessa do baixista/vocalista é de “superprodução que demonstra mais uma vez que o RPM não deve nada às bandas lá de fora. Projeções, laser, elevadores, figurino, enfim, um show como os fãs esperam que seja: mega”.

Enquanto você não assiste o show (ao vivo ou em DVD), há material de sobra em Elektra para se deliciar.

Há power baladas de piano como “Problema Seu” e “Vidro e Cola”. Paulo Ricardo domina com uma linha de baixo matadora “Muito Tudo”, disco-house-electro com energia no talo.

O rock é a especialidade do quarteto, e vem na sequência com “Pessoa X”, em clima mezzo orgânico, mezzo eletrônico. “Cassino Royale” segue a mesma toada, de rockão para se ouvir pulando junto.

“Deusa das Águas” é uma balada chilli pepperiana com acento forte de sintetizador. Instrumento que domina também a música que batiza o album, a funkeada “Elektra”.

Há um house rock no miolo da obra, “Crepúsculo”, e a sequência final com “Ela é Demais (Para Mim)”, “Ninfa” e “Santo Graal” coloca-os na trilha de rock com sintetizador e astral batendo no teto.

Pergunto qual é o segredo. “Endurecer sem perder a ternura. Evoluir sem perder o estilo. Ousar, inovar, lançando um cd duplo, cheio de remixes”, diz Paulo Ricardo.

“Creio que hoje tenhamos retomado exatamente a mecânica dos anos 80. Essa é a forma com que a banda tem melhor desempenho e com essa visão distanciada 28 anos no tempo isso se tornou muito claro para nós. É claro que houve um tremendo avanço tecnológico e incorporamos isso no dia-a-dia da banda, mas a essência do método de trabalho é exatamente a mesma dos 80”, complementa Schiavon.

RPM estará com "Elektra" dia 05 de abril, às 21h no Teatro Riachuelo. Simplesmente imperdível!