Memorial às vítimas de Covid

sábado, 15 de agosto de 2015

MANDATO - Rafael Motta comemora aniversário na sede do seu time de coração

O deputado federal Rafael Motta completou mais um ano de vida neste sábado (15) e comemorou seu aniversário na sede do seu clube de coração, o Alecrim FC, que faz 100 anos nessa mesma data. A comemoração foi prestigiada por deputados, vereadores, lideranças políticas e, claro, históricos torcedores alecrinenses. 

"É uma grande honra para mim nascer no mesmo dia do aniversário do Alecrim, que é o clube mais querido do Rio Grande do Norte. Por isso, não poderia deixar de prestigiar essa festa de 100 anos de história e de muitas alegrias, ao lado dessa grande família, que é a torcida do Alecrim", afirmou Rafael Motta.

No aniversário do Alecrim, além de Rafael Motta, estiveram presentes também os deputados estaduais Ricardo Motta e Kelps Lima, ambos alecrinenses; os vereadores Eudiane Macedo, Chagas Catarino, Aquino Neto, Emanoel do Cação, Ary Gomes e o presidente da Câmara, Franklin Capistrano; além de ilustres torcedores alviverdes, como Orlandinho, Normando, Álvaro Motta, Ferdinando Teixeira, Marcos Vinícius e o padre Pio. Os ex-deputados Federico Rosado e Cláudio Porpino também estiveram presentes na comemoração. 

O historiador Carlos Alberto Nascimento, que está escrevendo um livro sobre a trajetória do Alecrim FC, fez questão de ressaltar a importância da família Motta para o clube esmeraldino. "É sempre importante ressaltar e fortalecer que, se não fosse a família Motta, talvez o Alecrim tivesse ficado nos anos 50. Isso porque foi graças ao curtume São Francisco, que o Alecrim hospedou e contratou muitos de seus jogadores", relembrou Nascimento. 

O deputado federal Rafael Motta aproveitou a oportunidade para afirmar que já deu entrada na Câmara dos Deputados, em Brasília, em uma monção de congratulações ao aniversário de 100 anos do Alecrim FC, "com o objetivo de fazer essa data repercutir nacionalmente", como ele mesmo justificou. Além disso, os deputados Ricardo Motta e Kelps Lima agendaram uma audiência de homenagem aos centenário do clube na Assembleia Legislativa do RN.

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

ESPORTE - Com chegada de goleiro e zagueiro, Assu tem 70% do elenco fechado para disputar estadual

Com a chegada do zagueiro Gravatá, dos laterais Pablo (esquerdo) e Ila (direito) que se integraram ao elenco do ASSU, o técnico Reginaldo Sousa já tem cerca de 70 por cento do time titular definido. A afirmação é do próprio comandante alviverde. 

O Camaleão também contará com o reforço do goleiro Elias França que já trabalhou com o técnico Reginaldo em equipes como o Central de Caruaru e o Ipiranga ambas do estado de Pernambuco, e no Santana de Ipanema em Alagoas. Se por um lado o ASSU reforça a equipe, por outro, dispensa. Essa semana se desligou do clube o goleiro Reinaldo Dias. De acordo com a diretoria o atleta pediu para ser dispensado após o empate em 4 a 4 contra o Upanema na última sexta- feira, dia 7 em jogo amistoso preparatório disputado no Edgarzão. Além de Reinaldo, a lista de dispensa também tem o lateral esquerdo Afonso, o meia Foguete, o volante Preto além do zagueiro João Victor que veio das categorias de base do América de Natal.

A parte burocrática do clube no tocante a geração de boletos para pagamentos de transferência de jogadores além da formalização dos contratos está sendo tocada pelo supervisor Carmésio Carlos Cabral. “A minha parte já está quase totalmente encaminhada. Gerar boletos e preparar a documentação dos atletas está em fase avançada. Falta concluir algumas transferências interestaduais para poder finalizar esse trabalho. Faltam alguns detalhes para que esse material seja enviado a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) e consequentemente para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Caso seja concluído todo esse processo até sexta- feira, dia 14, essa semana já teremos os nomes de todos os jogadores publicados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF”, destacou Carmésio Cabral.

TELEVISÃO - Ibope vai medir audiência de TV nos computadores neste ano

9a9282a958f852365bfd732976501998UOL – Investindo cada vez mais em tecnologia para aumentar a precisão dos números de audiência, oIbope anunciou uma novidade que irá entrar em vigor até o fim deste ano. Segundo a revista Veja, trata-se da medição de audiência de TV em telas de computador. 

Ou seja, quem assiste à programas ao vivo por streaming de internet ou pelas USBTVs poderão ser medidos pelo instituto. O Ibope estima que o número de aparelhos é grande o suficiente para esta aferição e detalhará ainda mais os seus números.

Todos estes investimentos são por conta da chegada da GFK, que deve começar suas atividades no Brasil até o fim de setembro. O instituto alemão promete uma aferição mais abrangente e correta dos números de audiência. 

No entanto, o Ibope tem feito uma série de novidades para se aproximar do que a GFK tem prometido fazer, como por exemplo aumentar a base de aparelhos aferidos em São Paulo: agora, são 6 mil e 1 domicílios que tem a máquina do instituto. O Ibope é líder de mercado de audiência desde os anos 40 e foi o pioneiro no Brasil em medição de audiência da TV, sendo referência desde então.

COLÍRIO - Veja as nossas gatas desta sexta-feira


essa aí de biquini, saindo do mar é a sessentona Bruna Lombardi, nem parece, né?

MACAU - Partido realiza Audiência Pública sobre a escassez de água no município

 convite
Com o tem "Os recursos hídricos em nosso município", o Partido Democrático Trabalhista (PDT), realizará no dia 20 de agosto às 20h na Câmara Municipal, a I Audiência Pública. O objetivo é discutir com a população e autoridades a falta d´água na cidade.

ALTO DO RODRIGUES - Paróquia Nossa Senhora do Rosário apresenta banner da festa da padroeira 2015

Os dez dias de celebração da Padroeira do município, Nossa Senhora do Rosário serão comemorados de 27 de setembro à 07 de outubro. Com o tema: "Rainha da Família e Modelo de Santidade", a comunidade católica aguarda o inícios dos festejos que contará com Missa, Barracas, Jantar de Nossa Senhora, Tenda Eletrônica e muita música. Sem que esquecer que no dia 15 de novembro acontecerá o tradicional Festival de Prêmios.

MOSSORÓ - MPRN recomenda Prefeito revogue Decreto Municipal

A 3ª Promotoria de Justiça fixou prazo de 10 dias, a contar do recebimento da recomendação, para que o Chefe do Poder Executivo invalide ato normativo que viola Constituição Federal e o Código Florestal. A 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mossoró, que atua na defesa do Meio Ambiente, recomendou ao Prefeito deste município que revogue o Decreto 4185/2013, em razão do mesmo conter vícios formais e materiais de inconstitucionalidade e de ilegalidade.

O vício formal consiste em que o referido decreto apresenta o caráter de norma independente ou autônoma, já que disciplina matéria não regulada em lei municipal, em clara violação ao disposto no supracitado art. 84, inciso IV, da Carta Magna, que prevê que “compete privativamente ao Presidente da República: (...) IV – sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução”.

O vício material reside no fato de que o teor do decreto contraria, em parte, a legislação federal atinente à espécie, uma vez que restringe indevidamente a proteção legal ao meio ambiente, ao definir como Área de Preservação Permanente (APP) o limite mínimo de margem de 30 metros do Rio Apodi-Mossoró, no âmbito da área urbana de Mossoró, ao passo que, na verdade, a referida APP é constituída pela faixa marginal de 100 metros do mencionado curso d'água, que tem 50 metros de largura, conforme prescreve o art. 4º, alínea “c”, do Código Florestal Brasileiro.

Foi estabelecido o prazo de 10 dias, a contar do recebimento da recomendação, para que o Chefe do Poder Executivo Municipal cumpra a medida recomendada pelo MPRN.

BRASIL - Suspenso julgamento de recurso em ação de impugnação de mandato de Dilma por abuso de poder

Pedido de vista do ministro Luiz Fux, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), suspendeu, na sessão desta quinta-feira (13), o julgamento de recurso em uma Ação de Investigação de Mandato Eletivo (AIME) proposta pela Coligação Muda Brasil, que teve o candidato Aécio Neves (PSDB) à presidência da República nas eleições de 2014, contra a Coligação Muda Brasil, da candidata Dilma Rousseff, além do vice-presidente Michel Temer e do próprio Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).

O PSDB afirma, no pedido, que durante a campanha eleitoral de 2014 houve abuso de poder político de Dilma pela prática de desvio de finalidade na convocação de rede nacional de emissoras de radiodifusão; manipulação na divulgação de indicadores socioeconômicos - abuso cumulado com perpetração de fraude; uso indevido de prédios e equipamentos públicos para a realização de atos próprios de campanha e veiculação de publicidade institucional em período vedado.

Sustenta, ainda, que houve abuso de poder econômico e fraude, com a realização de gastos de campanha em valor que extrapola o limite informado; financiamento de campanha mediante doações oficiais de empreiteiras contratadas pela Petrobras como parte da distribuição de propinas; massiva propaganda eleitoral levada a efeito por meio de recursos geridos por entidades sindicais; transporte de eleitores por meio de organização supostamente não governamental que recebe verba pública para participação em comício na cidade de Petrolina (PE); uso indevido de meios de comunicação social consistente na utilização do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão para veicular mentiras; despesas irregulares - falta de comprovantes idôneos de significativa parcela das despesas efetuadas na campanha e fraude na disseminação de falsas informações a respeito da extinção de programas sociais. Por fim, a Coligação Muda Brasil pede a cassação dos mandatos de Dilma Rousseff e Michel Temer.

CARNAUBAIS - Justiça Eleitoral dá prazo de até 72 horas para o PSDB municipal

A Justiça Eleitoral da Comarca de Pendências, está dando um prazo de 72 horas, a contar do dia 13, para que o PSDB municipal apresente a prestação de contas do exercício financeiro de 2014. Maiores informações no Cartório Eleitoral.

ECONOMIA - Aneel propõe reduzir conta de luz

Segundo o relator, a expectativa é de que o novo valor possa ser aprovado no dia 28 de agosto
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propôs ontem uma redução de 18% no valor da chamada bandeira vermelha – que é uma cobrança extra que os consumidores vêm recebendo na conta de luz porque a geração de energia está custando mais. Caso essa redução seja aprovada, o valor cobrado para cada 100 kilowatt-hora (kWh) consumidos durante a vigência dessa bandeira cairia de R$ 5,50 para R$ 4,50, a partir de setembro. Considerando o consumo médio residencial brasileiro, a redução média nas contas de luz das famílias seria de 2%. Isso equivale a uma redução de R$ 1,7 bilhão na arrecadação das empresas de distribuição até o fim do ano. A decisão final sobre isso, porém, só deverá sair em uma audiência no dia 28.

A proposta de alteração foi motivada pelo desligamento de 21 térmicas na semana passada, responsáveis pela geração de 2.000 megawatts (MW). Por se tratarem das térmicas mais caras em operação, a economia de custos estimada até o fim do ano é de R$ 5,5 bilhões. "As bandeiras tarifárias sinalizam de maneira imediata para os consumidores - mês a mês - os custos de geração da energia elétrica", destacou o diretor da Aneel relator da proposta, Reive Barros, para justificar a redução. De acordo com o relator, a chamada "Conta de Bandeiras" hoje ainda é deficitária em R$ 1,25 bilhão, um passivo considerado normal pelo órgão regulador, que espera um equilíbrio até o fim do ano.

Segundo Barros, os custos a serem cobertos são bastante voláteis e incluem inclusive questões que hoje são afetadas por liminares judiciais sobre o risco hidrológico (GSF). "Por outro lado, a demanda tem respondido adequadamente, com a redução do consumo que também possibilitou o desligamento das térmicas", completou o diretor.

Valor
Segundo o relator, a expectativa é de que o novo valor possa ser aprovado no dia 28 de agosto, após a fase de audiência pública que vai até 24 deste mês. Para a bandeira amarela não há alteração, continuando a cobrança em R$ 2,50 por 100 kWh consumidos. Na bandeira verde, não há cobrança adicional. Mesmo se a mudança para R$ 4,50 for aprovada, ainda assim, a "taxa extra" vermelha do setor elétrico continuará mais cara que a cobrança prevista originalmente, que era de R$ 3 até fevereiro deste ano, quando os valores foram reajustados.

"A proposta é realista, sem nenhuma aventura. É até mesmo uma proposta conservadora, já que existem cenários em aberto, com liminares e sem liminares. Se houver mudança nos cenários, vamos reavaliar o assunto", alegou o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino. Ou seja, se as liminares perderem validade, poderá haver um novo desconto na bandeira vermelha.

Na última terça-feira, a presidente Dilma Rousseff adiantou que a redução na bandeira vermelha ficaria entre 15% e 20%. Na ocasião, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, explicou que a economia com as térmicas ainda não seria suficiente para alterar pela primeira vez a bandeira para o nível amarelo, que ainda não foi aplicado a nenhum mês desde o início da vigência do regime, em janeiro. "Para mudar para a bandeira amarela, seria necessário desligar muito mais térmicas ainda este ano, o que eu não acho provável", concluiu Rufino.

SAIBA MAIS
O que são bandeiras tarifárias?
A partir de 2015, as contas de energia passaram a trazer uma novidade: o Sistema de Bandeiras Tarifárias. As bandeiras indicam se a energia custa mais ou menos, em função das condições de geração de eletricidade. O sistema possui três bandeiras: verde, amarela e vermelha. Confira abaixo o que acada uma indica:

- Bandeira verde: condições favoráveis de geração de energia. A tarifa não sofre nenhum acréscimo;
- Bandeira amarela: condições de geração menos favoráveis. A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,025 para cada quilowatt-hora (kWh) consumidos;
- Bandeira vermelha: é a que está em vigor atualmente e significa que há condições mais custosas de geração. A tarifa sobre acréscimo de R$ 0,055 para cada quilowatt-hora kWh consumidos.

Obs.: O sistema de bandeiras é aplicado por todas as concessionárias conectadas ao Sistema Interligado Nacional. A partir de 1º de julho de 2015, passou a ser aplicado também pelas permissionárias de distribuição de energia.

Fonte: Aneel

ELEIÇÕES - TSE reafirma que não cabe ação de infidelidade quando partido expulsa parlamentar

Ao responder uma consulta apresentada pelos deputados federais Jean Willys (PSOL-RJ) e Chico Alencar (PSOL-RJ), o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reafirmou a jurisprudência segundo a qual não cabe ao partido propor ação de perda de cargo eletivo por desfiliação partidária quando a legenda expulsa o parlamentar.

O relator da consulta, ministro Gilmar Mendes, destacou que a matéria já foi apreciada pelo TSE em processos anteriores. “A jurisprudência desta Corte é firme no sentido de que seria incabível a propositura de ação de perda de cargo eletivo por desfiliação partidária se o partido expulsa o mandatário da legenda, pois a questão alusiva a infidelidade partidária envolve o desligamento voluntário da agremiação”, enfatizou o relator ao destacar que a consulta deve ser considerada prejudicada. A decisão foi unânime.

Base legal
De acordo com o artigo 23, inciso XII, do Código Eleitoral, cabe ao TSE responder às consultas sobre matéria eleitoral, feitas em tese por autoridade com jurisdição federal ou órgão nacional de partido político. A consulta não tem caráter vinculante, mas pode servir de suporte para as razões do julgador.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

MACAU - Jovem é assassinado com vários tiros

11798330_1016330591745670_1070244599_n
Acabam de assassinar jovem conhecido por” Bruno de Fernando de Poroca” com vários tiros, o assassinato ocorreu na Rua São Pedro, Macau. O corpo ainda encontra-se no local do assassinato. O detalhe da ação é que vários macauenses estavam na praça(no exato momento assistindo televisão) mais não intimidaram o assassino de forma alguma. O crime ocorreu por volta das 19h30. irineu


MACAU - Prefeitura enfrenta falta de água com responsabilidade e garante abastecimento com carros pipas

Desde que assumiu a prefeitura de Macau, em janeiro de 2013, o prefeito Kerginaldo Pinto tem atuado junto aos órgãos ligados a questão hídrica, alertando para a necessidade de algumas intervenções, prevendo um colapso no abastecimento de água da cidade, tendo em vista a falta de chuvas nos últimos cinco anos. Nesta quinta-feira, 13, numa medida emergencial, bairros e comunidades serão abastecidos com carros pipas.

A ação será desenvolvida através da integração das pastas de Planejamento, Assistência Social, Saúde, Gabinete, Infraestrutura e Gestão e Serviços. Doze carros pipas serão usados para suprir a falta de água e abastecer a população da cidade e dos distritos e ainda dos prédios públicos, como escolas, postos de saúde, maternidade, delegacias de polícia e o hospital.
Confira os pontos de distribuição de água:
Praça das Mães 
Praça São Pedro
Igreja São Pedro
Praça Dinarte Mariz
Praça da Conceição
Rua Pedro Lopes de Araújo
Ilha dos Coqueiros
Ilha de Santana
Barreiras e Diogo Lopes 

ESTADO - Bancada escolhe via de acesso ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante para se tornar impositiva

 
A conclusão do viaduto rodoviário nas BRs 101/406, em Natal, foi a emenda de consenso da bancada do Rio Grande do Norte para se tornar impositiva. A intenção dos deputados e senadores do estado, reunidos nesta quinta-feira (13), é promover melhorias do acesso ao aeroporto Governador Aluízio Alves e, dessa forma, tornar o estado mais viável para receber o centro de conexões (hub) da LATAM Linhas Aéreas.

De acordo com o coordenador da bancada do RN, deputado Felipe Maia (DEM), a bancada está unida para viabilizar essa obra de grande impacto econômico para a região. “Quando a emenda se torna impositiva, é inserida entre as prioridades e impede que seja vetada, garantindo repasses federais. Com isso, o RN apresenta condições reais na disputa que deve atrair R$ 3,9 bilhões em investimentos e gerar cerca de dez mil empregos no estado”, destacou.

PENDÊNCIAS - Em setembro, tem evento gospel, agende-se

Em setembro Pendências sera palco de um dos maiores e melhores eventos gospel do ano, o "Pendências Para Cristo" Projeto Evangelístico sera realizado em via pública levando a mensagem de Cristo através da palavra, Som e Poder de transformar vidas.

ESTADO - MPRN pede à Justiça realização de concurso para o Itep em 90 dias

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN)  entrou na Justiça com uma ação civil pública com pedido liminar, solicitando que o Poder Judiciário determine, em caráter de urgência, a realização de concurso para o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep/RN). De acordo com o MPRN, o objetivo da ação é "recompor o quadro de profissionais".

Segundo a nota divulgada pelo Ministério Público estadual, o pedido solicita que a Justiça Estadual obrigue o Governo do Estado a realizar, no prazo máximo de seis meses, concurso público e o provimento de nove cargos de Perito Criminal e de 15 cargos de Médico-Legista. O MPRN ainda pede que o Estado seja obrigado a enviar projeto de lei ao Poder Legislativo visando a criação de 100 cargos de Peritos Criminais e 68 cargos de Médicos-Legistas, comprovando no prazo de três meses o cumprimento de eventual obrigação.

Por fim, a ação também solicita que até o fm deste mês sejam adotadas medidas de redução de despesas com pessoal, especialmente a redução em pelo menos 20% das despesas com cargos em comissão e funções de confiança. Na ação, foi pedida também, em caráter de liminar, a fixação de multa diária e pessoal ao Governador do Estado no valor de R$ 50 mil em caso de descumprimento.

Ainda de acordo com a nota emitida pelo MPRN, a ação tem por base o relatório final desenvolvido pelo Grupo de Trabalho interinstitucional criado para apresentar um diagnóstico da situação do Itep no Estado (NatalMossoró e Caicó), contando também com participação de membros do MPRN, do próprio Judiciário e da Força Nacional. Entre as propostas apresentadas no relatório, consta a realização de concurso público para ajustar o efetivo de profissionais de perícia do Itep.

ALTO DO RODRIGUES - Missa de Cura e Libertação, acontece daqui a pouco

Padre Marcelo Coutinho, convida todos a participarem da Missa com Oração por Cura e Libertação, na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, no Alto do Rodrigues/RN.

BRASIL - STF propõe aumento de 41,47% para servidores do Judiciário

Agência Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu hoje (12) a proposta de reajuste para os servidores do Judiciário da União. O projeto de lei do Supremo que será enviado ao Congresso prevê aumento de 41,47% para os servidores. O salário dos ministros do STF, teto do funcionalismo público, passará de R$ 33,7 mil para R$ 39,2 mil, a partir de janeiro.

Para evitar um possível veto da Presidência da República, o reajuste foi acertado com o Ministério do Planejamento, mas ainda depende de aprovação do Congresso Nacional para ser efetivado. A recomposição é referente aos anos de 2009 a 2014, período em que os salários dos ministros e servidores não foram reajustados.

No mês passado, a presidenta Dilma Rousseff vetou integralmente, “por inconstitucionalidade e contrariedade ao interesse público”, o projeto de lei que reajustaria os salários dos servidores em até 78,56%. A questão é tratada pelo STF porque cabe à Corte enviar ao Congresso o projeto de lei que trata do reajuste da categoria. O reajuste será pago em oito parcelas semestrais, a partir de janeiro de 2016. De acordo com Ministério do Planejamento, o impacto total do aumento será de R$ 5,9 bilhões.
De acordo com o Supremo, somente o aumento para os servidores foi negociado com o Executivo, pois o recursos já estão previstos. O reajuste de 16,38 % para os subsídios do ministros do STF não foi negociado e dependerá de previsão orçamentária. 

SAÚDE - Caos na saúde pública: quatro hospitais do RN tem 150 pacientes em macas, sendo 11 no TM

O mais recente levantamento do Sindicato dos Servidores da Saúde do Rio Grande do Norte mostrou que quatro hospitais do estado tem 150 pacientes em macas, sendo 11 casos em uma unidade de Mossoró. Segundo o Sindsaúde-RN, a oitava contagem do denominado Corredômetro trouxe um aumento na quantidade de pacientes em macas nos corredores em relação à semana anterior. Ao todo, 150 pacientes estão em macas nos quatro maiores hospitais do estado.

O Walfredo Gurgel é o hospital com maior quantidade de pacientes em macas, superando o Deoclécio Marques. Dessa vez, o Walfredo lidera a maior quantidade de pacientes em macas nos corredores. São 53 pacientes que recebem atendimento nos corredores. O levantamento é feito todas as segundas-feiras pelo Sindsaúde nos quatro principais hospitais do estado: Walfredo Gurgel e Santa Catarina, em Natal; Deoclécio Marques, em Parnamirim; e o Tarcísio Maia, em Mossoró, que na semana passada figurou com sete casos.

ALTO DO RODRIGUES - Coordenador de esporte no Conversando Com o Seu Prefeito deste sábado, 15

O programa 'Conversando com o seu prefeito' deste sábado (15) receberá como convidado especial, a partir do meio-dia, na FM "comunitária" de Alto do Rodrigues, o coordenador municipal de Esportes, professor Edenilson Melo (foto). 

Com uma pauta ampla e bastante diversificada de ações do prefeito Abelardo Rodrigues na área do esporte, Edenilson irá abordar entre outros assuntos, sobre o  conquista de medalhas pelos atletas do município em diversas competições e em especial sobre o grande avanço no esporte local promovido pela atual administração, investindo em praças desportivas, material esportivos e apoiando no transporte dos atletas que participam de competições fora do município. 

O "Conversando com o seu prefeito" é uma produção da Prefeitura Municipal de Alto do Rodrigues, apresentado pelo radialista Fran Seixas, com direção geral do secretário municipal de Comunicação, jornalista Abelardo Neto.

ESPORTE - Assu contrata goleiro pernambucano para a 2ª divisão

A Direção do ASSU confirmou na tarde do dia 11, a contratação do goleiro Pernambucano Elias França. O último clube do atleta foi o Ipiranga(PE). O jogador de 28 anos foi indicado pelo atual técnico do Camaleão, Reginaldo Sousa, com quem trabalhou no Central de Caruaru e chega para disputar a vaga de titular no gol Assuense com o ídolo Erasmo, que está no clube desde a sua fundação.

A previsão da chegada do arqueiro a terra dos poetas é nesta quinta-feira(13). O Camaleão do Vale deve fazer mais um amistoso, provavelmente contra um adversário Paraibano, antes da estreia na segundona, dia 22, contra o MEC, no Estádio Nogueirão, em Mossoró.

Dados Pessoais
Nome: Elias França
Nome completo: Elias de França Melo Neto 
Data de nascimento: 01/02/1987
Naturalidade: Caruaru/PE
Altura: 1,79 m
Peso: 80 kg

Fonte: Lucílio Filho/Blog Tatutom Sports

ECONOMIA - CNI divulga nota sobre a gravidade da situação do País

Sob o título O Brasil que todos queremos, a Confederação Nacional da Indústria divulgou ontem uma nota onde analisa a situação do Brasil e defende a união para superação do impasse.

Abaixo, a íntegra da nota da CNI:
O Brasil vive um momento grave e complexo. É preciso evitar que a crise se aprofunde e torne ainda mais difícil a superação dos problemas. Há um problema de confiança que mina as decisões dos indivíduos e empresas e aprofunda a recessão. O impasse político imobiliza o país, paralisa decisões, eleva custos e gera incertezas sobre o futuro. O país está sendo derrotado pelo pessimismo.

A responsabilidade de reverter esse quadro e gerar uma agenda é de todos. É papel de o sistema político construir soluções e atuar de forma a que os impasses sejam superados. O Brasil já enfrentou outros momentos difíceis e graves. E soube enfrentá-los. Este ambiente penaliza trabalhadores, empresas e consumidores. A indústria tem sua capacidade de produzir, investir e gerar emprego e renda comprometidas. O momento é de chamar a todos a responsabilidade. É preciso que todas as forças políticas adotem ações efetivas para o Brasil voltar a crescer. É preciso que o Congresso e o Executivo convirjam e se mobilizem para viabilizar uma agenda para o fortalecimento da economia.

Temos que prosseguir com o reequilíbrio fiscal e as reformas estruturais. É preciso que o Judiciário siga cumprindo seu trabalho constitucional com firmeza e independência e que não perca de vista a preservação das empresas, responsáveis pela geração de emprego e renda. Não podemos assistir passivos à deterioração do país. O atual ambiente precisa ser transformado. A indústria brasileira propõe um diálogo com os Poderes da República e a sociedade para buscar soluções e construir uma agenda em favor da modernização institucional, política e econômica do país. Precisamos mirar no que é mais importante e trabalharmos para construção de um Brasil democrático e próspero.

ITAJÁ E IPANGUAÇU - Ministério Público faz recomendações na Educação nos dois municipios

A Promotoria de Justiça da Comarca de Ipanguaçu, através do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc), emitiu recomendações aos prefeitos e às Secretarias Municipais de Educação de Itajá e de Ipanguaçu a fim de garantir melhorias neste setor nos municípios.

Entre as providências a serem adotadas estão a apresentação de relatórios com o diagnóstico conclusivo e individualizado para cada uma das escolas dos municípios bem como apresentar projeto para sua implementação referentes a condições de acessibilidade arquitetônica e pedagógica e medidas para implementar salas de recursos multifuncionais, com capacitação dos respectivos professores.

Devem ser tomadas as medidas necessárias para assegurar a devida pintura de faixa de pedestres nas vias contíguas aos estabelecimentos de ensino do município, garantindo-se a sua regular conservação, com a adequada sinalização de trânsito. Foi recomendado ainda que seja feita a limpeza das caixas de água, além da manutenção adequada das redes de gás, elétrica e hidráulica das escolas, junto com cronograma permanente de manutenção das mencionadas redes.

As recomendações também preveem que as autoridades supram as escolas com alguns equipamentos, como: linha telefônica; efetiva conexão de internet; quantidade suficiente de bebedouros com água potável e sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (para-raios). As escolas da rede municipal devem ser dotadas de refeitórios adequadamente mobiliados e devidamente equipados a atender as necessidades dos alunos. Também deve ser providenciado um local adequado para o armazenamento dos alimentos.

Além disso, o Ministério Público Estadual recomenda que sejam adotadas as providências necessárias para suprir a carência de professores na rede ensino, preferencialmente, de forma definitiva, mediante a realização de concurso público, excepcionalmente, através de contratação, a fim de não ser prejudicado o ano letivo já em curso.

Ficou estabelecido ainda que as autoridades devem elaborar e executar cronogramas de obras de construção de quadras poliesportivas, instalação de bibliotecas e implantação de salas de informática. A Promotoria de Justiça adverte que o não cumprimento das providências recomendadas nos prazos estabelecidos, poderá ensejar a tomada das medidas cabíveis.

*Da Assecom MP-RN

ESPORTE - Zagueiro Flávio Boaventura desfalca América por 40 dias

O zagueiro Flávio Boaventura, que sofreu um acidente automobilístico na madrugada desta quarta-feira (12), desfalcará o América por cerca de 40 dias. 

O jogador passou por uma série de exames durante o dia e uma lesão de grau 2 foi constatada em sua coxa esquerda - parte do corpo que recebeu 10 pontos em virtude de um corte sofrido no incidente.

Sem Boaventura, o América enfrentará o ASA-AL, nesta sexta-feira (14), a partir das 21h, na Arena das Dunas Marinho Chagas. É provável que o desfalque no setor defensivo alvirrubro dure até o final da fase de grupos da Série C, já que a última partida desta etapa da competição ocorrerá pouco tempo após o final previsão dada pelo Departamento Médico americano para a recuperação do atleta - a partida entre América e Botafogo-PB, pela 18ª rodada, está marcada para o dia 27 de setembro.

ESPORTE - ABC perde mando de campo e multa por mau comportamento de torcida pela Série B

Não bastasse a péssima fase vivida dentro das quatro linhas, o ABC ainda ganhou um problema extra para a sequência do Campeonato Brasileiro da Série B. Na última terça-feira à noite, o clube foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com a perda de um mando de campo e multa de R$ 8,8 mil. A decisão ainda cabe recurso no Pleno.

A punição se deve aos incidentes ocorridos na derrota para o Bahia, por 3 a 0, no último dia 31 de julho, pela 16ª rodada da Série B. Na oportunidade, o árbitro gaúcho Roger Goulart relatou um isqueiro arremessado das arquibancadas em direção ao goleiro do Bahia Douglas, além de fogos de artifícios atirados de fora do Estádio Frasqueirão para o gramado.

Por conta dos incidentes, o ABC foi enquadrado no inciso III do artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que pune clubes que deixam “de providências capazes de prevenir e reprimir… lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo”. O rojão acabou agravando a situação e culminou na perda do mando, conforme prevê o parágrafo 1º.

Por enquanto a CBF não se pronunciou se a perda de mando será cumprida já na rodada do próximo sábado, quando o Alvinegro recebe o Boa Esporte, pela 19ª rodada. A punição é apenas um problema a mais no martírio do Mais Querido na Série B de 2015. Após a derrota para o Botafogo, por 3 a 1, o time potiguar estacionou nos 17 pontos, na 18ª colocação, dentro da zona de rebaixamento.

ESPORTE - Flamengo faz 3 a 2 e quebra jejum contra Atlético-PR

Emerson Sheik desempatou a partida ainda no primeiro tempo
Flamengo não vencia o Atlético-PR, pelo Campeonato Brasileiro , há seis anos, mas quebrou o jejum na noite desta quarta-feira, no Maracanã. O Rubro-negro da Gávea derrotou o Furacão por 3 a 2 e afastou a crise que ameaçava o cargo do técnico Cristovão Borges, muito festejado pelos jogadores na comemoração dos gols. Confira como foi a partida minuto a minuto .

O resultado fez o Flamengo chegar aos 23 pontos e subir para a 10ª posição. O time do Paraná segue em sexto, com 29 pontos. Antes da partida, os árbitros fizeram um protesto pela exclusão da categoria da recente Medida Provisória assinada pela presidente Dilma Rousseff.

A vitória do Flamengo , que jogou sem Guerrero, suspenso, foi justa porque a equipe carioca foi superior ao adversário, principalmente no primeiro tempo, quando marcou os gols que garantiram o resultado. O Atlético-PR entrou com uma postura defensiva e só conseguiu criar dificuldades para o Flamengo, quando apelou para a jogada aérea. Os gols do Flamengo foram marcados por Wallace, Emerson Sheik e Alan Patrick, enquanto Hernani e Kadu anotaram para o Furacão.

Na próxima rodada, o Flamengo enfrentará o Palmeiras , em São Paulo. O Atlético PR vai encarar o Santos , em Curitiba.

LEGISLATIVO - Curso para vereadores e interessados: A Câmara Municipal e o Processo Legislativo

O curso é organizado na forma semi presencial, com um encontro inaugural seguido de uma interação a distância. O interessado pode participar apenas da parte presencial, apenas da parte a distância ou ambas. Trata-se de um curso que busca refletir sobre o papel, a estrutura e o funcionamento do poder legislativo municipal.

ESTADO - Arcebispo de Natal lança mobilização para “Caminhada da Solidariedade” nesta quinta-feira no TJ

O arcebispo de Natal, D. Jaime Vieira Rocha, estará nesta quinta-feira (13) no prédio sede do Tribunal de Justiça (TJRN) para lançar a campanha de mobilização em favor da “Caminhada da Solidariedade”, que acontece no dia 30 de agosto. A cerimônia começa às 9h com a presença do presidente do TJ, desembargador Claudio Santos, desembargadores, juízes, secretários e demais servidores do Judiciário potiguar.

O Tribunal será um dos locais onde a Igreja irá montar um ponto de venda dos kits para os participantes da caminhada. A renda obtida será dividida proporcionalmente entre os abrigos que cuidam de idosos em Natal, São José de Mipibu e Ceará-Mirim. Para o arcebispo, a campanha observa os preceitos de responsabilidade social, em relação aos mais necessitados, defendidos pelo papa Francisco e ressalta o caráter ecumênico da caminhada. 

O arcebispo lembra que o representante máximo da Santa Sé tem repetido que esta civilização seguirá em frente se respeitar a sabedoria dos idosos e que se estes não tiverem lugar ou forem descartados, a sociedade não terá futuro. A caminhada organizada pela Arquidiocese da capital será realizada em benefício dos abrigos de Idosos de Natal como o Juvino Barreto, Casa do Idoso Jesus Misericordioso, Lar do Ancião Evangélico, Centro de Convivência de Mãe Luíza e Lar da Vovozinha, entre outras instituições.

MANDATO - Comissão da Câmara aprova projeto de Agripino para regulamentar empresas juniores

A Comissão de Educação (CE) da Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, ontem (12), projeto (PLS 437/2012) do senador José Agripino (RN) que, se sancionado, será uma lei pioneira no Brasil e no mundo no ramo do empreendedorismo. A proposta do parlamentar regulariza a criação das empresas juniores no Brasil – associações educacionais, sem fins lucrativos, que funcionam dentro das universidades e prestam serviços de consultoria e assessoria a preço abaixo do mercado. Hoje esse tipo de empresa carece de legislação.

Para o senador José Agripino, seu projeto tem o objetivo principal de profissionalizar o jovem e prepará-lo para o mercado de trabalho. “Eu agradeço o apoio da Câmara dos Deputados ao projeto que não é meu, mas dos jovens do Brasil”. Mais de 80 jovens de várias partes do país e da Europa, representando cerca de 20 associações ligadas ao setor, acompanharam a votação e comemoraram a aprovação da matéria. 

De acordo com a relatora, deputada Professora Dorinha (DEM-TO), o projeto é fundamental porque supre uma carência jurídica que dará mais amparo para as empresas juniores no Brasil. “Este projeto vem em momento oportuno porque regulamenta a existência deste tipo de empresa em nossas instituições de ensino superior”, frisou. A proposta segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e, se acatada, tramitará na CCJ do Senado. Em seguida, vai para sanção presidencial.


MUNDO - Explosão em porto na China mata 17 e deixa 250 hospitalizados, diz mídia estatal

Explosão de grandes proporções em Tianjin, cidade portuária do Nordeste da China, deixa pelo menos sete mortos e mais de 300 feridos Foto: STRINGER/CHINA / REUTERS
Imagens que circulam nas redes sociais mostram uma explosão de grandes proporções em Tianjin, uma cidade portuária do Nordeste da China. A agência oficial chinesa Xinhua informou que ao menos 17 pessoas morreram e outras 250 foram hospitalizadas, 32 delas em estado crítico. Mais de 400 teriam ficado feridos, ao total. Segundo os moradores, o chão chegou a tremer no momento, e uma onda de choque foi sentida a vários quilômetros de distância.

A explosão teria ocorrido por volta das 23h30m, hora local, na zona de desenvolvimento de Binhai, que é a base de indústrias petroquímicas e refinarias. De acordo com o gabinete de segurança da cidade, a explosão aconteceu no setor de transportes de produtos perigosos. Os objetos manuseados seriam explosivos. Os moradores contaram que ouviram uma ensurdecedora explosão e depois viram colunas de chamas e fumaça de dezenas de metros de altura. Diversas imagens e vídeos do momento foram publicados nas redes sociais, em mensagens dizendo que o som e o tremor da explosão foram sentidos a quilômetros de distância.

Uma testemunha ocular disse à mídia local que estava fazendo compras quando, de repente, viu uma grande bola de fogo e ouviu a explosão. — Na hora da explosão, o chão tremia fortemente, carros e edifícios próximos também tremeram. Vidros dos prédios ficaram quebrados e todo mundo começou a correr — contou uma mulher identificada como Yang. — Agora todos os moradores estão reunidos na rua.
globo.com

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: João Manoel


Queremos abrir mais uma sessão "parabéns à você" para o afilhado de coração do nosso diretor, o pequeno João Manoel, filho de Jairo Cunha e Williana Medeiros, o pequeno-grande menino completa mais um ano de vida e nós, desde já, enviamos os cumprimentos, desejando muita saúde, sorte e sucesso!

SERRA CAIADA - Cinco pessoas são baleadas e três morrem em chacina

Segundo informações de populares as vítimas estavam reunidas com várias outras pessoas e foram surpreendidas por ocupantes de um veículo que se aproximou e efetuou vários disparos atingindo cinco pessoas. Três delas morreram na hora e um casal foi conduzido ao Hospital para atendimento médico. A PM ainda não sabe a motivação do crime ou quem teria praticado. Policias da Delegacia de Polícia Civil e peritos do ITEP estão sendo aguardados para dar inicio as investigações.

TECNOLOGIA - Senador apresenta projeto para legalizar aplicativo Uber

O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) apresentou na manhã desta quarta (12) projeto de lei que regulamenta o uso do serviço oferecido pelo aplicativo Uber e assemelhados na área de transporte. Ele solicitou inclusive um estudo da assessoria técnica do Senado para compreender os impactos econômicos e a base legal que envolve o uso do polêmico aplicativo, além de colher as opiniões de usuários e especialistas.

O projeto poderá tramitar inicialmente na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. “Se faz necessária e urgente a regulamentação de um sistema que já opera no Brasil e cuja propagação é inevitável, a exemplo do resto do mundo. Não regulamentar vai de encontro com o fomento ao desenvolvimento tecnológico e com o direito de escolha do cidadão”, afirma Ferraço na proposta.

O aplicativo Uber é um sucesso em todo o mundo, mas provoca reações de taxistas, inclusive violentas, como já ocorreu em São Paulo, Brasília e no Rio de Janeiro. Houve casos de agressão e intimidação e até de sequestro de motoristas e passageiros.

O sucesso decorre do fato de o aplicativo oferecer serviço eventual de carro com motorista, o que representou a solução para muita gente que tem feito cada vez mais a opção de não dirigir quando vai encontrar amigos na balada ou em restaurantes. Os carros são sempre do melhor nível, confortáveis, os motoristas muito pontuais e educados e o melhor de tudo: bem mais barato que o serviço de táxi, frequentemente exercido por motoristas mal-humorados.


REGIONAL - Colegiado Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Vale do Açu reelege sua diretoria

foto oficial com os gestores da região do Vale do Açu
O presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Vale do Açu, o prefeito de Pendências, Ivan Padilha (PMDB), foi reeleito para continuar no cargo na tarde desta quarta-feira (12). A única mudança foi a integração da prefeita Ladjane, de Santana do Matos, na nova diretoria. 

A reunião que contou com a presença de 13 prefeitos/representantes aconteceu em Assú, oportunidade em que prosseguiu a discussão voltada para a implementação de um projeto de aterro sanitário ou usina de reciclagem de lixo regional. Sergio Pinheiro, da SEMARH, falou sobre a necessidade dos municípios se adequarem a legislação ambiental e dar atenção a esse tema.

“O Consórcio é o melhor caminho para resolver a questão ambiental causada pelos resíduos sólidos, visto que as prefeituras estão respondendo a questionamentos, principalmente do Ministério Público, sobre os lixões nas cidades”, disse o consultor Urbano Medeiros, da Brencorp. O próximo passo é fazer o diagnóstico dos resíduos sólidos dos municípios integrados ao consórcio.

ABRANGÊNCIA
As 23 cidades que se localizam dentro da área de jurisdição territorial do Consórcio Público Regional de Saneamento Básico do Vale do Açu são: Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Angicos, Areia Branca, Assú, Baraúna, Carnaubais, Fernando Pedroza, Grossos, Guamaré, Ipanguaçu, Itajá, Lajes, Macau, Paraú, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pendências, Porto do Mangue, Santana do Matos, São Rafael, Serra do Mel e Tibau. 

Comitiva de Alto do Rodrigues sob o comando do prefeito Abelardo participou do evento
Grande número de prefeitos compareceram
Prefeito Ivan Padilha, reeleito para presidir o Consórcio
Engenheiro Sergio Pinheiro discursando
Urbano Medeiros também falou aos presentes
prefeito de Afonso Bezerra, Jackson Bezerra deu sua opinião sobre o assunto
toni martins

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Leojane Fonseca


Queremos parabenizar a nossa amiga e leitora, Leojane Fonseca que ganhou um presente de Deus, será mamãe pela segunda vez. Leojane está servindo na Central do Cidadão de Alto do Rodrigues, além dela, queremos parabenizar Marliete e Macson. Aos três, muita saúde, sorte e sucesso!

BRASIL - Comissão de Trabalho aprova isenção de IR para férias e 13º

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou, nesta quarta-feira (12), proposta que isenta da cobrança de Imposto de Renda (IR) a remuneração de férias e de 13% salário. A proposta também isenta o abono de férias e a participação dos trabalhadores nos lucros da empresa quando recebidos em decorrência de convenção ou acordo coletivo de trabalho.

A isenção está prevista em substitutivo apresentado pelo deputado Benjamin Maranhão (SD-PB) ao Projeto de Lei 2708/07, do deputado Luiz Carlos Busato (PTB-RS). O substitutivo reúne os textos do projeto de Busato e de outros 14 que tramitam em conjunto. O texto aprovado altera a lei tributária 7.713/88 e a Lei Orgânica da Seguridade Social (8.212/91), que hoje preveem a incidência do IR sobre esses benefícios.


PENDÊNCIAS - Presidente da Câmara Municipal solicita água potável para alunos da Escola José Luiz

Escola municipal José Luiz no Massapê recebeu a segunda edição do Câmara Itinerante
fotos Alex Escoteiro
Na última terça-feira (11), com a realização da segunda edição do Câmara Itinerante, programa instituído pela presidência da Câmara Municipal, já trouxe benefício para a população. A sessão aconteceu nas dependências da Escola Municipal José Luiz, no bairro Massapê e o espaço ficou pequeno para tanta gente, assim como era pequeno o tempo para tantas reivindicações da população e, este é, um dos objetivos do programa, escutar os anseios do povo e propor soluções junto ao Executivo municipal. 

Ao tomar conhecimento que alunos da referida Escola estariam bebendo água com 5%  de salinidade, o presidente da Câmara Municipal, Valdemar Bezerra (PSD) não hesitou e nem esperou o dia seguinte, colocando em votação, um Requerimento solicitando do prefeito, que providenciasse o mais rápido possível, água mineral para os alunos da Escola. 

Segundo a assessoria do presidente da Câmara Municipal, o secretário de educação, Vicente Romualdo, entrou em contato com o presidente Valdemar informando que nesta quinta-feira, os alunos da escola já estarão tomando água potável.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

CULTURA - Jornalista Rubens Lemos Filho lança livro de crônicas com memória afetiva da história do ABC

O jornalista Rubens Lemos Filho lançará, no próximo dia 20, o livro “O Rosto Alegre da Cidade”, o qual reúne 67 crônicas e extenso material fotográfico sobre momentos importantes da história do ABC. O lançamento acontecerá na sede do Clube dos Radioamadores do RN, a partir das 19h.

O livro, lançado através da editora Flor do Sal, traz um passeio pela memória afetiva de Rubens Lemos Filho, cuja história se confunde com parte da história do Mais Querido. Abecedista por influência do pai, o saudoso jornalista e comentarista Rubens Lemos, Rubinho acompanha o Alvinegro desde os sete anos de idade. Foi testemunha dos grandes jogos e das grandes equipes de um futebol que, em grande parte, não existe mais. “O Rosto Alegre da Cidade” é a expressão desse sentimento.

As crônicas rememoram as grandes equipes montadas pelo ABC, como o time de 1983, que tinha jogadores como Marinho Apolônio, Silva e Dedé de Dora. Naquele ano, o Alvinegro fez 114 gols no Estadual, com a dupla de ataque formada por Marinho e Silva marcando 63 gols. “Lembro dos craques desse tempo, os locutores esportivos desse tempo. E há um momento, para mim foi o mais bonito, que foi o time de 1983, o time de 114 gols. Quem imagina hoje um time fazer 114 gols num campeonato? E a dupla de atacantes fazer 63? Isso não existe mais no futebol”.

O que emerge das 67 crônicas é a memória acerca do futebol alegre e popular do ABC. “Quero mostrar para a próxima geração, para o meu filho e para os filhos do meu filho que houve um ABC vitorioso, grandioso, altivo e especialmente um ABC popular. Era um clube alegre, que reunia a massa da cidade, os mais simples, em torno do futebol. Um futebol bonito e bem jogado”, finaliza.
Rubens Lemos, autor do livro
Serviço

“O Rosto Alegre da Cidade"
Local: Sede do Clube dos Radioamadores do RN (Avenida Rodrigues Alves, 1004 / Tirol)
Data: 20 de agosto
Hora:  das 19h às 22h
Valor do livro: R$ 50

asssessoria

ALTO DO RODRIGUES - Confira a agenda de shows na Churrascararia e Pizzaria do Mano

Espaço ampliado para melhor atender a clientela
O melhor lugar para você bater um bom papo, tomar uma cerveja gelada e escutar música com os melhores artistas, veja quais as próximas atrações da Churrascaria e Pizzaria do Mano

Hoje tem Renata tocando os principais sucessos da MPB, a partir das 21h
21/08 (sexta-feira) - Forró de Bacana com participação de Renata, a partir das 23h
23/08 (domingo) - Pagode Sem Compromisso a partir das 16h
26/08 (quarta-feira) - Cristina Holanda, a partir das 20h
28/08 (sexta-feira) - Rodrigo Leal, a partir das 23h

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Kaline Amorim


Nesta quarta, queremos parabenizar a nossa amiga e leitora, Kaline Amorim, esposa do proprietário da Churrascaria do Mano, Desejamos muita saúde, sorte e sucesso para esta grande mulher

BRASIL - Pedido de Vista de Ministro, adia votação da legalização das vaquejadas, no Ceará


Os Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciaram nesta tarde a votação sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 4983 de autoria da Procurador Geral da República (PGR) que solicita a não legalização das vaquejadas no estado Ceará. 

O relator da ADI, ministro Marcos Aurélio, votou contra a legalidade da vaquejada, mas dois ministros, votaram a favor da legalização, Gilmar Mendes e Edson Facin. A votação não foi concluída, em virtude do ministro Luiz Roberto Barroso ter pedido vistas (analisar),  com isso, foi adiada a decisão da legalidade das vaquejadas até a análise do ministro Luiz Barroso devolver o processo e entrar novamente na pauta de julgamentos do STF.

BRASIL - STF julga liberação das vaquejadas no estado do Ceará

Legalidade da vaquejada está em pauta no STF
O Supremo Tribunal Federal julga a Ação de Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4983, onde a Procuradoria Geral da República (PGR) que questiona a Lei Estadual nº 15.299/13 que regulamenta a vaquejada como prática desportiva e cultural. A PGR alega que no início a vaquejada  à produção agrícola e passou a ser explorada como esporte e  vendida  como espetáculo, movimentando cerca de R$ 14 milhões por ano. Segundo laudos técnicos comprovam danos aos animais. Em resumo, o STF vai julgar se a Lei Estadual viola o artigo 225, parágrafo 1º, inciso VII, da Constituição brasileira. A relatoria da ADI 4983 está sob os cuidados do Ministro Marcos Aurélio.

ESTADO - Comissão aprova tarifa menor de energia para consumidores de cidades que têm usinas

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou na quarta-feira (5) proposta que isenta os consumidores de energia elétrica do pagamento das despesas relacionadas à transmissão em municípios que possuem usina hidrelétrica ou pequena central hidrelétrica em seu território.

O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Walter Ihoshi (PSD-SP), para o Projeto de Lei 496/15, do deputado Mário Negromonte Jr. (PP-BA). Ihoshi optou por um novo texto para, em vez de criar uma lei nova, incluir a alteração no corpo da Lei8.631/93, que define normas para as tarifas do serviço público de energia elétrica.

Ao defender a medida, o relator afirmou que a geração de energia elétrica por hidrelétricas, apesar de essencial para o País, acarreta impactos ambientais e sociais no município produtor, justificando o benefício da redução da tarifa de energia para os residentes desses municípios.

O custo de transmissão é o valor devido pelo consumidor aos agentes de transmissão e de distribuição em razão do transporte da energia elétrica entre o ponto de geração e o ponto de consumo. Segundo dados de 2012 da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), o percentual médio de transmissão na composição da tarifa da energia elétrica é de 8%.


REGIONAL - IBGE divulga números atualizados dos municípios mais populosos do RN

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou a lista dos municípios mais populosos do estado, confira os principais:

01 Natal 862.044 (mil pessoas)
02 Mossoró 284.288
03 Parnamirim 235.983
04 São Gonçalo do Amarante 96.759
05 Macaíba 76.801
06 Ceará-Mirim 72.374
07 Caicó 66.759
08 Assu 56.829
09 Currais Novos 44.710
10 São José de Mipibu 42.773

17 Macau 31.037
29 Jucurutu 18.409
34 Ipanguaçu 14.983
36 Pendências 14.579
38 Guamaré 14.282
42 Alto do Rodrigues 13.680
60 Afonso Bezerra 11.197
67 Carnaubais 10.628
90 Itajá 7.397
107 Porto do Mangue 5.788

ALTO DO RODRIGUES - Esporte, na pauta do programa Conversando Com o Seu Prefeito, deste sábado, 15

O programa 'Conversando com o seu prefeito' deste sábado (15) receberá como convidado especial, a partir do meio-dia, na FM "comunitária" de Alto do Rodrigues, o coordenador municipal de Esportes, professor Edenilson Melo (foto). 

Com uma pauta ampla e bastante diversificada de ações do prefeito Abelardo Rodrigues na área do esporte, Edenilson irá abordar entre outros assuntos, sobre o  conquista de medalhas pelos atletas do município em diversas competições e em especial sobre o grande avanço no esporte local promovido pela atual administração, investindo em praças desportivas, material esportivos e apoiando no transporte dos atletas que participam de competições fora do município. 

O "Conversando com o seu prefeito" é uma produção da Prefeitura Municipal de Alto do Rodrigues, apresentado pelo radialista Fran Seixas, com direção geral do secretário municipal de Comunicação, jornalista Abelardo Neto.

ACIDENTE - Zagueiro Flávio Boaventura, do América, capota carro na Rota do Sol

Carro do zagueiro Flávio Boaventura ficou de cabeça para baixo após capotar na Rota do Sol
O zagueiro Flávio Boaventura, do América, sofreu um acidente de carro na madrugada desta quarta-feira (12) na Rota do Sol, na zona Sul de Natal. De acordo com a Polícia Militar, o atleta capotou o veículo nas imediações do Estádio Frasqueirão, so ABC. Ele sofreu apenas ferimentos leves e passa bem.

De acordo com a PM, o carro em que o jogador estava teria sido trancado por um outro veículo. Para evitar bater, Flávio teria puxado o volante para o lado direito, atingindo o canteiro da via. 

O impacto do veículo com atingiu um poste, que ficou pendurado entre o meio-fio e a rua. O jogador sofreu apenas arranhões na perna.

Segundo a assessoria de comunicação do América, o zagueiro não sofreu fratura e após receber os primeiros atendimentos foi para casa. 

Usando sua conta oficial no Instagram, o América publicou uma foto de Boaventura recebendo atendimento médico já na manhã desta quarta-feira (12). "O 'xerifão rubro' já se encontra sob os cuidados do médico Márcio Rego e passará por uma bateria de exames para saber se há lesão muscular. [...] Em razão de um corte na perna esquerda, Flávio recebeu dez pontos", afirma a nota.

O Alvirrubro volta a campo nesta sexta-feira (14), quando recebe o ASA de Arapiraca na Arena das Dunas. Ainda não foi confirmado se Flávio Boaventura estará à disposição do técnico Roberto Fernandes.

ALTO DO RODRIGUES - Amigos e familiares cantam os "parabéns à você" para a bela Celina

Na hora da foto, a avó paterna, Tetê Lemos, não conteve a emoção
Ontem (11), a família e amigos da bela adolescente Celina, neta da querida Tetê Lemos e filha do casal Eiclin e Genízia, festejaram mais ano de vida de Celina. A comemoração aconteceu na Churrascaria do Mano e contou com um grande número de amigos, familiares e demais convidados. A avó paterna, Tetê Lemos não conteve às lágrimas e ficou emocionada na hora das fotos. 

A bela Celina é um exemplo de menina, sempre doce, meiga, amável, comunicativa e muito inteligente, com tantos adjetivos fica fácil saber um dos motivos de tanta emoção da avó-coruja Tetê Lemos. Desejamos saúde, sorte e sucesso nesta estrada da vida.
 A família altonoticias se fez presente no evento
 As famílias Medeiros (Erivaneide) e Martins (Dôra, Titita)
 Todos felizes com a festa de aniversário de Celina
 Um registro especial na festa de aniversário de Celina
 A mãe Genizia de olho no presente dado pelo pai, Eiclin à filha, Celina
 Aniversariante ladeada pelo pai e pelo amigo do pai, Mano
 Eiclin, Celina, Mano e Tetê
Tetê, Eiclin, Celina, Kaline e Mano

Veja momento especial do parabéns à você: