Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

ELEIÇÕES 2022 - Henrique reúne centenas de amigos em noite de emoção e compromisso com o Rio Grande do Norte

“Uma noite para emocionar”. Assim Henrique Eduardo Alves (PSB – 4015) definiu o encontro com seus amigos que fizeram uma linda festa para o candidato a deputado federal nessa quarta-feira, 21. 

Ao lado de Adjuto Dias, que concorre à Assembleia Legislativa, Henrique recebeu o apoio Ana Valda, Zezinha e Daniel Randall e o carinho de todos que estavam ali, como o ex-vereador Edvan Martins e os ex-deputados estaduais Ricardo Motta e Elias Fernandes.

Na noite com amigos e ao lado de familiares, Henrique falou de sua história, da luta incansável pela liberdade, democracia e educação - onde se conquistam os sonhos -, de sua saída do MDB, de alegrias e derrotas. “Esse é o meu recomeço. Faço a política do bem e para o bem do meu estado. Todos me conhecem e sabem o que eu já fiz e sou capaz de fazer pelo RN, sei as portas que vou bater, vestido com a camisa do meu querido Rio Grande do Norte”.
“Meu agradecimento por tanto carinho e pelo reconhecimento do trabalho feito, mais do que isso, pela confiança no trabalho que será feito, confiança nas portas que serão novamente abertas para Natal e para o RN. Estou aqui sem ódio e sem medo, com experiência e coragem para ser de novo deputado federal”, afirmou Henrique.

CAICÓ
Nessa quinta-feira, 22, Henrique Eduardo participa de grande movimentação política em Caicó, ao lado de Adjuto Dias, dos vereadores Lobão, Dr. Júlio Filho e Thales Rangel e lideranças da região.

terça-feira, 20 de setembro de 2022

ELEIÇÕES 2022 - Pesquisa Real Time Big Data/Record TV aponta Fátima Bezerra eleita no primeiro turno, confira corrida para o Senado, rejeição e aprovação de Fátima.

Real Time Big Data/Record TV pesquisa sobre a disputa ao governo do Rio Grande do Norte divulgada nesta terça-feira (20) aponta a reeleição de Fátima Bezerra (PT) no primeiro turno, com 57% dos votos válidos. 

O senador Styvenson Valentim (Podemos) aparece na segunda posição, com 26% dos votos válidos. Em seguida, vem Fábio Dantas (Solidariedade), com 10%; e Clorisa Linhares (PMB), com 4%. Rosália Fernandes (PSTU), Danniel Morais (PSOL) e Bento (PRTB) somam 1% dos votos válidos cada. Rodrigo Vieira (DC) e Nazareno Neris (PMN) ficaram com 0%.

Na pesquisa espontânea, quando não há indicação dos nomes dos candidatos, Fátima Bezerra (PT) lidera com 28% das intenções de votos. Styvenson Valentim (Podemos) tem 14%; Fábio Dantas (Solidariedade), 4%; Clorisa Linhares (PMB), 1%. Os outros candidatos somam 2%, enquanto nulo/branco tinham 14%. Já não sabem/não responderam acumularam 37%.

Já na pesquisa, quando são apresentados os nomes dos candidatos, Fátima Bezerra está na frente com 48%. O candidato Styvenson Valentim aparece com 22%. Ele é seguido por Fábio Dantas, com 8% e Clorisa Linhares, com 3%. Rosália Fernandes, Danniel Morais e Bento têm 1% cada. Rodrigo Vieira e Nazareno Neris não pontuaram. Nulo e branco somaram 9%; nãoam ou não responderam foram 7%.

REGIÕES DO ESTADO

A pesquisa também está disponível como intenções de voto por regiões do estado. O método empregado foi a pesquisa estimulada.

Natal

Na capital potiguar, Fátima Bezerra soma 34% das intenções. Ela é seguida de perto por Styvenson Valentim, com 32%. Fábio Dantas registrou 11% das intenções de votos. Clorisa Linhares ficou com 5%. Rosália Fernandes e Bento tinham 2% cada. Daniel Morais, 1%. Rodrigo Vieira e Nazareno Neris não pontuaram. Nulo branco ou somaram 7% e não acumuladoram ou não responderam 6%.

Oeste Potiguar

Na região, Fátima Bezerra tem ampla vantagem, com 60% das intenções. Styvenson Valentim tem 18%; Fábio Dantas, 6%; Rosália Fernandes, 1%; Clorisa Linhares, 1%. Rodrigo Vieira, Nazareno Neris, Danniel Morais e Bento não pontuaram. Nulo e branco somaram 8%; nãoam ou não responderam, 6%.

Litoral Potiguar

No litoral Leste Potiguar, a liderança também é de Fátima Bezerra. Ela soma 38% das intenções de votos. Styventon Valentim aparece com 25%; Fábio Dantas, 9%; Clorisa Linhares, 4%; Daniel Morais, 2%; Rosália Fernandes, 1%; Rodrigo Vieira, 1%; Bento, 1%. Nazareno Neris não pontuou. Nulo e branco tinham 11%; enquanto nãoam ou não respondera somaram8%.

Agreste Potiguar

Na região Agreste do RN, Fátima Bezerra lidera com 57% das intenções de votos. Styvenson Valentim soma 17%. Em seguida, Fábio Dantas surge com 6%. Clorisa Linhares e Bento somam 1% cada. Rosália Fernandes, Rodrigo Vieira, Nazareno Neris e Danniel Morais não pontuaram. Nulo e branco somaram 9%; não excluíram ou não responderam tiveram 9%.

Centro Potiguar

Na região, Fátima Bezerra soma 59% das intenções de votos. Styvenson Valentim tem 14%. Já Fábio Dantas acumula 5%. Clorisa Linhares e Bento tinham 1% cada. Rosália Fernandes, Rodrigo Vieira, Nazareno Neris e Danniel Morais não pontuaram. Nulo e branco foram 10%. A mesma avaliação foi registrada por não ser ou não responderam.

REJEIÇÃO AOS CANDIDATOS

O candidato Styvenson Valentim (Podemos) liderar a rejeição, com 39%. Em seguida aparece Fátima Bezerra (PT), com 37%; Fábio Dantas (Solidariedade), com 35%. Já Clorisa Linhares (PMB) ficou com 29%. Bento (PRTB), com 21%; Daniel Morais (PSOL), 17%; Rosália Fernandes (PSTU), 16%; Rodrigo Vieira (DC), 15%; Nazareno Neris (PMN), 15%.

SENADO

A Pesquisa Federal de Big Data sabe sobre a eleição para o Senado Federal. Carlos Eduardo (PDT) lidera uma pesquisa estimulada com 30%. Em seguida, surge Rogério Marinho (PL), com 24%. Rafael Motta (PSB) vem atrás com 15%. Pastor Silvestre (PMN) ficou com 2%. Veterinária Shirlein Medeiros (DC), Marcos do MLB (UP), Marcelo Guerreiro (PRTB), Geraldo Pinho (Podemos), Freitas Jr. (PSOL) e Dário Barbosa (PSTU) somaram, cada um, 1% das intenções. Nulo e branco tinham 13%. E não foram 1 ou não responderam tiveram 10%.

A pesquisa também avaliou a intenção de votos para o Senado de acordo com o voto para o governo do RN. Segundo a Carlos Eduardo tem 40% dos votos dos votos de Fátima Bezerra. Rafael Motta tem 27%. Já Rogério Marinho fica com 4%. Freitas Jr., 3%; Marcos do MLB, 2%; Dário Barbosa, 2%; Veterinária Shirlei Medeiros, 1%. Pastor Silvestre, Marcelo Guerreiro e Geraldo Pinho ficaram com 0%. Nulo e branco tinham 11%; não foram desativados ou não responderam ficaram10%.

Dos 5 pensadores da pesquisa de S. Valentim, que 5% votaram em Roério Marinho; 17% em Carlos Eduardo; 6% em Pastor Silvestre; 4% na Veterinária Shirlei Medeiros; 4% em Marcelo Guerreiro; 3% em Geraldo Pinho; 2% em Rafael Motta. Marcos do MLB, Freitas Jr. e Dário Barbosa ficaram com 0%. Nulo e branco ficaram com 6%. E não são ou não respondem com 3%.

Dos votos de Fábio Dantas, 52% Rogério Marinho 12% em Carlos Eduardo; 10% em Pastor Silvestre; 5% em Rafael Motta; 5% em Marcelo Guerreiro; 4% em Geraldo Pinho; 3% na Veterinária Shirlei Medeiros. Marcos da MLB, Freitas Jr. e Dário Barbosa não tiveram votos e ficaram com 0%. Nulo e branco tinham 5%; nãoam ou não responderam, 4%

APROVAÇÃO DO GOVERNO FÁTIMA

A pesquisa Real Time Big Data também avaliou a aprovação do governo do Rio Grande do Norte. De acordo com os dados, 11% consideram a gestão de Fátima Bezerra ótima. O governo é considerado bom por 23%. Além disso, 33% avaliado como regular; 20% como ruim; e 9% como péssimo. Nãoam ou não responderam somaram4%.

A PESQUISA

A realizada pelo instituto RealTime BigData e pesquisada pela Record TV consultou 1.000 pessoas, entre os dias 17 e 19 de setembro de 2022, e está registrada como RN-09487/2022. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

A consulta realizada em Natal correspondeu a 23% do total. No Oeste Potiguar, foram 27%, com pessoas ouvidas em Alexandria, Areia Branca, Assú, Doutor Severiano, Jucurutu, Major Sales, Martins, Mossoró, Patu, Pau dos Ferros, Pilões, Portalegre, São Miguel, São Rafael, Serrinha dos Pintos e Tibaú.

No Litoral Potiguar, a% de determinação, foi nos municípios de 23 de Arez, Canguaretama, Ceará-Mirim, Extremoz, Goianinha, Macaíba, Nísia Touros, Parnamirim, Rio do Fogo, São Gonçalo do Amarante Touros. No Agreste, foram 14%, em Brejinho, Japi, João Câmara, Jundiá, Lagoa de Velhos, Nova Cruz, Poço Branco, Riachuelo, Santa Cruz, Santo Antônio e Tangará.

Na Central Potiguar, a correspondência foi de 13%. Os ouvidos foram ouvidos em Angicos, Bodó, Caiçara do Norte, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Currais Novos, Jardim de Piranhas, Lagoa Nova, Macau, Pedro Avelino e São João do Sabugi.

Portaldatropical

ECONOMIA- Preço do óleo diesel tem queda de 5,8% nas refinarias a partir de hoje

Petrobras realiza sua terceira redução no preço do diesel em 2022, mas, ainda assim, os valores são mais elevados do que os praticados no final de 2020
O óleo diesel, que é considerado o combustível motor do Brasil, vai ficar mais barato nas refinarias da Petrobras a partir desta terça-feira, 20. 

A redução será de 5,8%, equivalente a queda de R$ 0,30. O combustível passará a custar R$ 4,89. Esta é a terceira redução promovida pela Petrobras no diesel neste ano de 2022. Como o transporte de cargas no Brasil é feito prioritariamente pelas rodovias e com veículos pesados, a redução no óleo diesel deve repercutir rapidamente sobre toda a atividade econômica nacional. 

O reajuste tem relação direta com a conjuntura econômica internacional, com perspectivas de crescimento pequeno ou até recessão no hemisfério norte do globo na segunda metade do ano. Com a possibilidade de recessão, a demanda por diesel cai e, por isso, preços mais baratos passam a ser praticados. 

Apesar de já ser a terceira redução da Petrobras em 2022, os preços do diesel praticados hoje ainda são bem mais elevados do que os alcançados até o final de 2020, por causa da conjuntura internacional e da política de paridade de preços internacionais, que leva em consideração o preço do barril do petróleo do tipo brent e a cotação do dólar frente ao real. 

Para o economista Aurélio Valporto, presidente da Abradin, associação que reúne acionistas minoritários de empresas de capital aberto, os preços no Brasil poderiam ser bem mais baratos se o país fosse também autossuficiente em refino de petróleo. “Apesar do anúncio da redução do preço do diesel ser uma boa notícia, ele poderia estar custando bem menos. 

Apenas cerca de 25% do diesel consumido internamente é importado. O restante é produzido aqui mesmo no Brasil, a partir de um petróleo que tem um dos custos de extração mais baixos do mundo. O custo de extração no pré-sal está em pouco mais de US$ 3 por barril. 

Além disso, o Brasil só precisa importar diesel porque a Petrobras abandonou, em 2016, a construção do segundo trem da refinaria do Nordeste. Se esse segundo trem estivesse concluído, o Brasil seria autossuficiente no refino do diesel”, afirma Valporto.

JovemPan Com informações do repórter Rodrigo Viga

domingo, 18 de setembro de 2022

ESPORTE - ABC vence Paysandu e consegue acesso para a Série B do Brasileirão, em 2023

O ABC está de volta à Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro bateu o Paysandu por 1 a 0 na noite deste sábado, em Natal, e garantiu o acesso com uma rodada de antecedência.

O meia Guilherme Garré saiu do banco de reservas para ser o herói da vitória. O Papão ainda pressionou pelo empate e os últimos minutos se tornaram um “teste para cardíaco” para a torcida abecedista, que, após o apito final, pôde comemorar o retorno à segunda divisão. A festa foi completa no Estádio Frasqueirão.

O ABC chegou aos 11 pontos e assegurou uma das vagas do Grupo C da segunda fase. Vitória e Figueirense vão brigar pelo outro acesso, que pode ser definido neste domingo, caso a equipe catarinense vença em Salvador.

O ABC não joga a Série B desde 2017. O time potiguar consegue o retorno com dois acessos seguidos. Em 2021, o Alvinegro subiu da Série D para a C, também no Frasqueirão. O estádio, por sinal, também tem outros três acessos do Mais Querido – 2006, 2010 e 2016 (da C para a B).

ge 

ELEIÇÕES 2022 - RN tem 31 cidades com mais eleitores do que habitantes, confira a lista

Dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, 31 possuem mais pessoas aptas a votar do que habitantes. A maior discrepância no Brasil também está em solo potiguar: é a cidade de Severiano Melo, a cerca de 370 da capital Natal. O levantamento foi feito pela Agência Tatu, a partir de um cruzamento de dados feito entre a projeção populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2021 e o número de eleitores apresentados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para estas eleições.

O município com maior diferença, Severiano Melo, possui 1.743 habitantes e 6.669 eleitores. Lá, o percentual da diferença entre eleitores e habitantes chega a 382,62%. Outras cidades com alta diferença no Estado incluem Bodó, que possui 2.171 habitantes e 3.597 eleitores — equivalente a 165,68% — e Tibau, com 4.173 habitantes e 6.623 eleitores, diferença de 158,71%.

Confira a lista por ordem alfabética:

Eleitores: 4.027
Habitantes: 3.163

PEDRA PRETA: 
Eleitores: 3.218
Habitantes: 2.419

PEDRO AVELINO: 
Eleitores: 6.634
Habitantes: 6.591

RAFAEL GODEIRO: 
Eleitores: 3.786
Habitantes: 3.214

RUY BARBOSA: 
Eleitores: 3.956
Habitantes: 3.584

SÃO BENTO DO NORTE: 
Eleitores: 3.715
Habitantes: 2.687

SÃO PEDRO: 
Eleitores: 6.031
Habitantes: 5.889

SERRINHA: 
Eleitores: 6.636
Habitantes: 6.128

SEVERIANO MELO: 
Eleitores: 6.669
Habitantes: 1.743

TABOLEIRO GRANDE: 
Eleitores: 2.799
Habitantes: 2.606

TIBAU: 
Eleitores: 2.623
Habitantes: 4.173

TIMBAÚBA DOS BATISTAS: 
Eleitores: 2.584
Habitantes: 2.427

TRIUNFO POTIGUAR: 
Eleitores: 3.998
Habitantes: 3.195

VIÇOSA: 
Eleitores: 1.874
Habitantes: 1.731

Ainda segundo a Agência Tatu, o Nordeste é a região do país com mais cidades nessa situação, com 167 municípios dentro as 1.793 da região. Em seguida vem o Sudeste (164), Sul (140), Centro-Oeste (76) e Norte (22). Ao todo, são 569 cidades estão nessa situação, que representa aproximadamente 1 a cada 10 cidades do Brasil.

Por Fatos RN