Memorial às vítimas de Covid

sábado, 7 de abril de 2012

ALTO DO RODRIGUES



Católicos continuam hoje nas celebrações da Semana Santa  com virgília pascal


Dando continuidade a programação especial da Semana Santa, onde a comunidade católica celebra hoje o Sábado de Aleluia, o padre Marcelo Coutinho convida à todos para participar da virgília pascal onde será abençoado velas e águas. A noite de hoje é em memória da noite santa, onde nós católicos esperamos com alegria a vitória de Jesus, na manhã de domingo, onde Jesus ressurgiu para a glória nos Céus.

Saiba algumas coisas sobre a Pascoa e a Semana Santa!

O significado da palavra Páscoa é de origem hebraica Pessach, que significa passagem.
Embora a Semana Santa nos dias atuais esteja vinculada apenas a longos feriados sendo notadamente representada por ovos de chocolate, a verdade é que para os cristãos e para os judeus o significado é outro. Enquanto que para os cristãos simboliza a ressurreição de Jesus Cristo, para os judeus significa o fim da escravidão.

A tradicional Páscoa dos ovos de chocolates que entraram pelas mãos dos franceses no século 18 não é um costume religioso, mas tão somente uma criação e sua celebração é originalmente pagã na qual se comemorava a primavera (Hemisfério norte). Ainda possui referência com base em antigos rituais que vinculavam a fertilidade (coelho).

Neste sentido devemos ter em mente que a Semana Santa inicia no domingo anterior ao de Páscoa (Domingo de Ramos) que traduz a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém após os 40 dias em que permaneceu no deserto. Nos dias seguintes temos: vigília até a Quinta-Feira Santa, quando é lembrada a Última Ceia de Cristo com os 12 Apóstolos.

Nesse dia, antes da refeição, Jesus lavou os pés dos seus discípulos e o traidor Judas Iscariotes em troca de trinta moedas que era o valor pago por um escravo o traiu para posteriormente ser preso, humilhado e condenado à morte.

Na Sexta-Feira Santa, Cristo é crucificado e morto. É o dia em que se instituiu a tradição pelos católicos de não comer carne vermelha como gesto de sacrifício pela morte de Jesus.

O Sábado de Aleluia (hoje) é um dia de vigília dedicado à oração para lembrar o sofrimento de Cristo. Nesse dia também acontece à malhação de Judas.

No Domingo de Páscoa acontece a ressureição de Jesus depois de três dias. Para os cristãos de todo o mundo é considerado o dia santo mais importante, pois representa a vitória da vida sobre a morte.

O que nós católicos devemos ter em mente é que a Páscoa não deve ser sinônimo de feriadão, mas tão somente de celebração.

Está mais do que na hora de todos os cristãos se unirem para acabar com essa insensatez comercial de no Natal que representa o nascimento de Cristo ser motivo apenas para a venda de brinquedos e a Páscoa ter apenas a representação de feriadão e ovos de Páscoa.

Com informações e fotos do altorosario.blogspot.com
AFONSO BEZERRA


Candidatos ao Conselho Tutelar na mira do Ministério Público.

O Promotor Público, Augusto Carlos Rocha de Lima, da Comarca do Município, abriu inquérito Civil para apurar eventuais abusos de alguns atos de propaganda de candidatos ao Conselho Tutelar do município. 

De acordo com a a portaria 13/2012, está existindo ameaça a violação à cláusula da ampla defesa em processo de impugnação de candidatura de aspirantes ao cargo de conselheiro tutelar de Afonso Bezerra.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e a Comissão Organizadora do Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares prestará todas as informações solicitadas pelo Promotor Público.
SEGURANÇA


Shoppings investem em vigilância à paisana

Vestindo jeans, camisa xadrez para fora da calça e tênis branco, um homem loiro, de uns 30 anos, olha as vitrines das lojas de um shopping.

Senta-se em um banco, finge ler uma revista e se levanta rapidamente. Vai até a porta do shopping e acena com a cabeça para um segurança.

Dá meia-volta e reinicia o descomprometido processo de olhar as vitrines. O traje despojado e a atitude semelhante à de um cliente qualquer fazem as pessoas pensarem que o homem é apenas mais um consumidor do centro de compras. Na verdade, é um segurança à paisana.

O fenômeno não é exclusivo de shoppings da capital paulista, onde Cidade Jardim, Santana, Higienópolis e Bourbon já adotaram a estratégia. Em cidades como Guarulhos, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre também há esse tipo de profissional. 

(Folha)
 DESTAQUE NO REGISTRANDO.COM.BR 


ALTO DO RODRIGUES: O LEITOR COMENTA

Isso ainda é pouco diante de tanto descompromisso com o contribuinte, que pagou no mês de dezembro 650.000 reais só com despesas com advogados para o prefeito que se diz tão honesto e que é dono do maior número de processos na justiça do RN.
As festas desnecessárias que levou uma montanha de dinheiro num sei pra onde, apenas suponho pra onde tenha ido, espero que a justiça veja isso. só no alto mesmo, o grafith toca no maior carnaval do vale que é o de Macau por menos da metade que toca num dia normal em Alto do Rodrigues.
O prefeito tem rabo preso, ou melhor, RABOS PRESOS, pois nunca enviou uma só explicação aos requerimentos da câmara sobre determinados gastos dando a entender que existe fraudes e corrupção em seus atos.
 Tudo nesse governo é uma mentira atrás da outra, ele falou em público que entregou 260 cisternas, quando estas fazem parte de um programa federal e que ele mesmo não moveu uma palha. os próprios moradores ajudaram aos pedreiros com o serviço. teve até greve de professores por falta do pagamento do piso salarial do governo que ele mentiu, enrolou e não pagou, mas mandou um papel pra todas as casas da cidade dizendo que foi o primeiro prefeito a pagar o piso do governo e culpando os vereadores por suas mentiras de que as coisas não estão melhores por causa deles.
Só tenho uma coisa a agradecer ao prefeito Eider, foi dele me dar o prazer de assistir um seriado da globo ao vivo em minha própria cidade, pois ele representou melhor que ator da globo o prefeito EIDERICO PARAGUASSU.
alexandre moura

Fonte: programaregistrando.com.br
ANIVERSARIANTE DO DIA


Todos os jornalistas:


sexta-feira, 6 de abril de 2012

ALTO DO RODRIGUES

Comunidade católica celebra Semana Santa com muita adoração
 

Desde dia 05 que a comunidade altorodriguense celebra juntamente com o todo o povo de Deus, a Semana Santa e com uma programação repleta de adoração, os fiéis participam hoje da celebração da paixão que acontece na quadra de esportes, Omar Rodrigues, anexo da Escola Walfredo Gurgel.

Padre Marcelo Coutinho convida à todos.
Com o tema baseado nos escritos do profeta Isaias (capítulo 53, versículo 5 que diz: Ele foi ferido por causa de nossos pecados, esmagados por causa de nossos crimes), o Padre Marcelo Coutinho, convida todos para a celebração dos mistérios da paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, onde oferece à todos os homens à Salvação.

Após a celebração, acontecerá a tradicional via sacra.

Se você não tiver a oportunidade de estar presente na celebração, pode ajudar rezando a oração que foi atribuída ao santo Tomás de Aquino que diz o seguinte:

Alma de Cristo, santificai-me.
Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebria-me.
Água do lado de Cristo, purificai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me.
Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro de vossas chagas, escondei-me.
Não permitais que eu me separe de vós.
Do inimigo maligno, defendei-me.
Na hora da minha morte, chamai-me.
E mandai-me ir para vós, para que eu,
com os vossos santos, vos louve por todos os séculos dos séculos, amém.

A programação da Semana Santa seguirá até domingo (08).
 
Com informações e fotos do blog altorosario.blogspot.com
 SEMANA SANTA 

Curiosidades sobre a Semana Santa


Vem desde os primeiros séculos cristãos o costume de celebrar de modo especial a semana anterior à Festa da Páscoa, se bem que inicialmente as solenidades reduziam-se à sexta-feira e ao sábado.

O nome: No século IV, essa semana especial chamava-se Hebdomada paschalis (semana pascal), e no século seguinte passou a chamar-se Semana Autêntica. Isso em Roma. No Oriente, chamava-se Semana Maior. Por esse mesmo tempo surgiu o nome Semana Santa.

Duração: Como dissemos, inicialmente, talvez já nos tempos dos apóstolos, a Semana Santa era celebrada só a partir da sexta-feira. Eram dois dias (sexta-feira e sábado) de jejum rigoroso, em preparação para o domingo, em que se celebrava a ressurreição de Cristo. Depois, foi incluída também a quarta-feira, para lembrar o dia em que os chefes judeus decidiram prender o Salvador.

Lá pelo ano de 247, parece que já tínhamos toda uma Semana Santa. Um escritor desse tempo diz que muitos passavam todos esses dias sem provar nenhuma alimento. Em algumas igrejas, esses dias eram também de descanso para todos os servos e escravos. Algumas Igrejas celebravam todas as noites vigílias solenes de orações e leituras, com a celebração da eucaristia.

Onde Surgiu: Ao que parece, as cerimônias próprias da Semana Santa surgiram principalmente em Jerusalém onde, de certo modo, permaneciam mais vivas as lembranças dos últimos dias de Jesus. Essas solenidades foram imitadas pelas Igrejas do Oriente, depois pelas Igrejas européias. Só lá pelo século IX é que chegaram até Roma. É interessante notar que, já nesses primeiros tempos, na sexta-feira e no sábado jamais se celebrava a eucaristia.

Domingo de Ramos
O nome desse domingo já existia lá pelo ano 600 e pouco. Houve tempo em que esse domingo se chamava Capitulavium (Lavação das cabeças), porque nesse dia, os que iam ser batizados no sábado seguinte, participavam de uma cerimônia preparatória, quando suas cabeças eram solenemente lavadas.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

PENDÊNCIAS

Pessoas se mobilizam em caravanas para assistir ao show de Neto Araújo


Várias caravanas já estão se mobilizando para assistir ao grande show de Neto Araújo, hoje no Oásis Balneário, em Assu. É grande a expectativa para o lançamento do CD e DVD do pendenciense, Neto Araújo, que foi sucesso nas bandas Cavaleiros do Forró e Collo de Menina.
GUAMARÉ

Agência dos Correios foi assaltada, mas polícia age rápido e um dos bandidos morreu. 

 Agência dos Correios assaltada, na semana passada foi a lotérica

Onda de assaltos na região, hoje foi negativa para os bandidos. 

Na manhã desta quinta-feira, por volta da 11h, dois homens em uma moto (tipo Brox) vermelha sem placa. Um dos meliantes redeu o funcionário, enquanto o comparsa recolhia tudo e na fuga, a polícia e os guardas municipais foram acionados e rapidamente iniciaram a busca. 

Os bandidos fugiram e abandonaram a moto no bairro de Salina da Cruz, seguindo pelo matagal, em destino as dunas. Na troca de tiros, a polícia levou a melhor, baleando o meliante, Junior do Melão, que morreu ainda no local. 

A polícia sob o comando do Major Fernandes está de parabéns, além dos bravos guardas municipais que mesmo tendo sido alvejado o carro, não desistiu de ajudar a polícial na captura dos bandidos. 

Os policiais ainda recuperaram parte do que foi levado pelos ladrões, um celular, R$ 3 mil em dinheiro, duas pistolas.

Devido as mesmas características, a polícia acredita que os mesmos ladrões da lotéricas, podem ter assaltado a agência dos Correios.


 
 Carro da Guarda, alvejado pelos bandidos.

Ainda na fuga um dos bandidos veio à óbito

Com informações e fotos de Josivan Dantas.

GUAMARÉ

Assalto na agência dos Correios deixa um morto.

Policiais e guardas municipais estão perseguindos os bandidos que chegaram a abandonar uma moto no bairro de Salina da Cruz. O GTO, de Macau dá apoio, além disso está acontecendo um grande tiroteio.

Veja daqui a pouco, cobertura completa.

 É HOJE 

Pendenciense Neto Araújo lança seu primeiro CD e DVD carreira solo




A cada pessoa Deus concedeu um dom e para Neto Araújo, uma bela voz, fo o presente do Supremo para esse pendenciense. Neto Araújo começou sendo vencedor do concurso da mais bela voz, na cidade natal. Em seguida, o sucesso não parou e foi o destaque de grandes bandas como Cavaleiros do Forró, Collo de Menina, entre outras. 

Agora, Neto Araújo seguirá sozinho e hoje será o grande dia, o lançamento do primeiro CD e DVD carreira solo. 

O local será na Arena do Oásis Balneário, em Assu. Mulher até a meia noite, nã paga, além de Neto que cantará os principais sucessos e músicas inéditas, tem forró pé-de-serra para galera. 

Como Neto acredita no potencial de músicos da região, o cantor será acompanhado pela banda Forró Mar de Doçura. 

Quem quiser mais informações é só ligar para (84) 3331.1900
ALTO DO RODRIGUES

Eider Medeiros tem suas contas rejeitadas pela segunda vez.

Eider Medeiros inelegível

O prefeito de Alto do Rodrigues/RN, Eider Assis de Medeiros (PMDB), pela segunda vez, teve suas contas rejeitadas por dois terços dos vereadores. 

A votação foi na última quarta-feira (04), na sessão ordinária, após a leitura do relatório do vereador Nixon da Silva Baracho, que destacou entre outras coisas, violação dos restos a pagar sem a devida cobertura financeira, o endividamento acima da capacidade de caixa, em clara violação a lei nº 4.320/64 – entre muitas irregularidades.

“Talvez este seja o item que tenha recebido maior atenção desta relatoria. Verificamos que, não houve equilíbrio das contas de gestão. Contra fatos, não há argumentos. Da análise de todo o processado e das informações prestadas pelo Prefeito, restou verificado que as contas prestadas, não demonstram o equilíbrio financeiro da gestão. Por tudo demonstrado, vislumbram-se presentes incontestáveis razões para que se desaprove o parecer prévio do egrégio Tribunal de Contas, reprovando-se as contas prestadas pelo Poder Executivo Municipal, de responsabilidade do Excelentíssimo Senhor Prefeito Eider Assis de Medeiros, do ano de exercício de 2010.”Concluiu o relator.

Dos 9 vereadores, 6 votaram pela aprovação do relatório e 3 se abstiveram, tornando o placar de seis a zero. Numa demonstração clara dos 3 vereadores de situação, em se recusar votar contrário o relatório, tamanha a coerência nos dados elencados pela relatoria e o embasamento técnico utilizado pelo relator, para concluir pela DESAPROVAÇÂO das contas.

Os vereadores que votaram pela aprovação do relatório foram: Francisco de Assis Cabral Leonez (PSD), Jonas Augusto de Souza (PSD), Maria Auxiliadora Sena (PSD), Nixon da Silva Baracho (DEM), José Itamar dos Santos (DEM) e Fernando Antônio Rodrigues (DEM).

Com a apreciação e conclusão das contas do exercício de 2010, o presidente da Câmara, o vereador Francisco de Assis Cabral Leonez, deverá nos próximos dias, informar ao TCE – Tribunal de Contas do Estado, o resultado da sessão na noite de ontem.
PENDÊNCIAS

Vereadores recebem nova denúncia contra o prefeito Ivan Padilha
 
A disputa entre os poderes Legislativo e Executivo em Pendências continua. Na sessão da Câmara Municipal de ontem, o cidadão Jorgevan de Medeiros Lima entrou com um pedido à Câmara Municipal para que seja aberta outra Comissão Processante para investigar supostas irregularidades cometidas pelo prefeito Ivan de Souza Padilha, do PMDB.

O requerimento foi leito pelos vereadores e entregue à Mesa Diretora da Câmara Municipal. Nele constam várias denúncias que precisam ser apuradas, entre as graves, está uma movimentação do prefeito municipal, de uma conta bancária, em nome da prefeitura no Bradesco, ag. 1044, cc 530130-0, na cidade de Assú, onde segundo o denunciante o prefeito não prestou conta ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

No documento ainda consta empresas sem contrato, outras empresas que trabalham no município e foram abertas recentemente, como a empresa Breno Padilha de Lima ME, aberta em outubro de 2009; A JMM Prestadora de Serviços com endereço em lugar que demonstra empresa sem funcionamento e a PCM de Lemos ME com suspeita de não-funcionamento.

Além disso, ainda foi denunciado um contrato de locação de veículo supostamente falso. Neste contrato, consta a locação de um veículo, que segundo o denunciante, não presta serviço, mas recebe o dinheiro. Contratação de trio-elétrico devidamente pago, mas que não prestou serviço na cidade. 

Diante dessas supostas irregularidades, o denunciante espera que a Câmara Municipal abra uma Comissão Processante para apurar as graves denúncias formuladas.

defato.com

quarta-feira, 4 de abril de 2012

ALTO DO RODRIGUES

Prefeito Eider Medeiros de novo na mira da Câmara de Vereadores
nixon

Passado o fuzuê do Alto Folia, o prefeito do Alto do Rodrigues Eider Assis de Medeiros (PMDB), volta a ficar hoje na mira do legislativo municipal que vai analisar a prestação de contas do exercício de 2010 na sessão ordinária que começa as 20 horas.

O relator do processo é o vereador do DEM Nixon da Silva Baracho (Foto). Caso o relatório seja rejeitado por dois terços dos vereadores, o prefeito Eider Medeiros passará a acumular duas prestações de contas reprovadas pela Câmara Municipal. É aguardar o desfecho e como se comportarão os 9 vereadores.

blogdovt.com
ECONOMIA

Pacote de ajuda à indústria custará R$ 60,4 bilhões para o governo em 2012

O pacote de ajuda à indústria custará R$ 60,4 bilhões para o governo em 2012, informou, há pouco, o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa. A quantia vem tanto de reduções de impostos quanto da ampliação do orçamento de linhas de crédito e de aportes do Tesouro Nacional a bancos oficiais.Desse montante, a maior quantia virá dos R$ 45 bilhões que o Tesouro emprestará ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

O dinheiro ampliará o capital da instituição para os empréstimos da quarta versão do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) e começará a ser repassado em abril por meio de títulos públicos emitidos pelo Tesouro.

Por meio dessa operação, o Tesouro emite títulos públicos, que são transferidos ao BNDES. O banco vende os papéis no mercado conforme a necessidade de capital para oferecer os empréstimos do PSI. Essa modalidade não envolve recursos do Orçamento Geral da União, mas a ampliação da dívida pública.

As reduções de tributos farão o governo deixar de arrecadar R$ 3,1 bilhões neste ano. Barbosa explicou que a conta inclui as desonerações para a linha branca (eletrodomésticos) e alguns tipos de materiais de construção, anunciadas na semana passada, e a da folha de pagamento para 15 setores de indústria, que terão impacto de R$ 4,9 bilhões nas receitas do governo.

Do impacto total, foi descontado R$ 1,3 bilhão referente ao aumento do Programa de Integração Social/Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (PIS/Cofins) para produtos importados, que reduzirá a renúncia fiscal para R$ 6,2 bilhões por ano. Levando em consideração que a desoneração da folha de pagamento só entrará em vigor em julho, o valor final do impacto das medidas tributárias para 2012 ficou em R$ 3,1 bilhões.

O pacote envolve ainda R$ 3,9 bilhões previstos no orçamento para as compras do governo federal. A quantia será usada nas compras de produtos nacionais, que terão margem de preferência de até 25% sobre similares importados, ou seja, os produtos nacionais que forem até 25% mais caros que os concorrentes importados terão preferência nas licitações.

Barbosa informou ainda que R$ 1,9 bilhão vêm da ampliação do orçamento do Programa de Financiamento à Exportação (Proex) e R$ 6,5 bilhões, da equalização de juros em linhas de crédito do BNDES. Pelo mecanismo de equalização, o Tesouro cobre os juros mais baratos oferecidos pelo banco oficial.
 EDUCAÇÃO 


RN é destaque no País no atendimento à pré-escola

2º lugar Estado apresenta taxas superiores a 90%, perdendo apenas para o vizinho Estado do Ceará, que ficou em primeiro lugar

Nos últimos dez anos, a taxa de atendimento das crianças de quatro e cinco anos na escola cresceu 55,8%. Em 2000, pouco mais da metade (51,4%) da população nessa faixa etária tinha acesso à educação, patamar que chegou a 80,1% em 2010. Entretanto, mais de 1,1 milhão de crianças entre quatro e cinco anos não frequentam a escola, de acordo com levantamento do Movimento Todos pela Educação.

O levantamento apontou que o Rio Grande do Norte é o segundo Estado do País a apresentar taxas de atendimento na pré-escola superiores a 90%. Perdendo apenas para o Estado do Ceará, que apontou índice de 92,2%. O Estado brasileiro que apresentou a menor taxa foi Rondônia, com índice de 57,1%. 

O desafio do País é incluir esse contingente de alunos nas redes de ensino até 2016. Uma emenda constitucional aprovada em 2009 estabelece que a pré-escola é etapa obrigatória no País, assim como o ensino médio. Até então, a matrícula era compulsória apenas no ensino fundamental (dos seis aos 14 anos). Isso significa que no prazo de quatro anos as redes municipais terão que oferecer vagas nas escolas a todas as crianças entre quatro e cinco anos - e os pais terão de matriculá-las.

Para a diretora executiva do Movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz, o crescimento da pré-escola na última década é uma conquista importante e indica que o País tem dado mais atenção à educação infantil. "Na última década, houve um aprofundamento e uma proliferação de estudos que comprovaram o impacto da educação infantil no futuro da criança. É um investimento muito rentável do ponto de vista cognitivo, do desenvolvimento social e econômico. Quanto mais cedo a criança entra na escola, maior é o retorno daquele investimento. Esses estudos tiveram espaço nas políticas públicas", acredita Priscila.

O baixo atendimento no início da década estava ligado, inclusive, a fatores culturais: muitas famílias não consideravam importante mandar os filhos para a escola antes do ensino fundamental, já que a pré-escola era vista apenas como um espaço para a criança brincar. 

Apesar dos avanços, Priscila avalia que o esforço das redes municipais para incluir 1,1 milhão de crianças terá que ser maior. "Elas são justamente as crianças mais difíceis de serem incluídas. São aquelas que vivem em local de mais difícil acesso, ou tem alguma deficiência, ou não podem ir para a escola porque são hospitalizadas, ou seja, aquelas que vivem algum tipo de vulnerabilidade".

A presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Cleuza Repulho, avalia que será "muito difícil" para as redes municipais cumprir a meta de universalização da pré-escola se não houver mais investimento. Para isso, ela destaca a importância da aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê um aumento dos recursos para a área, inclusive com a participação da União. O projeto está há mais de um ano em análise na Câmara dos Deputados.

De acordo com Cleuza, o principal problema para ampliar o atendimento é a infraestrutura. "Quando falo em infraestrutura, é a construção de prédios mesmo. Os problemas vão desde encontrar um terreno para a construção, até a prefeitura conseguir bancar o custeio das escolas de educação infantil", explica.

NÚMEROS - Os dados do Movimento Todos pela Educação são de 2010, o que significa que as crianças de quatro e cinco anos que estavam fora da escola naquele ano provavelmente já estão matriculadas no ensino fundamental e muitas chegaram a essa etapa sem cumprir a pré-escola. 

As prefeituras têm o movimento demográfico a seu favor, já que a tendência é que a população de quatro e cinco anos diminua nos próximos anos. Há previsão de uma queda de 22% da população nessa faixa etária entre 2010 e 2022, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre os Estados, apenas o Ceará e o Rio Grande do Norte têm taxas de atendimento na pré-escola superiores a 90%. Na outra ponta, Rondônia e o Rio Grande do Sul têm menos de 60% das crianças de quatro e cinco anos matriculadas. No total, 14 unidades da Federação têm índices de atendimento inferiores à média nacional.

Gazeta do Oeste
POLÍCIA

Polícia Federal de Mossoró apreende drogas na BR-304

Agentes da Polícia Federal de Mossoró apreenderam ontem um carregamento de entorpecente pesando aproximadamente 2,8 quilos de cocaína. O material foi encontrado durante fiscalização policial de rotina, na BR-304, por volta das 15h30 e foi apreendido com uma mulher nascida em 1975, natural de Fortaleza/CE, residente na cidade de Cascavel/CE. 

O material estava acondicionado na bolsa de mão da acusada. No momento da abordagem, a mulher disse que se tratava de uma bolsa contendo apenas roupas e objetos pessoais. Entretanto, os policiais abriram a bolsa e encontraram o material entorpecente. Na bolsa havia o cloridrato de cocaína, como também o crack, pronto para consumo. 

A senhora presa responderá por tráfico de entorpecentes de acordo com a lei 11.343/06 - Art. 33.

Gazeta do Oeste
 PENDÊNCIAS 

Carlos Montenegro declara apoio à Gustavo Queiroz

Na sessão da noite de ontem, (03), o vereador Carlos da Fonseca Montenegro disse que desistiu de ser candidato à prefeito do município e apoiará o primo, Gustavo Queiroz, que é pré-candidato à prefeito, caso Gustavo reúna todas as condições necessárias para registrar candidatura. 

O vereador do PSDB, disse estar decepcionado com o atual governo que tanto lutou para que Ivan Padilha obtivesse a vitória e, mesmo com tanto dinheiro o prefeito atual, não tem olhado com carinho para a população mais carente, esses foram um dos motivos que levaram o vereador Carlos Montenegro a apoiar o pré-candidato Gustavo Queiroz, do PPS.


Egrinaldo parabenizou postura de Carlos Montenegro

O vereador do PV, Egrinaldo Leonez, também parabenizou na sessão ordinária, realizada na noite de ontem (03), a postura do vereador Carlos da Fonseca Montenegro em declarar publicamente apoio para o pré-candidato Gustavo Queiroz, do PPS pendenciense. 

O pevista disse que mesmo parabenizando a atitude de Carlinhos, ainda não definiu qual nome vai apoiar para o executivo nas próximas eleições.

PENDÊNCIAS


Ivan Padilha movimentou conta no Bradesco e não informou ao TCE.

Ivan Padilha ganha novo problema.
Na sessão da Câmara Municipal de ontem, o morador Jorgevan de Medeiros Lima, entrou com um pedido à Câmara Municipal para que abra uma Comissão Processante para investigar diversas irregularidades cometidas pelo prefeito Ivan de Souza Padilha, do PMDB.

De acordo com o requerimento lido pelo denunciante e entregue à Mesa Diretora da Câmara Municipal, constam várias denúncias que precisam ser apuradas, entre as graves, está uma movimentação do prefeito municipal, de uma conta bancária, em nome da prefeitura no banco Bradesco, ag 1044, cc 530130-0, na cidade de Assu, onde segundo o denunciante o prefeito não prestou conta ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

No documento ainda consta empresas sem contrato, outras empresas que trabalham no município e foram abertas recentemente, como a empresa Breno Padilha de Lima ME, aberta em outubro de 2009; A JMM Prestadora de Serviços com endereço em lugar que demonstra empresa sem funcionamento e a PCM de Lemos ME com suspeita de não funcionamento.

Além dessas, ainda foram denunciadas um contrato de locação de veículo supostamente falso, a locação de um veículo que não presta serviço, mas recebe o dinheiro. Contratação de trio elétrico devidamente pago, mas que não prestou serviço na cidade. Contratação de funcionários sem a realização de concursos ou Lei que autorize a contratação, cometendo crime do art 37, além de crime de improbidade.

Diante dessas supostas irregularidades, o denunciante espera que a Câmara Municipal abra uma Comissão Processante para apurar as graves denúncias formuladas.
ALTO DO RODRIGUES

Vereadores discutirão assuntos importantes para o município

Depois de passado as festividades caríssimas para o bolso do contribuinte, acontecerá hoje, mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal, onde a festança praticada pelo governo "fazendo acontecer", deve está na pauta dos vereadores. A sessão terá início a partir das 20h. 

A cada dia, os vereadores vem ganhando a confiança e credibilidade da população, visto que tem barrado ações do governo municipal que não visam o benefício para a comunidade.
CURIOSIDADE


Você sabia que o prefeito utilizou conta bancária governamental em banco privado( Bradesco) e não declarou e essa mesma conta recebeu mais de UM MILHÃO DE REAIS?.

Só agora o assunto veio à tona, além desse agravante, o prefeito utilizou outras manobras, segundo o denunciante.
ESTADO


Candidato ao Nobel de Física faz palestra na UFRN

“Fazendo luz na Matemática” é o título da Aula Pública que o professor Michael Berry, da Universidade de Bristol, Inglaterra, ministrará na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no dia 4 de abril, às 10h, no auditório Otto de Brito de Guerra, Reitoria.

A palestra terá um tom intelectual, mas não ficará restrita a temas técnicos e apresentará um forte componente visual. A proposta da aula é discutir os "fenômenos matemáticos" e como eles encontram aplicações e ilustrações na Física da Luz. 

Michael Berry apresentará conceitos como fractais, teoria da catástrofe, nós, o infinito, zero e até mesmo quando 1+1 não somam 2, necessários para o entendimento do arco-íris, estrelas que piscam, mães brilhantes, espelhos mágicos orientais e observações simples sobre interferência, polarização e foco.

A promoção é da UFRN, através do Departamento de Física Teórica e Experimental (DFTE), do Programa de Pós-Graduação em Física (PPF) e do Instituto Internacional de Física da UFRN. Na Universidade, o professor inglês está participando da reunião do Comitê Científico do Instituto Internacional de Física, iniciado nesta segunda-feira, 2 de abril.

Michael Berry já recebeu o título de Cavalheiro da Rainha da Inglaterra em 1996 por suas contribuições no campo da Física, além de possuir 446 trabalhos de pesquisa publicados nos mais conceituados periódicos da área. É um dos fortes candidatos a receber o Prêmio Nobel de Física no ano de 2012.  


Divulgação da AGECOM.
 VALE DO AÇU 


Sindicatos pedirão intervenção do MPE em caso de gestores que se negam a cumprir Lei do Piso



Reunidos sexta-feira última, 30 de  março, na cidade de Carnaubais, a fim de avaliar o movimento  de protesto que ocorreu  mês passado, verificado na cidade de Alto do Rodrigues, como forma de pressionar as  administrações municipais que ainda recusam-se a assegurar  o pagamento integral do Piso Nacional Salarial do magistério, os representantes de sindicatos de servidores públicos municipais do Vale do Açu optaram por uma nova estratégia.

A categoria procurará a intervenção do Ministério Público Estadual (MPE) das respectivas comarcas para que os gestores sejam forçados legalmente a cumprir a lei. A posição da classe foi anunciada por Eurian Nóbrega Leite, membro do conselho gestor do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Assú (Sindsep). 

Ele informou que, de todas as cidades que compreendem o polo sindical regional, vinculado à Federação dos Trabalhadores em Administração Municipal do Rio Grande do Norte (Fetam/RN),com sede em Mossoró, apenas Alto do Rodrigues e Afonso Bezerra resistem a cumprir a Lei do Piso. 

O dirigente sindical explicou que a mudança de tática tem por finalidade reivindicar do MPE a celebração de Termos de Ajustamento de Condutas (TACs) a fim de fazer com que as administrações municipais respeitem a legislação. 

A orientação dada aos Representantes sindicais das duas cidades foi no sentido de que, no menor espaço de tempo possível, procurem agendar audiência com as respectivas Promotorias de Justiça com esta finalidade. Outrossim, Eurian Nóbrega disse que, em relação às cidades que já instituíram o Piso Como remuneração básica do professorado, a luta não cessou.

Agora, esclareceu, será feito um esforço no sentido de sensibilizar os prefeitos a efetuar o pagamento do retroativo, ou seja, dos meses de janeiro e fevereiro. “Como o Piso foi pago apenas referente ao mês de março, a gente estará cobrando dos Poderes Executivos de cada cidade os valores anteriores”. 

ORIENTAÇÃO
Ele disse que, por direito, o pagamento do novo valor do Piso deveria ter se verificado já a partir de janeiro, razão pela qual as organizações sindicais receberam a recomendação no sentido de estabelecer canal de diálogo com as prefeituras com o objetivo de garantir a quitação dos valores retroativos aos quais os professores têm o legítimo direito. 

Eurian Nóbrega registrou que, neste sentido, será feita uma tentativa com o propósito de sensibilizar os gestores neste aspecto. Porém, se houver resistência, a determinação é que os sindicatos igualmente busquem o aval do MPE para que haja idêntica providência, qual seja, a firmatura de TACs nos quais serão fixados prazos para a regularização da citada pendência financeira. 

O Mossoroense
ALTO DO RODRIGUES

Policial que foi omisso e mal educado já foi transferido

O policial que foi omisso ao não prestar informações e se deslocar para o local do assalto, ontem, na loja Estação da Moda, já foi transferido. Quem informou a decisão, foi o comandante do destacamento da Delegacia de Polícia, Subtenente Cezar. 


O responsável pela DP do município, disse que assim que soube do fato, informou ao Major Fernandes que não pensou duas vezes e pediu que o Sargento Dimas se apresentasse hoje ao Comando, na cidade de Macau. 


Para Cezar, nenhum policial pode tratar mal ou ser omisso com o cidadão, ainda mais, em uma situação de roubo. No lugar do Sargento Dimas, será convocado outro policial que deverá se apresentar ainda hoje na DP.

Diligências

O comandante do destacamento informou ainda que, a polícia de inteligência já trabalha para identificar os meliantes e não poderá divulgar as ações, para não atrapalhar as investigações, mas o  sub Cezar, garante que a polícia vai mostrar resultado.

Polícia divulga resultado das ações no Alto Folia

Mesmo com poucos policiais, o evento alto folia, foi tranqüilo, sem nenhum incidente grave. Os policiais informaram que as principais ocorrências foram de cidadãos que não queriam largam o litro com bebida para colocar em vasilhames de plásticos, “nós só estávamos cumprindo a lei”, disse um soldado. 


Os paredões também foi outra determinação do juiz da Comarca, e os policiais tiveram que cumprir. De acordo com a determinações, todos os paredões não poderiam se exceder no volume.

Dos dois veículos que foram furtados nesse alto folia, a polícia conseguiu recuperar uma L 200,  que estava na cidade de Assu. A polícia ainda procura pelo outro veículo que foi furtado, um celta.

Do dia 1º e 2º de abril, foram feitos pelo menos 27 Boletins de Ocorrências dando conta de documentos perdidos ou roubados. Só no dia dois de abril, foram 22 B.Os. 


Documentos perdidos


A polícia informou que já foram entregues vários documentos, mas ainda tem tantos outros à espera do dono e são eles:

Klebson Ricardo da Silva Bezerra que perdeu uma carteira de bolso marrom, com Carteira de Identidade de Marcos Cesar Bezerra Ribeiro e Maria Geovania Marinho, CPF, Fotografias, Título de eleitor, Cartões bancárias, Carteira da Nuttec.

Cassiano Caiana de Araújo Silva que perdeu uma carteira de bolso marrom escuro com zipper com carteira de identidade, CPF, Título de eleitor, Cartões bancários, Cartão de Consórcio Nacional Honda, Carteira de Habiitação e Cartão DPVAT.

José Roberto Fernandes perdeu a  carteira de habilitação; Moises Paulo do Nascimento perdeu a carteira de identidade; João Francisco Freire Basílio, perdeu a carteira de habilitação, cartão de crédito e carteira de identificação do aluno. Já Washington Miguel de Souza perdeu Certificado de Registro e Licenciamento de veículo de plana MYI 8264, referente ao veículo tipo Gol 1.0 de cor branca dentro de uma carteira da Dão Veículos. Sérgia Maria da Silva Lira perdeu Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo de placa MYT 4914, referente ao veículo Honda CG 125 Titan KS de cor vermelha, dentro de uma carteira da Cirne Motos.

Também foi encontrado e está na DP do Alto do Rodrigues um controle remoto (provavelmente) de portão eletrônico da marca INFRATOR. E, Francisco Joais da Silva Queiroz perdeu a carteira de identidade, Título de eleitor e cartão da Multipla. 


Todos esses documentos podem ser resgatados na própria DP, que fica no centro do Alto do Rodrigues, em frente ao Bar do Mano. Maiores informações pelo telefone (84) 3523 2214.
CURIOSIDADE


Você sabia que tem prefeito no Vale do Açu que manteve conta pública em banco privado e não prestou contas no TCE? 


Essa conta recebia recursos de impostos do ISS que não foram computados no TCE e agora que veio à público?
 ESTADO 

Dívidas retiram 40 viaturas das ruas

A Locavel Serviços, empresa responsável pelo aluguel de 310 viaturas para as Polícias Militar e Civil do Rio Grande do Norte, não recebeu nenhum centavo este ano pelo contrato de R$ 580 mil mensais assinado com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed). Somados os três primeiros meses do ano, a dívida acumulada é de R$ 1,740 milhão. Diante da inadimplência do Governo do Estado, cada viatura quebrada que chega à oficina da Locavel está demorando em média 30 dias para ser consertada. A reportagem do Diário de Natal contabilizou 40 carros parados nas ruas ao redor da oficina.

A travessa da Campina e a Rua dos Potiguares, no bairro Dix-Sept Rosado, estão parecendo pátios da Polícia Militar. São 32 viaturas da corporação espalhadas pelas ruas que circunda a oficina da Locavel e ainda mais oito da Polícia Civil. Apesar do visível abarrotamento de carros, o gerente da empresa, Wagner Douglas, disse que não falaria sobre o contrato com a Sesed. Ele limitou-se a dizer que os serviços são de locação e manutenção. Segundo o levantamento feito pela reportagem do Diário de Natal, a empresa resolveu devolver "de forma mais lenta" as viaturas que chegam para o conserto. O representante da Locavel não confirmou nem desmentiu a informação.

A assessoria de imprensa da Sesed admitiu o atraso no pagamento da locação das viaturas. De acordo com as informações divulgadas, o valor mensal é de R$ 580 mil para 310 carros, cerca de R$ 1.870 por cada veículo. O órgão esclarece que a solicitação de pagamento dos meses de janeiro e fevereiro foi enviada à Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan). Já as quitações referentes aos meses de março, abril e maio serão feitas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN).

A reportagem entrou em contato com Seplan, mas não obteve resposta sobre quando será feito o pagamento. A assessoria da Sesed explicou que o Detran é quem fará o pagamento das viaturas porque fez um convênio com a secretária com esse propósito. Após o mês de maio, dataem que termina o contrato com a Locavel, a secretaria lançará um novo pregão para contratação do serviço.

O presidente da Associação de Cabos e Soldados da PM (ACS/RN), Roberto Campos, afirmou que os policiais militares estão reclamando da demora na devolução dos carros. "Mas a gente não pode nem cobrar da empresa, já que é o Governo quem está devendo", salientou.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo, reconhece que existe um desfalque de viaturas em alguns batalhões de Natal, Região Metropolitana, e no interior. Porém, o comando recebeu nessa segunda-feira a informação que a Sesed esteve em reunião com a Locavel para resolver a situação. Atualmente são cerca de 240 viaturas locadas a serviço da corporação.
 VALE DO AÇU 


Semarh firma parceria com a ANA para monitorar áreas de risco
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH/RN) está trabalhando para inaugurar a Sala de Situação do Rio Grande do Norte no mês de junho. O objetivo desta sala é monitorar e alertar com antecedência sobre a possibilidade de inundações. Os equipamentos estão sendo enviados pela Agência Nacional de Águas (ANA), que é parceira na realização deste trabalho.

Serão monitoradas as bacias hidrográficas do Piranhas/Açu e do Apodi/Mossoró, que são as áreas consideradas mais suscetíveis a cheias. Além da "sala de situação, que ficará localizada na sede da Semarh em Natal, o RN terá 13 estações de campo que enviam as informações para os técnicos fazerem suas avaliações na central".

Sete estações já existem, foram instaladas com recursos do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF). Elas estão localizadas ao longo das duas bacias do Apodi/Mossoró e Piranhas/Açu que estão sendo monitoradas porque também irão receber as águas da transposição. Outras seis estações novas serão instaladas em pontos estratégicos destas bacias.

Com as informações de chuvas e de modelos hidrogeológicos que chegam a um rio, por exemplo, os técnicos da "sala de situação" podem apontar em quanto tempo a inundação chegará a uma área de risco. "O trabalho é permanente e teremos precisão nas informações", ressalta a coordenadora de gestão de recursos hídricos da Semarh, Joana D'arc Medeiros.

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, a "sala de situação" significa um avanço significativo para o monitoramento ao utilizar equipamentos de ponta. O principal objetivo é informar com antecedência a Defesa Civil dos municípios, para que estes tomem providências, salvando vidas e reduzindo os prejuízos econômicos.

Após a instalação da "sala de situação" fica a cargo do Governo do Estado a definição de novas áreas para receber estações que vão enviar dados para a central. Ou seja, é um trabalho contínuo que pode ter novos investimentos dependendo da necessidade.

Entre 16 e 19 de abril, dois técnicos da Semarh, um da Defesa Civil e um da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), estarão em Brasília fazendo capacitação na ANA sobre a "sala de situação".

Defato.com
ALTO DO RODRIGUES

Alto Astral "calou a boca" de todos e Edcity "derrubou a águia com asa e tudo".


Foi um sucesso sem igual, deixou todo mundo surpreso na avenida. Ninguém espera que Edcity, fosse ser a grande sensação do alto folia 2012. Ninguém contesta a grandiosidade da banda Asa de Águia, mas no Alto do Rodrigues, a apresentação foi apática, o cantor Durval Lelis, sempre animado, fantasiado, anima e muito. 

O camarote esperava que ele fosse ler as muitasss mensagens, que pudesse ir até o camarote e cantar perto dos fãs, nada disso aconteceu. E, fez sucesso total, foi mesmo Edcity, que veio "com fome" de dar um show na avenida e "derrubar a águia com asa e tudo". 

Veja o grande sucesso tocado no camarote que agitou a galera. Agora "cale a boca e" aguarde 2013.
IPANGUAÇU

Coordenador da Campanha da Fraternidade prestigia Dia da Saúde

Em Ipanguaçu, município de 13,9 mil habitantes, mais de 800 pessoas receberam atendimentos de saúde diversos e participaram de palestras e oficinas informativas em ação promovida pela prefeitura em parceria com a Igreja Católica. Alusiva à Campanha da Fraternidade 2012, que tem como tema a Saúde Pública, o Dia da Saúde foi realizado no Conjunto Habitacional Presidente Lula durante toda a manhã desta terça-feira (03).

O coordenador da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Natal, Padre Alcimário Pereira, esteve presente e celebrou uma missa antes do inicio das atividades. “Além de um serviço de saúde de qualidade, precisamos de um serviço mais humanizado. A Campanha da Fraternidade traz essa reflexão e o momento principal da ação é conscientizar a população da saúde pessoal e pública”, disse o padre.

Os atendimentos foram realizados na escola municipal e no Posto de Saúde do conjunto habitacional. Equipes compostas por diversos profissionais de saúde estiveram à total disposição da população, que compareceu em bom número. Eluziane da Costa, 40 anos, moradora da comunidade de Lagoa de Pedra, se disse bastante satisfeita com a iniciativa. “Momentos como estes são muito importantes. Fico feliz pelas melhorias na saúde que estão sempre acontecendo em nossa cidade”, opina.

Para o prefeito Leonardo Oliveira, a Campanha da Fraternidade acertou ao propor a discussão da saúde pública no Brasil. “O acesso à uma saúde de qualidade é um direito de cada cidadão brasileiro. Infelizmente, vemos que precisa melhorar muito em todo o país. Parabenizo à Confederação Nacional dos Bispos do Brasil pela iniciativa. Em Ipanguaçu, temos investido mais do que o recomendado pelo Governo Federal, pois vemos a saúde como prioridade. O resultado é que, ano após ano, temos inaugurada novos postos de saúde e implantado novos exames e serviços de saúde no município”, informa.

Prefeitura e MDS realizam entrega de peixe, por ocasião da Semana Santa

Aproximadamente 4,5 toneladas de peixes começaram a ser distribuídos às famílias ipanguaçuenses nesta terça-feira (03), por ocasião da Semana Santa. A iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura de Ipanguaçu e o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), integra o Programa de Aquisição de Alimentos, financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Segundo a secretária de Assistência Social, Cristina Oliveira, o pescado será entregue até esta quarta-feira (04). “Todas as famílias que estão sendo beneficiadas pelo Programa Bolsa Família tem direito a receber os peixes. Basta apresentarem o cartão do programa e suas carteiras de identidade”, explica.

Nesta terça-feira, equipes da Assistência Social estiveram em diversas comunidades rurais. Na quarta-feira, a entrega será centralizada no Clube Municipal da cidade. Segundo as estimativas da prefeitura de Ipanguaçu, entre 1.500 e 2000 famílias deverão ser beneficiadas com o alimento.
Assessoria
PETROBRAS

Prominp: Cesgranrio divulga lista de isentos

A Cesgranrio divulga nesta terça-feira, dia 3 de abril, o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição para os cursos gratuitos do 6° Ciclo de Qualificação Profissional do Prominp. 

O resultado pode ser obtido pelo telefone 0800 701 2028, ou consultado no site da Cesgranrio, entidade responsável pela execução do processo seletivo.


O candidato que tiver a solicitação aprovada estará automaticamente inscrito. Já aqueles com o pedido indeferido, poderão pedir a revisão do processo até dia 4 de abril, também pelo site da Cesgranrio. A lista final com o resultado dos pedidos de taxa aprovados após contestação estará disponível no site da Fundação no dia 10 de abril.



Se mesmo após o recurso o candidato tiver o pedido indeferido, ainda haverá tempo para validar a inscrição realizando o pagamento da taxa de inscrição. Para isso, basta o candidato entrar no seu cadastro no Portal de Qualificação Profissional utilizando seu login e senha (informados no ato da inscrição), imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento da taxa. Os valores são: R$ 25 para cursos de nível básico; R$ 42 para níveis médio e técnico; e R$ 63 para nível superior.



Os candidatos aprovados que estiverem desempregados durante o curso receberão uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 300 (cursos de nível básico), R$ 600 (níveis médio e técnico) e R$ 900 (nível superior).



Para mais informações sobre os cursos oferecidos neste 6° ciclo do Prominp, leia o edital do processo seletivo, disponível para download aqui.

A participação nos cursos não garante emprego aos alunos. O objetivo é melhorar a qualificação dos profissionais que serão, eventualmente, aproveitados pelas empresas privadas fornecedoras de bens e serviços do setor de petróleo e gás natural.



Para esclarecimento de dúvidas acesse a seção 'Fale Conosco' do site do Prominp ou ligue para o telefone da Cesgranrio.


Mossoró amplia postos de inscrição presencial para provas do Prominp

O processo seletivo do Prominp acaba de ampliar para quatro as opções de unidades de inscrição presencial no município de Mossoró (RN).

A inscrição é feita, obrigatoriamente, pelo site www.prominp.com.br. O candidato tem a opção de se inscrever por conta própria pelo site, ou de utilizar o atendimento de um dos postos credenciados em sua respectiva região.


O prazo para inscrição vai até 12 de abril. Para os cursos de nível básico, a inscrição custa R$ 25,00. Nos níveis médio e técnico, R$ 42,00. Para as categorias de nível superior, o valor é de R$ 63,00. As provas serão realizadas no dia 13 de maio.



Informações gerais



No Rio Grande do Norte, o processo seletivo do Prominp oferece 485 vagas em cursos para níveis básico, médio e técnico de escolaridade, todas no município de Mossoró. No nível básico, há 224 vagas distribuídas por dez categorias profissionais, entre elas caldeireiro, curvador, encanador industrial e montador de andaime. Entre as modalidades incluídas nas 192 vagas de nível médio, estão eletricista, desenhista projetista e operador de sonda de perfuração. Já nas 69 vagas de nível técnico, há cursos de eletricista de manutenção e técnico de manutenção, entre outras.


Para concorrer a uma das vagas oferecidas, o candidato deve ter idade igual ou superior a 18 anos, além de preencher os pré-requisitos do curso desejado.

Os aprovados que estiverem desempregados durante o curso receberão uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 300,00 (cursos de nível básico), R$ 600,00 (níveis médio e técnico) e R$ 900,00 (nível superior).


A participação nos cursos não garante emprego aos alunos. Esta ação faz parte do Plano Nacional de Qualificação Profissional (PNQP) do Prominp, que tem como objetivo melhorar a qualificação dos profissionais que serão aproveitados pelas empresas fornecedoras de bens e serviços do setor de petróleo e gás natural. Até o momento foram realizados cinco ciclos de qualificação com mais de 80 mil pessoas qualificadas.



Para esclarecimentos sobre o edital, o candidato deve entrar em contato com a Fundação Cesgranrio, das 9 às 17 horas, no telefone 0800 701 2028 ou por e-mail (prominp@cesgranrio.org.br). Nos demais casos, a consulta deve ser encaminhada à seção 'Fale Conosco' do portal do Prominp (www.prominp.com.br).