Memorial às vítimas de Covid

sábado, 7 de junho de 2025

CULTURA - Artesãs de Parnamirim expõe em Mercado Público de Santos Reis.


O Mercado Público de Santos Reis recebeu, neste sábado (7), uma exposição com trabalhos de artesãs cadastradas pela Prefeitura de Parnamirim. A iniciativa, vai acontecer sempre no primeiro sábado de cada mês e tem como objetivo fortalecer a economia criativa e dar maior visibilidade aos artistas locais.

Atualmente, cerca de 130 artesãos estão cadastrados na Coordenadoria do Trabalho, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), e recebem apoio para participar de feiras e eventos diversos.

Entre os itens expostos ao público neste sábado (7) estavam roupas e acessórios de crochê, peças confeccionadas com fio de malha, roupas para bonecas e uma variedade de artigos temáticos para o período junino.

Para a artesã Maria de Lourdes Silva, a ação vai além de uma simples feira. “É uma ideia bacana, mais uma conquista para a gente. Um espaço ideal para vender e divulgar o trabalho dos artesãos do município”, afirmou.


ESPORTE - Vem aí a grande FINAL da Liga de Futsal Feminino de Parnamirim!

É neste domingo, dia 08 de junho, às 17h horas, no Ginásio de Emaús!

🏆 As melhores equipes da cidade entram em quadra em um verdadeiro espetáculo de talento, garra e emoção!

Uma realização da Prefeitura de Parnamirim, na nova gestão da prefeita Nilda Cruz, através da Secretaria Municipal de Esporte.
 
Dia 08 de junho, às 17h horas, no Ginásio de Emaús!

Participe desse grande momento do esporte parnamirinense e faça uma cobertura especial!

sexta-feira, 6 de junho de 2025

MELHORIAS - Defesa Civil terá sistema de alerta para eventos climáticos extremos.


O Rio Grande do Norte irá contar, a partir do próximo dia 18, com um sistema de alerta de risco decorrente de eventos climáticos extremos. A ferramenta chamada “Defesa Civil Alerta” utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas gratuitos, com mensagem de texto e aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do aparelho e funcionando inclusive no modo silencioso. Os alertas são enviados automaticamente para a população em área de risco e com cobertura de rede 4G ou 5G, sem necessidade de cadastro prévio. No dia 14, o sistema será testado em quatro municípios: Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Extremoz.

A ferramenta foi apresentada nesta quinta-feira (5) pelo coordenador-geral da Defesa Civil Nacional, Leno Queiroz, que esteve na capital para participar de uma reunião da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Norte com os coordenadores de 15 municípios das regiões Metropolitana e Leste do estado. O intuito do encontro foi tratar das ações preparatórias e de prevenção, considerando a iminência da quadra chuvosa nessas áreas. Queiroz destacou que o objetivo do sistema a ser lançado é fornecer informações à população de situações extremas para que seja possível o deslocamento para áreas seguras.

O uso da ferramenta será iniciado no dia 18 em todos os nove estados do Nordeste. “Nós começamos com a implantação dessa ferramenta nas regiões Sul e Sudeste. Aqui no Nordeste fizemos uma capacitação em todos os estados e agora, no dia 14, haverá um simulado – no caso do RN, em quatro municípios. No alerta, é emitido um sinal semelhante a um alarme, então, é importante que as pessoas estejam familiarizadas com ele”, explica.

Quando estiver em funcionamento, de fato, o alerta poderá ser emitido pela Defesa Civil Estadual para os 167 municípios potiguares. Segundo Leno Queiroz, o sistema também poderá ser utilizado pela Defesa Civil Municipal nas cidades, desde que o órgão em questão funcione 24 horas por dia. “Os lugares onde não há Defesa Civil Municipal com funcionamento 24 horas poderão se ajustar nesse sentido [de funcionar em tempo integral] para começar a utilizar a ferramenta”, disse.

Em agosto de 2024, o “Defesa Civil Alerta” foi testado em 11 municípios brasileiros durante 30 dias. A primeira etapa oficial do projeto foi realizada no Sul e Sudeste a partir de novembro, quando começa o período chuvoso e a demanda por sistemas de alerta se intensifica. Desde 4 de dezembro do ano passado, todos os estados dessas duas regiões estão aptos a utilizar a tecnologia. De lá para cá, já foram enviados 373 alertas — sendo 316 severos e 57 extremos.

O início do funcionamento no Nordeste tem a ver com o período de quadra chuvosa na região. Além de apresentar o sistema, o encontro desta quinta debateu o reforço das ações preparatórias para esta época, com o intuito de preparar melhor o sistema de proteção em caso de resposta a eventuais desastres no período. “Houve uma palestra de um dos nossos agentes, que ofereceu sugestões para os municípios a fim de que eles construam um protocolo de prevenção de acordo com as próprias especificidades”, esclareceu Alexandre Fonseca, coordenador da Defesa Civil do RN.

Samuel Souto, da Defesa Civil de Natal, informou que, na capital, as ações já começaram. “Uma das principais é o trabalho de limpeza da rede de drenagem, feito com um robô e um caminhão de hidrojateamento pela Secretaria de Infraestrutura. É importante salientar que se trata de um trabalho de prevenção integrado com as diversas pastas. A limpeza tem surtido efeito, já que, imediatamente a um registro de alagamento, o serviço é acionado para fazer a desobstrução. Além disso, estamos trabalhando na finalização do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), atualizamos em fevereiro nosso Plano de Contingência e seguimos monitorando áreas de encostas”, detalha Souto.

Anna Ruth Dantas

Afonso Bezerra: Publicada lei municipal que assegura garantia de direitos a pessoas com TEA.


A cidade de Afonso Bezerra, situada na região Central potiguar, foi criado o Estatuto Municipal da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Semana Municipal de Conscientização do Autismo, instituída a Política Municipal de Atendimento aos Direitos da Pessoa com TEA e a carteirinha de identificação, dentre outras providências legais. 

A criação se deu através da Lei nº 824/2025, que contém um total de sete capítulos, publicada de maneira integral na edição desta quinta-feira (05) do Diário Oficial dos Municípios, editado pela Federação dos Municípios do RN (Femurn), com a assinatura do prefeito municipal de Afonso Bezerra, Haroldo José Bezerra da Paz, Haroldo de Jango.

Blog Pauta Aberta - mestre Lúcio Flávio.

ESTADO - IBGE divulga dados sobre religião: Número de evangélicos cresce, mas RN é quinto estado 'mais católico' do Brasil.


Catedral Metropolitana de Natal. Foto: reprodução.

O número de evangélicos cresceu, mas o Rio Grande do Norte ainda segue como um dos estados mais católicos do Brasil. Isso é o que aponta os dados sobre religião, do Censo 2022, divulgados nesta sexta-feira (6) pelo IBGE.

Em 2022, os católicos representaram 67,01% da população potiguar, enquanto os evangélicos chegaram ao percentual de 21,42%. Os espíritas representaram 0,92% da população potiguar. Pessoas ligadas à umbanda ou candomblé eram 0,29%.



Mais de 7,4% dos potiguares disseram não ter religião. 0,02% disseram seguir tradições indígenas e outros 2,84% disseram ter outras religiosidades. O percentual de católicos no estado (67%) ficou acima da média nacional, que foi de 56,7%. O número no estado só foi menor que os do Piauí (77,4%), Ceará (70,4%), Paraíba (69%) e Sergipe (67,8%). Por outro lado, o estado também foi o quinto menor em proporção de evangélicos. A média nacional foi de 26,9%.

Em Natal 58,63% dos moradores se declararam católicos, 24,62% disseram ser evangélicos, e 2,08% informaram que são espíritas. A capital ainda conta com 0,54% da população ligada ao candomblé ou umbanda e 4,05 informaram ser ligados a outras religiosidades. 9,91% da população disse não ter religião.

Entre os municípios potiguares, Ipueira registrou o maior percentual de católicos (90,27%), enquanto Felipe Guerra apresentou a maior proporção de pessoas sem religião (23,08%). Parnamirim foi o município com maior percentual de espíritas (2,27%).

Por sua vez, Baía Formosa se destacou e apresentava em 2022 o maior percentual de evangélicos (34,28%), de adeptos de tradições indígenas (0,93%) e de outras religiosidades (10,41%) entre os municípios potiguares.

Por fim, Venha Ver destacou-se como o município com o maior percentual de adeptos de umbanda e candomblé (2,59%)

Faixa etária

Quando o assunto é idade, entre os católicos, os maiores percentuais estavam concentrados nas faixas etárias de 30 a 39 anos (17,53%) e 40 a 49 anos (16,47%). As faixas mais jovens, de 10 a 14 anos e de 15 a 19 anos, representaram 7,46% e 8,01%, respectivamente. Já entre os evangélicos, as maiores proporções também se concentraram nas faixas de 30 a 39 anos (19,31%) e 40 a 49 anos (17,25%). Porém, a presença evangélica foi superior à católica nas faixas etárias mais jovens e os católicos nos grupos etários com maior idade.


Religiões por faixa etária no RN — Foto: Reprodução

Os dados do Censo ainda apontaram que a maior proporção de pessoas alfabetizadas foi observada entre os espíritas (98,7%), seguidos por adeptos de outras religiosidades (95,1%) e das religiões de matriz africana (93,89%).

Entre católicos e evangélicos, as taxas de alfabetização foram, respectivamente, 85,9% e 91,91%. A população sem religião apresentou uma taxa de alfabetização de 90,01%, enquanto os que não souberam ou não declararam religião registraram 91,18%.

A menor proporção de pessoas alfabetizadas foi encontrada entre os católicos (85,9%), que também apresentaram a maior taxa relativa de não alfabetizados (14,1%). Entre os evangélicos, a taxa de não alfabetizados foi de 8,09%.

Fonte: G1/RN

PARNAMIRIM - Novo ataque hacker.


Menos de um mês após um ataque hacker, inclusive com ameaças de morte, ao perfil pessoal da prefeita Nilda, de Parnamirim, hoje houve mais uma tentativa de invasão hacker, dessa vez aos servidores da Prefeitura de Parnamirim. Houve diversas tentativas no servidor central e em algumas secretarias, e em todas elas o GCTI - Grupo de Ciência e Tecnologia da Informação, o órgão da Prefeitura que cuida, entre outras atribuições, da segurança digital, conseguiu neutralizar a invasão e reforçar as barreiras de segurança. Para o Chefe do GCTI, Afrânio Alex, "trata-se de um movimento orquestrado e planejado, com o objetivo de causar instabilidade ao sistema e à gestão propriamente dita, mas estamos atentos e reforçando nossos firewalls para proteger nossos dados" enfatizou Alex.

PARNAMIRIM - PARATLETA PARNAMIRINENSE É CAMPEÃO DA COPA BRASIL DE PARACICLISMO


O paratleta parnamirinense Paulo Eduardo conquistou dois resultados bastante expressivos na 2ª Etapa da Copa Brasil de Paraciclismo, competição nacional que reuniu competidores de diversas regiões do país. O representante do “Trampolim da Vitória” competiu em duas categorias e garantiu pódio em ambas as disputas.

Na prova de Contrarrelógio, realizada no último dia 31/05, Paulo Eduardo completou os 15.760m em pouco mais de 30 minutos, conquistando o 3° melhor tempo. O melhor ainda estava por vir. No dia seguinte, percorrendo os impressionantes 51km da prova de Resistência, Paulo foi o mais rápido e conquistou o lugar mais alto do pódio, realizando o percurso em 1h45. Um orgulho para todos os parnamirinenses.

Paulo sofreu um acidente há 14 anos e está no paraciclismo há 6. Com a conquista mais recente, o paratleta coloca novamente Parnamirim em posição de destaque no esporte nacional. Reafirmando seu compromisso com o esporte e a inclusão, a Prefeitura de Parnamirim celebra este novo marco que traz imenso orgulho para a cidade e para toda a população. 

A primeira etapa do circuito aconteceu na cidade de Indaiatuba/SP no último mês de março. Depois de Salvador, a próxima etapa da competição será em João Pessoa/PB no mês de setembro, e em Goiânia/GO, em novembro.

PARNAMIRIM - Prefeitura vai realizar mapeamento do cenário esportivo do município.


A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), está realizando um estudo que visa levantar os dados sobre a prática esportiva na cidade com o objetivo de mapear e analisar o cenário esportivo municipal.

O chamamento vai identificar as estruturas esportivas públicas e privadas disponíveis na cidade, as modalidades esportivas praticadas e o grau de participação da população. Podem participar atletas, esportistas, promotores de eventos, federações e organizações sem fins lucrativos atuantes no setor esportivo.

Os interessados devem fazer o envio dos dados por meio do link https://forms.gle/6eSQMHSQVZr7SAev8 até o dia 31/07 ou presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, localizada na Rua Edgar Dantas, 732, no bairro de Santos Reis. Uma reunião de alinhamento será realizada no próxima quarta-feira (11) no Auditório da Prefeitura de Parnamirim.

Os proponentes deverão apresentar o formulário de inscrição preenchido; portfólio ou histórico de atuação na área esportiva; plano de trabalho detalhado; e orçamento e cronograma de execução contendo o que a equipe necessita e quais campeonatos está disputando. Com esses dados, a SEL deve tomar conhecimento das reais necessidades das equipes para orientar os futuros orçamentos da pasta.

CHAMAMENTO ESPORTIVO PARA MAPEAMENTO DO CENÁRIO ESPORTIVO

https://forms.gle/6eSQMHSQVZr7SAev8

Dúvidas (84) 9 9840-9086

CARNAUBAIS - Deputado Federal Benes Leocádio, consegue benefícios para o município.



Nos próximos dias Carnaubais vai ganhar mais uma ambulância UTI e um novo trator, com implementos. Essa é mais uma conquista que será realizada pelo atual governo,  O mandato do deputado federal Benes Leocádio conseguiu esses benefícios que vai melhorar a vida da população e do homem do campo.
Com informações e foto do blog AluzioLacerda.

quinta-feira, 5 de junho de 2025

PARNAMIRIM - Gestão Nilda promove diversos avanços na educação do município.

Melhorar os índices educacionais do Município de Parnamirim é um dos principais objetivos da nova gestão da Prefeitura. 

Desde que assumiu o comando do poder executivo local, a prefeita Nilda Cruz não tem medido esforços para mudar a realidade encontrada, que foi a de escolas e centros municipais de educação infantil sucateados, professores desmotivados e sem valorização, além de funcionários terceirizados com salários atrasados. 
A rede pública municipal de Educação de Parnamirim conta com 25 mil estudantes,  1600 professores e 67 unidades entre Centro Municipais de Educação Infantil e Escolas de Ensino Fundamental. 

Educadora de formação e professora com mais de 25 anos dentro de sala de aula, a prefeita Nilda Cruz determinou atenção total de toda a sua equipe logo nos primeiros dias em que entrou na Prefeitura. 

Na educação, a atual gestão realizou um amplo mutirão para resolver problemas de infraestrutura em diversas escolas, garantiu o início do ano letivo, sancionou o reajuste salarial dos profissionais do magistério da rede pública municipal, implementando um reajuste de 6,27% nos vencimentos da categoria e garantiu merende nutritiva para os alunos da rede pública municipal.

“O orçamento definido para a Educação em 2025 foi estabelecido pela gestão anterior. Os índices do IDEB foram medidos também na gestão anterior e são frutos do descaso e da desatenção deixada pelo antigo governo.

Diferente deles, que sucatearam as escolas, negligenciaram e desvalorizaram os professores e deixaram uma herança maldita, nós tratamos a educação de forma responsável e prioritária. Saímos de uma situação calamitosa para uma nova realidade em apenas cinco meses de trabalho. 

Os desafios são muitos, mas com muito trabalho e dedicação melhoraremos os índices pedagógicos de Parnamirim”, destacou a prefeita.

CIDADANIA - Câmara aprova projeto que destina parte de multas à formação de motoristas de baixa renda.


Com parecer favorável do relator, deputado Alencar Santana (PT-SP), o Plenário aprovou emenda exigindo o exame toxicológico de todos os motoristas de categoria A ou B para a primeira habilitação (permissão de dirigir). Atualmente, a exigência vale só para condutores de categorias C, D e E, seja na primeira habilitação ou nas renovações.

A emenda também permite que as clínicas médicas cadastradas para fazer exames de aptidão física e mental façam coleta de material para realização do exame toxicológico, a ser realizado em laboratório credenciado.

Exame toxicológico
Alencar Santana afirmou que retirou do texto a necessidade de fazer exame toxicológico para todas as categorias, com renovação a cada 2,5 anos. "Tiramos esses excessos e deixamos somente para a primeira carteira. Lembrando que a lei já exige para as categorias C, D e E [veículos de carga, transporte de passageiros e combinações de veículos]", disse.

O líder do Novo, deputado Marcel van Hattem (RS), declarou que a carteira de motorista é um luxo para muitos jovens. "Já tem exame médico, teórico e prático. Estamos incluindo algo a ser arcado pelo jovem e que não vai ter perto da efetividade que se está defendendo", disse. A exigência do exame fará com que o jovem tenha de pagar entre R$ 110 e R$ 250 a mais na carteira.

Para o deputado Chico Alencar (Psol-RJ), a exigência do exame para a primeira habilitação é um exagero. "A finalidade original do exame é para motoristas profissionais", afirmou.

Já a deputada Soraya Santos (PL-RJ) avaliou que o custo a mais pelo exame é muito menor do que o tratamento de uma eventual vítima do trânsito. "Quanto custa um tratamento de uma pessoa que está no hospital, todo quebrado?", questionou.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

PARNAMIRIM - SEMMUD realiza roda de conversa com tema "Afeto Ancestral"


A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal da Mulher e dos Direitos Humanos, por meio de sua Coordenadoria de Igualdade Racial realizou na manhã desta quinta-feira (5) a roda de conversa “Afeto Ancestral”.

A roda de conversa “Afeto Ancestral” reuniu mulheres negras, em um ambiente marcado pela escuta sensível e pela valorização da ancestralidade, com o objetivo de promover um espaço de acolhimento e troca de experiências sobre suas vivências e suas lutas enfrentadas na vida e na maternidade.

O encontro foi também uma oportunidade de se reconectar com suas raízes e de criar redes de apoio entre mulheres que enfrentam, diariamente, desafios semelhantes, onde reuniu lideranças comunitárias e cidadãs engajadas na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, reforçando o compromisso da secretaria com políticas públicas antirracistas e de gênero.

O evento contou com a presença das Secretárias da Semmud, Khatia Palhano e Elze Tavares, além da Coordenadora da Igualdade Racial, Jussara Veloso, reuniu lideranças comunitárias e cidadãs engajadas na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, que reforça o compromisso da secretaria com políticas públicas antirracistas e de gênero.

BRASIL - Vai à Câmara PEC da inclusão das guardas municipais entre órgãos de segurança pública.


O Plenário do Senado concluiu nesta terça-feira (27), em primeiro e segundo turnos, a votação da proposta que inclui as guardas municipais e os agentes de trânsito entre os órgãos de segurança pública previstos na Constituição. No primeiro turno, o texto recebeu o voto unânime de 65 senadores. No segundo turno, foram 57 votos.

Essa proposta de emenda à Constituição (PEC 37/2022), de autoria do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), será encaminhada à Câmara dos Deputados para análise.


Atualmente, pelo texto constitucional, são considerados como de segurança pública os seguintes órgãos: Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; Polícia Ferroviária Federal; polícias civis; polícias militares e corpos de bombeiros militares; e polícias penais federal, estaduais e distrital.

De acordo com a PEC, os municípios poderão constituir guardas ou polícias municipais, com atribuições de proteção de seus bens, serviços, instalações; policiamento ostensivo local e comunitário; exercício de ações de segurança em seus territórios; e apoio e colaboração com os demais órgãos de segurança pública.

A PEC prevê que os municípios serão autorizados a alterar, mediante lei, a nomenclatura de suas guardas para "polícia municipal", "guarda civil", "guarda civil municipal", "guarda metropolitana" ou "guarda civil metropolitana".

O texto também determina que o preenchimento do quadro de servidores das guardas municipais que optarem pela mudança de nomenclatura será feito, exclusivamente, por meio de concurso público ou da transformação dos cargos isolados ou dos cargos de carreira dos atuais guardas municipais.

O relator da matéria, senador Efraim Filho (União-PB), rejeitou destaque apresentado pelo senador Carlos Portinho (PL-RJ), a partir de emenda do senador Marcelo Castro (MDB-PI), que incluía o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) entre os órgãos de segurança pública. A emenda foi rejeitada por 42 votos contra 16.

Efraim Filho explicou que o acatamento da emenda, ao trazer o agente administrativo do Dnit para o arcabouço da segurança pública, provocaria conflito de competência com o patrulhamento rodoviário, feito pela Polícia Rodoviária Federal.

Fonte: Agência Senado

PARNAMIRIM - Prefeitura inicia Censo Canino e Felino do município.


Com o objetivo de levantar dados sobre a população de cães e gatos no município, a Prefeitura iniciou nesta quinta-feira (5), no bairro de Cajupiranga, o Censo Canino e Felino de Parnamirim. A iniciativa possibilita o planejamento e implementação de políticas públicas voltadas à saúde e controle populacionais de animais.

Nesta primeira etapa, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SESAD) estarão nos bairros de Cajupiranga, Centro, Cohabinal, Cotovelo, Liberdade, Parque de Exposições, Parque do Jiqui, Santa Tereza e Vale do Sol.

Durante o Censo os agentes de campo farão visitas rápidas nas residências e os moradores não precisam apresentar documentos, apenas fornecer as informações sobre os cães e gatos da residência.

Todas as informações coletadas serão utilizadas para planejamento de políticas públicas, que contribuem com a melhoria de vários serviços como campanhas de vacinação, castração, prevenção de zoonoses, ações educativas e de bem-estar para os animais e a comunidade.

DIREITO - VOCÊ SABIA?


Segundo a Lei n. 13.767, sancionada em 2018: "O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário (...) até 3 dias, em cada 12 meses de trabalho, em caso de realização de exames preventivos de câncer devidamente comprovada".

AGENCIASENADO

BRASIL - Pessoas com deficiência poderão ter incentivo para empreender.


Plenário do Senado aprovou no dia (29) o projeto de lei que atualiza a terminologia referente às pessoas com deficiência e inclui o incentivo ao empreendedorismo dessas pessoas entre as medidas a serem adotadas pelo poder público. Agora o projeto (PL 1.769/2024) segue para a sanção do presidente da República.

O PL 1.769/2024 é um substitutivo da Câmara dos Deputados ao PLS 105/2008 — este, por sua vez, era um projeto de lei do senador Paulo Paim (PT-RS) que havia sido aprovado pelo Senado em 2011.

No início deste mês, o PL 1.769/2024 recebeu parecer favorável na Comissão de Direitos Humanos do Senado (CDH), onde a relatora da matéria foi a senadora Damares Alves (Republicanos-DF).
Terminologia

Inicialmente, o objetivo do projeto era incluir o incentivo ao empreendedorismo das pessoas com deficiência entre as medidas previstas na Lei de Apoio às Pessoas com Deficiência. Mas, na Câmara dos Deputados, o texto foi ampliado para, além do incentivo, corrigir a terminologia utilizada nessa lei, substituindo todas as referências a “portadores de deficiência” por “pessoas com deficiência”.

Damares Alves concordou com a decisão feita na Câmara. Ela destaca que a revisão terminológica está em conformidade com os tratados internacionais e a legislação brasileira de inclusão. E também afirma que a substituição de termos que carregam uma “carga discriminatória desnecessária” é necessária para eliminar termos que reforçam estigmas.
Dispositivo excluído

O substitutivo que veio da Câmara também previa a criação dos “centros para a vida independente”, destinados a oferecer serviços para o desenvolvimento da autonomia, da independência, dos talentos e das potencialidades das pessoas com deficiência. Damares, porém, excluiu esse dispositivo da proposta.

Ela argumentou que tal medida não pode ser implementada por iniciativa do Poder Legislativo, pois isso faria o projeto incidir em vício de inconstitucionalidade.

Fonte: Agência Senado

ASSU - Espetáculo ‘A Chama Sagrada de João Batista’ abre São João 2025, neste sábado (7).


O Auto de São João Batista 2025 abre as comemorações juninas em Assu, no Rio Grande do Norte, neste fim de semana. O espetáculo “A Chama Sagrada de João Batista” será exibido sábado (7) e domingo (8), às 20h, no Anfiteatro Arcelino Costa Leitão. A entrada é gratuita.

A peça retrata a chama sagrada como símbolo da missão de João Batista, precursor do Messias e instituidor do batismo. O fogo também representa a tradição das fogueiras típicas das festas juninas nordestinas.

A direção é de Diana Fontes, o texto e a trilha sonora de Danilo Guanais, e os figurinos são de Marcos Leonardo. O elenco conta com 30 artistas locais, selecionados por chamamento público e audições, que passaram por 45 dias de preparação.

"Assu, terra de poetas e berço do São João mais antigo do Brasil, reafirma sua vocação cultural ao celebrar, com arte e devoção, o seu padroeiro São João Batista, preservando a tradição junina", destaca a diretora Diana Fontes.

O evento é uma realização de Diana Fontes – Direção e Produção Cultural, com patrocínio do Governo do Estado, via Lei Câmara Cascudo, e apoio da Prefeitura de Assu e empresas privadas.

CARNAUBAIS - Prefeitura assina compromisso com o Selo Unicef.

 

A Prefeitura de Carnaubais oficializou a adesão ao Selo UNICEF, reafirmando seu compromisso com a promoção dos direitos de crianças e adolescentes no município. 💙

A iniciativa visa fortalecer políticas públicas nas áreas de saúde, educação, assistência social e proteção, contribuindo para a redução das desigualdades e para a garantia de um futuro mais digno para a infância e adolescência.

NEGÓCIOS - Echoenergia investe em projetos sociais no Rio Grande do Norte.


A Echoenergia, empresa de geração renovável e soluções energéticas do Grupo Equatorial, ao longo de sete anos, já beneficiou mais de 18 mil pessoas em comunidades do Rio Grande do Norte, pautados por valores do Grupo, de Ética e Sustentabilidade.

Recursos foram aplicados, principalmente, nas áreas da educação, com a construção e reforma de escolas, bibliotecas, salas digitais e a realização de formações voltadas para professores e alunos da rede pública. Houve, também, investimento em iniciativas de geração de renda, com capacitações técnicas, apoio à agricultura familiar e estímulo à economia solidária, além da doação de equipamentos hospitalares à rede de saúde local.

“A responsabilidade social é algo intrínseco ao DNA da Echoenergia. Entendendo o grande impacto de ações bem estruturadas, voltadas para resultados que transformam realidades, acreditamos no desenvolvimento de projetos que oportunizem novos saberes, caminhos e possibilidades que fortaleçam o ensino, gerem renda e colaborem para a garantia de condições básicas para a dignidade humana, em particular nos territórios onde a Echoenergia atua”, afirma o diretor-presidente da empresa, Liu Aquino.

No município de Lagoa Nova, as ações foram focadas na educação contextualizada, na saúde, na gestão de resíduos e no fortalecimento da agricultura familiar, unindo os eixos educação e geração de renda, dois dos pilares da frente de Social da empresa. Uma das ações foi a implementação da coleta seletiva municipal, construindo uma estação de triagem de resíduos sólidos. Também foi realizada a formação dos catadores de materiais recicláveis, que passaram a atuar na nova estrutura, com melhores condições de trabalho. Outra ação foi envolver todas as escolas do município em uma campanha de educação ambiental para fortalecer ainda mais o trabalho de coleta seletiva. “A atuação da Echoenergia junto às comunidades locais está pautada no compromisso com o desenvolvimento social, a inclusão e a promoção de iniciativas que fomentem a qualidade de vida nos territórios onde está presente. Em 2024, diversas ações foram conduzidas com o objetivo de gerar impactos positivos e este ano estamos com novas iniciativas em curso”, afirma o diretor de Operações, Leonardo Machado.

Já em Serra do Mel, os investimentos priorizaram a infraestrutura educacional e a qualificação profissional. Foi construída a escola técnica “Espaço Echoenergia”, com biblioteca, auditório e salas para cursos de informática e eletrotécnica, ampliando as oportunidades de formação para os jovens da região. A empresa ainda reformou a quadra poliesportiva, criou uma área recreativa e construiu salas multifuncionais em escolas das vilas, além de promover a formação continuada para professores da rede municipal.

Em Tenente Laurentino, o foco foi o fortalecimento da agricultura e da organização comunitária. Foram implementadas 25 unidades produtivas e realizadas oficinas formativas sobre associativismo, agroecologia, cajucultura e gestão de negócios rurais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a geração de renda das famílias da região.

“Acreditamos que investir nas pessoas é o caminho mais eficaz para transformar realidades. Ao combinar educação, geração de renda e infraestrutura social, conseguimos atuar de forma integrada e gerar impacto duradouro nas comunidades onde estamos presentes”, afirma Machado.

Outras ações sociais foram realizadas no Rio Grande do Norte e em outros estados, como a capacitação de 80 microempreendedores e a concessão de crédito social, beneficiando especialmente negócios liderados por mulheres e jovens.

Ainda dentro da frente de Social, a empresa promove anualmente o programa Adote um Sorriso, uma campanha de Natal que leva alegria e esperança para crianças das comunidades onde a Echoenergia atua. A ação consiste na “adoção” de uma carta escrita por crianças de escolas públicas mapeadas pela empresa. Os colaboradores escolhem qual presente querem dar para o “adotado” e a Echoenergia cuida de toda a logística para que o mimo seja entregue aos pequenos e pequenas. Até o ano passado, mais de 600 beneficiários foram contemplados com o programa.

Atualmente, a Echoenergia conta com 14 complexos de geração renovável, no nordeste brasileiro, sendo 12 de energia eólica e dois solares. Localizados nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Bahia, os ativos somam cerca de 1.8 GW de capacidade operacional.

No Rio Grande do Norte, a empresa opera mais de 200 aerogeradores, em parques eólicos espalhados em dez municípios. A empresa contribui anualmente com o pagamento de mais de R$ 5 milhões em impostos nas três esferas: municipal, estadual e federal, com valores direcionados principalmente aos municípios da área de atuação.

agorarn

ESPORTE - Jogadora Antonia Silva, da Seleção Brasileira, recebe título de cidadã natalense.


Jogadora da Seleção Brasileira e do Real Madrid, Antonia Silva vai receber o título de cidadã natalense nessa segunda-feira (9). A proposição, aprovada pela Câmara Municipal de Natal, foi da vereadora Brisa Bracchi (PT).

O título será entregue em solenidade especial no auditório da Arena das Dunas, às 16h. “Antonia merece não só essa, mas todas as homenagens por representar tão bem nosso estado no mundo inteiro, mostrando a força da mulher potiguar”, disse Brisa Bracchi.

Nascida em Riacho de Santana, no Alto Oeste Potiguar, desde 2024, Antonia atua no Real Madrid, um dos maiores clubes do mundo. Ela começou sua carreira profissional em Natal, jogando futsal pelo ABC, onde foi bicampeã estadual. Depois seguiu para o Sudeste, destacando-se por equipes como Ponte Preta, Corinthians e São Paulo, de onde foi para a Espanha.

Pela Seleção a atleta foi campeã da Copa América de 2022 e conquistou a medalha de preta nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

O título será entregue em solenidade especial no auditório da Arena das Dunas, às 16h. “Antonia merece não só essa, mas todas as homenagens por representar tão bem nosso estado no mundo inteiro, mostrando a força da mulher potiguar”, disse Brisa Bracchi.

Nascida em Riacho de Santana, no Alto Oeste Potiguar, desde 2024, Antonia atua no Real Madrid, um dos maiores clubes do mundo. Ela começou sua carreira profissional em Natal, jogando futsal pelo ABC, onde foi bicampeã estadual. Depois seguiu para o Sudeste, destacando-se por equipes como Ponte Preta, Corinthians e São Paulo, de onde foi para a Espanha.

Pela Seleção a atleta foi campeã da Copa América de 2022 e conquistou a medalha de preta nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

tn

NEGÓCIOS - Nordestão, chegando em Mossoró.


Uma das maiores empresas atacadistas, quiça, a maior de Natal, chegou em Mossoró. O grupo Nordestão assume o comando da rede Cidade de supermercados. 

Parabéns ao Nordestão, à Mossoró. Será mais emprego e oportunidades para muitas pessoas!


ESTADO - Deputado Neilton lança movimento “Destrava RN” para impulsionar competitividade e sustentabilidade.


Durante a semana do Meio Ambiente, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) realizou, nesta quarta-feira (4), uma audiência pública com o tema “Construção da nova política estadual de Meio Ambiente”. A iniciativa, de autoria do deputado Neilton Diógenes (PP), teve como objetivo promover a modernização das diretrizes ambientais e legislativas do Estado. Na ocasião, o parlamentar anunciou o lançamento do movimento “Destrava RN”, que busca enfrentar os principais obstáculos ao crescimento estadual. A proposta central é simplificar a burocracia nos processos de licenciamento, assegurar segurança jurídica aos investidores, descentralizar competências e criar novas oportunidades de desenvolvimento.

“Nosso principal objetivo é construir algo que impacte positivamente o crescimento e a qualidade de vida do povo potiguar. Essa não é uma ação de um único protagonista, mas uma soma de esforços para um novo momento para o Rio Grande do Norte. A legislação que ainda nos rege foi elaborada antes do advento das energias renováveis, do hidrogênio verde e de outras inovações. Estamos operando com uma estrutura que tem mais de 20 anos”, afirmou Neilton ao abrir o evento.

Ele destacou ainda que “o RN sofre com a falta de atualização do marco legal ambiental, o que gera insegurança jurídica para quem deseja investir no Estado. Como consequência, o estado perde competitividade, tornando-se o menos eficiente do Nordeste e o menos sustentável do Brasil”, ressaltou em entrevista ao Meio Dia RN, concedida ao BG.

Diante desse cenário, o movimento “Destrava RN” tem como meta atualizar o modelo vigente, incluindo atividades atualmente não previstas na legislação, como a energia eólica. “Já estamos há mais de um ano reunindo propostas e sugestões e vamos apresentá-las na audiência pública, dialogando com representantes de diversos setores”, explicou Neilton.

Para tanto, o parlamentar convidou para a discussão representantes de diferentes segmentos, como Fiern, Fecomércio, FCDL, Femurn, além de órgãos de controle como o Idema.

PEDRO AVELINO - Prefeitura firma convênio com a Liga Contra o Câncer.


A Prefeitura Municipal de Pedro Avelino firmou um importante convênio com a Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer, uma entidade reconhecida pelo seu trabalho no atendimento oncológico no estado. Com um investimento que ultrapassa os R$ 70 mil, essa parceria representa um avanço significativo na política de saúde pública do município, especialmente no cuidado com os moradores mais vulneráveis.

Por meio dessa colaboração, os habitantes de Pedro Avelino terão acesso facilitado a exames, consultas e atendimentos especializados na área de oncologia, reforçando o compromisso da gestão municipal com o diagnóstico precoce e o tratamento humanizado das doenças que mais afetam a população.

A prefeita Marina Trindade ressaltou a importância dessa iniciativa: “Esse convênio é um passo concreto na proteção da vida das pessoas. Investir em saúde é garantir dignidade, acolhimento e acesso a quem mais precisa.” A ação integra a estratégia do Governo Municipal de fortalecer os serviços de saúde por meio de parcerias eficientes e humanas, ampliando o alcance das políticas públicas em benefício de toda a comunidade.

quarta-feira, 4 de junho de 2025

PARNAMIRIM - Guarda Municipal do município desarticula ação de furto de cabos na cidade



Em menos de 48h depois de receber uma nova turma de servidores, a Guarda Municipal de Parnamirim realizou uma ação que reafirma seu valor e sua missão perante a sociedade parnamirinense. Uma das equipes de plantão capturou bravamente 4 suspeitos de uma prática que tem prejudicado os usuários do serviço público da cidade: o furto de cabos de fibra óptica, utilizados para acesso à internet.

O comandante da viatura GM-03 relatou que durante um patrulhamento pelo bairro de Monte Castelo, na manhã desta quarta-feira (4), a equipe foi abordada por populares informando que indivíduos estariam carregando uma considerável quantidade de fios, indicando inclusive o local onde os suspeitos estariam depositando o material, um terreno baldio. Os agentes prontamente se deslocaram à localidade e constataram 4 homens em situação de flagrante, de posse da fiação.

O furto de cabos de fibra óptica prejudica o fornecimento de internet e o funcionamento de sistemas em toda a cidade. As ocorrências começaram durante o carnaval e têm acontecido com mais frequência nas últimas semanas, o que provocou diversas interrupções no atendimento à população.

De acordo com o gestor do Grupo de Ciência e Tecnologia da Informação e Inovação (GCTI), Afrânio Alex, além do prejuízo financeiro aos cofres públicos para recuperar as fibras, realocar cabos e com os insumos necessários para os reparos, cerca de 30 prédios da prefeitura foram diretamente afetados tendo que interromper suas atividades nos últimos dias em áreas como saúde, administração, assistência social e, o caso mais recente, na Secretaria de Tributação.

“Nossas equipes estão trabalhando de forma incansável para amenizar os prejuízos que esse tipo de conduta gera ao serviço público. Como hoje temos aproximadamente 100km de fibra própria, a área atendida aumentou consideravelmente. Apesar disso, estamos firmes no propósito de assegurar a conexão em nossos pontos de atendimento e o funcionamento dos sistemas necessários ao atendimento da população com qualidade”, disse Alex.

Os suspeitos da ação foram conduzidos à 17ª Delegacia de Polícia de Parnamirim para os procedimentos legais. Os agentes da Guarda Municipal enfatizaram que o sucesso da missão só foi possível graças à denúncia de populares, que - vale lembrar - sempre têm garantido o sigilo da identidade.

A Guarda Municipal de Parnamirim, que atua em conjunto com outras forças de segurança na cidade, também se coloca lado a lado com a população residente. Ao identificar uma situação suspeita, qualquer cidadão pode solicitar parada a uma das viaturas para relatar o ocorrido, ou mesmo utilizar o canal de denúncias da Central de Operações Integradas do município, o 156.






ECONOMIA - PIX Automático: BC lança nova modalidade nesta quarta.

O Banco Central (BC) lançou hoje (4), em São Paulo, o Pix Automático, que vai permitir o agendamento de despesas periódicas e recorrentes, como contas de luz, mensalidades escolares, academias e serviços por assinatura.

Por meio dessa ferramenta, informou o Banco Central, o pagador vai precisar autorizar uma única vez a operação, sem precisar fazer um novo pagamento a cada nova cobrança.

“O Pix é o dinheiro que anda na velocidade do nosso tempo”, disse o presidente do BC, Gabriel Galípolo, durante o evento denominado Conexão Pix, realizado durante todo o dia de hoje na capital paulista.

“O Pix é um ativo de todos os brasileiros, da sociedade brasileira, do setor privado, dos indivíduos, das pessoas físicas, do Banco Central, de todo mundo”, ressaltou.

Com essa nova modalidade do Pix, o presidente do Banco Central disse que “as grandes empresas vão poder colocar cobranças recorrentes de maneira automática com muito menos custo e com a segurança de que vão receber”.

Além disso, enfatizou ele, “60 milhões de pessoas que hoje não tem o cartão de crédito vão poder ter acesso a uma série de serviços ou a uma série de facilidades”.

Só no ano passado, o Pix alcançou um marco histórico ao registrar mais de R$ 26 trilhões em transações realizadas.
Pix automático

A primeira instituição a utilizar o Pix automático foi o Banco do Brasil, que o implantou no fim do mês de maio. Pelo cronograma oficial, no entanto, a ferramenta só estará disponível nos demais bancos a partir do dia 16 de junho, com pessoas físicas como pagadoras e empresas como recebedoras.

De acordo com o BC, o Pix automático vai funcionar da seguinte forma: o pagador fará a autorização do pagamento e definirá regras, como o valor máximo de cada pagamento. Nos dias anteriores ao pagamento, a empresa deverá enviar a cobrança ao banco do pagador que, por sua vez, fará o agendamento do pagamento e notificará o pagador para que ele possa conferir, antes do dia do pagamento, se o valor cobrado está correto. O Pix Automático será gratuito para a pessoa pagadora.


Segundo o diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central, Renato Gomes, o Pix automático deverá sintetizar comodidade, facilidade e controle.
Facilidade

“Comodidade porque o consumidor vai realizar todos seus pagamentos recorrentes de forma automática, sem preocupação. Facilidade porque o consentimento será dado uma vez e aquele serviço vai ficar disponível por um tempo indeterminado. E controle, porque o consumidor não só vai ter que consentir para participar daquele serviço como vai poder estabelecer um limite máximo para cada pagamento recorrente que será realizado, podendo cancelar aquilo a qualquer momento”, disse Gomes.

Com a modalidade de Pix Automático, o BC calcula que as empresas que receberão por essa modalidade de pagamento vão diminuir os custos de cobrança, pois a operação independe de convênios bilaterais, como ocorre atualmente no débito em conta, e usa a infraestrutura criada para o funcionamento do Pix.

Outra vantagem apontada pelo BC é a possível redução da inadimplência porque os pagamentos ficarão programados na conta do cliente.

Parnamirim realiza abertura da Semana do Meio Ambiente nesta quinta-feira, 5.


A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semur), vai realizar nesta quinta-feira (5), o evento de abertura da Semana do Meio Ambiente. O objetivo será promover a conscientização da população quanto a pautas importantes, como o desassoreamento de rios, e executar ações sustentáveis na cidade durante a semana. O tema será o combate à poluição plástica.

A abertura da Semana do Meio Ambiente será nesta quinta-feira (5), a partir das 9h, na Praça da Paz de Deus, centro da cidade. Confira as ações previstas para o período:

Quinta-feira (5), às 9h, próximo à igreja matriz

* Sensibilização por meio de blitz educativa;

* Distribuição de mudas;

* Plantio de uma árvore ipê pela prefeita, secretários e pelo pároco;

* Participação da Escola Augusto Severo;

* Distribuição de panfletos com o grupo dos Desbravadores;

* Plantão de dúvidas;

* Apresentação de fantoches, dança e pernas de pau;

Sábado (7), a partir das 8h, em Pirangi (alusão ao Dia dos Oceanos)

* Sensibilização e mobilização com o apoio da blitz e equipe do Maior Cajueiro do Mundo;

* Distribuição de panfletos;

* Coleta de resíduos;

* Plantação de mudas;

* Presença dos escoteiros e da Secretaria de Esporte e Lazer com apresentações de dança.

Segunda-feira (9), às 15h30, no Parque Aluízio Alves

* Sensibilização e conscientização

* Plantio de árvores com a presença da Secretaria Municipal de Educação;

* Apresentação no planetário do vídeo cuidado com a terra;

* Plantio de mudas, junto à população no canteiro central da Avenida Castor Vieira Régis (caminhódromo);

* Roda de conversa.

O intuito da Prefeitura é contribuir para a preservação e conservação do meio ambiente junto à população, estimulando a continuidade de ações sobre o tema dentro e fora do ambiente escolar.

ESTADO - Projeto de lei que cria loteria estadual é aprovado na ALRN.


O projeto de lei que cria a loteria estadual foi aprovado nesta terça-feira (3) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). A proposta, enviada pelo governo do Estado em abril, prevê uma arrecadação anual de até R$ 25 milhões, com recursos destinados a áreas como segurança pública, saúde e habitação.

O projeto volta para o Poder Executivo para poder ser sancionado pela governadora Fátima Bezerra (PT) e se tornar lei. O projeto tramitou em regime de urgência e também criou o Fundo Estadual da Loteria do RN. A administração da loteria ficará sob responsabilidade da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz).

A proposta tem como base decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu, em 2020, que a União não possui exclusividade na exploração de serviços lotéricos. Com isso, estados e o Distrito Federal estão autorizados a regulamentar e explorar esse tipo de atividade.

Projeto gerou discussões

Durante a votação, o projeto gerou debates e dividiu opiniões entre os parlamentares. Apesar das discussões, a proposta foi aprovada pela maioria dos deputados. Votaram contra o projeto os deputados José Dias (PL) e Adjuto Dias (MDB).

O deputado Coronel Azevedo (PL) apresentou duas emendas: uma que permite aos municípios criarem suas próprias loterias e outra que propõe a atualização das porcentagens de recursos arrecadados, em conformidade com normas federais. O líder do governo na Casa, deputado Francisco do PT, defendeu a medida como uma alternativa para ampliar a arrecadação estadual e investir em políticas públicas.

Entenda a loteria estadual

Segundo o projeto de lei, a loteria estadual deve operar concursos de prognósticos numéricos, prognósticos específicos, prognósticos esportivos, como já ocorre nos jogos operados pelo governo Federal, além da loteria instantânea (por meio físico ou virtual), como as raspadinhas.

A proposta também prevê a abertura de crédito especial no valor de R$ 3 milhões para a instalação da loteria do Estado. Além disso, prevê a adoção de sistemas voltados à integridade do mercado lotérico, com foco na segurança de bilhetes físicos e digitais, combate a fraudes e promoção do jogo responsável.

Os jogos devem seguir planos lotéricos aprovados por ato do secretário executivo da Receita Estadual. Os valores dos prêmios não resgatados no prazo de 90 dias após os sorteios serão revertidos ao Fundo Estadual da Loteria.

g1rn

terça-feira, 3 de junho de 2025

CLIMA - Inmet alerta para acumulado de chuvas em Natal e mais 17 cidades do RN.


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (19) um alerta de chuvas intensas para 18 cidades do Rio Grande do Norte, incluindo a capital Natal. O alerta começa às 23h desta terça-feira (3) e segue até 23h da quarta-feira (4). O aviso é da cor amarela, de perigo potencial, o nível mais baixo entre os três níveis do grau de severidade do órgão. Os níveis acima são perigo (cor laranja) e muito perigo (vermelho). Neste tipo de aviso amarelo, as chuvas previstas são entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia.

Segundo o Inmet, há "baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco". As instruções do Inmet para esse tipo de chuva é:

Evitar enfrentar o mau tempo;
Observar alteração nas encostas;
Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Em caso de necessidade, obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Cidades no alerta

Arez
Baía Formosa
Canguaretama
Ceará-Mirim
Espírito Santo
Extremoz
Goianinha
Macaíba
Montanhas
Natal
Nísia Floresta
Parnamirim
Pedro Velho
São Gonçalo do Amarante
São José de Mipibu
Senador Georgino Avelino
Tibau do Sul
Vila Flor

g1rn

EDUCAÇÃO - Ufersa é uma das 8 aprovadas em edital do Ministério da Justiça e Segurança Pública.


A Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Governo Federal divulgou o resultado final da chamada pública do Projeto Fortalecer e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) está no seleto grupo das oito instituições contempladas.

O Projeto “Fortalecer” visa a implementação de núcleos acadêmicos de atendimento e acesso a direitos, em parceria com Intuições de Ensino Superior Federais, a partir do apoio das Defensorias Públicas dos Estados e do Distrito Federal.

Na Ufersa, a iniciativa está sob a coordenação do professor Jairo Ponte, do Curso de Direito, e tem por objetivo promover acesso à justiça, cidadania, aos cuidados com a saúde mental e direitos de pessoas privadas de liberdade, egressas do sistema prisional, em cumprimento de alternativas penais, pessoas pós-audiência de custódia, e monitoração eletrônica; assim como de seus familiares.

Na justificativa, o projeto destaca que o Brasil registra atualmente mais de 640 mil pessoas em privação de liberdade e mais de 200 mil em cumprimento de prisão domiciliar, com e sem monitoração eletrônica, chegando a 850 mil pessoas em cumprimento de pena.

OPORTUNIDADE - Concurso INSS é oficialmente autorizado com 300 vagas de analista.


Após a adesão ao CNU 2025 ser confirmada, a autorização para o novo concurso INSS foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira, 3 de junho.O documento confirma a oferta de 300 vagas para o cargo de analista do seguro social, com exigência de nível superior. Veja aqui na íntegra!

Embora a portaria estabeleça um prazo de até seis meses para a publicação do edital, o Instituto Nacional do Seguro Social já confirmou sua participação na segunda edição do Concurso Nacional Unificado.

Segundo o Ministério da Gestão e Inovação (MGI), o edital está previsto para ser publicado em julho, com início das inscrições no mesmo período. As provas objetivas estão agendadas para o dia 5 de outubro.

Diferentemente da primeira edição, a prova discursiva não será aplicada no mesmo dia da objetiva. Ela está prevista para dezembro e será destinada apenas aos candidatos habilitados na etapa anterior.

Na última segunda-feira, 2 de junho, o MGI informou que a nova edição do CNU contará com nove blocos temáticos, um a mais que na edição anterior. O aumento se deve à inclusão de dois blocos específicos para cargos de nível médio.

No entanto, ainda não foi divulgado em qual bloco temático o INSS será inserido.

Requisitos e salários do concurso INSS

Para concorrer ao cargo de analista do INSS é necessário possuir nível superior em áreas específicas. A jornada de trabalho pode ser de 30 ou 40 horas, conforme a carga horária atribuída.

Confira aqui as áreas de analista que podem ser contempladas no concurso INSS!

A remuneração é composta por diferentes parcelas:o vencimento básico, que é de R$1.820,06 para 40 horas e R$811,58 para 30 horas;
a Gratificação de Atividade Executiva (GAE), no valor de R$1.731,30 (40h) e R$1.298,53 (30h); e
a Gratificação de Desempenho de Atividades do Seguro Social (GDASS), que pode chegar a R$3.776,80 (40h) e R$2.776,80 (30h).

Com isso, a remuneração inicial do cargo pode atingir R$7.850,16, para jornada de 40 horas, e R$5.886,91, para 30 horas.

folha concursos

ESTADO - Deputados aprovam Marco Legal do Hidrogênio Verde e Fundo para a Polícia Civil do RN.


O projeto governamental que cria o Marco Legal do Setor de Hidrogênio Verde e da Indústria Verde no RN foi aprovado pelos deputados estaduais na sessão plenária da ALRN nesta terça-feira (3). Os 24 parlamentares estavam presentes na votação. O texto segue para sanção da governadora Fátima Bezerra.

O projeto também cria o Programa Norte-Rio-Grandense do Hidrogênio Verde e da Indústria Verde (PNRH2V). O hidrogênio verde é obtido por meio da eletrólise da água sem emissões de gás carbônico. O processo separa hidrogênio e oxigênio da água através de corrente elétrica, exigindo fontes limpas como solar, hídrica ou eólica.

Quando estiver em vigor, o Marco Legal do setor vai normatizar todas as atividades relacionadas ao novo combustível, desde a produção até o transporte e aplicação, bem como regulamentando políticas de incentivos fiscais ao setor energético.

A matéria tramitou nas comissões temáticas da Casa, com ampla discussão sobre a sustentabilidade e os benefícios, como a descarbonização da indústria através do uso de hidrogênio verde, que pode contribuir para a redução de emissões de carbono em setores como a indústria de cimento, um dos mais intensivos em emissões.

Também do governo, foi aprovado o projeto 12/2025, que cria o Fundo de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Polícia Civil no RN (Fundapol).

Na discussão das matérias, em relação ao fundo para a Polícia Civil do RN, o deputado Francisco do PT, líder governista, enalteceu a importância do projeto e agradeceu aos colegas parlamentares pelo apoio ao projeto.

“É um passo importante para fortalecimento da Polícia Civil no RN”, disse. Na justificativa da matéria, o Executivo defendeu que a criação do fundo é um passo significativo para modernização, aquisição de tecnologias e capacitação de pessoal.

novonoticias

PARNAMIRIM - Município realiza Abertura Oficial dos Trabalhos de Elaboração do Plano Plurianual 2026-2029

A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças (Seplaf) realizou na manhã desta terça-feira (3) a Abertura Oficial dos Trabalhos de Elaboração do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2026-2029 do Município.

O PPA é um dos principais instrumentos do planejamento governamental, é o documento oficial que vai nortear as ações e investimentos da prefeitura para os próximos quatro anos, auxiliando no planejamento estratégico dos objetivos, programas e ações, no sentido de garantir a efetividade das políticas públicas.

O Secretário Adjunto da Seplaf, Rummenigge Marinheiro, falou sobre a importância de fazer um Plano que tenha a participação do povo. “Vamos buscar produzir uma peça transparente, com a participação de todos, não somente da gestão executiva e sim, do legislativo juntamente com o povo”, disse o Secretário.

“Nós acreditamos que com o planejamento e a participação de cada um de nós, iremos construir o nosso PPA, que é tão importante para as políticas públicas da nossa cidade. O Plano Plurianual vai fazer com que a nossa cidade volte ao desenvolvimento sustentável, pois nós conhecemos os problemas de Parnamirim, mas com a participação ativa do povo é que conseguiremos resolver essas dificuldades”, complementou a prefeita Nilda Cruz.

O Plano seguirá um cronograma de construção, que consistirá em realização de reuniões com conselhos e sindicatos, plenárias nos bairros e PPA Virtual, que colherá as demandas do cidadão sem que ele precise sair de casa, garantindo uma maior participação da comunidade. Após esse cronograma, está previsto que no mês de Agosto de 2025 seja feita toda a revisão e elaboração do Plano com base nos dados levantados e, posteriormente, enviado para a Câmara Municipal de Parnamirim para aprovação.

Presentes no evento estiveram a vice-prefeita Kátia Pires, a vereadora Rárika Bastos representando a Câmara Municipal de Vereadores de Parnamirim e demais autoridades municipais.