Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

ESTADO - Comissão de saúde aprova matéria sobre atendimento em pavimento térreo de prédios públicos


Entre as matérias, relatadas e aprovadas em reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, pelo sistema híbrido de deliberação, foi aprovado o Projeto de 182/2021, de autoria do deputado Jacó Jácome (PSD), com emendas modificativas e supressiva, encartadas pelo relator Galeno Torquato (PSD), que “Obriga o Atendimento, no Pavimento Térreo de Prédios Públicos”. De acordo com o Projeto, o atendimento definido no Artigo 1º da propositura é para idosos, gestantes, pessoas com deficiência física, dificuldade ou restrição de locomoção, quando inexistente equipamento interno para acesso a pavimentos superiores, independentemente da modalidade do atendimento.
“Ainda que exista legislação obrigando a adaptação de prédios para acesso de pessoas que possuam alguma necessidade especial, sabemos que ainda não foi possível atingirmos um nível adequado para atendimento. Entendo que muitos prédios, construídos em tempos remotos, deixam de atender os requisitos exigidos, diante de barreiras intransponíveis. Entretanto, essas barreiras não podem obstar que as pessoas que necessitem de um atendimento sejam impedidas por conta da ausência desses acessos”, justificou o deputado Jacó Jácome no Projeto.

Na reunião também foram aprovados o Projeto de Lei 228/2021, de autoria da deputada Eudiane Macedo (Republicanos) que “Institui a Política Pública Estadual de Proteção e Fomento dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia”, relatado pela deputada Cristiane Dantas (SDD).

Dois projetos relatados pelo deputado Vivaldo Costa (PSD), também receberam aprovação do colegiado da Comissão de Saúde. O Projeto de Lei 304/2021, de autoria do deputado Dr. Bernardo (MDB) que Institui o Programa de Reabilitação Pós-Covid-19 e o 207/2021 de iniciativa do deputado George Soares (PL) que recebeu um substitutivo na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, que “Cria a Obrigatoriedade da Solicitação de Exames Laboratoriais para Acompanhamento Dietoterápico pelo Nutricionista”.

Participaram da reunião presidida pelo deputado Getúlio Rêgo (DEM), os deputados Galeno Torquato, Cristiane Dantas e Vivaldo Costa.

Assecom/ALRN

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Iracilde Rodrigues

NESTA TERÇA-FEIRA, 14 DE DEZEMBRO, DONA IRACILDE LOPES RODRIGUES, APAGA MAIS UMA VELINHA DE FELIZ ANIVERSÁRIO. VIÚVA DE ABELARDO RODRIGUES, ELA CHEGA AOS 95 ANOS DE IDADE, COM SAÚDE E A MESMA LUCIDEZ DE SEMPRE.

MÃE DE 10 FILHOS, MAIS DE 35 NETOS E QUASE DUAS DEZENAS DE BISNETOS, ELA NÃO PERDE A OPORTUNIDADE DE ESTAR JUNTO DE TODOS PARA UMA REUNIÃO EM FAMÍLIA.

DONA IRACILDE RESIDE EM NATAL HÁ MAIS DE 40 ANOS, MAS ESTÁ SEMPRE DE VOLTA AO MUNICÍPIO PARA MATAR A SAUDADE, NO REENCONTRO COM FAMILIARES E AMIGOS.

E AINDA, SE ORGULHA DE TODOS ESSES ANOS, NUNCA ESTEVE AUSENTE DA FESTA DA PADROEIRA, NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO.

FELIZ ANIVERSÁRIO, DONA IRACILDE RODRIGUES! DEUS A ABENÇÕE! PARABÉNS.

DESEJAMOS MUITA SAÚDE, SABEDORIA, SORTE E SUCESSO!

ALTO DO RODRIGUES - Em clima de harmonia e com resultados positivos, vereadores encerra período legislativo de 2021


Os vereadores da Câmara Municipal de Alto do Rodrigues, encerraram nesta segunda-feira (13), o ano legislativo de 2021. Os vereadores Zé Pedro e Zé de Zeca justificaram suas ausências nesta sessão. O clima de harmonia e desenvolvimento no município marcou o fim do período do ano corrente.

O vereador líder do governo, Sebastião Fernandes (Ivaltan Fernandes, Republicanos) fez um balanço das ações do parlamento altorodriguense. No resumo, o vereador Ivaltan Fernandes destacou que “A parceria entre o Poder Legislativo e o Executivo só trouxe benefícios para a nossa população", citou o edil.

De acordo com o levantamento feito pela secretaria da Casa, foram aprovados 202 requerimentos (sua maioria) que foram atendidos pelo chefe do executivo altorodriguense. Também foram aprovadas 02 moções de apoio (ao piso salarial nacional de enfermagem e dos profissionais de fisioterapeuta e terapeutas ocupacionais). Também foram lidas e aprovadas mais de 70 moções de pesar e 54 projetos de lei, que beneficiam diretamente à população. A Câmara também sediou uma Audiência Pública sobre o 18 de maio, que é um dia dedicado ao combate à exploração infantil.

Em sua fala, o vereador Taildo Barros (Republicanos), citou dois Projetos de Lei que destaca como de grande relevância. O Auxílio Emergencial e a construção de 320 unidades habitacionais para os mais carentes.

Outros destaques aprovados pela Câmara: A regulamentação distribuição de materiais, serviços, e auxílios financeiros gratuitos; O Poder Legislativo, autorizou o prefeito municipal a doar cursos profissionalizantes e/ou de reciclagem; A Lei do Estágio foi mais um instrumento da Câmara em benefício da população, aprovado à unanimidade; Foi aprovado pelo Poder Legislativo, a contratação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para plantões da Covid-19; Com a autorização dos parlamentares, foi possível o prefeito criar os programas Bolsa-Atleta e Aluguel Social; Firmar convênio com a Liga contra o Câncer, teve o “sim” dos vereadores, entre tantos outros.

O vereador Toinho Olegário utilizou seu tempo e parabenizou o presidente, pois a sua gestão surpreendeu a todos. “Eu gostaria de pedir mais união dos vereadores é bom pra gente e bom pra cidade”. Eu tenho que tirar o chapéu para o prefeito, pela coragem, tá trabalhando. Surpreendeu muitas pessoas que não acreditavam na sua gestão. Eu vou dar nota 9 para ele, pra incentivar ainda mais”, disse Toinho Olegário.

O parlamentar Chico do Bode rebateu as críticas feitas pelo ex-prefeito de Macau, Túlio Lemos, que disse: "O senhor (Túlio Lemos), deixou a cidade de Macau, um lixo. O prefeito trabalha pelo Alto do Rodrigues. Túlio não tem moral pra falar do prefeito de Alto do Rodrigues, não!”, disse Francisco Pereira. Ainda em seu pronunciamento, o vereador Chico do Bode defendeu a união de todos os vereadores em prol da população.

O vereador Pedro Eugênio enalteceu a parceria entre os edis e espera que no próximo ano a parceria seja renovada.

Em seu pronunciamento, o presidente da Câmara, João Batista Fernandes de Carvalho (Batista de Zé de Cícero, do Republicanos) ressaltou a harmonia e o empenho dos vereadores em prol de aprovar tudo que for em benefício da população e destacou a parceria com o prefeito Nixon Baracho “estamos cumprindo a missão que Deus nos deu e o povo nos confiou. O prefeito está trabalhando, cuidando da nossa cidade. Somos funcionários do povo”, frisou o Batista de Zé de Cícero.

Ao final, a maioria dos edis fizeram um balanço positivo das sessões ordinárias deste ano e a expectativa é que no ano de 2022, muito mais requerimentos, projetos de lei e tudo que for em benefício da população terá o apoio da Câmara Municipal de Alto do Rodrigues.

De acordo com o Regimento Interno e a Lei Orgânica do Município, os trabalhos do Legislativo retornam suas atividades, a partir do dia 15 de fevereiro de 2022 ou de forma extraordinária, atendendo ao pedido do prefeito municipal de Alto do Rodrigues.

Assecom

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

BRASIL - Homens brancos do 1% mais rico têm mais renda que todas as mulheres negras do país


Em estudo que avalia a renda dos brasileiros sob um recorte racial e de gênero, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) identificaram mais uma estatística entre aquelas que expõem o quadro da desigualdade no país: 705 mil homens brancos que integram o grupo do 1% mais rico da população detêm 15,3% da renda nacional.

O percentual significa um montante maior que o de todas as brasileiras negras adultas juntas, que compõem 14,3% da renda.

Os dados estão expostos no levantamento intitulado Quanto fica com as mulheres negras? Uma análise da distribuição de renda no Brasil, realizado pelo Centro de Pesquisa em Macroeconomia das Desigualdades (Made), ligado à Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da USP.

O estudo foi desenvolvido pelos pesquisadores Ana Bottega, Isabela Bouza, Matias Cardomingo, Luiza Nassif Pires e Fernanda Peron Pereira.

Para tecer as análises, o grupo associou informações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), da Pesquisa de Orçamentos Familiares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (POF-IBGE) e do Sistema das Contas Nacionais, também do IBGE.

Entre outras coisas, o levantamento mostra que a renda média mensal dos homens brancos que integram o 1% mais rico da população é de R$ 114.944,50, enquanto entre as mulheres negras o indicador registra renda de R$ 1.691,45.

Este último grupo representa 26% da população adulta do Brasil. Já os homens brancos que estão entre os mais abastados ocupam 0,56% do contingente nacional.

A concentração de renda identificada pelos pesquisadores também está expressa em outros números. O estudo mostra, por exemplo, que os 10% mais ricos da população em geral respondem por 54% da renda nacional, enquanto o 1% mais rico da pirâmide social brasileira abocanha 24,6% da renda total.

Já o grupo do 0,1% mais abastado do país representa 12,2%, o correspondente a quase um oitavo da renda.

No estudo, os pesquisadores lembram que a adoção de uma agenda antirracista tem sido demandada como prioridade na concepção de políticas públicas no Brasil e no mundo.

Eles destacam que essa tendência “reflete movimentos da sociedade civil, das organizações políticas e da máquina pública voltados a discutir e superar o racismo fundante”.

“Como parte desse movimento, novos dados permitem calibrar e compreender a relevância da construção de uma institucionalidade antirracista, que leve esses elementos em consideração da arrecadação até o gasto”, encerram, ao mencionar a importância do levantamento do Made.

Edição: Leandro Melito via Brasil de Fato

domingo, 12 de dezembro de 2021

LUTO NA MÚSICA - Artistas e amigos se despedem de Monarco, o baluarte da Portela


Artistas, parceiros de trabalho e admiradores da obra de Monarco se pronunciaram nas redes sociais prestando as últimas homenagens a ele que foi consagrado como baluarte da Portela. O cantor e compositor Hildemar Diniz, o Monarco, morreu neste sábado (11), aos 88 anos, vítima de complicações de uma cirurgia no intestino. Símbolo da Escola de Samba Portela, Monarco foi velado na quadra da escola, em Oswaldo Cruz, cercado por uma roda de samba. Um bandeira da agremiação foi colocada sobre o caixão. O velório começou às 11h, e o sepultamento ocorreu às 15h30 sob o hino da agremiação.

Histórico compositor da Portela, Monarco é autor de clássicos como "Passado de glória" e "Coração em desalinho". Além deixar um grande acervo de canções gravadas, ele também foi parceiro e inspiração para muitos artistas.

Marisa Monte, que gravou um disco em 1999 em homenagem à Portela, escreveu que Monarco "sempre foi um mestre nato" e "uma testemunha viva da história".

"A ele a gente recorria quando queria saber sobre os assuntos dos bambas. Um homem generoso e gentil. Um grande brasileiro. Nesse dia eu pude dizer o quanto o amo e digo agora que o amarei para sempre. Obrigada mestre, você viverá eternamente", disse a artista.

Paulinho da Viola, outro sambista ícone da Escola, contou que Monarco ajudou, com sua voz e consciência, "a escrever a história do samba e da Portela por mais de 60 anos". E concluiu, em luto: "Um grande artista e uma grande figura, com o coração do tamanho de um talento de valor imensurável. Perdemos hoje um grande baluarte".

Em suas redes sociais, Martinho da Vila escreveu: "Eu estou profundamente triste. Perdi um grande amigo, Monarco. Esteja na paz de Deus". Também abalada, a cantora e compositora Tereza Cristina agradeceu ao mestre. "Monarco me ensinou, me acolheu, me incentivou. Tô arrasada. baluarte", escreveu no Twitter.