Memorial às vítimas de Covid

sábado, 28 de maio de 2022

BRASIL - Câmara aprova redução de consumo de gás que provoca aquecimento global


A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (26) o Projeto de Decreto Legislativo 1100/18, que ratifica acordo para reduzir emissão de gases hidrofluocarbonos (HFCs), que promovem o aquecimento global. O gás é usado como fluido refrigerante no setor de refrigeração e climatização e também em alguns produtos aerossóis. A proposta segue para análise do Senado.

Dano
O projeto ratifica a Emenda de Kigali, assinada em 2016 na capital de Ruanda, para mudar o Protocolo de Montreal sobre substâncias que destroem a camada de ozônio. O Protocolo de Montreal, seguido pelo Brasil desde 1990, é o único tratado multilateral sobre temas ambientais com ratificação universal. Pelo tratado, os países signatários comprometem-se a substituir as substâncias que demonstrarem ser responsáveis pela destruição do ozônio, como os clorofluorcarbonos (CFCs) e os hidroclorofluorcarbonos (HCFCs).

No entanto, o texto original não tratava dos HFCs, que vêm sendo utilizados há décadas como alternativa em substituição aos CFCs e HCFCs. A Emenda de Kigali, como ficou conhecida, define um cronograma de redução da produção e consumo dos hidrofluorcarbonos. Os HFCs não causam danos à camada de ozônio, porém apresentam elevado impacto ao sistema climático global. O HFC é milhares de vezes mais prejudicial que o dióxido de carbono (CO2), o principal responsável pelo aquecimento global.

Redução de consumo
Segundo a emenda, países em desenvolvimento como o Brasil deverão congelar seu consumo do gás HFC até 2024, reduzir seu consumo em 10% até 2029 e em 85% em 2045. Os países desenvolvidos se comprometeram a reduzir seu consumo de HFCs em 10% em 2019 até alcançar menos 85% em 2036.

O projeto recebeu parecer favorável do relator, deputado Camilo Capiberibe (PSB-AP).

As emissões dos HFCs vêm aumentando globalmente em torno de 8% ao ano, podendo responder por até 19% das emissões de gases de efeito estufa em 2053, de acordo com dados do Secretariado das Nações Unidas para o Ozônio, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Sem a Emenda de Kigali, a contribuição do HFC para o aquecimento global poderia por si só provocar um aumento médio da temperatura de 0,5°C, de acordo com a entidade.

O HFC pode ser 15 mil vezes mais prejudicial que o dióxido de carbono (CO2), o principal responsável pelo aquecimento global.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

SAÚDE - Saneamento: municípios tem até o fim do mês para atualizarem dados e ficarem aptos para recursos



Termina na próxima segunda-feira (30) o prazo para que os municípios atualizem os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), sobre abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos urbanos e águas pluviais.

O SNIS é uma ferramenta fundamental para o planejamento do saneamento básico no país, tanto para a instância federal como também para estados e municípios.

As informações do SNIS ajudam a orientar a aplicação de investimentos, a construção de estratégias de ação e o acompanhamento de programas e dos serviços de saneamento, que afetam diretamente a qualidade de vida da população.

As informações são relativas ao ano de 2021. Os municípios que não atualizarem os dados no sistema ficarão inadimplentes e terão bloqueados os acessos aos recursos federais para saneamento básico. Para mais informações basta acessar a página do SNIS, no site do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Saneamento em números
Dados do último diagnóstico do SNIS, de 2020, mostram que em relação ao abastecimento de água, o índice de atendimento com redes de distribuição de água no país foi de 81,4%. Apenas nas áreas urbanas, o indicador sobe para 93,4%. Já o consumo médio per capita chegou a 152,1 litros diários por habitante.

Entre as macrorregiões, o Sul apresenta os melhores números, com 91% no atendimento total e 98,8% no atendimento urbano. O Sudeste vem na sequência, com 91,3% e 96,1%, respectivamente.

Em seguida vem o Centro-Oeste, onde 90,9% da população têm acesso a algum serviço de abastecimento de água. Nas áreas urbanas esse percentual sobe para 98%. Na região Nordeste os percentuais são de 74,9% para a população geral, e 89,7% para os centros urbanos; no Norte, os percentuais são, respectivamente, 58,9% e 72%.

Mais da metade do serviço é prestado pelo poder público diretamente, que responde por 54,3% do mercado. As autarquias representam 34,3% dos serviços de abastecimento. As empresas privadas respondem por 8,5% e as empresas públicas e organizações sociais, por 1%.

Quando o assunto é esgotamento sanitário, os números encolhem. Os dados mostram que o serviço chega a 55% da população (115 milhões de pessoas). O menor percentual e coleta é na Região Norte, onde apenas 13,1% da população tem acesso ao esgotamento sanitário.

Depois vem a região Nordeste, com 30,1%; a Região Sul, com 47,4%; o Centro-Oeste, com 59,5%. O maior percentual de coleta de esgoto é na região Sudeste, onde mais de 80,5% da população tem acesso a esse serviço.

A administração pública direta é responsável pela quase a totalidade da oferta do serviço, atendendo 81,2% do lares que têm acesso às redes de esgoto. As autarquias respondem por 13,9% do mercado; as empresas privadas 3.5%; e as sociedades de economia mista, empresas públicas e organizações sociais respondem por cerca de 1,3%.

Em relação a coleta de resíduos sólidos, o diagnóstico mostra que o serviço é prestado a 90,5% da população, com destaque para a região Sudeste, onde 96,1% da população tem acesso ao serviço de coleta de lixo. Na sequência vem a Região Sul, com 91,5%; Centro-Oeste, com 91,3%; o Nordeste com 83,1% e o Norte com 80,7%.

Do total de resíduos recolhidos, a maior parte, 73,8% vai para aterros sanitários; os lixões recebem 14,6% dos resíduos e os aterros controlados, 11,6%. A coleta seletiva estás presente em 36,3% dos municípios.

EDUCAÇÃO - inscrições para o Encceja 2022 seguem até dia 04 de junho


Seguem abertas até o dia 4 de junho, as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022. A avaliação é voltada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino.

As provas, tanto para os ensinos fundamental e médio, serão aplicadas no dia 28 de agosto, em todas as unidades federativas. Para acessar a página de inscrição no Encceja 2022, clique aqui.

A idade mínima para os participantes do exame voltado ao ensino fundamental é de 15 anos, na data da prova. Para o ensino médio, a idade mínima é de 18 anos completos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que a participação no Encceja Nacional 2022 é voluntária e gratuita.

ESPORTE - Liga dos Campeões chega ao fim com final entre Liverpool e Real Madrid


A Liga dos Campeões chega ao seu capítulo final neste sábado (28), quando Liverpool (Inglaterra) e Real Madrid (Espanha) disputam, a partir das 16h (horário de Brasília) no Stade de France, nos arredores de Paris (França), a decisão da atual edição da principal competição de clubes do Velho Continente. E como toda decisão esta terá seus protagonistas, dentro e fora de campo.

Ocupando o posto de maior campeão da história da competição (com 13 conquistas), a equipe espanhola chega com muita moral para mais uma final de Champions. E o adversário será o time sobre o qual obteve o seu último título continental, no dia 26 de maio de 2018 no estádio Olímpico de Kiev (Ucrânia).

Naquela oportunidade os madrilenhos triunfaram por 3 a 1 sendo comandados pelo técnico francês Zinédine Zidane e tendo como grande destaque o português Cristiano Ronaldo. Após a conquista CR7 deixou o Real Madrid, que apenas agora retorna a uma final de Liga dos Campeões.

A presença do atual campeão espanhol pode ser creditada a alguns personagens em especial. O primeiro é o técnico Carlo Ancelotti. Com uma passagem anterior no comando dos merengues, na qual conquistou uma Champions (ele também já venceu a competição em duas oportunidades com o Milan), o italiano tem mostrado mais uma vez que, além de grande estrategista, é um grande gestor de elenco.

ALTO DO RODRIGUES - Cultura na Praça acontece neste sábado com apoio da prefeitura


Com o apoio da Prefeitura Municipal de Alto do Rodrigues, através da secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), acontece hoje (28), na Praça de Alimentação "Núbia Lafayette", mais uma edição do Cultura na Praça, promovido pelo Coletivo Cultura no Alto.

O evento terá início a partir das 16hs, estendendo-se até às 22hs, com Feira de Artesanato, gastronomia, shows musicais com: Dedé Loucura & Banda, Fábio Souza, Ghylson Rock Mania. No repertório, as melhores do rock pop nacional. Toda a comunidade está convidada à participar.

ECONOMIA - Aneel mantém bandeira tarifária verde para junho


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu acionar a bandeira verde no mês de junho para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). De acordo com a agência, dessa forma, não haverá cobrança extra na conta de luz no próximo mês.

É o segundo anúncio de bandeira verde realizado pela Aneel desde o fim da Bandeira Escassez Hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril deste ano. Em maio, a agência já havia acionado a bandeira verde. Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia.
Bandeiras Tarifárias

Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o SIN gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, significa que a conta não sofre qualquer acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre um acréscimos, que variam de R$ 1,874 por 100 quilowatt-hora (kWh) consumido a 9,492 por 100 kWh.

O Sistema Interligado Nacional é dividido em quatro subsistemas: Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte. Praticamente todo o país é coberto pelo SIN. A exceção são algumas partes de estados da Região Norte e de Mato Grosso, além de todo o estado de Roraima. Atualmente, há 212 localidades isoladas do SIN, nas quais o consumo é baixo e representa menos de 1% da carga total do país. A demanda por energia nessas regiões é suprida, principalmente, por térmicas a óleo diesel..

EBC

sexta-feira, 27 de maio de 2022

MOSSORÓ: Programação do Mossoró Cidade Junina é divulgada; vai do Pingo da Mei dia a Boca da Noite

A Prefeitura de Mossoró anunciou as atrações do Mossoró Cidade Junina 2022 que terá como temática “Tradição e Liberdade”.

Após duas edições on-line por causa da pandemia de Covid, o evento será retomado de forma presencial, reunindo milhares de pessoas na Estação das Artes.

Entre as atrações confirmadas, destaque para nomes como Wesley Safadão, Xand Avião, Alceu Valença, Matheus e Kauan, Raí Saia Rodada e Dorgival Dantas, além de Cavaleiros do Forró, Parangolé e Limão com Mel.

O cantor Bell Marques está confirmado para a abertura do Mossoró Cidade Junina, no tradicional "Pingo da Mei Dia", que leva uma multidão ao Corredor Cultural, na Avenida Rio Branco.

Ao todo, serão 11 dias de shows em Mossoró. Haverá atrações locais em todos as noites de festa.

"Este ano, a gente está celebrando 25 anos do MCJ, ano em que nós estamos tendo a felicidade de retornar com o evento presencial. É um momento em que podemos evidenciar toda a cadeia de arte e cultura de Mossoró. Estamos potencializando o que há de melhor no município de Mossoró, que é a nossa cultura", declarou o secretário municipal de Cultura, Etevaldo Almeida.

Atrações do Pingo do Meio Dia (04/06)
Bell Marques
Chicabana
Junior Viana

Dia 09/06
Wesley Safadão
Cavaleiros do Forró

Dia 10/06
Mari Fernandez
Nattanzinho

Dia 11/06
Limão Com Mel
Bonde do Brasil
Erick Land

Dia 12/06
Matheus e Cauã
Atração local

Dia 16/06
Xand Avião
Toca do Vale

Dia 17/06
Dorgival Dantas
Raí Saia Rodada

Dia 18/06
Walkyria
Taty Girl
Mara Pavanelly

Dia 23/06
Alceu Valença
Atração Local

Dia 24/06
Lagosta Bronzeada
Atração surpresa
Atração Local

Dia 25/06 (Boca da Noite)
Zé Cantor
Parangolé
Atração local

MUDANÇA - Carnatal: Empresa de Xand Avião é uma das novas parceiras do evento que deve passar por mudanças em 2022

O Carnatal, maior micareta fora de época do Brasil, ganhou dois novos parceiros para a edição de 2022. As empresas Vybbe - produtora do cantor Xand Avião - e Luan Promoções fecharam acordo para correalização da festa com a Destaque Promoções, que há 31 anos promove o evento.

De acordo com nota enviada pela Destaque Promoções ao Portal da Tropical, o número de parceiros foi ampliado e a 31ª edição do evento tem previsão para ser realizada na segunda semana de dezembro, já com a atuação das duas novas produtoras.

Ainda no comunicado, a Destaque enfatizou que se trata de uma parceria e não de uma venda do Carnatal, e anunciou que novos parceiros ainda deverão ser anunciados.

Em 2021, o Carnatal voltou a ser realizado e levou milhares de foliões ao corredor montado no estacionamento da Arena das Dunas, após ter a edição de 2020 cancelada devido a pandemia de Covid-19. O evento contou com uma mega transmissão da TV Tropical.

Portaldatropical

POLÍTICA - Rafael Motta anuncia voto contra cobrança de mensalidades em universidades públicas

Com o objetivo de fomentar políticas públicas às juventudes potiguares, foi aberta, nesta sexta-feira (27), a 4ª Conferência Estadual da Juventude do Rio Grande do Norte. Na oportunidade, o deputado federal Rafael Motta (PSB), se manifestou contra a cobrança de mensalidades em universidades públicas do país.

“Na Comissão de Educação, temos defendido educação de qualidade, gratuita e universal para todos os brasileiros. Não vamos deixar que privatizem as universidades públicas brasileiras! Nós estaremos em Brasília defendendo que a universidade pública seja direito de cada um de vocês aqui presentes”, declarou ele.

A fala de Rafael faz referência à PEC 206/2019, que visa estabelecer a cobrança de uma taxa mensal para estudantes de universidades públicas de ensino superior. Atualmente nenhuma instituição pública cobra mensalidade aos alunos matriculados. O texto está em tramitação na Câmara dos Deputados.

O evento reuniu a governadora Fátima Bezerra (PT), o vice-governador Antenor Roberto (PCdoB), a colega de bancada deputada Natália Bonavides (PT), deputados estaduais, vereadores de Natal e do interior, além de representantes do movimento estudantil e juventude de todo o Rio Grande do Norte.

BlogdoBarreto

ESPORTE - PSG pode ter a chegada de grande atacante brasileiro para a próxima temporada

No último dia 28, a novela Kylian Mbappé finalmente teve um final. Em uma verdadeira reviravolta, o jogador, de forma surpreendente, acabou recusando o Real Madrid e renovando seu vínculo com o Paris Saint-Germain.

Na equipe parisiense, segundo apontou a imprensa francesa, Mbappé terá diversas regalias possíveis e, uma delas, seria uma certa autonomia na equipe, com indicações no que se refere a montagem de elenco e escolha de treinador, por exemplo.

Não obstante, isso não significa que a diretoria do clube parisiense não pode ter seus próprios alvos. Inclusive, de acordo com o portal Transfer 24hrs, um deles é brasileiro e é figura recorrente nas convocações da Seleção Brasileira.

Gabriel Jesus pode pintar no PSG

Trata-se do atacante Gabriel Jesus, que está de saída do Manchester City e segundo o jornalista, tem o PSG como um dos interessados em seu futebol. No entanto, o destino do brasileiro segue incerto, com o Arsenal aparecendo como o principal candidato para contratá-lo.

Para vender Jesus, o City pede pelo menos 50 milhões de euros (R$ 255,5 milhões), valor que pode ser pago por qualquer um dos interessados em seu futebol, o que colocará a disputa de sua contratação em situação de 'leilão', com o clube disposto a pagar mais o contratando.

SAÚDE - Técnicos do MS, Sesap e II Ursap participam de oficina sobre DigiSUS e InvestSUS em Açu

A Superintendência do Ministério da Saúde no RN, a Coordenadoria de Planejamento e Controle do Sistema de Saúde da SESAP e a II Unidade Regional de Sáude Pública (II Ursap), realizaram quinta-feira (26) de maio, em Açu, a Oficina de Planejamento em Saúde sobre DigiSUS e InvestSUS,
Presentes ao evento técnicos da Superintendência do Ministério da Saúde no RN, da Sesap, a gerente da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), Emiliana Bezerra Cavalcanti, a enfermeira Especialista em Saúde Pública, Mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará – UECE e servidora da Sesap, Ana Beatriz Fernandes e representantes dos Municípios da VIII Região de Saúde.

O DigiSUS é um sistema estruturado para receber as informações dos instrumentos de planejamento de Estados e Municípios. Foi desenvolvido a partir das normativas do Sistema Único de Saúde (SUS) e da internalização da lógica do ciclo de planejamento, e incorporou as funcionalidades do Sistema de Apoio à Elaboração do Relatório de Gestão (SARGSUS) e do Sistema de Pactuação (SISPACTO).

InvestSUS Gestão, a plataforma fonte de informações de repasses para municípios, estados, Distrito Federal e entidades privadas sem fins lucrativos, facilitando os acessos aos sistemas do Ministério da Saúde para o financiamento federal do SUS.

Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social

POLÍTICA - Presidente estadual do PP admite possível candidatura de Rosalba ao governo

O deputado federal Beto Rosado, presidente do PP no Rio Grande do Norte, afirmou nesta quinta-feira (26), em entrevista à rádio 98 FM, que o partido “está aberto” à discussão de uma possível candidatura da ex-governadora, ex-senadora e ex-prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini (2011-2014) ao governo do Estado nas eleições deste ano.

O parlamentar disse, no entanto, que não acredita que uma eventual candidatura esteja nos planos de Rosalba.

“Não temos definição (para o governo do Estado). Os Progressistas não apresentaram nomes, apesar de que está na imprensa o nome da ex-governadora e ex-senadora Rosalba Ciarlini. Tive uma conversa com ela dois, três meses atrás. Ela não demonstrou interesse ou simpatia nesse projeto de governo. Mas, se houver uma mudança de planos, eu já digo que o Progressistas está aberto a essa discussão e pode recebê-la como possível candidata. Eu acho que não é um projeto dela. Ela não se preparou para isso. Não está no momento de vida talvez disso. Mas isso vamos deixar com ela. Ela que dá a resposta”, enfatizou Beto Rosado.

O deputado federal, que é pré-candidato à reeleição, complementou: “Eu não descarto ela para nenhuma candidatura. É uma parceira política e pode ser candidata”.

Segundo Beto Rosado, sua única definição para o próximo pleito é apoiar a candidatura ao Senado do ex-ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho (PL).

Portal Potiguar

MUNDO - Homem mais velho do mundo completa 113 anos

O venezuelano Juan Vicente Mora, declarado a pessoa mais velha do mundo pelo Guinness World Records na semana passada, completa 113 anos nesta sexta-feira (27).

Mora, que desfruta de boa saúde e de uma xícara de forte licor aguardente todos os dias, tem 41 netos, 18 bisnetos e 12 tataranetos, informou o Guinness em comunicado à imprensa.

Além da pressão arterial ligeiramente elevada e dos problemas auditivos devido à idade, Mora está muito bem de saúde e não toma medicação, disse Henrique Bujan, médico de uma clínica em San José de Bolívar, no estado venezuelano de Táchira.

Portal360.com.br

EDUCAÇÃO - Prouni: Lei que amplia o programa para estudantes de escolas privadas é sancionada

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou a Lei 14.350/2022 que amplia o acesso ao Programa Universidade para Todos (Prouni) para alunos de escolas particulares, mesmo sem bolsa de estudos. Antes, só estudantes de escolas públicas ou que passaram por escolas privadas com bolsa integral podiam participar do programa. As novas regras começam a valer a partir do dia 16 de julho.

O texto, originado da Medida Provisória (MP) 1075/21, diz que as bolsas do Prouni continuarão a ser oferecidas aos estudantes de baixa renda, cuja renda familiar não ultrapasse os três salários-mínimos, mas que o perfil socioeconômico deixará de ser um critério de pré-seleção. O desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continuará sendo considerado critério.

Com as novas regras, os estudantes com deficiência e os professores da rede pública que vão cursar pedagogia ou licenciatura continuam a ser beneficiados com as bolsas do Prouni. Eles já eram contemplados na legislação anterior do programa.

Na sequência vêm os alunos que cursaram todo o ensino médio em rede pública; alunos que dividiram o ensino médio entre a rede pública e a privada, com bolsa integral; alunos que dividiram o ensino médio entre a rede pública e a privada, com bolsa parcial ou sem bolsa; alunos que fizeram todo o ensino médio na rede privada, com bolsa integral, e os alunos que fizeram todo o ensino médio na rede privada, com bolsa parcial ou sem bolsa.

A lei também autoriza que o Ministério da Educação (MEC) dispense a apresentação de documentos que comprovem a eventual deficiência do candidato e sua renda familiar mensal, caso essas informações já estejam em bancos de dados do governo.

Pelas novas regras, ficam extintas as bolsas parciais de 25%. A partir de agora, as bolsas do Prouni deverão ser integrais ou de 50%. Não há mudança no percentual mínimo de bolsas a serem concedidas pelas instituições.

O texto veda ainda aos beneficiários acumular mais de uma bolsa do Prouni. Também fica proibida a concessão de bolsas para alunos de universidades públicas e para estudantes que, numa outra instituição, façam uso do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Apesar de as bolsas do Prouni serem destinadas a estudantes que estão na primeira graduação, a lei abre uma exceção para cursos onde há concomitância ou complementariedade de bacharelado e licenciatura. Nesses casos, o estudante pode obter a bolsa do Prouni para cursar a segunda parte da formação.

De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência, os critérios de oferta das bolsas serão estabelecidos em regulamento pelo Ministério da Educação. As instituições que desejarem aderir ao programa terão quer cumprir algumas obrigações previstas no termo de adesão.

Dentre elas estão a previsão de percentual de bolsas de estudo destinado à implementação de políticas afirmativas de acesso ao ensino superior de: pessoas com deficiência, na forma prevista na legislação; autodeclarados indígenas, pardos ou pretos; e estudantes egressos dos serviços de acolhimento institucional e familiar ou neles acolhidos.

O estabelecimento que descumprir essas regras fica sujeito à suspensão do Prouni, sem prejuízo para estudantes já atendidos.

Com informações da Agência Brasil

TRAGÉDIA - Tragédia: Criança de 1 ano e 4 meses morre após se engasgar com uva no RN

Uma tragédia aconteceu na quarta-feira (25) no distrito de Arapuá, zona rural de Felipe Guerra, no Oeste do Rio Grande do Norte. Uma criança de 1 ano e 4 meses, identificada como Ana Lamonielly de Oliveira Silveira, morreu após se engasgar com uma uva. 

A menina estava em casa com familiares quando os pais perceberam que ela se engasgava com a fruta. Parentes ainda tentaram reanimar e levaram a menina para um pronto-socorro em Governador Dix-Sept Rosado, município vizinho.

Pelo fato de a menina já ter chegado sem vida ao hospital, servidores do pronto-socorro contaram que médicos não tiveram o que fazer na situação.

Fonte: Blog do Gustavo Negreiros

ALTO DO RODRIGUES - Prefeitura antecipa salário dos servidores e aquece economia

Com organização, planejamento e seriedade, a gestão municipal segue realizando e mantendo o pagamento dos vencimentos do funcionalismo público municipal de forma antecipada.

Desde que assumiu o governo, o prefeito Nixon Baracho estabeleceu um calendário de pagamento e vem cumprindo rigorosamente ao longo de sua gestão.

O cumprimento da quitação da folha de forma antecipada, passa pela boa governança priorizada pelo atual gestor e graças a um trabalho desenvolvido pela secretaria municipal de Administração e Planejamento.

Os salários correspondentes ao mês de maio, já estão depositados nas contas dos servidores municipais, inclusive, com o reajuste referente ao piso dos Agentes de Saúde, e os Agentes de combate a Endemia, concedido esta semana pelo chefe do poder executivo municipal.

CARNAUBAIS - Prefeitura inaugura o CEIC nesta sexta

quinta-feira, 26 de maio de 2022

LUTO - Ator morre aos 67 anos

Morreu aos 67 anos o ator Ray Liotta. A informação foi confirmada ao The Hollywood Reporter pela sua representante Jennifer Craig. Ray estava gravando o filme 'Águas Perigosas' na República Dominicana e morreu dormindo.

viver Henry Hill no clássico de Martin Scorsese, 'Os Bons Companheiros.' Ao lado de Robert De Niro, Joe Pesci e Paul Sorvino, o filme narra segue a história de Henry, um jovem que cresce dentro da Máfia.

O filme concorreu a 6 Oscars e Pesci levou o de melhor ator codjuvante.

Ray Liotta nasceu em Nova Jersey, Estados Unidos, no dia 18 de dezembro de 1954 e foi adotado logo aos 6 meses por imigrantes italianos. Ele tem uma irmã, que também foi adotada. Liotta conheceu a mãe biológica nos anos 2000, quando descobriu que tinha uma irmã, um meio-irmão e cinco meias-irmãs.

Ray era formado em Belas Artes. Em 1978, mudou-se para Nova York e trabalhou como garçom por 6 meses até conseguir um agente e finalmente começar sua carreira de ator.

Atuando em novelas e em papéis pequenos no cinema, Ray Liotta ganhou seu primeiro destaque em 'Totalmente Selvagem' (1986) onde ganhou uma indicação ao Globo de Ouro.

Além desses dois longas, Ray atuou em 'Campo dos Sonhos' (1989), 'Hannibal' (2001), 'Sin City: A Dama Fatal' (2014) e 'História de um Casamento' (2019). Também dublou o filme 'Bee Movie' (2007) e o jogo 'GTA: Vice City' (2002).

Liotta se casou com a atriz Michelle Grace em fevereiro de 1997. Eles tiveram uma filham chamada Karsen Liotta, que nasceu em 1998. O casal se divorciou em 2004.

Gshow

ESTADO - Reservatórios do RN superam 50% da sua capacidade

As reservas hídricas superficiais totais do Rio Grande do Norte superaram os 2,2 bilhões m³ de água, percentualmente, 50,40% da sua capacidade total, que é de 4.376.444.842 m³. Os dados foram atualizados pelo Instituto de Gestão das Águas (Igarn), nesta quarta-feira (25). Com as recentes chuvas, as reservas hídricas tiveram um aporte de mais de 88 milhões m³ em relação à semana passada. 

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do estado, acumula 1.418.859.313 m³, equivalentes a 59,79% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.510 m³. No relatório divulgado na semana passada, o manancial estava com 1.359.263.610 m³, correspondentes a 57,28% da sua capacidade total.

Já a barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior manancial do RN, acumula 258.613.920 m³, percentualmente, 43,12% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. No dia 16 de maio, o reservatório estava com 253.343.795 m³, equivalentes a 42,24% da sua capacidade total. 

Localizada em Upanema, a barragem Umari acumula 208.360.368 m³, correspondentes a 71,16% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. No relatório anterior, o reservatório estava com 200.955.783 m³, equivalentes a 68,63% da sua capacidade total.

Os reservatórios monitorados pelo Igarn que permanecem com 100% da sua capacidade, são: Santana (Gangorra), localizado em Rafael Fernandes; Flechas, localizado em José da Penha; Passagem, localizado em Rodolfo Fernandes; Riacho da Cruz II, localizado em Riacho da Cruz; Apanha Peixe, localizado em Caraúbas; o açude público de Encanto; Beldroega, localizado em Paraú; e Pataxó, localizado em Ipanguaçu. 

O açude Santa Cruz do Trairi, localizado em Santa Cruz, voltou a receber águas com as últimas chuvas e acumula 620.902 m³, correspondentes a 12,04% da sua capacidade total, que é de 5.158.750 m³. Na segunda-feira, 16 de maio, o reservatório estava com 143.970 m³, percentualmente, 2,79% da sua capacidade total. 

Apesar de ainda apresentar um baixo volume, o açude Itans, localizado em Caicó, também recebeu águas e acumula 4.002.653 m³, equivalentes a 5,28% da sua capacidade total, que é de 75.839.349 m³. No último relatório divulgado, o reservatório estava com 1.839.058 m³, correspondentes a 2,42% da sua capacidade total. 

A barragem Mendubim, localizada em Assu, acumula 53.939.867 m³, correspondentes a 69,73% da sua capacidade total, que é de 77.357.134 m³. Na segunda-feira da semana passada, o manancial estava com 50.534.896 m³, percentualmente, 65,33% da sua capacidade total. 

O açude Morcego, localizado em Campo Grande, acumula 6.201.224 m³, correspondentes a 92,44% da sua capacidade total, que é de 6.708.331 m³. No relatório do dia 16 de maio, ele estava com 5.820.894 m³, percentualmente, 86,77% da sua capacidade total. 

A barragem de Pau dos Ferros continua recebendo águas e acumula 37.506.800 m³, equivalentes a 68,39% da sua capacidade total, que é de 54.846.000 m³. Na segunda-feira, 16 de maio, o reservatório estava com 35.906.539 m³, correspondentes a 65,47% da sua capacidade total. 

A lagoa de Extremoz, responsável por parte do abastecimento da zona norte da capital, acumula 10.109.444 m³, equivalentes a 91,74% da sua capacidade total, que é de 11.019.525 m³. No último relatório divulgado, a lagoa estava com 9.927.428 m³, equivalentes a 90,09% da sua capacidade total.

Já a lagoa do Bonfim, responsável pelo abastecimento da adutora Monsenhor Expedito, acumula 38.929.062, percentualmente, 46,2% da sua capacidade total, que é de 84.268.200 m³. No dia 16 de maio, a lagoa estava com 38.381.701 m³, equivalentes a 45,55% da sua capacidade total. 

A lagoa do Boqueirão, localizada em Touros, permanece cheia com 11.074.800 m³, que correspondem a 100% da sua capacidade. 

Fonte: Portal Grande Ponto

MUNDO - Asteroide Potencialmente Perigoso' vai passar próximo da Terra nesta sexta

Um gigantesco asteroide com cerca de 1,8 km de diâmetro vai passar “relativamente perto” da Terra na próxima sexta-feira (27). Mas isso não é motivo para alarde. 

"Não há chance alguma de que este asteroide possa impactar a Terra. De fato, o sobrevoo de 27 de maio é o mais próximo que este asteroide se aproximará da Terra em pelo menos 2 séculos", explica Paul Chodas, diretor do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (Center for Near Earth Object Studies) da Nasa.

O chamado 7335 (1989 JA) não representa nenhuma ameaça para nós porque, segundo a Nasa, o objeto passará a cerca de 10 vezes a distância média entre a Terra e a Lua, a 4 milhões de quilômetros.

Para os cientistas, essa distância permite classificá-lo como uma Asteroide Potencialmente Perigoso (PHA), mas como explica o astrônomo Pedro Bernardinelli, isso não quer dizer que ele é uma ameaça para gente nem mesmo em futuro próximo.

"A ideia não é assustar, mas chamar atenção ao objeto para observadores", explica o especialista.
Bernardinelli, que foi um dos responsáveis por descobrir o cometa de maior núcleo já avistado pela ciência, disse ao g1 que essa classificação não deve ser interpretada como algo alarmista pois conhecemos bem a órbita do 7335 e sabemos, de fato, que ele não representa perigo nenhum.

Porém, ressalta o pesquisador, essa técnica de nomeação é importante para que os astrônomos possam entender e medir precisamente a órbita de tais objetos e, dessa forma, compreender o comportamento desses corpos celestes durante décadas.

"A definição de PHA é basicamente qualquer objeto que vai passar a menos de 0.05 unidades astronômicas (1ua = distancia Terra-Sol) da Terra", detalha o cientista, que também é doutor em física e astronomia na Universidade da Pensilvânia.

"Então é meio que um jeito de falar que esse é um objeto que vale a pena ser medido para poder fazer esse tipo de coisa".

O diretor do programa CNEOS da NASA admite que, de fato, pode parecer confuso para muitas pessoas categorizar este asteroide como “potencialmente perigoso”, mas destaca um motivo: "Atribuímos esse rótulo oficial porque a órbita desse asteroide se aproxima 'perto' da órbita da Terra (menos de 20 vezes a distância da Lua). Então, isso é 'próximo' para um asteroide".

Porém, o especialista explica que as duas órbitas não se cruzam atualmente, mas que ao longo de muitas centenas ou até mesmo milhares de anos é "concebível" que a órbita desse asteroide possa evoluir para cruzar a da Terra.

"O que o torna potencialmente perigoso a longo prazo. Mas, para repetir, não há chance de impactar a Terra pelo menos no próximo século", acrescenta.

Segundo o CNEOS, esse asteroide que se aproxima no dia 27 de maio vai ser o maior que passará pela Terra em 2022, mas os astrônomos o acompanham há mais de 30 anos, e conhecem bem o seu caminho orbital, assim como o de diversos outros Asteroides Próximos da Terra (NEO, na sigla em inglês).

Com informações do G1
Fonte: Portal Grande Ponto

ALTO DO RODRIGUES - Vereadores autorizam prefeito conceder reajuste ao Piso Nacional para os Agentes de Saúde e Agente de Combate e Endemias


Vereadores autorizam prefeito conceder reajuste do Piso Nacional para os Agentes de Saúde e Agente de Combate e Endemias.

Câmara Municipal aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 733/2022 que autoriza o Chefe do Executivo a conceder reajuste igual ao piso nacional para os Agentes de Saúde e Agente de Combate e Endemias. E o prefeito municipal já sancionou o PL e anunciou que este mês os servidores dessas categorias já irão receber seus proventos com reajuste garantido.

ALTO DO RODRIGUES - Prefeitura realiza revitalização da Praça da Alimentação


Observando a necessidade de manter o patrimônio público em plenas condições para atender a comunidade, a gestão municipal do prefeito Nixon Baracho, através da secretaria de Obras, executou um trabalho de revitalização da Praça de Alimentação "Núbia Lafaety", um dos principais pontos de lazer e cultura de Alto do Rodrigues.


Além de ajudar a promover o cultura do município, o ambiente também contribui de forma significativa para a economia do município com a movimentação de pessoas da comunidade comprando os mais diversos tipos de produtos nos quiosques da praça, seja de forma presencial ou através de pedidos por meio de aplicativos, o chamado "delivery".


Assessoria Comunicação

ESTADO - RN flexibiliza obrigatoriedade do comprovante vacinal contra covid-19


Em novo decreto, governo estadual dispensa a obrigatoriedade do passaporte vacinal contra covid-19 em locais públicos e privados com frequência de público em geral como estádios e ginásios, cinemas, teatros, salas de concertos e museus. Permanece obrigatória a comprovação do esquema vacinal como condição para acesso aos eventos de massa, sociais, recreativos, conferências, convenções, simpósios e afins, realizados em locais fechados, com participação simultânea superior a 2.000 pessoas.

De acordo com o texto publicado, nesta quinta-feira (26), o governo do Rio Grande do Norte considerou a adesão vacinal pela população potiguar como fator determinante para a decisão. Segundo o monitoramento de vacinação do RN + Vacina, desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), 84% da população do estado encontra-se totalmente vacinada.

O Governo do Estado reforça a importância de que todo cidadão complete o esquema vacinal contra covid-19. O mais recente relatório gerado pelo portal RN + Vacina, com dados até o início da tarde da segunda-feira (23), aponta que o Rio Grande do Norte tem um total de 767.796 pessoas com a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em atraso, ou seja, já passaram do período de quatro meses recomendado após a segunda dose. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) reforça que a imunização vem se mostrando a forma mais eficaz de controle da pandemia, evitando os casos graves e internações pela doença.

portaldatropical

ACIDENTE - Raio mata sete vacas prenhas em fazenda na Grande Natal


A forte chuva que caiu na terça-feira (24) também provocou mortes. Em Macaíba, sete vacas prenhas morreram após serem atingidas por um raio em uma fazenda. Os animais eram da fazenda do agropecuarista Ivo Barreto.

BRASIL - Câmara aprova projeto que limita ICMS sobre combustíveis e energia elétrica


O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que os líderes partidários decidiram continuar a pauta de propostas relacionadas aos preços dos combustíveis e da energia elétrica.

Lira anunciou que, nas próximas sessões, o Plenário votará as seguintes propostas:

  • Projeto de Lei 3677/21, que cria transparência sobre as regras de composição de preços de derivados de petróleo praticados pela Petrobras;
  • três projetos de lei que anularão os efeitos dos aumentos autorizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel);
  • Projeto de Lei 1143/21, que cria mecanismos para redução de tarifas de energia elétrica para o consumidor;
  • PLP 62/15, que impede a cobrança de ICMS sobre os adicionais cobrados dos consumidores na fatura de energia elétrica por conta das bandeiras tarifárias.

A pauta energética foi anunciada nesta quarta-feira (25), ao final da votação da proposta que limita a tributação de combustíveis e energia elétrica (PLP 18/22).

Redução de preços
Lira avaliou que a aprovação do PLP 18/22 vai diminuir os preços em 13,4%. O voto favorável da oposição, segundo ele, demonstra que os parlamentares acreditam nos efeitos práticos do projeto na redução dos preços.

“Tenho certeza de que todos acreditam na efetividade desta lei. Muito embora os discursos foram bem antagônicos, todos votaram a favor. Ninguém quis correr o risco de votar contra redução de imposto, de votar contra redução de preços, de votar contra a possibilidade de tornar essencial coisas que são corriqueiras na vida de qualquer brasileiro”, disse.

Diesel
O presidente da Câmara afirmou que, como o projeto aprovado nesta quarta-feira não tem grande impacto sobre o óleo diesel, o ideal é que o Supremo Tribunal Federal decida sobre o PLP 11/20, que altera a tributação de combustíveis para garantir a diminuição do valor do óleo diesel. “Eu penso que a decisão será pela constitucionalidade do que este Congresso aprovou e ele atacará a questão do diesel”, declarou.

Lira informou, no entanto, que está negociando outras propostas para tratar do óleo diesel. “A nossa luta, que já tem o apoio de alguns órgãos do governo federal, é de fazermos o subsídio específico para o caminhoneiro no óleo diesel para melhorar ainda mais essa questão do frete e da inflação no Brasil”, disse.

Fonte: Agência Câmara de Notícias