Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 16 de julho de 2021

TECNOLOGIA - Cientistas criam mecanismo que lê pensamentos humanos


Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em São Francisco (UCSF) demonstraram que as atividades mentais de uma pessoa com paralisia cerebral, que ficou impossibilitada de dialogar, podem ser decodificadas por meio de palavras e sentenças.

Eles usaram um implante cerebral em um homem de quase 30 anos, que sofreu um acidente vascular cerebral na adolescência, tirando sua capacidade de falar. Ele agora se comunica usando um ponteiro preso a um boné para inserir letras em uma tela.


Nesse estudo, liderado pelo neurocirurgião Edward Chang, um dispositivo composto por eletrodos foi implantado na cabeça do paciente, sobre uma área cerebral responsável pelos comandos do trato vocal. Com algumas questões mostradas em tela, o participante tinha suas atividades cerebrais gravadas pelo dispositivo enquanto respondia mentalmente.

O homem, que pediu para ser chamado de BRAVO1, foi o primeiro a participar de um ensaio clínico com a nova tecnologia. Ao longo de 22 horas espalhadas por vários meses, a equipe gravou a atividade cerebral de BRAVO1 enquanto ele tentava dizer uma lista de 50 palavras comuns, como “água”, “família” e “bom”. Esse vocabulário pode gerar coletivamente mais de mil frases.

Segundo o site The Next Web, as palavras foram decodificadas com uma precisão mediana de 74%, com 15 palavras por minuto e alcançaram um desempenho máximo de 93% de precisão, com 18 palavras por minuto.

Fonte: Olhar Digital

quinta-feira, 15 de julho de 2021

ESPORTES - Definidos os confrontos do 2º playoff eliminatório da UEFA Champions League


Já são conhecidos os clubes que disputam o 2º playoff eliminatório da UEFA Champions League. Ao todo, 26 equipes duelam em 13 confrontos para decidir quem avança para o 3º playoff classificatório. As partidas ida acontecem entre os dias 20 e 21 de julho. As de volta, entre os dias 27 e 28 de julho.

Confira os confrontos do 2º playoff eliminatório da UEFA Champions League 2021-22:

Lincoln Red Imps (Gibraltar) x Cluj (Romênia)
Dinamo Zagrec (Croácia) x Omonia Nicosia (Chipre)
Ferencvárosi (Hungria) x Zalgiris Vilnius (Lituânia)
Rapid Viena (Austria) x Sparta Praga (República Tcheca)
Celtic (Escócia) x Midtjylland (Dinamarca)
Legia Varsóvia (Polônia) x Flora Tallinn (Estônia)
Alashkert (Armênia) x Sheriff Tiraspol (Moldávia)
Kairat Almaty (Cazaquistão) x Estrela Vermelha (Sérvia)
Malmo (Suécia) x Helsinki (Finlândia)
Mura (Eslovênia) x Ludogorets (Bulgária)
Slovan Bratislava (Eslováquia) x Young Boyz (Suíça)
Olympiakos (Grécia) x Neftchti Baku (Azerbaijão)
PSV Eindhoven (Holanda) x Galatasaray (Turquia)

O destaque deste playoff será o confronto tradicional entre PSV, da Holanda, e Galatasaray, da Hungria.

As 13 equipes que garantirem classificações no 2º playoff classificatório chegarão ao 3º playoff. Após este, um 4º playoff, dará vaga para a fase de grupo da UEFA Champions League 2021-22.

POLÍTICA - Deputado Federal Benes Leocádio decide concorrer ao executivo estadual, nas eleições do próximo ano


Em contato com o jornal Agora RN, o deputado federal Benes Leocádio (Republicanos) confirmou que vai disputar a cadeira do executivo estadual nas eleições do ano que vem. “Meu nome está sendo muito bem visto nos quatro cantos do estado. Temos apoio em todos os municípios, situação que me fortalece”, disse à reportagem. 

Sobre a possibilidade de fechar uma chapa para o Senado, o deputado disse que seu grupo político está discutindo dois nomes, os dos ministros Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, e Fábio Faria, das Comunicações. “Vamos discutir internamente os nomes dos dois ministros para concorrer a vaga ao Senado. Essa decisão será tomada em conjunto com o presidente Jair Bolsonaro”, ressaltou. 

Benes disse que seu nome está sendo bem visto para o governo, em todas as regiões do Estado, e que tem bases eleitorais nos municípios. Ele ressalta que a disseminação de sua candidatura ocorre em função da ausência de nome para concorrer contra a atual govenadora Fátima Bezerra (PT). 

Benes foi prefeito do município de Lajes por cinco mandatos e presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte por quatro mandatos, quando concorreu pela primeira vez para o legislativo federal e foi do deputado federal mais votado nas eleições de 2018 com 125.841 votos.

POLÍTICA - Benes Leocádio e Rogério Marinho se reúnem com Álvaro Dias, Beto Rosado e vereadores


Pré-candidato a governador do RN em 2022, o deputado federal Benes Leocádio (Republicanos), e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (sem partido) - cotado para disputar o Senado -, se reuniram nesta quarta-feira (15) com o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB) e o deputado federal Beto Rosado (PP). Na pauta, muita política.  

O ministro está de férias em Natal. O encontro ocorreu na casa do vereador Aroldo Alves (PSDB), e também contou com as presenças do vereador Raniere Barbosa (Avante) e do ex-deputado federal Betinho Rosado (PP).

POLÍTICA - Com “distritão”, que pode valer para 2022, 6 deputados do RN teriam ficado sem mandato na última eleição


Se estivesse valendo na última eleição, o modelo “distritão” – que está em discussão na Câmara dos Deputados e pode entrar em vigor na eleição de 2022 – teria deixado 6 deputados potiguares sem mandato em 2018.

Segundo levantamento feito pelo PORTAL DA 98 FM, 5 deputados estaduais e 1 deputado federal eleito não teriam logrado êxito caso o formato já estivesse em vigor no último pleito.

Atualmente, os deputados estaduais e federais são eleitos pelo modelo de disputa “proporcional”. Neste formato, é considerada não apenas a votação individual dos candidatos, mas também a votação dos partidos. Entram na conta os votos dos eleitos, dos derrotados e os da legenda. O principal objetivo desse modelo é aumentar a representatividade no Legislativo, fortalecer os partidos e refletir de forma mais fidedigna a vontade do eleitorado como um todo.

Pelo modelo “distritão”, são eleitos os candidatos mais votados, independentemente da votação do partido ou dos demais companheiros de chapa. Neste caso, no Rio Grande do Norte, seriam consideradas apenas as votações dos 8 candidatos a deputado federal mais votados e dos 24 candidatos a deputado estadual mais votados. No último pleito, foram 121 candidatos a federal e 330 a estadual.

Com o “distritão”, teriam sido eleitos em 2018 os candidatos a deputado estadual Adjuto Dias (MDB), Jacó Jácome (PSD), Terezinha Maia (PL), Larissa Rosado (PSDB) e Jorge do Rosário (PL). Jacó atualmente é deputado, mas só entrou após a cassação de Sandro Pimentel (PSOL) – que, pelo distritão, teria ficado de fora da Assembleia.

Não teriam sido eleitos para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, além de Sandro Pimentel, Francisco do PT, Eudiane Macedo (Republicanos), Allyson Bezerra (Solidariedade) e Ubaldo Fernandes (PL). Allyson hoje não é mais deputado porque renunciou para assumir a Prefeitura de Mossoró – no lugar dele, foi empossado como deputado o 1º suplente do Solidariedade, Subtenente Eliabe Marques.

Na disputa para a Câmara dos Deputados, com o distritão, teria ficado de fora o deputado federal eleito Fábio Faria (PSD), que depois se licenciou do cargo para assumir o Ministério das Comunicações – Carla Dickson (Pros) assumiu como 1ª suplente. No lugar de Fábio, com o distritão, em 2018 teria sido eleito Fernando Mineiro (PT) – que foi o 2º mais votado, mas ficou de fora porque o partido dele não atingiu o quociente eleitoral.

Reforma política
A possível adoção do modelo “distritão” acontece durante os debates em torno da reforma política. Nesta semana, a relatora da proposta, deputada Renata Abreu (Podemos-SP), apresentou nova versão do texto que, agora, prevê o distritão como modelo para as eleições de 2022.

Por esse sistema, os deputados mais votados nos Estados são eleitos, independentemente do peso de cada partido. A ideia é que haja um período de transição até 2026, quando seria adotado o distrital misto. Atualmente, o Brasil tem um sistema proporcional, que reserva vagas por partidos.

Presidente do Podemos, Abreu também desistiu de determinar a obrigatoriedade de vagas para mulheres no Legislativo, como defendia. Originalmente, a deputada propunha uma reserva de 15% para elas. O texto manteve, no entanto, a determinação de dar peso dobrado aos votos recebidos pelas candidaturas femininas no cálculo usado para a distribuição dos financiamentos públicos dos fundos eleitoral e partidário.

O relatório também altera a data de posse do presidente, governadores e prefeitos, que seria deslocada de 1º de janeiro para o dia 5. Após a leitura do parecer, deputados pediram vista e a votação ficou para agosto. Para que as mudanças sejam válidas para a próxima eleição, a proposta precisa ser aprovada no Congresso até outubro.

Deputados estaduais eleitos em 2018 que teriam ficado de fora com o distritão
Francisco do PT – 23.448 votos
Eudiane Macedo (Republicanos) – 22.333 votos
Allyson Bezerra (Solidariedade) – 20.228 votos*
Ubaldo Fernandes (PL) – 20.148 votos
Sandro Pimentel (PSOL) – 19.158 votos**

*Renunciou em dezembro de 2020 para assumir a Prefeitura de Mossoró. No lugar dele, assumiu Subtenente Eliabe Marques (Solidariedade)
**Foi cassado em março de 2021. No lugar dele, assumiu Jacó Jácome (PSD)

Deputados estaduais que teriam sido eleitos em 2018 com o distritão
Adjuto Dias (MDB) – 28.697 votos
Jacó Jácome (PSD) – 26.864 votos***
Terezinha Maia (PL) – 26.849 votos
Larissa Rosado (PSDB) – 25.909 votos
Jorge do Rosário (PL) – 23.512 votos

***Assumiu em março de 2021 após cassação de Sandro Pimentel (PSOL)

Deputados federais eleitos em 2018 que teriam ficado de fora com o distritão
Fábio Faria (PSD) – 70.350 votos****

****Pediu licença para assumir o Ministério das Comunicações. No lugar dele, assumiu Carla Dickson (Pros)

Deputados federais que teriam sido eleitos em 2018 com o distritão
Fernando Mineiro (PT) – 98.070 votos

PENDÊNCIAS - Deputado George Soares informa ao prefeito e presidente da Câmara, o pagamento de R$ 200 mil em emendas para o municipio.

Prefeito Flaudivan, deputado George Soares, presidente da Câmara, Xandal e o secretário de saúde, Ricardo.

O campeão de emenda do vale do Assu, anunciou que já entrou na conta da prefeitura 150 mil reais e nos próximos dias entrará mais 50 mil.

O Deputado George Soares vem sendo parceiro com a cidade de Pendências, sempre destinando emendas além de estar presente sempre que possível na cidade.

MACAU - Deputado George Soares informa ao prefeito o pagamento de R$ 200 mil em emendas para a saúde do município


O Deputado estadual com bases no Vale do Açu, George Soares informou ao prefeito de Macau, José Antônio de Menezes, que já foram para pagamento as duas emendas do seu mandato, nos valores de R$ 150 mil e R$ 50 mil, respectivamente, para investimentos na saúde do município. A boa notícia chegou nesta quinta-feira, 15 de julho.

A primeira emenda, no valor de R$ 150 mil reais seria destinada para a realização do Carnaval, mas em razão da pandemia, o parlamentar relocou a verba para a saúde. “Mobilizamos o recurso que seria para o Carnaval para a saúde e ainda conseguimos mais R$ 50 mil para ajudar o município no enfrentamento da pandemia da Covid-19”, justificou o deputado.

ALTO DO RODRIGUES - Secretaria de Tributação comunica suspensão temporária de serviços


A Secretaria de Tributação de Alto do Rodrigues comunica que suspenderá temporariamente suas atividades nesta sexta-feira (15), em razão da mudança de suas instalações.

O secretário titular da pasta, Rômulo Sena, informa que as atividades serão retomadas normalmente no novo endereço, a partir das 8 horas da próxima segunda-feira (19). 

A nova sede será instalada na Rua São João, 113, no prédio onde funcionava a Procuradoria Municipal, no centro comercial da cidade.

quarta-feira, 14 de julho de 2021

ALTO DO RODRIGUES - CRAS realiza ação para celebrar os 31 anos do ECA

O governo municipal, considerando à importância e o papel do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no contexto social, realizou uma ação nesta terça-feira (13) através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) para lembrar a passagem do aniversário de 31 anos do referido estatuto que prevê proteção integral às crianças e adolescentes brasileiros, estabelecendo, igualmente, os direitos e deveres do Estado e dos cidadãos responsáveis pelos mesmos.

O Cras de Alto do Rodrigues, que é integrado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) no município, realizou ações com intervenções sobre o tema nas oficinas/atividades da instituição, apresentando de forma lúdica e dinâmica os direitos e deveres, como também à importância do ECA para a comunidade.

As atividades desenvolvidas na data de ontem, também teve por objetivo, difundir e reforçar à importância do ECA especialmente perante o público alvo (crianças e adolescentes), de forma a construir uma sociedade mais justa e igualitária. Assim, todos reconhecem seus direitos e deveres e podem lutar por eles.

terça-feira, 13 de julho de 2021

OPORTUNIDADE - ALRN oficializa 47 vagas para concurso público que terá edital este ano; Salários chegam a quase R$ 8 mil


ALRN oficializa 47 vagas para concurso público que terá edital este ano; Salários chegam a quase R$ 8 milFoi divulgado no Diário Oficial da Assembleia Legislativa desta terça-feira (13) a formação da Comissão Especial do Concurso Público, destinado ao provimento de vagas para os cargos efetivos de Analista Legislativo – Nível Superior e Técnico Legislativo da Casa Legislativa.

O diretor geral da Assembleia Legislativa, Augusto Viveiros, adiantou que serão 24 vagas para o cargo de Analista Legislativo, com remuneração inicial de R$ 7.725,75 mais Auxílio alimentação e auxílio saúde e 23 para o cargo de Técnico Legislativo, com remuneração inicial de R$ 4.139,75, mais auxílio alimentação e auxílio saúde.

A comissão é composta pelos servidores Sérgio Eduardo da Costa Freire – presidente da Comissão, Anna Caroline Alves de Oliveira, André Luiz Galvão e Silva e Gileude Nogueira Peixoto. Além de José Helomar Rodrigues Júnior – representante do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do RN (Sindalern), Ricardo César Ferreira Duarte Júnior e José Augusto Barbalho Simonetti – representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional RN.

De acordo com Augusto Viveiros os próximos passos serão os atos administrativos da Comissão como a aprovação do termo de referência, contratação da empresa responsável pela realização do certame e a publicação do edital. “Agora é seguir os trâmites legais e aguardar a aprovação dos 47 novos servidores da Casa Legislativa. É uma oportunidade única para aqueles que pretendem ingressar no serviço público”, comentou ao lamentar a não abertura de vagas para o cargo de Polícia Legislativa. “Sob orientação do Tribunal de Contas do Estado, que baseou-se na Lei Federal nº 173/2020, que proíbe a criação de novos cargos, em virtude da pandemia”, lamentou.

Augusto Viveiros, diretor geral da Assembleia Legislativa, destacou ainda que a Assembleia Legislativa está em um novo momento. “O planejamento estratégico é uma demonstração de compromisso da atual presidência, fortalecendo a transparência e a carreira pública”, disse

MOSSORÓ - Câmara Municipal aprova moção de desagravo por fala de deputado estadual


Foi aprovada por unanimidade na manhã de hoje (13) a moção de desagravo aos professores do Rio Grande do Norte proposta pela vereadora Marleide Cunha (PT), em face do discurso do deputado estadual Tomba Farias (PSDB), que maculou a imagem dos professores ao dizer que, durante a pandemia, eles estariam de férias.

Para a vereadora, qualquer autoridade que fragilize a imagem profissional dos professores, incitando um julgamento público negativo, fragiliza também a educação. “Em sua fala, o deputado desconsidera que a pandemia remodelou todos os contextos profissionais existentes no país”, afirmou Marleide.

A parlamentar também afirmou que são por causa de falas e atitudes como a do deputado que o Brasil ocupa o último lugar em pesquisas quando se trata de prestígio e status docente.

“A forma como enxergamos os professore influencia no desenvolvimento educacional. Portanto, respeitar professores não é apenas um dever moral, é essencial para uma educação que promova a construção de uma sociedade decente. É por isso que não admitimos que um deputado, representante do povo, escolhido pelo povo, seja tão irresponsável, desinformado e completamente sem a noção da realidade enfrentada pelos professores nesta pandemia”, concluiu Marleide.

domingo, 11 de julho de 2021

ALTO DO RODRIGUES - Departamento de Esportes realiza congresso técnico de futebol Master


O Departamento de Futebol de Alto do Rodrigues, ligado a secretaria municipal de Educação, realizou neste sábado (10/7) o congresso técnico da I Copa do Vale de Futebol Master - Quarentão 2021.

O encontro serviu para a comissão organizadora juntamente com os representantes das equipes discutirem e definirem o regulamento da competição, valor da inscrição, composição da tabela, sorteio dos jogos, entre outras.

O evento contará com a participação de 8 equipes: Alto do Rodrigues (ARG), Guamaré, Serra do Mel, Ipanguaçu (Grupo A); Pendências, Macau, Assú e Porto do Mangue (Grupo B), que disputarão o torneio que tem início previsto para o dia 18 de setembro, no Estádio Abelardão, em Alto do Rodrigues.

O representante do município, teve o privilégio de ficar na "cabeça da chave", uma prática comum no futebol para prestigiar a cidade sede de uma competição. O ARG fará a partida de abertura contra Guamaré, a partir das 16h do sábado (18/9).

Com relação a premiação, ficou definido o valor de R$ 2 mil para o campeão, e 1 mil para o vice-campeão da Copa do Vale, com a possibilidade de inclusão de troféus e medalhas.

A competição é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Alto do Rodrigues, através do Departamento de Esportes, em parceria com o desportista macauense Jean Esportes que idealizou o torneio