Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

ALTO DO RODRIGUES - Vereador propõe fim da queima de fogos de artifício, no município, entenda

O vereador Antônio Olegário Leonez Filho (Toinho Olegário, DEM), apresentou na última sessão ordinária (25/10) o Projeto de Lei 709/2021, que pede a proibição, no município, a soltura, a queima de fogos de artifício e explosivos diversos que causem barulho, ficando permitida a utilização desses artefatos sem estampidos (silenciosos), a fim de proteger o bem estar da comunidade e dos animais.

De acordo com o PL do parlamentar, a proibição de queima e soltura de fogos, se aplica a recintos fechados e ambientes abertos, em áreas públicas ou locais privados.

O Projeto de Lei foi encaminhado às comissões temáticas da Casa, para receber seus devidos pareceres. No vídeo, o vereador Taildo Barros (Republicanos), falou em nome do autor da propositura e disse que a Câmara municipal vai realizar consulta popular para saber a opinião da comunidade. 

Confira o vídeo: https://youtu.be/va2ifwLJ_bQ

Ao blog, o vereador Toinho Olegário afirmou que o projeto de lei é contra a queima de fogos com barulho, mas os fogos de artifício luminosos sem barulho são permitidos.

E você, qual sua opinião sobre a queima de fogos com estampidos (barulhentos), no município, você é contra ou a favor?

terça-feira, 26 de outubro de 2021

ALTO DO RODRIGUES - Município sedia reunião da CIR da 8ª Região e apresenta plano da RAPS


A Comissão Intergestores Regional (CIR) da Oitava Região de Saúde com sede em Assú realizou na manhã de terça-feira (26) de outubro na Câmara Municipal de Alto do Rodrigues "Plenário João Fernandes de Medeiros", a 8ª Reunião Ordinária do Colegiado. 

Estiveram presentes à reunião a gerente da II URSAP, Emiliana Bezerra Cavalcanti, o coordenador da Comissão Intergestores Regional (CIR) da VIII Região e secretário municipal de saúde de Pendências, Ricardo Alves, a coordenadora do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do HRTM, Laelma Nogueira, a secretária executiva da CIR, Fátima Rocha, a secretária municipal de saúde de Assú, Débora Katiely Cavalcante, o secretário municipal de saúde de Alto do Rodrigues, Antônio Flávio Silva, o técnico do Núcleo Regional de Vigilância em Saúde (NUREVS) da II Ursap, Thialisson Ribeiro, as Referências Técnicas do Programa de Saúde Mental da II URSAP, Rafaela Nóbrega e Mayara Medeiros, dentre outros.

Na ordem do dia foram discutidos os seguintes pontos: o Remanejamento da PPI dos Municípios de Alto do Rodrigues e Assú, informações sobre a vacina contra a COVID-19 e Pactuação com o Serviço Móvel de Urgência (SAMU) do Município de Assú.

As referências do Programa de Saúde Mental da II URSAP, Rafaela Nóbrega e Mayara Medeiros apresentaram o Plano Condutor da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

O Gupo Condutor Estadual da RAPS tem por função apoiar tecnicamente os grupos condutores regionais da RAPS, monitorar e avaliar o processo de planejamento e operacionalização da regionalização da RAPS.

Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

DICAS DA CIOR - Dia do Dentista Brasileiro é comemorado anualmente no dia 25 de outubro.

A data homenageia o profissional responsável pela saúde dos dentes e que, entre outras coisas, tem como função combater doenças, fazer remoções, restaurações, cirurgias e limpezas dentárias.

Por tudo isso, em 25 de outubro também é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal, dia que recorda a criação do curso de Odontologia no país, através do Decreto nº 9.311, de 25 de outubro de 1884, o qual criou os primeiros cursos de graduação em Odontologia no Brasil, nos estados da Bahia e Rio de Janeiro.