Memorial às vítimas de Covid

sábado, 21 de maio de 2022

ARG - AUDIÊNCIA PÚBLICA REALIZADA NA CÂMARA DEBATEU A REGULARIZAÇÃO NO PAGAMENTO PELA PETROBRÁS PARA A EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO EM TERRENOS PRIVADOS NO VALE DO AÇU


O plenário da Câmara Municipal de Alto do Rodrigues esteve lotado na manhã desta sexta-feira (20), para a realização de uma Audiência Pública, proposta pelo deputado estadual George Soares. O assunto debatido foi a inadimplência dos contratos de servidão pela Petrobrás junto aos proprietários de terras de Alto do Rodrigues e outras cidades do Vale do Açu.

O presidente da Casa Legislativa, João Batista Fernandes de Carvalho (Batista de Zé de Cícero, do Republicanos) deu às boas-vindas e passou o comando dos trabalhos para o deputado estadual George Soares.

Além do presidente da Casa, os vereadores Taildo Barros, Chico do Bode, Ivaltan Fernandes, Zé de Zeca, Pedro Eugênio e Toinho Olegário prestigiaram a Audiência Pública. Os prefeitos Nixon Baracho (Alto do Rodrigues), Flaudivan Martins (Pendências) e Gustavo Soares (do Assu) marcaram presenças. O presidente do Legislativo assuense, Francisco de Assis Souto (Tê, do Solidariedade), o vereador Nicolau Cavalcante (de Carnaubais), ex-vereadores de várias cidades se fizeram presentes. Joseilton Coringa de Moura (Presidente da Apropetvale), Junior Liberalino representando a Associação dos Produtores de Petróleo do Vale do Açu, vários proprietários, representantes da empresa 3R Petroleum. A Petrobrás foi convidada, mas não enviou nenhum representante.

O presidente da Câmara, João Batista Fernandes de Carvalho (Batista de Zé de Cícero, do Republicanos), colocou toda a estrutura do Poder Legislativo de Alto do Rodrigues à disposição da Associação “estamos de braços abertos pra apoiar todos vocês”, disse Batista de Zé de Cícero.

O vereador e vice-presidente da Câmara, Taildo Barros (Republicanos) se solidarizou com a causa. “Já temos 3 anos de um instrumento jurídico que não está sendo cumprido pela empresa, como vai ficar essas propriedades quando essas empresas forem embora? questionou o parlamentar, do Republicanos e, colocou seu gabinete à disposição.

Já o vereador Zé Pedro não poupou críticas à concessionária. “A Petrobrás é uma empresa caloteira. “Pode contar que vocês vão receber o dinheiro de vocês. E se ela (a Petrobrás) não pagar, eu mesmo vou ficar na porteira de um agricultor, a gente bota um cadeado, não entra ninguém enquanto não pagar. Pode contar com o apoio do vereador Zé Pedro”, disse o parlamentar.

Vários outros depoimentos foram citados na Audiência Pública e no encerramento, o propositor da Audiência Pública, o deputado estadual George Soares vai à Brasília, buscar apoio do Congresso Nacional da bancada federal, no sentido de unir forças e achar uma solução definitiva junto a concessionária Petrobrás.