Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

SAÚDE - Veja lista de municípios do Rio Grande do Norte que vão receber doses da vacina contra dengue


O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (25/1), a lista dos 521 municípios que receberão a vacina contra a dengue em 2024, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste período, a pasta pretende imunizar 3,2 milhões de pessoas de 10 a 14 anos. No Rio Grande do Norte, são 19 municípios contemplados, dentre eles, Natal, Parnamirim, Extremoz, São Gonçalo do Amarante e Macaiba, todos na Grande Natal - veja a lista completa ao final do post.

A escolha dos locais prioritários seguiu três critérios: municípios de grande porte (com mais de 100 mil habitantes), com alta transmissão de dengue registrada em 2023, e com maior predominância do sorotipo DENV-2.

Dessa forma, 16 estados e o Distrito Federal preenchem os requisitos para iniciar a vacinação. O estado com mais municípios selecionados é Goiás (134), seguido por Bahia (115), Mato Grosso do Sul (79) e Paraná (30). A vacinação começa em fevereiro.

A elaboração de critérios prioritários cumpre recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) do Ministério da Saúde, além da Organização Mundial de Saúde (OMS).

MUNICIPIOS DO RN QUE RECEBERÃO A VACINA:

Natal, Parnamirim, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Mossoró, Baraúna, Apodi, Upanema, Tibau, Governador Dix-Sept Rosado, Felipe Guerra, Caraúbas, Serra do Mel, Areia Branca, Messias Targino, Grossos, , Janduís,  Augusto Severo (Campo Grande).

96fm

CLIMA - Calor matou mais que deslizamentos de terra no Brasil, aponta estudo.

Um estudo conduzido por 12 pesquisadores de instituições brasileiras e portuguesas, incluindo a Universidade de Lisboa e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), revelou um grande aumento nas ondas de calor no Brasil entre os anos de 2010 e 2020. Os pesquisadores utilizaram o Fator de Excesso de Calor (EHF, na sigla em inglês), que leva em consideração a intensidade, duração e frequência de aumentos na temperatura para prever níveis considerados nocivos à saúde humana.

No intervalo estudado o Brasil enfrentou de 3 a 11 ondas de calor por ano, quase quatro vezes mais que na década de 1970, quando apenas três desses eventos climáticos foram registrados. As análises incluíram dados das 14 áreas metropolitanas mais populosas do país, onde reside 35% da população nacional, totalizando 74 milhões de brasileiros.

Foram assim consideradas as seguintes cidades: Manaus e Belém, no Norte; Fortaleza, Salvador e Recife, no Nordeste; São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, no Sudeste; Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, no Sul; e as regiões metropolitanas de Goiânia, Cuiabá e do Distrito Federal, no Centro-Oeste.

O estudo também constatou que, de 2000 a 2018, aproximadamente 48 mil pessoas morreram devido aos bruscos aumentos de temperatura no Brasil, superando o número de mortes por deslizamentos de terra no mesmo período. A análise dos pesquisadores baseou-se em mais de 9 milhões de registros de óbitos ocorridos durante o período.

Além do aumento na quantidade, as ondas de calor estão se tornando mais prolongadas. Nas décadas de 1970 e 1980, esses eventos adversos duravam de três a cinco dias, enquanto entre os anos de 2000 e 2010, a duração variou de quatro a seis dias.

Opoti

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

OPORTUNIDADE - 3R PETROLEUM oferta cursos de capacitação na área de petróleo e gás, saiba como se inscrever.


Grande oportunidade de cursos na área de petróleo e gás para os jovens de nossa cidade e região!Fiquem atentos a site do @ifrn.macau no seguinte endereço: https://portal.ifrn.edu.br/campus/macau/

O IFRN MACAU, em parceria com a 3R PETROLEUM e a FUNCERN, lança o projeto POÇOS DE CONHECIMENTO. Este projeto inovador na região de Macau e cidades vizinhas oferecerá, durante o primeiro semestre de 2024, 05 cursos de capacitação profissional na área de Petróleo e Gás:

• PROPRIEDADES E PROCESSAMENTO DO PETRÓLEO;
• BOMBAS, COMPRESSORES E ELETRO-ELETRÔNICA;
• ELEVAÇÃO ARTIFICIAL DO PETRÓLEO;
• INSTRUMENTAÇÃO E MEDIÇÃO APLICADA À INDÚSTRIA DO PETRÓLEO E GÁS;
• TUBULAÇõES INDUSTRIAIS APLICADAS AO PETRÓLEO.

Cada curso terá a duração de 80 horas-aula e será realizado no IFRN MACAU, no período noturno, às terças e quintas. Os(as) estudantes aprovados ao final de cada curso receberão certificado fornecido pelo IFRN e uma bolsa no valor de R$ 380,00 para custear eventuais despesas de transporte e lanche durante os dias de aula.

De acordo com o coordenador geral do projeto, Prof. André Freire Mastrorocco, “este projeto é uma excelente oportunidade para pessoas das cidades de Macau, Pendências, Alto do Rodrigues, Guamaré e Galinhos iniciarem uma capacitação no setor do petróleo e gás, que está gerando muitos empregos na região”.

Ao todo, o projeto oferecerá 200 vagas (40 por curso) com reserva de 10 vagas para participantes PcD. As inscrições, sorteio das vagas e matrículas ocorrerão na primeira quinzena de fevereiro de 2024.

Para se inscrever, homens e mulheres devem ter no mínimo 18 anos de idade e ter concluído ou estar no último ano do ensino médio. A previsão do início das aulas é para o final do mês de fevereiro. Para não perder essa chance, continue acompanhando as mídias sociais do IFRN MACAU.

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

INUSITADO - Avião é cercado por 'nuvem de abelhas' e passageiros esperam mais de 1 hora para desembarcar em Natal

Passageiros de um voo da companhia aérea Voepass esperaram mais de 1 hora para desembarcar da aeronave no Aeroporto de Natal na tarde desta segunda-feira (22) após uma "nuvem de abelhas", como definiu o piloto, rodear o avião (veja vídeo).

O voo saiu de Fernando de Noronha, em Pernambuco, com destino à capital potiguar. O avião pousou às 12h35 e os passageiros só conseguiram sair da aeronave às 13h50, após o Corpo de Bombeiros ser acionado e conseguir remover o enxame daquele trecho.

Em nota, a Voepass informou que a companhia seguiu com os protocolos de segurança, "sem nenhum incidente, mantendo a aeronave fechada, refrigerada". A companhia disse que, "após a remoção [das abelhas], todos os passageiros desembarcaram em segurança, a aeronave passou por manutenção e em seguida, liberada para voo".


Avião é cercado por 'nuvem de abelhas' e passageiros esperam mais de 1 hora para desembarcar em Natal
Corpo de Bombeiros foi acionado para retirar abelhas da pista, e a Voepass informou que manteve o avião fechado e refrigerado, sem nenhum incidente até a saída em segurança dos passageiros.
Por g1 RN

23/01/2024 14h42 Atualizado há uma hora

'Nuvem de abelhas' faz passageiros de avião esperarem 40 minutos pelo desembarque em Natal


Passageiros de um voo da companhia aérea Voepass esperaram mais de 1 hora para desembarcar da aeronave no Aeroporto de Natal na tarde desta segunda-feira (22) após uma "nuvem de abelhas", como definiu o piloto, rodear o avião (veja vídeo).

O voo saiu de Fernando de Noronha, em Pernambuco, com destino à capital potiguar. O avião pousou às 12h35 e os passageiros só conseguiram sair da aeronave às 13h50, após o Corpo de Bombeiros ser acionado e conseguir remover o enxame daquele trecho.

Avião volta ao Aeroporto de Natal minutos após decolagem: 'questões técnicas', diz companhia
Em nota, a Voepass informou que a companhia seguiu com os protocolos de segurança, "sem nenhum incidente, mantendo a aeronave fechada, refrigerada". A companhia disse que, "após a remoção [das abelhas], todos os passageiros desembarcaram em segurança, a aeronave passou por manutenção e em seguida, liberada para voo".

'Nuvem de abelhas' faz passageiros de avião esperarem 40 minutos pelo desembarque em Natal — Foto: Cedida
'Nuvem de abelhas' faz passageiros de avião esperarem 40 minutos pelo desembarque em Natal — Foto: Cedida


O fotógrafo Everton César, que mora em Fernando de Noronha, era um dos passageiros da aeronave e contou que todos ficaram surpresos com a situação, quando ela foi anunciada pelo piloto.

"O avião pousou e logo foi taxiando até o ponto para desembarcar. Ao chegar no ponto, todos nós formamos uma fila para descer, bem felizes, às 12h33", contou.

"Ficamos surpresos. Não via nada até o momento, mas logo elas começaram a circular toda a aeronave. Elas começaram a pousar nas janelas do avião. E aí todos sentaram para esperar o episódio", lembrou Everton.

O fotógrafo relatou que, ao perceber que as abelhas não iriam sair, o piloto decidiu acionar o Corpo de Bombeiros.

"Levou um tempo para eles chegarem, estudar a situação e ver o que iriam fazer. E aí uma parte das abelhas se instalou em uma das asas do avião. A outra parte continuou voando por cima da aeronave. Aí os Bombeiros jogaram um material que conteve as abelhas. Eram muitas e elas não saíam da aeronave. A gente chegou ali umas 12h35 e só saiu do avião às 13h50. Demorou bastante", disse Everton Cesa.

G1RN

segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

BRASIL - Sisu abre inscrições nesta segunda; universidades públicas do RN ofertam mais de 12 mil vagas

Nesta segunda-feira (22), o Ministério da Educação (MEC) abre as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024. Ao todo, 264.254 mil vagas serão ofertadas em 127 instituições públicas de educação superior do Brasil. Interessados em participar têm até às 23h59 do dia 25 de janeiro para efetuarem o cadastro, que é gratuito, clicando no link. No Rio Grande do Norte, as universidades públicas estão ofertando 12.677 vagas em diversos polos e cursos de graduação.

A edição do Sisu deste ano terá um processo seletivo diferente, com possibilidade de inscrição para os cursos no primeiro ou segundo semestre de 2024. Assim, para concorrer a todas as vagas ofertadas no ano, os candidatos deverão se inscrever durante um único período. O resultado da chamada única será divulgado no dia 30 de janeiro. 

Inscrições

As inscrições podem ser feitas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O processo seletivo contempla todos que participaram da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O acesso ao sistema de inscrição do Sisu é realizado com as informações de login e senha da conta Gov.br. Se você ainda não possui cadastro na página Gov.br, clique aqui para criar sua conta. 

Vagas em todo o país

As informações detalhadas das vagas estão disponíveis na página do processo seletivo. Na plataforma, é possível ver as disponibilidades por curso, turno, início das atividades letivas, instituição, local e modalidade de concorrência. 

Entenda a classificação

A classificação dos candidatos será feita com base na média da nota do Enem. O sistema executa a seleção dos estudantes até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e perfil socioeconômico para Lei de Cotas.

A partir dessa edição, serão adotadas alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas. Com isso, todos os candidatos inscritos na modalidade dessa Lei serão classificados conforme o seu desempenho no Enem e o seu perfil socioeconômico, preenchido na inscrição no Sisu, primeiramente na modalidade de ampla concorrência.

Em seguida, caso não sejam selecionados nessa modalidade, serão classificados nas reservas da Lei de Cotas atendidas pelo seu perfil socioeconômico, podendo haver seleção em uma dessas modalidades da Lei, conforme o art. 20 da Portaria Normativa n. 21/2012 (alterada pela Portaria n. 2027, de 16 de novembro de 2023). O objetivo é beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior.

Todas as 127 instituições de educação superior participantes do Sisu 2024 seguirão os dados de distribuição de vagas conforme os percentuais atualizados do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A oferta de vagas reservadas observará a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e, segundo a atualização da Lei de Cotas, quilombolas.

Cronograma completo do Sisu 2024

Período de inscrições: 22 a 25 de janeiro
Resultado da chamada regular: 30 de janeiro
Matrícula da chamada regular: 1 a 7 de fevereiro 
Prazo para participar da lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro.

Tribuna do norte