segunda-feira, 8 de setembro de 2025
ESPORTE - Fifa define abertura da Copa do Mundo de Clubes Feminina.
Depois da disputa masculina da Copa do Mundo de Clubes, desta vez os times femininos disputarão a competição. A Fifa definiu, nesta segunda-feira (8/9), a data de abertura do torneio. A competição estreia no dia 8 de outubro, no Wuhan Sports Centre, com o confronto entre Wuhan Jiangda contra Auckland United.
A informação é do Metrópoles. A competição terá a participação de campeões dos seis continentes. Ainda não foram definidos os vencedores da Libertadores e da África. Confira os participantes:
- Wuhan Jiangda (CHI) – Ásia
- Auckland United (NZL) – Oceania
- Arsenal (ING) – Europa
- Gotham FC (EUA) – Concacaf
- Campeão da Libertadores (conhecido em outubro)
- Campeão da África (conhecido em novembro)
“À medida em que a primeira rodada se aproxima, torcedores, imprensa e amantes do futebol ao redor do mundo se preparam para testemunhar a história sendo escrita, com o início da primeira Copa das Campeãs da Fifa em Wuhan. Este torneio reunirá, pela primeira vez, os melhores clubes femininos de cada continente sob a organização da Fifa, oferecendo um palco global para mostrar excelência, elevar o futebol feminino de clubes e inspirar gerações futuras”– afirmou Mattias Grafström, secretário-geral da Fifa em nota distribuída pela entidade.
Entre os brasileiros que podem participar estão Corinthians, Ferroviária e São Paulo. A Libertadores está marcada para o início de outubro.
ALTO DO RODRIGUES - Caern avisa suspensão no abastecimento de água para o município. Confira a data.
O abastecimento de água da cidade de Alto do Rodrigues será temporariamente suspensa na manhã de quarta-feira (10) para a realização de dois serviços emergenciais no sistema. A previsão inicial da Caern é de que as manutenções sejam concluídas até a próxima sexta-feira (12) no final do dia e, em seguida, o sistema de água será religado, com normalização em até três dias.
INOVAÇÃO - Educação Taxa de analfabetismo no RN impulsiona iniciativas gratuitas de educação.
Nesta segunda-feira (8), quando é celebrado o Dia Mundial da Alfabetização, a data traz reflexões sobre os desafios da educação no Brasil – não apenas para as crianças e adolescentes, mas também para os adultos que não aprenderam a ler e a escrever na idade regular. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua/IBGE) de 2024, o Rio Grande Norte apresenta uma taxa de analfabetismo superior à média nacional. Enquanto o Brasil registra 5,3%, o estado apresenta 10,4%, taxa ainda mais acentuada para pessoas na faixa etária acima dos 60 anos, com 27,8%.
Aos 73 anos, Iraci Benedita é um exemplo de quem decidiu retomar os estudos após uma infância sem acesso à escola. Hoje, aluna do Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos realizado gratuitamente pela Estácio em parceria com o Instituto YDUQS, ela já sente as mudanças do aprendizado no cotidiano: “antes eu dependia dos outros até para ler um letreiro de ônibus. Agora já consigo ler sozinha e até mexer no celular, coisa que eu tinha medo de fazer”, conta.
A mesma transformação foi vivenciada por José Wilson, de 45 anos, que trabalha com manutenção hidráulica. Ele conta que precisou dar prioridade ao trabalho desde cedo, mas já na idade adulta, ao ver a oportunidade de aprender, não perdeu tempo. “Conheci o projeto pela televisão e me inscrevi. Eu sabia muito pouco, errava para escrever coisas simples. Hoje, já finalizei os dois módulos e estou fazendo um reforço a mais”, compartilha.
Além de aprimorar os conhecimentos, o estudo trouxe confiança e novos hábitos para a sua rotina. “As professoras orientam a gente a procurar sempre um jornal, uma revista, a criar o hábito de ler. Antes eu não tinha isso. Hoje eu indico para qualquer pessoa que tenha a mesma dificuldade que eu tinha”, finaliza.
De acordo com a pedagoga Jeanne Maciel, coordenadora do projeto na Estácio em Natal há seis anos, a proposta consegue alcançar resultados que vão além do aprendizado formal. “Esses alunos buscam, sobretudo, autonomia. Querem pegar um ônibus sozinhos, preencher uma ficha em um posto de saúde ou tirar a carteira de motorista e vemos que, além de aprender a ler, eles ganham a confiança necessária para vivenciar todas as atividades que um cidadão comum precisa no seu dia a dia”, diz.
Para a especialista, o ato de aprender a ler e escrever impacta de forma decisiva na vida dos estudantes, especialmente aqueles que estão na meia ou terceira idade. “O programa vem para facilitar a vida de quem deseja transformar sua história, aprender, buscar novos caminhos ou até outros cursos. É, acima de tudo, uma transformação de vidas, como diz o lema da instituição: educar para transformar”, conclui.
“Erradicar o analfabetismo é um compromisso que assumimos no Instituto Yduqs, em parceria com nossas Instituições de Ensino. O nosso programa de alfabetização de jovens e adultos oferece a oportunidade de reacender os sonhos de muitas pessoas. Estamos falando de vidas que se transformam por meio da educação, desde o momento em que essas pessoas pisam em uma de nossas unidades. Por isso, nosso objetivo é ampliar o alcance do programa e levar oportunidades de aprendizagem para quem mais precisa”, afirma, Claudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do Grupo educacional Yduqs.
Como parte desse compromisso, o Instituto Yduqs anuncia que abrirá em breve as inscrições para novas turmas do Programa de Alfabetização e Letramento em 2026, ampliando o acesso de jovens e adultos a uma educação transformadora e gratuita.
Sobre o Programa de Alfabetização
Focado em jovens e adultos que não concluíram a alfabetização na idade regular, o programa utiliza metodologias inovadoras e material didático acessível, oferecendo suporte pedagógico contínuo para garantir o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e cidadania. A iniciativa visa transformar vidas, ampliando oportunidades pessoais e profissionais.
Realizado desde 2018, com a participação de alunos e professores de unidades da Estácio e Wyden e sem nenhum esforço financeiro direto, o programa já formou mais de 2 mil alunos pelo Brasil.
novonoticias
PARNAMIRIM - Prefeita Nilda empossa novo assessor de Comunicação Social.
A Prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz, empossou nesta segunda-feira (8), em seu gabinete, o novo assessor da Comunicação Social (ASCOM), Lucas Rodrigues. Com formação em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, possui especialização em Comunicação Político-Institucional pelo Interlegis, do Senado Federal.
Tem experiência de sete anos como Assessor Parlamentar vinculado ao Senado Federal e foi deputado jovem no Programa Jovem Parlamentar Brasileiro. Atua na área de comunicação institucional e marketing político, com passagem por agências especializadas no segmento.
POLÍCIA - Rabo de Peixe Italiano que “inundou” ilha portuguesa com 700 kg de cocaína rompe tornozeleira e foge do RN .
Dia 6 de agosto deste ano, às 11h06, a Central de Monitoramento Eletrônico (CEME) no Rio Grande do Norte recebeu alerta de rompimento da tornozeleira eletrônica de um dos presos monitorados pelo sistema.
Após a data do rompimento, os funcionários tentaram contato com o monitorado e também enviaram alertas sonoros e vibratórios, para agendar uma inspeção no equipamento e analisar o motivo do rompimento. Nenhuma resposta.
novonoticias
PARNAMIRIM - Prefeita Nilda empossa novo secretário adjunto de Turismo e Desenvolvimento Econômico.
A Prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz, deu posse nesta segunda-feira (8), em seu gabinete, ao novo secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETUDE), Genilson Souto.
Com vasta experiência no jornalismo, em assessoria de imprensa e em instituições privadas, já atuou como repórter e editor em veículos como o Jornal de Parnamirim e o Jornal do Estado. Em 2024, lançou o programa Domingo Empreendedor, voltado para estimular negócios locais.
Reconhecido por sua trajetória, o novo secretário já recebeu homenagens do Legislativo Municipal, entre elas a Comenda Jornalista Agnelo Alves e o Mérito Desportivo, ambas concedidas em 2019.
CARNAUBAIS - Educação é destaque na FERCITEC sob a gestão do Dr. Gleudinho Benevides.
A educação de Carnaubais mais uma vez dá provas de sua força e qualidade. Pela primeira vez participando da Feira de Ciências e Tecnologia de Assú (FERCITEC), estudantes da Rede Municipal brilharam e conquistaram destaque com projetos da Escola Abel Alberto da Fonseca e da Escola Princesa Isabel. Um resultado que enche de orgulho toda a cidade e mostra a dedicação de nossos alunos e professores.
Além do talento dos estudantes, as orientadoras também foram reconhecidas: a professora Romissinaide, na área de Ciências Humanas, e a professora Jakeane, em Ciências Agrárias. Essa conquista reflete o esforço conjunto de quem acredita na transformação através do conhecimento.
Sob a gestão do prefeito Dr. Gleudinho Benevides, Carnaubais avança com uma educação inovadora, que valoriza talentos, abre oportunidades e projeta nosso município para além das fronteiras locais. Um verdadeiro marco para a história da nossa rede municipal de ensino.
PARNAMIRIM - Genilson Souto é o novo secretário adjunto de Turismo e Desenvolvimento Econômico.
A Prefeitura de Parnamirim terá um incremento na área do turismo e do desenvolvimento econômico: Genilson Souto ocupará o cargo de secretário adjunto. A posse ocorreu na manhã desta segunda-feira, 8, no Gabinete da Prefeita.
Com ampla relação com o empresariado local, o jornalista Genilson estava no comando da Assessoria de Comunicação (Ascom). Em seu lugar ficará Lucas Rodrigues.
“Temos que ter um bom time. Ninguém faz nada sozinho. É bom saber que estamos juntos, com o objetivo de cuidar da nossa cidade, gerando emprego e renda. Aproveito para agradecer o trabalho que foi feito na comunicação da nossa cidade, com muito comprometimento e responsabilidade”, disse a prefeita Nilda.
Genilson, por sua vez, declarou que em breve irá divulgar um relatório dos avanços feitos na Ascom. “A gestão está cada vez melhor. O desenvolvimento econômico será uma pasta com ênfase para ser a vez e a voz de Parnamirim” concluiu.
Assinar:
Postagens (Atom)