Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 18 de junho de 2021

ALTO DO RODRIGUES - Município implanta o primeiro centro de Infusão da região


O município de Alto do Rodrigues torna-se referência para o atendimento de pessoas que necessitem de Infusão. Na gestão do prefeito Nixon Baracho, a Secretaria Municipal de Saúde implantou o primeiro Centro de Infusão da região do Vale do Açu.

Além da infusão, os profissionais terão habilidades de reconhecer os casos suspeitos e encaminhar os pacientes ao especialista (geneticista) para diagnóstico com mais autonomia e segurança.
Segundo detalhou o Secretário Municipal de Saúde, Antônio Flávio, o novo serviço é direcionado para crianças e adolescentes, quando aparecem os sintomas, no entanto, os adultos também podem ter uma doença rara em silêncio e devem procurar o atendimento, principalmente em situações onde existe casamento entre membros da mesma família.

A capacitação para o funcionamento do serviço ocorreu na última semana, na unidade de saúde, Niete de Lima - PSF 03, onde passa a funcionar o Centro de Infusão, com a participação dos profissionais do município e a partir de agora, o município Alto do Rodrigues está com equipe capacitada para atender qualquer outro tipo de paciente com doenças raras que necessitam de infusão.

O que é um Centro de Infusão?

Existem medicamentos que necessitam de um acompanhamento durante a aplicação nos pacientes. Isso se dá por se tratarem de remédios complexos ou pelas próprias condições dos pacientes. Para esses casos é que existem os centros de infusão.

A administração dos remédios é feita com total segurança e conforto e todos os procedimentos são acompanhados por profissionais especializados e prontos para orientar o paciente em qualquer situação.

Desse modo, nas unidades do Centro de Infusão são atendidos pacientes com as diversas condições clínicas como: Reumáticas, Dermatológicas, Neurológicas, Gastrointestinais e Autoimunes, entre outras.

quinta-feira, 17 de junho de 2021

OPORTUNIDADE - EMATER processo seletivo do programa 81 vagas


Começam na próxima segunda-feira, 14 de junho, as inscrições para o processo seletivo do programa “Gente do Campo”, convênio de cooperação técnica e científica entre a Emater-RN - com interveniência da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande Do Norte (Funcitern).

O edital será para seleção da equipe técnica para a Emater-RN, através de curso de formação em graduação ou pós-graduação, e foi publicado na edição deste sábado, 12, do Diário Oficial do Estado. Os candidatos poderão se inscrever acessando o seguinte link: https://www.funcitern.org/inscricao .
O programa “Gente do Campo” possui 81 vagas de nível médio e 44 vagas de nível superior, num total de 125 técnicos. Os selecionados serão contemplados com bolsas de 48 e 24 meses, respectivamente, para os cursos de Tecnólogo em Agroecologia (graduação), e de Especialista em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - lato sensu. O processo de formação será realizado pela Uern, com o
acompanhamento da Funcitern, que também será responsável pelo processo de seleção.

Segundo a Emater-RN, o “Gente do Campo” representa uma proposta de desenvolvimento da nova ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), em sintonia com a Política Nacional de Ater (PNATER) e com o fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica no Rio Grande do Norte.
O programa também compreende um processo de formação formal e vivencial realizado no cotidiano das ações e experiências da EMATER-RN, em parceria com a UERN.

Um diferencial do programa é a priorização das populações do campo na seleção dos novos formandos-bolsistas. Aqueles que tiverem o ensino médio ou técnico e concorrerem a uma das bolsas, ingressarão no curso tecnólogo em Agroecologia. Já os que concorrerem a uma vaga em nível superior, vão realizar uma pós-graduação em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar.

Os candidatos deverão escolher um local para atuação, podendo ser o escritório estadual da Emater-RN (Natal) ou um dos 28 Núcleos Estratégicos de ATER (NEAs) - João Câmara, Touros, Ceará Mirim, São Paulo do Potengi, Macaíba, Riachuelo, São José de Mipibu, Pedro Velho, Santo Antônio, Santa Cruz, Jaçanã, Lagoa Nova, Acari, Caicó, Jucurutu, Parelhas, Assu, Angicos, Carnaubais, Mossoró, Apodi, Caraúbas, Umarizal, Messias Targino, Pau dos Ferros, São Miguel ou Major Sales. A área de atuação desses núcleos envolve 136 municípios do Rio Grande do Norte. Para mais informações, acesse o edital.

FINANCIADOR
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER-RN

COORDENADORES DO PROJETO
Francisco Chagas de Lima Júnior e Vinícius Claudino de Sá

VALOR DO PROJETO
R$ 10.278.380,00 (dez milhões, duzentos e setenta e oito mil trezentos e oitenta reais)

OBJETIVO
Estabelecer bases para capacitação de profissionais técnicos de nível médio ou superior (em caráter temporário) para participar do Programa Gente do Campo, conforme os Decretos Estaduais nº 30.031, de 05 de outubro de 2020 e nº 30.063, de 25 de Janeiro de 2021.

VIGÊNCIA
24 Meses

ETAPAS DE OPERACIONALIZAÇÃO
a) SELEÇÃO
INSCRIÇÃO
NOVO EDITAL 01 2021 - GENTE DO CAMPO (REPUBLICADO POR INCORREÇÕES NA PRIMEIRA VERSÃO)
EDITAL 01 2021 - GENTE DO CAMPO (PRIMEIRA VERSÃO)
PORTARIA DE NOMEAÇÃO DA COMISSÃO DE SELEÇÃO
   PUBLICAÇÃO NO DIÁRIO OFICIAL DO RN

quarta-feira, 16 de junho de 2021

CARNAUBAIS - Hospital municipal recebe dois concentradores de oxigênio

A batalha contra o Covid-19 na cidade não pode parar. Apesar do número de casos ter reduzido significativamente, não podemos nos acomodar.

Por isso, a Prefeitura Municipal de Carnaubais, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu dois concentradores de oxigênio para o Hospital Maternidade Santa Luzia. A prefeita Marineide Diniz esteve no hospital na manhã de hoje, 14/06, para receber os novos equipamentos.

Agora a população será melhor assistida quando estiver precisando de atendimento no que concerne à pandemia. A qualidade de saúde dos cidadãos é um compromisso que vem sendo progressivo.

PENDÊNCIAS - Prefeito Flaudivan Martins assina ordem de serviços para pavimentar várias Ruas na cidade.

O prefeito Flaudivan Martins assinou ordem de serviços para a pavimentação de várias Ruas da cidade. Na oportunidade, o gestor expressou sua alegria em melhorar a vida das pessoas que poderão transitar com melhores condições.

As Ruas contempladas serão: José Luiz Soares, Benício Raposo, José de Lucas e a Travessa Manoel Freire de Lemos.




ALTO DO RODRIGUES - Gestão municipal distribui kit alimentação e de higiene as famílias carentes


O Município de Alto do Rodrigues, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social-SEMTHAS, distribuirá KIT DE ALIMENTAÇÃO E HIGIENE as famílias altorodriguenses em situação de vulnerabilidade social agravada e/ou causada pela pandemia da COVID-19. O programa é custeado através de recursos próprios e atenderá em média 1.000 famílias/mês, por um período de 4 meses.

A lista poderá ser consultada também nos órgãos municipais, na qual o beneficiado poderá identificar-se através do nome completo e alguns dígitos do CPF, de acordo com o que pode ser publicizado.

Os beneficiários listados, deverão comparecer no canteiro vizinho ao lavajato de Nezinho, conforme abaixo:
Para evitar aglomeração e manter a segurança em saúde, serão atendidos:

Clique nos links a baixo para visualizar relação
• Terça-feira (15/06) da Letra A a F (1 a 341), das 8h às 12h e das 14h às 17h;
• Quarta-feira (16/06) da Letra G a M (342 a 828), das 8h às 12h e das 14h às 17h;
• Quinta-feira (17/06) da Letra N a Z (829 a 1000), das 8h às 12h e das 14h às 17h.

BRASIL - Ramal Apodi, vai beneficiar 32 municípios do RN.


O Palácio do Planalto está com uma data reservada, ainda no fim deste mês, para o Presidente Jair Bolsonaro visitar o RN.

Ele vem assinar o contrato de construção do “Ramal Apodi”, última etapa do Projeto de Transposição das águas do Rio São Francisco, atendendo 32 municípios potiguares e beneficiando quase 500 mil potiguares, de um total de 7500 mil nordestinos.

A Construtora Queiroz Galvão ganhou a concorrência para executar a obra, com uma proposta de R$ 935,8 milhões para realizar o trecho IVº atendendo o Ceará (CE), Paraíba (PB) e Rio Grande do Norte (RN). Foi a sua primeira concorrência federal vencida depois da Lava Jato.

A expectativa é que a obra se desenvolva em quatro anos.

Além de Rogério Marinho, dois outros potiguares merecem um lugar na placa desta obra: os ministros Aluízio Alves e Fernando Bezerra.

Roda Viva

ESTADO - Fátima Bezerra anuncia que maiores de 18 anos serão vacinados até setembro no RN


A Governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, anunciou nesta segunda-feira, 14, em uma rede social que até o mês de setembro maiores de 18 anos serão vacinados contra a Covid-19 no Estado. Segundo a chefe do Executivo estadual, a previsão é da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

De acordo com Fátima, a estimativa foi calculada com base na quantidade e frequência com que os lotes de vacina são enviados pelo Ministério da Saúde.
Vacinação em Natal

A partir desta terça-feira 15, a Prefeitura de Natal começa a vacinar as pessoas com 50 anos de idade sem comorbidades. Para se vacinar é necessário apresentar, em qualquer ponto de vacinação, o cartão de vacinação, comprovante de residência de Natal e documento com foto.

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal amplia a vacinação para os grupos prioritários incluídos no Plano Nacional de Operacionalização, vacinando os trabalhadores da indústria com faixa etária a partir de 40 anos. A vacinação, neste caso, acontece exclusivamente no Sesi, sendo necessária a comprovação de vínculo, RG e cartão de vacina.

FONTE: AGORA RN

MANDATO - João comemora ampliação do acesso à internet por alunos e professores da educação basica


O deputado federal João Maia recebeu uma ótima notícia para educação brasileira e que teve sua participação. Dentro de 30 dias, a União repassará R$ 3,5 bilhões para estados, municípios e o Distrito Federal para garantir o acesso à Internet aos alunos e aos professores da educação básica pública. Os recursos serão oriundos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), que agora pode ser usado para ampliar o acesso à Internet.

João Maia foi um dos autores da nova Lei do Fust através do seu projeto de Lei, o PL 4899/2019. “Os recursos vão financiar a contratação de pacotes de dados para celular que permitam a realização e acompanhamento de atividades não presenciais pelos alunos. Metade do dinheiro poderá ser utilizada para aquisição de terminais portáteis que possibilitem acesso a rede de dados móveis, como celulares e tablets”, comemora o parlamentar.

ESTADO - Idema lança Central de Serviços Online com mais de 15 atividades


Com o principal intuito de aperfeiçoar a comunicação entre o público e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, o órgão lança nesta segunda-feira (14), a página de serviços online. Ao todo, mais de 15 tipos de serviços e atividades estão disponibilizados em um único endereço eletrônico.

Entre os serviços disponíveis estão: Cadastro Ambiental Rural, Agenda Dunas, SEIA, SISLIA, SINAFLOR, SEI e EIA/RIMA, Ouvidoria. Além dos serviços, é possível acompanhar as licenças prestes a vencer, os autos de infração, licenças emitidas, entre outros.

“Reunimos em uma só página os principais serviços disponibilizados pelo órgão à população. Não será apenas voltado para o empreendedor, como também para a sociedade civil que necessita fazer denúncias, dar entrada e acompanhar os processos, realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR), principais contatos, entre outros. Estamos dando um passo gigante também em relação a transparência de informações”, disse o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar.

A inovação está em consonância ao que a gestão do Idema vem realizando para aprimorar o licenciamento ambiental e todos os outros serviços mais buscados pela sociedade.

Ainda de acordo com Leon Aguiar, a central é uma forma de proporcionar uma melhoria conjunta entre as ferramentas. 

BRASIL - Lei garante isenção de tributação em pagamento de serviços ambientais


Dois vetos foram derrubados pelo Congresso no dia 1º de junho. O primeiro, devolveu à lei a isenção tributária prevista inicialmente.

Dessa forma, os valores recebidos como pagamento por serviços ambientais, não integram a base de cálculo do Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza, da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), da Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

Para o governo, essa isenção incorre em vício de inconstitucionalidade por se tratar de violação ao princípio da tributação segundo a capacidade econômica do contribuinte.

Fonte: Agência Senado

REGIONAL - Vale do Açu, Região Central e Alto Oeste adotam novas medidas anticovid


Com o quadro epidemiológico em estabilidade, demanda por leitos covid em queda e taxa estadual de ocupação de UTIs abaixo de 90%, prefeitos do Vale do Açu e Central defenderam hoje a adesão ao decreto estadual, editado na semana passada, que contém medidas menos restritivas de enfrentando à covid-19, em relação aos regionalizados até então em vigor nos 15 municípios dessas duas regiões.

Em reunião nesta segunda-feira (14/06), conduzida pelo secretário de Gestão de Projetos e Metas de Governo e Relações Institucionais, Fernando Mineiro, coordenador do Pacto pela Vida, ficou acertado que a partir desta terça-feira (15), esses municípios adotarão as medidas estabelecidas no decreto estadual 30.641/2021, com vigência até 23 de junho, cabendo a cada prefeito a edição de atos normativos mais rígidos caso considere necessários em função das especificidades locais.

As medidas valem também para os municípios do Alto Oeste, sob jurisdição da 6ª Regional de Saúde, cujo decreto com foco específico na região, caducou.

"Os decretos regionalizados foram uma boa experiência, ajudaram a conter a demanda por leitos depois de uma longa batalha. Esperamos que a situação continue melhorando para que não seja necessário dar um passo atrás", disse Fernando Mineiro.

"Foi uma experiência dura, que tivemos a coragem de fazer, mas muito exitosa. Neste período, tivemos uma amplitude de diálogo importante com o Governo do Estado, com o Ministério Público sobre as dificuldades do momento. Estamos todos de parabéns, pela união, pelo diálogo e pelo alinhamento nesses decretos regionais", endossou o presidente da Associação dos Municípios da Região Central e Vale do Açu Potiguar (AMCEVALE), Reno Marinho.

"A melhoria [dos indicadores] não dá, às pessoas, o direito de fazerem festas e promoverem aglomerações porque isso termina se refletindo 15 dias depois. Esse é o desafio daqui pra frente", alertou a subsecretária de Gestão de Planejamento da Secretaria Estadual de Saúde, Lyane Ramalho. Ela informou que a Sesap está à disposição dos prefeitos, juntamente com a Polícia Militar, para apoiar a vigilância sanitária dos municípios, aumentar a testagem da população, reforçar a recomendação do uso obrigatório da máscara e do distanciamento social. "Fazendo isso, não será preciso voltar aos dias de restrições maiores."

Na Central de Regulação do Oeste, para onde são levados os pacientes desses municípios, a média de solicitações de leitos covid caiu de 60, no final de maio, para 31 nesta segunda-feira (14), segundo a plataforma Regula RN. A fila de espera por leitos críticos, às 17 horas, tinha quatro pacientes e havia 46 vagas disponíveis.

Com o fim da vigência dos decretos regionalizados passam a valer, para os municípios que não tenham decretos municipais mais restritivos, as medidas contidas no decreto geral.

Entre as principais medidas do decreto geral estão o toque de recolher das 22h às 05h da manhã do dia seguinte, inclusive aos domingos e feriados; permite a abertura das igrejas, templos, espaços religiosos de matriz africana, centros espíritas, lojas maçônicas e estabelecimentos similares, inclusive para atividades de natureza coletiva, respeitados os protocolos sanitários vigentes, assim como o funcionamento de academias e similares.

Os estabelecimentos de alimentação podem funcionar até as 22 horas, dispondo de 60 minutos de tolerância exclusivamente para o encerramento das atividades presenciais.

Salões de beleza, barbearias, academias de ginástica, box de crossfit, estúdios de pilates e afins também podem funcionar, desde que respeitados horários, protocolos sanitários e distanciamento previsto no decreto 30.562, de 11 de maio 2021.

ESTADO - RN ganha Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis

A governadora Fátima Bezerra, acompanhada do vice-governador Antenor Roberto, participou da inauguração do primeiro polo tecnológico voltado para energia eólica e solar no Rio Grande do Norte, o Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER).

O centro de pesquisas de ponta da rede no país foi inaugurado oficialmente na tarde desta terça-feira (15), na sede do Senai, em Natal. A tecnologia vai ampliar a oferta de soluções para impulsionar a geração de energia limpa no Brasil com expectativa de atender demandas que ajudem a impulsionar a competitividade da indústria local, nacional e mundial.

“Nosso governo tem incentivado de maneira sistemática e estratégica o fortalecimento da produção de energias renováveis no Rio Grande do Norte. A inauguração ISI-ER é a concretização de um sonho conjunto entre o Governo do Estado e a Federação das Indústrias (FIERN). Nós somos líder nacional em produção de energia limpa, estamos mais uma vez saindo na frente e erguendo o primeiro e único polo tecnológico e de pesquisas de ponta em todo o país voltado para energia eólica e solar”, explicou a governadora Fátima Bezerra, que esteve acompanhada também do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Jaime Calado e do adjunto da pasta, Sílvio Torquato.

No Rio Grande do Norte, o ISI está instalado em uma área de 20 mil metros quadrados – equivalente a dois campos de futebol – em uma estrutura que conta com laboratórios para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias, sob demanda de indústrias em busca de aumento da produtividade e redução de custos. Os trabalhos focam especialmente em Meteorologia, Sustentabilidade, e nas duas fontes de energias renováveis mais utilizadas no Brasil, a eólica e a solar.

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Amaro Sales, destacou o investimento de aproximadamente R$ 20 milhões para a aquisição da tecnologia como também elencou a importância da implantação dos serviços de laboratório e desenvolvimento para as indústrias das energias renováveis. “A estrutura do ISI ER conta com laboratórios de alta tecnologia, certificados pelo INMETRO, ANP e GW”, explicou.

Além dos já citados, também compareceram à cerimônia de inauguração o prefeito de Natal, Álvaro Dias, que esteve acompanhado dos secretários Fernando Fernandes e Johan Xavier; o diretor regional do Senai, Emerson da Cunha Batista, além de convidados que participaram de forma virtual. Foto:Elisa Elsie

ESTADO - Tremores de terra foram registrados em 4 cidades no interior do RN neste mês de junho

Nessa segunda-feira (14), às 19h59 UTC (16h59, hora local), um tremor de terra, de magnitude preliminar 1.9 mR, foi registrado pelas estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico da UFRN na região do município de Parazinho, no estado do Rio Grande do Norte. O município fica a aproximadamente 36 km de distância do município de João Câmara.

O último evento registrado no Rio Grande do Norte ocorreu no início do mês, no dia 4 (sexta-feira), no município de Ruy Barbosa, de magnitude preliminar 2.0 mR. Horas antes, no mesmo dia, outro evento também foi registrado no estado, desta vez no município de Caraúbas, de magnitude preliminar 2.0 mR. De acordo com pessoas da região, que entraram em contato com o LabSis, o tremor foi escutado e sentido por moradores do município de João Câmara.

O Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica que ocorra no Rio Grande do Norte e na região Nordeste do país.

LabSis

ALTO DO RODRIGUES - Câmara municipal antecipa 50% do décimo terceiro aos servidores efetivos e comissionados


O presidente da Câmara Municipal, vereador João Batista Fernandes de Carvalho (Batista de Zé de Cícero, do Republicanos), antecipou nesta terça (15), o pagamento de 50% do décimo terceiro salário aos servidores efetivos e comissionados da Casa Legislativa.

Pautada na responsabilidade e planejamento, a gestão atual além de desafogar a folha no final do ano, ajuda no orçamento dos servidores e movimenta a economia do município. 

É a Câmara Municipal cumprindo seu compromisso com seus servidores. 

Lembrando que, de acordo com a Constituição, os vereadores não têm direito ao 13º salário.

COTIDIANO - Luciano Huck vai substituir Faustão aos domingos.


Luciano Huck afirmou que vai assumir o comando de um programa aos domingos na Globo depois que Fausto Silva deixar a emissora em 2022. O apresentador contou a novidade em sua participação no "Conversa com Bial", na madrugada desta quarta-feira (16).

"Tenho enorme respeito pelo Faustão. Ele sempre foi muito generoso. Será um privilégio enorme ocupar o horário dele", afirmou Huck.

Fausto Silva confirmou em janeiro que deixa o "Domingão do Faustão" e a TV Globo no fim de 2021. Em nota, a emissora afirmou que Fausto decidiu "encerrar sua jornada à frente de programas semanais" neste último ano de seu contrato. Foram 32 anos comandando o programa.

Já Huck, escolhido para o programa aos domingos, é o apresentador do "Caldeirão do Huck", que vai ao ar aos sábados na Globo, desde 2000. Ele tinha sido contratado pela empresa em 1999, depois de iniciar sua carreira na Band, onde ficou conhecido pelo "H".

Huck ainda estuda a fórmula para o novo programa e o fato de trocar o sábado pelo domingo. O nome da nova atração também não está definido.

"É página em banco. Vamos trabalhar. Mas vamos respeitar o hábito do telespectador".

Huck político?

Luciano Huck não fugiu das perguntas sobre política. Ele negou que será ou seria candidato a qualquer cargo na política. "Vou ser muito franco: nunca me lancei candidato a nada, por isso não estou retirando candidatura", afirmou. "Não consigo enxergar esse cargo (de candidato) como oportunidade. Não seria responsável da minha parte". E emendou: "minha melhor contribuição é como cidadão, e não como candidato".

O comunicador disse, porém, que não está fora do debate político. "O futuro a Deus pertence. Não tenho desejo incontrolável pelo poder, mas tenho desejo incontrolável para ajudar. Gosto do debate".

Fonte: G1

ECONOMIA - Bandeira tarifária mais cara deve ter aumento de 20%, afirma diretor da Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prepara um aumento de 20% ou mais na bandeira tarifária mais alta nas contas de luz. A informação foi revelada pelo diretor-geral do órgão, André Pepitone, em audiência na Câmara dos Deputados. A bandeira vermelha está atualmente em vigor e inclui R$ 6,24 nas contas de energia a cada 100 kWh consumidos.

Essas mudanças são reflexos da crise hídrica deste ano, que acarreta o uso maior de termelétricas, fonte de energia mais cara. Pepitone estima uma alta nas contas de luz de 5% em 2022 por causa do problema hídrico. Os consumidores livres – empresas que compram energia diretamente das distribuidoras – devem pagar o adicional ainda em 2021.Neste ano, os reajustes estão na faixa de 7% a 7,5%, de acordo com a Aneel.
“ Nós não temos praticamente água para atender a geração de energia [via hidrelétricas] até novembro. Até lá, teremos que atender com as térmicas e isso tem um custo”, explicou Pepitone.”O número que o Ministério de Minas e Energia tem usado publicamente é que vamos ter um custo adicional de R$ 9 bilhões (de janeiro a novembro de 2021), até abril já se gastou R$ 4 bilhões adicionalmente”, afirmou o diretor.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), os reservatórios de hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste passam pela pior seca desde que os indicadores começaram a ser medidos, em 1931. Hoje, o nível de armazenamento é de 30,8%. Em algumas usinas, como Itumbiara e Água Vermelha, está em torno dos 10%.

As duas regiões responde por 70% da capacidade de armazenamento do país. A expectativa é de que os reservatórios cheguem em novembro ao equivalente a entre 7,5% e 10,3% de capacidade. Com informações do G1

SORTE - Mega-sena sorteia hoje R$ 3 milhões

A Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira (16) um prêmio estimado pela Caixa Econômica Federal em R$ 3 milhões.

As seis dezenas do concurso 2.381 serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

A aposta mínima, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

segunda-feira, 14 de junho de 2021

MUNDO - Pai da maior família do mundo, morre na Índia


O indiano Ziona Chana, conhecido como o 'pai da maior família do mundo', morreu no último domingo aos 76 anos. Líder de um grupo espiritual que permitia a poligamia, ele deixou 38 mulheres e 89 filhos.

Chana vivia com a família na aldeia Baktawng, no estado de Mizoram, no nordeste da Índia. A morte foi confirmada pelo ministro chefe de estado, Zoramthanga, no Twitter. 

Na mensagem, ele ainda agradeceu Chana por ter feito da região uma grande atração turística, apesar de não haver registro oficial de qual seria a maior família do mundo.

Segundo o jornal India Today, Chana estava doente desde o dia 7 de junho e foi internado quatro dias depois. Ele tinha diabetes e hipertensão.

A seita da qual era líder, chamada "Chana Pawl", foi fundada pelo avô do indiano em 1942 e conta com centenas de famílias. Todos os cerca de 2000 seguidores do grupo moram ao redor da casa de Chana.

O indiano se casou com sua primeira mulher em 1945, quando ele tinha 17 anos. Em entrevista à Reuters, em 2011, ele contou que em um único ano ele se casou com dez mulheres.

Fonte: Uol