Memorial às vítimas de Covid

sábado, 14 de janeiro de 2017

REPERCUSSÃO - Estadão anuncia que número de mortos chega a 10

Presos da maior cadeia do Rio Grande do Norte se rebelaram neste sábado, 14, invadiram o depósito de armas e expulsaram os agentes da penitenciária. Os detentos cortaram a luz e a Polícia Militar cercou a prisão na tentativa de evitar uma fuga em massa. Até as 21 horas, pelo menos dez presos haviam sido mortos, segundo o governo estadual, e a PM não havia conseguido controlar o motim.

A rebelião é mais um capítulo da guerra entre facções criminosas dentro de presídios, que ganhou força na virada do ano com a morte de 56 presos no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, em Manaus, e, cinco dias depois, a matança de 31 detentos na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC), em Boa Vista, Roraima. 

Na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, cidade próxima à capital Natal, trata-se de uma disputa entre o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Sindicato do Crime RN, facção aliada à Família do Norte (FDN) e ao Comando Vermelho (CV). Em Manaus, presos da FDN mataram rivais do PCC e em Roraima, o massacre foi uma vingança.  Na cadeia de Alcaçuz, a rebelião começou por volta das 16h30 deste sábado. Segundo Wellington Camilo da Silva, major da Polícia Militar, os detentos invadiram uma sala do presídio onde eram guardados os armamentos e tomaram conta da prisão. Os rebelados cortaram a energia do local, dificultando a visão e a atuação da polícia.

“Neste momento não há condições de a polícia entrar no local. São mais de mil presos, todos fora de suas celas e alguns deles armados. O que estamos fazendo agora é uma ação para evitar uma fuga em massa desses presos”, disse Silva. Segundo ele, há informações de que presos foram mutilados, como nos dois massacres deste ano. “É uma rebelião no estilo do que ocorreu em Manaus no início do ano”, disse.  Ainda de acordo com Silva, familiares dos presos estão no local em busca de informação, mas foram isolados do presídio por causa do risco de fuga. 

Maior penitenciária do Rio Grande do Norte, Alcaçuz tem cerca de 1.150 presos em um espaço com capacidade total para 620. O governo criou um grupo de gerenciamento de crise para acompanhar a rebelião com integrantes de todas as forças de segurança do Estado e Ministério Público. O grupo trabalhará em regime de plantão para tentar reverter a situação de descontrole do sistema prisional.

Resistência
O Sindicato RN faz parte de um novo fenômeno que autoridades do Norte e Nordeste vêm enfrentando. São criminosos que se uniram em resistência ao crescimento do PCC de São Paulo em seus Estados. O PCC atua no Rio Grande do Norte desde 2010 e o Ministério Público Estadual estima que tenha entre 200 e 300 integrantes nos presídios do Estado. Entre julho e agosto de 2016, o Sindicato foi apontado como responsável por 108 ataques, em 38 cidades, contra a instalação de bloqueadores de celular nas penitenciárias. As autoridades estimam que a facção tenha ao menos mil integrantes.

 estadao

REPERCUSSÃO - Rebelião no Presídio de Alcaçuz é manchete nos principais jornais do país

A rebelião deflagrada na tarde deste sábado, dia 14, na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta (RN), é destaque dos principais jornais do país. O motim ganhou destaque nas páginas digitais do veículos.

O Estado de São Paulo registrou que os presos da maior cadeia do Rio Grande do Norte se rebelaram, invadiram o depósito de armas e expulsaram os agentes da penitenciária. Os detentos cortaram a luz e a Polícia Militar cercou a prisão na tentativa de evitar uma fuga em massa.  O jornal Folha de São Paulo informou que a rebelião deixou "presos decapitados" e de brigas em diversos pavilhões do presídio. A edição digital da Folha diz qu o temor é que o local só venha a ser controlado pela manhã.
Para o jornal O Globo, que ouviu o secretário estadual de Justiça e Cidadania, Wallber Virgolino, a situação do presídio é preocupante. Para a repotagem, Wallber Virgulino informou que a situação era crítica mas que a Polícia Militar estava retomando o controle do presídio. "Segundo ele, os policiais já haviam conseguido entrar na penitenciária, mas havia espaços dentro do local que ainda estavam sobre o controle dos presos", trouxe a matéria.

Na versão digital do site Globo.com, a rebelião é manchete do portal de notícia. A reportagem explica que a rebelião foi motivada por uma briga de facções. A matéria aponta para o conflito entre os membros do PCC (Primeiro Comando da Capital) e do Sindicato do Crime. 

novojornal

ESTADO - Cinco mortes confirmadas em rebelião em Alcaçuz

Um grupo de detentos iniciou um motim na tarde deste sábado (5) no Pavilhão 5 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta. Segundo a PM, há cinco mortes confirmadas até agora. De acordo com o major Eduardo Franco, da comunicação da Polícia Militar, a rebelião começou quando presos do pavilhão 1 invadiram o Presídio Rogério Coutinho Madruga, também conhecido como pavilhão 5. 

De acordo com o major Wellington Camilo, comandante da guarda do Presídio de Alcaçuz, neste momento, os presos estão soltos dentro da unidade prisional, que teve a energia elétrica cortada. Segundo o major Camilo, a polícia só entrará amanhã no prédio, por não ter condições de apaziguar a situação nesta noite. Em frente ao presídio, dezenas de familiares pedem que a polícia interfira e muitos gritam que a situação só chegou a este ponto devido a possibilidade de os presos se comunicarem entre pavilhões diferentes.

Familiares afirmam que os presos do Sindicato do Crime estão sendo atacados por presos integrantes da facção PCC e pedem ajuda à imprensa presente. A Penitenciária Estadual de Alcaçuz é a maior unidade prisional do estado, com cerca de 1150 detentos, e abriga presos ligados às facções criminais PCC e Sindicato do RN.

Versões em conflito
Mais cedo, à reportagem do NOVO, o Secretario Estadual de Justiça e Cidadania, Wallber Virgulino, disse que a rebelião começou por causa de presos que cumprem pena no Pavilhão 5 da unidade, o Presídio Rogério Coutinho Madruga, se negaram a retornar às celas após banho de sol.

Virgulino disso à reportagem do NOVO que não havia “quebradeira” dentro da penitenciária. "Não tem rebelião, a situação está controlada. O que acontece é que os presos não querem entrar nas celas. Mas o BP Choque e o GOE já foram acionados para evitar algo pior", disse o secretário de Justiça, Wallber Virgolino.
novojornal

ALTO DO RODRIGUES - Ouça o pronunciamento do prefeito Abelardo no programa Ação & Transparência

Hoje, na rádio comunitária local, foi transmitida a primeira edição do programa de rádio institucional Ação & Transparência. Por mais de três anos, o programa era intitulado Conversando com o seu Prefeito, mas ganhou para este ano, um novo título, novidades no formato e mais interatividade.

Já na estreia, o prefeito Abelardo Rodrigues fez um rápido pronunciamento e em seguida, a pauta do programa foi a Usina de beneficiamento de Leite, que entrará em funcionamento no primeiro trimestre de 2017.

Confira o que disse o prefeito Abelardo.

ESPORTE - Começa hoje o campeonato Potiguar 2017, confira os jogos da 1ª rodada

O futebol profissional do RN volta aos gramados, oficialmente, pela primeira vez em 2017. Começa nesse final de semana mais uma edição do Campeonato Potiguar, com oito clubes brigando pela taça, que será entregue no Prêmio Craque Potiguar, no dia 30 de abril.

Na abertura da competição, o Santa Cruz de Natal - estreante da competição - enfrenta o América, atual vice-campeão do certame. O encontro acontecerá na Arena das Dunas, às 20h (horário local), deste sábado (14). O árbitro Leandro Saraiva Dantas de Oliveira apita essa partida com Jean Márcio dos Santos e Edson Trajano da Cruz como assistentes. 

Três partidas completam a rodada no domingo (15), às 17h. O ABC, atual campeão, estreia na competição contra o Globo, finalista do primeiro turno da última edição do campeonato, no Frasqueirão. Italo Medeiros de Azevedo será o árbitro da partida, com auxílio de Lorival Cândido das Flores e José Givanilson M. dos Santos. 

Ainda na capital potiguar, na Arena das Dunas, o Alecrim recebe o Baraúnas. Caio Max Augusto Vieira, eleito por votação do Prêmio Craque Potiguar 2016 como melhor árbitro da última edição do campeonato, apita esse duelo. Flávio Gomes Barroca e Edilene Freire da Silva serão os assistentes. 


Em Assu, o time local recebe o Potiguar de Mossoró, no estádio Edgarzão. Zandick Gondim Alves Júnior comanda o duelo com Francisco de Assis da Hora e George Ítalo Antas Nogueira como assistentes.

ALTO DO RODRIGUES - Supermercado Soberano avisa aos clientes e amigos


sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

OPORTUNIDADE - Lançado edital para o Banco de Talentos 2017.1

O Banco de Talentos UnP, programa de incentivo à qualificação da carreira profissional voltado para alunos da Instituição, lança edital para oportunidades em 2017.1. A iniciativa tem o objetivo de preparar ainda mais o aluno para o mercado, formando profissionais com o perfil diferenciado requisitado pelas empresas, auxiliando, assim, no desenvolvimento da carreira.

Os selecionados para o Programa serão assistidos, de forma gratuita, para várias ações, entre elas: sessões individuais de Coaching; Assessment através de análise de perfil comportamental; Oficina de Como Falar em Público; Oficina de Preparação de Currículo; Oficina de Comportamento em Entrevistas de Emprego; Curso Básico em Comunicação Empresarial; Oficina de Empregabilidade Internacional: entrevista de emprego em inglês, Curso Básico de Etiqueta Organizacional e Curso Básico de Excel.

Os alunos que estão há mais de um mês fora de atuação no mercado de trabalho terão prioridade no processo de seleção especificado no edital. O resultado dos selecionados está previsto para o dia 16 de março, já as atividades iniciarão no dia 20, sendo desenvolvidas durante todo semestre, até o dia 30 de junho.

Consulte todas as informações no edital abaixo ou ligue para 3216-8631.
EDITAL [AQUI]
INSCRIÇÕES [AQUI]


ALTO DO RODRIGUES - Ofertas do Supermercado Soberano

COLÍRIO - Sexta-feira 13, azar é? Nunca no Brasil!


ALTO DO RODRIGUES - Supermercado Soberano avisa aos clientes e amigos


quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Vereador Zé Pedro

Queremos esta quinta, parabenizar o nosso amigo e leitor o vereaodr José Itamar dos Santos, conhecido como Zé Pedro. Desejamos muita Saúde,  Sabedoria, Sorte e Sucesso!

A história desse cidadão todos já conhecem e muita mais vitórias Deus prepara para este grande homem.

ALTO DO RODRIGUES - Daqui a pouco minutos começa Ação & Transparência

Daqui a pouco começa o Ação & Transparência, programa de rádio institucional do governo do prefeito Abelardo Rodrigues. O semanário "Conversando com o seu Prefeito", que esteve no ar por mais de 3 anos, através da rádio comunitária, volta hoje, com mudança de nome e em novo formato, com mais interatividade.

O programa "Ação & Transparência", receberá sugestões, críticas e perguntas do ouvinte através do link, no site da prefeitura. O internauta deverá fazer suas intervenções por escrito e, caso, tenha alguma pergunta direcionada a algum auxiliar de governo, secretário ou até mesmo o prefeito, a produção do programa entrará em contato com as autoridades para obter as respostas, que serão divulgadas no ar.

Na estreia do programa, a pauta será "Usina de beneficiamento de Leite", que entrará em funcionamento no primeiro trimestre de 2017. A usina está sendo instalada na localidade de Tabatinga e a expectativa dos produtores de leite, é que haja um incremento em seus rendimentos, pois além de beneficiar o leite, a unidade vai produzir queijos dos tipos: coalho, manteiga e ricota, como também, iogurte e outras bebidas lácteas.

Com a implementação da usina, mais de 500 produtores de cinco municípios das regiões do Vale do Açu e da Costa Branca, serão contemplados diretamente. A construção faz parte de uma série de investimentos na economia do município. O objetivo é diversificar as atividades econômicas e aumentar a geração de renda entre os moradores, para fixar as famílias no campo e melhorar o nível de vida nas comunidades rurais.

O programa continuará aos sábados das 12 às 13h00, com apresentação do locutor Fran Seixas e a direção geral do secretário de Comunicação, jornalista Abelardo Neto.

ALTO DO RODRIGUES - Supermercado Soberano avisa aos clientes e amigos


ALTO DO RODRIGUES - Prefeito Abelardo Rodrigues assina convênio com a EMATER e recebe kit do PAA Compra Direta

O prefeito Abelardo Rodrigues Filho, participou na tarde desta quarta-feira (11), na Estação das Artes Eliseu Ventania, em Mossoró, da cerimônia de entrega de kits do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) - Compra Direta da Agricultura Familiar, decorrente de convênio dirigido às cidades pertencentes ao Território Assú-Mossoró.

O convênio, originalmente firmado em 2010, foi pactuado entre o Governo Federal (Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA), Caixa Econômica Federal e Governo do Estado (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural-EMATER).

Entre os itens do kit que contemplará o município de Alto do Rodrigues estão freezers, computador, balanças de precisão, um veículo frigorífico, dentre outros. A solenidade registrou a presença dos prefeitos dos municípios do vale do Assú-Mossoró, do governador do Estado, Robinson Faria, de membros das instituições parceiros (EMATER) e representantes de outras entidades.

O prefeito Abelardo Rodrigues esteve acompanhado do Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural Francisco Paiva (Bão),  do assessor especial Francisco de Assis (Diá) e do assessor eegional de crédito, Edimilson José dos Santos (EMATER). O gestor regional da EMATER do regional de Assú, Valmiro Manoel da Silva também esteve presente além de vários prefeitos da região Oeste e Central.

Além de Alto do Rodrigues, receberam os carros e os kits, os municípios de Assú, Pendências, Ipanguaçu, Carnaubais, Angicos, Triunfo Potiguar, Campo Grande e Lajes. Enquanto os demais receberam somente os equipamentos.

Das mãos do governador Robinson, prefeito Abelardo recebe a chave do veículo 
Edmilson (EMATER), prefeito Abelardo, secretário Bão e o assessor especial Diá 

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

BRASIL - Militar da FAB conquista medalha inédita no Brasileiro

A Tenente Vivian Valentini Bragante, militar do efetivo da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), conquistou, no Campeonato Brasileiro de Paraquedismo, a medalha inédita de terceiro lugar na modalidade “free fly”. O evento, realizado na cidade de Boituva (SP), contou com as modalidades de “free fly” e “wing suit”.

A competição reuniu 14 equipes e 42 atletas de todo o Brasil, e pela primeira vez contou com uma equipe formada exclusivamente por militares. A "Paratroopers" foi composta por dois oficiais do Exército Brasileiro (EB) e pela Tenente Valentini, da Força Aérea Brasileira (FAB).

Entenda as modalidades

Ao contrário das modalidades tradicionais de queda livre em que se forma figuras em um plano chapado, nessa modalidade, você voa em três dimensões. No free fly o paraquedista voa seu corpo de diferentes maneiras, como o head down (cabeça para baixo), sitfly (sentado), standup (de pé), backtrak (de dorso), bellyfly (de barriga para baixo) e qualquer outro tipo imaginável de voo.

Definido como uma vertente do paraquedismo, o wing suit é a modalidade em que o praticante usa uma roupa especial: uma espécie de macacão com asas entre as pernas e braços. O objetivo do salto é fazer o maior número possível de formações, escolhidas aleatoriamente entre uma relação de figuras (pool), onde cada formação executada por completo vale, salvo regras específicas, um ponto.

SOLIDARIEDADE - FAB já fez três transportes de órgãos nos cinco primeiros dias do ano

Apenas nos cinco primeiros dias de 2017, a Força Aérea Brasileira (FAB) já realizou três transportes de órgãos para transplantes. No dia 1º de janeiro, um coração foi transportado de Blumenau (SC) para um paciente em Curitiba (PR); no dia 2, uma aeronave da FAB transportou um fígado de Porto Seguro (BA) para o Rio de Janeiro (RJ); e outro fígado foi levado de Maceió (AL) para Fortaleza (CE) no dia 4.

A assinatura do decreto 8.783, da Presidência da República, em junho do ano passado, determina que uma aeronave esteja sempre à disposição na capital federal para essas missões. Além disso, a Força Aérea utiliza outros aviões lotados por todo o País, dependendo do trajeto a ser atendido.

Em 2016, a FAB fechou com um total de 190 órgãos transportados em 130 missões, envolvendo cerca de 550 horas de voo. “Não havia uma orientação sobre como proceder e os pedidos de transporte de órgãos contavam com o engajamento voluntário dos comandantes, além da disponibilidade de meios”, explica o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato. 

Nos últimos dias do ano passado, dois casos de transporte chamaram atenção. Na noite de Natal, um fígado e um rim foram transportados de Goiânia (GO) para transplante em Guarulhos (SP). “Vamos dar um presente de Natal para quem precisa”, ressaltou o Chefe da Seção de Operações do Quarto Esquadrão de Transporte Aéreo (4º ETA), Major Wanderson Marcos de Freitas, na ocasião. Já no dia 27 de dezembro, foi a vez de um menino de 7 anos receber um novo coração. O órgão foi transportado de Natal (RN) para Brasília (DF).

ESTADO - Abastecimento será interrompido nesta quarta-feira (11) em Nova Parnamirim

 A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informa que haverá uma paralisação no abastecimento de água no bairro de Nova Parnamirim a partir das 21h desta quarta-feira (11). O motivo da suspensão é o trabalho que está sendo realizado para fazer a interligação do Condomínio Aquarelle, localizado no cruzamento da Avenida Abel Cabral com a Deodato José dos Reis, à rede de abastecimento de água.
A previsão é que o sistema seja religado ao meio dia da quinta feira (12). Até a noite, a rede deve ser totalmente pressurizada, com o abastecimento completamente normalizado.

AGORA - Líderes de massacre em presídio de Manaus começam transferência para presídios federais

Líderes de massacre em presídio de Manaus começam transferência para presídios federais
Um comboio da Polícia Militar começou a transferência de 17 detentos do Amazonas para presídios federais durante a manhã desta quarta-feira (11). O grupo foi levado até o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, e é apontado como o líder do ataque que resultou na morte de 56 detentos no Complexo Peniteciário Anísio Jobim (Compaj) no dia 1º deste mês. 

O local de destino dos presidiários ainda não foi divulgado. Eles estavam detidos no Compaj e no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), onde 72 presos fugiram também no dia 1º. Um caminhão-baú da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) levou os detentos até o aeroporto. Ao todo, 80 policiais participam da operação de transporte.

ESPORTE - Bernardinho deixa a Seleção de vôlei após 16 anos

O fim do ciclo de Bernardinho à frente da Seleção Brasileira masculina foi sacramentado nesta quarta-feira, após uma novela de quase cinco meses. A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) oficializou a saída do técnico e apresentou o novo nome para a função: o ex-jogador Renan Dal Zotto, de 56 anos, que trabalhou nos últimos anos como diretor de Seleções da entidade.

O fim do vínculo foi decisão do carioca, que acumulava o cargo com o comando do Rexona-Sesc, atual tricampeão da Superliga feminina. O desgaste pelo excesso de trabalho vinha pesando, conforme seu filho, o levantador Bruninho, já havia afirmado após o ouro na Rio-2016. 

O técnico tinha planos de se manter próximo do time nacional. No caso, seu assistente Rubinho seria o treinador principal. Mas a entidade não aceitou a proposta em um primeiro momento. Desde então, aguardou a palavra final de Bernardinho, que veio nas últimas semanas. A passagem de Bernardinho no cargo resultou no período mais glorioso da equipe verde e amarela na história. A Seleção faturou dois ouros olímpicos (Atenas-2004 e Rio-2016), duas pratas (Pequim-2008 e Londres-2012), três títulos mundiais (2002, 2006 e 2010), oito taças da Liga Mundial, entre outros.

Antes, com a Seleção feminina, ele já havia conquistado dois bronzes olímpicos, nos Jogos de Atlanta-1996 e Sydney-2000.

BRASIL - Orçamento de 2017 é sancionado com mais recursos para saúde e educação

O presidente em exercício, Rodrigo Maia, sancionou, nesta terça-feira (10), a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2017 na íntegra. Pelo texto aprovado no Congresso em dezembro passado, o orçamento deste ano prevê R$ 3,505 trilhões e prevê recursos maiores em investimentos para a saúde e educação. O Orçamento de 2017 é o primeiro sancionado desde a vigência do teto para os gastos públicos. O piso de investimentos na saúde foi elevado para R$ 115,3 bilhões, valor equivalente a 15% da receita corrente líquida (RCL).

Ao todo, foram previstos recursos de R$ 125,3 bilhões para o Ministério da Saúde, superior aos R$ 118,4 bilhões previstos em 2016. Para o Ministério da Educação, a programação prevê R$ 107,5 bilhões, montante também superior a 2016 (R$ 99,7 bilhões).

RIO DE JANEIRO - Crivella nomeia bispo da Universal para Procon do Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), nomeou nesta quarta-feira o bispo Jorge Braz, da Igreja Universal do Reino de Deus, como presidente do Instituto Municipal de Defesa do Consumidor (Procon Carioca).


MANAUS - Chefes de facções do AM são transferidos para presídios federais

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Amazonas iniciou na manhã desta quarta-feira a transferência de 17 detentos, apontados como chefes de facções e que apresentavam risco dentro das cadeias do Sistema Penitenciário do Estado. Eles serão levados para os presídios federais.

Sem revelar muitos detalhes, o secretário da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Pedro Florêncio, confirmou apenas os números e disse que os detentos serão levados em um avião da Polícia Federal, que deverá sair do Aeroporto Eduardinho. Além disso, o secretário informou ainda que a maioria dos detentos transferidos são do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), local onde ocorreu o massacre que terminou com a morte de 56 detentos no último dia 1º.


Na última segunda-feira, a Justiça do Amazonas determinou o retorno para Manaus de 20 detentos transferidos para o município de Itacoatiara. Os presos foram retirados da Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa após a morte de quatro presos na madrugada de domingo. A decisão, segundo o Comitê Integrado de Crise do Sistema Penitenciário, formado por órgãos estaduais, municipais e federais, atende a pedido da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) visando a segurança dos presos.

ALTO DO RODRIGUES - Relação dos beneficiários do programa Garantia Safra

Aos que não receberem o boleto em sua residência até esta sexta-feira, dia 13, favor dirigir-se à secretaria de Agricultura (localizada próximo ao Supermercado Soberano) a partir da segunda-feira, 16 de janeiro, para o recebimento do boleto com vencimento para o dia 31/01/2017.

ANIVERSARIANTE DO DIA: Karen Ribeiro


Queremos parabenizar nesta quarta, a bela adolescente Karen Ribeiro que completa neste dia 11, mais um ano de vida. No sábado, a filha de Isac e Wennia irá receber amigos mais próximos para uma rápida comemoração. Desejamos Saúde, Sabedoria, Sorte e Sucesso!

ALTO DO RODRIGUES - Supermercado Soberano avisa aos clientes e amigos


OPORTUNIDADE - UNP abre inscrições para o processo seletivo de Docentes 2017.1

A Universidade Potiguar está com inscrições abertas para o Processo Seletivo de Docentes 2017.1 e oferece oportunidades de atuação na Escola da Saúde nos Campi Natal e Mossoró. Os interessados em uma vaga de professor na única Universidade privada do estado, integrante da Laureate International Universities, maior rede de universidades privadas do mundo, deverão se inscrever através do link abaixo até o dia 20 de janeiro de 2017*.

Os candidatos poderão se inscrever em mais de uma vaga, devendo, para isso, sinalizar a área de interesse conforme os códigos destacados nos quadros em anexo.

As etapas do processo seletivo serão as seguintes:
ETAPA 1 – Triagem dos currículos
Esta etapa será realizada pelos Coordenadores de Curso;
ETAPA 2 – Banca examinadora

Apresentação de aula didática com tema a ser divulgado por e-mail, com antecedência mínima de 24 horas.

Somente os candidatos aprovados na triagem (ETAPA 1) serão contatados pela área de Recursos Humanos por meio de telefone e e-mail cadastrados no ato da inscrição.

Os candidatos selecionados farão parte de um time que conta com mais de 37 mil estudantes e oferece mais de 50 cursos de Graduação, mais de 50 cursos de Pós-Graduação e Cursos Técnicos, além de integrar uma rede composta por mais de 80 instituições de ensino, em 25 países, totalizando mais de um milhão de estudantes ao redor do mundo.

Para fazer sua inscrição acesse [AQUI].

Consulte abaixo a relação das vagas disponíveis: (documentos em PDF por cidade).


terça-feira, 10 de janeiro de 2017

POLÍCIA - Mossoró registra quinto homicídio em dez dias do ano de 2017

Mais uma morte violenta provocada por arma de fogo foi registrada em Mossoró nesse ano de 2017: a quinta em dez dias. A vítima foi identificada como Manoel Miguel Almeida, 34 anos. Ele foi assassinado na Rua Amazônia, no Conjunto Jardim das Flores, no bairro Malvinas, por dois homens em uma moto de cor azul. Segundo informações, a vítima era usuária de drogas e o crime está relacionado com o tráfico.

TRABALHO - Costurar não é atividade de risco, e dano à saúde deve ser provado, decide TST

Costurar não é atividade de risco, por isso o trabalhador dessa área deve provar que sofreu algum dano no ofício para ser indenizado. Isso é o contrário da responsabilidade civil objetiva, que prevê a obrigação de indenizar, independentemente de culpa, quando a atividade, por sua natureza, implicar risco. O entendimento é da 8ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, que absolveu uma empresa do ramo de confecções que havia sido acionada por uma ex-costureira que alegava ter desenvolvido tenossinovite dorsal e síndrome do túnel do carpo em decorrência da atividade profissional. 

Por unanimidade, a Turma afastou a aplicação ao caso a responsabilidade civil objetiva, que a empresa foi condenada na segunda instância e recorreu ao Tribunal Superior do Trabalho. A relatora do recurso ao TST, ministra Dora Maria da Costa, assinalou em seu voto que a jurisprudência do tribunal é pacífica no sentido da possibilidade de reconhecimento da responsabilidade civil objetiva do empregador com base na teoria do risco da atividade. "Contudo, trata-se de hipótese excepcional", afirmou, lembrando que a regra geral é a da responsabilidade subjetiva, que exige a comprovação da culpa.

A ministra explicou que o artigo 927 do Código Civil é preciso ao disciplinar as hipóteses de aplicação da teoria objetiva: previsão legal ou atividade de risco. "No caso, a trabalhadora exercia a atividade de costureira", afirmou. "Inexiste, portanto, a premissa necessária relativa à atividade de risco." Por unanimidade, a turma proveu recurso da empresa para afastar a responsabilidade a ela atribuída e excluir da condenação o pagamento da indenização. Após a publicação do acórdão, a costureira interpôs recurso extraordinário, visando levar o caso ao Supremo Tribunal Federal. A admissibilidade do recurso será examinada pela Vice-Presidência do TST.

ESTADO - Presídio federal no RN vai receber pelo menos 15 detentos do Acre

Emylson Farias diz que segurança nos presídios deve ser reforçada (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre)
Emylson Farias
O Acre deve transferir ao menos 15 detentos para a unidade federal de Mossoró (RN) nos próximos dias. A informação foi confirmada pelo secretário de Segurança Pública do estado, Emylson Farias (foto). Segundo ele, o pedido de transferência dos presos foi enviado ao juiz federal de Mossoró há cerca de cinco meses e o estado ainda aguarda a autorização.

Farias afirmou que a solicitação de transferência estava em sigilo para evitar retaliação dos detentos dentro dos presídios do estado. Ele disse ainda que o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, anunciou nesta segunda-feira (9) que o pedido foi autorizado, porém, até o momento não há essa confirmação por parte do juiz federal da cidade no Rio Grande do Norte. O secretário lembrou que a declaração do ministro da Justiça veio após a rebelião que deixou 60 mortos em Manaus (AM) e outros 33 mortos na maior penitenciária de Roraima (PR), na madrugada desta sexta (6). No Acre, uma rebelião em outubro de 2016 deixou quatro mortos e 19 feridos.


"O ministro da Justiça está pedindo para o juiz federal se sensibilizar e agilizar para ver se despacha logo isso. O Acre fez o pedido há cinco meses. São pelo menos 15 presos. Parece que agora houve a sensibilização depois que ocorreu o evento de Manaus e Roraima. Na hora que ele [juiz federal] decidir, a gente transfere", disse o secretário. g1rn

MOSSORÓ - Igreja é pichada com apologia às drogas


Vândalos picharam o portão dos fundo de um dos templos da Igreja Universal do Reino de Deus no Centro de Mossoró. Como provocação, foi pichada a frase “Deus Seja Lombrado”, o que gerou revolta. Os pastores da Igreja Universal ainda não se pronunciaram sobre o caso. A pichação é considerada crime no Brasil, de acordo com o artigo 65 da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), que estipula pagamento de multa para os pichadores e detenção de três meses a um ano.

ELEIÇÕES - Presidente do TSE é contra condenar à 8 anos candidatos que já cumpriram 3 anos por decisão transitada em julgado

De 20 a 30 de dezembro de 2016, primeiros dias do recesso forense, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, analisou 114 processos. Entre eles pedidos de tutelas de urgência, ações cautelares, execuções de julgado, mandados de segurança, pedidos em prestações de contas, petições, e recursos extraordinários, com destaque para os processos relativos às Eleições Municipais de 2016.

Nos casos dos municípios de Tianguá (CE), Ipatinga (MG), Araras (SP), Timóteo (MG) e Teresópolis (RJ), o presidente do TSE deferiu liminares para permitir a diplomação e posse dos candidatos eleitos para as respectivas prefeituras. Em suas decisões, o ministro Gilmar Mendes ressaltou que, apesar de vencido sobre o tema no TSE, há quatro votos de ministros no Supremo Tribunal Federal (STF) favoráveis à tese dos candidatos de que não deve ser aplicado o novo prazo de oito anos de inelegibilidade previsto na Lei Complementar (LC) nº 135/2010 (Lei da Ficha Limpa) aos condenados ao prazo de três anos por decisão transitada em julgado.

O presidente do TSE ponderou que “nessa quadra vivenciada é exigência constitucional de todos os órgãos da Administração Pública a necessária contenção de gastos, mormente quando, de plano, é possível fazê-lo, como a presente proposta, que apenas posterga para o momento oportuno a realização de eleições suplementares, caso estas sejam efetivamente necessárias ao caso concreto”. Determinou, ainda, a imediata comunicação de suas decisões à Presidência do STF, considerando a necessária urgência em finalizar o julgamento dos recursos extraordinários na Suprema Corte.

SAÚDE - Tabagismo pode matar 8 milhões de pessoas ao ano até 2030, alerta OMS

Atualmente, existe 1,1 bilhão de fumantes em todo o mundo, sendo que a maioria vive em países em desenvolvimento
Novo relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, divulgado nesta terça-feira (10), aponta que o tabagismo custa mais de US$ 1 trilhão por ano à economia mundial. De acordo com o documento, se nada for feito para mudar essa realidade, o número de vítimas do tabaco vai passar de 6 milhões, hoje, para 8 milhões ao ano até 2030.

Atualmente, existe 1,1 bilhão de fumantes com 15 anos ou mais em todo o mundo, sendo que cerca de 80% deles vivendo em países de baixa e média renda. Aproximadamente 226 milhões de fumantes vivem em situação de pobreza. O tabagismo se torna um problema de saúde e também econômico.

Como mudar
A OMS afirma que, aumentando em cerca de 47% os impostos do cigarro, já poderia ser verificada uma diminuição de 9% nas taxas de tabagismo e até 66 milhões de fumantes adultos a menos. "A pesquisa resumida nesta monografia confirma que as intervenções de controle de tabaco baseadas em evidências fazem sentido tanto do ponto de vista econômico como de saúde pública", disse o co-editor da publicação, professor Frank Chaloupka, do Departamento de Economia da Universidade de Illinois, Chicago.

Um problema constatado pelo levantamento é que, dos quase US$ 269 bilhões gerados pelos impostos globais sobre o consumo de tabaco entre 2013 e 2014, menos de US$ 1 bilhão foi investido no controle do vício. Outro ponto é que o controle do comércio ilícito de produtos do tabaco deve ser “política-chave do lado da oferta para reduzir o consumo e suas consequências para a saúde e a economia”.

A OMS alerta que o controle do tabagismo é essencial para o combate à epidemia de doenças não-transmissíveis, principalmente as cardiovasculares, câncer, doença pulmonar obstrutiva crônica e diabetes, algo que já contabiliza 16 milhões de mortes prematuras – antes dos 70 anos – todos os anos.

BRASIL - Supremo condena desembargadora a devolver horas extras indevidas

O trabalho feito por presidentes e vices de tribunais de Justiça em período de recesso não deve ser remunerado por meio de horas extras. Essa é a norma do Conselho Nacional de Justiça, reafirmada pelo Supremo Tribunal Federal em julgamento de mandado de segurança impetrado pela desembargadora do Tribunal de Justiça de Alagoas Elisabeth Carvalho Nascimento contra decisão do CNJ que determinou a devolução de valores recebidos a título de horas extras por trabalho durante o recesso forense.

Segundo o CNJ, o pagamento de horas extras para exercício da Presidência e Vice-Presidência de TJ no período de recesso não está entre as hipóteses dos vencimentos que poderão ser concedidos aos magistrados.

No mandado de segurança, a desembargadora alegava que o pagamento de horas extras está previsto em normas estaduais e que verbas recebidas de boa-fé não devem ser restituídas. Sustentava ainda a decadência do direito de a administração rever o ato, tendo em vista a ocorrência do prazo quinquenal previsto no artigo 54 da Lei 9.784/1999, uma vez que as horas extras foram pagas em 2005, e o procedimento administrativo que concluiu pela devolução foi instaurado em setembro de 2012.


Segundo o relator, ministro Edson Fachin, o entendimento do STF tem sido no sentido de não admitir o pagamento de nenhuma parcela além das previstas no artigo 65 da Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman), que não inclui as horas extras. “Sendo os magistrados regidos pela Loman, não é possível fundamentar o direito à percepção de horas extras em normas destinadas aos servidores do Poder Judiciário Estadual”, disse.

CARNAUBAIS - Prefeito declara situação de emergência administrativa por 90 dias

"Declara "Situação de Emergência Administrativa" no âmbito do Município de Carnaubais/RN, afetada pelos impactos da transição abrupta de governo pelo prazo de 90 (noventa) dias".

Assim inicia o Decreto assinado pelo prefeito Dr. Thiago Meira.
Segue...
Art. 1' - Fica declarada a Situação de Emergência Administrativa em virtude da conduta da antiga administração, que impossibilitou a transição normal de governo, com os devidos atos e informações pertinentes, conforme determina a Lei, o que causou prejuízos não só administrativos, como à toda a população, de acordo com levantamento e relatórios realizados nos primeiros dias da nova gestão.
Art. 30 - Prevê-se que, por força do presente Decreto, sem desconsiderar a legislação especifica, sejam feitas contratações emergenciais, inclusive de pessoal para prestação de serviços essenciais, a fim de suprir a demanda excedente de compras e serviços, que necessitam de urgência, com qualidade.

Art. 50 - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, devendo viger pelo prazo de noventa dias.

ECONOMIA - Azul anuncia voos diários Recife-Mossoró-Recife a partir de abril

A companhia aérea Azul espera somente a aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para iniciar a partir de 12 de abril o início das operações de voos de Recife para Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Segundo a companhia, as tarifas e o início da venda de passagens serão divulgados somente depois da validação da operação pelo órgão regulador.

A aeronave responsável pelo trajeto será o moderno turboélice ATR 72-600, de 70 assentos. As viagens terão duração aproximada de uma hora e meia. Para se ter ideia da “boa nova”, via terrestre, o trajeto entre o Recife e Mossoró pode levar até sete horas. “Mossoró é a cidade mais importante do interior do Rio Grande do Norte. Vamos operar na região para atender, principalmente, demanda de quem precisa chegar rapidamente e com muita comodidade para fechar negócios”, disse a direção de Planejamento e Alianças da Azul.

SAÚDE - Cientistas criam substância que pode regenerar dentes e aposentar obturações

Droga usada para tratamento dos dentes já esteve presente em testes com humanos em pesquisas sobre demência
Uma nova droga pode tornar as obturações obsoletas, afirmam cientistas britânicos. Uma equipe do King's College de Londres desenvolveu uma substância química que, em testes com ratos, estimulou células da polpa dental a taparem pequenos buracos nos dentes.

Para isso, uma esponja biodegradável embebida no produto foi colocada na cavidade. Em um estudo publicado pela revista científica Scientifica Reports, a substância teve, segundo os cientistas, efeito reparativo "completo, eficaz e natural". Dentes têm capacidade limitada de regeneração. Podem produzir uma pequena faixa de dentina – a camada abaixo do esmalte – se a polpa fica exposta, mas não podem consertar cavidades maiores. Isso é feito com obturações, em que dentistas usam um amálgama metálico ou um composto feito de vidro em pó e cerâmica.

Só que esses reparos frequentemente precisam ser substituídos ao longo da vida. Os pesquisadores, então, tentaram ampliar a capacidade regenerativa natural dos dentes – foi assim que descobriram a droga, chamada Tideglusib. A substância aumentou a atividade de células-tronco na polpa dental dos ratos – elas conseguiram fazer reparos em buracos de 0,13mm nos dentes dos roedores.

BRASIL - Diretor de presídio acusado de receber dinheiro de facção é exonerado no AM

O governo do Estado do Amazonas anunciou nesta terça-feira (10) a exoneração do diretor interino do Compaj (Complexo Penitenciário Anísio Jobim) José Carvalho da Silva, acusado por dois presos que morreram no massacre do último dia 1º de receber dinheiro da facção criminosa FDN (Família do Norte) para facilitar a entrada de drogas, armas e telefones celulares na penitenciária. 

As denúncias foram feitas por meio de duas cartas enviadas à Justiça do Amazonas no dia 14 de dezembro, 18 dias antes da rebelião ocorrida em Manaus. As cartas que denunciaram José Carvalho foram escritas por dois presidiários mortos durante a rebelião do dia 1º de janeiro: Gezildo Nunes da Silva e Alciney Gomes da Silveira. Nelas, os detentos diziam estarem sendo vítimas de perseguição por parte de José Carvalho porque o diretor saberia que alguns detentos conheciam a sua suposta ligação com a FDN.

Em nota, a SEAP (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária) do Amazonas informou que abriu uma sindicância para apurar a as acusações contra José Carvalho. Desde o início do ano, o sistema prisional do Amazonas vive uma crise após uma série de rebeliões que resultaram na morte de pelo menos 60 presos. As mortes, segundo investigações preliminares, teriam sido praticadas por integrantes da FDN com o objetivo de eliminar rivais do PCC (Primeiro Comando da Capital).

MUNDO - Estátua de Lionel Messi é vandalizada e cortada ao meio, na Argentina

Após ser derrotado por Cristiano Ronaldo na premiação do melhor do mundo da Fifa, o craque argentino também ficou sabendo que sua estátua foi destruída em Buenos Aires, na madrugada desta terça-feira. A escultura que é chamada de 'Paseo de la Gloria', havia sido inaugurada em junho de 2016, faz uma homenagem aos grandes esportistas do país.

"A estátua de Lionel Messi, localizada em Tristan Achaval 1100 perto da esquina da Azucena Villaflor, Costanera Sur, foi vítima de um ato de vandalismo", informou em comunicado o Ministério da Cultura da Argentina, referindo ainda que já estão "a trabalhar na sua recuperação".


MÚSICA - Músico mais antigo do Aviões do Forró seguirá com Solange Almeida

Solange Almeida e Riquelme  (Foto: Reprodução/Instagram)Além da ausência de Solange Almeida, que anunciou saída do Aviões do Forró recentemente, outros integrantes da banda  deixarão saudades nos fãs forrozeiros do grupo. Riquelme, baterista que está desde a formação original do Aviões, em 2002, já anunciou que seguirá sua carreira acompanhando Sol e não se apresentará mais com Xand. De acordo com a assessoria da cantora, outros nomes também serão divulgados até a estreia da carreira solo dela, em março.

Em comunicado por meio de sua assessoria, Xand falou sobre a saída de Riquelme da banda. O músico ficou conhecido dos fãs do Aviões após o cantor chamá-lo sempre no palco e soltar frases como: "Tacapau Riquelme!."

"Riquelme é um grande amigo e assim como os demais integrantes da banda, um dos responsáveis pelo sucesso do Aviões ao longo desses anos. Somos uma família. Após 14 anos no Aviões, ele gostaria de alçar novos voos. Eu e toda diretoria o apoiamos e desejamos boa sorte a este irmão. Em 2017 teremos grandes novidades no Aviões que inclui músicos novos, repertório, cenário, shows, etc. Surpresas!", falou o cantor Xand, que em entrevista revelou que também já cogitou deixar o Aviões do Forró e seguir carreira solo. A estreia de Riquelme e dos novos músicos de Solange Almeida será no dia 25 de março, em show da cantora em Petrolina, em Pernambuco.

PENDÊNCIAS - Prefeitura tem cota zerada do FPM

O prefeito Fernandinho (PMDB), começa seu governo com uma dor de cabeça. A cota do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), depositada hoje nas contas da prefeitura ficou zerada.

O valor depositado foi de R$ 426.857,54 e depois de recolhidos as cotas do FUS, FUNDEB, PREVIDÊNCIA E PIS/PASEP, não sobrou um centavo nas contas da prefeitura.


BRASIL - Michel Temer, desde que tomou posse oficialmente na presidência da República, vem mexendo constantemente em programas sociais deixados pelo governo de seus antecessores, os petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Logo após ser efetiva, no dia 31 de agosto do ano passado, o peemedebista afirmou que era preciso realizar diversas mudanças nos programas para torna-los mais "eficientes". Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Prouni, Fies e Pronatec foram alguns dos programas que sofreram mudanças após a saída do PT da presidência da República.A última grande mudança realizada foi no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Esse programa era um dos queridinho da presidente Dilma, sendo figura central em sua campanha eleitoral em 2014. Em meio a tantas críticas e reformas impopulares, Michel Temer liberou R$ 850 milhões para ser investido no programa. Essa foi uma tentativa de responder aqueles que afirmam que seu governo é um retrocesso no quesito social se comparado aos antecessores.As mudanças no Pronatec não ficaram apenas na liberação do investimento. O programa agora deverá dar prioridade aos cursos técnicos que sejam cursados de maneira simultânea ao ensino médio regular nas escolas públicas.

Michel Temer, desde que tomou posse oficialmente na presidência da República, vem mexendo constantemente em programas sociais deixados pelo governo de seus antecessores, os petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Logo após ser efetiva, no dia 31 de agosto do ano passado, o peemedebista afirmou que era preciso realizar diversas mudanças nos programas para torna-los mais "eficientes". Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Prouni, Fies e Pronatec foram alguns dos programas que sofreram mudanças após a saída do PT da presidência da República.

A última grande mudança realizada foi no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Esse programa era um dos queridinho da presidente Dilma, sendo figura central em sua campanha eleitoral em 2014. Em meio a tantas críticas e reformas impopulares, Michel Temer liberou R$ 850 milhões para ser investido no programa. Essa foi uma tentativa de responder aqueles que afirmam que seu governo é um retrocesso no quesito social se comparado aos antecessores.

As mudanças no Pronatec não ficaram apenas na liberação do investimento. O programa agora deverá dar prioridade aos cursos técnicos que sejam cursados de maneira simultânea ao ensino médio regular nas escolas públicas.

ESTADO - FEMURN convoca prefeitos para eleição da nova diretoria

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN – publicou na edição de seu diário oficial da última sexta-feira, 06, o edital de convocação para eleição da nova diretoria e conselho fiscal.

De acordo com o edital, assinado pelo atual presidente da Federação, Ivan Lopes Júnior, a convocação para o pleito está marcada para a próxima sexta-feira, 13 de janeiro, às 08h, e é necessária a presença de metade mais um dos prefeitos filiados à Federação para sua realização.

Na publicação, o edital também destaca que o registro das candidaturas deverá ser realizado na sede da FEMURN, e qualquer associado adimplente poderá se lançar candidato à diretoria, inclusive ex-prefeitos, como previsto no estatuto da Federação.

A assembleia para eleição e posse da nova diretoria e conselho fiscal será presidida pelo atual Presidente, Ivan Júnior, que encerra seu mandato a frente da instituição. A edição do Diário Oficial com a convocação pode ser visualizada através do link: www.diariomunicipal.com.br/femurn.

PENDÊNCIAS - Prefeito nomeia secretário do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente

O prefeito Fernandinho (PMDB) nomeou mais um nome para a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente. A nomeação já está publicada no DOM. Chico Cunha, como é mais conhecido, é experiente em gestão pública e deverá fazer um grande trabalho à frente desta importante pasta. 

OPORTUNIDADE - Marinha lança edital para Níveis Fundamental e Médio Técnico

O ano começa com ótimas oportunidades: saiu o Processo Seletivo para cerca de 650 vagas de Praças Temporárias, que exige os níveis Fundamental (com Curso de Formação Inicial Continuada) e Médio Técnico, com rendimentos brutos iniciais em torno de R$2.100 e R$2.900, respectivamente.

Estarão abertas, no período de 10 de janeiro a 03 de fevereiro de 2017, as inscrições para voluntários de ambos os sexos visando à prestação do Serviço Militar Voluntário como Praças RM2 em 2017, nas seguintes áreas e profissões, na área do Comando do 3º Distrito Naval:
a) Área de Saúde
- Nível Técnico: Enfermagem (EF), Nutrição e Dietética (ND), Higiene Dental (HD), Patologia Clínica (PC) e Radiologia Médica (RM); e

b) Área Industrial - Nível Técnico: Edificações (ED), Eletrotécnica (TE), Mecânica (MI), Metalurgia (ML);
- Nível Fundamental: Marcenaria (NA) e Motores (MS).


Mais esclarecimentos, tais como requisitos, locais de inscrição, etc, deverão ser obtidos no site deste Comando na internet (AQUI), no link “Serviço Militar”, ou pelos telefones (84) 3216-3081 ou (84) 3216-3083.

ESTADO - Três chapas registradas para a nova presidência da FEMURN

Dagoberto, Benes e Rivelino disputam a presidência da FEMURN
Já foram inscritas as 3 chapas que disputarão a diretoria da Femurn – Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, em eleição marcada para o dia 13.

Abaixo as chapas registradas:

CHAPA 1

Dagoberto Bessa (Severiano Melo) – Presidente
Neyde Suely (Pedro Avelino) – 1ª Vice-presidente
José Gaudêncio (São Miguel) – 2º Vice-presidente
Francisco de Assis (Touros) – 3º Vice-presidente
Manoel Veras (Campo Grande) – 4º Vice-presidente
Marcelo Filho (Bodó) – 5º Vice-presidente
Antônio Modesto (Tibau do Sul) – Secretário-geral
José Renato (São Miguel do Gostoso) – 2º Secretário
Manoel de Freitas Neto (Portalegre) – Tesoureiro
Jodoval Pontes (Japi) – 2º Tesoureiro

Conselho Fiscal

José Célio (Venha Ver), Josinaldo Sousa (Tibau), Maria Helena Queiroga (Olho D’água dos Borges), Adolfo Neto (Francisco Dantas), Jessé Nildo (Riacho de Santana), Rosânia Teixeira (Serrinha dos Pintos).

CHAPA 2

Benes Leocádio (ex-prefeito de Lajes) Presidente
José Cassimiro (São Paulo do Potengi) – 1º Vice-presidente
Luis Eduardo (Maxaranguape) – 2º Vice-presidente
Maria Bernardete (Riacho da Cruz) – 3ª Vice-presidente

Thales André (Major Sales) – 4º Vice-presidente
Robson de Araújo (Caicó) – 5º Vice-presidente
Alessandru Emmanuel (Campo Redondo) – Secretário-geral
Suely Fonseca (Jardim de Angicos) – 2ª Secretária
Laerte Ney (Rio do Fogo) – Tesoureiro
Mara Cavalcanti (Riachuelo) – 2ª Tesoureira

Conselho Fiscal

Anteomar Ferreira (São Tomé), Francisco das Chagas (Afonso Bezerra), Patrícia Targino (Pedro Velho), Luiz Antônio (Pedra Preta), Antônia Ferreira (Lajes Pintadas), Marina Dias (Jandaíra).

CHAPA 3

Rivelino Câmara (Patu) – Presidente
Jeane Souza (Alexandria) – 1ª Vice-presidente
Gustavo Soares (Assú) – 2º Vice-presidente
Iraneide Xavier (Areia Branca) – 3ª Vice-presidente
Allan Silveira (Apodi) – 4º Vice-presidente
Josimar Ferreira (Santo Antônio) – 5º Vice-presidente
Berg Lisboa (Goianinha) – Secretário-geral
Alexandre Dantas (Parelhas) – 2º Secretário
Shirley Targino (Messias Targino) – Tesoureira
Valderedo Nascimento (Ipanguassú) – 2º Tesoureiro

Conselho Fiscal

Polion Medeiros (São Fernando), Maurício Damascena (João Câmara), Antônio Modesto (Tibau do Sul), Neide Suely (Pedro Avelino), Zé Antônio (Serrinha), Leonardo Lisboa (Passa e Fica).

CONSUMIDOR - Cosern alerta prefeituras que realizam festas para obrigatoriedade de laudo de vistoria

 
A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, começou a emitir nesta segunda-feira (09) correspondência para todas as prefeituras do Rio Grande do Norte para lembrar às mesmas da necessidade de solicitação de vistoria para realização de festas e desfiles de blocos ou trios elétricos durante o carnaval, que em 2017 acontecerá na última semana de fevereiro.

O documento é obrigatório para os municípios que necessitarem da utilização de energia elétrica em caráter especial, bem como de vistoria e/ou modificação na rede elétrica da Cosern durante o evento, principalmente no caso de deslocamento de trios elétricos nas ruas e avenidas.

A solicitação por parte das prefeituras deve ser encaminhada à Cosern no prazo de até 45 dias antes do evento, para que haja tempo hábil para vistoria, elaboração de projeto e alteração nas redes ao longo do percurso, caso necessário.

As prefeituras devem informar local de partida e chegada dos trios, bem como altura do veículo com e sem capota, largura, comprimento e também altura do piso dos palcos onde se concentrarão pessoas e adereços.

Outras informações podem ser obtidas na Unidade de Relacionamento com Clientes – Poder Público da Cosern no telefone (84) 3215-6495 e pelo email: poderpublico.cosern@neoenergia.com

A Cosern reforça as orientações de segurança com relação à rede elétrica:

- Em caso de fio caído, fique longe e avise a Cosern (116).
- Nunca aproxime “bastão de selfie” da rede elétrica.
- Não suba em postes, marquises e árvores que estejam próximos à rede elétrica.
- Não faça ligação clandestina de energia. Além de colocar a vida em risco, é crime.
- Não coloque enfeites, nem jogue objetos na rede elétrica.
- Evite que balões (blimps) e placas de propaganda toquem a rede elétrica.
- Não direcione jatos d’água à rede elétrica.
-É obrigatória a instalação do aterramento das estruturas metálicas de barracas e balcões.
- Em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica, avise imediatamente à Cosern: 116

ALTO DO RODRIGUES - Supermercado Soberano avisa aos clientes e amigos


BRASIL - CRE analisa projeto que dá às mulheres direito de opção ao serviço militar


Já está pronto para inclusão na pauta da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) o projeto da senadora Vanessa Graziottin (PCdoB-AM) que garante às mulheres o direito de opção ao serviço militar (PLS 213/2015). Segundo o projeto, a mulher que quiser participar do serviço militar poderá apresentar-se durante o período de seleção no ano em que completar 18 anos de idade. Ou seja, ao contrário dos homens, a participação feminina deverá dar-se de forma voluntária.

A proposta recebeu voto favorável da relatora, senadora Lídice da Mata (PSB-BA), que incluiu uma emenda sobre o impacto orçamentário da adoção da medida. A senadora acolheu a manifestação do Ministério da Defesa, que informou sobre a necessidade de adaptações dos órgãos de recrutamento do serviço militar para a admissão das mulheres, como a construção de alojamentos e vestiários apropriados e vestimenta específica, dentre outros aspectos.

"Tudo isto certamente implicará despesas que deverão ser estimadas para a verificação do impacto orçamentário no exercício em que entrar em vigor e nos dois subsequentes", observou Lídice em seu voto. Também por causa deste processo de adequação orçamentária, a relatora acrescentou ainda outra emenda, estabelecendo que a inclusão das mulheres no serviço militar deverá se dar 730 dias após a sanção da proposta, em caso de aprovação.