Memorial às vítimas de Covid

sábado, 18 de novembro de 2023

ANIVERSARIANTE DO DIA: Hoje é dia de festa para nosso diretor, Jefte Silva


Hoje (18), é dia de festejar o aniversário do nosso diretor. Isso mesmo, Jefte Silva, diretor executivo da empresa AGCOM VALE e do nosso AltoNoticias, completa mais um ano de vida. "Chegar aos 5.0 é uma dádiva de Deus e agradecer é mais um motivo e pedir à Deus que venham os próximos 50.

Desejamos ao nosso diretor, muita Saúde, Sabedoria, Sorte e Sucesso.

sexta-feira, 17 de novembro de 2023

ALTO DO RODRIGUES - Oficinas audiovisuais: impulsionando o talento e a cultura no município

Aulas teóricas, se preparando para aula de campo
Oficina de audiovisual
Aprendendo na prática a produzir um videoclipe
Aula prática sobre documentário

Ao reconhecer a importância de promover o desenvolvimento do talento local e incrementar a paisagem cultural da comunidade, a prefeitura de Alto do Rodrigues tem investido em iniciativas que proporcionam capacitação e aprimoramento para criadores de conteúdo e fazedores de cultura do município. As oficinas audiovisuais, supervisionadas pelos renomados instrutores Alexandre Santos e Zelito Curinga, têm sido um ponto crucial na promoção do crescimento desses talentos e na valorização da produção audiovisual no Alto do Rodrigues.

Durante três dias (13, 14 e 15/11), os instrutores ministraram o curso teórico e prático “Filmando com Smartphone”, onde os participantes tiveram a oportunidade de adquirir conhecimento, com dicas e informações valiosas na produção de conteúdo realizado a partir do smartphone. Os instrutores também passaram informações importantes para que os participantes possam inscrever seus projetos culturais, nos editais, entre eles, o da Lei Paulo Gustavo, onde destina 70% dos recursos para o audiovisual.

Para Zelito Curinga, “as oficinas audiovisuais em Alto do Rodrigues são estruturadas de forma a oferecer aos participantes tanto conhecimentos práticos quanto teóricos. Dessa maneira, os criadores de conteúdo e influenciadores culturais têm a oportunidade de aprender desde conceitos fundamentais até técnicas avançadas de produção audiovisual”, pontua.

“É importante ressaltar que essas oficinas não apenas fomentam a aprendizagem prática, mas também estimulam a criatividade e a expressão artística dos participantes. Ao proporcionar um ambiente propício para a troca de ideias e o estímulo à experimentação, as oficinas audiovisuais contribuem para o crescimento do talento local, incentivando a criação de conteúdo autêntico e original”, afirma o instrutor Alexandre Santos.

Os participantes foram divididos em dois grupos para colocar em prática o aprendizado nas aulas teóricas. Um grupo trabalhou a temática de um documentário sobre o trabalho do artista plástico, Franknaldo. Já a outra equipe, teve a missão de criar um videoclipe com a música “Dentre nós”, do compositor Zelito Curinga, na voz da cantora Verlania Barreto (VêBarreto).

Quem participou confirma a importância da capacitação oferecida pela prefeitura municipal, através da SECULT “a gente já tem conhecimento sobre o audiovisual, mas o aprendizado através dos instrutores, nos levou para outro nível na área. “É de grande valia essa capacitação, pois amplia nosso conhecimento na área”, garante Jefte Silva, um dos participantes da oficina.

“O investimento nessas iniciativas não apenas enriquece a cultura local, mas também fortalece a identidade do município, possibilitando a criação de conteúdo autêntico e original. Sem dúvida, as oficinas audiovisuais representam um marco importante para a comunidade de Alto do Rodrigues, servindo como exemplo de boas práticas em termos de incentivo ao talento e promoção da cultura”, finaliza a secretária adjunta da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Edicéia Neves.

quinta-feira, 16 de novembro de 2023

EDUCAÇÃO - Inscrições para vagas remanescentes do Fies começam nesta sexta-feira (17)

O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta quinta-feira (16), edital com as regras e o cronograma do processo seletivo para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As inscrições — que começam nesta sexta-feira (17), e seguem até o dia 24 de novembro — são gratuitas e realizadas exclusivamente pela internet, no portal Acesso Único. O resultado da pré-seleção em chamada única será divulgado no dia 30 de novembro.

Quem for selecionado poderá contratar o financiamento já com abrangência a partir de julho de 2023. Ou seja, com o Fies Vagas Remanescentes , todo o segundo semestre de 2023 poderá ser financiado, mesmo para quem não está em situação de inadimplência na instituição de ensino. Nesse caso, o estudante pode até reaver valores já pagos durante esse período, se assim preferir .

Podem se inscrever todos os estudantes com matrícula ativa, na condição de cursando regularmente o mesmo curso, turno e localidade da instituição de ensino participante do Fies que se oferte nessa edição. Além disso, o s estudantes precisam atender às demais exigências do programa , como a de possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários-mínimos .

Cerca de 60 mil vagas são ofertadas agora, com a retomada do Fies Vagas Remanescentes, que estava interrompido desde 2021. Nessa edição (diferente mente de edições passadas, quando a ocupação das vagas se dava apenas por ordem do registro da inscrição no sistema), os inscritos serão selecionados de acordo com a classificação de suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão consideradas as edições do E xame a partir de 2010. A nota mínima exigida é de 450 pontos na média das cinco provas do E nem , bem como nota superior a zero na prova de redação.

Classificação – Bolsistas parciais (50%) do Programa Universidade p ara Todos (Prouni) estão em primeiro lugar na lista de prioritários para o critério de classificação no processo seletivo de ocupação das vagas remanescentes do Fies, desde que não possuam graduação e não tenha m sido beneficiários do Fies. Já em segundo lugar , estão os estudantes que não têm um diploma de curso de graduação e nunca foram beneficiados com o Fies. Depois, em terceiro lugar, estão aqueles que não têm um diploma de curso de graduação, mas que já foram beneficiados pelo Fies em outro momento, tendo quitado o financiamento. 

Em quarto lugar, estão os estudantes com diploma de graduação, mas que nunca tiveram contrato com o Fies . Por último, estão o s estudante s com diploma de curso de graduação e beneficiários do Fies que conseguiram quitar o financiamento do seu curso.

CRONOGRAMA
Fies Vagas Remanescentes

Inscrição: de 17 a 24 de novembro
Resultado da chamada única (pré-seleção): 30 de novembro
Complementação da pré-seleção: de 1º a 4 de dezembro
Resultado da lista de espera (pré-seleção): 8 de dezembro

Fies – O Fundo de Financiamento Estudantil oferta vagas para estudantes poderem financiar seus estudos, prioritariamente, em cursos de graduação em instituições não gratuitas participantes do programa — desde que tais cursos obtenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Será considerada avaliação positiva a obtenção de conceito igual ou maior a três.

Tribunadonorte

CULTURA - Mostra de Cinema de Gostoso festeja 10 anos

A edição comemorativa dos dez anos da Mostra de Cinema de Gostoso será realizada de 24 a 28 de novembro, transformando a praia em sala aberta de cinema para receber gente de todo o estado, e exibir produções nacionais ao lado do audiovisual potiguar. O festival recebeu neste ano um número recorde de filmes, totalizando 947 inscrições entre curtas e longas-metragens de todas as regiões do país. A montagem alia conforto e alta qualidade de projeção.

A 10ª mostra está cheia de novidades. Os filmes da mostra competitiva concorrem ao Troféu Cascudo, concedido pelo voto popular ao melhor curta e longa-metragem. Também será concedido o Troféu da Crítica, a partir da votação de jornalistas e críticos de cinema presentes ao evento. Serão realizados diariamente debates com produtores, diretores e atores dos filmes exibidos, além de um seminário sobre a recente produção audiovisual brasileira.

Após o sucesso da Tenda Panorama na 9. edição da mostra, neste ano, a parceria com a Petrobras viabilizará a inauguração de um novo espaço de exibição para a Mostra Panorama. Localizada na Praia do Maceió, em uma tenda climatizada em formato geodésico, a Sala Petrobras receberá quatro longas e sete curtas-metragens.

Longas selecionados
Entre os filmes da Mostra Competitiva de 2023, foram escolhidos os longa-metragens “O dia que te conheci”, de André Novais Oliveira; “Estranho Caminho”, de Guto Parente; “Quando eu me encontrar”, de Amanda Pontes e Michelline Helena; e “Saudade fez morada aqui dentro”, de Haroldo Borges. Já para a Mostra Panorama, os longas são “Crowrã (a flor do buriti)”, de Renée Nader Messora e João Salaviza; “Pedágio”, de Carolina Markowicz; “Sem coração”, de Nara Normande e Tião; e “Tudo que você podia ser”, de Ricardo Alves Jr.

Serviço:
10º Mostra de Cinema de Gostoso. De 24 a 28 de novembro, na Praia de Maceió, São Miguel do Gostoso. Instagram: @mostradecinemadegostoso

Tribunadonorte

terça-feira, 14 de novembro de 2023

EDUCAÇÃO - Prazo para solicitar reaplicação do Enem 2023 vai até sexta


Candidatos que, por problemas de logística ou saúde (doenças infectocontagiosas), não puderam fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem) têm desde ontem (13) até sexta-feira (17) para solicitar, pela Página do Participante, a reaplicação do exame.

A medida vale também para pessoas que não compareceram porque foram alocadas a uma distância superior a 30 quilômetros da residência informada. Segundo o Ministério da Educação, entre os problemas logísticos que possibilitam a reaplicação das provas estão alguns ligados a comprometimento da infraestrutura (como desastres naturais); falta de energia elétrica no local (caso comprometa a visibilidade da prova); falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante e erro no procedimento de aplicação da prova, caso incorra em comprovado prejuízo ao candidato.

As doenças infectocontagiosas que possibilitam a reaplicação da prova são covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola; influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem sarampo rubéola e varicela.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) explica que, “nos casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos de reaplicação devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados pelo Inep individualmente”.

Nos casos de ausência devido a problemas logísticos, o Inep avaliará as solicitações, de acordo com as intercorrências registradas.

Para solicitar a reaplicação do exame, o candidato deve acessar Página do Participante e apresentar documento que comprove a necessidade. Os dados inseridos no pedido não podem ser alterados após o envio.

DINHEIRO - Maior prêmio da história: Mega da Virada vai sortear R$ 550 milhões no dia 31 de dezembro


As apostas para a Mega da Virada foram iniciadas nessa segunda-feira (13). O concurso especial da Mega-Sena, de número 2.670, vai pagar o prêmio estimado de R$ 550 milhões, o maior já anunciado pelas Loterias Caixa. O sorteio será realizado no dia 31 de dezembro.

Como nos demais concursos especiais das Loterias Caixa, o prêmio principal da Mega da Virada não acumula. Se não houver ganhadores na faixa principal, com acerto de 6 números, o prêmio será dividido entre os acertadores da 2ª faixa (com o acerto de 5 números) e assim por diante.

As apostas devem ser feitas com volante específico da Mega da Virada somente nos canais oficiais das Loterias Caixa: as mais de 13 mil lotéricas Caixaespalhadas pelo Brasil, o portal Loterias Caixa, o app Loterias Caixa (IOS e Android), além do Internet Banking Caixa, exclusivo para a Mega-Sena e correntistas da Caixa.

Para jogar na Mega da Virada, é só marcar de 6 a 20 números dentre os 60 disponíveis no volante. O apostador ainda pode deixar que o sistema escolha os números por meio da Surpresinha. O valor da aposta simples, com 6 números, custa R$ 5,00.

O apostador também pode aumentar as chances de ganhar realizando apostas em grupo por meio do Bolão Caixa. Basta preencher o campo próprio no volante ou solicitar ao atendente da lotérica. Na Mega-Sena, os bolões têm preço mínimo de R$ 15,00. Porém, cada cota não pode ser inferior a R$ 6,00. É possível realizar um bolão de no mínimo 2 e no máximo 100 cotas. Também é possível adquirir cotas de bolões organizados pelas unidades lotéricas. Neste caso, poderá ser cobrada uma tarifa de serviço adicional de até 35% do valor da cota.

Caso apenas um ganhador leve o prêmio da Mega da Virada e aplique todo o valor na Poupança da Caixa, receberá R$ 3,3 milhões no primeiro mês de rendimento. O dinheiro do prêmio é suficiente para comprar 40 iates de luxo, no valor de R$ 13,75 milhões cada.

O valor do prêmio acumulado pode aumentar ainda mais ao longo das próximas semanas, de acordo com o volume de apostas. No ano passado, a Mega da Virada sorteou cerca de R$ 520 milhões e cinco apostas dividiram o prêmio.

PORTALDATROPICAL

OPORTUNIDADE - Governo do RN lança edital para concurso público com 19 vagas; salários de R$33,9 mil


O Governo do Rio Grande do Norte publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (14) o Edital Nº 1 – PGE/RN, com 19 vagas de provimento imediato para o cargo de Procurador do Estado de Terceira Classe. O período de solicitação de inscrição começa às 10h do dia 20 de novembro e segue até às 18h de 19 de dezembro. O processo será realizado pelo site da Cebraspe, com taxa de inscrição em R$300,00.

A jornada de trabalho para as vagas são de 40h semanais e salário de R$ 33.924,93, conforme edital. Entre os requisitos básicos para assumir o cargo está: ter concluído o curso de bacharelado em Direito, em instituição oficial ou reconhecida no país, e ser inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil; possuir idoneidade moral e não registrar antecedentes criminais; e ter nacionalidade brasileira ou portuguesa.

Das 19 vagas ofertadas, são 14 de ampla concorrência, uma reservada para pessoas com deficiência (PcD) e quatro para candidatos negros. A seleção terá cinco fases: prova objetiva, uma prova subjetiva, uma prova prática, inscrição definitiva, e avaliação de títulos.

O resultado das inscrições deferidas está previsto para acontecer em 22 de janeiro de 2024 e aplicação da prova objetiva em 25 de fevereiro do referido ano.

TRIBUNADONORTE

EDUCAÇÃO - Escola pública do Nordeste vence colégios dos EUA e da Europa e leva prêmio de melhor do mundo


Uma escola pública em Carnaubal (CE) , cidade com 17 mil habitantes, levou o prêmio de melhor do mundo na área de apoio à vida saudável no início do mês, desbancando instituições privadas dos EUA e do Reino Unido . O colégio cearense foi reconhecido por um projeto em que estudantes recebem atendimento psicológico gratuito com profissionais voluntários.

O concurso World's Best Schools [melhores escolas do mundo], realizado pela plataforma britânica de educação T4 Education, libera instituições com práticas que elevam a qualidade de vida e educação dos estudantes.

A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Joaquim Bastos Gonçalves concorreu na categoria "promovendo vidas saudáveis". Houve inscrições de 34 países na categoria, segundo a organização do prêmio.

Além do reconhecimento, a escola receberá US$ 50 mil (cerca de R$ 246 mil) como premiação. O valor será usado para construir uma sala de acolhimento, onde os alunos possam fazer uma consulta ou ser atendidos em momentos de crise psicológica .

Cerca de 35 alunos já foram beneficiados pela iniciativa, denominada "Adote um Estudante". Os participantes perceberam melhorias na continuidade dos estudos e na própria qualidade de vida.

“Temos um município bastante cuidadoso, então a rede pública não sustenta a demanda. As famílias, que não têm condições de arcar com o acompanhamento particular, muito menos”, afirma Helton Brito, diretor da escola.

Sintomas de depressão entre jovens de até 19 anos cresceram 26% em todo o mundo durante a pandemia, segundo estudo publicado em maio na revista científica Jama Pediatrics .

Foi o que Guilherme Barroso, professor de educação física da escola, assistiu durante as aulas. Ele ouviu relatos de estudantes que se sentiam mais ansiosos , tinham dificuldades em interagir na sala de aula e enfrentavam até distúrbios mais graves, como automutilação.

Barroso passou a buscar psicólogos interessados ​​em atender os alunos voluntariamente, nas redes sociais e comunidades de terapeutas.

“No início, muitos psicólogos não acreditaram que existia essa iniciativa. Com o tempo e com persistência, nós conseguimos convencê-los”, afirma.

Hoje, o projeto conta com 20 profissionais. Os atendimentos são feitos à distância, na casa do próprio aluno ou em uma sala reservada no colégio, para os pacientes que não têm internet ou estrutura onde moram.

Os pais dos alunos também foram envolvidos em todo o desenvolvimento do projeto. No início, os funcionários da escola fizeram reuniões com os responsáveis ​​dos estudantes sobre a importância do tratamento psicológico , uma vez que o tema ainda é estigmatizado. Hoje, para alunos beneficiados, a primeira consulta é sempre feita com a família.

Maria Clara, 16 anos, é uma das beneficiadas. Aluna da 2ª série do ensino médio, saiu do Rio de Janeiro para morar em Carnaubal em 2021. Segundo ela, uma mudança afetou sua saúde mental.

Problemas com relacionamentos no colégio também a pouparam de atividades do dia a dia, como o grêmio estudantil. Os professores perceberam o distanciamento da lua e, por isso, perguntaram se ela tinha interesse em ser atendida por um dos psicólogos.

Um adolescente está há dois meses em processo terapêutico e já percebeu a diferença. "A psicóloga me escuta e me entende, da maneira que estou sentindo. Eu desabafo com professores, com amigos, mas não é a mesma coisa que falar com um profissional. Coisas que ficaram martelando na minha cabeça já não ficaram mais."

Segundo o diretor Helton Brito, eles costumam esperar os alunos tomarem uma iniciativa para buscar atendimento. No entanto, os funcionários da escola também reparam em comportamentos que podem ser uma traição de fragilidade emocional.

“Eles têm um olhar sensível para identificar o aluno, então conseguem identificar isolamento e crises. O envolvimento no projeto é de todos que fazem a escola”, declara.

O projeto também conta com uma frente de arte-terapia, tocada por outro docente da instituição. Os estudantes participam de oficinas de crochê, pintura, artesanato, entre outros.

A modalidade engloba todos os alunos, inclusive aqueles que não se sentem confortáveis ​​com o atendimento com psicólogo.

"Um dos grandes sintomas [de problemas de saúde mental] é a dificuldade do aluno socializar ou permanecer dentro da sala de aula. A arte-terapia busca essa integração", afirma Helton Brito.

Hoje, escolas de todo o país procuram Guilherme Barroso e outros professores da escola cearense para adotarem a mesma iniciativa. Eles ensinaram a buscar terapeutas e a estruturar o projeto para atender os alunos.

A lei 13.985/2019 tornou obrigatória a presença de psicólogos ou assistentes sociais em escolas públicas no país.

Segundo Angela Soligo, professora da faculdade de educação da Unicamp, é preciso garantir o cumprimento da legislação para que esses profissionais possam contribuir no ensino.

Para ela, o trabalho do psicólogo na escola deve ser mais voltado ao papel institucional, que envolve a colaboração com a equipe pedagógica e o acompanhamento da aprendizagem.

"Uma escola que promove bem-estar tem estrutura adequada, professores valorizados e alunos que se sentem coletados e respeitados. E, nessa escola, precisamos contar com psicólogos."


96FM VIA FOLHA DE SP

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

SOLIDARIEDADE - Correios inicia campanha 'Todo mundo pode ser um Noel'.

Através do site CLIQUE AQUI você pode adotar uma cartinha e fazer uma criança feliz.

Há mais de 30 anos, os empregados dos Correios, comovidos com as cartinhas em letrinhas recém-aprendidas ou transformadas em desenhos coloridos que chegavam até a empresa, decidiram tirar esses sonhos do papel. Nascia aí uma das campanhas de solidariedade mais queridas do país: o Papai Noel dos Correios.

A ação ganhou força, se espalhou e hoje une a empresa e a população em uma grande corrente de amor e generosidade. Além das cartinhas das crianças da sociedade, desde 2010, os alunos de escolas públicas são convidados a também expressarem seus desejos ao Papai Noel.

A campanha tem como objetivo incentivar o interesse pelo aprendizado da escrita de cartas pelas crianças e estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais, um dos maiores presentes que uma criança pode receber, não é verdade?

Para que tudo possa se tornar realidade, os Correios contam com a ajuda de milhares de padrinhos e madrinhas dispostos a fazer a magia do Natal acontecer. Qualquer pessoa pode participar da campanha e fazer a alegria de uma criança.

Adote uma cartinha e, neste Natal, seja Você Noel!!!

G1RN