Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

PENDÊNCIAS - ISAC do PT continua com mandato na Câmara Municipal: "nossa vitória foi a vitória da resistência"...


O vereador Isac Carlos dos Santos é um guerreiro mesmo. "Fizeram tudo pra me derrotar. Só no meu bairro, que é o meu principal reduto eleitoral tinha 5 candidatos", comentou o parlamentar.

No processo eleitoral deste ano, o PT tinha 12 candidatos no início e só foram registrados 6 candidaturas. Mas mesmo assim, sem poder falar nos palanques, pois estava  impedido de levar a sua mensagem ao povo de Pendências, mesmo assim obteve 365 votos e no somatório geral os candidatos do partido fez 713 votos que garantiu a eleição de um vereador do PT, pela média.  Com isso, o Partido dos Trabalhadores de Pendências terá uma cadeira no Poder Legislativo de Pendências por mais 4 anos. 

"Nossa Vitória foi a Vitória da resistência", comemora Isac Carlos dos Santos, exemplo de vereador.

ALTO DO RODRIGUES - Confira os cursos da CEDUCAT para este fim de semana

 

ALTO DO RODRIGUES - Boutique do Espetinho realiza festa nesta sexta, confira a atração


Logo mais no Boutique do Espetinho, tem Breno & Pé de Serra tocando os melhores sucessos para dançar e se divertir. Sob organização de "Nem" e Vitória, a festa já está com mesas limitadíssimas, não perca essa grande festa.

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

ALTO DO RODRIGUES - Vereador eleito, Ivaltan Fernandes irá propor o programa Pró-Xadrez em todas as escolas públicas do município



Quem votou em Ivaltan deve tá orgulhoso do representante que escolheu no último domingo, pois mal terminou às eleições o vereador Ivaltan continua trabalhando em prol da população. Ao blog, o parlamentar neófito, informou que vai propor ao prefeito Nixon Baracho (DEM), um projeto de lei que vai beneficiar estudantes entre outras categorias. No Dia Internacional do Xadrez, o vereador eleito Ivaltan Fernandes (Republicanos) vai propor ao executivo municipal, a inclusão do xadrez na rede municipal de ensino. O Projeto Pró-Xadrez nas Escolas, 

Xadrez na escola tem sido uma prática cada vez mais comum das instituições de ensino. De modo geral os jogos possuem uma forte influência no aprendizado das crianças. Eles fazem parte do planejamento pedagógico das escolas e proporcionam diversas contribuições, como desenvolvimento motor, social, cultural, entre outros. Raciocínio, concentração , estimula a paciência, exercita a mente, lida com sentimento de per e aumenta o rendimento escolar são alguns dos benefícios do xadrez para o desenvolvimento infantil.

Um dos objetivos do projeto é incluir  o Ensino do Xadrez nas Escolas públicas municipais com os alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental, como componente curricular com carga horária mínima de uma hora semanal através do "PROGRAMA ESCOLAR DE XADREZ PEDAGÓGICO", intitulado "PRÓ-XADREZ". Também vou solicitar que o prefeito distribua o jogo para os alunos, além de incentivar competições no município e em outras praças esportivas.

"Tenho um filho que é campeão de xadrez e ele me mostra a importância, por isso, nesta data especial, assim q começar os trabalhos na Câmara, vou entrar com esse projeto de Lei para beneficiar os nossos estudantes", disse o vereador Ivaltan Fernandes.

Títulos de Danilo Fernandes


Multicampeão Municipal
Campeão em Messias Targino/RN
Campeão em Guamaré/RN
Campeão em Baixa do meio/RN
Campeão em Açu/RN
Campeão em Natal/RN

Campeão na Instituição Federal RN/ Campus Macau

Campeão na instituição Federal RN/Caicó

Tetra Campeão individual 1° Fase Jern's
2° Colocado (2017) e 3° (2019) Estadual [Jerns]

terça-feira, 17 de novembro de 2020

ELEIÇÕES - Governadora sanciona lei que institui e disciplina Consórcios de Saúde no RN

A governadora Fátima Bezerra sancionou, na manhã desta terça-feira (17), a lei que institui e disciplina os Consórcios Interfederativos de Saúde no Rio Grande do Norte, proposta pela administração estadual e aprovada pela Assembleia Legislativa. A PGE-RN participou do trabalho.



“O Rio Grande do Norte agora passa a ter uma legislação moderna para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e fazer chegar a quem mais precisa atendimento de saúde público de qualidade, humanizado e eficiente”, afirmou Fátima Bezerra na solenidade de sanção no auditório da Escola de Governo.

A governadora destacou a importância dos conselhos municipais e estadual de saúde e dos prefeitos para a efetivação dos consórcios regionais. “governo é para servir a população, as prioridades devem ser traduzidas em atitudes. O consórcio vem para fortalecer cada vez mais o SUS no RN com parcerias exitosas”, reforçou a chefe do executivo estadual.

O secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia, registrou que a nova lei é resultado de ampla discussão de ideias que subsidiaram o projeto de elaborado pelo ggoverno e aprovado pela maioria dos deputados estaduais. “A formação dos consórcios regionais é a estratégia para a organização do SUS. Para existir de forma plena, o sistema público de saúde precisa da cooperação entre os três entes públicos federal, estadual e municipal. E os consórcios vão permitir a pactuação entre os gestores trazendo grande contribuição para o fortalecimento do serviço de saúde”, explicou Cipriano.

Os consórcios regionais são previstos na lei federal que criou o SUS e devem funcionar como investimento financeiro integrado para organizar os serviços de saúde pública nas regiões. As prioridades devem ser a atenção primária e a média complexidade. Também poderão ser implantadas policlínicas para atender as demandas dentro da região, evitando grandes deslocamentos. A 1ª é a de Canguaretama. Uma equipe da PGE-RN esteve nas discussões técnicas e jurídicas necessárias para a elaboração da lei.

ELEIÇÕES - MP Eleitoral é favorável a indeferimento de registro dos candidatos a prefeito mais votados em Guamaré e Lagoa Salgada


O Ministério Público Eleitoral requereu o indeferimento do registro das candidaturas dos concorrentes mais votados às prefeituras de Guamaré, Hélio Willamy Miranda da Fonseca (Hélio de Mundinho), e Lagoa Salgada, Osivan Sávio Nascimento Queiroz. Ambas desrespeitaram a legislação eleitoral. Enquanto Osivan Queiroz estaria indo para o terceiro mandato sucessivo, no caso de Hélio de Mundinho já seria o quarto, embora a Constituição permita apenas dois.

Autor dos pareceres, o procurador regional Eleitoral, Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes, reforça que o objetivo da norma consiste em evitar que haja a perpetuação de uma mesma pessoa ou grupo familiar na chefia do Poder Executivo e, nos dois casos, tal regra está sendo violada pelas candidaturas. A decisão agora cabe ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN).

Lagoa Salgada

No entendimento da Procuradoria Regional Eleitoral, Osivan Queiroz se candidatou, na verdade, a um terceiro mandato sucessivo. Isso porque, além do atual iniciado em 2016, ele também exerceu o cargo de prefeito em parte do quadriênio anterior (mais exatamente entre 27 de junho e 21 de novembro de 2013), pois havia sido o segundo colocado nas eleições de 2012, porém o vencedor daquele pleito foi afastado do cargo por decisão judicial durante quase cinco meses, período no qual Osivan assumiu efetivamente a prefeitura.

Em primeira instância, o MP Eleitoral já havia defendido que a candidatura era ilegal, porém o juiz deferiu o registro e legendas adversárias ingressaram com recurso no TRE. Para o procurador, a situação é similar ao exercício dos chamados “mandatos tampões”, que embora não abranjam todo o período de quatro anos, só autorizam seus ocupantes a uma nova eleição sucessiva.

Ronaldo Chaves lembra ainda que, ao assumir em junho de 2013, a expectativa do político era de se manter até o final daquele mandato, o que teria ocorrido se a Justiça não revertesse a decisão de afastar o vencedor do pleito de 2012. “Diferente do substituto, que, já quando assume, sabe que o exercício do mandato será temporário, sem qualquer expectativa de permanência no cargo.”

Para o MP Eleitoral, ao ter assumido o cargo como titular Osivan Queiroz carrega consigo todos os efeitos legais dessa ação, dentre os quais a impossibilidade de se candidatar em 2020, após já ter sido eleito em 2016. Situação diferente, por exemplo, de presidentes de câmaras municipais que assumem o Executivo enquanto não se realizam novas eleições, ou de vice-prefeitos que substituem temporariamente o titular, antes dos seis meses finais do mandato.

Guamaré

No caso do município da Costa Branca potiguar, o MP Eleitoral enfatiza que, no pleito de 2016, a Justiça Eleitoral e o STF reconheceram que Hélio de Mundinho já estava desrespeitando a mesma regra legal. Isso porque ele foi eleito em 2012 (pro mandato de 2013 a 2016) e no quadriênio anterior seu cunhado havia exercido, ainda que por um breve período, a prefeitura.

Ainda assim, e apesar de ter seu registro de candidatura de 2016 indeferido em todas as instâncias eleitorais (e até mesmo no STF), Hélio de Mundinho assumiu a prefeitura e se manteve no cargo de janeiro de 2017 a outubro de 2018, com base em decisões cautelares, até ser definitivamente afastado. Para o procurador, não resta dúvida de se tratar de “inadmissível e até ‘surpreendente discussão’ acerca de possível exercício de ‘quarto mandato’ consecutivo de um mesmo grupo familiar, o que, obviamente, vai de encontro ao preceito constitucional”.

ESTADO - TCE publica cartilha com orientações sobre transição de mandato nos municípios do RN

FOTO: ILUSTRAÇÃO

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) publicou uma cartilha com orientações aos gestores acerca do processo de transição de mandato. No dia 15 de novembro, os potiguares elegeram os prefeitos e vereadores para exercício com início em 2021 e, no caso do Executivo Municipal, é necessário encerrar os mandatos que chegam ao fim e otimizar a transição governamental.

A cartilha está disponível no seguinte link: http://www.tce.rn.gov.br/EscolaContas/EncerramentoTransMandato.

A Resolução n° 18/2020, aprovada na sessão do Pleno desta terça-feira (17/11), altera parte das normas relativas ao processo de transição. Com o adiamento das eleições municipais, devido à pandemia do coronavírus, o prazo para comunicar ao prefeito em exercício os nomes da equipe de transição, incluindo o coordenador, vai até o décimo dia útil após a proclamação do resultado pela Justiça Eleitoral. O coordenador da equipe de transição deve solicitar, junto ao TCE, ingresso ao Portal da Gestor para ter acesso dados e informações do Município.

A cartilha aborda as regras da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei Eleitoral, como também as punições para os gestores que infringem a legislação e o processo da transição. Os gestores em fim de mandato devem produzir com informações relevantes, tais como os principais programas e ações governamentais em curso, lista de servidores em cargo de chefia, entre outros. Também é necessário disponibilizar uma série de informações, desde orçamento, plano plurianual, até os extratos de conciliação bancária.

Segundo os termos da cartilha, “o processo de encerramento de mandato exige do gestor público a adoção de diversas medidas de controle dos recursos públicos com vistas a garantir, ao final do exercício, o equilíbrio financeiro das contas, além da continuidade, a regularidade e a efetividade da prestação dos serviços públicos”.

ELEIÇÕES - Com Benes, Republicanos cresce 266% e tem desempenho superior ao esperado no RN


Partido elegeu 11 prefeitos, 10 vice-prefeitos e 98 vereadores. Para o presidente estadual, Benes Leocádio, resultados aumentam a competitividade da legenda.

Sob o comando do deputado federal Benes Leocádio, o partido Republicanos no RN, ampliou em 266% o número de prefeitos eleitos. O total dos gestores potiguares subiu de 3, em 2016, para 11 neste ano. Além disso, foram eleitos pelo Republicanos, 10 vice-prefeitos e um total de 98 vereadores em todas as regiões do Estado.

“Em uma estratégia lançada pela direção nacional, teríamos que dobrar o número de prefeitos eleitos no RN. Conquistamos maior número de municípios, tendo candidaturas fortes e disputas bastante acirradas em diversas cidades potiguares. Tivemos um desempenho acima do esperado e estamos garantindo, em 2020, maior representatividade do nosso partido”, disse o deputado Benes, presidente estadual do Republicanos.

Em Alto do Rodrigues, o partido elegeu cinco vereadores dos noves eleitos. Chico do Bode (o mais votado no geral), Batista de Zé de Cícero, Ivaltan Fernandes, Taildo Barros e Cabral.

Confira a lista dos prefeitos eleitos:

AREZ
BERGSON IDUINO

BAIA FORMOSA
CAMILA MELO

CAIÇARA DO RIO DO VENTO
CEIÇA LISBOA

DR. SEVERIANO
DR. NERI DE OLIVEIRA

LAJES PINTADAS
LUCIANO CUNHA

PARNAMIRIM
ROSANO TAVEIRA

SANTANA DO MATOS
ALICE DE ASSIS

SÃO TOMÉ
BABÁ

SEVERIANO MELO
JACINTO CARVALHO

VIÇOSA
RAMON

VILA FLOR
THUANNE SOUZA

PENDÊNCIAS - Recorde de maioria, demonstra que população quis a continuação do governo de Flaudivan e Preta



No comício da vigilia, o ex-prefeito Ivan Padilha em discurso já adiantava que a maioria de votos de Flaudivan e Preta seria a maior da história política do município. "Flaudivan, eu já estou vendo que você vai ganhar pra mim. Na eleição em 2012, eu tive uma maioria de 1.126 votos e sua maioria será mais de 1.500 votos", profetizou o ex-prefeito bacurau. 

A resposta do povo nas urnas demonstra que o trabalho realizado pelo prefeito Flaudivan, apoiado pela vice-prefeita Preta e seu grupo político deve continuar pelos próximos quatro anos.

Flaudivan e Preta foram eleitos com 4.711 votos e o segundo lugar obteve 2.129 votos obtendo uma maioria de 2.582 sufrágios.

Números:

TOTAL • 9.042 Votos
100%

VÁLIDOS • 8.670 Votos
95,89%

VOTOS BRANCOS • 82 Votos
0,9%

VOTOS NULOS • 290 Votos
3,21%

ABSTENÇÕES • 1.309 Votos
12,65%

SORTE - Mega-Sena da Virada vai sortear prêmio estimado em R$ 300 milhões


As apostas para o sorteio especial da Mega-Sena da Virada já podem ser feitas nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O prêmio estimado para esta edição é de R$ 300 milhões e o sorteio será realizado no dia 31 de dezembro.

Como nos demais concursos especiais, o prêmio principal não acumula. Se não houver ganhadores na faixa principal, com acerto de seis dezenas, o valor será dividido entre os acertadores da segunda faixa, com cinco acertos, e assim por diante.

De acordo com a Caixa, o valor do prêmio principal, caso aplicado na poupança, renderia no primeiro mês mais de R$ 347 mil. Um volante, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4.50.

O apostador também pode aumentar as chances de ganhar adquirindo os bolões que são comercializados nas lotéricas. Na Mega-Sena, os bolões têm preço mínimo de R$ 10. Porém, cada cota não pode ser inferior a R$ 5. É possível realizar um bolão de no mínimo duas e no máximo 100 cotas.

TRAGÉDIA - Falésia desaba e polícia militar confirma a morte de três pessoas na praia de Pipa


A Polícia Militar do Rio Grande do Norte acaba de confirmar a morte de três pessoas envolvidas no desabamento da falésia na praia de Pipa. As vítimas fatais tratam-se de um casal e uma criança. O acidente aconteceu na manhã desta terça-feira (17).

O acidente

Parte de uma falésia em praia de Pipa, no litoral do Rio Grande do Norte, desabou na manhã desta terça-feira (17). Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que os banhistas tentam socorrer as pessoas as pessoas envolvidas no acidente.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, três viaturas, juntamente com uma ambulância, foram enviadas ao local para prestar socorro às vítimas. Até o momento desta publicação, a PM havia confirmado a morte de três pessoas. Ainda não há informações de outras vítimas.

ELEIÇÕES - TSE avalia voto online ou por celular já para 2022


O primeiro turno das eleições 2020 também foi marcado pelas demonstrações de sistemas alternativos às urnas eletrônicas, como os que permitem votação online ou pelo celular. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, acompanhou algumas das propostas e não descartou uma mudança já nas Eleições 2022.

Barroso compareceu ao Colégio da Polícia Militar de Valparaíso de Goiás (GO), onde quatro empresas apresentaram seus sistemas de votação. Segundo o ministro, os estudos sobre a mudanças no sistema de votação são válidos porque outras operações que exigem mais segurança, como transações bancárias, já são feitas por aplicativo.

“A aplicabilidade ou não de um novo modelo em 2022 vai depender da segurança que possamos ter com as alternativas oferecidas. Nós temos um teste triplo: segurança, sigilo e eficiência. Se algum dos modelos se mostrar confiável, imagino que sim, já possamos implantar em 2022”, afirmou Barroso.

O presidente do TSE reforçou que as urnas eletrônicas são seguras, mas explicou que elas representam um custo significativo. Segundo ele, o país conta com 500 mil urnas e, a cada eleição, cerca de 100 mil precisam ser substituídas. Com o dólar em alta, ele avalia que o valor para a troca dos equipamentos chega a R$ 1 bilhão. Leia a matéria completa aqui.

Fonte: Terra

ALTO DO RODRIGUES - Abelardo Neto estreia com pé direito na política


Já diz o velho ditado popular: “filho de peixe, peixinho é”. Na família dos Rodrigues, a política do bem sempre esteve na mesa, e é esse legado de honestidade e trabalho que o jornalista Abelardo Neto, aos 45 anos, traz para a nova gestão do prefeito Nixon Baracho, que irá se iniciar em 1º de janeiro de 2020.

Formando uma chapa vitoriosa com o prefeito reeleito com mais de 80% dos votos válidos, como vice-prefeito, Abelardo Neto dá os primeiros passos na política, na cidade que lhe viu nascer e correr pelas ruas, herdando a personalidade do pai, o ex-prefeito Abelardo Filho e a vontade de servir ao próximo, uma das características da sua mãe, Rita Rodrigues, uma primeira-dama exemplar, com o cheiro do povo.

Fonte: celso amancio

ELEIÇÕES - Menor cidade do RN tem apenas um candidato a vereador derrotado e com diferença de um voto


A cidade de Viçosa, a menor do Rio Grande do Norte, teve apenas um candidato a vereador que não foi eleito para a legislatura municipal nos próximos quatro anos. E a disputa foi acirrada: Rodrigo (Republicanos), o único a ficar de fora entre os concorrentes, perdeu as eleições 2020 por apenas um voto.

A Câmara Municipal de Viçosa tem nove vagas e teve 10 candidatos concorrendo ao pleito nas eleições municipais que aconteceram neste domingo (15) - foi a menor concorrência do Brasil. Todos os candidatos, inclusive, eram do mesmo partido: o Republicanos.

Ao fim da apuração, Rodrigo teve 124 votos, um a menos que Oliveira (Republicanos) e dois a menos que Toinha Sabino (Republicanos), e foi o único candidato a ficar de fora da Câmara Municipal de Viçosa entre 2021 e 2024.

Os outros nove candidatos se elegeram. Rodrigo será suplente na próxima legislatura.

O prefeito Ramon, também do Republicanos, foi o único candidato ao cargo na cidade e acabou eleito com 1.340 votos.

Localizada na Região Oeste do estado, Viçosa tem 1.718 habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, e é a cidade menos populosa do RN.

Vereadores eleitos em Viçosa
Raimundo (Republicanos) - 262 votos
Cibalena (Republicanos) - 160
Leônidas Forte - 158
Helena (Republicanos) - 142
Márcio do Caminhão (Republicanos) - 136
Maria de Manezão (Republicanos) - 132
Américo (Republicanos) - 129
Toinha Sabino (Republicanos) - 126
Oliveira (Republicanos) - 125

Ficou de fora
Rodrigo (Republicanos) - 124

ANIVERSARIANTE DO DIA - Wennia Medeiros

Nesta terça, queremos parabenizar Wennia Medeiros por mais um ano de vida. Parabéns minha querida!

ELEIÇÕES - Natal tem primeiro vereador cadeirante eleito: 'Teremos um representante legítimo'


O administrador de empresas Tércio Tinôco (PP) foi eleito vereador de Natal no pleito eleitoral deste domingo (15) e vai se tornar o primeiro cadeirante no cargo na capital potiguar. Ele conquistou 3.101 votos e vai ocupar uma das 29 vagas na Câmara Municipal a partir de 2021, sendo um dos 14 novos nomes para a próxima legislatura.

Aos 33 anos, Tércio Tinôco, que é presidente da Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef) desde 2016, diz que decidiu entrar na vida pública para atuar em favor das pessoas com deficiência, buscando uma cidade com mais inclusão.

"Somos cerca de 28% da população, mas só agora vamos ter um representante legítimo na Câmara, que vivencia todas as dificuldades do dia a dia em uma cidade que ainda precisa ser mais inclusiva", disse.

"O trabalho que eu sempre fiz em benefício das pessoas com deficiência vai poder ser ampliado com minha presença na Câmara". O novo vereador conta que recebeu grande apoio das pessoas com deficiência durante a campanha.

"Tive muito apoio de pessoas com deficiência que se identificaram com a minha bandeira, de mais inclusão e equidade", falou. Natalense, Tércio Tinôco fundou, através da Sadef, o projeto Natal Praia Inclusiva, que dá a possibilidade de pessoas idosas e com deficiência irem à Praia de Ponta Negra nos fins de semana e tomarem banho de mar com cadeiras equipadas.

O novo vereador lembra que ficou tetraplégico aos 18 anos, ao pular em uma piscina e bater com a cabeça no fundo. Desde então, garante lutar por acessibilidade e inclusão. "Minha eleição também é um reconhecimento de tudo que já fiz pela categoria, mesmo sem um mandato. Agora vamos poder fazer muito mais", disse.

ELEIÇÕES - Votação de prefeito eleito em cidade do RN é maior que número de habitantes; entenda



Município de Severiano Melo teve mais votos que número de habitantes nas Eleições Municipais de 2020. — Foto: Viajando Todo o Brasil/Reprodução

O prefeito eleito no município de Severiano Melo, Jacinto Carvalho (Republicanos), conquistou 2.922 votos no pleito eleitoral do último domingo (15). Ele teve mais votos que o número de habitantes do município que é 2.088, segundo estimativa do IBGE. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cidade tem 6.482 eleitores registrados. É a maior diferença proporcional entre número de eleitores e número de habitantes do país.

O segundo candidato mais votado do município, Sezinildo Gomes (PSB), também recebeu mais votos que o número de habitantes. Foram 2.728 votos. De acordo com um levantamento feito pelo G1, o número de pessoas aptas a votar na cidade equivale a 310% da população. Em número absolutos, os 4.394 eleitores a mais representam a quarta maior diferença do país.

A prefeitura de Severiano Melo afirma que o município conta com áreas de disputa territorial com municípios vizinhos. São sítios e comunidades cujas pessoas se identificam como de Severiano Melo e são atendidas pelo município, mas nos mapas pertencem a municípios próximos, como Itaú e Apodi. A biometria confirma essa diferença: são 6.405 com registro biométrico na cidade, quase a mesma quantidade de eleitores.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), o conceito de domicílio eleitoral "é mais amplo" que o conceito de domicílio civil. "O entendimento do TSE, e também da Corte Eleitoral Potiguar, firma-se no sentido de que não apenas o local de residência é fator determinante para que um cidadão ostente a qualidade de eleitor em determinado município. Conceitos como vínculo afetivo, vínculo comunitário e patrimonial, que são elementos culturais muito presentes na região nordeste, atraem a possibilidade de que uma pessoa, mesmo não residindo no município, possa ter reconhecida sua condição de eleitor".

Ainda de acordo com o levantamento realizado, o Rio Grande do Norte tem 30 cidades com mais eleitores do que habitantes. Ao todo, os municípios potiguares reúnem 17.129 eleitores a mais do que as populações dessas cidades.

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia, Irani Cunha é a convidada do programa Ação & Transparência, deste sábado


O programa "Ação & Transparência" está de volta no próximo sábado (21), a partir das 12h, na rádio FM Ouro Neto, com a apresentação do comunicador Fran Seixas. Nesta primeira audição, após o período de recesso, o semanário recebe como convidada especial a secretária municipal de Educação, Irani Cunha, que vai falar sobre diversas ações da gestão municipal através de sua pasta.

A secretária de educação é a aniversariante de hoje. Receba nossos parabéns!

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

ELEIÇÕES - Prefeito que morreu na véspera da eleição é reeleito com 60,8% dos votos em MG

O atual prefeito e candidato à reeleição que morreu na véspera da eleição foi escolhido por 60,8% dos eleitores e acabou reeleito, neste domingo (15), em Passa Quatro (MG). O Partido Verde fez a solicitação para a substituição do candidato antes do início das votações, mas as urnas já estavam lacradas. A Justiça Eleitoral ainda irá avaliar o pedido.

Antônio Claret Mota Esteves (PV) teve 5.638 votos na cidade. Betinho Paiva (DEM) foi o segundo colocado, com 35,61% dos votos (3.302). Em terceiro lugar ficou Dr. Aledson (PSC), que teve 333 votos (3,59%). A cidade ainda teve 666 votos nulos e outros 244 brancos.

Claret estava internado havia duas semanas após sofrer infarto e veio a óbito na noite de sábado (14). Ele foi o prefeito eleito mais novo da história de Passa Quatro, aos 28 anos, no ano de 1986. Ele ainda foi vereador, presidente da Câmara, vice-prefeito e prefeito em duas ocasiões.

Pedido de alteração e avaliação

O juiz eleitoral Ronaldo Ribar, da comarca e Itanhandu (MG), que responde por Passa Quatro, informou que o Partido Verde fez a solicitação para substituição de Antônio Claret ainda na noite de sábado. O pedido da legenda era de que, neste caso, entrasse na disputa a chapa de Henrique Nogueira Gonçalves como candidato a prefeito e Marco Torres como vice.

ALTO DO RODRIGUES - Confira as ofertas do Supermercado Soberano

 




domingo, 15 de novembro de 2020

ALTO DO RODRIGUES - Democratas, mais forte ainda

Vice-prefeito Abelardo Neto, vereador reeleito Zé Pedro; prefeito reeleito Nixon e o ex-prefeito Abelardo Rodrigues.

O Partido Democratas fez: o prefeito (Nixon), vice-prefeito (Abelardo Neto) e mais 4 vereadores (Zé de Zeca, Pedro Eugênio, Toinho Olegário e Zé Pedro.

O prefeito Nixon Baracho quebrou o próprio recorde de maioria, superando mais de 5 mil votos.