Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 24 de julho de 2020

PENDÊNCIAS - Flaudivan Martins lidera com folga pesquisa para prefeito

Flaudivan Martins - Home | Facebook
A pesquisa do Instituto Sensatus/Blog Celso Amâncio divulgada nesta sexta-feira, 24, confirmou que Flaudivan Martins (MDB) é o preferido pelo eleitorado pendenciense e seria mantido no cargo se a eleição fosse hoje. Flaudivan lidera a preferência do eleitorado nos dois cenários da pesquisa, espontânea e estimulada para a prefeitura em 2020.

A pesquisa foi realizada entre os dias 16 a 19 de julho, registrada no TRE sob o nº RN-01215/2020 com intervalo de confiança de 95%, sendo ouvidos 575 eleitores no município.

Na espontânea Flaudivan aparece com 32,9% dos votos, com percentual superior aos demais nomes que se apresentam como pré-candidatos. Já na estimulada Flaudivan, aumenta o percentual e vai 40,1%.

Eis os números na pesquisa espontânea
Flaudivan 32,9%

Gilberto 4,9%
Diego Dantas 3,1%

Gustavo 2,3%

Ivan Padilha 2%

Não respondeu 0,7%

Não sabe 36,2%

Ninguém/Branco/Nulo 3,3%

Paulo Barreto (Paulo de Berg) 12,3%

Van da serraria 3,8%

Wilson do Porto 0,3%

No cenário estimulado, a pequisa apresentou seis nomes:
Diego Dantas 6,3%

Flaudivan 40,1%

Gilberto 8,7%

Não respondeu 0,7%

Não sabe 11,3%

Ninguém/Branco/Nulo 5,2%

Paulo Barreto (Paulo de Berg) 18,4%

Van da Serraria 7,7%

Wilson do Porto 1,6%

Rejeição dos pretensos candidatos (nesta pergunta, o eleitor teve a opção de múltipla escolha, podendo optar por mais de um nome, o que justifica a somatória ultrapassar os 100%).

Diego Dantas 30,4%

Flaudivan 24,7%

Gilberto 32,2%

Não sabe 6,6%

Não votaria em nenhum 25 4,3%

Paulo Barreto (Paulo de Berg) 18,9%

Van da serraria 7,1%

Votaria em todos eles 12,9%

Wilson do Porto 13,16%

terça-feira, 21 de julho de 2020

NATAL - URGENTE: Greve dos rodoviários será retomada; Veja detalhes


Nesta terça-feira (21), com a presença do mediador do ministério do trabalho foram encerradas as negociações entre o Sindicato dos Rodoviários (SINTRO) e o Sindicato dos empresários o (SETURN), nada foi resolvido.

Em nota enviada ao portal Via Certa Natal Trânsito, a assessoria do sindicato informou que a greve deve retomar já na próxima semana, será publicado edital para informar a população. 

Ainda em entrevista ao site, a movimentação será semelhante a anterior, apenas as linhas metropolitanas (as que rodam na capital) vão aderir. 

Por fim, os trabalhadores reivindicam a volta dos cobradores que foram demitidos, o vale-refeição e vale-transporte, além do adicional da dupla função de motorista e cobrador. 

ELEIÇÕES - TSE abre inscrições para curso a distância sobre contas partidárias anuais

Prazo para prestação de contas partidárias encerra no dia 30/6 ...
Estão abertas as inscrições para o curso a distância sobre Prestação de Contas Partidárias Anuais, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Serão disponibilizadas 20 horas de aulas a representantes de partidos políticos, contadores, advogados e outros profissionais que atuem no assunto. O curso oferecerá apostilas, videoaulas e avaliação de aprendizagem aos participantes. A capacitação é gratuita.

As aulas serão ministradas pelo analista Judiciário Thiago Bergmann, que atua na Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa) do TSE. “A ideia do curso é esclarecer as dúvidas recorrentes e orientar os prestadores sobre como eles devem apresentar as contas anuais à Justiça Eleitoral”, explica.

Inscrições

No ato da inscrição, utilize a chave “PARTIDARIAS”. Quem tem cadastro no Portal de EaD do TSE deve acessar o endereço https://educacao.tse.jus.br/course/view.php?id=558. Já quem não dispõe de cadastro deve acessar https://educacao.tse.jus.br/login/signup.php?. Depois do cadastro confirmado (verifique seu e-mail), o usuário deve acessar o endereço https://educacao.tse.jus.br/course/view.php?id=558.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail ead-suporte@tse.jus.br.

Contas anuais

A entrega da prestação de contas anual pelos partidos é determinada pela Constituição Federal e pela Lei nº 9.096/1995 (Lei dos Partidos Políticos) com a redação dada pela Lei nº 13.877/2019, que alterou o prazo para a apresentação. Antes, o balanço contábil do exercício finalizado deveria ser enviado até 30 de abril do ano seguinte. Agora, a entrega deve ser feita até 30 de junho. De acordo com a legislação, cabe à Justiça Eleitoral fiscalizar as contas das legendas para verificar a origem e a aplicação dos recursos declarados em suas prestações de contas.

ALTO DO RODRIGUES - Projeto 'Dendi Casa' prossegue com suas edições semanalmente às quintas feiras


A secretaria municipal de Cultura e Turismo (Secult) pasta que tem com titular a secretária Jully Baracho, segue realizando as lives do projeto "Dendi Casa", que tem por finalidade apresentar e promover os novos e experientes talentos da cultura local.

O projeto consta de uma live, onde semanalmente são apresentados cantores, desenhistas, artesãos, entre outros, através do canal oficial da Prefeitura Municipal de Alto do Rodrigues, no YouTube.


Na última edição, o Dendi Casa trouxe para o palco a cantora Verlânia Barreto com o seu projeto "Vê Barreto Acústico", com a participação especial do convidado Maher de Almeida. O artesão José Neto também foi convidado para expor seu trabalho (foto/topo).

ELEIÇÕES - Mesário Voluntário já pode se inscrever para as Eleições de 2020

Justiça Eleitoral convoca mesários — Tribunal Regional Eleitoral ...
Participar de uma eleição como mesário voluntário é a chance que muitos brasileiros têm de se envolver diretamente no processo democrático de escolha dos novos representantes do país. A participação voluntária no processo eleitoral é permitida, obedecendo aos requisitos exigidos no Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965).

Benefícios

Aqueles que trabalham como mesário voluntário têm direito às seguintes vantagens:

- Dois dias de folga, seja no serviço público ou privado, para cada dia trabalhado nas eleições;

- Para alunos de Instituições de Ensino Superior conveniadas, as horas trabalhadas contam como atividade extracurricular;

- Isenção da taxa de inscrição nos concursos públicos promovidos pelo Governo do RN (Lei nº 9643/2012), pelo Município de Natal (Lei nº 6336/2012) e pelo Município de Parnamirim (Lei nº 1.687/2014),

- Certificado dos serviços prestados à Justiça Eleitoral, para inclusão em currículo profissional e prioridade em critério de desempate em concurso público.

- Ter acesso a convênios feitos pelo TRE-RN junto à universidades potiguares.

Função do mesário voluntário

Considerando a importância do tema, a Justiça Eleitoral realiza, desde 2004, ações de voluntariado nas eleições. Os interessados precisam ser qualificados e aptos a desempenhar satisfatoriamente suas atribuições no dia da eleição.

A função desempenhada pelos mesários é considerada de fundamental importância, uma vez que o trabalho deles garante o funcionamento normal dos pontos de votação durante as eleições.

O mesário é o cidadão que compõe as mesas receptoras de votos e de justificativas, participando da fiscalização no dia das eleições. É ele quem recebe os eleitores, coleta as assinaturas ou as impressões digitais e constata quais eleitores faltaram, podendo atuar ainda na logística da votação. O trabalho dos mesários permite que a votação seja conduzida com tranquilidade.

Quem pode se inscrever
Todos os eleitores maiores de 18 anos podem se inscrever, desde que não incorram em algum impedimento legal.

Não podem ser mesários candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o 2º grau, inclusive, o cônjuge, os membros de diretórios de partido político que exerçam função executiva, as autoridades e agentes policiais, os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo, aqueles que pertençam ao serviço eleitoral, os militares da ativa, no exercício das funções militares, os eleitores menores de 18 anos e os analfabetos.

É importante ressaltar que, ao se inscrever, o eleitor demonstra para a Justiça Eleitoral que gostaria de exercer a função de mesário, mas não lhe é garantido automaticamente o direito de ser convocado, pois pode não haver vaga no local de votação ou ele ter algum impedimento.

Mais informações podem ser obtidas acessando o site do TRE-RN, clicando na aba “Eleitor e Eleições”, depois em “Mesários” e em seguida, clicar em “Mesário voluntário”. (clique aqui)

As inscrições podem ser feitas no site tre-rn.jus.br ou pelo email do seu cartório eleitoral. Os telefones estão no site do TRE-RN (clique aqui)

ALTO DO RODRIGUES - Secretária de Cultura participa de mais uma web conferência estadual


A secretária municipal de Cultura e Turismo (Secult), Jully Baracho, participou na tarde desta segunda-feira (20) de mais uma web conferência estadual que tratou sobre o cadastro estadual da Lei Aldir Blanc.

A Secult vem acompanhando os trabalhos desde o início, e à partir de maio, abriu cadastramento para os artistas altorodriguenses. A web conferência discutiu principalmente o Cadastro Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte, bem como as atualizações de informes sobre a Lei Aldir Blanc. 

O artista, produtor cultural ou espaços de cultura que ainda não realizou seu cadastro na Secult, o formulário está disponível neste site oficial da Prefeitura Municipal de Alto do Rodrigues.

BRASIL - Guedes entrega parte da reforma tributária ao Congresso com fusão de PIS/Cofins

O ministro da Economia, Paulo Guedes, entregou nesta terça-feira, 21, ao Congresso Nacional uma proposta do governo federal com parte da reforma tributária estudada pela área econômica. O projeto foi entregue aos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Após um longo período de espera até que o governo enviasse a proposta, Guedes disse que “é a política que dita o ritmo das reformas”. Em coletiva após a entrega do texto, ele disse confiar no “espírito construtivo” dos parlamentares e defendeu a estratégia do governo de enviar um projeto unificando apenas tributos federais.

“Confiamos no congresso reformista. Confiamos em espírito construtivo”, afirmou, dizendo ter sempre havido “boa vontade” do Parlamento com as propostas do governo.

Segundo o ministro, cabe ao Congresso Nacional dizer se vai legislar para todos - União, Estados e municípios - ou não. “Não posso invadir território de prefeitos e governadores falando de ISS e ICMS”, disse.

Segundo anunciado pelo ministério, essa primeira proposta trata apenas da unificação de PIS e Cofins, os dois tributos federais sobre o consumo. Temas mais complexos, como a inclusão de tributos estaduais nesse imposto único, mudanças no Imposto de Renda e alteração da carga tributária devem ficar para uma segunda fase, ainda sem data para ser protocolada.

ESPORTE - Copa do Nordeste recomeça hoje com duelo entre Fortaleza e América-RN

Após quatro meses de paralisação, a Copa do Nordeste recomeça hoje (21) à noite, com o confronto entre o atual campeão Fortaleza, líder do Grupo A, e o vice-lanterna do Grupo B, o América-RN. A partida terá início às 20h, no Estádio do Barradão, em Salvador (BA), com portões fechados ao público. O duelo marca o retorno da maior competição regional do país, suspensa em 17 de março, devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19).

As outras seis partidas válidas pela oitava e última rodada da fase de grupos ocorrerão amanhã (22), também às 20h, todas no estado da Bahia.

O Sport vai receber o Confiança-SE, na Arena Cajueiro. Já o ABC enfrentará o CSA, no Centro Esportivo Praia do Forte. No Barradão, teremos o duelo entre CRB e Ceará. Outro confronto será entre Bahia e Náutico, no Pituaçu. Na Joia da Princesa, o Botafogo-PB joga contra o Vitória. Por fim, River-PI e Santa Cruz se encaram no Valfredão.

A partida entre Imperatriz-MA e Freipaulistano foi cancelada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A entidade tomou a decisão em função das duas equipes não terem mais chances de classificação, portanto o resultado não interferiria no prosseguimento da competição, também conhecida no Nordeste como Lampions League, em referência à Champions League (Liga dos Campeões) na Europa.

segunda-feira, 20 de julho de 2020

ALTO DO RODRIGUES - Prefeitura conclui instalação da iluminação da Rua Niete Barbosa

Focada sempre em melhorar a qualidade de vida da população, a gestão municipal está trabalhando cada vez mais e sem medir esforços para promover o desenvolvimento do município, nas mais diversas áreas da administração.

Neste sentido, o executivo municipal acaba de concluir as instalações da iluminação da Rua Niete Lima Barbosa, uma artéria nova que além de ter sido urbaniza, agora passa a oferecer mais segurança aos moradores daquela localidade. A iluminação já está funcionando, fruto de mais uma ação do governo municipal.