Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 14 de junho de 2024

PARNAMIRIM - Professora Nilda tem 48,83% das intenções de voto, aponta Data Census

A pré-candidata a prefeita de Parnamirim, Professora Nilda, aparece na dianteira com uma larga vantagem contra o segundo colocado, pré-candidato apoiado pelo prefeito Rosano Taveira, Salatiel de Souza. É o que apontam os números da pesquisa Data Census. No confronto direto entre os dois, Nilda lidera com 48,83% contra 25% de Salatiel, não sabe somou 7% e nenhum/nulo, 19,17%. 


A Professora Nilda segue na liderança no cenário estimulado com todos os pré-candidatos. Ela foi citada por 34,33% dos entrevistados, seguida por Salatiel de Souza com 22,67%, a vice-prefeita Kátia Pires aparece com 17,33%, Marciano Júnior tem 5,67%, Eron do PT tem 4,33%, nenhum/nulo tem 11% e não sei somou 4,67%.


Na pergunta estimulada, sem a presença da vice-prefeita Kátia Pires, a professora Nilda também aparece em primeiro lugar. Os números do Data Census são os seguintes: Nilda (41,33%), Salatiel de Souza (24,5%), Marciano Júnior (6,17%), Eron do PT (5%), nenhum/nulo (16,5%) e não sei (6,5%). 

*Rejeição*

O candidato do prefeito Rosano Taveira, Salatiel de Souza é o mais rejeitado, conforme a pesquisa Data Census. Salatiel foi citado por 27,5% dos entrevistados ao indicarem que não votariam nele de jeito nenhum para a Prefeitura de Parnamirim. O segundo mais rejeitado é Eron do PT com 17,17%, Professora Nilda aparece com 8,67%, Marciano Júnior tem 8,33%, Kátia Pires aparece com 4,33% de rejeição, nenhum/nulo somou 18,5% e não sei. 15,5%. 

A pesquisa Data Census foi registrada no TSE sob o número 02551/2024, foi realizada do dia 7 a 9 de junho e ouviu 600 entrevistados. A margem de erro é de 3,9 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança estimado de 95%.

quinta-feira, 13 de junho de 2024

ESTADO - Projeto de Lei: Comissão aprova matéria que altera o projeto de irrigação pública baixo-açu


Imagem: Assessoria/ALRN

Em mais uma reunião da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Socioeconômico, Meio Ambiente e Turismo da Assembleia Legislativa do RN (ALRN), os deputados estaduais que a integram apreciaram e aprovaram 23 Projetos de Lei.

Dentre eles, o Projeto de Lei nº 183/2024, de autoria do deputado George Soares (foto), que altera dispositivos da Lei nº 8.427, de 18 de novembro de 2003, que institui o projeto público de irrigação Osvaldo Amorim, no Vale do Açu.

Conforme release produzido pela assessoria de comunicação social da ALRN, George Soares explicou que a sua proposição visa a criação de novas categorias de unidades agrárias no projeto, mais conhecido como Projeto Baixo Açu, no sentido de garantia de lotes para o comércio e serviços voltados ao agronegócio e instalações de packing houses.

pautaaberta

PENDÊNCIAS - Prefeitura confirma atração que arrasta multidões no encerramento dos festejos junino.

Banda Grafith, confirmada no 15 em ponto.

A prefeitura municipal de Pendências, através do gestor, Flaudivan Martins, confirmou nos meios de comunicação, a atração que vai fechar com chave de ouro, os festejos juninos do município. Ficará no comando da banda Grafith, a missão de encerrar os festejos juninos, intitulado como 15 em ponto. Serão no dia 07 de julho a festa pelas principais ruas da cidade.

terça-feira, 11 de junho de 2024

ECONOMIA - BC PLANEJA PAGAMENTO COM PIX POR APROXIMAÇÃO COM GOOGLE E APPLE PAY, DIZ CAMPOS NETO


SÃO PAULO (Reuters) - O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta terça-feira estar fazendo uma associação com Google Pay e Apple Pay para que seja possível fazer pagamentos com Pix por aproximação, usando o telefone celular.

Em evento promovido pelo Valor Capital Group, em São Paulo, Campos Neto afirmou que uma das razões que levam as pessoas a usarem o cartão de crédito no lugar do Pix é a facilidade da ferramenta de aproximação.

Na apresentação, ele também defendeu o diálogo entre países para que se avance em uma integração global de sistemas de pagamento instantâneo.

(Por Bernardo Caram)

EDUCAÇÃO - Enem 2024: prazo para inscrições termina na sexta-feira


Termina na próxima sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Ministério da Educação pede aos candidatos que fiquem atentos ao cronograma que foi alterado, de forma a ajustar datas, de forma a garantir a participação dos estudantes do Rio Grande do Sul, prejudicados pelas enchentes que, desde o final de abril, atingem o estado.

Para se inscrever, os estudantes devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 85, e deve ser paga até 19 de junho. O Inep aplicará as provas em 3 e 10 de novembro, nas 27 unidades federativas.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social também vão até 14 de junho.

“Com essa decisão, nós queremos ampliar ainda mais as oportunidades para que os jovens façam o Enem, que é a porta de entrada para a graduação. Estudantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil agora têm mais uma semana para se inscrever, pela Página do Participante. Quem está concluindo o ensino médio em escola pública não paga taxa de inscrição”, informou, por meio de nota, o ministro da Educação, Camilo Santana.

O Ministério da Educação divulgou balanço contabilizando que praticamente 100% dos concluintes do ensino médio da rede pública estão inscritos no Enem em estados como Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

No Rio Grande do Sul, embora a rede de ensino ainda esteja em recuperação das enchentes, mais de 70% dos formandos da rede pública estão inscritos, segundo o MEC.

Enem

Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e também é a principal porta de entrada para a educação superior no país.

Os resultados da avaliação podem ser usados para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni) e também são aceitos em instituições privadas e de outros países de língua portuguesa que tenham acordo com o Brasil.

Os estudantes que não concluíram o ensino médio também podem participar na condição de treineiros, para autoavaliação nos anos anteriores ao término da educação básica.

segunda-feira, 10 de junho de 2024

ECONOMIA - PIX REGISTRA NOVO RECORDE DIÁRIO DE TRANSAÇÕES


O Pix registrou 206,8 milhões de transações na última sexta-feira (7), um novo recorde diário, de acordo com o Banco Central (BC). O recorde anterior era do dia 5 de abril, quando foram realizadas 201,6 milhões de operações. Ainda segundo o BC, considerando a quinta-feira (6), pela primeira vez foram feitos mais de 400 milhões de Pix em um período de 48 horas. Em 2023, o sistema de pagamentos instantâneos movimentou mais de R$ 17 trilhões e concentrou 39% das transações financeiras, uma alta de 75%.

O lançamento de uma nova modalidade está previsto para 28 de outubro deste ano. O chamado Pix automático poderá ser usado para realizar pagamentos recorrentes de forma automática, como contas de consumo, mensalidades de cursos e assinaturas de plataformas de streaming, por exemplo. O recurso será gratuito para pessoas físicas, mas poderá ser tarifado para empresas, com livre negociação com os bancos.

ANTENA1