Memorial às vítimas de Covid

sábado, 17 de junho de 2023

ASSU DE LUTO - MORRE "ZEBRINHA", EX-PREFEITO DO MUNICÍPIO

 

Faleceu na noite desta sexta-feira (16), o ex-prefeito de Assú, José Maria de Macedo Medeiros, mais conhecido como "Zebrinha", aos 75 anos. Ele estava internado no Hospital Wilson Rosado, na cidade de Mossoró, e nos últimos meses vinha enfrentando problemas de saúde, após sofrer um infarto e um AVC. 

Em 1988 Zebrinha se elegeu prefeito de Assú, pelo PDC, conquistando 10.985 votos, administrando o município de 1989 a 1992.  Já no ano de 1996 conquistou o segundo mandato na Prefeitura de Assú, elegendo-se pelo PFL, com 11.668 votos, ocupando o cargo de 1997 a 2000.  Tentou a reeleição no ano 2000, ficando em segundo lugar, com 7.203 (28,41%) votos. 

Em 2002 disputou uma vaga na Assembleia Legislativa do RN, pelo PFL, obtendo 4.113 (0,32%) votos. Em 2004 também concorreu a prefeito, pelo PFL, ocupando o terceiro lugar, com 2.839 (10,08%) votos.  Também foi presidente da antiga Cooperativa de Eletrificação Rural do Vale (CERVAL), e presidiu a Associação dos Municípios do Vale do Assú (AMVALE). 

Zebrinha era pai da vereadora Karielle Medeiros (eleita em 2020), primo do atual prefeito do Assú, Dr. Gustavo Soares e do deputado estadual George Soares.

A prefeitura municipal e a Câmara Municipal decretaram luto oficial pela morte de Zé Maria.

quarta-feira, 14 de junho de 2023

OPORTUNIDADES - Concurso público TRE RN: órgão participará de edital unificado do TSE, veja mais informações.

Um novo concurso para provimento de vagas no TRE RN (Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte) deverá ser realizado em breve, já que o órgão confirmou sua participação no edital unificado do TSE (Tribunal Superior Eleitoral mais Tribunais Regionais Eleitorais).

A expectativa é que o certame tenha seu edital publicado até o mês de agosto de 2023 e oferte vagas de técnicos e analistas em diversas áreas de especialidade, em TREs de todo o país.

Além disso, de acordo com o Diretor-Geral do TSE, é provável que as provas do certame unificado sejam realizadas em novembro de 2023.

Cargos vagos – Concurso TRE RN
De acordo com o portal da transparência do órgão, atualmente, existem apenas 5 cargos vagos no TRE RN, sendo 1 cargo de analista e 4 de técnico. Os dados mais recentes são de abril de 2023.

Em relação aos cargos ocupados, o órgão contabiliza 143 postos ocupados no cargo de analista e 205 cargos ocupados para técnico.

terça-feira, 13 de junho de 2023

TECNOLOGIA - Paul McCartney diz que vai lançar 'música final' dos Beatles feita com inteligência artificial


Paul McCartney afirmou que está usando inteligência artificial para criar o que ele chama de "a música final dos Beatles". O artista falou sobre o assunto durante o programa Today, da BBC Radio 4. Segundo McCartney, a tecnologia foi usada para "extrair" a voz de John Lennon a partir de uma gravação antiga. Com parte da composição em mãos, ele conseguiu terminar a música. McCartney não falou o nome da faixa, mas é provável que seja de uma composição de Lennon de 1978, chamada "Now and then".

A composição incompleta já tinha sido considerada uma "possível música de reunião" dos Beatles em 1995, quando eles estavam preparando o compilado "Antology", que abrangia toda a carreira do quarteto. 

Paul McCartney recebeu a gravação de Yoko Ono, viúva de Lennon. Ela estava entre várias outras composições registradas por Lennon em uma fita cassete chamada "For Paul". O artista gravou as faixas no piano, em seu aparamento Nova York pouco antes de morrer, em 1980.

Duas outras canções desta fita, "Free as a bird" e "Real love", produzidas por Jeff Lynne, já tinham sido terminadas e lançadas em 1995 e 1996. As duas faixas foram consideradas o primeiro "novo" material dos Beatles em 25 anos. A banda já tinha tentado gravar "Now and then", uma canção romântica, mas os ensaios foram deixados de lado. "Foi um dia, uma tarde, na verdade, brincando com ela", lembrou Lynne.

"A música tinha um refrão, mas falta quase totalmente os versos. Fizemos a faixa de fundo, um trabalho bruto que realmente não terminamos."

MacCartney afirmou depois que George Harrison disse que a música era "um lixo" e se recusou a trabalhar nela. Segundo McCartney, a gravação não tinha um título muito bom, precisava de reformulação, mas tinha um belo verso e John cantando.

"George não gostou. Sendo os Beatles uma democracia, nós não fizemos isso", disse McCartney à "Q Magazine". Harrison morreu em 2001. A virada para esta música veio com o documentário "Get back", de Peter Jackson, em que o editor Emile de la Rey conseguiu fazer o computador reconhecer as vozes de cada beatle e separá-las dos ruídos e dos instrumentos.

"Ele conseguiu 'extrair' a voz de John de um pequeno trecho da fita cassete", contou McCartney ao programa de rádio. "Tínhamos a voz de John e um piano e ele poderia separá-los com IA. Eles dizem à máquina: 'Essa é a voz. Isso é uma guitarra. Tire a guitarra'.

"Então, quando decidimos fazer o que será o último álbum dos Beatles, era uma demo que John tinha [e] fomos capazes de pegar a voz de John e torná-la pura por meio dessa IA." 

"Eu não fico muito na internet [mas] as pessoas vão me dizer: 'Ah, sim, tem uma faixa em que John está cantando uma das minhas músicas', e é só IA, sabe? É meio assustador, mas empolgante, porque é o futuro. Teremos apenas que ver aonde isso leva."

MANDATO - DEPUTADO LUIZ EDUARDO DEFENDE REVOGAÇÃO DO AUMENTO NA ALÍQUOTA DE ICMS NO RIO GRANDE DO NORTE


Na sessão plenária desta terça-feira, 13 de junho, em pronunciamento, o deputado Luiz Eduardo voltou a questionar o aumento da alíquota de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Rio Grande do Norte, em vigor desde abril deste ano. Segundo o parlamentar, a majoração tem que ser revogada diante da homologação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da reposição no valor de R$ 250 milhões do Governo Federal ao Estado.

“Até onde sei, o aumento da alíquota do ICMS ficou consignado à homologação da reposição das perdas ao Estado. Sendo assim, já que a reposição foi homologada, o Governo do Estado tem que revogar esse aumento imediatamente, diminuindo o impacto no preço dos combustíveis e de todo o mercado”, ponderou Luiz Eduardo.“Até onde sei, o aumento da alíquota do ICMS ficou consignado à homologação da reposição das perdas ao Estado. Sendo assim, já que a reposição foi homologada, o Governo do Estado tem que revogar esse aumento imediatamente, diminuindo o impacto no preço dos combustíveis e de todo o mercado”, disse o deputado.

Nesta quinta-feira, 15 de junho, haverá uma Audiência pública na Assembleia Legislativa para debater o aumento e os preços cobrados dos combustíveis no estado.

Assessoria