Memorial às vítimas de Covid

sábado, 28 de agosto de 2021

ALTO DO RODRIGUES - Atração principal da festa de hoje, Edyr Vaqueiro concede entrevista exclusiva ao portal AltoNoticias


Nesta tarde, o vaqueiro da sanfona, Edyr Vaqueiro, concedeu ao AltoNoticias, entrevista exclusiva, além de registrar flashs especiais para o nosso portal, confira.


Confira entrevista exclusiva:
https://www.instagram.com/tv/CTI02n1F2Nm/?utm_medium=copy_link

Você já sabe, festa assinada por Junior Promoções é sinônimo de sucesso!

ALTO DO RODRIGUES - Confira flashs do sábado de vaquejada no município

ALTO DO RODRIGUES - Vereador Nanam, de Pendências, prestigia vaquejada no município


O vereador Janilson Olegário de Melo (MDB), conhecido como Nanam (camisa listrada azul/amarela), da cidade de Pendências, prestigia a vaquejada que acontece neste fim de semana no município. Ao lado de amigos, Nanam é reconhecido defensor da vaquejada e dos menos favorecidos da cidade.

Como parlamentar, Nanam vem recebendo o apoio da população pelas causas que defende em prol da coletividade "doa a quem doer, sou a favor do povo. Mas o momento atual é de parabenizar este evento, e de derrubar boi na faixa", disse o vaqueiro e parlamentar, Nanam.


POLÍTICA - Benes prefere Rogério para o Senado e diz que Fábio Faria “perdeu o timing”


O ministro Fábio Faria (Comunicações), que busca se viabilizar para disputar uma vaga no Senado em 2022, “perdeu o timing” da representação das lideranças potiguares. A declaração é do deputado federal e pré-candidato a governador do RN Benes Leocádio.

“O deputado Fábio tem meu respeito, hoje é ministro das Comunicações do Governo Federal, mas entendo eu que ele já perdeu o timing dessa vontade de representar as lideranças e os potiguares”, disse Benes em entrevista ao Hora Extra da Notícia (91.9 FM) nesta sexta-feira (27).

Segundo ele, a preferência dos potiguares hoje é pelo ministro potiguar Rogério Marinho para o Senado, pelo trabalho que ele tem feito junto ao Governo Bolsonaro na pasta do Desenvolvimento Regional.

“É uma larga diferença a vontade desses potiguares terem o ministro Rogério Marinho numa candidatura a senador. Se for com Benes Leocádio eu estou disposto a dizer que irei com muita tranquilidade e certeza de que poderá formar uma grande dupla para o bem do Rio Grande do Norte”, ressaltou o pré-candidato.

CARNAUBAIS - PREFEITA MARINEIDE DINIZ VAI BUSCAR MAIS RECURSOS PARA O MUNICÍPIO


Na manhã de ontem, 27/08, a prefeita Marineide Diniz foi recebida em uma audiência com a governadora Fátima Bezerra, realizada na capital do Estado. Na ocasião, a prefeita solicitou alguns recursos para a renovação de Carnaubais, como os poços a serem perfurados e instalados, o investimento da Caern de 3 milhões de reais para a expansão dos trabalhos hídricos nas comunidades, e a solicitação de mais dois ônibus escolares. A governadora também foi convidada para a cerimônia de aniversário da cidade e a inauguração das novas instalações da escola Adalgiza.

Além disso, também foi solicitado que a governadora liberasse as emendas do Deputado Estadual Ezequiel Ferreira de Souza, o que ela garantiu que faria de imediato.

MUDANÇA - Novo Código Eleitoral: restrição para troca de partido vale para todos


O projeto que cria o novo Código Eleitoral, em análise na Câmara dos Deputados, restringe as regras de fidelidade partidária ao determinar que ocupantes de cargos majoritários tenham que obedecer a uma janela eleitoral para trocar de partido. O texto, porém, amplia a possibilidade de troca nesses períodos.

Hoje, prefeitos, governadores, senadores e o presidente da República podem mudar de legenda a qualquer momento. Vereadores e deputados, não, sob risco de perderem seus mandatos.

O texto em análise determina que todos os ocupantes de cargo eletivo fiquem atrelados a seus partidos, mas, nas janelas para troca, qualquer um pode mudar de sigla, desde que, dispute a eleição daquele ano.

Hoje, deputados e vereadores só podem trocar de partido em um período específico do ano da eleição mais próxima ao fim de seus mandatos.

Trata-se de um mecanismo atrativo, por exemplo, para um deputado que queira trocar de partido para disputar a prefeitura de uma grande cidade ou um vereador que queira conquistar uma cadeira na Câmara dos Deputados. A janela mais flexível, porém, pode resultar em candidaturas de fachada.

Conheça as demais mudanças
Os deputados querem compilar todas as regras eleitorais em um único texto –no momento a proposta tem 905 artigos. O Poder360 detalhou nesta reportagem as alterações mais significativas que devem ser feitas.

A relatora é a deputada Margarete Coelho (PP-PI).

O projeto inclui mudanças nas regras de inelegibilidade, na transparência dos partidos políticos e na fidelidade partidária, entre outros pontos.

Só valerão em 2022 as alterações nas regras eleitorais que estiverem em vigor até 1º de outubro desde ano. No caso do novo Código Eleitoral, é necessário aprovação da Câmara, do Senado e sanção presidencial até esta data.

Poder 360
Fonte: Blog do Gustavo Negreiros

ALTO DO RODRIGUES - Prefeito Nixon Baracho prestigia vaquejada no município

Na noite desta sexta-feira prefeito Nixon Baracho esteve prestigiando a abertura da vaquejada no município.

Incentivador da cultura regional e do empreendedorismo, Nixon Baracho sabe da importância do aquecimento do comércio local e, mais importante ainda são as medidas sanitárias para combater essa padandemia e, nesse ponto aí, o chefe do executivo investe pesado.

"Vaquejada faz parte da nossa cultura e não poderia deixar de prestigiar este grande momento, mas a todos que nos visitam, não esqueçam das medidas de prevenção contra Pandemia, o vírus não morreu e que todos tenham uma excelente festa, com paz e alegria", disse o prefeito.



sexta-feira, 27 de agosto de 2021

ALTO DO RODRIGUES - Vereador Zé Pedro vai propor ao prefeito a reforma administrativa com rodízio de funções dos servidores


O vereador Zé Pedro, disse em plenário que, vai propor ao prefeito a reforma administrativa do município, com rodízio de funções para os servidores municipais.

O parlamentar Democrata disse que muitos servidores estão acomodados em suas funções e não cumprem com seu papel, oferecendo um péssimo serviços a população altorodriguense.

Mas enfatiza que não precisa exonerar ninguém, apenas trocar de função "quem tá na saúde, vai pra educação, e assim por diante", explica o edil.

No vídeo, o "apaga-rastro" explica melhor!

Assista:

ALTO DO RODRIGUES - Vereador Batista de Zé de Cicero, vai propor a secretaria de saúde que a criação do Agendamento Online para marcação de exames

O presidente da Casa Legislativa, João Batista Fernandes de Carvalho (Batista de Zé de Cicero do Republicanos), vai propor a secretaria municipal de saúde, que seja criado o Agendamento Online para marcação de exames.

A medida, depois de aprovada e sancionada pelo prefeito, vai beneficiar toda a população que precisa do serviço e muitas vezes, madruga nas portas das unidades de saúde do município, para conseguir marcar exames.

O vereador vai convidar o secretário da pasta, Antônio Flávio, para conhecer o sistema de agendamento online para emissão das carteiras de identidade da Câmara “a secretaria de saúde poderia adotar sistema semelhante para melhorar a vida do nosso povo, ok?” garante Batista de Zé de Cícero.

ALTO DO RODRIGUES - Vereador Taildo Barros vê como injustas críticas de alguns internautas e anuncia boas novas para São José e Barrocas, confira.

Na última sessão, o parlamentar Taildo Barros, do Republicanos, disse achar injustas, às críticas de alguns internautas nas redes sociais. Mas aproveitou para anunciar benefícios para as comunidades de São José e Barrocas.

Confira:

DEU BUGG - Sistemas do Banco do Brasil saem do ar e afetam pagamentos e aplicativo


Correntistas do Banco do Brasil relataram hoje que os sistemas do banco estão fora do ar. Segundo relatos nas redes sociais, o problema afetou pagamentos digitais e o acesso ao site e aplicativo, o que foi confirmado pelo banco.

"O BB confirma inconsistência em seus sistemas na tarde desta sexta-feira, 27, e trabalha para restabelecer a normalidade", diz o comunicado enviado ao UOL. O banco, porém, nega que tenha havido ataque hacker à instituição, hipótese que vinha sendo levantada nas redes sociais.

O problema afeta todo o Brasil e atinge o sistema do banco de forma generalizada. A maioria das pessoas reclama de não ter conseguido realizar pagamentos, mas há também quem alegue que não conseguiu realizar saques ou acessar o aplicativo e o site.

Segundo a assessoria do BB, o problema acontece em vários meios, mas o aplicativo, por ser mais utilizado, é o mais afetado.

Segundo o site "DownDetector", que monitora problemas e quedas de serviço em tempo real, os problemas com o sistema do banco começaram a ser reportados a partir das 14h45 de hoje. Só na última hora já foram feitas mais de 2.300 reclamações.

UOL

Fonte: Blog do Gustavo Negreiros

ESTADO - Técnicos da II URSAP discutem a implantação dos Núcleos Regionais de Vigilância em Saúde (NUREVS)


Foi realizada sexta-feira (27)  de agosto na sede da  II Ursap a primeira  reunião oficial do Núcleo Regional de Vigilância em Saúde (NUREVS) instituído pela Portaria SEI 1716 de 21 de junho  de 2021.

Presentes à reunião a apoiadora da Sesap, Lauranery Moreno, as referências do Programa de Vigilância Epidemiológica, Vera Cristina Vale e Huguineide Ferreira, a referência em Saúde do Trabalhador, Leonardo Panssard, os pesquisadores da FAPERN, Dennis Costa e Bruno Santos,  o coordenador do Programa Regional de Controle das Arboviroses, Lázaro França,  a referência do Programa Regional de Controle da  Leishmaniose, Antônio Nascimento, o coordenador  do Programa  VigiÁgua, Saint Clair Medeiros, o coordenador do Programa de Controle da Raiva, médico veterinário Aderson Dantas de Lira e a apoiadora da Sesap, Camila Régis.

 "A reunião teve como objetivos estabelecer conteúdos a serem trabalhados nas reuniões semanais e quinzenais e discutir o que está sendo trabalhado por cada um dos presentes na reunião, com o intuito de informar os demais e também de buscar estratégias de apoio em conjunto", disse Lauranery Moreno.

"Os Núcleos Regionais de Vigilância em Saúde (NUREVS) têm como objetivo  fortalecer e consolidar a Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), bem como aperfeiçoar o perfil epidemiológico do Estado do Rio Grande do Norte, através de ações de promoção, proteção, reabilitação e vigilância nos territórios, com suporte das Unidades Regionais da Saúde Pública", ressaltou a apoiadora da Sesap, Lauranery Moreno.

Assessoria de Comunicação da II URSAP

ALTO DO RODRIGUES - Hoje os parabéns são pra você...

Queremos parabenizar o nosso amigo e ex-secretário de administração do município, Wilson Rodrigues que completa mais um ano de vida. Flamenguista dos bons e grande profissional, Wilson recebe os muitos cumprimentos pela passagem do seu natalício. Desejamos muita Saúde, Sabedoria, Sorte e Sucesso!

ALTO DO RODRIGUES - Parabéns de hoje é pra você...


Hoje é dia de parabenizar a nossa amiga, ex-vereadora e ex-secretária municipal de saúde, Maria Auxiliadora da Silva Sena ou Dôra, como é mais conhecida. Completando mais um ano de vida, Dôra vive um ótimo momento em sua vida. A mãe do vereador Pedro Eugênio é uma mulher guerreira, disposta e solidária, Dôra nós lhe desejamos muita Saúde, Sabedoria, Sorte e Sucesso!

ALTO DO RODRIGUES - Se prepare, é amanhã!

DICA DA CIOR - Problemas que fatalmente lhe ocorrerão se você possui dentes desalinhados

A condição pode levar ao surgimento de diversos outros problemas, bucais ou não, e comprometer bastante a qualidade de vida do paciente.

Quem pensa que ter dentes desalinhados é uma imperfeição apenas estética está muito enganado. A condição pode levar ao surgimento de diversos outros problemas, bucais ou não, e comprometer bastante a qualidade de vida do paciente. Vamos conhecer os principais?

Problemas bucais
Gengivite e Periodontite
Como o desalinhamento dental dificulta uma higienização bucal adequada, favorece o surgimento dessas condições. A gengivite é uma inflamação da gengiva, causada pelo acúmulo de placa bacteriana. Se não tratada corretamente, pode evoluir para uma periodontite, também chamada de piorreia, forma mais grave da doença.

Baixa autoestima
Conforme já mencionado, dentes desalinhados podem provocar problemas na fala, deformações faciais, mau hálito, entre outras condições. No entanto, não é preciso ir tão longe - o próprio desalinhamento pode causar insegurança nos pacientes.

Mau hálito
Quem tem dentes desalinhados, geralmente acumula mais resíduos alimentares entre os dentes, que não são removidos corretamente na escovação. O resultado é uma maior proliferação de bactérias no interior da boca do paciente. Como o processo libera naturalmente um odor, quanto mais intenso, mais odor é liberado, provocando o mau hálito.

Mais informações

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

REGIONAL - "CIR" da VIII Região de Saúde realiza reunião em Assu e discute Consórcios Interfederativos em Saúde


A Comissão Intergestores Regional da VIII Região (CIR), com sede em Assu realizou quinta-feira (26) de agosto no auditório da Câmara Municipal uma reunião para discutir cirurgias eletivas e Consórcios Interfederativos de Saúde.

Presentes à reunião o coordenador da CIR e secretário municipal de saúde de Pendências, Ricardo Alves, a coordenadora adjunta e gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti, a técnica da II Ursap, Vera Cristina Vale, a secretária executiva da CIR, Fátima Rocha, o técnico da II URSAP, Erialdo Rebouças e secretários municipais de saúde da região do Vale do Assu.

A técnica da II Ursap, Vera Cristina Vale falou sobre os Consórcios Interfederativos de Saúde instituídos pela Lei 10.798, 16 de novembro de 2020 e sancionada pela governadora Fátima Bezerra.

"Os consórcios regionais são previstos na lei federal que criou o SUS e devem funcionar como investimento financeiro integrado para organizar os serviços de saúde pública nas regiões", disse a técnica da II Ursap, Vera Cristina Vale.

"Os consórcios regionais são previstos na norma federal que criou o SUS e devem funcionar como investimento financeiro integrado para organizar os serviços de saúde pública nas regiões", disse a técnica da II Ursap, Vera Cristina Vale.

Os consórcios interfederativos de saúde implementarão, em
especial, serviços especializados, policlínicas, serviços de urgência
e emergência hospitalar, pré-hospitalar, unidades de pronto
atendimento de natureza regional, em consonância com o Plano
de Regionalização (PRD) do Estado do Rio Grande do Norte.

"Consórcios Interfederativos de Saúde
trata-se de um modelo de gestão do sistema de saúde no qual se
reúne um conjunto de municípios que somam esforços entre si e
com o estado, para prestar assistência à saúde", informa Vera Vale.

"A princípio os serviços dessas policlínicas serão direcionados às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) uma vez que de acordo com o perfil de morbi mortalidade essas doenças são as que mais acometem e matam a população na VIII Região de Saúde, não diferente do Estado e do país", ressaltou Vera Cristina Vale.

Fonte: 
Assessoria de comunicação da II URSAP

ALTO DO RODRIGUES - Prefeito Nixon Baracho participa de encontro de gestores para debater investimentos em capacitação profissional


O prefeito de Alto do Rodrigues, Nixon Baracho, cumpriu agenda administrativa nesta quinta-feira, (26), participando de encontro que reuniu prefeitos da região do Vale do Açu, no município de Lajes.

O evento foi promovido pela Associação dos Municípios da Região Central e Vale do Assú (AMCEVALE). Na pauta, discussões relacionadas a implantação de um curso de Energia Renováveis que seria ofertado pelo Instituto Federal do Rio Grande Norte (IFRN), com o objetivo de formar profissionais capazes de compreender o processo de produção, transmissão e distribuição de energia elétrica, através das fontes de energia renováveis.

Também foi discutido durante a reunião, a possibilidade da implantação de um curso de Medicina, no campus da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), no município de Angicos. O ex-prefeito do município de Lajes, e deputado federal Benes Leocádio, também participou do encontro.

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

ALTO DO RODRIGUES - Vereadores prestigiam a 9ª Conferência municipal da Assistência Social



O legislativo altorodriguense se fez presente na 9ª Conferência municipal da Assistência Social. O evento aconteceu no auditório do CEEP e contou com as presenças dos parlamentares: Batista de Zé de Cícero, Ivaltan Fernandes, Pedro Eugênio e Zé de Zeca.  Já o executivo estava representado pelo prefeito Nixon Baracho e parte do seu secretariado.

O evento que teve como tema "Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social", foi organizado pela equipe da secretária e primeira-dama, Gerlane Baracho.


Quem abriu os discursos foi o presidente do Legislativo, Batista de Zé de Cicero, que parabenizou aos envolvidos na Conferência ressaltou a importância da união dos servidores para oferecer um melhor serviço ao povo.

"Achei interessante o tema, viemos aqui pra discutir melhorias nos eixos temáticos. Que haja mais harmonia, conversa e comunicação entre o secretariado. Possamos ter mais ideias para realizar mais projetos a todos", comentou o prefeito Nixon Baracho, em seu discurso.

A secretária de Assistência Social e primeira-dama do município, prestou contas de parte das ações desenvolvidas em sua gestão em benefício da população e desejou sucesso para todos que participam da Conferência.